Recent Posts

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uveíte Ocular

Uveíte ocular é uma doença que acomete os olhos, mais especificamente a região conhecida como úvea. Úvea (ou trato uveal) é um tecido do olho composto pela íris, pelo corpo ciliar e pela coróide. Por diversos motivos (veja abaixo) esse tecido pode inflamar e causar a doença conhecida como Uveite.
A uveite pode acometer homens e mulheres, crianças, adultos ou idosos.


O que causa a Uveíte?
Podemos dividir a uveite em causas infecciosas ou inflamatórias. Algumas doenças que afetam outros órgãos do corpo podem causar uveite. Por exemplo, existe uma certa relação entre doenças reumatológicas e uveite.
Abaixo listo algumas das muitas causas de uveite. Clicando sobre elas você será direcionado ao site MDSaúde aonde poderá ler mais sobre essas doenças  

Uveite infecciosa: Causas
- Toxoplasmose ocular (leia tudo sobre toxoplasmose ocular)
- AIDS (HIV) (leia sobre HIV/AIDS)
- Toxocaríase

Uveite de causa inflamatória:
- Tumores intraoculares
- Sarcoidose
- Doença de Vogt-Koyanagi Harada
- Doença de Behçet (aftas na boca, lesões genitais e uveite)
- Artrite Reumatóide (Leia: Artrite reumatóide para leigos)
- Artrite reumatóide juvenil ou idiopática (acomete principalmente crianças)
- Espondilite anquilosante (dor de coluna, uveite)
- e várias outras doenças menos comuns

Importante ressaltar que muitas vezes não conseguimos descobrir a causa da uveite. Nesses casos, chamamos de uveite idiopática (que é o mesmo de chamarmos de uveite de causa indefinida).

Tipos de Uveíte:

A uveíte pode ser classificada em anterior (acomete a porção anterior do olho, especialmente a íris), intermediária, posterior (acomete a porção posterior do olho, como retina e coróide) ou pode acometer todo o olho (uveítes difusas ou pan uveíte)


Uveite. Sintomas:
Os principais sintomas da uveíte são: dor ocular, vermelhidão intensa, fotofobia e diminuição súbita da visão. Esse quadro ocorre de forma súbita, ou seja, ao longo de 1 a 3 dias no máximo. O quadro pode parecer uma conjuntivite, mas diferente da conjuntivite, na uveite NÃO ocorre secreção abundante e a doença não passa de pessoa para pessoa.
Alguns casos de uveite posterior apresentam só dimunição da visão sem ter olho vermelho ou dor ocular. Também ocorrem as chamadas "moscas volantes", que são pequenos pontos pretos que ficam flutuando na frente da visão da pessoa e que se mexem conforme a pessoa mexe o olho.
A uveite precisa de tratamento imediato, então caso o paciente apresente os sintomas acima deve procurar um médico imediatamente.


Uveíte. Diagnóstico

O diagnóstico da uveite só pode ser feito por um oftalmologista. Como o quadro pode ser parecido com outras doenças (como conjuntivite) só o exame feito por um oftalmologista pode dizer se é ou não é uveite.
Na uveite existem sinais típicos que a diferenciam de outras doenças. Na foto abaixo vemos pontos redondos chamados precipitados ceráticos que são típicos de algumas formas de uveíte.

Uveite
Uveite

Para estabelecer a causa da uveite, o médico levará em consideração a idade da pessoa (há doenças mais comuns em crianças outras em idosos...), o sexo e a raça (negros são mais propensos a algumas doenças, brancos a outras doenças). A diferençiação entre uveite anterior e posterior também é importante.
Além do exame oftalmológico, o médico poderá pedir alguns exames de sangue para descobrir alguma doença específica, como toxoplasmose, sarcoidose, HIV, sífilis, além de exames para pesquisar as doenças reumatológicas (como dosagem de fator reumatóide, antígeno HLA-B27, FAN).
Várias doenças auto-imunes causam uveite e os exames acima podem ajudar a identificar algumas dessas doenças (leia mais sobre doenças autoimunes)


