Recent Posts

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tremor nos olhos. Tremor palpebral

O tremor nos olhos, como as pessoas costumam chamar, é na verdade é um tremor nas pálpebras e não do olho em si. Em termos médicos, esse tremor é chamado mioclonia.
Esse tremor involuntário das pálpebras pode ocorrer sem motivo aparente, sem causa nenhuma mas pode também ser decorrente de alguma doença nos olhos ou nos nervos do rosto.


O tremor ocorre no músculo palpebral ou no músculo orbicular (que envolve os olhos) e costuma ser benigno, isto é, geralmente não indica nenhuma doença.

Causas do tremor nas pálpebras
- Cansaço extremo
- Stress, nervosismo, ansiedade
- Ingestão excessiva de cafeína (café, chá, refrigerante) ou álcool
- Falta de vitaminas e sais minerais
- Carência de potássio
- Uso de óculos com grau errado e inadequado (raramente)
- Ressecamento ocular (olho seco)
- Alergia ocular
- Tique nervoso (existe uma doença chamada Síndrome de Tourrete em que a pessoa tem muitos tiques e um deles pode ser piscar o olho)

No entanto, mais uma vez ressalto que em grande parte dos casos NÃO é possível identificar a causa do tremor dos olhos.

Algumas alterações oculares também podem causar esse tremor:
- Ceratite
- Ponto solto (para quem fez alguma cirurgia nos olhos e o ponto fica exposto)

O que é blefaroespasmo e espasmo hemifacial?
Blefaroespasmo e espasmo hemifacial são doenças do sistema nervoso (do tronco cerebral, dos gânglios da base ou do nervo facial) em que ocorre contrações (tremores) involuntários e frequentes dos músculos ao redor do olho e ás vezes também dos músculos ao redor da boca, de um lado só ou dos 2 lados do rosto. Os tremores são tão intensos e constantes que limitam muito a vida da pessoa e precisam ser tratados. O tratamento pode ser feito com injeção de toxina botulínica (botox).

Quando o tremor ocular é preocupante ?
Embora raro, o tremor palpebral pode sinalizar uma doença neurológica, uma alteração do sistema nervoso central.  Nesse caso, outros sintomas costumam ocorrer, como paralisia facial, tremor na região dos lábios, dificuldade para andar, falar etc... Nesses casos um neurologista deve ser consultado o quanto antes.

Quando devo procurar o oftalmologista devido ao tremor nas pálpebras?
Se o tremor nas pálpebras ocorre de forma esporádica, poucas vezes na semana e só por um tempo pequeno não há necessidade de preocupação. Mas quando esses sintomas ficam mais comuns e freqüentes ou quando outros sintomas oculares acontecem junto (como dor nos olhos, sensação de areia, baixa da visão), o oftalmologista deve ser procurado.

Como tratar o tremor dos olhos ?
Primeiro é preciso entender que quando esse tremor é esporádico não precisa de tratamento especifíco. É preciso identificar a causa desse tremor e combater o estresse, melhorar a alimentação, dormir melhor etc...
Ir no oftalmologista para fazer um exame de grau, ver se os seus óculos estão desatualizados também é importante.
Em casos onde o tremor é tão grande que atrapalha a vida ou a visão da pessoa, uma opção de tratamento é a aplicação de botox. Leia mais sobre a aplicação de Botox nas doenças oculares, clicando aqui

Faça um teste online e descubra se você precisa de óculos

9 comentários:

Boa noite Dr. Renato, parabens pela sua pela iniciativa de tirar tantas duvidas. Dr. vou fazer a cirurgia PRK nos dois olhos sexta, no HOB (Hospital Oftalmológico de Brasília)com o Dr. Marcos Resende Fenelon, gostaria de saber se o senhor conhece esse Dr. Marcos? obs: tenho 1,75 OD e 1,70 OE.
Dr. outra duvida com esse grau de 1,75 e 1,70 tenho chances de quase zerar? vou fazer a PRK convencional.

Muito Obrigado

Dr. Renato,

Lendo seu texto, e tenho aqui um caso. Minha mãe está passando por um caso, ela foi diagnosticada por varios 3 a 4 medicos como paralisia farcial só que eu acredito que ela deva ter mais alguma coisa por exemplo: ela tem tremores também na face onde está concentrado essa paralisia.

Atualmente: Uma Dra. está mandando ela tomar alguma vacinas de botox (para amenizar essas tremederas no seu rosto) pois já chegou o caso dela chorar aqui de dor.

Você teria algum diagnostico para esse caso (paralisia facial seguido desses tremores)

Martussp

Esse hospital tem otimas referencias no meio oftalmologico. Nao conheço esse medico exatamente mas se está nesse hospital é porque deve ser um bom medico

Sim, voce tem totais chances de zerar seu grau

Ao Amigos alvinegros

Pode ser uma doença chamada "espasmos hemifaciais"

O tratamento é com botox mesmo

Doutor,fugindo um pouco do assunto,quando há variações significativas nos resultados do cálculo do grau das lentes intra-oculares onde se usou mais de uma fórmula o que fazer?

Este comentário foi removido pelo autor.

Martussp, fiz a LASIK com o Dr Marcos Fenelon no dia 25/02/11 e o resultado foi excelente. Senti apenas um pouco de desconforto (sensação de cisco e areia nos olhos) nas primeiras 12h, mas já estou enxergando tudo quaaaase 100%. A visão está apenas um pouquinho embaçada na luz, mas consigo ler perfeitamente letras pequenas, usar computador, ver TV, enfim... vida normal!

Gostei muito do médico. Conversou comigo durante a cirurgia, o que me deixou tranquila. Poucas horas após a cirugia, ligou para saber como estavam meus olhos e reforçar algumas orientações.

P.S.: meu grau era muito alto. O o.d tinha 3, 75 e o o.e 5,00.

Boa recuperação! :)

Parabéns pelo blog...super completo!
Já tô seguindo! Abraço

Nossa, esse blog é muito bom ! Tirei todas minhas duvidas e com muita clareza ' estous eguindo o blog '

Postar um comentário