Recent Posts

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa

As dúvidas sobre cirurgia refrativa (ou cirurgia de miopia ou cirurgia para eliminar óculos) perguntadas nesse blog no último ano foram muitas. Infelizmente, esses comentários se perderam ao trocarmos o site de endereço e plataforma. Por isso fiz uma seleção de algumas dúvidas importantes e publiquei-as novamente nesse ano de 2012 na nova fase do Blog Médico de Olhos 
Leia essas dúvidas porque podem ser as suas também. Se ao final da leitura, ainda persistir com mais dúvidas, deixe seu comentário.

1 - Após ler várias coisas sobre Lasik na internet, fiquei com dúvidas quanto ao flap. Após cortado ele não "cola" mais. Fica daquele jeito cortado pra sempre? Se sim, teria perigo de sair do lugar? 

R: Depois do laser, o flap é recolocado na sua posição de origem. Com o tempo ele se adere ao restante da córnea e fica como se nunca tivesse sido feito. Mas nos primeiros dias essa adesão ainda não é completa e ele pode sim se deslocar. Por isso deve-se evitar traumas ou esforços físicos nos primeiros dias. Na verdade, o deslocamento do flap pode ocorrer até anos depois da cirurgia de Lasik mas isso é raro e geralmente só ocorre com trauma mais intenso. 
Quando o flap se desloca, é possivel recolocá-lo no lugar sem muito problema. Precisa fazer um novo procedimento no centro cirúrgico para recolocar o flap no lugar. O resultado embora variável, costuma ser bom.


2 - Estou para fazer a cirurgia a algum tempo, mas meus olhos são ressecados e alérgicos. Estou em tratamento com diversos medicamentos. Os meus olhos já estão quase bons, e a médica esta querendo marcar a cirurgia...mas estou em duvida com qual procedimento operar, a Lasik ou o PRK. Ela quer continuar usando os medicamentos antes e após a cirurgia, é indicado?

R = Quem tem olho seco e usa medicamentos para melhorar a lubrificação do olho deve ter especial atenção. A lubrificação do olho é importante não só durante a cirurgia mas também para obtermos uma boa recuperação no pós operatório. A própria cirurgia a laser causa um ressecamento ocular. A técnica de PRK costuma causar um ressecamento no pós operatório menor do que o LASIK e deve ser a técnica de escolha nesses casos. 
Além disso, um olho muito seco não consegue ter uma visão nítida. É importante que o médico cirurgião trate bem o olho seco antes da cirurgia e também depois. Em casos mais severos, é possível usar plugs de oclusão do ponto lacrimal, que melhoram a lubrificação e permitem uma recuperação mais rápida e melhor. 
Para ler mais sobre o assunto leia o texto 


3 – Eu já fiz cirurgia Ceratotomia Radial ? Agora o grau voltou. Posso fazer outra cirurgia refrativa, agora a Laser? 

R = Muitas pessoas que fizeram a cirurgia de ceratotomia radial anos atrás para correção de miopia e astigmatismo, tiveram um ótimo resultado e ficaram alguns anos livres dos óculos. Porém depois de 10 a 20 anos da ceratotomia radial, muitos voltaram a apresentar grau de óculos, geralmente hipermetropia e astigmatismo. É possivel fazer uma nova cirurgia se o paciente quiser mas não é assim tão fácil. Como a córnea ficou muito plana e irregular depois da cirurgia, é necessário fazer exames detalhados e programar bem a cirurgia a laser. Em alguns casos, o mais prudente é continuar de óculos ou lentes de contato do que tentar melhorar um problema e acabar piorando. Em outras situações a cirurgia a laser é segura. Ou seja, tudo dependerá dos exames pré operatórios.

4 – “Durante a cirurgia de miopia, tive problemas pra manter parado o olho e agora esse olho está em pior situação.”  “De acordo com o medico que me operou de miopia, eu tive hipercorrecao por ter mexido demais o olho na hora da cirurgia. Isso realmente é verdade, eu estava nervoso demais, mas o laser nao deveria interromper quando acusa movimento do olho? 

R: Todo aparelho de cirurgia refrativa, para miopia, hipermetropia e astigmatismo tem um sistema chamado Eye tracker. Esse sistema monitora a posição do olho quando o laser está funcionando e sempre que a pessoa mexe o olho, o laser desarma automaticamente. Isso impede que o laser seja feito fora da posição correta.  Mesmo com o eye tracker, quando a pessoa mexe muito o olho e o laser toda hora "arma, desarma, desarma e arma " novamente, o resultado não é tão bom quanto se o laser tivesse sido feito direto. Por isso, é importante que a pessoa se mantenha calma e tente manter o olho parado durante a cirurgia

5 - Operei lasik dia 24 de setembro, e no dia 27 percebendo visão dupla, fui submetido a procedimento para retirar estrias do flap, que incluiu a retirada do epitelio, apos isso coloquei lente protetora que retirei ontem. Qual o risco de ficar com a visão embaçada por causa das estrias?

R: Algumas vezes o flap pode enrugar ou se deslocar, causando as chamadas estrias do flap. Isso causa um embaçamento e uma distorção da visão. Nesses casos, é preciso reoperar para "esticar" o flap, retirando as estrias. No pós operatório dessa segunda cirurgia, a colocação de lentes de contato protetoras evitam que o flap "enrrugue" novamente. O importante nesses casos é não demorar muito para corrigir o problema. Operar assim que for diagnosticado as estrias do flap. A resposta costuma ser boa.

Estrias no Flap do Lasik

6 - Gostaria de saber as vantagens da utilização da técnica personalizada em relação a convencional para cirurgia de miopia. Obrigada

R: A diferença da técnica personalizada para a convencional é que na personalizada, além do grau, tentamos corrigir também, pequenas imperfeições da córnea chamadas aberrações de alta ordem. Essas aberrações são medidas através de um exame chamado aberrometria ou Wave-front. Somente nos casos em que essas aberrações de alta ordem são grandes é que a técnica personalizada seria melhor. Geralmente, a técnica de cirurgia a laser personalizada só tem vantagem em pessoas com graus mais altos, astigmatismos elevados e em casos de re-tratamento, ou seja, quando uma pessoa já operou, o grau voltou e vai operar novamente

7 - Fiz PRK há 20 dias e retirei as lentes com 6 dias de cirurgia. O médico teve grande dificuldade para retirar as lentes, elas estavam bem "grudadas". Após a retirada não aguentava ficar com os olhos abertos, eles lacrimejavam e ardiam muito. O que pode ter acontecido?

R: Na cirurgia do PRK a lente de contato (chamada terapêutica) é colocada para permitir que o epitélio da córnea se regenere (ou reepitelize). Isso normalmente acontece em 5 a 10 dias. Mas em algumas pessoas o epitélio demora mais para cicatrizar ou na hora de retirar as lentes, se estas estiverem muito "grudadas", o epitélio pode "abrir" novamente. Nesses casos, a córnea, ainda não cicatrizada, incomoda muito e é preciso recolocar a lente de contato para aliviar o desconforto

8 - Existe uma diferença muito grande na recuperação da cirurgia de miopia e a de hipermetropia?

R: O pós operatório imediato é igual para a cirurgia de miopia, a de hipermetropia ou a de astigmatismo. No entanto, em pessoas com hipermetropia é mais comum que após um período de mais ou menos 1 ano, apareça novamente, algum grau, geralmente menor do que antes da cirurgia. Tirando isso, não há diferenças significativas

9 – Estou fazendo os exames para operar miopia e o médico que fez o mapeamento da retina disse que tenho de fazer pelo menos 2 aplicações de laser fotocoagulação. Isso é verdade?

R: Todos os pacientes miopes, especialmente os com grau alto, podem ter alterações na retina, que devem ser tratadas antes da cirurgia refrativa, pois há risco de elas causarem descolamento de retina. Esse tratamento é feito com um tipo de laser específico (fotocoagulação com laser de argônio). Leia mais sobre o assunto no texto http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/tudo-sobre-miopia.html

10 - É verdade que quem faz essa cirurgia provavelmente não pode usar mais lentes comuns porque a córnea fica mais reta? 

R: Depois da cirurgia refrativa, a curvatura da córnea fica alterada. Além disso o olho pode ficar mais seco. Esses dois fatores podem dificultar a adaptação de lentes de contato depois da cirurgia a laser, porém não é proibido usar lentes. Na verdade, mesmo com esses 2 fatores mencionados, é relativamente fácil colocar lentes de contato em pessoas que fizeram cirurgia a laser.

11 – Quais as complicações mais comuns da cirurgia refrativa ? 

R: Em ordem de freqüência as complicações mais comuns são: Olho Seco, hipo (pouca) ou hiper (muita) correção (ou seja, grau residual) e distúrbios de visão à noite (principalmente glare).

12 - “Até hoje tenho muita dificuldade em dirigir a noite, já cheguei ao ponto de ter que parar o carro no acostamento e esperar todos os carros que estavam na faixa contrária passar...”
“Minha visão está boa, mas sinto dificuldades quando olho pras luzes (no período da noite), vejo halos e as luzes parecem mais fortes (como se eu estivesse feito um procedimento de dilatação da pupila)”



Leia sobre as diferenças entre as técnicas de PRK e LASIK, lendo o texto abaixo

220 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 220   Recentes›   Mais recentes»

Dr. Renato, tenho: OD -3,50 -1,00 x 170º (miopia e astigmatismo) e no OE -3,75 -1,00 x 10º(Refração Estática). E na Refração Dinâmica OD -4,25 -1,25 x 160º e OE -4,25 -1,00 x 10º.

Após exames, o médico recomendou PRK pela topo do OE e pela minha idade (24 anos). Agora tenho que escolher entre PRK personalizada ou convencional.

Gostaria de saber se com a correção personalizada os distúrbios de visão a noite (glare, halo, etc) não ocorrerão. Me disseram que se optar pela convencional correrei o risco de precisar de óculos a noite.

Gostaria de fazer o exame aberrometria para saber se tenho aberrações de alta ordem que justifiquem a personalizada, mas me disseram que só farei esse exame se optar pela personalizada.

É isso mesmo? Gostaria de escolher entre as duas com algum embasamento. Se a personalizada garantir uma visão melhor (a noite, inclusive) estou disposta a pagar a diferença. Mas se os benefícios forem insignificantes ou incertos, faço a convencional.

Desde já, agradeço!
Malu

Malu

O exame de aberrometria é onde voce ficará sabendo se tem muitas aberraçoes de alta ordem e portanto se vale a pena fazer a personalizada
Eu geralmente faço esse exame antes de decidir qual tecnica utilizar

Prezado Dr. Renato,
Fiz a cirurgia LASIK dia 16/11 pela manhã (tinha miopia apenas -2,25 OE e - 2,5 OD).
No dia da cirurgia à tarde, eu estava enxergando muito bem (exceto à noite). De lá para cá, achei que a minha visão do olho direito piorou, está ficando embaçada para enxergar pontos luminosos, como legenda, painel do carro, etc, e às vezes fica super embaçado, inclusive visão dupla, pisco, pingo o lubrificante e melhora. E sinto coceira. (Mas nem toco nos olhos)
E estou com halos na visão noturna, em ambos os olhos.
Meus olhos são claros.
Estes sintomas podem ser passageiros? Se for passageiro quando devem passar? Devo retornar ao médico? Minha consulta de retorno está marcada para o mês que vem.
Obrigada

Daniela

Isso que voce descreve é o que está escrito na ultima pergunta desse texto! leia o link que está colocado lá e voce terá as respostas que voce quer

Obrigada pela atenção dispensada.

