Recent Posts

Saiba tudo sobre a Conjuntivite

Aprenda os sintomas, o tratamento e como se prevenir da conjuntivite

Catarata

Saiba como é a cirurgia da catarata, quais os riscos e complicações

Ceratocone

Tudo sobre o tratamento do ceratocone. Anel de Ferrara, Crosslink de córnea, Lente de contato e até Transplante de Córnea

Você precisa de Óculos ?

Faça um teste online simples e rápido e descubra se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo

Visite nossa seção de vídeos

Veja nosso vídeos sobre cirurgia de miopia, de catarata, de retina, de ceratocone e muito mais

Como escolher seus Óculos de Sol ou Óculos Escuros

Óculos escuro de grau
Óculos escuros. Óculos de Sol
Por quê usar Óculos Escuros ?


Os raios ultravioletas vindos do sol penetram nos nossos olhos e podem causar diversas doenças oculares, inclusive levando à cegueira. Existem 3 tipos de raios ultravioleta: UV-A UV-B e UV-C. Só os dois primeiros são importantes porque o UV-C é filtrado pela atmosfera e não atinge a Terra em doses significativas.
Principalmente em paises tropicais como o Brasil a incidência de radiação solar é muito elevada, especialmente no período entre 10 e 14 horas. Em cidades de grande altitude ou cidades litoranêas a incidência também é mais alta.

Raios UV em óculos escuros

Assim como a exposição excessiva à radiação ultravioleta pode causar danos à pele como, por exemplo, queimaduras, envelhecimento precoce e, até mesmo, câncer, a ação lenta e prolongada do sol também pode provocar sérias lesões oculares. As pessoas até se lembram de passar filtros solares e proteger a pele dos raios UV mas geralmente esquecem de proteger seus olhos com óculos escuros.


Como o sol pode afetar meus olhos?

Muitas pessoas acham que porque não sentem incomodo com o sol não precisam usar óculos escuros. Isso é uma grande equívoco. A proteção deve ser feita sempre e não só em dias de sol aberto ou na praia.
A exposição dos olhos a grande quantidade de radiação UV de forma aguda pode causar Ceratite, que é uma espécie de "queimadura" da córnea. Essa ceratite é reversível embora possa causar muito incômodo. Também pode causar uma lesão na retina chamada maculopatia solar, que é muito rara mas também muito grave e permanente. Por isso, nao devemos olhar diretamente para o sol.

A longo prazo, a radiação UV pode causar problemas como:
catarata
- pterígio (uma "pelezinha" avermelhada que nasce no canto do olho
degeneração macular 

Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais seus olhos se expõem aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos.

Em resumo:
Problemas causados pelos raios solares (radiação UV) :
De forma aguda: ceratite, maculopatia solar
De forma crônica (ao longo dos anos): pterígeo, catarata, degeneração macular

Olho com Pterígio
Pterígio

Todo óculos de sol é igual?

Não. Os óculos de sol precisam filtrar adequadamente os raios ultravioleta A e B (UV-A e UV-B). E muitos deles não o fazem. Estima-se que no Brasil mais de 50% do óculos comercializados, são óculos escuros falsificados. Ao comprar seus óculos escuros, exija o selo de garantia e questione o vendedor sobre o nível de proteção UV. O ideal é que este seja perto de 400nm. (UV400)
Para proteção adequada, seus óculos devem:
• Bloquear 99 a 100% das radiações UV-A e UV-B
 • Não distorcer imagens ou mudar as cores


Usar óculos de sol falsificado ou de qualidade ruim faz mal?

Sim, óculos escuros falsificados podem prejudicar seus olhos. É melhor não usar óculos nenhum do que usar óculos falsificado ou de baixa qualidade! Isso porque nossos olhos tem mecanismos naturais de proteção da luz, como diminuir o tamanho da pupila, franzir os olhos etc... Quando usamos um óculos escuros, o olho não vai fazer esses mecanismos de proteção e se o óculos não filtra a luz adequadamente, o risco de lesões é grande.
Lembre-se: Não é porque o óculos é escuro que ele protege do sol! Se não tiver filtro UV ele pode ser o mais preto possível que não vai adiantar nada.


Óculos de Sol pode ter grau?

Sim. Se você usa óculos de grau, você pode fazer 3 opções: Uma é simplesmente mandar fazer um óculos de sol com grau. Nesse caso, não escolha um óculos muito esportivo ou com lentes muito fechadas para não causar distorçôes. A outra opção é usar lentes "clip-on" que são aqueles lentes escuras que coloca-se sobre os óculos quando está sol e retira-se depois. A terceira opção é mandar fazer lentes fotocromáticas.
Óculos escuros
 Crianças precisam usar óculos escuros?

Sim. As crianças são quem mais devem se proteger do sol e usar proteção UV. Crianças tem olhos sensíveis a luz e ficam muito tempo brincando na rua, expostas ao sol. Cientistas estimam que 80% da carga de radiação solar recebida por nós ocorre antes dos 18 anos de idade. É importante que as crianças e adolescentes usem óculos que não quebrem facilmente (policarbonato), que tenham aquelas cordinhas para não cair (em crianças pequenas) e que sejam boas, sem causar distorção de imagem.

Bebê com óculos escuros


Óculos de sol polarizados. Óculos escuros polarizados


Alguns óculos escuros novos tem a chamada lente polarizada. Com essa tecnologia, a lente do óculos escuros polarizado, filtra alguns reflexos da luz especialmente em algumas situações como a luz do sol incidindo sobre a superfície dos carros, sobre a superfície da água (mar p.ex.) etc. Isso torna as imagens mais nítidas. Esses óculos de sol polarizados são especialmente utéis para dirigir (principalmente nas primeiras horas do dia e no pôr do sol), para pescadores, para esportistas

Oculos escuros polarizado



Quer saber como escolher a armação de óculos certa para o seu rosto? Então leia:
Como escolher seus óculos

Quer saber mais sobre Catarata? Então leia esse texto
Catarata: diagnóstico e cirurgia