Recent Posts

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Moscas Volantes e Descolamento do Vítreo

O que é “moscas volantes” ?

As moscas volantes são pequenas manchas percebidas na nossa visão e que são decorrentes de alterações de uma estrutura do olho chamada vítreo (ou humor vítreo). Vítreo é uma espécie de "gelatina transparente" que preenche a parte interna do nosso olho e é formado basicamente de água. O vítreo fica aderido a retina e em algum momento da nossa vida ele se condensa ou se desprende da retina e nós passamos a enxergar esse pontos pretos ou cinzas chamados moscas volantes. As condensações vítreas ficam suspensas no vítreo e causam uma sombra na retina que é o tecido que “enxerga” no nosso olho, por isso a sensação de vermos “moscas” flutuando.
As moscas volantes são portando um sinal de Descolamento do Vítreo

Moscas volantes flutuando no vítreo
Essas condensações vítreas ficam flutuando no vítreo e quando mexemos rapidamente o olho eles se mexem também, e fica mais fácil percebe-los. Também é mais fácil ver essas moscas volantes quando olhamos para uma superfície branca (uma parede ou uma folha de papel por exemplo) porque tem menos contrastes de cores e objetos.

Como são as “moscas volantes” ?

Elas podem ter a forma de pontos (parecendo insetos), linhas (parecendo fios de cabelo), ou fragmentos de teia de aranha ou renda, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos. As formas variam de pessoa para pessoa e podem se modificar com o tempo. Podem ser pretas, cinzas ou mais claras.

Moscas volantes
Por quê surgem as moscas volantes?

As moscas volantes geralmente ocorrer por um processo natural, fisiológico do nosso olho. Ela ocorre com mais freqüência em indivíduos acima de 60 anos, em pacientes com alto grau de miopia e em pacientes operados de catarata. Ela também pode ocorrer em conseqüência de algum trauma (soco ou queda) e nesses casos requerem uma atenção especial (leia abaixo).
Em algumas doenças em que ocorrem inflamação do vítreo (como uveite ou toxoplasmose) as pessoas também passam a perceber grande número de moscas volantes, e que muitas vezes continuam mesmo depois do tratamento.

As moscas volantes são preocupantes?

Em geral as moscas volantes NÃO representam nenhum risco para a visão da pessoa e não precisam de tratamento especial. No entanto, em raras ocasiões, quando o vítreo se descola da retina, ela causa um pequeno rasgo na retina e isso pode levar a uma condição chamada descolamento de retina, que é muito grave.

Quando devo me preocupar com as moscas volantes?

Quando as moscas volantes aparecem de um forma súbita (de uma hora para outra), ou vem acompanhado de sensações de flash ou relâmpagos (como se tivesse alguém tirando fotos) ou foi decorrente de algum trauma (soco ou tombo), a pessoa deve procurar um oftalmologista o mais rápido possível. Essas sensações de “flash” são chamada de fotopsia ou fosfenos.
Toda pessoa que tem moscas volantes deve realizar um exame oftamológico pelo menos uma vez.

Por que as moscas volantes podem ser perigosas?

Nos casos citados acima, as moscas volantes (descolamento do vítreo) podem significar que está ocorrendo um descolamento de retina junto (ou pelo menos um principio do descolamento de retina). Nesse caso é fundamental um bom exame oftalmológico para pesquisar se há algum risco de descolamento de retina e trata-lo.

Estou com moscas volantes. Quais exames devo fazer?

Dois exames são fundamentais para quem tem moscas volantes. O exame de fundo de olho com dilatação da pupila (chamado mapeamento de retina) e o ultrassom ocular (ultrassonografia ou ecografia). Com esses exames é possível avaliar se o descolamento do vítreo está tracionando a retina ou se há algum rasgo e, com isso, causando o risco de haver um descolamento de retina.

Descolamento da retina
Qual o tratamento para o descolamento do vítreo (moscas volantes)?

Em geral, como o descolamento do vítreo é uma coisa inocente, sem riscos para a visão não fazemos nada. Ou seja, não precisa de tratamento. Somente quando os sintomas são muito incômodos e não melhoram com o tempo, é que alguns médicos indicam uma cirurgia chamada vitrectomia. Essa cirurgia tem alguns riscos e por isso só é indicada em alguns casos selecionados
Não há nenhum colírio que melhore as moscas volantes.
Nos casos em que os exames (mapeamento de retina e ecografia) mostraram alguma tração na retina ou algum risco de descolamento de retina, é recomendado fazer uma aplicação de laser (laser de argônio) antes que o descolamento de retina ocorra. Essa aplicação de laser é relativamente simples, não dói, não tem grandes riscos e o paciente vai para casa na mesma hora.