Felipe Santos!

Tenho 23 anos,grau estabilizado,tenho de miopia OE 5,75 OD 6,25 e astigmatismo OE 2,75 e no OD os mesmos 2,75...
Posso fazer a cirurgia ou terá algum problema?(tipo por causa do astigmatismo).

Muito bom seu site.De utilidade publica. Seus comentarios fundamentados e duvidas ESCLARECIDAS dos pacientes. Um execelente local de consulta de confiança, sem merchan medico. Esclareceu todas minhas duvidas passeando no site. Acabei de fazer PRK e estou otimo. Parabens. Deve ser um excelente profissional. Humildade em dividir os conhecimentos. Mais vez Parabens!!!

Felipe

Pelo grau e pela sua idade está tudo bem.
Mas tudo depende dos seus exames

WBB

Muito obrigado pelos elogios
Só isso para me fazer continuar...

Abraço

Prezado Dr Renato

Iniciei a cirurgia para correção de miopia e astigmatismo com o excimer laser foi feito todo o procedimento mas antes de ligar o laser o medico disse que eu estava com vascularizaçao, sangramento no olho e não chegou a ligar o laser, meu olho agora esta com um pouco de sangue e mesmo de oculos estou enxergando muito pior, é temporario ou o vacuo do aparelho causou algo mais grave?

Leandro

Isso é temporario e nao vai deixar sequela nenhuma
Seu médico foi cauteloso e correto na decisao de adiar a cirurgia. Melhor isso do que atrapalhar o resultado

Olá Dr.
Fiz cirurgia refrativa PRK para correção de miopia há um mês, na minha percepção estou satifatóriamente bem, o problema é que vou ter que renovar a carta de motorista semana que vem. Seria possível após tão pouco tempo obter uma visão ideal para o teste de visão do DETRAN, sendo que vi muitos comentários de quem fez PRK e tiveram uma visão satisfatória após 3 meses?
Obrigada... Bila

Silvio

Doutor,qual a melhor opção para quem tem a cornea fina ?

Bila

Sim é possivel voce ja estar com um visao boa o suficiente para passar no exame do detran
Mas seria melhor voce ir no seu medico para ele medir e voce ir confiante no detran

Naruto (ou Silvio)

A melhor opçao nos casos de cirurgia refrativa com córnea fina é o PRK

Boa noite Dr. Renato
Uma dúvida, fiz a PRK em 05/11, ainda estou com a visão ruim, é difícil para ler de longe, placas e sinalizações nas ruas impossível. Noto que assim que acordo a visão está ótima e conforme vai passando o dia piora, ainda estou utilizando colírio... Enfim, já percebi que a recuperação pode demorar 3 meses, pelo que vc explicou, mas tenho uma dúvida.. As minhas lentes e óculos nos últimos anos tem sido para uma miopia de 3,5, o médico que me operou tb teve este resultado de primeira, depois com uns exames mais detalhados e a pupila dilatada ele disse que na verdade minha miopia era de apenas 1,5 e por isso agora tenho que esperar para que meu olho se acostume com menos grau...Também tenho astigmatismo, a cirurgia foi para astigmatismo miópico..
Será que posso confiar neste diagnóstico da miopia? Será que meu grau não era realmente 3,5 e por isso não estou vendo perfeitamente? Qual a sua opinião? Vc acredita que estarei vendo perfeitamente em até 3 meses?

Obrigada
Alessandra

Alessandra

pode ser que devido a essa diferença de miopia (3,5 para 1,5) o seu médico tenha te hipercorrigido, ou seja, programado o laser para retirar mais miopia do que voce tinha. Se isso for verdade, pode ser que voce fique com hipermetropia que é o oposto da miopia.
Mas isso é só suposiçao... só com o tempo e com um exame de grau é possivel determinar isso

Doutor,me disseram que quem tem miopia e astigmatismo pode acabar ficando com a visão pior do que antes da cirurgia isso é vdd ou é somente para graus altos?se for para graus altos é a partir de qual?

Naruto

Isso pode ocorrer em qualquer cirurgia, independente do grau. São os riscos que se corre em qualquer procedimento cirurgico

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato,
fiz uma PRK no olho direito no dia 11 de novembro. 15 dias depois comecei a sentir uma piora significativa da visão. Fui ao médico e ele disse que formou uma "nuvenzinha" numa parte da minha córnea devido ao excesso de luz solar levando a um astiguimatismo. Ele só pode dar um diagnóstico da minha visão 45 dias depois da cirurgia. O que seria essa nuvem? Isso pode gerar perda da visão? Teria como corrigir futuramente?

Obrigada pela atenção.
Caroline

Olá Dr. Renato.

Sou eu Alessandra novamente.
Na verdade o médico operou apenas 1,5 de miopia, é justamente ao contrário, eu pensei que talvez ele teria operado menos do que eu realmente precisava.
Ele disse que eu tenho "espasmo ocular", creio que assim que se escreve. Qual a sua opinião? É possível que isso aconteça?

Obrigada!!!
Alessandra

Boa tarde Dr. Renato

Gostaria de saber até qual expessura da córnea que permite a lasix, é que pelas informações que obtive a minha tem 490, e gostaria de fazer lasix.

Grata
Miucha

Boa Noite, Dr Renato.

Tenho 30 anos, 8 graus de miopia e 1 de astigmatistmo (ambos os olhos).
Meu oftalmologista não me indica fazer a refrativa Lasik, por conta de histórico familiar de Glaucoma.
Não tenho essa doença, mas como várias pessoas da minha família já desenvolvera ele teme que eu fique mais propensa a desenvolver após a cirurgia refrativa.
Essa informação procede?
Obrigada, Maria.

Caroline

Isso deve ser um "haze" que é uma pequena "mancha" na cornea.
Muitas vezes resolve com o tempo. Em outra é preciso algum tipo de retoque. Nao é nada definitivo

Alessandra

Sim é possivel
Entao ele fez o correto, corrigiu de menos e se for necessario depois ele corrige o que faltou

Miucha

A espessura minima da cornea depois da cirurgia é de 300 a 350. Entao vai depender do seu grau. Se for muito alto pode ser arriscado

Maria

Voce nao fica mais propensa a ter glaucoma mas o glaucoma fica mais dificil de ser diagnosticado e acompanhado se no futuro voce desenvolver glaucoma.
Eu nao veria muito problema em opera-lo

Boa noite, Dr. Renato

Há uns 2 anos, fazendo os exames para verificar se poderia operar a miopia, o médico que fez o mapeamento da retina disse que tinha de fazer aplicações de laser fotocoagulação, se realmente fosse me submeter a cirúrgia. Na época não fiz a fotocoagulação, nem a a refratária. Atualmente, tenho 35 anos, 4,5 (O.E.) e 6.0 (O.D.) graus de miopia e estou fazendo novos exames para operar, meu oftalmologista indica fazer a refrativa PRK, entretanto, informou que para a PRK não há necessidade da fotocoagulação, pois não haveria aumento dos riscos de descolamento da retina, em razão da cirurgia, que esse aumento dos riscos ocorreria, apenas, com a lasik. Essa informação procede?
Muito obrigada, Vitória.

Vitoria

Voce deve fazer o laser na retina (fotocogulaçao) independente da cirurgia que for fazer. Tem que fazer!

Boa noite Dr Renato, será que o sr pode me tirar uma duvida:

operei na quarta (15/12) a lasik, e tinha mais ou menos 2,5 astig e 2 miopia olho esq e um pouco menos no direito. A minha duvida é a seguinte: um dia depois da operação, fui fazer a revisao com o medico que me operou ele disse que a vista da direita estava zerada, tnto miopia como astigmatismo, entretanto a da esquerda tinha 0,5 de astigmatismo. O sr sabe me dizer se ainda pode zerar o olho esquerdo, ou seja, sumir esses 0,5?

Desde ja agradeço!

Luiz

Boa tarde Dr.

Fiz a cirurgia PRK personalizada há exatamente dois meses, meu grau era 7,00 e 6,25, no início, foi aquele pós, horrível, passou e hoje, estou com a visão acho que perfeita, como nunca alcancei essa visão, mesmo com óculos, acredito estar caminhando para a perfeição. Só que há alguns dias, durante o sono, sempre que tento abrir os olhos,parecem que cola e dói muito, tenho que esperar, relaxar as pálpebras e depois tentar abrir novamente. Será que é falta de lubrificação, tenho usado pouco o colírio lubrificante, será tenho que usar o colírio por mais vezes ou é algum problema. Estou começando a ficar preocupada. Ah! Vale lembrar tbm que há alguns dias, tenho dormido pouco, tem alguma relação.

Luiz

Pode sumir sim. Mas mesmo se nao sumir, eu nao acho que isso vai te incomodar

Rose

Isso é tipico de ressecamento ocular
Voce deve usar mais o lubrificante e tambem alguma pomada antes de dormir, como genteal gel, epitegel, liposic etc...

Ola, muito legal o site
Dr. estou muito apreensiva
Fiz a cirutgia (lasik) dia 23/12/10, hj dia 27/12 foi a segunda consulta do pós cirurgico. E o meu médico passou um gel que se chama Epitegel. Ele disse que está normal. Realmente estou enxergando bem melhor, mas fiquei preocupada já que meu irmão tb fez a cirurgia no mesmo dia, e para ele o médico não receitou o gel. Posso ter tido alguma alterção anormal?
obrigada

Lara

Nao há motivo de preocupaçao
O epitegel é um gel comum, usado para lubrificar e auxiliar a regeneração do epitelio da cornea
Seu irmao nao precisou mas voce sim e isso nao quer dizer nada demais. Fique tranquila

olá, dr, tudo bem, fiz cirurgia no inico de dezembro, e hj, ainda tenho dificuldade pra enxergar. e do olho esquerdo que enxergava menos, estou enxergando melhor q o direito, isso ococrre ou devo me preocupar, vejo halos prin cipalmente a noite ao redor de luzes e me incomoda muito, fiz prk.obrigada pela atenção

Alessandra

Os halos devem melhorar com o tempo
Quanto a visão pode ser que tenha sobrado algum grau no olho direito

Quando for fazer a revisão com seu medico comente desses problemas.
Nao parece ser nada grave

Boa noite!
Dr Renato, tenho 42 anos, miopia -10,50 (OD e OE), astigmatismo -1,00 (OD) eixo 180° e -1,75 (OE) eixo 20°. Aos 17 anos tive uma úlcera bacteriana provocada por lente de contato (gelatinosa) no O.E. Aos 20 anos começei a usar lente dura devido astigmatismo (que era -3,..).

Fiz exames pré- operatórios aprox. há 8 anos atrás e foi contra-indicado devido a córnea fina.

No mês de 12/2010 fui ao oftalmo e fui orientada a ficar sem as lentes para fazer o exame; fui informada de ter ceratocone (pelos exames que levei segundo o Dr. já indicava o problema). Nunca me passaram este diagnóstico em outras consultas. (Fiz fotocoagulação em 2006).

Este grau que te passei e´ do exame que fiz dia 05/01/2011, fui informada que minha córnea estava bem melhor devido ter ficado sem as lentes que estavam comprimindo a córnea (ainda estou sem e meu óculos está quebrado). Posso usar lentes gelatinosas descartáveis até fazer os exames necessários?

