Recent Posts

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Zika pode causar cegueira em bebês

As alterações oculares dos bebês com Zika vírus podem levar a cegueira em bebês

São muitos os casos de microcefalia (diminuição do perímetro cefálico) dos bebês cujas mães foram infectados pelo Zika vírus durante a gestação.





No entanto, os médicos estão percebendo que essas crianças não apresentam apenas a microcefalia mas sim uma série de alterações neurológicas (que podem até existir mesmo com um tamanho da cabeça do feto normal). Atualmente, estão chamando esse quadro de síndrome da infecção congênita pelo Zika vírus.

E uma das alterações mais graves desse quadro são justamente as alterações oculares que essas crianças apresentam ao nascimento.

Alteração da retina em bebê com Zika vírus

Um estudo recentemente publicado por um grupo de oftalmologistas brasileiros, encontrou alterações oculares em 35% das crianças cujas mães tiveram infecção pelo Zika vírus durante a gravidez. Essas alterações em geral acometem os 2 olhos e podem ser alterações na retina e na coroide (o “fundo do olho”) e no nervo óptico. Essas alterações são potencialmente graves e certamente irão prejudicar a visão dessas crianças e a medicina dispõe atualmente de quase nenhuma opção de tratamento para esses casos. Na verdade, muitas dessas crianças poderão ficar cegas.

Alteração ocular em bebê com Zika vírus




Esse estudo é tão importante que foi publicado nas páginas do New York Times, um dos mais importantes jornais do mundo.

Uma esperança


As pesquisas relacionadas a infecção pelo Zika vírus tem saído com muita velocidade nas revistas cientificas. E os cientistas em todo o mundo estão disponibilizando seus resultados para toda a comunidade cientifica internacional, em um esforço conjunto muito grande para que o conhecimento sobre essa doença, uma vacina e um tratamento especifico sejam descobertos o mais rapidamente possível.

Para saber mais sobre a conjuntivite causada pelo Zika Vírus, leia o texto abaixo

Quer saber mais sobre a microcefalia em pacientes com Zika? Então leia:

0 comentários:

Postar um comentário