Esse site abaixo é um site feito por pessoas que tem moscas volantes e que compartilham experiências e tentar achar uma cura para o problema. Vale uma visita


Para saber mais sobre descolamento de retina, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html 

Sobre uveites e toxoplasmose leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/uveite-ocular.html

97 comentários:

Dr., Sofro com essas moscas volantes desde meus 15 anos (tenho 25), mas sempre q eu falo com alguem a pessoa diz sentir a msm coisa, entao achei q fosse normal. E tem certos períodos q elas me incomodam mto, a ponto de me irritar ficar em ambientes mto claros. curiosamente eu SEMPRE esqueço de falar sobre isso com meu médico. Vc acha q pode ser algo sério, por durar tantos anos, havendo curtos períodos de melhora? Não sei se isso seria relevante, mas minha mãe e avó tem glaucoma, por isso vou 2x no ano ao oftalmo pra aferir a pressao do olho. Grata

Val

Sendo voce jovem, já convivendo com esse problemas há muito tempo... não acho que tem problema nenhum.
E os médicos que te examinaram ao longo desses anos nao notaram nada de errado, entao isso é mais um sinal de que nao é nada demais

Dr, notei essa semana o aparecimento de um ponto acinzentado na minha visão, a princípio não dei muita bola, até pesquisar na internet e descobrir sobre as tais moscas volantes. então notei que não era apenas um ponto cinza, e também linhas, pontos e etc. estou a uns 5,6 dias com essas coisas. Pode haver risco de descolamento ainda?

Kakashi

Embora seja pequeno, existe sim o risco de descolamento da retina
Voce só vai afastar esse risco depois de ser examinado. Vá a algum médico oftalmologista e faça os exames necessarios

Boa noite dr renato.Ja tenho moscas volantes a meio ano ja fui a tres ofomologistas e eles nao viram nada de grave. elas podem ainda desaparecer com o tempo?

Frank

Sim, elas ainda podem diminuir com o tempo
Mas sumir completamente é pouco provavel.
Voce terá que aprender a conviver com elas

Boa tarde dr renato. E se fizer um vitreolise laser elas desaparecem? e seguro?

Quais sao as formas de moscas volantes de desaparecrem mais facil?

Frank

Eu nao costumo fazer esse procedimento entao nao me sinto apto para responder

Ao anonimo do dia 19

Nao tem nada para fazer elas sumirem mais rapido

DR. Rrenato,
Sei que o simples descolamento do vitreo nao interfere na visao diretamente, mas ele pode permanecer parcialmente descolado desde que nao provoque o descolamento da retina?
E os "flashes' diminuem apos cessar o processo inflamatorio agudo?
Joao

Joao

Pode sim.
Os flashes diminuem com o tempo mas as vezes pode demorar bastante, meses até

Oi, Dr! Eu, 24 anos e com meio grau de Miopia e de Astigmatismo, tenho Moscas Volantes apenas no olho esquerdo. Quando o movimento muito rapidamente para a esquerda e, em seguida, para a direita, aparecem linhas curvas escuras se deslocando, na extremidade esquerda do campo visual desse olho, semelhantes às ondas que se formam quando se pinga uma gota de café num copo d'água, diferentes das Moscas próximas ao centro, que são mais transparentes. É normal?

Milk

isso pode ser normal sim, devido ao descolamento do vitreo. Mas como escrito no texto, pode haver um risco de descolamento de retina também. Procure um oftalmologista e faça um exame de mapeamento de retina

Este comentário foi removido pelo autor.

Oi Dr. Tenho 15 anos e venho percebendo essas manchas a algum tempo na minha visão e além disso as vezes eu vejo umas luzes na minha visão que ficam girando isso aconteceu depois q levei uma bolada no olho isso pode ser grave ?

Glauber

Isso pode ser grave sim
Voce tem que procurar um oftalmologista o mais rapido possivel e fazer um mapeamento de retina e um ultrassom do olho.
Não perca tempo

ME RESPONDA POR FAVOR, ESTOU MUITO PREOCUPADA, OBRIGADA!

DOUTOR, ME ORIENTE POR FAVOR! TINHA 22 DOIS GRAUS DE MIOPIA E CATARATA, FIZ A CIRURGIA DE CATARATA, TIVE A MIOPIA CORRIGIDA E A CATARATA REMOVIDA E O CIRURGIÃO COLOCOU UMA LENTE INTRA-OCULAR SEM GRAU, FIQUEI BEM, MAS APARECEU UM ESTRABISMO E MOSCAS VOLANTES QUE ME INCOMODAM MUITO, AVISTA ESTÁ UM POUCO EMBASSADA, O QUE FAZER? TENHO 51 ANOS, OBRIGADA!