Concluindo após fazer várias pesquisas na internet vi que atualmente tem equipamentos atuais, além de ler as respostas acima que muito foi esclarecido. Enfim gostaria da sua opinião, avaliação ou indicação de um especialista em SP (Unimed Paulistana) que confirme este diagnóstico e para saber se posso ou não fazer a cirúrgia personalisada. Não mandei fazer as lentes, nem os óculos até ter uma conclusão. Peço encarecidamente que me de uma orientação, para que eu possa retomar meus afazeres. Desde já agradeço sua atenção em nome de todos que estão passando pelo mesmo problema que eu.

Obs.: além de manter-se calma, há algo que possa contribuir para evitar que os ohos se mexam demais durante a cirúrgia? Atc Nilza Inson

Nilza

Se há uma suspeita de ceratocone a cirurgia a laser está totalmente contraindicada, mesmo sendo personalizada. Ainda mais que vc tem a cornea fina.

Em Sao Paulo, tem grandes clinicas, inclusive grandes universidades A Escola Paulista, a Santa Casa e a USP tem otimos serviços

Dr.
Boa Noite.
Sou Fabio, tenho 28 anos, fiz a cirurgia LASIK de Miopia -1,5 OE, e Hipermetropia +4,5 OD, o resultado em ambos os olhos está muito satisfatório, porém durante a noite e ambientes escuros, nos pontos de luzes com o OD ( o da Hipermetropia ) enxergo "efeito estrelas" e isso me incomoda um pouco, esse tipo de efeito também é transitório como o caso de Halos? e qual o tempo médio que esses efeitos costumam sumir ( se forem transitórios )?
Obrigado pela atençao. Abraços,

Fabio

Sim, esses efeitos tambem sao transitorios e costumam melhorar em até 3 meses

Ola Doutor, parabéns pelo site. Minha dúvida é a seguinte: fiz a cirurgia PRK dia 29\11\2010. Hoje está com 44 dias, e sinto muito astiguimatismo, quando coloco optive alivia um pouco, mas é bem rápido e volta novamente o astiguimatismo. Gostaria de saber se esse astiguimatismo vai acabar ou não, e será preciso fazer alguma reparo. Obrigdo, pela atenção, Adalberto Garcia

Obrigada, Dr. e´a Nilza novamente, conversei com o oftalmologista e ele me falou que os dois olhos tem ceratocone (inicial, nada que deva me preocupar), pelas pesquisas vi outras opções sobre implantes de lentes, acho que são dois métodos(o que retira o cristalino e um outro), será que uma destas opções seria viável no meu caso?

Adalberto

Pelo seu relato, essa distorçao de visao que vc sente é devido ao ressecamento da superficie corneana que interfere com a visao
Se for realmente isso, deve melhorar com o tempo

Nilza

Sao possiveis sim as cirurgias de implante de lente.
Na sua idade, a melhor opçao é a lente fácica (a que nao troca o cristalino)

Jaqueline Barbosa

Dr. Renato, também fiquei impressionada com a sua disposição, acessibilidade e paciência para os esclarecimentos. Tenho certeza que seu comportamento inspira outros medicos e ajuda a constriuir uma medicina mais humana.

Tenho 3 dúvidas: o que se pode fazer e o que se deve evitar no pós-operatório pela PRK? Preciso programar minhas atividades, especificamente leitura em computador e mergulho em piscina/mar.

Em Brasília é excessivamente seco e trabalho em ambiente de ar condicionado. Existe alguma contra-indicação nesse sentido?

Também fiquei preocupada de mexer os olhos durante a cirurgia. Nao tem como fazer desacordada?

Obrigada!

Jaqueline

1 - Piscina e mar voce terá que evitar por um tempo até a total cicatrizaçao da sua cornea (o que ocorre entre 7 e 20 dias). Demais atividades (TV, computador p.ex.) não tem problema nenhum
2 - Devido ao clima seco voce poderá mais desconforto no pos operatorio mas isso resolve pingando colirios lubrificantes
3 - Nao tem como fazer a cirurgia desacordada mas nao se preocupe pois nao é dificil manter o olho parado
Boa sorte

Dr. Renato
Meu nome é Vagner.
Eu tenho uma toxóplasmose no olho direito e queria muito fazer essa cirurgia de miopia, será que posso fazer ou a toxo vai atrapalhar?
o que pode acontecer se eu fizer essa cirugia no olho que tem a toxoplasmose?
me ajude por favor, com essa informação!

meu e-mail: maiabrum2@hotmail.com
grato!

Vagner

Teoricamente qualquer cirurgia ocular pode desencadear uma nova crise de toxoplasmose. Mas na cirurgia refrativa esse risco é pequeno e acho que nao deve ser uma preocupação nem para voce e nem para o seu medico

Doutor fiz a cirurgia a laser em 1998, fiquei com dificuldade para enxergar a noite e agora estou com quase dois graus de miopia novamente. Pretendo fazer outra correção com a nova técnica, isso seria considerado uma nova cirurgia ou um retoque ?

Hoje, 27 de janeiro fiz a revisão de 1 mês e o medico constatou que sobrou 0,5 de astigmatismo nos dois olhos e a miopia estava "zerada". O sr sabe me dizer se a cirurgia foi um sucesso ou se preciso de retoque? Achei que era pra ter zerado devido ao pouco grau que eu tinha (+-2,5 astig. e 1,75 miopia) A cicatrização está excelente, de acordo com o médico.

obs: fiz a lasik!

Desde já agradeço novamente sua atenção!

Luiz

Dr. Renato
O senhor disse que pode desencadear uma crise, mas se essa crise atacar pode fazer com que eu venha perder a visão? Pois, terei que pingar os colírios da cirurgia mais o da Toxo. Pela tua sabedoria e conhecimento, é melhor fazer a cirurgia ou não?
Eu fiz a Lasik no olho direito, mas estou encontrando uma grande dificuldade para enxergar com o olho esquerdo. Por isso penso em fazer no esquerdo a mesma cirurgia, porem, estou com muito medo.
Se tiver que fazer algum retoque no olho que foi feito a lasik, é cobrado novamente? Pois paguei R$2.500 para fazer a cirurgia no olho direito. Isso fica a critério do medico ou tem algo que determine que seja refeita sem cobrar o paciente novamente?
Peço desculpas por fazer tanta pergunta, mas a suas orientações estão me ajudando muito.
Obrigado pela ajuda!


Vagner

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato
Estou super ansioso para fazer a cirurgia refrativa. Porém, tenho algumas dúvidas e desconfianças.
Fui em uma clínica muito conceituada no RJ e o médico disse que o plano de saúde cobre apenas a operação em 1 olho. O outro eu teria que pagar R$2.000, mais R$600 em dois exames que, segundo ele o plano não cobre. Ontem fui em outra clínica, não tão conceituada (uma funcionária aqui da empresa já operou com ele e disse que ele é bom), e o médico disse que o plano COBRE OS DOIS OLHOS. Fiquei desconfiado. Oq acha??

É muito importante sua opinião. Por favor, não deixe de me responder!
Abraço!
Wellington.

Read more: Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa http://www.medicodeolhos.com/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html#ixzz1CMQeNyyM

Dr. Renato
Estou super ansioso para fazer a cirurgia refrativa. Porém, tenho algumas dúvidas e desconfianças.
Fui em uma clínica muito conceituada no RJ e o médico disse que o plano de saúde cobre apenas a operação em 1 olho. O outro eu teria que pagar R$2.000, mais R$600 em dois exames que, segundo ele o plano não cobre. Ontem fui em outra clínica, não tão conceituada (uma funcionária aqui da empresa já operou com ele e disse que ele é bom), e o médico disse que o plano COBRE OS DOIS OLHOS. Fiquei desconfiado. Oq acha??

É muito importante sua opinião. Por favor, não deixe de me responder!
Abraço!
Wellington.

Dr. Renato,
Estou ancioso por uma reposta. Postei uma pergunta no dia 28/01/2011.
Segue:
Dr. Renato
O senhor disse que pode desencadear uma crise, mas se essa crise atacar pode fazer com que eu venha perder a visão? Pois, terei que pingar os colírios da cirurgia mais o da Toxo. Pela tua sabedoria e conhecimento, é melhor fazer a cirurgia ou não?
Eu fiz a Lasik no olho direito, mas estou encontrando uma grande dificuldade para enxergar com o olho esquerdo. Por isso penso em fazer no esquerdo a mesma cirurgia, porem, estou com muito medo.
Se tiver que fazer algum retoque no olho que foi feito a lasik, é cobrado novamente? Pois paguei R$2.500 para fazer a cirurgia no olho direito. Isso fica a critério do medico ou tem algo que determine que seja refeita sem cobrar o paciente novamente?
Peço desculpas por fazer tanta pergunta, mas a suas orientações estão me ajudando muito.
Obrigado pela ajuda!
obs.:Estou enviando pela conta da minha tia!
Vsgner

Ola doutor!

Meu nome é Fernanda e gostaria de saber se, sendo albina e com todas as consequencias que isso acarreta (hipermetropia, astigmatismo e nistagmo) se alguma dessa duas tecnicas Lasik ou prk, é indicada para mim. Tenho a sensação que a hipersensibilidade à claridade esta aumentando e minha visão diminuindo consideravelmente. Dores de cabeça profundas e intermitentes. Minhas dioptrias são menores que 6, tanto na hipermetropia quanto no astig.
Grata

Dr, tenho od -800 esf 225 cil X 150
oe -900 esf 175 cil X 90

E sinto certa dificuldade no olho esquerdo, não consigo enxergar bem com ele mesmo usando as lentes de contato, a cirurgia, iria me devolver uma visão compativel com o outro olho q enxergo mto bem com as lentes, agradeço pelo espaço...obrigado!!!

Senhores,
Gostaria de saber se a cirurgia não ficar 90%, eu tenho que pagar novamente 2.500 para o medico refazer?

Wellington

Os convenios tem contratos diferentes com as clinicas. Ou seja, um convenio pode cobrir uma cirurgia em uma clinica mas em outra (mesmo que conveniada) ela não cobre.

Isso, infelizmente, é muito comum de acontecer pois os convenios tentam reduzir seus custos, oferecendo uma remuneraçao menor aos medicos e alguns deles aceitam isso

Vagner

A recidiva pode deixar uma sequela permanente na sua visao mas como disse antes isso é pouco provavel de ocorrer.
O custo de uma nova cirurgia é decidido entre o medico e o paciente mas normalmente quando é uma cirurgia de retoque logo apos a 1a cirurgia o custo é zero.

Fernanda

Em virtude do nistagmo e do movimento do olho, a cirurgia a laser é muito dificil no seu caso
Eu nao faria.
Tente usar lentes escuras para diminuir a fotofobia

Maciel

Nao.
A cirurgia só deixará a sua visao igual a que vc tem quando usa o oculos. Mas nao melhora além disso

Luiz

A cirurgia foi um sucesso
Esse grau que sobrou nao te fará falta

Olá Dr,

Tenho 22 anos (23 em abril)e Amanhã realizarei os exames pré-operatórios para a cirurgia refrativa, tenho 4 graus OD e 3 graus OE de Miopia e 2 graus de Astigmatismo e ambos os olhos. Fiz um exame de vista agora em janeiro e meu grau não aumentou desde a ultima consulta há cerca de 7 meses atrás.
O Sr. considera a minha visão estável para realização da cirurgia?

