Recent Posts

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lentes de Contato Multifocais

Lentes de contato que corrigem também a visão de perto? Ficar sem óculos para longe e para perto ao mesmo tempo?
Sim, é possível! Saiba tudo sobre Lentes de contato multifocais agora, lendo esse texto abaixo

Se você já passou dos 40 anos e tem dificuldade para ler letras pequenas, você provavelmente sofre de presbiopia. Antigamente a única opção para corrigir a presbiopia era o uso de óculos de leitura ou de óculos multifocal. Hoje, já é possível corrigir esse problema com o uso de lentes de contato.

Como explicado em postagem anterior (clique aqui), quem usa lentes de contato e tem vista cansada tem 3 opções de correção:
- Usar um óculos para perto em cima da lente de contato de longe
- Usar lentes de contato monovisão (um olho para longe e outro para perto)
- Usar lentes de contato multifocais ou bifocais

Lentes de Contato Multifocais

As Lentes de Contato para corrigir a visão de perto (presbiopia) podem ser bifocais ou multifocais. A diferença entre elas é a mesma do óculos bifocal com o óculos multifocal. A bifocal só tem duas gradações diferentes de grau e a multifocal tem várias gradações diferentes. Nesse texto vou usar lentes de contato multifocais para me referir as lentes tanto bifocais quanto multifocais.
As Lentes de Contato multifocais ou bifocais podem ser gelatinosas ou rígidas gás permeáveis. Podem ser também de descarte diário, mensal ou de uso prolongado, de acordo com a preferência de cada pessoa.
Existem também as lentes de contato multifocais tóricas, para as pessoas que além da presbiopia também apresentam uma grau alto de astigmatismo.

As lentes de contato multifocais podem ser de 3 tipos:


Lente de Contato Bifocal de translação (ou alternantes)

Essa lente funciona basicamente como um óculos bifocal convencional. A parte de cima da lente de contato tem o grau de longe e a parte de baixo tem o grau de perto. Então conforme seu olho vira para baixo, ele olha através do grau de perto.
O problemas é que a lente de contato costuma mexer junto com o olho... então se eu olhar para baixo a lente vai se mexes junto e eu vou continuar olhando pela parte de longe! Sim, isso é verdade e seria um problema... mas os fabricantes inventaram mecanismos próprios para fazer com que nessas situações a lente não se mexa e você consiga olhar através do grau de perto.
A maioria dessas lentes de contato bifocais são rígidas gás permeáveis.


Lentes de Contato multifocais Concêntricas (anéis)

Nessas lentes existem 2 tipos de graus (longe e perto) que vão se alternando. Existem anéis de graus diferentes que se intercalam. Ou seja, 1 dos anéis tem o grau de perto, o anel seguinte tem o grau de longe, o outro anel tem novamente o grau de perto e assim sucessivamente.


O anel central é o mais importante e pode ter o grau de perto ou o de longe. Alguns médicos optam por colocar em um dos olhos a lente com o anel central com o grau de perto e no outro olho o anel central com o grau de longe. Essas lentes podem ser tanto rígidas quanto gelatinosas


Lentes de contato multifocais asféricas

Nessa lente os graus de perto e de longe se misturam na superfície da lente e o cérebro se acostuma a separar os graus e manter a visão nítida para todas as distâncias. Essa é a única lente de contato que pode ser chamada realmente de multifocal. Mas ao contrário do óculos multifocal, não é necessário que o paciente mexa o olho para achar o grau de perto. Isso já ocorre de forma automática.
Esse tipo de lente multifocal (asférica) geralmente é do tipo gelatinosa e nos últimos anos tem ganhado a preferência dos usuários.
Lente de Contato Multifocal asférica

Será que eu vou me adaptar as lentes de contato multifocais?

Sim, provavelmente você ficará satisfeito com essas lentes. No entanto, precisa ficar claro, que é preciso um período de adaptação. Hoje, temos vários tipos de lentes de contato multifocais e se uma lente não funcionou para você podemos tentar outro modelo. As vezes, é necessário testar mais de um modelo.