Filha do céu

Voce deve procurar seu médico, fazer um exame de fundo de olho e talvez um ultrassom. Pode ser só um descolamento do vitreo (nesse caso nao tem problema nenhum) mas pode haver algum inicio de descolamento de retina (nesse caso precisa tratar)

Quanto ao estrabismo ele deve te orientar se isso vai resolver sozinho ou nao. Nao tenho como opinar

perdí a visão esquerda e começou a aparecer essas tais mscas volantes no direito,estou morrendo de medo de perder a outra visão.

Iskar

Voce deve procurar um medico urgente para saber o que é

Bom Dia Dr. Renato. Em 02/01/2010 tive hemorragia do/no vítreo. Em 21/01/2010 após um exame malfeito, ocorreu descolamento de retina. Operei em 28/01/2010 e tive "ótima recuperação", segundo o médico. A visão deste olho está bastante embaçada e o médico diz que é por causa da catarata causada pela cirurgia. Eu nunca tive problema de catarata(tenho sim de miopia-2,5graus- no outro olho). É normal aparecer catarata após a cirurgia? Isso pode ser corrigido como? Existe prazo para retirada do óleo de silicone que foi colocado? Agradeço desde já a resposta. João Victor.

Joao Victor

O aparecimento de catarata é normal após a cirurgia de retina. ela é tratada com cirurgia de remoçao da catarata (facectomia). Tem um texto nesse blog sobre essa cirurgia

Não existe um prazo determinado para extraçao do óleo, depende de cada caso

Boa Noite Dr. Renato, aqui é João Victor de novo. Só mais uma dúvida por favor. Li o texto no blog(blog excelente)e queria saber se é possível fazer na mesma cirurgia a retirada do silicone e a cirurgia de catarata, já que a pressão do meu olho está alta, segundo o médico?

Joao Victor

Sim é possivel operar a catarata e retirar o oleo de silicone na mesma cirurgia. Inclusive é o que a maioria dos médicos preferem fazer

Boa noite Dr,Renato Tenho 27 anos e já fiz cirurgia de miopia,semana passada caiu um cisco no meu olho,e fui ao médico e expliquei a cituação p/ ele ele falou;é vc tem a corne afina + vou ter mexer nela e passou uma agulha no cisco e saiu,só q agora tenho visto uns negocinhos no olho,pode ser mosca volante? e se for tem tendencia a complicar muito ao decorrer dos anos?HENRIQUE

Henrique

Esses pontos pretos nao tem relaçao com o cisco e com a remoçao feita pelo medico
Voce deve é fazer um exame de mapeamento de retina

Dr. Eu tenho 22 anos e tenho sintomas dessas moscas volantes há muito tempo(Desde que eu me entendo por gente). Bom eu já nem as notava mais, porém de um tempo para cá(cerca de duas semanas), está me incomodando muito. Eu trabalho na área de TI e passo cerca de 14 horas por dia na frente do monitor do computador será que isso agrava os sintomas?
Detalhe: Eu nunca fui em um oftalmologista e não tenho nenhum histórico de deslocamento de retina(Ou qualquer outra doença de visão) na minha família

Outro detalhe, as machas que eu vejo são escuras, assim como na imagem abaixo.

http://blogs.clarin.com/blogfiles/moscas-volantes/309_Retinasux.jpg

Dr eu sofri um acidente a dois anos fiz cirurgia de deslocamento de retina, catarata, facectomia com implante de oleo de silicone.
já estou a 1 ano e 6 meses com esse oléo, fui essa semana no medico e ele viu meu olho e disse que minha pressão do olho tava alta por causa da emulsificação do oleo de silicone e disse se eu fosse remover o oleo tinha grande chance de minha retina descolar novamente.
o que vc diz sobre isso?