Grato, Renato César.

Obrigada por me responder dr Renato!

E se eu resolvesse o problema do nistagmo, com alguma tecnica cirurgica? Pesquisei e ate o botox é utilizado para relaxar os musculos retos e obliquos do olho. É verdade?, vc acha que se eu resolvesse o problema do nistagmo seria possivel fazer a cirurgia corretiva?

Grata muitissimo

Fernanda

Nao tem como resolver o nistagmo com cirurgia ou com botox, infelizmente

Renato Cesar

Acho que pela sua idade e por nao ter mudado o grau nas ultimas consulta o grau está estabilizado.
No entanto, eu esperaria no minimo 1 ano entre uma receita e outra para ver a variaçao
Te sugiro fazer os exames pré op agora e repeti-los daqui a alguns meses e ver se eles nao houve mudança na curvatura da cornea

Boa noite me chamo Flavia, fiz exames no dia 06/01/2011 e o resultado foi OD -8,00 cilindrico -0,50 eixo 20, OE-8,00 cilindrico -1,25 eixo 160.Hoje dia 07/02/2011 fiz novamente o exame em outra clinica e o resultado foi OD -9,00 cilindrico -1,25 eixo 25, OE -8,50 cilindrico -3,25 eixo 160, é normal dar tanta diferença de um mes para outro?
Alem da diferança do grau o medico disse que tenho uma mancha na cornea que pode ser pelo uso de lentes de contato e me indicou retornar daqui 1 ano para nova avaliação.Devo procurar outro medico para um novo diagnostico?

Flavia

Nao é normal tanta variaçao
Pode ter sido um erro em alguns dos exames, ou se vc usa lente precisará ficar mais tempo sem a lente antes de fazer o exame ou até mesmo a taxa da sua glicose (se voce for diabetica).
Enfim , precisa refazer o exame mesmo

Olá Dr.,
Tenho 29 anos, miopia 2,25 OE e 2,5 OD. Tenho dúvida em qual técnica utilizar. Minha pupila tem 6 mm e tenho olho um pouco ressecado (principalmente qdo acordo, nada que me atrapalhe). Qual método o senhor recomenda para o meu caso, sendo que, segundo minha médica, posso fazer com ambas?

Boa Tarde.
Doutor fiz alguns exames para saber se posso operar e o indice ceratorefrativos deu Astigmatismo Assimetria ,isso quer dizer que nao posso fazer a cirurgia refrativa.
Obrigada.

Boa noite Dr. Renato, parabens pela sua pela iniciativa de tirar tantas duvidas. Dr. vou fazer a cirurgia PRK nos dois olhos sexta, no HOB (Hospital Oftalmológico de Brasília)com o Dr. Marcos Resende Fenelon, gostaria de saber se o senhor conhece esse Dr. Marcos? obs: tenho 1,75 OD e 1,70 OE.
Muito Obrigado

Dr. outra duvida com esse grau de 1,75 e 1,70 tenho chances de quase zerar? vou fazer a PRK convencional.

Nan e Neto

Se a assimetria do astigmatismo for grande pode contraindicar a cirurgia

Martusso

Respondei essas duvidas suas em outro post

Olá Dr. Renato, muito obrigado pelas respostas nesse blog!

1) Tenho miopia e astigmatismo nessa ordem (OD 4.25/1.25 e OE 4.0/1.0) Consultei 2 médicos, um indicou PRK por ser mais seguro, mas disse que fica a meu critério, o outro indicou i-lasik, com fentosecond, a mais moderna atualmente. Espessura da córnea disseram ser boa. O que devo fazer? :(

2) Tem algum médico em Curitiba que o Sr. possa me indicar? Consultei o Dr. Paulo Fadel e o Dr. Johny de Polo.

3) Na cirurgia lasik/ilasik, não se usa lentes de contato de proteção no pós-operatório?

4) Tenho 23 anos e meio, meu grau está estável aparentemente há 1 ano, já posso me submeter a essa cirurgia?

Muitíssimo obrigado por dispor de seu tempo respondendo a essas perguntas!

Diego

Rose
Olá Dr. Renato,Depois de fazer várias pesquisas na internet,contínuo com várias dúvidas.bom, para começar, tenho 43 anos e o meu óculos foi feito em 11/08 passando para bifocal. Agora grau está em: longe (od -1,25 -0,75 180º e oe - 1,00 -0,50 30º);Perto (od +0,50 -0,75 180º e oe =0,75 -0,50 30º)verificado em 15/02/11.Acho que mudou pouca coisa.Estou com vontade de fazer a cirurgia refratva e, gostária de saber qual a melhor opção no meu caso. O médico q fui,me recomendou q fissesse a personalizada (me disse que a única diferença é q está verifica os possiveis problemas q possam existir e fazer a correção de acordo com o meu caso ,e que terei que fazer os exames de pentacam e o OPD.Tb fiz outros exames e o que verifica tb a espessura da cónea(daria até para tirar uns 20º segundo o med.pela espes.).Vi na internet que na lasik pode ocorrer problemas devido a lap(pode enrrugar e trazer problemas)enquanto q na prk ela é removida;q o melhor equipam.excimer laser zyoptix z 100 e a técnica wavefront,sotware tissue saving.Tb tem as lentes intra ocular (não sei se entendi bem mas tem essa cirurgia sem tirar o cristalino)Enfim, gostaria da sua opinião, avaliação ou indicação de um especialista em Recife q atenda Unimed ou bco Central. Desde já, agradeço sua atenção.Peço desculpas se me estendi.



Read more: Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa http://www.medicodeolhos.com/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html#ixzz1E93zexpY

Carlos:
Boas Sr. Dr. Renato gostava dum esclarecimento eu no final de fevereiro tenho que dicidir ao médico se quero ser operado a lasik ou não
tenho hipermetropia 4.5OD - 4.00OE já vejo também mal ao longe sei que mais tarde vem a presbiopia . gostava que me dizesse algum se vale a pena eu ficar melhor duque estou agora. Agradecia o seu esclarecimento obrigado

Diego

Em Curitiba, posso te sugerir o Dr. Nicolas Pereira

As 2 tecnica sao boas, tanto o Prk quanto o lasik com femtosecond
A lente de contato só é necessaria no PRK

Pela sua idade já pode operar sim

Rose

Em Recife tem um otimo médico que é o Dr. Fabio Casanova

Pela sua idade eu nao indicaria as lentes intraoculares

Mas como vc tem grau de perto e de longe tambem, a tecnica tem que ser bem pensada.
Procure esse médico, acho que vai seu uma boa opçao

Renato

Se os seus exames estiverem bons para a cirurgia, eu acho que vale a pena sim. Mesmo que daqui a alguns anos venha a aparecer um grau de perto, será um grau mais baixo do que se voce nao operar

Sr. Dr. O meu muito obrigado pela força que me deu agradeço-lhe imenso.
Abraços

Boa tarde Dr. Renato! Fiz a cirurgia Lasik há 8 dias. Tinha 0,5 de miopia nos dois olhos e -1,25 (eixo 180º) no OD e -1,00 (eixo 180º) no OE. Estou enxergando mal de perto e de longe, mas está pior para perto. Será que isso é normal, ou ainda é cedo para avaliar?
Procurei o médico e ele não quis dizer se restou algum grau. O médico receitou os colírios MaxifloxD e Ecofilm, mas mandou suspender o MaxifloxD com 5 dias de uso. Não é cedo para parar de usar? Qual é o melhor lubrificante, o Ecofilm ou o Optive?
Muito obrigada.
Luciana Lima

Luciana

essa sensaçao de dificuldade p perto é normal e passageira
o tempo de uso do colirio está correto

Eco film e optive são bem parecidos

Dr. gostaria de saber qual o tempo minimo para refazer a operação com lasik? pois meu médico disse que na hora da cirurgia minha pupila retraiu durante devido ao stress isso pode ocorrer?e que sobrou 1.5 no O.D. de miopia e que após 1 ou 2 meses eu poderia estar refazendo será que este tempo está certo não seria muito recente?
Muito obrigada pela atenção
Fabiana

Fabiana

Eu costumo aguardar 3 meses antes de reoperar

Olá Dr. Bom, vim aqui novamente pra não ir viajar preocupada.. rs
Operei PRK do olho direito há quase 3 meses e do olho esquerdo há 40 dias...
Posso ir pra praia, mergulhar de olhos abertos, jogar água?? rsrsrs...
Obrigada!!!

Oi Dr. Renato! Sou eu novamente. Eu fiz a lasik personalisada há 9 dias. Tinha 0,5 de miopia nos dois olhos e -1,25 (eixo 180º) no OD e -1,00 (eixo 180º) no OE. Hoje procurei outro médico que me disse que eu zerei a miopia mas fiquei com hipermetropia de 0,75 no OE e 1,25 no OD!!! E quase nada mudou do astigmatismo!! Ele falou que pode ser por causa das aberrações, que podem ter levado a uma hipercorreção. Ou seja, fiquei com a visão pior que antees. Ele disse pra esperar 6 meses pra fazer o retoque. Devo esperar esse tempo todo? É verdade que a cirurgia personalisada pode levar à hipercorreção? Fazer o retoque pode trazer algum risco, tipo, ficar pior do que está?
Desde já agradeço a atenção.
Luciana Lima

doutor qual a diferença entre lasik personalizado e lasik convencional, tenho miopia de 2 graus e cada olho, qual devo fazer. obrigado

Boa noite Dr Renato!
Me chamo Renata, fiz PRK ha 22 dias, miopia. Tirei a lente terapeutica no quarto dia, mas incomodou muito e recoloquei por mais um dia, ai aliviou! Mas eu ainda enxergo tudo muito embacado, muito pior que antes da cirurgia! Inclusive de perto, que antes a visao era perfeita, agora ta dificil ate pra digitar e ler esse post....Sera que pode ter ocorrido algum erro na cirurgia? Tem alguma chance de ter programado o laser errado? Eu voltei ao medico pra saber o que houve, mas ele nao me respondeu nada direto...so falou pra esperar mais 45 dias e comentou sobre um possivel reparo, mas so dai 3 meses... e ate la? vou continuar assim sem foco em tudo que olho? To muito preocupada e angustiada, afinal demorei tanto pra fazer essa cirurgia e estava tao feliz em nao precisar mais de oculos.....agora nao posso colocar nem meus oculos, nao enxergo bem de longe e nem de perto mais.........teve um paciente que fez a cirurgia antes de mim que tinha 12 graus em 1 olho e 7 no outro, e eu tinha uns 2 graus, pode ter acontecido de o medico nao ter alterado a programacao da maquina na minha vez??? Me ajuda, por favor!!! Ja estou arrependida de ter feito isso....gastei dinheiro a toa!!! Nao recomendo a ninguem. Ai que saudade do meu oculos, ai que saudade de enxergar!!! Obrigada! Renata.

