Recent Posts

Saiba tudo sobre a Conjuntivite

Aprenda os sintomas, o tratamento e como se prevenir da conjuntivite

Catarata

Saiba como é a cirurgia da catarata, quais os riscos e complicações

Ceratocone

Tudo sobre o tratamento do ceratocone. Anel de Ferrara, Crosslink de córnea, Lente de contato e até Transplante de Córnea

Você precisa de Óculos ?

Faça um teste online simples e rápido e descubra se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo

Visite nossa seção de vídeos

Veja nosso vídeos sobre cirurgia de miopia, de catarata, de retina, de ceratocone e muito mais

Qual será a cor do Olho do bebê ?

Quando um bebê nasce ou está para nascer, os pais e avós tem muitas perguntas e expectativas.
Qual será a cor dos olhos da criança?
Será que a cor do olho ao nascimento vai continuar quando adulto ou vai mudar?


Quando falamos da cor dos olhos na verdade estamos querendo falar da cor da íris.

O que é a íris?
A parte colorida do olho se chama íris. A íris é um tecido que contém diversos pigmentos (principalmente melanina) que em maior ou menor quantidade definirão a cor do olho.
Na verdade, a íris é um músculo que se contrai de acordo com a luminosidade do ambiente. Quando tem luz forte a íris se contrai e a pupila diminui (miose). Quando tem pouca luz a íris se expande aumentando o tamanho da pupila (midríase).

As cores básicas do olho são castanho, verde e azul. De acordo com a quantidade de pigmentos pode ser um castanho claro, um castanho bem escuro ou variações do tom de azul ou verde. As outras cores como mel ou cinza são uma combinação dessas cores de uma forma não bem entendida ainda pela ciência.
Na verdade existem varias tonalidades para cada uma dessa cores e por isso cada pessoa tem uma cor diferente da outra.


Essa foto representa o amplo espectro de cores do olho humano. De acordo com a quantidade de pigmentos na íris, a cor varia de azul intenso, passando por um azul mais claro, verde, castanho esverdeado, castanho claro até um castanho bem forte.

Por falar nisso, seu filho fez o teste do Olhinho ao sair da maternidade? O chamado teste do reflexo  vermelho ? Leia mais abaixo

O que determina a cor dos olhos?

Nós aprendemos que o olho de cor castanho é regida por genes dominantes e os olho de cor azul ou verde, são regidas por genes recessivos. Isso é verdade mas a decisão da cor da íris não é tão simples assim. Não existe um único gene para cada cor. A cor dos olhos depende da interação de diversos genes diferentes.
A cor do olho de uma criança não é simplesmente a mistura da cor dos olhos dos pais. Cada pai tem 2 genes mas só dará 1 deles ao filho. Alguns genes se expressam de forma mais forte do que outros. Em resumo, existem muitas variáveis que irão definir a sorte do bebê em ter olhos de determinada cor.

Vamos fazer algumas suposições:


  • Pai com olho castanho escuro X mãe com olho castanho escuro:
Muito provavelmente nascerá uma criança com olhos castanhos mas existe uma chance menor de nascer uma criança com olhos claros.


  • Pai com olho castanho claro X mãe com olho castanho claro ou escuro:
Mais provável é nascer uma criança com olhos castanhos mas pode nascer com olhos claros principalmente se os avós tiverem olhos azul ou verde. A criança também pode nascer com olhos claros mas escurecer nos primeiros anos de vida.




  • Pai com olho azul ou verde X mãe com olho castanho:
A criança vai ter uma boa chance de ter olho claro, principalmente se algum dos pais da mãe (ou do pai se for este que tiver olho castanho) tiver também olhos azuis ou verde




  • Pai com olho azul ou verde X mãe com olho azul ou verde:
Muito provavelmente nascerá uma criança com olho claro (azul ou verde)













As suposições acima são só suposições realmente. Como já dito a formação da cor dos olhos é muito mais complexa que isso.

No final desse texto coloquei um link para um simulador de cor de olho do bebê bem legal.

Porque os olhos de algumas crianças escurecem depois do nascimento?

Algumas crianças cujos pais ou avós tem olhos de cor clara podem nascer com o olho azul. Porém esses olhos podem escurecer durante os primeiros anos de vida. Isso ocorre porque ao nascimento a criança quase não tem melanina mas com o passar dos anos essa melanina se deposita na íris e a cor do olho escurece.
Geralmente após os 3 anos não há mais grandes variações na cor do olho. Entretanto pequenas e graduais modificações da cor da íris podem acontecer mesmo na fase adulta. Vale ressaltar que mudanças bruscas da cor dos olhos em pessoas adultas são sinais de doença ocular e o médico oftalmologista deve ser consultado

Crianças que tem um olho de cada cor:

É raro e bastante curioso quando uma criança nasce com um olho claro e o outro escuro. Embora isso possa ocorrer, é importante que os pais não deixem de levar seu filho ao oftalmologista porque isso pode ser sinal de alguma doença ocular, mesmo que não tenha nenhuma outra alteração no olho.


Se você não está satisfeito com a cor dos seus olhos há a opção de usar lentes de contato coloridas. Lembre-se que elas precisam ser usadas de forma correta para não trazerem prejuízo a sua saúde. Leia esse texto e se informe mais sobre esse assunto:


Curiosidades:


  • Pessoa de descendência árabe costumam apresentar olhos castanhos bem claros, quase cor de mel.