Andre

Voce precisa ir num oftalmologista fazer um exame minucioso, com dilataçao e fundo de olho

Jefferson

Esse pe um problema que acontece com frequencia... O oleo faz a pressao aumentar, mas se retirar o oleo a retina pode descolar de novo
É uma decisao dificil... tentar controlar a pressao com colirios é uma boa opçao mas nem sempre é possivel

OLÁ, Doutor!
TENHO DESCOLAMENTO DA GELATINA NO OLHO ESQUERDO,USO ÓCULOS DESDE 3 ANOS,TENHO MIOPIA,HIPERMETROPIA E TENHO A RETINA MUITO FINA!!!
MEU MÉDICO DISSE Q NÃO ME OPERA! ENTÃO ESTOU USANDO LENTES MULTIFOCAIS Q DURAM 2 MESES FASE TESTE.CANSEI DOS ÓCULOS MAS FICO PREOCUPADA COM A RETINA FINA!! EXISTE ALGO PARA EVITAR QUE ELA DESCOLE????
PEGAR PESO É RUIN...SOL,LENTE..????ME DE DICAS POR FAVOR!!!!

KATY LIMA 42 ANINHOS!!!!

Katy

O unico modo de evitar que ela descole é fazer o exame de mapeamento de retina com frequencia. Pelo menos 1x por ano ou até de 6 em 6 meses.

A unica coisa que tem que evitar é traumas diretos no rosto, tipo, luta de boxe, paintball etc. O restante, como sol, pegar peso, lente etc... não tem problemas

Oi Dr. Renato, à 3 anos fiz cirurgia nos dois olhos para reparar o deslocamento da retina, depois de 6 meses voltei ao médico e me mandou novamente para cirurgia. passou um ano, fiz refrativa para a correção da miopia e minha retina estava normal. Desde ontem estou sentindo uma dor no olho esquerdo um pouco estranha, principalmente quando fecho e abro o olho, mas não tem nada lá. isso pode ser algum problema passageiro? depois que fiz a refrativa fiquei muito tempo com a vista embaçada principalmente ao acordar e o médico falou que era normal, e hoje de vez em quando isso acontece a noite. Como morro de medo de ficar cega, e vejo muitos casos por ai de quem ficou por causa da retina, começei a reparar que estou vendo uns pontinhos pretos ao olhar para algo claro, que ficam se mexendo, e antes da cirurgia acontecia muito, é possível que haja outro deslocamento da retina mesmo depois de ter feito cirurgia? dizem que uma vez feita a cirurgia não poderá ser feita outra caso venha a deslocar a retina novamente, isso é verdade?
Obrigada pela atenção.

Sil

esses pontos sao comuns em quem ja operou como vc. mas vc deve voltar no medico e fazer um exame de dilataçao

é sempre possivel operar a retina de novo embora seja mais dificil

Olá doutor!!Tenho mosca volante desde que tinha 15 anos de idade nunca soube a causa não tenho nenhum problema de saúde,não sou miupe e não levei nenhuma pancada que eu me lembre.Agora tenho 25 anos notei que apareceram outros pontos pretos,será que eu poderia fazer essa cirurgia?Abraços

Olá Dr. Renato.
Sou míope. Tinha sete graus e fiz a cirurgia lasik há um ano. Atualmente não uso óculos. Tenho vários probleminhas como moscas volantes, inclusive faço acompanhamento em cima disso porque já tive um probleminha na retina e fiz uma fotocoagulação. Embora saiba de tudo isso, o que mais me incomoda é que minha visão é muito diferente. Por exemplo, vejo algumas manchas as vezes... manchas grandes... que somem depois de uns cinco minutos... Geralmente elas acontecem quando saio de um ambiente claro e entro em um ambiente escuro. Já falei sobre isso com diversos médicos e nenhum tem uma explicação pra me dar. Outra coisa que me incomoda muito é o pós imagem. Quando olho pra uma luz, fico muito tempo ainda enxergando o reflexo daquela luz. Sei que isso é normal, mas no meu caso, demora muito para o reflexo passar. Fico com medo de ter algo grave e ainda não ter sido identificado... Obrigada desde já. Eliane

Monique

fazer a cirurgia para acabar com os pontos pretos??? de jeito nenhum. Como eu disse no texto essa cirurgia é um pouco arriscada e principalmente voce, jovem, nao deve se arriscar por tao pouco
Faça um exame de mapeamento de retina e só acompanhe

Eliane

realmete vai ser dificil alguem te dar um explicação satisfatoria pois nao sabemos direito pq uns tem tanto problema com esses pontos e outros nao tem
Mas te garanto que esses seus sintomas nao sao nada demais

Beatriz disse:
Olá Dr. Renato
Tenho 58 anos e acabei de fazer um exame de vista completo de rotina, com exame de fundo de olho, mapeamento da retina, pressão ocular, etc, e estava tudo OK. Só tenho 2 graus para perto. Porém, 3 dias após o exame, comecei a ver mais "moscas volantes" que o normal (já via algumas), aliado a uma sensação de flash principalmente no escuro.
Minha visão está normal, mas não sei se pode ter sido reação da dilatação da pupila. Será que pode ter sido um azar extremo, e do nada, acontecer um descolamento? Obrigada desde já
Beatriz