Patricia

Teoricamente pode fazer tudo isso
Mas use oculos escuros na praia e feche os olhos embaixo dágua

Luciana

Esse grau que ele achou pode ser transitorio pq há pouco tempo da cirurgia
Aguarde um pouco mais para ver com que grau vc vai ficar

Adriana

A personalizada corrige as chamadas aberraçoes de alta ordem, que são tipos de grau que nao podem ser medidos nos aparelhos convencionais

Algumas pessoas nao tem muito dessas aberraçoes e portanto podem fazer a cirurgia convencional

Renata

Calma. Sua cirurgia está muito recente
Certamente seu médico nao trocou a programação da sua cirurgia com a de outro paciente...
Essas sensaçoes sao comuns no pos operatorio recente. Dê tempo ao tempo

Obrigada, Dr. Renato!
Estou mais tranquila.
Vou aguardar entao.........
Boa semana!!!

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato, não tiro o olho desse blog, pois acho admirável sua clareza e boa vontade em tirar nossas dúvidas. Parabéns!
Doutor, eu operei no dia 24/02/2011, com o método lasik. Tenho algumas dúvidas e inseguranças que estão me atormentando. Sinto minha visão um pouco embaçada, principalmente no computador e à noite. Isso é normal? Vai passar? Eu trabalho com computador, isso afeta minha recuperação?? Outra coisa: estou enxergando melhor com o olho direito do que com o esquerdo. Reparei que tem uma pequena mancha branca nesse olho. Oq pode ser? Será que restou algum grau? Afinal, o olho esquerdo demorou mais e eu fiquei mais nervoso. Estou com medo de ter sido uma cirurgia mal sucedida.
Me dê uma luz??

Read more: Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa http://www.medicodeolhos.com/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html#ixzz1FHMzH1rO

Wellington

Vamos por partes...
O computador nao vai interferir no resultado da cirurgia embora possa piorar a sua fotofobia

A sua cirurgia é recente entao os sintomas podem melhorar com o tempo
Os dois olhos geralmente nao tem o mesmo grau e a cicatrizaçao nao é igual
é importante que vc mantenha uma dialogo claro com o seu medico para saber o que está acontecendo realmente

Dr. Renato, obrigado pela resposta. Isso que você falou tem sentido, pois eo olho esquerdo, o grau era bem maior.
Doutor, não tiro da cabeça o fato de eu ter sentido a cirurgia TODA. Pesquisei tantas vezes e conheço pessoas que falaram não ter sentido absolutamente nada na cirurgia. Minha gerente operou, disse que ficou só no pré operatório 2h, e que logo no fim da cirurgia já enchergava. Comigo foi o seguinte: a enfermeira pingou um colírio anestésico, e em 10 min fui operar. Hj fui fazer uma revisão e perguntei a todos que operaram no mesmo dia que eu, se eles tinham sentido dor....todos disseram que sim. Não acha estranho, doutor?

Wellington

Talvez eles nao tenham feito a analgesia suficiente...dificil dizer, mas pode ter sido isso

Caro Doutor, faz pouco mais de uma semana que me submeti ao LASIK, e meus olhos estão tão ressecados que já estou no meu terceiro frasco de colírio. Tentei pedir ao meu médico um lubrificante que fosse menos caro que o atual (Systane), mas ele me desencorajou alegando que outras marcas não seriam eficazes.
O senhor concorda ? Caso contrário, poderia me indicar alternativas ?

Muito agradecido

Buo

Colirios similares as systane são o optive, o genteal...mas são de preço semelhante

Fiquei um tempo fora e não pude tirar algumas duvidas que eu ainda tenho.
O senhor disse que uma cirurgia refrativa poderia desencadear uma crise de toxoplasmose e deixaria seqüelas caso uma recidiva. o meu medico disse que não atacaria a toxo, pois, o processo é na frente do olho e só teria um laser que penetraria.
Eu vejo alguns maribondos na visão (seqüelas deixada pela toxo – pontos pretos), com a cirurgia poderia aumentar? eu perderia a visão? ou parte dela? Se der errado? Qual a chance de em porcentagem para atacar a toxo?
Com a sua experiência, eu deveria fazer ou não?
O senhor já operou alguém com toxo? O meu medico não faz exame nenhum antes da operação. Ele disse que não é preciso.

Oriente-me, por favor. Ajude-me pelo amor de Deus.

Obrigado pela sua atenção.

O senhor disse que uma cirurgia refrativa poderia desencadear uma crise de toxoplasmose e deixaria seqüelas caso uma recidiva. o meu medico disse que não atacaria a toxo, pois, o processo é na frente do olho e só teria um laser que penetraria.
Eu vejo alguns maribondos na visão (seqüelas deixada pela toxo – pontos pretos), com a cirurgia poderia aumentar? eu perderia a visão? ou parte dela? Se der errado? Qual a chance de em porcentagem para atacar a toxo?
Com a sua experiência, eu deveria fazer ou não?
O senhor já operou alguém com toxo? O meu medico não faz exame nenhum antes da operação. Ele disse que não é preciso.

Oriente-me, por favor. Ajude-me pelo amor de Deus.

Obrigado pela sua atenção.

Vagner

Vou repetir o que escrevi antes para ficar bem claro
"Teoricamente qualquer cirurgia ocular pode desencadear uma nova crise de toxoplasmose. Mas na cirurgia refrativa esse risco é pequeno e acho que nao deve ser uma preocupação nem para voce e nem para o seu medico
26 de janeiro de 2011"

Muitas das suas perguntas nao tem resposta... nao há um percentual que eu posso te dar, nao posso dizer se vc deve operar ou nao (essa decisao é sua!)
Eu nunca passei por essa situaçao de operar alguem com toxo entao nao posso te dizer

Ou voce confia no seu medico ou procura outro...

Dr.
Muito obrigado pela sua ajuda!

O seu trabalho em tirar dúvidas das pessoas é muito importante e com toda a certeza ajuda muita gente.
Continue com esse trabalho, pois, se o Brasil tivesse muito como o senhor, as coisas seriam melhores.
Muito obrigado de coração.

Dr. tenho 1 grau de miopia no olho direito e 1,25 no esquerdo, atualmente tenho 33 anos. Existe algum tipo de contra indicação pós cirurgia PRK? Para práticas de esportes como Karatê?
Obrigado

Luiz Fernando

Luis fernando

Voce terá que ficar um tempo longe desses esportes. No minimo 1 mes

Bom dia, Doutor.

Realizei a cirurgia a laser, de correção da miopia, no dai 17/3, e desde então, meus olhos ficaram com algumas manchas vermelhas, principalmente o esquerdo, que se machucou um pouco durante a cirurgia. Apesar da cor, não sinto nenhum tipo de dor nos olhos.

Os olhos retomarão a coloração atual naturalmente? Estou preocupada, pois nos últimos 7 dias ainda não houve alteração.

Atenciosamente.

Rafa

sim, retornarão ao normal...pelo q vc escreveu nao tem porque se preocupar

Dr. Renato, agradeço muito a atenção!

Olá Dr. Gostaria de saber se depois de 3 meses operada de PRK (na ultima consulta há 1 mês meu médico disse que está td ótimo), já posso fazer td novamente como era antes da cirurgia? Ou ainda tem alguma restrição a alguma coisa?
Ovrigada!! =)

Boa tarde Dr. Renato

Meu nome é Natalia e sou de Niterói-RJ.
Estou pretendendo realizar a cirurgia refrativa para correção de miopia 4,5 OD e 4,0 OE. Já não estou mais tolerando usar lentes pois já as uso há pelo menos 10 anos. Meu grau já está estabilizado e os exames me colocam como apta para a cirurgia.
O meu plano de saúde cobre o valor integral da cirurgia desde que seja em clinica credenciada. Porem o medico que me foi indicado não realiza a cirurgia em clínica credenciada pelo plano. Estou um pouco na dúvida se as clínicas sugeridas pelo meu plano são boas, pois não conheço. Também não tenho indicações de médicos credenciados pelas clínicas. Fico um pouco apreensiva em realizar tal procedimento em um local que não conheço, por isso gostaria da sua opinião. Um das opções que tenho é o IBOL (Inst. Brasileiro de Oftalmologia) do Rio de Janeiro. Gostaria de informações sobre a realização de cirurgia no local, e médicos que poderiam realizá-la Acha que vale a pena tentar realizar a cirurgia pelo plano?

Obrigada,
Natalia

Natalia

O IBOL é um otimo centro, com equipamentos modernos. Pode operar lá com certeza. Procure o Dr. Leonardo Santos, que é um especialista em cirurgia de miopia.

Muito obrigada Dr. É bom lembrar de toda a preocupação que passei e agora estar bem e enxergando tudo.. rs.. Muito obrigada pelas dúvidas esclarecidas. Só quem passa por essa situação sabe o quanto isso é importante, pois centenas de dúvidas que nos cercam. Parabéns pelo blog e pela iniciativa que ajuda tanta gente como eu. Obrigada. Um abraço!

Patricia

Obrigado pelas palavras
E divulgue o blog por favor, entre seus amigos e nas midias sociais.
É importante que a audiencia aumente para que possamos continuar e até melhorar o blog

Dr. Renato,
Operei os dois olhos em abril/2005 (lasik, miopia 2º 75 dos dois olhos). Foi me dito que ficou 5% de resíduo em cada olho. Mas hoje tenho OD (esferico -0,50, cilindrico -0,75, eixo 175º) do OE (esferico -0,75, cilindrico -0,75, eixo 180º).
Nos três primeiros anos enxergava tranquilo depois começei a não enxergar de longe tranquilamente, tanto que uso oculos para dirigir a noite. Estou com 34 anos é normal aumentar o grau depois de alguns anos?

Amigos...

Sim, apos alguns anos pode aparecer um grau... geralmente é menos do que era antes de operar

Boa Noite Dr Renato!
Meu nome é Vanessa e eu fiz a cirurgia ilasik para correção de astigmatismo (4,25 e 4,00) há 5 dias e estou enxergando bem mas com muitas flutuações, principalmente no olho direito no qual tive uveite (mas a médica q me acompanha liberou a cirurgia.) Sinto que a visão direita não esta tão boa quanto a esquerda. Também estou sintindo muiita dor de cabeça, todos os dias. Meu médico disse que a para verificação do grau restante só daqui a 4 semanas. Será que a visão direita ainda vai estabilizar? E a dor de cabeça é devido a cirurgia?

Vanessa

Essa flutuaçao é normal pq está muito recente
O que voce tem que se preocupar é se por acaso a uveite voltou e é isso que está causando essa dor e essa turvação visual

Obrigada Dr Renato! Ja tenho mapeamento marcado para verificação da uveite, mas só é permitido fazer daqui a 3 semanas (orientação da médica). Ainda assim ficarei atenta!
Abraço!

Marco Túlio

Dr, fiz cirurgia prk a 9 dias atras. A 2 dias atras retirei as lentes, más ainda estou enxergando embaçaodo, estou tendo dificuldades para trabalhar, nao consigo ler direito, ainda esta ardendo um pouco, e nao estou notando melhoras nos ultimos dias. Isto é normal?


Obrigado!!

