Recent Posts

quarta-feira, 30 de março de 2011

Olho Biônico e Retinose Pigmentar


Uma nova esperança para as pessoas que sofrem de cegueira. Ainda em fase de estudos, a prótese  de retina, ou popularmente "olho biônico", já aparece como uma nova opção de tratamento para alguns pacientes que perderam a visão e já não tinham mais esperanças de voltar a enxergar. O olho biônico nada mais é que uma espécie de camêra eletrônica que é implantada dentro do olho do paciente e transmite a imagem.

Ela vai restituir parte da visão e possibilitar que indivíduos cegos voltem a enxergar de forma rudimentar.
Pesquisadores na Austrália já desenvolveram um implante pronto para ser implantado em olhos humanos. Cientisitas americanos também já estão fazendo esses implantes em pacientes com retinose pigmentar. Testes com esse tipo de olho biônico já foram feitas na Inglaterra e no México. No atual ano de 2012, os estudos ainda estão em fase de testes nos principais centros de pesquisa do mundo, portanto, não adianta ir ao consultório do seu médico perguntado sobre o implante porque ainda não está disponível comercialmente no Brasil. 

Como funciona o olho biônico?

Um tipo especial de prótese eletrônica que funciona como um microchip é implantada dentro do olho, mais precisamente logo acima ou abaixo da retina. O nome técnico é implante retiniano ou implante sub-retiniano. Uma camêra colocada numa armação de óculos envia as imagens para esse microchip que então emite sinais elétricos para o nervo óptico, permitindo que o cérebro forme as imagens.

Olho Biônico

Quais pessoas podem se favorecer desse olho biônico?

Como a visão proporcionada pelo olho biônico não é muito boa, ele só é colocado em quem está completamente ou quase completamente cego. Principalmente pessoas que sofrem de retinose pigmentar, degeneração macular ou outras doenças da retina são candidatas a essa prótese.

Como é a visão da pessoa com olho biônico?

A visão do olho biônico não é perfeita. Pelo contrário, ela ainda é bem simples. A pessoa não vai ser capaz de ler ou dirigir, porém vai ser capaz de andar sozinha, identificar as pessoas etc. Para quem não enxerga nada, essa visão, mesmo que simples, transforma a vida da pessoa.

O olho biônico serve para evitar usar os óculos?

Não, de jeito nenhum. Como dito acima, a visão da prótese é bem rudimentar e não vai ser usada para eliminar o uso dos óculos. Para isso, existe a cirurgia refrativa. Leia aqui mais sobre essa cirurgia.

Já existe olho biônico no Brasil?

Ainda não há centros de pesquisa desse novo tratamento no Brasil. Mas há cirurgiões habilitados para tal e que podem fazer parte dos estudos internacionais e que poderão fazer essa cirurgia assim que estiver disponível comercialmente.

Há expectativa que esse olho biônico se popularize e fique disponível no Brasil?

Sim. Com certeza esse é um novo campo de pesquisa e dependendo dos resultados clínicos e dos novos avanços da medicina, pode ser que nos próximos anos já tenhamos esse olho biônico disponível em nosso país. Mas é difícil precisar quando. Mesmo nos países mais desenvolvidos e pioneiros nessa técnica ainda vai levar um tempo até o uso comercial desses implantes.

Leia mais sobre a Retinose Pigmentar nesse texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/retinose-pigmentar.html 


Saiba como proteger seus olhos dos efeitos nocivos do Sol
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/12/proteja-seus-olhos-do-sol.html

2 comentários:

Olá gostei muito do site.
Acabei de fazer a cirurgia refrativa e estava com algumas dúvidas de como era feita. Consegui entender.
Mas só por curiosidade, meu grau era muito alto tinha 5 graus no olho esquerdo e 7,50 no direito, já tem 5 dias que fiz a cirurgia, e ainda sinto uma dificuldade para ler, será que vou ter de fazer um reparo, ou ainda é preciso aguardar?

Ana Carolina

Essa dificuldade p perto principalmente é normal nos primeiros dias. Depois melhora, Fique tranquila

Postar um comentário