Recent Posts

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Descolamento de Retina: Causas, Sintomas e Tratamento

O Descolamento de Retina é uma doença grave com comprometimento importante da visão e de tratamento essencialmente cirúrgico. A Retina é um tecido bem fino e delicado que fica localizado na parte mais interna do olho. Ela é responsável pela captação da luz e transmissão da imagem até o nervo óptico. Quando a retina se solta ou se desprende das outras estruturas do olho ocorre o que chamamos de Descolamento da Retina.

Descolamento de retina
Descolamento da Retina na parte superior do olho


Causas do Descolamento de Retina

O Descolamento de Retina pode acontecer sem nenhum fator desencadeante mas normalmente é possível identificar algum fator de risco que tenha levado a essa doença:


  • Trauma Ocular: Os traumatismo de olho ou de rosto (ex: soco, queda, acidente de carro) podem causar um Descolamento de Retina. Todo paciente que tenha sofrido algum tipo de trauma na região do rosto ou da cabeça precisa fazer um exame de fundo de olho para investigar algum risco de ter um descolamento de retina


  • Alta Miopia: Os pacientes com graus médios ou altos de miopia (maior do que 3 ou 4 graus) são pacientes com maior risco de descolamento de retina e por isso devem realizar exames de fundo de olho (mapeamento de retina) pelo menos 1 vez ao ano


  • Diabetes: As alterações oculare decorrentes da diabetes podem levar a um tipo de descolamento de retina, chamado Descolamento de Retina Tracional. Para saber mais sobre a diabetes ocular clique aqui


  • Tumores Oculares: Os tumores oculares são bastante raros mas quando ocorrem podem causar descolamento de retina
Sintomas do Descolamento de Retina

Quando o descolamento de retina começa a aparecer o paciente pode notar pequenos pontos pretos flutuantes na visão chamados de "moscas volantes". Junto também pode ocorrer "flashes de luz", como se fossem relâmpagos, chamados fotopsia. A presença desses dois sintomas (moscas volantes + fotopsia), principalmente quando surgem de forma subita, é um sinal de alerta e o oftalmologista deve ser procurado o mais rápido possível.
Quando o descolamento de retina já ocorreu, a pessoa nota diminuição do campo de visão (uma mancha escura grande tampando toda a visão ou só uma parte dela).  Essa mancha escura pode ser no centro da visão ou na periferia da visão.
O descolamento de retina não causa dor e nem vermelhidão nos olhos.

Como ocorre o Descolamento da Retina?

Nos pacientes de risco (vide texto acima) ou mesmo em paciente sem qualquer fator de risco, a retina sofre um rasgo ou uma pequena rotura. Através dessa rotura, o vítreo (que é um líquido que preenche o nosso olho) passa para a parte de trás da retina, descolando-a. Esse é o tipo de descolamento da retina chamado regmatogênico. Em outros casos, como no diabetes, o mecanismo é diferente. O vítreo fica fibrosado e traciona a retina, descolando-a. Esse tipo chamamos de descolamento da retina tracional
Mecanismo do descolamento de retina regmatogênico
Tratamento do Descolamento de Retina

São 2 opções básicas para o tratamento do descolamento da retina : Laser ou cirurgia.

Laser para Descolamento de Retina
Quando o descolamento de retina ainda não ocorreu mas há lesões na retina que poderão causar o descolamento (como pequenos rasgos, degenerações ou roturas na retina) o laser é o tratamento ideal. O laser "cerca" a rotura ou, em outras palavras, impede que o líquido passe através dessa pequena rotura e descole a retina (veja a figura acima).

Vitrectomia e Descolamento de Retina
Mas quando a retina já se descolou o tratamento é cirúrgico. Existem dois tipos de cirurgia de retina:
A retinopexia com introflexão escleral, que é uma técnica mais simples e mais antiga, indicada para casos mais leves e mais iniciais do descolamento de retina.
A vitrectomia via pars plana é a principal cirurgia de retina. É uma cirurgia grande, trabalhosa, mas quando executada por um bom cirurgião e em determinadas doenças tem um resultado excelente. Durante a vitrectomia, o cirurgião pode optar por injetar um gás (C3F8) ou uma camada de óleo de silicone dentro do olho para manter a retina colada e evitar que ela se solte no pós operatório. O gás é absorvido com o tempo mas o óleo exige uma segunda cirurgia para retira-lo depois.


O mais importante é fazer a cirurgia o mais rápido possível. Quanto mais tempo a retina ficar descolada, menor será a chance da visão voltar ao normal.

O que é descolamento de retina em funil aberto e em funil fechado?

Isso é uma característica da retina após o descolamento. Dependendo da forma da retina descolada nós chamaremos de  funil aberto ou funil fechado. O descolamento de retina em funil fechado tem um prognóstico muito reservado

Eu vejo pontos pretos flutuando na frente dos meus olhos (moscas volantes). Eu tenho descolamento de retina?

Não necessariamente. Esses pontos pretos (que algumas pessoas dizem parecer uma teia de aranha ou um inseto pequeno) são sinais de descolamento do vítreo que é muito mais comum que o de retina. Nesses casos pode haver ou não um descolamento de retina associado e por isso é importante um exame de mapeamento de retina e um ultrassom ocular. O descolamento do vítreo não causa qualquer problema na visão.

Eu vou fazer cirurgia de catarata ou cirurgia de miopia. Tenho que me preocupar com descolamento de retina?

Sim. Todo paciente que vai fazer uma cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa para miopia deve se precaver com exames de retina (mapeamento de retina e ultrassonografia) para identificar possíveis alterações que levem a um descolamento de retina. Se for identificado alguma lesão (rotura ou buraco na retina) que leve ao descolamento de retina, as lesões deverão ser tratadas com laser antes da cirurgia de catarata ou de miopia.

Para saber mais sobre as moscas volantes e o descolamento do vítreo, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

156 comentários:

Eu tenho deslocamento de retina e catarata no meu olho esquerdo o meu olho esta branco os medicos que ja fui tissem que nao tem mais cura eu quero saber se tem e o que eu faço?
meu nome Catia leciane cardoso ribeiro.
cidade:Pelotas estado:rs

Catita

O descolamento de Retina deve ser operado o mais rapido possivel, de preferencia em alguns dias. Quando passa muito tempo ou quando há outras alterações no olho, não vale a pena operar, porque mesmo que a cirurgia dê certo e a retina fique "colada", a visão nao melhora. Por isso, que os medicos nao te sugeriram operar.
mas quem sabe com a evolução da medicina, no futuro, seja possivel fazer algo

meu marido fez implante de LIO e não deu certo. A Lio teve que ser retirada ele sentia muitas dores. Agora com 15 dias teve descolamento da retina.Ele precisará fazer cirurgia porém os médicos não garantem que ele volte a enxergar.Tem um rasgo de 90°na retina segundo o oftalmo.A cirurgia será aplicação de silicone que poderá ser retirada + ou _ daqui a 6 meses. Meu marido não quer operar tem muito medo, durante a retirada da LIO sentiu dores intensas apesar da anestesia, além do que os médicos não garatirem que ele enxergue. Sei que existem riscos porém a coisa é desse jeito mesmo? Se não dão garantia ele não que fazer a cirurgia.