Beatriz

pode ter sido só uma coincidencia mesmo

Mas nao custa voltar no seu médico e relatar os novos sintomas

edtenho 26 anos surgiu um aparecimentos de mosca volantes , fiz um mapeamento nos olhos e nao deu nada devo me preocupa ,meus olhos sofreu uma imflamacao por causa do pterigio se q essa foi a causa

Eduardo

Se o seu mapeamento de retina não deu nada não há motivos para preocupaçao

Dr. Renato
Parabéns pelo seu site que me acalmou muito...a três dias apareceram as tais moscas, hoje estive no oftalmologista que fez os exames acima descritos, tenho um pequeno deslocamento de vítreo no olho esquerdo, e que não há deslocamento de retina. ele irá acompanhar a evolução e devo marcar uma nova consulta. mas disse que terei que conviver sempre com elas. uso lentes de contato a 2 meses a alguns dias ela estava ressecada e forcei para retirar, será que foi isso que causou o deslocamento? posso continuar usando lentes? tempo em frente ao computador prejudica? será que estas moscas irão desaparecer ou pelo menos diminuir com o tempo?
Muito obrigado pela atenção e disposição em responder a todos.
Elmo Junior

Elmo

Pode ser que o esforço para retirar as lentes tenha acelerado o processo mas isso aconteceria de qq maneira
Vc pode continuar a usar as lentes sem problemas
Esses pontos pretos devem diminuir e te incomodar menos mas sumir totalmente não vão
Computador não interfere

doutor quando é implantado o oléo de silicone nos olhos nós perdemos alguma porcentagem de visão nesse olho com implante de oléo?

Jefferson

enquanto o oleo está no olho a visão fica turva
Depois que tirar volta ao normal
o oleo por si só nao afeta as celulas do olho

ola dr eu desde de 2 dezembro veijo um rsicos e bolas transperentes quando veijo po ceu e paredes brancas e quando veijo o sol eu em dezmebro tinha metido umas gotas visadron e desede da i veijo ate agora esse riscos e bolas transperntes nas paredes brancas e ceu e tenho 18anos o que passa kmg

Jenny

o que se passa com voce é exatamente o que está escrito nesse texto. É só ler com atençao
E procure um oftalmo

Dr. Renato,

Tenho ceratocone nos dois olhos (curvatura: 55/60) (paquimetria: 393/330). Uso lentes rígidas. Há uma semana que venho notando a tal da mosca volante no olho esquerdo. Quando olho para o computador e para o céu claro. Fui ao oftalmologista, realizei mapeamento de retina e o mesmo constatou tudo ok. Mácula ok, retina sem principios de lesões nem rasgos.
O olho direito, quando observo bem (aquela observação que procura a mosca volante) acabo vendo também, porém com mais dificuldade do que com o olho esquerdo que aparece somente em estar em lugares com a luz solar forte. Fiquei preocupado mesmo assim, tenho receio. Medo até! Será que é necessário outros exames? O Mapeamento estando ok, já garante que eu fique tranquilo?

Obs: Só realizei mapeamento no olho esquerdo, por que o princípio começou com mosca volante neste. No olho direito observei depois, mas com aquela observação de quem quer encontrar algo, por que ao normal assim não noto nada.
Seria necessário outros exames profundos no esquerdo e exame no direito também?

Caco

normalmente o médico realiza o mapeamento nos 2 olhos! Se voce só dilatou 1 olho é preciso fazer no outro tambem

O outro exame que ajudaria seria o ultrassom ocular mas nem sempre é ncessario

Este comentário foi removido pelo autor.

Ok Dr. É que apenas notei no olho direito após o exame e mesmo assim muito fraco, só quando forço e tento enxergá-las olhando para o sol. Não é como no olho esquerdo. Logo, não deve ser nada também.
A pergunta foi: Com o exame de mapeamento dando ok, sem lesões, rasgos, etc, pode tranquilar o paciente referente as moscas volantes ou ainda haveria necessidade de outros exames?