Marco Tulio

Isso pode ser normal sim, ainda mais que tem pouco tempo
Se o médico falou que estava tudo bem, mantenha os colirios e aguarde

Boa Tarde, Meu nome é Vanessa, fiz lasik em 12/08/2010 para corrigir OE 5,00miopia e 0,75 astigmatismo e OD 4,25 miopia e 0,50 astigmatismo. Fiz um retoque em 26/08/2010 pois sobrou grau residual de 1,75 de miopia em cada olho.Em 17/02/2011 fui a uma consulta e tinha sobrado no OE 0,50 miopia e 0,75 astigmatismo e OD 1,00 miopia e o meu médico decidiu fazer outra intervenção. No momento meu grau havia zerado. Fiz uma nova consulta em 13/04/2011 meu olho apresentou grau novamente OE 0,50 miopia e OD 0,75 miopia, ele queria fazer mais um retoque dizendo que a minha córnea é muito rígida. Mas eu não deixei, pois fiquei com medo. Então ele me passou a receita de óculos conforme eu pedi. Com óculos eu enxergo muito pior do OE parece que para longe a visão embaça com os óculos e sem eles eu enxergo melhor para longe, no OE a visão de perto é muito embaçado tanto faz com ou sem óculos, já o olho direito corrige perfeitamente com óculos. Ontem fiquei pensando em autorizar a correção somente no OD, pois é o que eu sinto dificuldade para longe. Minha preocupação é piorar para perto e eu não conseguir mais ler livros, pois é o que eu adoro. Por favor me de uma opinião pois estou com muito receio. Obrigada. Obs. Parabéns pelo seu blog.

Vanessa

Eu se fosse voce nao operaria mais. Principalmente o olho direito que é o que corrige bem com os oculos.
Voce tinha um grau alto antes e agora tem um grau pequeno..Pronto, já tão bom... conviva com esse grau, use o oculos quando necessario e nao arrisque mais a sua visao. É a minha opiniao

Dr Renato, fiz a cirurgia de PRK há 21dias e sinto minha visão pior do que o 9ºdia de cirurgia. Não consigo ler as placas de trãnsito, A visão para longe está péssima e muito embaçada.Existe o risco de ficar assim para sempre? O que significa cicatrização anormal que ando lendo na internet?
Obrigada e parabéns pelo blog.

Renata

até existe esse risco mas essa flutuação da visão é normal nas primeiras semanas
O importante é manter o acompanhamento com seu medico e ver o que ele diz...se está indo tudo certo ou não

Bom dia Doutor,

Fiz PRK p correção de miopia/astigmatismo há exatamente 79 dias. Estou completamente independente dos óculos, a visão do olho esquerdo está bem nítida, mas com o direito não acontece a mesma coisa. É claro que vejo bem, mas ainda tá um pouco embaçado. A minha médica até já me deu um laudo, caso o Detran peça, relatando que não necessito de correção visual. O problema é que terça-feira que vem 10/05/11 está marcado meu exame médico p tirar a restrição da CNH. Será que esse embaçamento do olho direito vai me atrapalhar? Podendo até me reprovar no exame?

Desde já agradeço a resposta doutor.

Alessandra

Provavelmente não
O detran tem uma certa tolerancia. nao precisa der 100% nos dois olhos
Provavelmente vc passará facilmente

Olá Dr Renato. Parabéns pelo seu blog. Me ajudou bastante na minha pesquisa sobre o assunto da cirurgia refrativa. Porém gostaria de saber a sua opinião a respeito do meu caso. Tenho grau 5 nos dois olhos, de miopia, e 22 anos. Porém o meu plano de saúde somente cobre cirurgia PRK para a minha idade. O sr. acha adequado fazer a cirurgia utilizando esse método? Ou no meu caso seria melhor o Lasik? Já fiz todos os exames pré-operatórios, inclusive o wavefront. Pergunto isso pois depois de ler vários relatos de casos em que com 60 dias a visão ainda não estava adequada com PRK. Já a recuperação do Lasik me pareceu muito melhor, sem riscos. Fiquei com medo do PRK.
E uma outra dúvida que eu tenho é a seguinte: se hj eu fizer a cirurgia refrativa poderei fazer qualquer tipo de cirurgia daqui a 20, 30 ou 40 anos, como catarata por exemplo?
Muito obrigada desde já pela atenção!

Isabelle

Eu faria o PRK. Apesar da recuperação ser mais lente ela é mais segura do que o Lasik

Sim, no futuro, voce poderá fazer outro tipo de cirurgia se for necessario

Olá Dr. Fiz todos os exames para a cirurgia de correção de miopia, meu grau é 6,75 e 6,5, meu médico disse que estava tudo correndo bem para a cirugia, só que quando fiz um exame (topografia), percebi que o medico ficou meio calado, não me disse nada, só falou que teria que fazer uns calculos para ver o que fazer, disse que me retornava, mais não me retornou, o que pode ter ocorrido nesse exame? eu tinha pedido para ele fazer a Lasik, ele disse que tudo bem, se desse ele faria, mais até agora não falou nada. Nem em PRK, nem LASIK. Estou com medo de não poder me livrar das lentes de contato.

Dr. Renato
Tenho 28 anos e 18 graus de mipia em casa olho, ja fui em varios oftamologistas nenhum me aconselha o operar e sim esperar e monitorar, o que sera de mim esse grau não para será que vou ficar cega??

Dr. Renato

Tenho 28 anos e 18 graus de miopia, ja fui a varios oftamologistas eles falam que não pode operar nem fazer nada so ficar monitorando meu grau, eu tenho muito medo nao sei onde meu grau vai parar tenho muito medo de ficar cega, teria essa possibilidade?

Anniye

Realmente seu grau é muito alto para operar

Se voce fizer os exames de mapeamento de retina regularmente nao tem riscos de voce ficar cega

Dr Renato,
Em primeiro lugar, lhe agradeço pelo importante serviço que presta à todos nós que ficamos apreensivos com os resultados de nossas cirurguias. É realmente emocionante ver um profissional que assume esse pesado compromisso de dedicar seu tempo livre a ajudar nos.
Bom...
Fiz a cirurgia para correção visual nos dois olhos (PRK). Uma foi feita no dia 11/04 e a outra em 18/04.
No primeiro olho, o direito, tive uma recuperação rápida (mesmo com os tradicionais incomodos) e muito tranquila. Já no segundo, o esquerdo, estou tendo um problema crônico de senssibilidade a luz, embora eu sinta muito pouca ardência (imperceptível) e nenhuma dor ou desconforto físico.
Em ambos os olhos a visão está perfeitamente nítida e tenho a certeza de estar absolutamente satisfeito com os resultados de minha correção de grau. O pós opératório também não foi nem um pouco doloroso, mas a senssibilidade a luz descrita acima está me preocupando muito. Eu trabalho normalmente no computador e com raras excessões, fico com a vista cansada ao ver TV (mas só no final do dia). Também dirijo a noite com conforto e os pequenos e imperceptíveis "raios" de luz que vejo ao olhar para luzes acessas sempre existiram e estão quase normais.
Não sinto os olhos secos durante o dia e nem ao acordar, mas continuo pingando o Optive UD vez ou outra, o que parece piorar, momentâneamente a fotofobia.
O problema é a luz do indireta do Sol ou de luzes muito fortes. Meus olhos literalmente fecham e tenho que força-los muito para conseguir fazer com que fiquem abertos.
Já faz quase um mês que operei e a fotofobia no olho esquerdo não melhora nada.
Dr Renato, sei que é impossível fazer um diagnóstico real, mas por sua experiência isso é normal ou pode indicar algum problema na córnea ou alguma complicação permanente?
Agradeço demais.

Leonardo

Nao é comum a pessoa manifestar só a fotofobia e não ter os outros sintomas de ressecamento ou ardência junto
De qq maneira isso deve ser passageiro, principalmente se voce nunca teve isso antes da cirurgia

Tente usar oculos escuros ou oculos antirreflexo para o computador

Bom dia Dr. Renato! Gostaria inicialmente de parabenila-lo pelo site.. está ajudando muita gente.

Bom, eis minha dúvida, realizei cirurgia refrativa dia 29/05 pelo método PRK, fui operado de miopia O.D -4.5 e O.E -4.0 e 0.5 astigmatismo no O.E. Fiz a cirurgia personalizada pois tinha muitas aberrações.

Depois da primeira semana houve boa melhora e achei que me recuperia bem rápido, ocorre que há alguns dias a visão voltou a ficar bastante embaçada, e com muita dificuldade para enxergar principalmente a noite. E hoje, dia 17/05, a visão continua muito embasada, havendo uma pequena melhora apenas ao acordar, e piorando bastante logo depois, ficando muito ruim de enxergar.

Gostaria de saber se é normal essa demora na recuperação mesmo nos casos de cirurgia personalizada.

E outra grande dúvida, depois de 7 dias voltei a praticar musculação com intensidade moderada/elevada, tomando bastante cuidado para nao cair suor nos olhos, o que de fato não ocorreu. Mais gostaria de saber se pelo fato do esforço físico mecher com a pressao, isso possa prejudicar na recuperação visual.

E ainda se o constante esforço na visão para enxergar a tela do computador pode prejudicar na recuperação, pois trabalho diretamente utilizando um notebook, e após 4 dias da cirurgia retornei ao trabalho.

Desde logo agradeço a atenção.

Desculpa.. eu quis dizer que minha cirurgia foi dia 29/04.

Matheus

essa demora pode ser normal sim. Mas é importante que seu médico te examine para ver se nao tem nada fora do normal

A musculaçao e nem o computador comprometeram em nada a sua recuperação

Olá Dr. Renato,
Fiz exames pré-operatórios(Pentacam, wavefront,Aberrometria...) diagnosticando 4,75 graus em ambos os olhos, sem aberrações, tudo perfeito menos a córnea, que é fina, me impossibilitando de retoques ou uma nova cirurgia refrativa. Meu médico alertou pelo possível aparecimento futuro de uma ectasia, tendo um número de 1 a 6 pacientes entre 1.000 que venham a ter. Fiquei preocupada, mas ele me acalmou dizendo que caso venha a acontecer, eu poderia fazer a Cross-Link. A cirugia indicada foi a PRK. Queria sua opinião por favor.

Marienne

o risco é pequeno mas existe como o seu proprio medico disse

Os dados estão postos e a decisao final é sua

Quando a ectasia ocorre já não adianta muito fazer o crosslink
Essa cirurgia adiantaria antes de aparecer ou logo assim que a ectasia surgir

Muito obg Dr. Renato por me responder. Estou pensativa, pois no caso da cirurgia refrativa, meu medico indicou um acompanhamento de 6 em 6 meses para verificar o aparecimento ou não de ectasia. Sou usuária de lentes de contato há mais de 10 anos, estou com inicio de pinguéculas em ambos os olhos, o que mais pra frente teria que tb fazer uma cirurgia para retirá-los. Fico numa dúvida imensa...

Este comentário foi removido pelo autor.

olá DR. Renato..Parabéns por sua iniciativa!
Gostaria de saber qual a diferença da Prk normal e a personalisada? não lembro do meu médico ter me dito isso.
tenho 4.50 olho D e olho E, e estou optando pela PRK, mas estou com um pouco e medo quanto a recuperação, pois sou Prof. de natação e meu trabalho é na agua. O meu médico disse q minha córnea é Otima para cirurgia, com muita sinceridade...por ex em um paciente seu que poderia fazer os 2 tipos de cirurgias, PRK/LASIK qual vc indicaria? Obrigada...posso operar os 2 olhos de uma vez? Dr. eu li também em alguns comentários acima que a lente(que coloca depois da cirurgia) "grudou" nos ohos ficando dificil para o médico remove-las, tenho os olhos secos e uso Restasis e outros, qual a chance disso acontecer...caso eu faça Prk? nossa! perguntei muito ja! rs
Parabéns mais uma vez!