Deusenir

Nao tem como dar garantia numa cirurgia dessa mas nao tem como deixar de operar. Se não operar a visão dele vai piorar a ponto de perder totalmente a visão. A cirurgia é praticamente obrigatória!
Tenham esperança no resultado

Na vitrectomia, o vítreo é retirado e colocado óleo de silicone no lugar. Neste momento, o olho se torna flácido?
Na segunda cirurgia, que é a retirada do óleo de silicone, é colocado algum outro líquido no lugar ou o vítreo já terá se formado? Como é feita a cirurgia de retirada do óleo dec silicone?

Taiani

O olho não fica flácido não. Fica com a mesma consistencia do olho normal.
A retirada do oleo é feita atraves de uma nova cirurgia, mas mais simples do que uma vitrectomia. Depois de retirado o óleo nao precisa colocar mais nada no lugar

Soube que o vítreo é o que mantém o olho em formato esférico. Gostaria de saber como fica a consistência do olho depois de retirado o vítreo e antes de injetar o óleo de silicone.

Se na cirurgia posterior for retirado o óleo de silicone e não for colocado nada no lugar, o que manterá o olho esférico?

Boa noite Dr. Renato!

Em nov/2010 meu esposo foi submetido a uma cirurgia referente a um deslocamento de retina(após 3 dias do deslocamento. Mesmo depois que o gás foi absorvido não conseguia enxergar. Em jan/2011 precisou fazer uma vitrectomia para "sugar PFC" (talvez eu não saiba explicar direito). Será que ele tem possibilidade de recuperação da visão? Ele tem 47 anos. Obrigada!
Angélica - Recife-PE

Angelica

Sim, é claro que tem possiblidade dele voltar a enxergar
No entanto, em cirurgias de retina, mesmo que a retina fique colada e tudo direitinho, nem sempre a visao melhora.
É como se as ligaçoes da retina tivessem se desligado na hora do descolamento. E depois quando colocamos ela no lugar, essas ligaçoes nao se refazem

qual o tempo ideal para retira da do oleo de silicone apos uma victromia? quala pocetagem de um novo descolamento na retirada do oleo?

Elaine

Nao há tempo ideal para retirada do oleo. Vai depender de cada caso e da avaliaçao do médico sobre o risco de ter novo descolamento após a retirada do oleo

nao sei te falar sobre percentuais. Além do que isso dependerá da causa do descolamento, do tipo, do tempo que ficou deslocado etc

Fiz cirurgia de descolamento de retina dia 18 de janeiro de 2011. Estou preocupado porque o cirurgião não especificou posições em que eu deva me posicionar com a cabeça (dormir, etc). Disse-me que posso ter uma vida normal (ver TV, usar computador), devo utilizar dois colírios. Meu olho operado está muito, muito mesmo vermelho e inchado, e ainda às vezes as lágrimas aparecem com pouco sangue. Posso usar compressas geladas, água boricada e soro fisiológico? Devo retornar ao médico dia 02 de fevereiro. Agradeço sugestão.
Gerson

Dr. Renato,

Fiz cirurgia de descolamento de retina dia 18 de janeiro de 2011. Estou preocupado porque o cirurgião não especificou posições em que eu deva me posicionar com a cabeça (dormir, etc). Disse-me que posso ter uma vida normal (ver TV, usar computador), devo utilizar dois colírios. Meu olho operado está muito, muito mesmo vermelho e inchado, e ainda às vezes as lágrimas aparecem com pouco sangue. Posso usar compressas geladas, água boricada e soro fisiológico? Devo retornar ao médico dia 02 de fevereiro. Agradeço sugestão.
Gerson

Desculpe-me comentário duplicado

Gerson

Em algumas cirurgias de retina é necessario o paciente ficar em uma posiçao determinada. Se ele nao te recomendou isso é porque nao precisa fazer no seu caso

A aparencia do olho é ruim nos primeiro dias. E sim vc pode soro fisiologico sem problemas

Dr. Renato,

Muito grato pelo seu comentário. Agora fico mais calmo.

Gerson

Olá me chamo tatiana e minha mãe tem 49 anos acaba de realizar a cirurgia de vitrectomia ela não tem nenhum fator clinico que desencadeou a doença mas agora soube que colocaram o oléo então ela tera outra cirurgia pra retirar o processo é o mesmo cirurgia e anestezia geral doutor?poia ela agora ja ve a imagem inteira faz 6 dias hj e antes era como um eclipse
grata

Tatiana

Para retirar o oleo é uma cirurgia semelhante a anterior, com anestesia local.
Essa melhora da visao é um otimo sinal

Dr. Renato

Minha mãe fez um cirurgia no dia 21/01/2011 de deslocamento de retina a lazer e catarata no olho esquerdo, esta utilizando dois tipos de colírios fazendo as recomendações médicas, porem ela esta sentindo fisgadas fortes a cada 20 minutos, isso é sinal de infecção? devo retornar ao médico?

Thatinha

Nao é sinal de infecção mas pode ser de pressao ocular alta
Ela deve voltar ao medico para ver isso

Alé dos antimflamátorio e o colírio tem mais alguma coisa a fazer quando inflama o olho depois da cirurgia de vitreo.e se não colar a retina há necessidade de outra cirurgia.agradeço

tatiana

O colirio combate a inflamaçao do pos operatorio

Quando a retina nao cola é necessario uma nova cirurgia

Dr. Renato,

Fui diagnosticada com descolamento do vítreo, fiz tratamento a laser e acompanhamento a cada 3 meses.
De vez em quando vejo alguns flashes (duas ou três vezes por dia). Devo me preocupar e ir ao médico cada vez que vejo um flash ?
Obrigada

quando a retina e descolada tem como voltar e enxergar novamente

Bom dia,Dr.Renato!
É normal, após uma cirurgia no olho devido a uma "cegueira" parcial(uma sequela da diabetes),surgir um descolamento de retina e catarata, e realizar uma nova cirurgia dentro de 15 dias?
Obrigada!
20/02/2011

Cecilia

Nao é preciso tanta preocupaçao
Vc fazendo os exames a cada 3 meses, só se preocupe se a sua visão baixar

Juliana

Se a retina descolar tem que operar o mais rapido possivel. Se a visao vai recuperar ou nao, depende de varios fatores: tamanho do descolamento, sucesso da cirurgia, tempo que ficou descolada ...