Critérios para escolher qual lente de contato multifocal usar:

O grau de adição para perto é o primeiro fator que deve ser considerado. Graus baixos de adição de perto são mais facilmente adaptáveis com as lentes de contato multifocais. Quando o grau é mais alto, deve-se tentar a lente bifocal de translação e evitar a multifocal asférica. Ou seja, pessoas mais idosas que tem uma adição para perto grande (acima de 65 ou 70 anos geralmente) não costumam ser bons candidatos a esse tipo de lente
O tamanho da pupila também será levado em consideração pelo seu oftalmologista na hora de escolher o tipo de lente de contato multifocal que vai utilizar. Pessoas que tem a pupila grande talvez não se adaptem bem a lente asférica por exemplo e prefiram usar a lente bifocal de transição.

Uma outra opção é fazer a chamada monovisão modificada. Nesse tipo de adaptação coloca-se uma lente de contato simples para longe no olho dominante e uma lente de contato multifocal no outro olho.

É importante ressaltar que essas lentes de contato multifocais não vão proporcionar uma visão tão nítida e confortável quanto um óculos multifocal ou um óculos só de longe ou só de perto. No entanto, elas darão uma visão nítida o suficiente para a maioria das atividades do dia-a-dia. É o fim da dependência do óculos.

Para ler mais sobre Lentes de Contato, leia o texto abaixo:
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.html

Para saber mais sobre Óculos Multifocal, leia o artigo abaixo:
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/tudo-sobre-oculos-multifocal-dicas-para.html

28 comentários:

Sou usuário de óculos multifocal Varilux Physio , tenho 46 anos e acho o campo de visão horrível. Poderia por favor esclarecer/detalhar seu comentário do porque as lentes asféricas não proporcionam a mesma qualidade de visão dos óculos multifocais?
Grato Claudemir.

Claudemir

As lentes de contato asfericas multifocais sao otimas lentes mas geralmente nao proporcionam uma qualidade de visão tão boa quanto os oculos
Mas em compensação elas proporcionam um maior campo de visao. Entao pode ser uma boa opçao no seu caso

As lentes de contato asfericas multifocais são indicadas para uma criança de 11 anos com miopia ( 3,50 dioptrias)?
É verdade que podem contribuir para travar o avanço da miopia?

Ao anonimo acima

As lentes multifocais são para pessoas maiores de 40 anos que tem vista cansada (ou presbiopia)
para uma pessoa de 11 anos não é necessario e nem indicado
AS lentes de contato NAO travam o avanço da miopia. Não há nenhuma comprovação cientifica desse fato

Sou usuário da mono visão.Tenho 58 anos. Se optasse pelas multifocais asfericas teria uma visão melhor?

Pedro

provavelmente sim... a qualidade e a noçao de profundidae seriam melhores
Mas só testando... acho que vale a pena

Posso usar ao mesmo tempo duas marcas diferentes como por exemplo a lente Softhview 55 pro aspheric no olho direito e a lente BIOMEDICS 55 evolution no olho esquerdo?

Este comentário foi removido pelo autor.

Lidia

Pode usar sim, sem problemas
Isso nao vai atrapalhar a adaptaçoa

Dr, um grau de adição +1,50 é considerado grande para uma pessoa de 41 anos?

Farei uma pergunta mais completa. Tenho muita vontade de usar lentes de contato para parar de usar o oculos. Falei com o oftalmologista sobre isso, mas ele me disse que nao dava, mas nao explicou pq. entrei em contato com uma otica e passei a receita dos meus oculos e disseram que dá pra eu usar, as medidas sâo: esferico: +1,25 e adição +1,50 e o olho direito é: +1,25. Posso mesmo usar? obrigada

Lucelia

Pode usar lentes sim. Tem que descobrir com qual metodo vc se encaixa melhor, ... monovisao, lente multifocal, etc etc...
mas no que depende só do grau, vc pode usar sim