GRATA.

graziela

na personalizada é corrigida algumas pequenas alterações da cornea chamadas aberraçoes de alta ordem. Só em alguns casos é que isso vai fazer diferença. Em outros nao vai mudar nada enm relaçao a cirurgia ocnvencional

Eu indicaria PRK mas no seu caso, devido ao olho seco, o tempo para cicatrizar a cornea pode demorar um pouco mais

Eu nao gosto de operar os 2 olhos no mesmo dia. Prefiro dar uns 3 a 7 dias de intervalo

Olá Dr. Renato,

Fiz a cirurgia PRK personalizada há 1 semana. Tive pouquíssimos problemas de desconforto e nos primeiros dias já enxergava bem de perto. Tudo parecia tranquilo.

No entanto, nos últimos 3 dias a minha visão tem piorado. Qualquer coisa a uma distância maior que 20cm fica muito embaçada e desfocada.
Até pra ler e digitar esse pequeno texto estou com dificuldades. Se eu aproximar o objeto a uma distância de 10cm dos olhos eu enxergo muito bem, até melhor que quando usava óculos. Mas a medida que vou afastando embaça totalmente.

Como houve piora nos últimos dias, estou bastante preocupado. Isso é normal ou pode haver algum problema?

Amanhâ vou retirar as lentes terapêuticas.

Obrigado.

Boa tarde Dr Renato,
Fiz a pergunta ao Senhor sobre o exame do detran p retirar a restrição da CNH, deu tudo certo graças a Deus. Relatei que o meu olho esquerdo está nítido, já o direito ainda está um pouco embaçado.
Hoje já faz mais de 90 dias da cirurgia. Tenho consulta médica marcada para o dia 08/06/11. Acontece que o meu olho esquerdo a visão está ótima, já o direito não houve melhora do dia que lhe escrevi pra cá. Eu consigo ver, só que não foco mto bem, seria ainda o astigmatismo? Se sim, existe a possibilidade de uma nova cirurgia pra retoque? Visto que vejo bem, porem não foco sinto a diferença de um olho para o outro. Se não houver condições de operar novamente o grau pode aumentar e eu voltar a usar óculos?

Agradeço demais a sua dedicação em atender a todos com tanta atenção. Deus lhe abençoe!!!

Alessandra

Alexandre

essa alteraçao nos primeiros dias pode ser normal sim
Quando voltar no seu medico ele vai avaliar melhor

Alessandra

geralmente é possive um retoque a nao ser que a cornea já esteja muito fina
no entanto, só fazemos o retoque apos 2 ou 3 meses da cirurgia
Isso pq pode haver variaçao do grau nesse periodo
Fique tranquila e na proxima consulta tire essas duvidas com seu medico
Boa sorte

Doutor,
Agora fiquei curiosa... para uma primeira cirurgia qual é a espessura de córnea necessária? E para o retoque, qual seria mais ou menos essa espessura?

Agradeço

Alessandra

Isso depende do grau que a pessoa tem. Quanto maior o grau mais cornea o laser tira e portanto a espessura precisa ser maior

A espessura minima que a cornea pode ficar depois de operada é entre 350 e 400

Boa noite Dr. Renato. Inicialmente quero parabenizar por este espaço esclarecedor. Os textos são didáticos e bastante explicativos. Meu nome é Bruna, tenho 27 anos. Tinha 4,5 de miopia e 0,5 de astigmatismo no olho direito e 3,25 de miopia com 0,5 de astigmatismo no esquerdo. Fui operada por laser/PRK no olho direito na clínica Moacir Cunha – SP, em 24 de maio. O médico retirou a lente protetora no sexto dia e estou sendo medicada com Optive e Zypred. Minha córnea tinha espessura para Lasik, mas o doutor achou mais seguro PRK, dado o meu quadro (tenho crise de uveíte anterior aguda bilateral, pelo menos uma vez ao ano, causa não confirmada, desde 2006).
Hoje estou no 13º dia, percebo uma melhora na visão para longe mas continua bastante difícil e desfocado como se tivesse astigmatismo (enxergava bem melhor antes com a lente de contato ou óculos), para perto então nem se fala, não estou conseguindo enxergar direito, ler tela de computador, livro e letras pequenas, fica tudo embaralhado. Estou usando Zypred de 4 em 4 horas e intercalando Optive. O médico disse que o próximo passo é usar predfort ao invés de zypred.
Pesquisei o seu texto sobre a cirurgia corretiva Lasik x PRK e acredito que isso é normal, correto? *No entanto, gostaria de saber em quanto tempo devo estar enxergando como quando usava óculos? *E, por quanto tempo devo me manter afastada de piscinas, praia e exercícios físicos após a cirurgia?
Estou aguardando a melhora para operar o esquerdo, pois o meu trabalho depende totalmente de computador e não posso me ausentar neste momento, sem contar que sem a visão para perto do direito não estou me sentindo segura para operar o esquerdo. A segunda cirurgia estava agendada para daqui duas semanas. Enquanto isso, por uma infeliz coincidência iniciei uma crise de uveíte no olho esquerdo, que é o que ainda deveria ser operado, no final da semana passada. Já estou sendo medicada - com Predfort e Mydriacyl, e o quadro é o mesmo das outras vezes: uveíte anterior aguda.
*Em quanto tempo o doutor acha que posso operar o esquerdo após o tratamento da uveíte?
* Seria o caso de fazer o esquerdo com Lasik, para uma recuperação mais rápida?
Desde já agradeço pelo conteúdo e pelo esclarecimento!

Bruna

a recuperaçao do PRk é muito variavel. Em media com 1 mes já está otimo mas as vezes leva até 3 meses.
Quanto ao momento de operar o outro olho ... depois de curada a uveite não precisa esperar muito mais para operar nao

Apesar do pos operatorio ser mais tranquilo se voce ficar bem rapido do outro olho eu faria novamente PRK

A clinica Moacyr cunha é muito bem conceituada. Pode confiar na conduta deles

Maryelle Moura
Oi Dr. Renato, amei seu blog,li todos os comentários,para tirar minhas dúvidas.
Minha cirúrgia esta marcada para próxima semena, vou realisar a cirúrgia com a Dra. Larissa Nunes-Hospital de Olhos Francisco Villar - em Teresina - Piauí,você conhece?
Os resultados dos exames foram
refração. OD; -4,50 -0,50 10 20/20
OE; -4,75 -0,75 165 20/20
KT OD: 44,81(92)x 43,86 (2)média: 44,33
OE:44,74 (82)x 43,45 (172)média: 44,09

PAQUIMETRIA OD: 485 OE:489

Mapeamento de retina sem alteração

A Dra. optou por fazer a PRK,nos dois olhos no mesmo dia, mas estou com receio, sou Cirurgião Dentista, quanto tempo posso voltar a trabalhar? pode ter algum risco de perda de visão? Quanto tempo dura a cirúrgia,tem anestesia? tem alguma restrição a alimentação?
Dr. desculpe por tantas perguntas, mas vi que posso contar com você.

Abraço....Maryelle

Maryelle

a anestesia é com colirio e a cirurgia é indolor
Nao ha restriçao quanto a alimentação
Risco de perder a visão é muito pequena.O maior risco é continuar precisando de oculos

O tempo para voltar e enxergar bem e trabalhar é variavel mas nos primeiros 10 dias voce vai ter muita dificuldade
Se nao puder se ausentar do trabalho converse com sua medica para fazer um olho de cada vez


Vote no blog no concurso TopBlog que fica na parte esquerda no alto dessa página. É importante para manter o blog funcionando

Abraço

Dr. Renato, Primeiramente parabéns pelo site e pela atenção!

Eu tinha 2,5 de miopia em cada olho e fiz a PRK pois tenho a córnea fina. Fiz a cirurgia do olho esquerdo têm 27 dias e do direito têm 20 dias.
Estou preocupado pois o o olho que fiz primeiro sempre fica com a visão boa quando acordo ou fico um tempo de olho fechado, e depois vai piorando a visão de perto e de longe ficando impossível ler. Enquanto isso o olho que operei depois sempre esteve com a visão melhor estando boa para perto e longe e não ocorrendo muitas variações de visão. Ja percebi que a questão do olho que esta pior é falta de lubrificação, e este olho já era mais ressecado mesmo antes da cirurgia.
Estou preocupado e com diversas dúvidas como: Quando e se o olho vai estabilizar com a visão boa ou ruin? Como resolver o problema da lubrificação? Trabalho o dia todo no computador, isso pode prejudicar o resultado?
Obs: Estou usando o Optive frequentemente em média a cada 3 horas.

Rafael

em média a lubrificação volta ao estado normal entre 3 e 6 meses
Voce pode usar alguns outros produtos alem do optive para te dar um conforto melhor.
Converse com seu medico sobre isso
Nao parece ser nada grave de qq maneira

Oi Dr., gostaria muito que me ajudasse pois eu não entendo mais nada do meu caso. Olha, fiz a cirurgia há três meses. Tinha -5,25 de miopia no OD e -4,75 no OE.Desde os primeiros quinze dias que sinto uma diferença entre o olho esquerdo e o direito. A visão deste está perfeita enquanto a do outro está um pouco embaçada. Fui ao médico e ele falou que estava perfeito, tudo zerado. Depois procurei mais dois médicos e um disse que eu tinha 0,25 de astigmatismo no esquerdo; no retorno ele falou que tinha no esquerdo 0,25 de astigmatismo e 0,25 de miopia, enquanto no direito tinha 0,25 de astigmatismo. Detalhe: sempre sofri apenas com a miopia. O segundo médico me falou que tenho 0,50 grau de astigmatismo no esquerdo.
Diante desse impasse voltei ao médico que operou. Ele não fez o exame das letras, somente o da máquina. Disse que não tinha grau residual em nenhum de meus olhos, mas eu percebo o incômodo! Disse apenas que havia deixado 0,5 de hipermetropia propositalmente, segundo uma técnica que ele estava seguindo, para me garantir que no futuro a miopia não retornaria.
Eu estou muito angustiada. Minha visão me incomoda e eu não sei o que tenho. Estou sofrendo muito com isso. Não consigo relaxar, estudar nem ter vida social. Eu sei que tenho problema no olho esquerdo e temo que o médico esteja escondendo. Olha, ele propôs fazer um retoque, mas falou que não se responsabilizava pelos resultados. Eu teria que assinar um termo. Então fiquei mais temerosa.
Dia 27 vou procurar um oftalmo bastante renomado, Dr. Marco Rey, em Natal, e acho que somente ele pode resolver meu problema. Não entendo por que meu médico não está sendo claro comigo. Não estou me sentindo nada bem.

Ana Cris

Acho que a sua preocupaçao é excessiva
Seja qual for o seu grau verdadeiro (0,25 ou 0,50 de astigmatismo ou miopia) é um grau muito baixo e que nao será necessario o uso do oculos.
Ainda mais se voce comparar com o grau que tinha antes de operar
Esse grau residual ocorre com alguma frequencia e nao quer dizer que tenha dado errado a cirurgia. O objetivo da cirurgia é te deixar sem oculos e nao zerar exatamente o grau.