  • Os olhos cinzas são na verdade olhos azuis bem claros. São mais comuns em países como Finlândia e Russia 

  • Olhos verdadeiramente verde são muito raros, talvez os mais raros de todos. São mais comuns em países europeus, como Hungria, Alemanha, Eslovenia. Muitos olhos ditos verdes são na verdade castanhos esverdeados ou azuis.
  • Pessoas com albinismo apresentam tão pouca melanina que a íris fica quase transparente permitindo ver o vermelho da retina. Isso dá a eles a aparência de ter os olhos vermelhos.

  • Esse site tem o simulador de cor de olho de bebê mais legal que eu conheço



Você sabe o que é Retinoblastoma, o tumor ocular mais comum nas crianças?
Então leia o texto abaixo e previna-se
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/saiba-tudo-sobre-retinoblastoma.html 


Você sabe que as crianças também devem usar óculos escuros e proteger os olhos do sol ?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/08/oculos-de-sol-ou-oculos-escuros.html 


Você tem problemas para identificar as cores? Quer fazer um teste para saber se é daltônico? Então leia o texto abaixo e saiba tudo sobre o Daltonismo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/11/daltonismo-e-daltonico.html 



LASIK ou PRK?

Quando falamos de cirurgia refrativa a laser, uma dúvida sempre surge:
Qual técnica é melhor? LASIK ou PRK?
O que é o LASIK? E o que é o PRK?
Quais as diferenças entre o LASIK e o PRK?

Isso é o que tentaremos explicar agora:
Primeiro é bom que fique claro que a decisão entre qual técnica utilizar depende mais de critérios técnicos que o cirurgião refrativo irá analizar. Mas o paciente deve saber quais os critérios e qual tipo de cirrugia será feita no seu caso. É importante que o paciente converse isso com seu médico.
Segundo é preciso deixar claro que o aparelho de laser usado nas duas técnicas é o mesmo e que o resultado final da cirurgia em termos de visão (acuidade visual) é o mesmo.
No começo da cirurgia refrativa a laser, a técnica de PRK era a única existente. Depois quando surgiu o LASIK, essa passou a ser a preferida pela maioria dos cirurgiões. Depois de anos de estudo e de milhares de cirurgias realizadas em todo o mundo, os cirurgiões tem optado novamente por fazer mais PRK do que LASIK.

Como já explicado no post sobre cirurgia refrativa, o laser consegue tirar o óculos, fazendo uma "modelagem" na córnea. Ele altera a espessura e a curvatura da córnea de modo a tirar o graus que o paciente tem. É claro que, quanto mais grau a pessoa tem, mais alterações o laser precisa fazer. E isso tem um limite. Não é possível mudar tanto a espessura e a curvatura da córnea e logo, alguns graus muito altos não são possíveis de ser operados.

Como é o LASIK?

Na técnica de LASIK o cirurgião usa um aparelho especial com lâmina de corte,  chamado microcerátomo para confeccionar um flap na córnea. O flap é uma aba da córnea que fica solta enquanto uma pequena parte continua presa na córnea. Essa aba é levantada pelo cirurgião e o laser é aplicado na parte interna da córnea, abaixo do flap. No final da cirurgia o flap é recolocado no lugar.


Como é o PRK?

Na técnica de PRK não há necessidade de fazer o Flap. O cirurgião usa uma escova própria ou uma espátula para retirar apenas as camadas mais superficiais da córnea. O laser é então aplicado diretamente sobre a córnea. No final da cirurgia é colocado uma lente de contato que permanecerá no olho por 5 a 7 dias até as camada superficiais da córnea (que foram retiradas no começo da cirurgia) se regenerarem.


O resultado final da cirurgia é similar entre as duas técnicas. O lasik é mais confortável e com uma recuperação visual mais rápida. Isso é, o paciente passa a enxergar bem mais rápido. O PRK é indicado para o paciente que não tem a córnea suficientemente espessa ou a córnea não tem a curvatura adequada para o LASIK. A PRK é, também, frequentemente usada para corrigir de baixos a moderados graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Nas duas técnicas o laser usado é o mesmo, o excimer laser. O Excimer Laser é um tipo especial de laser que remodela a córnea do paciente de acordo com o seu grau. A aplicação do laser em si dura menos de 1 minuto e é indolor. É um laser muito preciso.
Abaixo você vê um corte feito por esse laser em um fio de cabelo. Perceba a precisão dos cortes. É graças a essa qualidade do laser que as cirurgias tem um ótimo resultado


Abaixo segue uma tabela que faz uma comparação entre as duas técnicas:




Selecionamos as dúvidas mais comuns dos pacientes sobre Cirurgia Refrativa, em um texto. Leia
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html

Quer saber mais sobre cirurgia refrativa?

Existe uma nova técnica de correção de miopia. Uma nova cirurgia chamada SMILE. Leia aqui



ATENÇÃO: OS COMENTÁRIOS PARA ESSE TEXTO ESTÃO FECHADOS POIS JÁ PASSAMOS DOS 200! FIZEMOS UMA SELEÇÃO DAS PERGUNTAS MAIS COMUNS E PUBLICAMOS NO TEXTO ABAIXO. PARA DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS, DIRIJAM-SE A ESTE TEXTO. GRATO