Uveíte. Tratamento:

O Tratamento da uveite deve ser feito com colírios e às vezes também com comprimidos.
Como colírios, usamos corticoesteróides, que serão pingados de várias vezes ao dia de acordo com a gravidade do caso. Além disso, utilizam-se colírios que dilatam a pupila (midriáticos). Esses colírios aliviam a dor e evitam algumas complicações da doença. Em alguns casos de uveite, a pressão ocular aumenta e por isso é preciso usar colírios para diminuir essa pressão.
Quando a inflamação é muito intensa e ocorre na parte posterior do olho (uveite posterior ou uveite difusas) é preciso usar corticóide por via oral, pesando sempre o risco/benefício devido aos efeitos colaterais dessa medicação (leia mais sobre esses efeitos colaterais clicando aqui).
Quando sabemos qual é a causa da uveite, o tratamento deve ser direcionado para essa causa. Então, se a causa for toxoplasmose, devemos usar o tratamento específico da toxoplasmose, se a causa for tuberculose, o tratamento específico da tuberculose e assim por diante. 

O que eu devo fazer se tiver com suspeita de uveíte?

Toda pessoa com os sintomas acima (olho vermelho, dor e diminuição da visão) deve procurar um oftalmologista o mais rápido possível. A uveíte pode causar uma perda permanente da visão e quanto mais cedo fizer o diagnóstico e começar o tratamento melhor.

Para saber mais uveíte por Toxoplasmose leia o texto abaixo:

35 comentários:

Muito esclarecedora a matéria, vejo muitos pacientes reumáticos sofrendo com o diagnóstico, o reumato encaminha para a oftalmo e muitas vezes a oftalmo retorna ao reumatologista como sendo "conjuntivite", já passei por isso e posso dizer que é angustiante ter uma conjuntivite que durou + que deveria, que não tinha secreção e que a visão foi só diminuíndo, ao fim de 10 dias chegaram a conclusão que "era uma episclerite", pós uso de colírio de 1/1hora e gradativamente foi espaçando o período, a sequela na esclera é visível ao exame oftalmonologico + a visão voltou ao normal depois de uns dias. + parece um parto... esclarecer num pronto socorro se é conjuntivite ou outra coisa e o pior é o oftalmo ficar confuso e te deixar ainda mais confuso rsrs....

Este comentário foi removido pelo autor.

meu filho tem 5 anos e tem conjutivite alergica a mais de uma 1 ano.já passou por 3 medicos e varios colirios tmb.como patanol s , flutinol, e agora um super caro ciclosporine 2 % e nada .eu não sei mais como ajuda meu filho faço, compressa gelada, limpo o ambiente, lava sempre as mãos. olha e muito sofrimento para um criança.porque e muita coceira uma coisa horrivel. mim ajude por favor.eu queria um colirio que ajudase nas coceira pelo menores.os medicos falarão que ela só vai fica bom na adolescência e verdade?

Eletiza

Eu já respondi sua pergunta no texto de conjuntivite
Veja lá o comentario e depois leia o texto abaixo

http://www.medicodeolhos.com/2010/09/coceira-nos-olhos-alergia-ocular.html

Gostei muito desse site. Tenho uveite intermediaria a 6 anos e não encontro a causa e nem um tratamento adequado. Gostaria de saber como voces podem me ajudar.
Obrigada.
Eliana
Patos de Minas-MG

Eliana

Uveite intermediaria as vezes é muito dificil de achar a causa. Muitas vezes só com os anos é que aprece algum sinal que permite aos medicos fazer um diagnostico com certeza.
Alguns exames de sangue podem ajudar mas se voce nao identificar a causa tambem nao se preocupe porque o tratamento nao muda muito

tive uveite que ocasionou uma catarata é normal?

