Recent Posts

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Buraco macular: o que é e como tratar

Buraco macular ou buraco da mácula é uma doença rara, pouco comum mas que pode causar uma importante baixa de visão. Ela acomete a retina que é a parte mais interna do olho e normalmente precisa de cirurgia.


Posição da mácula e a retina

O que é exatamente o buraco macular ?
Para entendermos o que é o buraco macular precisamos entender um pouco da anatomia do olho. A retina é parte mais interna do olho, responsável por receber as imagens dos objetos. A parte mais central e importante da retina é a mácula. É nessa região da retina que é formada a visão central, mais definida e precisa que nós temos. A visão que usamos para focar um objeto, para ler ou para dirigir por exemplo
O buraco macular é quando ocorre uma quebra nas camadas da mácula, ou seja, faltam células na mácula, deixando um buraco, um vazio nessa região. Consequentemente a visão fica prejudicada principalmente na parte central do campo visual, que é a mais importante.
mácula normal
buraco macular

O que causa o buraco de mácula ?
A causa exata do buraco macular ainda não é totalmente compreendida.
A maioria dos casos ocorre sem uma causa aparente (nesse caso é dito idiopático) mas ele também pode ser decorrente de traumas ou processos inflamatórios oculares. Ocorre com mais frequência em pessoas acima de 60 anos e são três vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, fato para o qual não se tem explicação.

Quais os sintomas do buraco macular ?
O principal sintoma é a baixa da visão principalmente na parte central (a parte lateral da visão fica normal). Quando a doença está no início e acomete só um dos olhos, a pessoa não nota muita diferença na visão, pois o outro olho compensa. Depois começa a afetar a leitura, dificulta enxergar os rostos das pessoas, ver a televisão e as atividades rotineiras do dia a dia
Simulação da visão de uma pessoa com buraco macular
Como é feito o diagnóstico do buraco de mácula?
O diagnóstico do buraco macular é feito por um exame de fundo de olho. Exames como a angiografia fluoresceínica também revelam a presença do buraco da mácula. Porém o exame mais importante é a tomografia de coerência óptica (OCT). O OCT é essencial para determinar se o buraco é parcial ou total, e classifica-lo em níveis de gravidade, podendo dizer ainda qual a chance de cura.

OCT mostrando mácula normal
OCT mostrando buraco macular

Qual o tratamento do buraco macular ?
O tratamento do buraco macular é cirurgia. Não existe nenhum colírio ou medicamento ou laser que trate essa doença, apenas cirurgia.
No entanto nem todos os casos são possíveis de serem operados.
Esse tema foi dividido em 2 partes e para saber mais sobre a cirurgia de buraco macular, leia o texto abaixo




Saiba tudo sobre a degeneração macular, uma das causas mais comuns de cegueira e como preveni-la
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/dmri-prevencao-e-tratamento.html


Saiba mais sobre o descolamento de retina e o seu tratamento, nesse texto
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html






3 comentários:

fui diagnosticado com um buraco ocular e gostaria de saber se essa cirurgia pode melhorar minha acuidade visual que hoje é de 20/40.

Marcelo

Caso sua visao fosse pior nao teriamos duvida em indicar cirurgia. Se ao contrario a visao fosse melhor, tambem nao precisariamos operar.
Mas voce fica no limite entre operar e nao operar

Com essa visao que voce tem é preciso avaliar o risco/beneficio e a chance da sua visao ou do buraco macular aumentarem se nada for feito

Postar um comentário