Recent Posts

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Vitamina C, Vitamina E e a Catarata

Pesquisa médica publicada no mês de Novembro em revista médica científica americana (Archives of Ophtalmology, Vol 128, n.11) envolvendo mais de 11 mil pessoas (!) concluiu que a ingestão de vitamina C e/ou vitamina E em doses altas não diminui a incidência (ocorrência) de catarata.
Diversas outras pesquisas semelhantes já mostraram o mesmo resultado.

Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas divulgam, não adianta tomar suplementos de vitamina C e vitamina E para impedir o aparecimento de catarata.

Vale lembrar que uma dieta balanceada e equilibrada é suficiente para prover a quantidade de vitaminas e minerais necessários para a nossa vida. O uso de suplementos vitamínicos é muitas vezes desnecessário e quando feito de forma exagerada pode até mesmo ser prejudicial.



5 comentários:

Olá Dr. Renato,

Tenho uma dúvida, há duas semanas peguei uma conjuntivite e agora já passou, só que depois da conjuntivite ter aabado (sumido) comecei a enchergar "esbranquiçado" (a cerca de dois dias) como se tivesse uma lente branca nos meus olhos, e isso geralmente se manifesta em ambientes mais claros, o que pode ser? Teve haver com a conjuntivite? Devo procurar um médico? Também tenho astgmatismo, fotofobia e descolamento do vítreo.

Cristian

Voce provavelmente está com um quadro chamado "infiltrados corneanos" que ocorre apos algumas conjuntivites fortes.
Nao é grave mas sem tratamento não melhora
Procure um oftalmo para ver se é isso mesmo e começar o tratamento

Doutor,fugindo um pouco do assunto,quando há variações significativas nos resultados do cálculo do grau das lentes intra-oculares onde se usou mais de uma fórmula o que fazer?

Franklanio

nesse caso pode-se repetir o exame, em outro aparelho e com outro médico ou optar pela formula preferida de acordo com as caracteristicas do paciente. por exemplo, dependendo do tamanho do olho da pessoa, ou se ela ja fez uma cirurgia ocular antes, pode-se preferir a formula A ou B

Pois então Doutor,me submeti á cirurgia refrativa á laser já e para correçãod e miopia e entendo que este fato deixa mais difícil o´cálculo do poder refrativo da lente,houve uma variação muito grande nos resultados com as fórmulas que foram usadas e o médico ficou com "medo" de me operar (pretendo operar somente para correção refrativa),há alguma fórmula muito preferida nestes casos?

Postar um comentário