Silvana

Sim, isso é normal. As cirurgias devido as alteraçoes de retina causadas pela diabetes são muito dificeis. A retinopatia diabetica é uma doença muito grave.

Minha mae ja tave descolamento de retina e operou na epoca... agora, vários anos depois, ela está com catarata. O médico que olhou ela achou complicado fazer a cirurgia nela devido ao descolamento que ela ja teve e a retina dela estar operada. Existe alguma técnica ou alguma solucao para que ela nao fique cega?

Daniel

Com as mesmas tecnicas modernas da cirurgia de catarata é possivel operar sua mãe sem muitos problemas. Apesar dos riscos serem um pouco maiores ainda é grande a chance de sucesso

Dr. minha mãe fez a cirurgia para correção da retina há pouco mais de 2 meses e terá que retirar o óleo, ela está um pouco apreensiva, como é o procedimento para retirada desse óleo?

Dr. eu fiz um transplante de cornea, depois sofri um trauma e meu cristalino saiu do olho, agora tive um deslocamento da retina, vou colocar oleo de silicone, quando perdi o vitreo foi injetado soro no meu olho, pra por o oleo tem que tirar o soro, ai quando retirar o oleo vai ficar o que no lugar pra manter o globo ocular redondo, sei que ja respondeu que nao precisa por nada, mas o que vai ficar no luga?

Doutor preciso de ajuda. Tenho muita mosca volante, que atrapalha demais minha visão. Não consigo nem mais enxegar devido a mosca volante no olho esquerdo. Já fiz varios exames.
Alguns médicos minha acoselharam ao costumar e outro fazer cirurgia de victromia. Apareceu derrepende essa mosca volante, nunca tiver problema algum de visão. Gostaria de saber se eu fizer cirurgia corro risco de ficar cego.

Regiane

Para retirar o oleo é uma cirurgia parecida com a anterior só que mais simples e um pos operatorio mais facil

Erivelton

Fica ar no lugar. O olho consegue manter a forma mesmo assim. O vitreo não fará falta nesse caso

Lucilene

Essa cirurgia chama-se vitrectomia e nao é uma cirurgia simples, isenta de riscos... Ela tem alguns riscos e por isso mesmo só optamos fazer no caso de moscas volantes quando os sintomas sao muito importantes, como parece ser o seu caso

Dr. obrigado pela resposta anterior, quanto a necessidade de ficar com a cabeça pra baixo, quantos dias é necessário, e quantas horas por dia? obrigado

Erivelton

Isso depende do tipo de cirurgia feito, qual tecnica ...
só seu medico pode te dizer isso

Doutor Renato,fiz uma cirurgia de vitrectomia e 1 dia após a cirurgia na primeira visita pós- cirurgica eu enxerguei;pórem,passados 18 dias de cirurgia o óleo de silicone vazou para camada inferior do olho.Minha visão piorou(devido ao óleo que vazou)e o médico falou que eu ficasse tranquilo pois depois de 3 meses ele iria drenar esse óleo e repor na camada superior.
O detalhe é que eu vejo algo quando o óleo deixa e que no décimo sexto dia ele liberou relação sexual e uma viagem longa.Acredito que esses foram os motivos do meu enfermo.
O que O senhor acha disso ?já aconteçeu algo semelhante?
Grato pela atenção.

Mauricio

esse "vazamento" do oleo acontece mesmo
Se vc está enxergando qdo o oleo sai da frente é um bom sinal. Assim quando o seu medico retira-lo, provavelmente a visao vai melhorar

Dr meu pai fez uma cirurgia de deslocamento de retina, colocou o oléo de silicone. Ele está pingando colirio de 1 em 1 hora, gostaria de saber se de madrugada ( quando estiver dormindo), isto se faz necessário?

Tatiana

tatiana

Normalmente nao precisa acordar para pingar não. Só em alguns casos especiais. Se o medico nao mencionou, acho que nao precisa
Mas na duvida, ligue para ele e confira

Os sintomas, as 'moscas' e a mancha que tampa a visão, são constantes?

Vanessa

As moscas nao sao constantes...elas somem e aparecem
Já a mancha costuma ser constante

Dr. Renato, eu tenho 60 anos de idade, boa saude, e há 3 anos convivo com uma fisgada no fundo do meu olho esquerdo que se manifesta pelo menos uma vez por dia, a dor da fisgada é insuportável, mas logo passa e tudo volta ao normal. O oftalmologista nao encontrou nada complicado no exame. O clínico geral disse que poderia ser início de derrame cerebral. Qual é a sua opinião? Muito obrigado.

Nathan

Nao sei se isso tem a ver com derrame nao
As vezes é dificil achar uma causa.
O ideal seria o oftalmo te examinar na hora da dor mas isso é complicado né...

DR. depois de quanto tempo de uma cirugia de vitreoctemia, posso dirigir, eu fiz com uso de gas.

Erivelton

Isso vai depender de quando a sua visão ficar boa... depende muito. Depende da visao do outro olho, depende da visão do olho operado...

Dr.bom dia .nunca tive problemas de visão mais de uns tempos para ca começei a sentir o olho coçar e dor no olho o que pode ser esta dor e coceiras não são direto elas vão depois de alguns dias voltam.obrigado

joao vitor

pode ser varias coisas...talvez alergia...só indo no médico p saber. procure um oftalmologista

dr renato , boa noite.
tive desclamento de rerina há 4 meses fiz duas cirurgias uma com o gas outra, a atual, com o oleo de silicone. Meu medico diz q tudo vai bem, que a visao ficará embassada ate a retirada do oleo, meu olho está com 12 graus de hipermetropia , diz meu medico que o oleo tem muitos efeitos colaterais, mas o importante é minha retina está colada...fico triste pq não consego ler com o olho doente e tenho fotofobia, uso cosopt pq tive pressao alta no olho...enfim vou retirar o oleo em julho tenho muita confianaça no meu retinologo mas me preocupo com o resultado final.....minha pergunta é: o tempo q ficarei em repouso da cirurgia de retirada do oleo é muito grande?eu sei que a visão nao volta 100% mas o que eu puder recuperar retorna de forma lenta ou sentirei melhora imediata a retirada do oleo?
agradeço sua resposta
luzia

Dr. tenho 29 anos e sempre tive moscas volantes....porem tentei esqeuecer e até consegui....tive um problema de pressão por um tempo,mas agora normalizou...tomo remédio,mas é bem fraco,para jovem mesmo...um erto diia me dei conta de que estava com a visão cheia de moscas volantes....antes ja tinha ido pelo mesmo motivo ao médico,ele olhou minha retina,toiirou a pesão,e disse que tudo tava normal...mas dessa vez fiquei preocupado...comecei a fazer compressa com uma temperatura suportavel nos olhos (morna)...e as moscas diminuiram bastante...o que pode ser?...alem disso,juntpo com as moscas,tem umas linhas transparentes...umas as vezes groças e outras finas...mas tambem ouve diminuição com as compressas..vou ao médico logo,mas gostaria de sua opinião...obrigado...

