Recent Posts

8 sinais de problemas visuais nas crianças

A visão é o sentido responsável por 80% das informações que as crianças adquirem na escola. Uma criança com alguma deficiência visual não diagnosticada e tratada terá importante prejuízo no seu aprendizado. As vezes uma criança que está indo mal na escola, só está tendo esse problema porque não está enxergando bem. Como algumas crianças, especialmente as pequenas, podem não saber se queixar ou mesmo perceber que não estão enxergando bem, um exame oftalmológico periódico é importante. Principalmente se os pais têm história de serem míopes ou terem algum problema ocular na família, como glaucoma, ceratocone, diabetes etc.


É recomendado que toda criança no início da alfabetização, por volta dos 4, 5 ou 6 anos faça ao menos, 1 exame oftalmológico de rotina. Alguns colégios inclusive chegam a exigir que seus alunos façam um exame oftalmológico todo início de ano letivo.


 Sinais de alerta para os pais que a criança pode não estar enxergando bem


1 – Sentar muito próximo da TV ou trazer os livros muito perto do rosto na hora de ler

Quando a criança sente necessidade de sentar muito perto da TV na hora de ver desenhos ou traz um livro muito para perto do rosto, isso é um indicio que a criança possa estar apresentando miopia.
Vale lembrar que a tal questão de “sentar muito perto da TV faz mal para os olhos” é mito. Não existe comprovação cientifica.

2 – Coçar muito os olhos



Toda criança pequena coça os olhos quando está cansada, com sono. Isso é normal. Mas se seu filho, coça muito os olhos quando está brincando, ou coça os olhos quando está tentando enxergar alguma coisa, isso é sinal de pode ter algo errado. Pode ser que ele tenha algum grau de óculos e coce os olhos na tentativa de melhorar a visão.
A coceira ocular também é um sinal importante de alergia ocular
Além disso, o hábito de coçar os olhos não é saudável e pode, em pessoas pré-dispostas, desencadear Ceratocone

3 – Pular a linha quando está lendo um texto

Crianças que precisam usar o dedo ou um objeto para ajuda-los a seguir a linha do texto, ou que pulam a linha, ou voltam para a mesma linha quando estão lendo podem estar com algum problema visual. Pode ser falta de óculos ou insuficiência de convergência. Às vezes, é necessário realizar um tratamento chamado ortoptica.

4 – Sensibilidade exagerada à luz e/ou lacrimejamento exagerado

Crianças que são muito sensíveis a claridade (fotofobia), principalmente em ambientes internos ou em situações em que as outras pessoas não estão incomodadas podem estar com algum problema ocular.
O lacrimejamento excessivo é um reflexo a essa fotofobia e também deve ser um sinal de alerta aos pais

5 – Fechar um dos olhos quando vai ler ou ver TV




Esse é um sinal de que a visão de um dos olhos não está boa (ai a criança fecha esse olho para manter o foco só com o outro) ou ele tem problema na visão binocular (i.e., com os 2 olhos abertos). A criança pode ter um grau muito diferente de um olho para o outro ou apresentar insuficiência de convergência por exemplo.

6 – Notas ruins na escola sem nenhum motivo aparente

Algumas crianças não conseguem perceber ou dizer que estão com dificuldade para enxergar. Aí começam a ter dificuldade para enxergar o quadro escolar e acompanhar a matéria da escola e passam a tirar notas baixas. Algumas crianças taxadas de “burras” na escola apresentam apenas uma dificuldade para enxergar e com um simples óculos conseguem uma boa melhora do seu rendimento escolar.

7 – Queixas constantes de dor de cabeça

Crianças que reclamam com frequência de cefaleia (dor de cabeça) após uso de computador ou vídeo game, ou da leitura de um livro, ou mesmo no fim do horário da escola podem estar necessitando usar óculos.

8 – Inclinar a cabeça para o lado para enxergar melhor o quadro negro na escola


Algumas crianças inclinam sem perceber a cabeça para o lado para enxergar melhor. Isso se chama de “posição viciosa da cabeça”. Essa condição as vezes é mais facilmente percebida pelos professores na sala de aula. Isso pode melhorar se a criança sentar mais perto do quadro, mas um exame oftalmológico é muito importante pois alguns tipos de estrabismo (desvio ocular) podem causar essa posição inclinada da cabeça


Lembre-se: Toda criança deve fazer um exame oftalmológico em torno dos 6 meses de vida, outro em torno dos 3 anos e mais um antes de iniciar a alfabetização. A partir daí, dependendo de cada caso, pode ser necessário e recomendado pelo menos 1 exame anual. Se a criança já faz uso de óculos esse exame anual é obrigatório!


Se seu filho tem muita coceira nos olhos ou é muito alérgico, saiba mais sobre como tratar a alergia ocular, lendo o texto abaixo


Se seu filho é míope, saiba que é possível evitar que a miopia aumente demais. Leia o texto abaixo e descubra como


Sobre ceratocone, temos muitos textos nesse site sobre esse assunto. Comece pelo abaixo




0 comentários:

Postar um comentário