Recent Posts

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Conjuntivite pelo Zika Vírus


O que é a Zika ?

Zika é uma doença causada por um vírus (Zika vírus) e transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue e a chikungunya . O famoso e mal falado  Aedes aegypti.


Zika Vírus e Conjuntivite

Abaixo eu listo os principais sintomas da Zika e as diferenças para a Dengue e a chikungunya





O que é Conjuntivite ?

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva. Conjuntiva é a membrana que cobre a parte branca do nosso olho. Quando ela fica inflamada, o paciente apresenta olho vermelho, incomodo nos olhos, irritação com a luz (fotofobia), secreção, lacrimejamento entre outros sintomas.

Conjuntivite


A conjuntivite pode ter várias causas:

  • Conjuntivite infecciosa: Pode ser por um vírus (forma mais comum), por uma bactéria ou até por outros germes menos comuns. A grande maioria das conjunvites são causadas por vírus e existem muitos tipos diferentes de vírus que podem causar a conjuntivite, inclusive o Zika vírus. Toda conjuntivite infecciosa é contagiosa
  • Conjuntivite Alérgica: É muito parecida com a forma infecciosa mas a coceira é o sintoma mais importante. Essa forma não é contagiosa.


Como é a conjuntivite pelo Zika vírus?

Na Febre Zika, a conjuntivite ocorre em 50 a 90% dos casos. Isso é muito mais do que ocorre na dengue a na Febre chikungunya .
Em geral é uma conjuntivite leve, com poucos sintomas, que dura poucos dias e resolve sozinho.
Os sintomas da conjuntivite pelo Zika vírus são:
Olho vermelho
Irritação e incomodo nos olhos
Fotofobia (sensibilidade exagerada à luz)
Secreção clara, tipo lágrima (não costuma dar uma secreção espessa amarela esverdeada como ocorre em conjuntivites mais graves)

Qual o tratamento para a conjuntivite pelo Zika vírus?
A conjuntivite pelo Zika vírus não necessita de nenhum tratamento especifico. Apenas fazer higiene com soro fisiológico, usar colírios lubrificantes e lavar bem as mãos ao mexer nos olhos é suficiente. A doença irá embora sozinha em poucos dias sem deixar sequelas.

Eu estou com conjuntivite. Como saber se é Zika?
Não existe um exame oftalmológico especifico que diga se a conjuntivite é causada pelo Zika vírus. O diagnóstico será feito baseado pelo exame oftalmológico comum e pelo quadro clínico do paciente. Se a pessoa, só tem a conjuntivite, e nenhuma sintoma do Zika, nenhuma mancha avermelhada na pele, febre baixa, dores pelo corpo etc... Então provavelmente a causa dessa conjuntivite não é o Zika.

manchas vermelhas na pele em paciente com Zika


Mas, se ele apresenta um quadro típico da Febre Zika, em um local aonde o mosquito Aedes seja comum, então uma conjuntivite viral será provavelmente causada pelo Zika.
De qualquer maneira, não é motivo de pânico porque, como dito acima, a conjuntivite pelo Zika é uma doença bem leve e sem gravidade.


Importante! Na imprensa, tem saído relatos de alterações oculares graves relacionadas ao vírus Zika, podendo inclusive levar à cegueira. Mas essas alterações só acometem os bebês cujas mães tiveram Zika durante a gravidez. Uma criança maior ou um adulto que pega Zika, não vai desenvolver essas lesões. Ele terá apenas a conjuntivite.

Caso queira saber mais sobre as alterações oculares causadas pelo Zika vírus em bebês que apresentam microcefalia e de mães que tiveram Zika, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2016/02/zika-pode-causar-cegueira-em-bebes.html


Para saber mais sobre a Febre Zika, ou a Dengue ou a Febre Chikungunya, consulte o site MDSAUDE.COM que tem ótimos textos sobre o assunto, como esse abaixo

Para saber mais sobre as formas de Conjuntivite e seus tratamentos, leia o texto abaixo


Para saber mais sobre Conjuntivite Alérgica leia o texto a seguir



0 comentários:

Postar um comentário