Atenciosamente,

Cássio

Cassio

se o mapeamente foi normal nao há mais motivo de preocuopaçao e nao precisa de outros exames

Prezado Dr. Renato
Tenho moscas volantes a 3 meses, desde então ja fiz todos os exames possíveis. minha visão está normal não tenho DPV e fora as moscas enxergo bem, mas as moscas não me deixam em paz estou ficando louco com isso no inicio era somente uma, mas agora tem tantas que estou quase entrando em depressão. não consigo nem trabalhar. encontrei um remédio na Itália Vitreoxigen http://www.oogroup.it/bioos/int_vitreoxigen.html que diz tratar as moscas volantes é um suplemento vitaminico chegou esta semana aqui em casa. gostaria de saber se pode melhorar ou irá piorar as moscas. contem L-Lisina 200mg Magesio 150mg, L-Arginina 125mg potassio 100mg L-Carnitina 35mg, Nicotinamide 9mg calcio, Riboflavina 5 fosfato sale sodico, cionacobalamina, ginseng 100mg, guaraná 25mg. será que pode relamente diminuar as moscas volantes. não sei mais o que fazer Dr. Renato, espero que melhore pelo menos um pouco meu problema.
Agradeço a atenção.
Muito Obrigado

Elmo

Nunca usei esse medicamento mas sinceramente nao acredito muito no resultado dele não

Em casos extremos, pode-se pensar em cirurgia (vitrectomia). Mas acho muito arriscado

Olá! Eu tenho 17 anos e desde os 15 tenho reparado nessas tais moscas. Os flashes também são comuns, principalmente a noite, quando eu olho para o canto do olho e volto rapidamente para o centro. Hoje são poucas as moscas volantes. Os flashes à noite são mais comuns; durante o dia eu praticamente não percebo este problema, apenas uns pequenos pontos de luz que aparecem de vez em quando. Fui ao oftalmo ano passado para ver se eu precisava de óculos e comentei sobre isto, mas ele não disse nada relevante.

PS: Eu leio muito (cerca de dois livros por semana) e uso bastante o computador. Isto tem alguma relação com os flashes à noite?

Obrigadoo

Dr. Renato,
tenho 45 anos e tenho essas moscas desde 2006. ja me tinha habituado mais ou menos a isto, so que desde ha um mes para ca, apareceram me mais moscas, muito mais. ja fui ao medico e ele disse que nao corria perigo de ter descolamento de retina. o problema é que tenho tido flashes, principalmente a noite, quando olho de repente da esquerda para direita. isso incomoda me imenso. esses flashes vao desaparecer algum dia? vou passar a ter ainda mais moscas? corro algum risco de perder a visão?
obrigada
Maria

Mac

ler muito e computador nao tem importancia em relação aos flashes

consulte novamente o oftalmologista e peça para fazer os exames de ultrassom ocular e mapeamento de retina. Se esses exames estiverem normais, pode relaxar

Maria

esses flashes vao desaparecer com o tempo
O unico risco de voce perder a visao devido a isso seria ter o descolamente de retina
Mas se o medico te examinou e disse que nao tem nenhuma lesao que possa levar ao descolamente entao voce pode relaxar

ja venho notando umas manchinhas cinza quase transparente nos meu olhos e as vezes uns flashes ,e no meu olho começou a aparecer umas veias vermelhas com uma bolinhas na pontas isso pode ser grave,

Karen

pode ser sim. Procure um medico para fazer os exames indicados no texto acime

Olá Doutor. Tenho 19 anos e desde os 15 vejo estas moscas volantes. Fui ao médico quando apareceram e ele disse que só me preocupasse se aparecessem flashes. Que era nova e nao tinha motivo para me preocupar. Depois de cinco anos voltei lá, há uns dias e ele disse que estava tudo bem mas só olhou no meu olho com uma luz, e disse para eu olhar para cima para baixo e para os lados. É suficiente? Tenho sempre medo que isto leve à cegueira... Vejo só quando está muita luz e parecem microorganismos transparentes a mexer e bolinhas de um lado para o outro no ceu.
Aguardo resposta.

Dr.Renato,
Desde os 13 anos assistindo tv percebi que tinha alguma coisa de errado, via pequenas moscas de banana me rodiando...rsrsrs Foi o que achei, tenho 42 anos, porem essas moscas me rondam até hoje...Não sofri nenhum trauma,mas sou miope desde os 9 anos uso óculos. Todos os oftalmos falam a msma coisa, que não tem problema, e não solicitam nenhum exame. Mas nos ultimos 2 anos, surgiram mais moscas e algo estranho; as vezes parece que tenho a visão duplicada porém fica embassada, dura em média o dia todo, não consigo ler, comer, fazer coisas simples como lavar as mãos. O que pode estar acontecendo...?