Luzia

seu médico está certo no que ele está falando... tenha paciencia.
é dificl dizer em quanto tempo e o quanto sua visao vai melhorar mas a chance de melhorar já q a retina está colada é grande

Antonio

possivelmente é só descolamento do vitreo (leia o texto de moscas volantes desse blog)

mas pelo seu historico de hipertensao arterial pode ser q tenha havido rompimento de algum pequeno vaso da retina.
Só seu médico poderá dizer isso

Dr. Renato, fiz uma cirurgia de descolameto de retina e utilizei o óleo de silicone. Retirei o óleo depois de 5 meses, antes de retirá-lo enxergava vultos muito precariamente e após a retirada do óleo não vejo imagem alguma, somente 2/4 do olho completamente preto e o resto totalmente cinza, tem 4 dias q retirei o óleo e é como tivesse perdido a visão. Será q vou voltar a enxergar?
Claudio Garcia

Mas estes azos rompidos podem ser considerados como um problema grave,ou com o tempo some?
?

Claudio

Vc tem q ver se a retina está colada ou descolada...isso vai mudar todo o seu prognostico

Antonio

pode ser grave sim...mas nem sabemos se é isso mesmo.. o seu médico ao fazer o exame de fundo de olho poderá saber se é isso ou só o descolamento do vitreo

Dr. Renato, desde a 1ª cirurgia vejo 1/4 totalmente preto e o resto deformado e turvo a médica disse q a retina estava colada e q eu iria me acustumar. Após a retirada do silicone o médico disse q a retina estava colada + não vejo nada, está tudo preto e quando fecho os olhos vejo 2/4 preto e o resto cinza ... não vejo imagem nenhuma, nada, nem luz ... o q o sr. me aconselha, só voltarei no meu médico mês q vem ... será q minha visão está perdida??
Claudio Garcia

Claudio

Eu acho que voce nao deve esperar até o mês que vem para tirar essa sua duvida que está te angustiando...

Pelo seu relato parece ser sério...entao volte ao seu medico e pergunte clararmente se ainda chance da sua visao voltar ou não

Dr.Renato,minha irmã operou catarata e deslocamento de retina a um mês,só que os médicos não me esclarece as coisas direito.A momentos que ela se perde dentro de casa,alega não enxergar nada.fica a maior parte do tempo com os olhos fechados como se a claridade lhe encomodasse,começou pingando colírio de 1/1 horae outro de 4/4 hora.Agora o oftalmo mandou parou com o de 4/4 e continuou com o de 1/1,mas alternou o horário 4/4.Gostaria de saber se houve a perda total da visão?ela é diabética,isso prejudicou a oporeção?não tem mais o que fazer?houve a perda total?gostaria de ter uma explicação.

Dilza

Eu sem ter examinado a sua mãe, saber como está o olho dela, não tenho como responder as suas perguntas... Algumas delas, talvez nem o proprio médico que acompanha ela saiba responder agora.

A cirurgia de descolamento de retina é bem delicada, especialmente em diabeticos, e a recuperação é longa

Meu cunhado teve descolamento a alguns anos e os medico disseram q não tinha como operar hj ele esta cego.Queria saber se pelo fato de não ter feito a cirurgia esse olho doe...pq ele é deficiente e não fala se doe ou não...tem como fazer alguma coisa pra ajuda-lo...algum colirio pra pingar??

Amigo Dr.:...no inicio d out/2011,malhando pesado na academia, tive uma dor d cabeça muito forte onde passei a ver luzes e sentir perda da visão d uma das vistas...resumindo: alguns dias após, fiz ultra~som e detectou~se q eu estava com hemorragia vítrea e descolamento da retina d uma das vistas. Fiz cirurgia no final d out/2011 com inclusão de silicone. Há 1 mes aprox.o silicone migrou p Câmara Anterior e fiz uma nova cururgia p remoção do óleo na semana passada(24/03/2011). Bastou remover o silicone q a retina voltou a descolar. Ontem(31/03/2011) a minha equipe médica voltou a me operar usando o método tril??...com injeção d gás p manter a retina colada. Estou confiante na minha equipe médica, mas estou tbm estou muito preocupado em perder a visão desta vista, uma vez q eles alegam q minha córnea está muito sofrida.
O que o Dr.tem p me dizer?...Eles estão agindo corretamente??...Eu estou correndo algum risco de ficar cego desta minha vista??...Vê no q podes me ajudar!! Obrigado
Claudio Garcia

Luciana

Mesmo sem falar, ele sinalizaria se estivesse com dor...iria mexer no olho, manter o olho fechado etc etc
Se nao faz nada disso, nao deve estar doendo e logo nao precisa de colirio algum

Claudio

A conduta da sua equipe está correta mas infelizmente a cirurgia de retina é muito delicada mesmo. Como descolou depois de tirar o oleo, optaram pelo gás o que me pareceu correto.
Depois de varias cirurgias, a cornea fica sofrida e muitas vezes até precisa de um transplante de cornea no futuro.
Infelizmente, o prognostico é dificil de ser feito mas as vezes nao evolue muito bem não

Dr Renato, meu pai teve descolamento de retina na vista direita há muito tempo e não teve solução ele ficou cego, recentemente por causa do seu elevado grau de miopia e de uma cirugia de catarata que ele fez no olho esquerdo, ele teve descolamento de retina novamente agora na vista esquerda , ele já fez a cirurgia com o gás, estava tudo indo bem ,mas quando o gás saiu completamente a retina voltou a descolar, agora ele colocou o silicone, porém a pressão ocular dele está muito alta ele já foi medicado, mas os médicos não conseguiram baixar a pressão com os rémedios e colírios, já foi marcada a volta dele ao médico o mais rápido possível gostaria de saber se tem a possibilidade deles apenas diminuirem a quantidade de silicone ou se terá que retirar tudo?E se retirar existe mais algum recurso?

