Recent Posts

Buraco macular: o que é e como tratar

atualizado em setembro de 2018

Buraco macular ou buraco da mácula é uma doença rara, pouco comum mas que pode causar uma importante baixa de visão. Ela acomete a retina que é a parte mais interna do olho e normalmente precisa de cirurgia.


Posição da mácula e a retina

O que é exatamente o buraco macular ?
Para entendermos o que é o buraco macular precisamos entender um pouco da anatomia do olho. A retina é parte mais interna do olho, responsável por receber as imagens dos objetos. A parte mais central e importante da retina é a mácula. É nessa região da retina que é formada a visão central, mais definida e precisa que nós temos. A visão que usamos para focar um objeto, para ler ou para dirigir por exemplo.
Na mácula há uma grande concentrações das células chamadas de cones. Os cones são as células da retina mais sensíveis a luz e responsável pela visão de cores. No restante da retina, existem as células chamadas bastonetes, que são as células responsáveis pela visão em preto e branco.
O buraco macular é quando ocorre uma quebra nas camadas da mácula, ou seja, faltam células na mácula, deixando um buraco, um vazio nessa região. Consequentemente a visão fica prejudicada principalmente na parte central do campo visual, que é a mais importante.
mácula normal
buraco macular

O que causa o buraco de mácula ?

A causa exata do buraco macular ainda não é totalmente compreendida.
A maioria dos casos ocorre sem uma causa aparente (nesse caso é dito idiopático) mas ele também pode ser decorrente de traumas ou processos inflamatórios oculares. Ocorre com mais frequência em pessoas acima de 60 anos e são três vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, fato para o qual não se tem explicação.

Fatores de risco para buraco macular

- idade acima de 60 anos
- trauma
- retinopatia diabética
- descolamento do vítreo
- descolamento de retina
- alta miopia
- ter tido buraco macular no outro olho. (quem teve buraco macular em um olho, tem uma chance de                                                                     10 a 15% de ter também no outro olho)


Quais os sintomas do buraco macular ?

O principal sintoma é a baixa da visão principalmente na parte central (a parte lateral da visão fica normal). Quando a doença está no início e acomete só um dos olhos, a pessoa não nota muita diferença na visão, pois o outro olho compensa. Depois começa a afetar a leitura, dificulta enxergar os rostos das pessoas, ver a televisão e as atividades rotineiras do dia a dia


Simulação da visão de uma pessoa com buraco macular
Como é feito o diagnóstico do buraco de mácula?

O diagnóstico do buraco macular é feito por um exame de fundo de olho. Exames como a angiografia fluoresceínica também revelam a presença do buraco da mácula. Porém o exame mais importante é a tomografia de coerência óptica (OCT). O OCT é essencial para determinar se o buraco é parcial ou total, e classifica-lo em níveis de gravidade, podendo dizer ainda qual a chance de cura.

OCT mostrando mácula normal
OCT mostrando buraco macular

Qual o tratamento do buraco macular ?

A maioria dos casos de buraco macular pioram se não forem tratados. 
O tratamento do buraco macular é cirurgia. Não existe nenhum colírio ou medicamento ou laser que trate essa doença, apenas cirurgia.
No entanto nem todos os casos são possíveis de serem operados.

Esse tema foi dividido em 2 partes e para saber mais sobre a cirurgia de buraco macular, leia o texto abaixo




Saiba tudo sobre a degeneração macular, uma das causas mais comuns de cegueira e como preveni-la
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/dmri-prevencao-e-tratamento.html


Saiba mais sobre o descolamento de retina e o seu tratamento, nesse texto
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html






3 comentários:

fui diagnosticado com um buraco ocular e gostaria de saber se essa cirurgia pode melhorar minha acuidade visual que hoje é de 20/40.

Marcelo

Caso sua visao fosse pior nao teriamos duvida em indicar cirurgia. Se ao contrario a visao fosse melhor, tambem nao precisariamos operar.
Mas voce fica no limite entre operar e nao operar

Com essa visao que voce tem é preciso avaliar o risco/beneficio e a chance da sua visao ou do buraco macular aumentarem se nada for feito

Postar um comentário