Sally

nao ha motivos de preocupação

O exame de mapeamento de retina é assim como vc descreveu

Ele deve ter dilatado sua pupila antes do exame, nao foi?

Vera

Voce precisa de um ultrassom e um mapeamento de retina

deve ser descolamento de vitreo e nesse caso nao tem riscos maiores mesmo nao

Dr Renato, não ele não dilatou a pupila. Apenas observou.

Deverei ter motivos para preocupação mesmo assim?

Sally

o ideal é fazer o mapeamento de retina com dilataçao de pupila

Só dessa forma é possivel ter certeza que nao há riscos de ter nenhuma lesao que leve a um descolamento de retina

Minha mãe, tem 67 anos e fez a segunda cirurgia de catarata. Dias depois sua visão direita ficou embassada. Ao retornar ao médico ele pediu para fazer um ecografia ocular, que teve o seguinte diagnóstico: "O estudo ecográfico do olho direito evidencia um vítreo parcialmente descolado com floaters dispersos na cavidade vítrea com coágulo inferior. A retina se encontra totalmente aplicada." É grave? Tem tratamento?

Mari

Nao é grave nao
Vai incomodar um pouco mas nao ameaça a visao

boas dr eu fui ao meu medico dos olhos para diser que veijo risco transperntes e bolas e ele disse que era normal era so usar oculos para ver e tira as mosca vlantes e faslso isso? eu quando uso oculos de sol veijo menos moscas volantes eu uma vez meti uma gotas visadrn 4 vez por dia e isso e que formo as mosca volantes

Olá, Dr.. tenho 20 anos e há 2 anos atrás eu comecei a enxergar essas manchas escuras na minha visao. Elas parecem fios com uma bolinha na ponta.. tenho apenas no olho esquerdo e parece ter 1 ou 2 destas manchas (as vezes parecem ser 1 só.. por se moverem em conjunto). nestes 2 anos parecem nao ter mudado nada. volta e meia me bate uma preocupaçao sobre isso.. mas sempre q pesquiso logo me tranquilizo vendo que é algo comum. Gostaria de saber se toxoplasmose pode ser confundida com moscas volantes... porque achei em um site uma descriçao parecida.. e me preocupei. agradeço desde já.

Jenny

leia o texto acima com atençao que voce verá que nao tem relaçao com os oculos. E nem com o colirio que voce usou

Jirak

Nao tem como confundir essas 2 doenças nao.
Fique tranquilo
Se seus exames com o oftalmo sempre foram normais, tire essa ideia da toxo da sua cabeça e relaxe

Boa tarde doutor. Hoje fiz o exame de mapeamento de retina e o médico disse que estava tudo bem no olho direito mas no esquerdo, a gelatina do olho tinha um fragilidade, uma racha, nao percebi bem. e que podia ver flashes mas se aumentassem para voltar que me receitava tratamento com laser.

Pode-me explicar o que se passa e se tenho razao para me preocupar? O medico disse que não mas eu sinto-me receosa. Até disse para nao fazer movimentos rapidos com a cabeça... e nao dar mergulhos.

dotor tenho essas moscas volantes ha 4 anos proviniente de uma bacteria que tive no olho causando uma ferida e enflamação do fundo do olho ja fui ao medico varias veses mais ele dis que ta normal e que tenho que mim acostumar com as tao moscas .... mais sempre que suir algum estranho deve ir imediatamente ao medico ...será que devo fazer uma cirurgia por eu ter muitas moscas e são nos 2 olhos ... ou devo mim acostuma e com tempo melhora?

Sally

é isso mesmo que seu medico disse
O vitreo está fragil e dependendo do que ocorrer pode ser necessario um laser
Nao é nada para fazer ficar neurotica mas é importante manter consultas regulares e se os flashes aumentarem, voltar nele

Junior

Cirurgia nao é uma boa opçao
O jeito é tentar se acostumar mesmo

Dr. sou alto miope (12 graus) e de repente comecei a sentir uma dificuldade no olho direito, minha visão ficou um pouco turva. Fui fazer um mapeamento de retina e o oftamologista detectou um rasgo na retina, ele fez o procedimento com laser mas disse que isso não melhoraria minha visão, que seria apenas para não descolar a retina. Sendo que em seguida, fiz uma retinografia para verificar se existia algum problema na mácula. Apos a análise o médico disse que os vasos, a macula, a pupila, a coreoretina estão normais. então sugiu minha dúvida,porque estou tendo essa dificuldade para enxergar? Por que estou com essa visão central turva? Estou usando o colírio Acular LS, o médico me mandou usar por 2 meses e não garantiu que minha visão voltaria. O que pode ser?????