Edilaine

Talvez seja necessario uma cirurgia para controle da pressao ocular.
Só existe duas opçoes para manter a retina colada..ou gás ou silicone

Boa tarde
Dr eu tive o descolamento da retina e passei por uma cirurgia, que nao teve sucesso,e como conseguencia tive o opaccimento da minha cornea q veio perder a transparencia, mas porem ainda enchergo luses,ja faz 5 anos desde a minha cirurgia de retina e possivel uma nova tentativa ..???

desde ja agradeço a atenção, meu e-mail e romuloumberto@hotmail.com

Oi, tive um descolamento de retina e passei pela cirurgia com aplicação de óleo de silicone faz um ano e meio. Em janeiro desse ano após o término do tratamento de laser no outro olho meu médico disse que já podia retirar o óleo e que não havia pressa e que eu podia me programar. Só não perguntei se havia um tempo limite para isso.

Gostaria de saber quanto tempo o óleo de silicone pode permanecer dentro do olho. Se eu não operar nos próximos seis meses pode dar algum problema?

Obrigado desde já.

Bacana (romulo)

Se a sua retina estiver no lugar e o problema é só a cornea que está opaca voce pode tentar um transplante de cornea.
Leia o texto abaixo sobre transplante de cornea
http://www.medicodeolhos.com/2010/05/transplante-de-cornea-como-e-cirurgia.html

Fabio

Nao há prazo maximo para o oleo de silicone ficar no seu olho.
POde se programar com calma

Dr, a uns anos atrás tive a retina descolada e sem solução, ao se passar um tempo surgiu uma catarata nesse olho com a retina descolada, é recomendado fazer a cirurgia ? Pode ocorrer alguma complicação ?

Rasta

nesses casos geralmente nao fazemos a cirurgia de catarata visto que nao vai resolver o problema, isto é, nao vai melhorar a visao, já que a retina está descolada

Além disso é uma cirurgia mais complicada do que uma catarata comum

Dr, muito obrigado por esclarecer minha dúvida, vou fazer os exames necessários e colocar uma lente por causa da estética !

Obrigado pela Atenção !

Doutor, boa noite!
Operei de descolamento da retina e o oleo de silicone vazou pressionando a cornea causando agora uma dor infernal. Operei no sabado, porem a dor veio ontem e ao tentar falar com o meu medico, descubro que está em um congresso de retina e nao atende minhas ligacoes. Fui em outro que me receitou um colirio, porem a dor nao passa. existe algum remedio, tipo dipirona ou paracetamol com efeito analgesico especifico para os olhos? para que pelo menos diminua minha dor ate segunda feira para passar com outro especialista..

muito obrigado

Pedro

Realmente teve um congresso de retina nesse feriado em Campo Grande-MS

Hoje é domingo a noite entao nao pude te ajudar muito

Dependendo do que estiver acontecendo com o seu olho só uma lente de contato especifica vai resolver.
Procure um medico na segunda o mais cedo possivel

Exmo. Senhor Dr.,
Fiz há 4 anos uma blefaroplastia ás pálpebras superiores e inferiores. Imediatamente comecei a ver como se tivesse papel vegetal á frente dos olhos, como se tivesse areia, fiquei sem lágrimas numa vista e na outra as lágrimas correm continuamente. O olho é uma ''bola'' e essa bola doia-me. Sei agora que tenho cicatrizes na vista. Não consigo fechar as pálpebras totalmente.
A minha visão foi piorando, piorando até que tive um descolamento de retina.
Foi este cirurgião, o que me operou ao descolamento, que ao ver a minha vista para a operação deparou com as cicatrizes.
Não dei nenhuma queda, não sofri nenhum trauma na cabeça ou na face, não sou diabética. A única coisa que fiz foi a blefaroplastia.
Será que o descolamento é derivado da má blefaroplastia e das lesões na vista que me foram feitas na altura da cirurgia ás pálpebras?
O meu cirurgião plástico nunca me observou apesar das minhas queixas, e o cirurgião oftalmológico agora não confirma o que viu.
Para os Médicos em Portugal os pacientes não vêm mesmo em primeiro.
Mesmo que tivesse saido cega da blefaroplastia nenhum médico me ajudava.
Pode o Dr. ajudar? Em Portugal os Médicos Brasileiros tem a fama de porem os pacientes em primeiro doa a quem doer.
Outra senhora que também fez uma blefaroplastia com o mesmo cirurgião também está com problemas.
POR FAVOR Dr. pode ajudar-me? Obrigada.
Eugénia Santos.

Eugenia

Acho pouco provavel que o descolamento de retina seja devido a blefaroplastia.
As lesoes que a blefaro poderia ter causado seriam na palpebra ou no maximo na conjuntiva.
Já as cicatrizes que o seu médico disse que viu e que poderiam ter levado ao descolamento seriam na periferia da retina.
Portanto, acho que não deve ter relação uma coisa com a outra, mas em medicina nunca podemos afirmar nada, ainda mais sem ter examinado o paciente

Dr.,

Eu tive um descolamento de retina, perdi o acompanhamento, retornei ao médico porque o óleo de silicone começou a vazar. Agora, eu vou ter de passar em um novo médico para fazer essa retirada.

Quais as complicações que podem ocorrer com o vazamento desse óleo?

Abraço

Dr, Bom dia

Minha mulher tem problema no descolamento de retina,baixa visão, e ela troca o oleo de silicone, o medico disse que grudou a retina, ja tem dois anos ou mais com esse oleo de silicone mas esta com medo de retirar e descola a retina e pra piorar ela foi ontem ( 04/05/2011) fazer a pressao dos olhos,ele disse que a visao dela abaixou,quero saber se tem jeito de fazer algo,uma cirurgia a laser,qualquer coisa para ajuda-la,tenho muito medo dela perde a visão, se poder me ajudar aguardo contato...alexatdl@hotmail.com..obrigado

DR BOA NOITE, TIVE UM DESCOLAMENTO DE RETINA. FIZ A OPERAÇÃO, UMA VITRECTOMIA COM ÓLEO DE SILICONE...PEGUEI UMA CELULITE E UMA INFLAMAÇÃO MUITO FORTE NO OLHO QUE DEPOIS DE VÁRIOS MEDICAMENTOS ATE INTRAVENOSO MELHORAM A INFLAMAÇÃO E O OLHO QUE ESTAVA FECHADO ABRIU. SO QUE O OLHO OPERADO ESQUERDO AINDA ESTÁ BEM MENOR QUE O OUTRO E MUITO VERMELHO É NORMAL ESTE PROCESSO ESTOU PINGANDO OS COLIRIOS MAS DEMORA MUITO A MELHORAR. USEI PRIMEIRO ATROPINA E CILODEX E AGORA USO O VIGAMOX. POR FAVOR DR ME AJUDE A ESCLARECER ESTA DUVIDA OBRIGADA.