Comecei a usar +oculos há uns 6 anos, primeiro de ver ao perto e depois de me queixar de ver as legendas da Tv em duplicado o oftalmologista disse-me que já estava a precisar de graduação para a média distância. Optei por oculos com lentes progressivas.
Há uns 2 anos fiz uma tentativa de usar lentes multifocais (não sei de q tipo eram) mas dei-me mal porque quando tirava a de um olho não conseguia ver se o outro ainda a tinha, se tinha caído ao chão ou se estava no canto do olho.
Aconteceu que um dia quase arranhei a corne à procura da lente e como não a encontrei, fui dormir.
Acordei a meio da noite e o meu marido retirou-me a lente que estava alojada no canto do olho.
Desisti. Agora pergunto: Será que posso ter lentes colorida e multifocais? É que assim saberia logo quando se desviam.
Obrigada

Silvia

Nao sei se existem lentes multifocais coloridas mas acho que sim. Seria uma boa alternativa para esse caso que voce mencionou.
Realmente as vezes é dificil achar a lente no olho

Tenho 12 graus de miopia e agora com 48 anos de idade não consigo ler de perto. Poderei usar esta lente bifocal?
tambem tenho estigmatismo.

Claudio

Voce pode tentar. Nao sei se ficará bom mas pode tentar

Meu nome é Yrani e uso lente de contato rígida há mais de trinta anos, hoje estou com 46 anos e desde 2004 meu oftalmologista me indicou óculos de perto, mas só agora realmente estou sentindo necessidade. Moro na região de Campinas, e recentemente fui trocar de lentes e como meu grau de longe baixou estou tendo um dificuldade para enxergar de perto. Não quero usar óculos. Me adapto muito bem de lente. Gostaria de experimentar as lentes multifocais, mas não sei aqui na região quem trabalha com elas, Você poderia me indicar. Desde já agradeço.

Yrani

Em Campinas há mtos oftamos bons, em virtude da unicamp e da Puc.
Nao sei te indicar alguem especifico mas vc nao terá dificuldades

Olá meu nome é Thalia, tenho 50 anos e uso lentes progressivas,nunca gostei de óculos...será que posso usar lentes de contacto para perto e longe,e qual a mais indicada rígida ou gelatinosa
obrigada

Thalia

pode usar sim.
a mais indicada é a gelatinosa por ser mais confortavel e ter mais opçoes

BOA NOITE,
EU QUERO COMPRAR LENTES, MEU USO NORML DE OCULOS É..+025 PARA LONGE +1.25 PARA PERTO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO O PEDIDO...NÃO ESTOU ENTENDENO QUAL É O GRAU ESFEICO E O GRAU DE ADIÇÃO...PODERIA TIRA MINHAS DUVIDAS?
GRATA
SIDA

Cacilda

O grau esferico é +0,25 e adição +1,25
Mas voce deve fazer isso orientada por um oftalmo e não comprar sozinha sem orientação

Ola, Gostaria de saber para que serve lente contato multifocal com pwr 0.00. Faço monovisão com B&L multifocal add higth. No olho dominante uso cooperflex pwr -1.25. Pergunto se a multifocal, por ser assim sem grau para longe é realmente necessária?

Sinceramente

depende muito
se a lente for toda sem grau (para perto e para longe) nao precisa usar

Olá, eu tenho miopia profunda+astgmatismo, uso lentes de contato para corrigir a mipopia e óculos para corrigir o atgmatismo.Gostaria de saber se têm uma lente que corrija os dois problemas, sabendo que minha miopia é de 17graus AO e o astgmatismo é de 3.0 OE e 3.5 OD.E também gostaria de saber se tenho uma indicação para alguma cirurgia? desde já obrigada...Silvana

Silvana

voce pode usar lentes gelatinosas toricas ou lentes rigidas

cirurgia é dificil pois seu grau é muito alto

O GRAU DOS MEUS OCULOS SAO -2.00 180 DIP 65.0 E -2.50 180 PARA LONGE,,A PERGUNTA É QUAL SERIA O GRAU DAS MINHAS LENTES DE CONTATO?

Radija

nao é possivel afirmar dessa forma
é preciso fazer alguns testes

Postar um comentário