Barbara

Sim isso é normal e bastante comum.

oi dr Renato, fiz a pergunta anterior e estou com outra duvida.. fiz a cirurgia de catarata, correu tudo bem, no entanto meu olho continua embassado, nao como antes com a catarata, mas continua embassado... meu medico me disse que é o gel do olho que esta embaçado e que apos a mais ou menos 6 meses terei que fazer outra cirurgia.. isso ocorre frequentemente?
a minha uveite foi uma inflamação mto intensa e nao descobri a causa ainda.. tenho reumatismo, fiz examees e nao acusaram nada, e o que mais impressiona os medicos é a minha idade 21 anos e o tamanho da inflamação.
atenciosamente

Barbara

Vc resolveu um problema que foi a catarata.
Os outros problemas persistem e pode ser que algum dele nao tenha uma soluçao definitiva.
A inflamação do vítreo as vezes deixa uma turvaçao da visao e as vezes é possivel retirar esse vitreo
com uma cirurgia

mas como é feita essa cirurgia? essa inflamação é comum?

Barbara

essa inflamação é a prórpria uveite. A cirurgia para remover esse vitreo que fica turvo apos a inflamação geralmente nao é necessaria mas quando precisa, é uma cirurgia parecida com a da catarata, um pouco mais delicada

ah sim.. muito obrigado pela atenção dr renato..
assim que tiver melhoras venho relata-las... vcs estao de parabens com o blog pois é feito com mto carinho e atenção aos internautas e pacientes..
beijos ;*

Meu nome é Maria aparecida.
Eu tenho cicatriz de fundo de olho.
Há tratamento ? e o que faz acontecer?

Maria Aparecida

Cicatriz não é uma doença é apenas a sequela deixada pela doença. A doença pode até ter tratamento mas a cicatriz não some.

OLÁ DR..MEU NOME É ERIKA E TIVE UMA UVEÍTE POSTERIOR QUE CAUSOU UM DESCOLAMENTO DE RETINA QUE FOI TOTAL...OS MÉDICOS NÃO DESCOBRIRAM PQ EU TIVE ESTA UVÉITE NÃO FORTE JÁ QUE NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE...FIZ A CIRURGIA PARA O DESCOLAMENTO UMA VITRECTOMIA, SÓ QUE O OLHO ESTÁ MUITO INFLAMADO E PEQUENO NÃO ABRIU TOTALMENTE IGUAL AO DIREITO,APESAR DE TODA MEDICAÇÃO PÓS CIRURGIA QUE ESTOU TOMANDO..O QUE PODE SER? OBRIGADA

Erica

respondi sua pergunta no texto de descolameto de retina
http://www.medicodeolhos.com/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html

AS vezes é bem dificil achar a causa da uveite, apesar de todos os exames

Tenho uveite há 14 anos, já não enxergo mais pelo olho direiro, e tenho grande dificuldade no olho esquerdo. Gostaria de saber se é possivel reverter as sequelas ao menos no olkho que ainda enxergo?

Dodosantana

depende das sequelas que voce tem
Podem ter aocntecido varias coisas e algumas delas tem tratamento outras não

dr renato boa noite... sou gabi e tenho 14 anose esses dias estou com catapora e surgiu em meu olho direito uma vermelhidão .. mais ta pouco e dói e qd eu tampo o olho esquerdo e tento ver so com ele qd pisco o olhar embaça um pouco e volta ao normal depois... temo que seja uveíte.... mais n tenho condiçoes de ir em um oftamologista e quero lhe perguntar qual colirio eu devo usar e de qt em qt tempo para q possa cuidar logo... eu n quero perder minha visão... gratissima... espero respostas breve.

Gabi

Nao tenho como te sugerir um colirio. Dependendeno do que voce tiver no olho, um colirio que poderia ajudar pode até piorar o seu quadro
Melhor voce ir no oftalmo e não deixar passar muito tempo. Procure algum hospital publioc

Boa Tarde Dr. Renato.
Gostaria de ouvir sua opinião sobre uveíte. Tive minha primeira crise de uveíte anterior aguda em 2006, na época o hospital em que me consultei errou o diagnóstico, tratou como conjuntivite e o quadro piorou, fiquei quase sem enxergar, mas tive a sorte de encontrar um médico - com quem me trato até hoje - que diagnosticou o problema e após tratamento minha visão retornou. Pelo menos uma vez por ano desencadeia uma crise, já tive em ambos os olhos ao mesmo tempo e separados. Fiz diversos exames, passei em especialistas de uveíte, clínicos, reumatos, gastros e até hoje não descobri a causa. O meu perfil leva a crer que seja de origem reumatológica, mas os exames foram todos negativos, inclusive HLAB27.
* Existem pesquisas que indicam o percentual de pacientes com uveíte idiopática?
*Pela sua experiência, tem alguma sugestão de investigação para a causa? Obrigada pela atenção!