Diego

o grande risco é a retina descolar novamente depois que se retira o óleo

Alex

No caso dela, nao tem outra opçao a nao ser essa que está sendo feita.
Avaliar o momento certo de retirar o oleo para nao redescolar a retina. E cuidar da pressão para ela nao subir.

Erica

juntou o pós operatorio de uma cirurgia trabalhosa com uma infecção grande....entao é normal o olho ficar meio acanhado
Com o tempo deve melhorar mas as vezes nem sempre fica exatamente igual ao outro

Dr,como ajuda-la para nao subir a pressao do olho dela, não é possível nenhuma cirurgia a laser,sei la algo que podesse ser feito,com tantas novidades hoje..
Grato

Alex

Usar colirios para glaucoma é a melhor soluçao
Nao existe nada a laser p ajudar nesse caso

Doutor, estou muito preocupado.. durante 2 minutos, comecei a ver as imagens piscando.. depois de 1 minuto.. comecei a ver luzes flutuantes, e massas pretas flutuantes
MAS, só durou 2 minutos.. agora estou totalmente normal denovo... tenho que me preocupar?

DORIVAL DISSE..

Caro Doutor, Meu olho está com óleo de silicone e só vejo as coisas nítidas quando olho para baixo. Quando olho para cima tudo sai de foco. Há pouco óleo em meu olho?
Antecipadamente, obrigado

Fabio

Tem sim. Voce deve procurar um oftalmo e fazer um exame de mapeamento de retina a talvez um ultrassom do olho
provavelmente não é nada demais mas não vale correr o risco

Dorival

O óleo nao precisa preencher todo o olho.
Se ele estiver segurando sua retina no lugar está na quantidade certa

Dr Renato,

Tive um descolamento de retina e fiz a cirurgia que não deu certo(Com 09 dias voltei a enxergar tudo torto) Voltei a ser operado no 15º dia da 1² cirurgia, dessa vez uma vitrectomia com gás e laser pra corrigir um furo na retina. Hj estou com 20 dias e voltei a ver tudo embassado e tenho dificuldade de mover o olho pras laterais. È normal, minha visão levará qto tempo pra recuperar? tenho medo de ter q fazer outra cirurgia.

Obrigada pela sua valiosa atenção!

Dr Renato,

Há uns 15 anos fiz 02 cirurgias de descolamento de retina e além de eu não voltar a enxergar, meu olho ficou estrábico. No final de 2010 foi diagnosticado o inicio de um novo descolamento nos 2 olhos. Fiz cirurgias à laser nos 2 olhos e fiquei com sensações de flahs de luz no olho já operado e teias de aranha no outro que imcomoda muito. Há como resolver esta situação? Há medicamentos ou tratamentos pra isso? Com relação ao estrabismo, posso fazer uma cirurgia corretiva normalmente?

Dr Renato,

Fiz 02 cirurgias de desc. de retina há uns 15 anos, uma uns 8 meses depois da outra e depois da 2ª meu olho ficou estrábico. No final de 2010, foi diagnosticado o inicio de um novo desc. de retina agora nos 02 olhos. Logo em seguida fiz uma intervenção à laser nos 2 olhos. Após esta cirurgia, fiquei com aquele problema de flashes de luz em um olho e teias de aranha no outro e isso incomoda muito. Isso é normal? Tem algum tratamento? Ato eu fazer uma cirurgia de correção do estrabismo, há algum impedimento?

posso fazer uma cirurgia de correção do estrabismo?

Cirley

a cirurgia de retina é muito delicada e complicaçoes como essa são frequentes
Nao posso dizer se isso é normal ou não. só o seu médico te examinando poderá avaliar

Luiz sergio

esse pontos pretos e os flashes são comuns nesse problema e infelizmente nao tem como trata-los
A cirurgia de estrabismo pode ser feita se o médico avaliar que será possivel resolver o estrabismo

minha mãe descolou a retina, mas só foi fazer a cirurgia depois de trinta dias que descolou, é possível que ela volte a enchergar ?

Ana

é possivel sim mas isso depende de varios fatores
O tempo de 30 dias pode atrapalhar um pouco

Dorival pergunta..
Caro Doutor, boa noite, estou com óleo de silicone no olho e vejo as imagens com aspecto leitoso...... isso vaia melhorar quando o óleo de silicone for removido?
Obrigado

Meu avô tem 71 anos e faz uns 2 anos que descobriu que tinha descolamento de retina, mas não deu tanta importância e hoje isso o incomoda muito. Quero saber se ele não fizer a cirurgia, o que vai acontecer? Piora, passa para o outro olho ou fica como está? O médico falou que por ter demorado muito a tratar, acha que não tem mais jeito. Nesse caso, a cirurgia é recomendada ou não? Obrigada.

Dorival

Sim. Parte dessa turvação que voce sente é devida ao oleo de silicone e irá melhorar quando o oleo for removido

Leticia

O descolamento de retina deve ser operado o mais rapido possivel. Se ficar muito tempo descolado o tecido pode "morrer" e não funcionar mais mesmo depois de operado
Além disso se não operar pode descolar a retina toda e levar a cegueira total

Pelo tempo não sei se vale a pena operar ainda o seu avô. Só examinando mesmo

Dr, o meu avô só enxerga 50% no olho esquerdo desde quando ele era novo, e o descolamento de retina é no olho direito. É possível o descolamento passar para o olho esquerdo, pelo fato de forçar muito a vista para enxergar um pouco melhor?

Dr. Meu filho nasceu prematuro de 6 meses e ficou por muito tempo internado. 4 meses na UTI e 1 mes no Berçario do HMI.

Quando ele estava no berçário um oftalmologista tentou fazer um exame de vista nele, mas não foi possível pois ele não abria o olhinho.

Apenas quando ele saiu de lá com cerca de 6 meses pude fazer a consulta e os exames (no caso, Ultrasom) que diagnosticou que ele estava com Deslocamento de Retina devido a prematuridade, consultei em mais 2 médicos e eles me diagnosticaram a mesma coisa. Mas, o pior, foi que eles me disseram que teria que ter feito a cirurgia/tratamento antes quando ele estava mais novo. E que agora não teria mais nada o que fazer e que meu filho só enxergaria a luz e vultos. Uma médica me orientou a levá-lo ao oftalmologista de 6 em 6 meses para ver se a medicina encontra um tratamento pra ele.

Hoje meu filho está com 9 meses e
MINHA DÚVIDA É:

REALMENTE EXISTEM CASOS QUE NÃO EXISTEM CURA NO CASO DE DESLOCAMENTO DE RETINA?
NÃO HÁ NADA A SER FEITO PELO MEU FILHO?
NEM TRANSPLANTE, ALGO ASSIM?

Por favor, Doutor,

Estou muito anciosa com essa questão, se puder me responder fico grata!!!

