Recent Posts

sábado, 12 de março de 2011

Pterigio e Cirurgia de Pterigio

Pterígio ou pterígeo é um crescimento do tecido da conjuntiva sobre a córnea. A conjuntiva é o tecido que cobre a parte branca do olho, chamada de esclera. Por algum motivo, esse tecido se espessa, fica mais vascularizado e cresce sobre a córnea, que é a parte transparente do nosso olho.

Pterigio

O que causa o Pterígio ?
O pterígio é mais comum em pacientes com muita incidência de luz solar, próximos da linha do equador, e em pessoas que trabalham expostas ao sol (pescadores, trabalhadores rurais etc). Ocorre com mais frequência em homens a partir dos 30 anos. 
Pelo que foi dito acima, podemos ver que o principal fator de risco para o surgimento do pterígio é a luz solar. Mas também há um fator genético, individual. Ou seja, pessoas que ficam muito expostas ao sol, não desenvolvem o pterígio enquanto outras que morar em locais mais frios e ficam mais dentro de casa, acabam desenvolvendo essa alteração

Qual a evolução do pterígio ?
No começo, o pterígio é pequeno e só é possível ver pequenos vasos sanguíneos na região próxima a córnea. Com o tempo, o pterígeo fica mais grosso, os vasos mais calibrosos e o tecido avança sobre a córnea, em direção ao centro, a pupila (aquela "bolinha" preta no centro do olho). Quando o pterígeo atinge ou chega perto da pupila ele já começa a afetar a visão. Essa evolução é lenta, ao longo de meses ou anos.

Quais os sintomas do pterígio?
O principal sintoma do pterígio é a vermelhidão do olho. Essa vermelhidão é principalmente no canto do olho, próximo do nariz. Além disso, também ocorre ardência, lacrimejamento, fotofobia, dificuldade em manter os olhos abertos na claridade (fotofobia) e sensação de areia nos olhos
pterigio pequeno
pterigio de tamanho médio
pterigio grande, já atingindo a pupila

O pterígio pode prejudicar a visão ?
Sim. O pterígio pode prejudicar a visão de duas formas. A primeira é tracionando a córnea e consequentemente, distorcendo a formação das imagens (causando astigmatismo). A outra forma é quando ela tampa o eixo visual, isto é, cobre a pupila (também chamada de "menina dos olhos"). (veja as fotos acima)

Qual é o tratamento do Pterígio ?
O tratamento do pterígio nas formas iniciais é apenas com colírios lubrificantes e/ou vasoconstritores para aliviar os sintomas e diminuir a vermelhidão. Mas quando a doença aumenta, o único tratamento possível é a cirurgia.

Como é a cirurgia do pterígio ?
A cirurgia do pterígio  é feita em centro cirúrgico, com anestesia local (ou seja, a pessoa fica acordada e não recebe anestesia geral), dura em média 15 a 30 minutos, e a pessoa vai para casa no mesmo dia e com curativo no olho. Nos primeiros dias, o olho fica vermelho e irritado mas com o uso dos colírios vai voltando ao normal em alguns dias ou semanas.
imagem mostrando a retirada do pterigio durante a cirurgia

Existem várias técnicas para a cirurgia do pterígio. Em todas elas, realiza-se a retirada total do pterígio, a diferença é no que é colocado no local onde antes havia o pterígio. Na técnica mais simples, não coloca-se nada no local. Na técnica mais atualmente utilizada coloca-se uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho (transplante de conjuntiva). Em outra técnica, coloca-se um tecido chamado membrana amniótica (transplante de membrana amniotica) que é um tecido retirado da placenta e processado em laboratório especializado.
A colocação desses tecidos ou enxertos (conjuntiva ou membrana amniótica) visa diminuir a chance do pterígio voltar ou recidivar.
Além disso, alguns oftalmologistas utilizam um medicamento chamado mitomicina C para diminuir a chance do pterígio voltar. Ele pode ser usado durante a cirurgia ou no pós operatório na forma de colírio.
Uma técnica antiga que não tem sido mais utilizado para a cirurgia do pterígio é a betaterapia. Por muito tempo ela teve seu papel mas pelas complicações existentes foi substituida pelas técnicas mais modernas
Pterigio antes da cirurgia e 1 dia depois da cirurgia
Pterigio após da 6 meses da cirurgia 

É preciso dar pontos na cirurgia de pterígio?