Bruna

A maioria dos casos de uveite anterior são idiopaticas. As vezes só depois de anos, tendo tido varias recorrencias da uveite é que algum exame revela a causa certa da doença
Acho que voce já deve ter feito as investigaçoes necessarias.
Nao se preocupe tanto com a causa mas sim em tratar bem assim que a crise começa

boa Tarde, tnho 37 anos, aos 20 comecei a sentir dores e fotofobia, durante esse anos fui em vários médicos e só no ano passado um médico disse que era uveíte e era para eu procurar um especialista. Fui em outro médico n mesma semana e ele disse que não viu nada de uveite. Agora, no mes de junho a 3 semanas meu olho esquero está embaçado...fui em outro oftalmo e ele disse que tenho sim cicatrizes de uveite e vou fazer exames de mapeamento de retina e tonometria, para ele ver se ela está em "andamento". com tratamento minha visão pode voltar ao normal? Estou super assustada....
Obrigada
Ana .

Ana

Dependendo da causa da uveite o tratamento é simples e eficaz
Esse embaçamento certamente vai sumir com o tratamento
Dependendo do local aonde a cicatriz está, pode ficar alguma sequela

Realmente não sei a causa, pois não tenho nenhum problema de saúde.
Obrigada pela resposta, me deixou um pouco mais tranquila.

Boa noite Dr. é a Ana novamente , fui a médica hj e fiz outros exames e foi diagnosticado uveite intermediária. È a pior?
Ela disse que tem tratamento com laser que tem bons resultados...Ja comecei os tratamento com os colírios.Ainda não peguei os resultados dos exames de sangue.
Geralmente a intermerdiária é por qual doença?.
obrigada...

desculpe esqueci outro detalhe...o que é vasculite periférica...

Ana

A uveite intermediaria tem algumas causas desconhecidas, isto é, nao conseguimos identificar a causa exata da doença
Ela não é mais nem menos grave do que as outras causas

Vasculite periferica é um grupo de doenças em que o organismo reage contra ele mesmo, afetando os vasos sanguineos de varias regioes do corpo. Por isso podem acometer orgaos diferentes, inclusive o olho, sendo portanto uma causa de uveite.
Esse blog tem um texto legal sobre o assunto
http://www.mdsaude.com/2009/10/vasculite.html

Boa tarde, meus exames deram negativo...graças a Deus com o tratamento com colírio minha visão voltou ao normal. comecei a tomar o predsim a 4 dias...vou tomar por 3 meses.
Tendo esse bom resultado com os colírios, tenho boas chances da infecção sumir com os remédios?
grata.
Porque tenho que ir ao reumatologista?

Ana

sim, vc tem chance de sumir com a infecçao

Pelo que te disse no outro comentario, a vasculite pode afetar outros orgaos. E algumas uveites estao ligadas a doenças das articulaçoes do corpo.
Por esses 2 motivos voce deve ir ao reumato

obrigada, pela atenção...

em que estágio a vasculite pode formar um aneurisma?

ola meu nome é Renata, e meu noivo ficou cego de uma vista por conta de uma uveite, gostaria de saber se existe algum metodo que possa faze-lo enxergar novamente? Ele esta em tratamento com um médigo em joinville-Sc constantemente com medicação mais de acordo com o medico todas as tentativas foram feitas e nao tem com reverter o acontecido, mas a esperança é a ultima que morre se tiver alguma outra tentativa vamos fazer de tudo. Atenciosamente

Postar um comentário