Desde já, muito obrigada!!!

Leticia

Não. Isso nao tem como ocorrer

Fernanda

Esses casos são os mais dramaticos na oftalmologia
realmente há muito pouco o que ser feito nessas situações e pelo que vc relatou há pouca esperança

Ainda nao existe transplante de retina, só de cornea, então isso nao vai ajudar o seu filho

Dr Renato


Depois de um descolamento de retina fiz uma vitrectomia com colocação de gás,(35 dias de cirurgia) voltei a ter metamorfopsia, e o médico me solicitou uma TOMOGRAFIA DE COERENCIA ÓTICA na qual acusou pequena área de descolamento seroso da retina sensorial subfovial. O médico me aconselhou repouso e paciência. Que grau de gravidade tem esse diagnóstico e quais os procedimentos?


Atenciosamente,

Cirley

esse descolamento seroso por vezes resolve sozinho. Isso é um liquido que se acumula na regiao da fóvea. Quando é grande e nao resolve sozinho pode ser necessario uma aplicaçao de laser ou injeçao de medicamento

Dr. Renato, eu fiz uma vitrectomia por deslocamento de retina e coloquei gás, fazem 70 dias, a visao voltou ao estágio anterior ao deslocamento, mas ainda vejo uns flashs, no canto do olho, isto significa que a retina ainda esta deslocada? ou pode ser normal, o médico me disse que a retina esta no lugar, quando perguntei sobre os flashs, ele nao respondeu nada só balançou a cabeça, fiquei perdido..

Erivelton

Não. Isso pode ser normal
Mas é importante que seu medico te avalie com o exame de fundo de olho e ultrassom

Dr Renato, obrigado, queria perguntar se posso tirar o oleo de silicone, pois a retina foi diagnosticada como descolada mesmo com o oleo. Precisaria por outro oleo ou não vale a pena pois o tecido ja estaria morto. Posso ficar com esse oleo para o resto da vida ? Posso fazer esportes com esse oleo que ele não vai soltar ?
Enfim, acha melhor eu trocar o oleo para tentar sarar de vez ou ficar com ele e preservar o que resta ?

Agradece

Alfredo

Dr tive um derrame na vista esquerda estou usando colirio mas até agora nada resolveu , qual o tempo p eu reuperar a visão

em complemento, o meu medico disse que com o colirio levaria de 1 ano p a recuperaçao ou se fizesse uma aplicação de um gaz seria mais rápido , o que devo fazer , estou desorientada e com medo

Alfredo

Decisao dificil. Nao tem problema em ficar com o óleo mas se ainda esperança de alguma melhora na visão eu faria nova cirurgia

Rosangela

Depende do que voce fala como derrame.
O que aconteceu?
Se o médico disse que com o gás é mais rápido então faça o gás

Ja fiz 2 cirurgias, a segunda com oleo, apesar de o descolamento ser na parte de baixo e pequeno, o que parece é que mesmo se operar de novo para por outro oleo vai soltar de novo. O Sr acha isso ou acha que pode colar mesmo ?

Agradece de novo

Alfredo

Alfredo

Eu tendo a concordar com o seu médico (que há risco de descolar de novo) mas é muito dificil opinar sem conhecer o caso direito, sem nunca ter te examinado, visto um exame etc etc

Dr. Renato,
Fiz uma cirurgia à laser no final de 2010, pois a retina estaria descolando novamente, visto que já havia feito 02 cirurgias pelo mesmo motivo há uns 15 anos. Após esta última cirurgia, flashes de luz frequentemente que incomoda muito, mais segundo o médico a retina está colada. É normal isso? Há tendencia a aumentar?, há alguma outra forma de solucionar este problema?

Obrigado

Luiz Sergio

isso pode ser normal sim. Tem que ter paciencia. Com o tempo deve diminuir

Meu pai tem diabetes e problema na visão... teve descolamento de retina e ja fez vários procedimentos para o tratamento (lazer e cirurgia) porém a uns 4 anos ele perdeu a visão completamente depois de uma cirurgia de vitrectomia sem exito. Será que tem mais alguma solução para o problema dele? Com o avanço da medicina será que tem algum novo tratamento para reverter esse diagnóstico? Me ajude...

Flavia

Se a visão dele está totalmente apagada (isto é não enxerga nem aluz acessa) não tem mais jeito, infelizmente

Mas se aind consegue perceber se a luz está ligada ou desligada ai dependendo do que for pode-se tentar alguma coisa

Boa noite Dr Renato,meu nome é sebastião

minha mãe perdeu a visão com 34 anos,antes de perder a visão ele sentia uma dor muito forte na cabeça e nos olhos e depois de um mes ela já tinha perdido 99% da vião.logo em seguida ela foi fazer uma cirurgia só que o medico falou que ela não tinha mais chance de voltar a enxergar ai ela resolvel não fazer a cirurgia, no mes seguinte ela fez uma cirurgia para tirar as dores que ela sentia muito nos olhos e na cabeça.hoje ela tem 51 anos.minha mãe só enxerga 1%,ela fez uma cirurgia para retirar as dores do glaucoma.Depois de 5 anos mais ou menos ela começou a ter cataratas,gostaria de saber se ela tem alguma chance de voltar a enxergar.O maior sonho da vida dela é voltar a enxergar.gostaria de saber se ela tem alguma chance de voltar a enxergar pelomenos alguns porcentos Dr.um abraço e fica na paz de deus.

Há desculpa Dr Renato!

esqueci de falar que ela teve descolamento de retina.

obrigado!!

Kaka

Pelo que voce disse, o prognostico nao é nada bom
Deve ser dificil ela ter alguma melhora
Talvez os oculos de visao subnormal possam melhorar alguma coisa
converse com seu medico sobre isso

Bom Dia!
Meu pai perdeu a visão há 15 anos através de deslocamento de retina.Fez todos os tipos de cirurgias, usou o gás e o silicone, mais não teve jeito. Há possibilidade de um implante de chip e voltar a enxergar?

Juliana

Juliana

A medicina ainda nao tem essa tecnologia desenvolvida
Talvez daqui a alguns anos

ola, sou claudia.dr.meu ermão fez 1 cirurgia de deslocamento de retina sem muito sussesso aõs 14 anos hoje ele tem 25,ainda existe halgo há ser feito. obrigado.