Em geral é neccessário dar pontos na cirurgia de pterígio, para fixar os "enxertos" (conjuntiva ou membrana amniótica) colocados. No entanto, em alguns lugares, já é usado uma cola biológica que gruda esses enxertos e evita a necessidade dos pontos. Isso é a cirurgia de pterígio sem pontos.

No vídeo abaixo é possível ver uma cirurgia de pterígio. A cirurgia não foi feita por nós, mas é possível ver a retirada do pterígio, a retirada da conjuntiva sadia que vai ser usada como transplante e a sutura com pontos

O pterigio pode voltar?
Sim, o pterigio pode voltar mesmo após a cirurgia. Por isso é importante a realização dessas técnicas mais modernas com colocação de membrana amniótica ou o transplante conjuntival. O uso da mitomicina C também diminui a chance do pterígeo voltar após a cirurgia. 

O que é a pinguécula ?
Pinguécula é o nome dado a uma elevação amarelada, as vezes com alguns vasos sanguíneos, localizada na mesma região do pterígeo. Alguns cientistas, acreditam que a pinguécula seja o ínicio do pterígio. Ou seja, a pinguécula pode ser um pterígio inicial, pequeno.
pinguécula

Está com o olho vermelho e não sabe a causa? Leia o texto abaixo e descubra
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/03/olho-vermelho-o-que-pode-ser.html 


Leia mais sobre a Cirurgia da Catarata
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html 


Saiba como escolher seus óculos escuros e se proteger do sol
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/12/proteja-seus-olhos-do-sol.html 

12 comentários:

Para o olho voltar a ficar normal, sem vermelhidão após a cirurgia pode demorar quanto tempo?
Fiz a minha em no começo de fevereiro e hoje 26/03 meu olho continua vermelho no canto.

Fher

a vermelhidao mesmo dura entre 1 a 2 semanas para sumir

mas pode ficar algum resquicio, algum pequeno ponto vermelho como parece ser o seu caso

Qual o valor da cirurgia, e qual o endereço da clinica.

Tenho pterígio nos dois olhos, e irei operar inicialmente do olho direito, pela técnica do transplante conjuntival. A cirurgia com sutura apresenta mais chances de recidiva em comparação com a cola? Em geral, os médicos preferem operar com sutura ou com cola? Qual o mais seguro e que apresenta melhores resultados? Obrigada. Fabiane.

Fabiane

A chance de recidiva e a segurança é igual nas duas tecnicas. Muitos medicos não estão familiarizados com a tecnica da cola entao preferem usar a sutura.
A cola é cara e não está disponivel tao facilmente quanto o fio de sutura.
A tecnica da cola geralmente apresenta um pós operatorio com menos vermelhidao e tem a vantagem de nao precisar retirar o ponto depois

Por favor, fiz uma cirurgia de pterígio de a 11 dias e meu olha esta muito irritado, o que eu devo fazer para amenizar esta irritação

Marcelo Augosto Ramos
maramos05@gmail.com

Marcelo

Geralmente os colirios que o medico passa depois da cirurgia sao suficientes para tirar a irritaça
Se ainda nao melhorou volte no seu medico

Ola Dr.Renato fiz a cirurgia duas vezes de raspagem e volto as duas vezes desça vez esta pior
ja ta cobrindo mais da metade do meu olho esquerdo
vindo dos dois lados quero saber se a cirurgia
com transplante de conjuntiva resolveria meu problema e quanto custa essa cirurgia e apenas tenho so 19 anos .grato

me responder por e-mail por favor

felipepereiradj@hotmail.com

Felipe

é politica do site nao responder os comentarios por email. As respostas sao colocadas aqui nesse espaço para todos verem

A cirurgia com o transplante de conjuntiva diminui os riscos de recidiva
Mas no seu caso, seria melhor o uso de membrana amniotica e de colirio de mitomicina no pos operatorio.

Ola! Gostaria de saber se o uso de maconha pode prejudicar a recuperação da cirurgia do pterígio?

Dr. Renato tenho Pterígio nos 2 olhos tenho 16 anos meu olho fica muito vermelho fica muito irritado arde de mais ja comprei todo tipo de colirio lobrificante mais mesmo asim continua nao aguento mais essa ardencia no olho e vermelhidão posso fazer essa cirurgia com a minha idade nao aguento mais ;/

Postar um comentário