Recent Posts

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Lente de Contato para Ceratocone. Qual a melhor?

Ceratocone é uma doença aonde a córnea sofre uma modificação na sua forma. A córnea fica pontuda ou em forma de cone (daí o nome ceratocone). Isso além de atrapalhar a visão dificulta a adaptação das lentes de contato.
Para saber mais sobre o ceratocone, leia esse texto abaixo
Córnea pontuda em paciente com ceratocone
As lentes de contato tem um papel muito importante no tratamento de ceratocone. A maioria dos pacientes com ceratocone não consegue uma boa visão com os óculos e nesse caso são as lentes de contato que darão uma visão nítida para essas pessoas.

Porque o paciente com ceratocone enxerga melhor com as lentes de contato do que com os óculos?

No ceratocone, as irregularidades da córnea distorcem os raios de luz que chegam ao olho. Os óculos até corrigem o grau mas não corrigem as irregularidades da córnea. Já as lentes de contato rígidas corrigem e regularizam a córnea, diminuindo as distorções da imagem e proporcionando uma visão nítida.
Distorções da imagem no ceratocone SEM lente de contato
(perceba como os raios de luz entram no olho de forma irregular) 
A lente de contato diminui as distorções da imagem
(perceba como os raios de luz entram no olho de forma regular)
Então, qual a melhor lente para quem tem Ceratocone?

Antes de tudo é preciso dizer que, não existe um tipo de lente de contato ideal para todos os casos de ceratocone. A escolha da lente ideal vai depender do tamanho do ceratocone e da localização do ceratocone (no centro da córnea ou na parte inferior). Cada pessoa com ceratocone deve ser cuidadosamente avaliada para identificarmos o tipo de lente certa para proporcionar a melhor visão possível, um conforto adequado e evitar uma piora na evolução do ceratocone. Uma boa adaptação com as lentes de contato é a junção de conforto e boa visão.
O exame mais importante para determinar a lente certa para o ceratocone é a topografia de córnea.
Topografia de córnea mostrando um ceratocone na parte inferior

  • Lente de contato gelatinosa comum
O papel da lente de contato gelatinosa no ceratocone é limitado. Isso ocorre porque essa lente assume a mesma curvatura (e as irregularidades) da córnea da pessoa (no caso o ceratocone) e então não consegue regularizar a curvatura da córnea de modo a proporcionar uma boa visão.

  • Lentes de contato gelatinosas para ceratocone
São lentes de contato gelatinosas mais espessas do que as gelatinosas comuns e apresentam o desenho de dupla curvatura com uma curvatura central maior do que a periférica. São exemplos dessa lente a Perfect Keratoconus e a optogel Duplaface para Ceratocone. Embora nem sempre a visão conseguida com essas lentes atinja 100% da visão (e geralmente fique abaixo da visão conseguida com as lentes rígidas), essas lentes são mais confortáveis e bem toleradas pelos pacientes. São portanto boas opções ao paciente que não tolera a lente rígida.


As lentes gelatinosas específicas para o ceratocone normalmente tem um DK baixo, ou seja, não permitem uma boa oxigenação da córnea. Por isso essas lentes não devem ser utilizadas por muitas horas seguidas.

  • Lentes de contato rígidas gás permeavéis (LC RGP) - Lentes Fluorcarbonadas
Essas são as lentes mais indicadas para o ceratocone. A superfície regular e rígida dessas lentes junto com a lágrima que se acumula entre a lente e a córnea regularizam a superfície do olho causando uma visão mais nítida. O problema dessa lente é que ela pode ser mais incomoda do que a gelatinosa. Essas lentes podem ser de material siliconado, fluorcarbonada, Boston XO entre outros.


LC RGP esférica ou monocurva: a curvatura interna da lente é igual em toda a sua superfície. É boa para casos de ceratocone leve a moderado. 

LC RGP assférica: semelhante a anterior apenas difere no fato da sua curva central ser mais acentuada do que a periférica. Teoricamente te uma qualidade de imagen superior.
LC RGP dupla face ou bicurva: tem 2 curvas bem definidas. Uma central mais acentuada e outra periférica 
mais plana e por isso se adaptam melhor ao ceratocone.
LC rígida com dupla curva para ceratocone

  • Lentes de contato rígidas gás permeavéis específicas para Ceratocone
Em casos moderados a avançados de ceratocone, mesmo as lentes rígidas não conseguem regularizar a córnea. Além disso, as lentes podem sair ou "pular" do olho facilmente. A lente também pode "tocar" a ponta do cone e isso agrava a evolução da doença.

Pensando nesses casos, vários modelos de lente de contato RGP especificas para ceratocone foram lançadas nos últimos anos seguindo a regra da lente bicurva. Dentre elas estão as lentes rose-K, soper, Ultracone entre outras. A lente Ultracone é uma lente Soper modificada, que recebeu ao longo do tempo inúmeras modificações e aperfeiçoamentos de forma que sua performance melhorasse.

  • Lentes de contato híbridas

Nessas lentes o centro da lente é rígida contornando o problema da curvatura da córnea do paciente e a periferia da lente é gelatinosa dando um conforto ao usuário. Portanto ela une as vantagens visuais da lente rígida com o conforto das lentes gelatinosas.

São exemplos dessas lentes a softperm, Clearkone, SynergEyes A

  • Lente de contato em Piggyback ou em Cavaleiro
O piggyback consiste em adaptar uma combinação de lentes, ou seja, uma lente gelatinosa embaixo e uma lente rígida por cima. Suas funções são aliviar o desconforto, melhorar o posicionamento e auxiliar a estabilidade da lente rígida,. A adaptação de lentes com essa técnica requer experiência do adaptador e tolerância por parte do paciente com ceratocone, mas pode ser uma ótima opção para alguns casos.
  • Lentes de contato esclerais ou semiesclerais
Essas lentes que foram desenvolvidas há muitos anos e cairam em desuso, retornando com força nos últimos anos devido ao sucesso em casos de ceratocone e ao uso de materiais de altíssima permeabilidade ao oxigênio. São ótimas opções para casos mais avançados de ceratocone.



E lembre -se: Uma lente mal adaptada ou de má qualidade pode causar erosão de córnea, ceratite e hidropsia de córnea, seguida de opacidades, edema e infecções oculares, especialmente em pessoas com ceratocone.
Por isso, só faça adaptação dessas lentes com médicos oftalmologistas, experientes no uso de lentes de contato.

Para saber mais sobre o Crosslinking de Córnea, leia esse texto sobre esse novo tratamento para o Ceratocone:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/crosslinking-de-cornea-para-ceratocone.html

Saiba mais sobre Anel de Ferrara, um tratamento para o ceratocone
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/anel-de-ferrara-para-ceratocone.html

Quer saber mais sobre lente de contato? 
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.html  






0 comentários:

Postar um comentário