Claudia

Nao tenho como saber

Só indo num oftalmo especialista em retina para saber

oi meu nome é rosa
minha filha esta uasando o colirio atropina no lugar do protetor ocular so que o olho que pinguei o colirio ficou torto é normal? o olho esta dilatado

Doutor Renato, eu tive a visão embaçada, li estes textos e vi muitas coisas que vejo como moscas volantes .Mas vejo ainda uma mancha bem no centro do olho esquerdo, que me atrapalha, porque se eu fechar o olho direto eu vejo bem embaçado, e vejo com o olho direito o verde normal e com o olho esquerdo um verde mais escuro nas paisagens.Também quando fecho os olhos vejo uma lua cheia como coisa que encarei uma luz.

desculpe Doutor, eu disse no olho esquero, mas não é e sim no olho direito.
Abraços
Ismael
Jaiba MG

Ismael

dificil dizer o que pode ser mas vc deve procurar um oftalmo e fazer alguns exames

Dr. Renato, Fiz uma cirurgia de Desc. de Retina há uns 15 anos naquela forma tradicional de implantação de Cinto de Silicone, porém, meu olho ficou estrábico. Pelo seu conhecimento, há problemas em fazer uma cirurgia de correção deste estrabismo relacionado com o Cinto de Silicone colocado na retina? Obrigado

Dr. Renato, essa semana eu percebi que quando eu fecho meu olho direito e deixo o esquerdo aberto, minha visão fica embaçada e vejo tipo uma mancha escurecida da metade do olho pra baixo. O que você acha que pode ser?

Luiz Sergio

Nao ha problema nao

Pelo fato de vc ja ter sido operado, a nova cirurgia de estrabismo pode ser mais complicada mas isso nao fará nenhum dano a sua retina

Flaviano

Pode ser varias coisas... é melhor nao criar hipoteses

Voce deve procurar um oftalmo e fazer um exame ocular completo

Dr. sou alto miope (12 graus) e de repente comecei a sentir uma dificuldade no olho direito, minha visão ficou um pouco turva. Fui fazer um mapeamento de retina e o oftamologista detectou um rasgo na retina, ele fez o procedimento com laser mas disse que isso não melhoraria minha visão, que seria apenas para não descolar a retina. Sendo que em seguida, fiz uma retinografia para verificar se existia algum problema na mácula. Apos a análise o médico disse que os vasos, a macula, a pupila, a coreoretina estão normais. então sugiu minha dúvida,porque estou tendo essa dificuldade para enxergar? Por que estou com essa visão central turva? Estou usando o colírio Acular LS, o médico me mandou usar por 2 meses e não garantiu que minha visão voltaria. O que pode ser?????

phelipe

respondi sua pergunta no texto sobre moscas volantes

Dr. fazer Raio X odontológico com piercing na sobrancelha pode causa algum problema grave no olho ?

Dr. meu marido fez uma cirurgia de colamento com gas e hoje, 3 dias depois de 3 dias ele diz que nao enxerga nada do olho operado, que é como se tivesse muita agua na frente do olho,fazendo ele ver tudo embaçado.. isso é normal?

Obrigado pelo resposta.
Fiz outro exame chamado Tomografia de Coerência Óptica de Alta Definição e nesse exame o médico encontrou um pequeno defeito na mácula uma excrecência do epitélio pigmentar sub-foveal como se fosse um pequeno "pico" nesta região. Ele disse que minha dificuldade em exergar com o olho direito (como explicado anteriormente) é provavelmente em função disso, mas não me disse se melhoraria só mandou acompanhar. O que tenho lido é que problemas na mácula normalmente não tem muito jeito. será que é dai para pior doutor?

Bom dia dr,

Minha mãe tem coloboma e teve descolamento de retina há 30 dias. Fez uma 1º cirurgia (retinopexia com introflexão escleral) que não obteve êxito. Nesta semana realizou uma vitrectomia com substituição do vítreo por gás. Dois dias após, foi constatada uma catarata precoce pós-operatória, necessitando de nova intervenção. Isso pode ter sido causado por uma reação do gás ou será que foi efeito colateral dos colírios?

Grace

Sim, isso é normal apos a colocação do gás
Melhora com os dias
Converse com seu médico sobre isso

Phelipe

normalmente esses problemas sao de dificil resoluçao mas muitas vezes tambem nao evoluem. Ou seja, ficam do jeito que está
Mas isso vai depender de qual for mesmo o seu problema. Ai só seu medico pode responder

Gui

o aparecimento de catarata depois da cirurgia de retina é comum e ocorre pelo proprio trauma da cirurgia

Prezado Dr,

A minha mãe já fez uma retinopexia com introflexão escleral, uma vitrectomia com colocação de gás e, recentemente, uma vitrectomia com colocação de óleo de silicone. Mesmo assim, ela não está enxergando (apenas flashs de luz). Será que o caso não tem solução? Há algum outro procedimento que possa fazer com que a visão retorne?

Gui

ela ja fez 3 cirurgias e isso significa que o caso dela nao é muito simples

Nao ha outro procedimento além desses que ela tá fazendo

ba tarde, eu estou mt preocupado de ums 15 dias pra cá venho sentindo coisas diferente em minha visão , e pude notar q a visão da vista esquerda está com mnas nitidez e menas cores q a vista direita , e lembro q a ums meses atras levei 1 bolada forte nesse lho esqerdo , sera q ocorreu o deslocamento da retina ? se tivece ocorrido os sintomas demoram e vieram so agora?ou era pra vim na epoca q levei a bolada? vejo pontos na vista esqerda e na vista direita só 1 ponto , principalment qndo fex um olho depois o abro na reta da luz ae da pra ver melhor, ja fui em 2 oftamos na msm clinica eles diseram q minha vista ta boa, mais estou vendo tudo mais preto sem cor oq devo fazer?deve ser algo na retina ? to mt preocupado , me ajudeee

jaime -ssa-ba fiz uma cirugia eu tinha um cisto e precisava fazer raspagem depois d 8 dia n revisao fui informado que farei uma nova cirugia urgente porque o oftmologista puxou a pele procedimento que n pd ser feito para raspagem o que aconteceu?

Ronan

vc tem que procurar um oftalmo com urgencia
Deve ter algo de errado no seu olho e só examinando é possivel saber o que é

Dr Renato, td bem? Eu fiz 02 cirurgias de descolamento de retina e na 2ª vez meu olho ficou estrábico. Estou fazendo algumas consultas afim de resolver este problema, porém, o médico especialista em estrabismo não me posiciona ao certo o pq do olho ter ficado estrábico após a cirurgia. Só para conhecimento, o Sr. tem como passar os motivos de isso ter acontecido? Um Abraço.

Luiz sergio

o que consigo imaginar é ou que o medico na hora da cirurgia de retina tenha afetado algum musculo ou que depois da cirurgia houve uma mudança grande de grau e nesse caso as vezes ocorre do olho com visao pior desviar

Tenho uma prima que teve um acidente de carro e ficou sem a visão, com essa cirurgia ela tem possibilidade de recuperar a visão?

Postar um comentário