Phelipe

a conduta está correta

esse embaçamento pode ser do vitreo mas nao tenho como afirmar pq nao estou te examinando
pergunte isso ao seu medico

" o meu medico disse que a gelatina do olho tinha um fragilidade, uma racha, nao percebi bem. e que podia ver flashes mas se aumentassem para voltar que me receitava tratamento com laser."

Esta fragilidade pode levar facilmente a um descolamento de retina?
E se ocorrer mais flashes esse laser é seguro?
Eu nao sei a gravidade dessa pequena racha que o medico disse, nao sei os cuidados que devo ter e se me devo preocupar.

Sally

o risco de descolamento depende dos achados do mapeamento de retina. Se ele nao mencionou nao deve ter
Sim, o laser é seguro
Nenhum cuidado especial
Mantenha acompanhamento freqeunte

Bom dia Doutor,
Tenho 43 anos, tenho 8 graus de astgnimatismo, desde cedo percebi os escotomas cintilante e moscas volantes, sempre discretamente. Atualmente passei por dois grandes estresse no periodo de 3 meses (minha neta (rn) foi queimada por uma enfermeranda e sofri um assalto a mão armada), desde então, ou ha 60 dias passei a perceber que as moscas volantes aumentaram muito a ponto de me atrapalhar no trabalho (análise de imagens de ressonância magnetica), atrapalha a dirigir, minha pergunta: o senhor acha que o estresse causou esse aumento? Outra pergunta: as moscas volantes estão mais visivel porque mudaram de lugar dentro do vitreo? Obg

...mais uma pergunta: tratamento com vitreólise´minimiza esse incomodo?

Bom dia Doutor,
Tenho 43 anos, tenho 8 graus de astgnimatismo, desde cedo percebi os escotomas cintilante e moscas volantes, sempre discretamente. Atualmente passei por dois grandes estresse no periodo de 3 meses (minha neta (rn) foi queimada por uma enfermeranda e sofri um assalto a mão armada), desde então, ou ha 60 dias passei a perceber que as moscas volantes aumentaram muito a ponto de me atrapalhar no trabalho (análise de imagens de ressonância magnetica), atrapalha a dirigir, minha pergunta: o senhor acha que o estresse causou esse aumento? Outra pergunta: as moscas volantes estão mais visivel porque mudaram de lugar dentro do vitreo?...mais uma pergunta: tratamento com vitreólise´minimiza esse incomodo? obrigado

Albizzita

as duas coisas estao corretas
faça um exame me mapeamento de retina p ver se nao tem anda mais grave

Albino

vitreolise é feita com laser ou cirurgia e tem seus riscos
isso tem q ser avaliado junto do seu medico

Olá Dr. Renato
Tenho moscas volantes (nos dois olhos). Sempre notei elas e atualmente tenho 27 anos. Não me sinto incomodado por elas. Gostaria de fazer cirurgia para corrigir estrabismo. Se os exames ultrassom ocular e mapeamento de retina não indicarem nada de grave poderei fazer esta cirurgia normalmente?

Dr. Renato eu fiz o mapeamento da retina e seundo o oftalmo está tudo bem (sem retração da retina), exceto umas imagens esbranquiçada no fundo do olho, então ele me passou Vevanac (anti-inflamatório), não tenho nenhuma infcção ocular. No entanto essas moscas aumentaram de tamanho e em número em apenas 60 dias a ponto de me atrapalhar no trabalho e no trânsito. Com o tempo diminui, será que esse colírio vai melhorar?

AIM

poderá sim
As moscas volantes em nada atrapalham a cirurgia de estrabismo

Albino

esse colirio (nevanac) pode ajudar sim mas as vezes é preciso esperar um bom tempo p elas diminuirem

Doutor tenho uma visão normal , mas a uma semana atraz levei uma pancada no olho direito e a 4 dias comecei a ver (de vez em quando) um ponto branco do tamanho de um grão de feijão no canto direito da minha visão. O que pode ser isso?

Pdf outro fiz um lazer de argonio para fechar um rasgo na retina , no outro dia ao olhar para luz do sol vi o ar preenchido com pontinhos pretos flutuando. Apos algumas horas os pontinhos diminuiu um pouco. Deve voltar ao medico ?

rDoutor ontem o fiz um lazer de argonio para fechar um rasgo na retina , no outro dia ao olhar para luz do sol vi o ar preenchido com pontinhos pretos flutuando. Apos algumas horas os pontinhos diminuiu um pouco. Deve voltar ao medico ?

Postar um comentário