Converse isso com o Dr. Marco Rey

Olá, Dr. Marquei minha cirurgia Lasik, personalizada, com Intralase para semana que vem. Tenho 27 anos e cerca de 2,25 OD e 2,50 OE de miopia e um pouco de astigmaismo. Já relatei isso ao médico, mas continuo preocupada: vou fazer uma viagem de 20 dias, para fora do Brasil, partindo dia 26/07. Isso seria um problema? Pois se for, prefiro adiar a cirurgia, apesar da grande ansiedade para fazê-la logo. Obrigada.

Dr. Ontem fiz os exames para saber se seria possível realizar a cirurgia refrativa. A médica q fez o mapeamento informou que algumas partes da minha córnea estava fina e q seria necessário fazer o tratamento (fotocoagulação) para depois me liberar p a cirurgia. No entanto, o cirurgião depois informou que minha córnea é muito fina e q contra-indica a cirurgia, já q poderia causar hemorragia e descolamento de retina.

Dr. é válido solicitar opnião de um segundo profissional? fiquei mt angustiada e chorei o dia inteiro por conta da impossibilidade, já que esta operação é um grande sonho.

aguardo resposta ansiosamente
obrigada
Andréia

Dr. continuando... meu grau: 7,5 miopia em cada olho + 0,25 astigmatismo....

Fernanda

Como ainda falta mais de 1 mes para a sua viagem voce provavelemente já estará totalmente recuperada
Imprevisto acontecem mas se tudo correr bem, voce poderá viajar sem problemas

Andreia

Voce está confundido algumas coisas.
A fotocoagulaçao é feita na RETINA e NAO na córnea. É a sua retina que precisa fazer essa fotocoagulaçao a laser pelo risco de ter descolamento de retina ou hemorragia

O fato da CORNEA ser fina, NAO aumenta o risco de descolamento de retina mas SIM impede que tecnicamente o cirurgião consiga retirar todo o grau de miopia que voce tem (que é um grau alto, 7,5)

Uma 2a opiniao é sempre válida

Obrigada Dr. pela ajuda! O sr pode me indicar um especialista aqui em São Paulo?

Parabéns por este trabalho e disposição em ajudar o próximo! Seria maravilhoso se outros profissionais seguisse o seu exemplo!

Q Deus o abençoe mt!!!!

boa noite dr renato
me submeti a operação refrativa tipo lasik nas 2 vistas no dia 8 de junho 2011,sendo que no olho esquerdo amiopia era de 9,5e o direito 7,0 e minha visão esta se recuperando lentamente,isto é normal?pois uma amiga minha operou tinha 11 graus de miopia e 1 dia apos a cirurgia estava normal,isso procede?ou varia de pessoa para pessoa?

Andreia

Em Sao Paulo voce tem varias opçoes de medicos especialistas em cirurgia refrativa
Dr. Walton Nose
Dr. Wallace Chalmon
Dr. Marcelo Vieira Neto
Dr. Lauro Oliveira (clinica Visus)
Dr. Mauro Campos

Gilberto

Isso é normal, varia de pessoa para pessoa
Nao se preocupe e converse com seu médico se está tudo indo do jeito que ele planejou

ok,obrigado
E o que o DR me diz para recuperação da cirurgia PRK quantas semanas seus pacientes que se submetem a este tipo de cirurgia se recuperam a uma visão boa?

Bom dia Dr Renato.

Parabéns pelo site e pela humildade em compartilhar todo seu conhecimento com pessoas que nem conhece.

Bem, tenho 29 anos e uma miopia e astigmatismo elevadissimos em ambos os olhos(no momento não sei especificar os valores, mas creio que em torno de 10 graus cada olho). Devido a má utilização de lentes rígidas gás permeáveis, estou com uma úlcera de córnea esquerda. Já estou em tratamento a 11 dias, utilizando um remédio manipulado (cefalotina 1g + água destilada) e Oflox 0,3% a cada hora, 24hs por dia. Minha médica disse que a lesão é bastante grande e afetou as três primeiras camadas da córnea. Pórem a minha recuperação tem sido muito boa, mas muito provavelmente ficarei com uma mancha branca no olho, o que pode me atrapalhar a visão em alguns ângulos. Minha dúvida é:
Após minha total recuperação, poderá haver algum impedimento para a realização da cirurgia refrativa, em decorrência deste histórico de minha córnea. Caso seja possivel a realização do procedimento qual o melhor metódo no meu caso e em quanto tempo após minha total recuperação posso me submeter ao lazer?


Grato
Hosanan Vieira

Gilberto

varia muito
em média 2 semanas mas pode lever até 2 meses

Hosanan

Provavelmente a cicatriz que vai ficar nao será pequena e vai atrapalhar sim o laser
O ideal seria esperar um bom tempo (tipo 1 ano) após a ulcera cicatrizar para pensar em operar
A cornea fica muito irregular e o resultado pode nao ser o esperado

Mas tudo depende da profundidade da lesao e da localizacao dela

Ajude o blog a crescer, divulgando entre seus conhecidos, nas redes sociais e votando no concurso TopBlog (lá em cima na pagina tem o link)

Dr Renato
bom dia;
pois é descobri atraves de minha doutora que fui submetido a cirurgia refrativa do tipo PRK e não a Lasik,por que acho que a espessura de minha córnea era fina. e não recuperei a visão ainda totalmente e a minha doutora disse que ainda posso ficar precisando o uso de óculos ou lentes de contato,por que será que no meu caso o meu grau não vai zerar?e qual o tempo para eu usar óculos ou lentes de contato?

Gilberto

isso nao dá p responder

vai variar de caso a caso
nao fique ansioso e de tempo ao tempo

Ok, doutor muito grato pela sua atençao,foi de muita ajuda.E é a ansiedade mesmo de poder ver,enxergar bem de novo.

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato,
tenho miopia e astigmatismo e estou pensando em fazer a cirurgia corretiva, porém tenho muita insegurança no procedimento. Meu médico é muito experiente e confio nele, mas fico extremamente aflito quando ele examina e toca em meu olho. Uso óculos desde os 4 anos de idade (hj tenho 31) e acho que isso deixou meu olho "sensivel".
Tenho medo de quando estiver na operação, piscar, mexer o olho ou a cabeça e isso causar problemas. Durante a cirurgia não há como tomar um "sossega-leão" para diminuir essa euforia?

Read more: Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa http://www.medicodeolhos.com/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html#ixzz1QoICG3yn

Rodrigo

Geralmente nós fazemos um medicamento para a pessoa ficar menos ansiosa, mais relaxada e tal
Mas muito tambem vai depender do seu controle
Te garanto que é bem tranquilo e voce nao sentirá dor alguma durante a cirurgia

Olá,
Meu nome é Keila, tenho 18 anos,desde meus 5 anos uso óculos pois tenho miopia,nistagmo e astigmatismo.Tentando entender o que tenho encontrei seu Blog e achei interessante essa matéria,o que eu gostaria de saber é se no meu caso,posso me submeter as cirurgias quando atingir idade adequada e se posso fazer algo a respeito.
Desde já agradeço.

Keila

Teoricamente poderá sim
Vai depender do grau que vc tiver na epoca e do resultado dos seus exames (topografia e paquimetria)

Olá Dr. Renato,

Me chamo Michelle, tenho 1,75 OE e 2,25 OD de míopia. Sei que a cirurgia é simplesmente estética, mas me incomoda bastante os óculos. Fiz alguns exames e o oftalmo disse que eu sou apta, porém me disse que decidirá a técnica na hora (???).
Eu tenho muito nervoso com qualquer coisa no olho e lacrimejo bastante, como é a sensação na cirurgia? Doi? Passa rápido?
Voce pode me indicar os melhores especialistas no Rio de Janeiro e as clínicas com os melhores equipamentos?

Muito Obrigada.
Parabéns pela iniciativa solidária!!!
Michelle

Michelle

O incomodo é passageiro, toleravel e voce esquecerá dele depois. Mas o beneficio de nao precisar mais de oculos vai durar muito tempo

No Rio existem muitas clinicas boas.
Converse com quem já operou e pegue boas referencias

Olá Dr.

Tenho 3 perguntas...
Eu estou para fazer a minha cirurgia refrativa, a médica disse que posso fazer qualquer uma das duas, me explicou tudo e deixou a meu critério escolher a técnica... Vc acha isso certo?

Minha outra pergunta é, eu estava pretendendo marcar para dia 29 de Julho, porém tenho uma viagem para praia/cachoeira marcada para dia 27 de Agosto... Vc acha que eu deveria marcar essa cirurgia para dia 29 mesmo?

A última pergunta é que a médica me disse que o pós operatório da PRK é bem dolorido e que após o método Lasik a pessoa não pode coçar o olho pro resto da vida... Ela me aconselhou a fazer PRK, mas estou bem confusa...

ahh sim, esqueci de fazer a pergunta da última... a pergunta é se é assim mesmo, dolorida?

Paty

a decisao de qual tecnica usar é tomada em conjunto pela medica e pela paciente

Cada uma tem suas vantagens como ela mesmo explicou
O PRK doi um pouco sim

NAo tem problema a viagem

Bom dia Dr.Renato.

Estou prestes a fazer a cirurgia PRK, provavelmente no próximo mês.
Estou com uma dúvida, eu tenho uma alergia na palpebra, um oftalmo uma vez informou que tenho blefarite. Pesquisando alguns artigos na internet, alguns dizem que a cirurgia refrativa é contra-indicada para quem tem blefarite. Isso é verdade?
Se eu fizer a cirurgia, posso ter complicações pós-operatórias? Que tipo de Complicações?

Muito obrigada, Vanessa.

Olá Dr. Renato, tudo bom?
Primeiramente parabéns pelo site. Encontrei muitas informações importantes.
Me submeti a uma cirurgia refrativa do tipo PRK e já fazem 4 meses(foi no dia 14 de março). No entanto ainda apresento um pouco de haze na visão. Meu médico não está se importando muito e disse pra eu voltar lá daqui 6 meses. Não passou nenhum colírio ou medicamento específico para o haze, apenas um lubrificante. Nem me explicou o que era o haze. Descobri por meio de outro médico e pelo seu site.
Eu gostaria de fazer alguma coisa ajudar na melhora. O outro médico me receitou o Florate, mas realmente estou com receio pois li a bula dele e achei um pouco forte. Gostaria de uma opinião sua sobre o uso do florate neste caso.
Mais uma vez parabéns pelo site

Vanessa

a blefarite nao é uma contraindicação a cirurgia mas por causar olho seco pode atrapalhar um pouco

Entao, nos dias antes da cirurgia, faça o tratamento da blefarite

tem um texto nesse blog sobre esse assunto. Leia

Leonel

na realidade o florate é um colirio leve
nao se assuste com a bula

é uma opçao sim para o tratamento do haze mas as vezes nao funciona exatamente por ser fraco
Mas é uma boa opçao para começar

Minha opiniao: siga o que esse 2o medico te receitou

Obrigada Dr.Renato.
Já li o texto em seu blog, farei o tratamento com shampoo infantil.

Vanessa

Olá Dr. gostaria de tirar uma duvida. Eu tinha 12 graus de miopia, o meu medico fez o exames e recomendou a cirurgia para corrigir o problema. Fiz a cirurgia há 5 anos e agora o grau voltou a subir, já estou com 5 graus novamente. Sei que precisaria examinar para dar um parecer. Mas o que o Dr. acha que pode ter acontecido? Pq o grau continua aumentando? Será que corro algum risco? Me ajude Dr. estou desesperado. Me dá uma luz por favor.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 220   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário