Recent Posts

domingo, 19 de setembro de 2010

Conjuntivite Alérgica e Coceira nos olhos




Coceira nos olhos é um sinal de alergia ocular. A alergia ocular é uma forma de alergia bastante comum. Quase 2 em cada 3 pacientes com alergia (rinite, sinusite por exemplo) vão apresentar sintomas oculares de alergia, como coceira, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e irritação nos olhos.

O que causa a alergia ocular?

Teoricamente qualquer coisa pode causar alergia. Pólen e ácaro são os agentes mais implicados. O agente que causa alergia é chamado de alérgeno. A maioria desses alérgenos está no ar, como pólen, ácaro, poeira, mofo, pêlo de animal, produtos de limpeza entre outros.
Outras causas de alergia como alguns alimentos não costumam causar sintomas nos olhos. Reações adversas a colírios podem causar sintomas de alergia ocular.


Por quê eu tenho alergia?

A alergia é uma resposta exagerada do organismo ao contato com alguma substância estranha. Por exemplo, o contato com o pólen das flores não causa nenhum problema na maioria das pessoas mas em pessoas sensíveis ela causará alergia, com sintomas de rinite, sinusite, asma e às vezes conjuntivite.

Como saber a causa da alergia?

Para identificar o que causa a alergia é importante a visita a um médico alergista e a realização de testes específicos. Existem testes que podem ser realizados na pele e testes realizados no sangue para tentar identificar a causa da alergia

Quais os sintomas da alergia ocular?

olho vermelho, coceira nos olhos
A alergia ocular apresenta sintomas que parecem uma conjuntivite. Por isso mesmo, nós médicos chamamos o quadro de conjuntivite alérgica.
O principal sintoma da alergia ocular é a coceira (prurido) ocular. Praticamente podemos dizer que não existe alergia se não houver coceira.
Outros sintomas:
Lacrimejamento excessivo, vermelhidão, irritação, sensação de areia, inchaço das pálpebras, ardência e queimação nos olhos, entre outros.
Como você notar, são sintomas comuns a uma conjuntivite infecciosa comum.
A alergia ocular sempre ocorre nos dois olhos, embora um olho pode ser muito mais acometido do que o outro. A doença geralmente é leve mas costuma ser recorrente, ou seja, vai e volta com freqüência.
Em formas graves da alergia ocular, os sintomas são muito intensos e atrapalham muito a vida do paciente. Pode inclusive causar lesões na córnea com comprometimento permanente da visão.

Quais as principais diferenças da conjuntivite alérgica para a conjuntivite infecciosa

- A coceira é mais comum e mais intensa na forma alérgica
- A secreção (tipo remela, branca ou amarelada) é mais comum e intensa na forma infecciosa mas também pode ocorrer na alergica
- A forma alérgica NÃO é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa. A forma infecciosa, ao contrário, transmite facilmente entre as pessoas.
- A forma infecciosa geralmente dura 1 a 2 semanas. Já a forma alérgica, se não for tratada, pode durar muitas semanas

A conjuntivite alérgica causa uma reação inflamatória no olho (com formação de papilas) diferente da conjuntivite infecciosa em que há formação de folículos. O paciente não tem como saber qual tipo de reação ele apresenta (papilas ou folículos) mas o médico oftalmologista pode visualizar essas reações e fazer a diferença entre os dois tipos de conjuntivite.

Como diminuir as crises de alergia? Dicas para evitar a alergia nos olhos:

Pessoas alérgicas devem tomar algumas medidas para evitar a ocorrência de crises alérgicas
• Mantenha o ambiente livre de poeira e de preferência arejado e ensolarado.
• Utilize produtos anti-mofo
• Lave as roupas guardadas por muito tempo, antes de usar, porque elas acumulam poeira e mofo.
• Evite objetos que juntam pó - cortina, tapetes, bichos de pelúcia. Troque tecidos de pano por tecidos plásticos. Encape travesseiros e colchões
• Limpe com frequência o filtro do ar condicionado.
• Evite flores ou animais domésticos (principalmente gatos e cachorros) dentro de casa.
• Evite lugares úmidos e com muita poeira
• Evite manusear produtos antigos ou guardados há muito tempo (livros por exemplo)
• Evite contato com fumaça de cigarro

Tratamento da Alergia Ocular

O mais importante é evitar a alergia. Para isso as medidas listadas acima são fundamentais para diminuir o número de crises.
Uma vez que a alergia já se instalou, EVITE COÇAR OS OLHOS.
Cada vez que você coça os olhos, libera mais mediadores químicos da alergia, causando mais coceira ainda e fazendo um círculo vicioso. Além disso, coçar muito o olho pode causar outros problemas como lesões na córnea a até uma doença chamada ceratocone (leia mais nesse post sobre ceratocone).

- Compressas geladas aliviam a coceira e impedem que você coce o olho aumentando ainda mais a irritação
- Uso de soro fisiológico ou colírios lubrificantes, lavam o olho, tirando os componentes que estão causando a alergia (pólen, poeira etc) do olho.
- Colírios antialérgicos: São colírios altamente eficazes, que só precisam ser usados 1 ou 2 vezes ao dia e praticamente não tem efeitos colaterais
- Colírios de corticóides: Os corticóides são antiinflamatórios altamente eficazes e potentes mas só devem ser usados em casos onde há lesões na córnea. Os corticóides tem muitos efeitos colaterais e só devem ser usados sob orientação médica.


Úlcera em escudo e outras complicações da alergia ocular

Ulcera em escudo por alergia ocular
Em casos mais graves, onde a inflamação persiste por longo tempo, pode ocorrer lesões na córnea. Essas lesões podem comprometer, as vezes de forma irreversível, a visão da pessoa. Uma dessas lesões é a chamada úlcera em escudo, que requer um tratamento imediato e intenso, as vezes, por um longo período.
Como já tido acima, a coceira persiste por longos períodos (meses a anos) pode levar ao desenvolvimento de uma doença chamada ceratocone.

Alergia ocular e Lentes de Contato

Mesmo quem usa lentes de contato há muito tempo pode apresentar alergia ao produto da lente ou ao produto de limpeza das lentes. Isso se manifesta como coceira, irritação e vermelhidão, principalmente quando tira a lente do olho.
Além disso, quem tem alergia, libera alguns resíduos na lágrima que se aderem na lente e causam irritação
Além do tratamento normal da alergia, é necessário interromper o uso da lente de contato por algum período.
Um tipo de alergia as lentes de contato é a chamada conjuntivite papilar gigante. As papilas típicas da conjuntivite alérgica ficam muito grandes causando intenso incomodo ocular.
Você sabe a maneira certa de pingar os colírios? Leia esse texto e evite desperdícios e obtenha um efeito melhor
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html

Quer saber mais sobre alergia, rinite alérgica, tratamentos da rinite etc ? Então leia o blog MDSaúde
http://www.mdsaude.com/2011/06/rinite-alergica-tratamento.html#more

204 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 204   Recentes›   Mais recentes»

A poeira como fator que provoca alergia, pode ocasionar calázios?

A poeira pode causar alergia, mas calazio não

a alergia pode apresentar como sintoma o inchaço do saco lacrimal?

Anonimo

A alergia não costuma causar esse inchaço do saco lacrimal

Muito bom o site! Posso usar os Colírios antialérgicos sem observação médica?

Anonimo

A maioria dos colirios antialergicos nao causam nenhum efeito colateral e nao precisam de receita controlada
Alguns outros colirios, como os que tem corticoides, tem muitos efeitos colaterais e só devem ser usados sob orientaçao medica

Sidmar Barbosa

Estou com uma bolinha amarela ezverdiada, do lado de dentro lado esquerdo da palpebra, olho esquerdo, coça muito e fica arranhando como se tivesse um sisco no olho.
estou com medo sem saber o que é.

Sidmar

Pode ser um terçol (de uma lida no post sobre terçol e hordeolo deste blog).
Mas acho que voce deve ir no oftalmologista

fui apenas a um médico e ele me disse inicialmente que era um pterigio que estava irritado e recomendou o colirio pantanol, após uma semana de uso meus olhos não tiveram melhora porem eu estava usando outro colirio juntamente com o pantanol, e quando voltei ao médico ele me disse para usar somente o pantanol. já fazem 15 dias e ainda sinto meus olhos coçarem e a vermelhidão não sai, já estou ficando desesperada não sei mais o que fazer...gostaria que me ajudasse, já fiz 2 cirurgias de exerese de calázio(creio que não tem ligação)... será que é melhor procurar outro médico?

Rose

Nao tem relaçao com o calazio
Mantenha o colirio e volte no mesmo medico. De tempo a ele para acertar o tratamento. As vezes nao é o primeiro colirio que resolve...

Doutor meus olhos ficam vermelhos o dia todo e ficam ardendo,no começo do ano fui ao oftamologista ele disse que era sugeira e me passo um colirio + não adiantou nada e cada dia + ele ta ficando irritado.
me ajude
obrigado

Ellen

Seus sintomas são muito vagos. Podem ser devido a varias doenças diferentes
Procure um outro médico para ter uma opiniao mais definitiva

Olá Doutor, estou com uma irritação na palpebra superior esquerda, percebi pelo incômodo no uso de lentes de contato. Fui ao oftalmologista e ela deu uma olhada nos meus olhos e disse que estavam irritados, que provavelmente era pelo uso de maquiagem, e junto com a lente de contato piorou o quadro. Fiz o tratamento que ela me recomendou: tobradex de 2 em 2 horas por 3 dias e 4 vezes ao dia por mais 7 dias, systane 4 vezes ao dia e compressas de agua fria 4 vezes ao dia por 10 dias. Confesso que as compressas só fiz por 2 dias, porém os colírios segui corretamente. Fiquei 10 dias sem usar as lentes de contato. Aparentemente estava melhor, comecei usar a lente e voltei na oftalmologista para o retorno, ela disse para eu usar mais 7 dias o tobradex 4 vezes ao dia e systane + compressas frias. E recomendou que usasse as lentes só final de semana. Feito o procedimento, aparentemente tudo ok. Domingo coloquei a lente e para minha surpresa começou o incomodo, no mesmo lugar na palpebra, uma sensação de assadura, fiquei no maximo umas 5 horas com a lente e não aguentei mais. E pra piorar antes do tratamento eu tirava a lente resolvido o problema, agora não, tirei a lente e estou até hoje com sensação de ardência no local. Não sei mais o que faço, não tenho dinheiro pra pagar outra consulta. Estou pensando em fazer novamente o mesmo tratamento, conforme ela me indicou e ficar sem usar as lentes pelos menos 1 mês para cicatrizar bem. O que você acha? Pode ser prejudicial eu usar novamente os mesmos colírios? Usando a mesma prescrição médica? Comecei o tratamento dia 16/11/2010, e hoje dia 15/12/2010, estou pior do que antes do tratamento, antes aguentava ficar 5 horas com a lente, e quando tirava acabava o desconforto. Hoje mal aguento 5 horas começo sentir ardencia, como se estivesse com assaduras na palpebra superior esquerda. E não consigo usar lentes nem 1 dia da semana. Me ajude por favor.

Continuação...esqueci de citar, não tenho coceira, meus olhos não ficam vermelhos, acredito que estava com algum ferimento na palpebra, algum corte, pode ser que ele não cicatrizou direito...não sei nem o que pode ser.

Helen

Nao usa novamente o tobradex. Use só o systane e fique um tempo sem usar as lentes de contato (algo em torno de 1 a 2 meses).

Obrigada!!! Vou seguir a dica, e espero que cicatrize, porque está complicado.

Olá, sempre convivi com gatos e fumaça de cigarro, porém de um tempo pra ca quando vou visitar minha mãe começa a me dar muita coceira nos olhos.. e é somente la..o mais engraçado é que isso surgiu de um tempo pra ca...nesse caso o que pode ser? e o que o dr recomenda?

Lais

provavelmente alergia a alguma coisa presente na casa da sua mãe... animais, perfume, produto de limpeza, poeira...

Use colirios lubrificantes quando for lá, evite coçar e se isso agravar, procure um oftalmo e um alergista

Bom dia! Há 3 anos meu filho apresentou muita coçeira, irritação e inchaço nos olhos. Já levei ele a diversos oftalmos e a última está tratando ele há +- 1 ano e foi detectado conjuntivite alérgica crônica. No começo do tratamento com o uso de relestat 2 vezes ao dia, + systane 4 vezes ao dia ele obteve uma melhora, mas com o passar dos meses voltaram os sintomas. Ele faz tratamento com alergista também. Início do mês, iniciou tratamento com restasys, mas até ontem ele continuou com a coçeira nos olhos. Ele chora bastante com a ardência e coça demais os olhos. Não consigo fazer com que ele não coçe os olhos. Por favor Doutor, preciso de uma orientação, não sei mais o que fazer, pois ele não para de usar colírios, não para de coçar os olhos e essas alergia nunca melhora. Obrigada.

Ale

Ele precisa de um tratamento intenso com o alergista e nao parar de usar os colirios especialmente o restasis
Volte no medico pois talvez precise de colirio de corticoide
Alguns casos sao complicados mesmos e o apoio e interesse da familia sao fundamentais

Dr Renato

Estou com muita coceira nos olhos há mais de uma semana,ja fui no oftalmo e ele disse que nao é conjuntivite me passou apenas um colírio lubrificante mas nao esta adiantando acordo todos os dias com meus dois olhos grudados e com secrecao sintomas há mais de uma semana .O que pode estar acontecendo comigo?

Jacqueline

Jaqueline

Se vc tem rinite, bronquite etc... pode ser sim alergia ocular

Te sugiro lavar bem os olhos com soro fisiologico gelado e se nao melhorar voltar ao médico

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. estou com uma coiceira no lado esquerdo do olho, mais em apenas um olho. só coça, não arde, e não fica vermelho é muito dificil não coçar. Estou com esse problema ja faz três dias usei agua boricada mais não adianta muito só depois de alguns minutos alivia, mas se pega um vento ou eu boto o dedo sem quere a coiceira volta bem pior, pra dormir é uma beleza não coça nada, dez minutos depois de abrir os olhos começa tudo de novo, o que eu faço? coça bem no cantinho do olho. e a vontade de coçar é enorme.

obrigada glória

Gloria

Voce pode tentar usar algum colirio lubrificante comum, tipo lacrima plus ou fresh tears, ou usar só soro fisiologico
Mas o ideal é ir no oftalmologista porque pode começar só com a coceira e depois virar algo mais grave

Dr. meu olho esta coçando há mais ou menos 13 dias,as vezes enchergo meio embaçado,eles coçam tanto que ficam vermelhos ,irritados ,inchados e lacrimejando , até uns 3 dias atrás eles amanheciam "grudados" ,ja usei um colírio lubrificante e um chamado Tobramicina pois achava que era conjuntivite, esse Tobramicina ja esta acabando e a única coisa que melhorou com o uso dele é que meus olhos ja não amanhecem mais ''grudados" porém cocam muito e tem lacrimejado muito tb,sou alérgica tenho rinite ,agora estou lavando meus olhos com soro mas mesmo assim continuam coçando ainda não vi melhoras, o que pode estar acontecendo,estou tentando não coçar pois toda vez que coça eu lavo com soro.O que pode estar acontecendo?

É claro que voce está com alergia e precisa trata-la
Usar colirios especificos para alergia, evitar coçar (usar soro gelado para aliviar a coceira) ...
Enfim, procure um medico oftalmologista e faça o tratamento

Olá Dr.Renato eu sou a Alessandra estou tendo que usar protetor solar facial constantemente e isso aumentou minha crise alérgica ocular o que seria melhor para fazer para amenizar esta crise?

Alessandra

Nao sei dizer. Talvez um dermatologista te passe um protetor que seja hipoalergenico

Dr, Estou usando lentes a um ano, pq tenho miopia. Mas há alguns dias ao tirar a lente do olho esquerdo . No inicio sentia um único grão de areia que me irritava qdo eu tirava a lente antes de dormir. mas agora ao tirar meu olho coça nos cantinhos, perto da area lacrimal e no outro cantinho do olho e sensaçaõ de secura. O que pode ser?
abraços
Adriana

Otimo este site,me ajudou muito!!!

Adriana

Isso deve ser alguma irritaçao causada pela lente. Tente ficar alguns dias sem ela, usar colirios lubrificantes e se o problema persistir procurar seu médico

Olá, eu sempre utilizei o colírio Pantanol quando eu apresentava sintomas alérgicos. Preciso comprar o colírio de novo, porém me esqueci se o colírio era o Pantanol S ou somente Pantanol, existe alguma diferença relevante entre eles? Dado que não tenho acesso ao médico que me receitou neste momento.
Grata;

Nath

Eles sao a mesma coisa, a diferença é que o Patanol comum voce deve pingar 2x ao dia e o Patanol S apenas 1 vez.
Só isso...

Bom dia Dr., também estou com coceira nos olhos,e não tenho rinite e nem bronquite. No início não dei muita importância, mas notei que toda semnana ela volta, nem que seja uma vez na semana. O curioso é que só acontece quando acordo, será algum tipo de ácaro? Pois meu colchão não possui uma capa protetora. Também gostaria de saber se o colírio que o senhor mencinou pode ser vendido sem prescrição médica? E qual o senhor me indicaria?
Obrigada.

Helo

O seu caso pode ser alergia ou blefarite
O ideal é voce ser examinada por um médico para que ele passe o colirio correto
Por enquanto te sugiro apenas lavar com soro fisiologico gelado

meu oftalmo dise que eu tenho olho seco , blefarite , epra ajudar sai uma gordura no canal da minha lagrima não gosto de usar mais oculos tenho ainda 4 pares de lentes de contato gelatinosa torica será que tem como eu usar , por que toda vez que eu as coloco irrita demais embaça coça será que não tem jeito mesmo . renata

Olá Dr.
Fui á vários Oftalmologistas
estou com o olho vermelho"uns vasinhos dilatados"
em todos oftalmologistas que fui, eles me passaram colírios e me disseram que eu não tinha nada, no ultimo que fui ele disse que pode ser sequela do Roacutan que fiz tratamento em 2008, ou alergia ao protetor solar EPISOL..
Estou muito incomodada pois não é somente vermelhidão, trabalho em um escritorio na frente do computador tb, já acordo com eles vermelhos, mais no fim do dia arde muitoooooo e fica muito mais vermelho. ME AJUDAA!

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Pelo fato de eu ter cálculo renal
pode ter algo haver ?
pode ter sintomas oculares?
Obrigada*

Dr. eu tenho rinite e de uns tempos pra ca, ela piorou... fui a uma alergista, ela me passou corticoides, como, injeção, comprimidos e colirio, estava com irritação permanente na garganta, nariz, ouvido e no olho vermelhidão, escorrimento, e sensação de areia, por dentro do olho, ficava inchado, tipo de uma bolha, por causa da minha esfregação... então depois de me medicar, fiquei boa.. mas depois o remedio acabou, e voltou agora de novo, e voltei a medica que me prescreveu mais remedio... tenho medo de ter depois algum problema mais sério, e gostaria muito de saber, se o uso constante de lubrificante de olho(lacrima plus), e comprimidos(hixizine)(que são os que estou usando agora, sendo que antes usava Pantanol,e outros corticoides)se depois com o decorrer do tempo posso ter algum problema no olho por causa desses medicamento que uso agora... desde já, agradeço... Gérley

Dr.Minha neta tem 4anos e tem conjuntivite primaveriu dita pelo alergista,ele pasou para mim colocar o colirio de manipulaçao tacrolimus e pantanol estava tudo bem por cauça de um mes quando ela me pediu para comprar miocho e ela teve uma reaçao nos oleos sabe ela ja teve essas reaçoes outras vezes quando comeu coisas amarelas e posivel ela ser alergica au amarelo cha fiz o teste com ela de nao dar nada amarelo e deu resultato me ajude. obrigado.

Boa Noite Doutor, meu nome é Cristiane e moro no Rio de Janeiro, há mto tempo, digo anos tenho uma coçeira terrivel no cantinho dos olhos, por onde a lagrima saí. coça tanto q minha vista chega a ficar vermelha. há mais ou menos uma semana minha vista começou a ficar irritada e inchada, apareceu tipo um terçol bem inchado só q também no canto do olho, a parte da palpebra ficou inchada e mto dolorida. sendo q esses dias pela manhã qdo acordei notei q qdo abri os olhos vi 3 luzes rodando dentro da minha vista. fiquei piscando e ai sumiu. ñ sei se é da visão, mais esbarro em todo mundo e em tudo, passei a ser mto estabanada tbm. oftamologista na rede pública nem sei qdo vou conseguir. desde ja agradeço por sua atenção

Renata

Com tudo isso que vc tem no olho, as lentes vao incomodar muito
Tente resolver essas questoes primeiro e depois volte a usar lentes

Michelle

Nao tem relaçao com os calculos renais nao

Dificil te sugerir algo além de lubrificantes

Gerley

desses medicamentos o unico que pode causar problemas é o corticoide. Tente usa-lo o menos possivel
O lacrima e o patanol voce pode usar até por anos seguidos que nao terá problema

Dionisia

é possivel que ela tenha alergia a corantes amarelos
Tem que descobrir isso ao certo pq se for, é importante ela evitar varios tipos de alimentos, bebidas ...

Cris

Vc precisa mesmo de uma consulta, tanto para ver grau de oculos quanto para resolver sua coceira
Corra atrás de um médico

dr. o meu gato nasceu com uma inflamação nos olhos, cuidei dele com o s medicamentos recomendados pelo veterinario, mas não teve evolução acabou ficando cego. há algum risco de ter me contaminado.Sinto coceira e vermelhidão no canto, não tem secreção. Fui ao oftalmo, ele me disse que é conjutivite alérgica. Percebo ainda, que quando uso rimel (mascara para cilios), meus olhos ficam pior.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Doutor,
de uns dias pra cá
estou reparando uma cor mais amarelada na parte
interior dos olhos..
e superior uns vasinhos dilatados e muita sensibilidade á claridade(Tv,Computador e Sol)
Estou com medo de ser Pterígio
O que vc acha?
Obrigada. Bjoo

olá Dr.Passei para agradecer a resposta. Obrigado!

Doutor Renato, há dois ou três dias comecei a sentir uma dor no olho esquerdo. Não dei importância, a dor passou, mas agora sinto muita coceira. Não há vermelhidão, ardor ou inchaço.Apenas a coceira.Há alguma possibilidade de glaucoma (por causa da dor) ?
Obrigada.
Leila.

MY LIFE,MY LOVE

Nao tem como vc ter pego isso do seu gato
O que vc pode ter é alergia ao pêlo do gato, o que é diferente

Michelle

O pterigeo é na parte branca do olho, mais na parte perto do nariz
Vá no medico para ver se é isso mesmo

Leila

Nao, muito pouco provavel ser glaucoma

Bom dia Dr. Renato,
Como percebi neste site, tem muitas pessoas com os mesmos problemas que o meu. Gostaria de saber se existe uma maneira de descobrir o que causam as alergias. Os meus olhos sempre ficam vermelhos e com algumas erupções na conjutiva. Tb já fui em vários oftalmologistas e nunca resolve a alergia. Já usei relestat, pantanol e claril uso direto, mas o que realmente resolve é o vigadexa. Uso o vigadexa sempre que piora o meu estado de alergia, pois é o único que resolve. O que faço? Posso usa-lo? Será que tratamento com alergologista é o mais indicado? Por favor me ajude, convivo com este problema a anos, me incomoda muito esteticamente.
Desde já agradeço.
Sheila G. M.

Bom dia Dr. Renato,
Eu comecei a apresentar essa alergia quando cheguei em são paulo de férias, moro em minas gerais numa cidade onde tem pouquissima poluição, mais ja sofro com alergias (sinusite, rinite...) entre outras.
Eu tenho uma certa paixão por maquiagem, nesse caso eu vou ter que parar de usar lápis, rímel, que são os que mais entram em contato com os olhos.
Muito Obrigado
Marina Ortiz

sheila

O tratamento com um alergista é fundamental. ele pode fazer alguns exames na pele para tentar identificar a causa da alergia mas nem sempre esses exames funcionam bem.
Voce deve usar o relestat ou o patanol sempre (todo dia 2x por dia mesmo sem sentir nada) e nao só nas crises. Evite ao maximo usar o vigadexa pois ele tem corticoide e esse remedio tem alguns efeitos colaterais

Bom dia Dr. Renato,
Eu comecei a apresentar essa alergia quando cheguei em são paulo de férias, moro em minas gerais numa cidade onde tem pouquissima poluição, mais ja sofro com alergias (sinusite, rinite...) entre outras.
Eu tenho uma certa paixão por maquiagem, nesse caso eu vou ter que parar de usar lápis, rímel, que são os que mais entram em contato com os olhos.
Muito Obrigado
Marina Ortiz

Bom dia Dr. Renato,

Vou tentar ficar só com o relestat. Então posso pingar duas vezes ao dia? Até quantos dias direto? Posso parar com o vigadexa mesmo tendo usado apenas 3 dias?
Muito obrigada pela orientação!
Sheila

Meus olhos estão irritados, e senti uma leve escama no meu olho, o que eu tenho que fazer?

Olá, Dr.
Em novembro meus olhos começaram a coçar muito, mas a vermelhidão era pouca. Fui no oftalmo e ele me diagnosticou com conjuntivite viral. Após duas semanas de tratamento, os sintomas voltaram. Fui em outro médico, que confirmou a conjuntivie viral, e me passou novos colírios, que deram mais certo.
Depois de duas semanas de melhora, os sintomas voltaram. Volteiao primeiro oftalmo, que me receitou Relestat, Aqualaris e Fresh Tears. Um mês após a melhora, os sintomas voltaram! Agora meus dois olhos coçam muito, e a vermelhidão está no canto dos dois. Estou usando somente o Relestar duas vezes por dia e o Fresh Tears sempre que necessário (li a bula do Aqualaris e fiquei com medo).
O senhor acredita que se trata de conjuntivite viral? Ninguém mais a minha volta foi contaminado.
Estou com medo de ser Ceracotone. Existe essa possibilidade?
Tenho consulta marcada em outro médico na segunda.
Se puder me responder, ficarei muito agradecida, pois estou muito assustada, sei como os olhos são sensíveis.

eduardo,doutor depois pterigio nos meus olhos meus olhos ficam irritados freguentementes ja usei clariu , e outros colirios , so pioram ,ja fui no oftalmo nao resolvem continua irritado , q colirio resolveria .

Sheila

O relestat deve ser usado sempre 2 x ao dia e pode ser usado por meses seguidos se for necessario

pode parar o vigadexa sim

Veja bem, eu só estou te dando uma orientaçao mas isso nao é uma indicação de medicamentos. Isso só pode ser feito por um medico que esteja te examinando, ao vivo, no consultorio

Nesse blog eu NÃO faço "consultas virtuais"

Mary

Nao tenho como te ajudar sem saber o que é isso. Só te examinando. Procure um medico

Bruna

Nao tem como ser ceratocone só por esses sintomas

Tambem nao deve ser conjuntivite viral. Parece ser mais uma conjuntivite alergica

Eduardo

Nao tenho como e nao posso te receitar colirios pela internet

Só o medico te examinando tem esse "poder"

Olá Dr! Preciso muito de uma opinião!!!
Já fui em 3 oftalmologistas e nada resolve o meu problema. Estou com os 2 olhos coçando, saindo secreção e gerando muito incômodo para mim. Qd acordo de manhã meus olhos estão grudados. Os médicos me disseram que é um quadro alérgico. O primeiro me indicou tratamento com VIGADEXA (usei certinho, dai qd parei 2 dias depois meus olhos voltaram a ficar como antes) retornei ao plantão médico e outro oftalmo que estava de plantão, me prescreveu RELESTAT e FLORATE (tbm usei direitinho e como o caso anterior ao parar 2 dias depois voltou a ficar ruim) ... voltei lá e o terceiro oftalmo me indicou CILODEX E LACRIFILM (tbm usei).
Sempre voltava no plantão 24hs do hospital de olhos de SP pois, após o tratamento que me indicavam, 2 dias depois que parava, meus olhos voltavam a ficar como antes (durante o uso dos colirios ficavam 100%, mas 2 dias após eu parar o uso, de acordo com a prescrição médica, voltavam a ficar ruins). Oq fazer? O que pode ser isso? Não quero usar mais corticoide, pois tenho receio... o que fazer?
Obs.: tbm sinto minha visão comprometida - acredito ser devido a secreção... sei lá! Por favor, me ajude! Obrigada!

Ah esqueci de falar que o último medico tbm me indicou lavar os olhos com shampoo neutro de bebê fazendo movimentos circulares (agua morna) e a seguir jogar soro gelado.

JUliana

Respondi sua pergunta no comentario que vc deixou no post de Blefarite. Dê uma lida lá

Dr Renato, boa noite! Estou com conjutivite alérgica há 4 meses, utilizo o pantanol de 12 em 12 horas. Sou professora e acredito q minha alergia é do pó do giz! Será que vou ter q parar de usá-lo (giz) ou posso me acostumar ou algo do tipo?
Obrigada

Olá dr. Renato...sou usuária de lentes de contato e estou com conjutivite. Fui ao médico e ele me receitou biamodil-d. Disse que não era nada grave, que eu não iria contaminar ninguem, e que descartasse as lentes. A pergunta:é necessário descartar as lentes no caso de conjutivite alérgica? Porque minhas lentes são caras, e peguei este par faz menos de dez dias! e essa é a segunda vez em três meses que pego conjutivite alérgica, sendo q no primeiro caso outro médico tratou com alrex e sequer fez recomendaçao de descarte das lentes. Se continuar com conjutivite assim, não há $ que chegue...
nào confio na opiniao do médico q me mandou descartar, pois é ele que me vende as lentes...e ele é meio "comercial"..sempre tentando me convencer de cirurgia e mandando descartar as lentes por qq coisa, pra comprar outras logo...por isso nao confiei no q ele disse...
O que o senhor acha?

Doutor, o uso de trileptal ou fluoxetina afeta a visão? Fui ao oftalmologista com muita dor, ardencia e secura nos olhos e ele disse que era consequencia do meu tratamento, será que é isso mesmo? Por que depois de tantos anos tomando, só fui ficar com esse problema nos olhos agora?

Betina

Se o problema é o giz, ou voce para de usar (soluçao definitiva) ou faz tratamento com vacinas para desensibilizar o seu organismo

Natalia

Se a conjuntivite é alergica nao tem pq descarta-las
E se a alergia é causada pelas lentes, entao tem que usar lentes diferentes, de outra marca, outro material etc etc

Didi

Respondi sua pergunta no post de olho seco

Bom dia Dr. Renato,
Eu comecei a apresentar essa alergia quando cheguei em são paulo de férias, moro em minas gerais numa cidade onde tem pouquissima poluição, mais ja sofro com alergias (sinusite, rinite...) entre outras.
Eu tenho uma certa paixão por maquiagem, nesse caso eu vou ter que parar de usar lápis, rímel, que são os que mais entram em contato com os olhos.
Muito Obrigado
Marina Ortiz

Boa Tarde Dr. Renato,
Estou com conjuntivite a 5 dias, meus olhos ja melhoraram bastante mas ainda estão vermelhos e sinto um pouco de irritação.
Eu gostaria se saber se eu ja posso voltar a trabalhar ou se ainda tem possibilidade de transmitir a doença a meus funcionarios.
Ja agradeço,
Anderson Bueno

olá D.R tudo bem?? bom aos 4 anos eu tenho bastante espirro mais ou menos por uns 10 a 15 minutos sem parar!! agora pouco tempo atras tenho uma coceira nos olhos que coça bastante é uma coceira gostosa quanto mais coça mais dá vontade de coçar. semana passada começou uma dor na testa uma dor forte eu tenho problema de visão sou míope e tenho astigmatismo!! isso seria uma rinite alergica?? se passou perfume fico espirrando as vezes se levanto de pé no chão espirro sem parar!! me ajude obrigado

olá doutor
meu cachorro está com conjuntivite...tem perigo dele me contaminar tb? desde já agradeço!!!!!

Anderson

Com 5 dias ainda é possivel vc transmitir o virus sim

Eliziane

Deve ser alergia no olho sim.
Vc tem q evitar coçar e procurar um médico oftalmo para te passar um colirio antialergico

mundinhaurca

é muito dificil transmissao entre especies diferentes, mas ...

Doutor, estou com conjutivite alérgica e o oftalmologista me indicou o uso de Tobradex e antialérgico oral, porém tenho em casa Cilodex. Eles são para o mesmo fim? Posso utilizar Cilodex ao invés do Tobradex? Obrigada!

Caroline

embora os antibioticos sejam diferentes, podem ser usados em substituição um ao outro

Dr, tenho inchaço (tipo uma bolsa de água), dor, muuuita "quentura", coceira quase não aparece, é no olho esquerdo na pálpebra inferior e globo ocular, mas não é intermitente, isso vai e volta só por um dia e sempre ao levantar pela manhã, o oftalmo me receitou decadron, mas ainda está voltanto

Ira

Nao dá p dizer o que é
Nao parece ser alegia
Talvez seja ressecamento, talvez vc durma com o olho um pouco aberto...
Dificil dizer

Obrigada pela atenção Dr, acha válido procurar outra opinião, ou seja, ir a outro oftalmo? inflamação na glândula é uma opção de diagnóstico????

luana dr minha sobrinha a mais de ano faz tratamento de conjuntivit alergica, pois ela tem muita cosseira nos olhos, ela está usando hidroalerg a 6 meses o prelone foi suspenso e já está na 15º doze de vacina, mesmo assim ainda tem varias crises de coceira no olho, será que o tratamento está indo no caminho certo? me oriente por favor...obg

Ira

pode ser sim, talvez na glandula lacrimal...dificil mas pode ser

Luana

o tratamento está correto...é assim mesmo, demora um tempo para melhorar principalmente em criança

Nao desista do tratamento

Dr. Esses dias estava com o olho direito vermelho e coçando muito e ainda sentia uma sensação de aperto e as palpebras estavam inchadas. No outro dia o esquerdo estava do mesmo jeito; no mesmo dia que vi que meu olho direito estava desse jeito corri num oftalmologista que me disse que estava com conjutivite e me proibiu de ficar proximo de pessoas por 7 dias. No entanto no mesmo dia fui num outro médico que diagnosticou que estava ocm uma crise alérgica (tenho rinite alérgica) e me receitou o remédio Alegra. Depois de uns 3 dias meus olhos não estavam vermelhos mais; mas a sensação de aperto e coceira (as vezes) continua. Gostaria de saber se o que eu tenho é conjutivite alérgica e se esse remédio alegra ajudou na melhora do meu olho tb... Ah continuo pingando o colirio e fazendo compressas de agua gelada que estão ajudando a amenizar esse aperto que sinto...

Denise

pode ser bem dificil separar a conjuntivite infecciosa da alergica. Os quadro sao parecidos

De qq maneira o tratamento é parecido
O allegra é um antialergico e pode ter ajudado a melhorar o seu olho sim

Tenho uma coceira no olho h[a mais de uma semana. Na mesma época meu nariz começou a escorrer. O que pode ser?

Camila

pode ser desde uma simples alergia até um quadro de conjuntivite infecciosa

Dificil saber...se persistirem os sintomas, procure um medico

Dr. estou com o olho irritado desde segunda, fica um pouco vermelho e parece que tem alguma coisa dentro dele, mas nao esta inchado e nem lacrimejando. O que pode ser?

Angela

conjuntivite, alergia, ressecamento...um monte de coisa...consulte um medico

Fui ao clínico geral, ai médica me disse que estava com irritação alérgica nos olhos. Lendo este post acho que ela queria dizer conjutivite alérgica neh... Então ela me receitou um anti-alérgico, loratamina em pílula, a cartelinha receitada por ela acabou e não vi resultado. Apesar dela não me falar que precisava limpar com água boricada, é o procedimento que estou utilizando. Porém, já vai para a segunda semana assim: com os olhos irritados, com extrema ardência, acordando com ele super inchado e colado, mas durante o dia ele desincha e apenas as pálpebras ficam vermelhas e ardendo,vai dando a noite o olho começa a inchar, lacrimejar e arder mais ainda... O que devo fazer? Obrigada

Dr. Tenho conjuntivite alérgica, uso patanol (uns três anos) só quando estou em crise que por sinal está muito frequente, terei que usá-lo todos os dias ou só na crise mesmo? O oftalmo receitou também um lubrificante onde não lembro o nome, tem como me indicar um?! Tenho miopia e astigmatismo não aguento mais usar óculos, ainda posso usar lentes? Mesmo com as crises alérgicas frequentes? Obrigada.

Mayelle

voce vai precisar usar algum antialergico na forma de colirio. Mas precisa passar num oftalmologista para ver se é alergia mesmo e qual o melhor colirio para o seu caso

Susu

pode usar o patanol todo dia. vai ser melhor
o lubrificante pode ser qualquer um desses comuns, lacrima plus, fresh tears, lacrifilm...

espere ficar boa p voltar a usar as lentes de contato

delfina...
eu estou com conjutivite e de vez en qundo dá uma mancha branca na minha visão que não consigo ver metade da imagem.. oi que é isso doutor??
eu tenho renite alérgica... bronquite asmática... e sinuzite.!

Dr Renato, como é feito o tratamento para desensibilizar meu organismo? Quais são as vacinas? No caso, eu tenho alergia a pó de giz, mas sou professora e na minha cidade as escolas utizam ainda o quadro negro!

Para confirmar se a alergia é a pó de giz, qual exame deve ser realzado?

Delfina

Nao sei dizer o que pode ser isso não...só te examinando. A unica coisa que me vem a cabeça é ser secreçao

Larissa

O alergista tem como tentar descobrir atraves de um exame de pele aonde ele injeta varios agentes na sua pele e ve a reaçao que causa.
procure um e comente sobre o seu caso

OLa, contrai uma conjutivite a 4 anos, desde então, meu olho nao parou mais de sair lagrima seguida de uma secreção que maxuca a area externa perto do olho, e fica vermelho, como se tivesse todo cheio de areia....

Olá Doutor
Usei uma maquiagem e acabei ficando com inchasso nas palpebras e coceira. Se eu tomar um anti alergico tipo alegra, polaramine, resolve ou é melhor colirio?
Obrigada

Michela

Vc tem que tentar descobrir o que é isso...
pode ser alergia, ressecamento ocular ou algo menos comum
Procure um bom medico

Vizinha

O comprimido vai melhorar. Na verdade, só de nao usar mais a maquiagem já melhora

Olá Dr. Renato, primeiro gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de elaborar um espaço tão rico em informações e também por preocupar-se em ajudar à tantas pessoas... está faltando profissional na área de saúde com esse perfil hoje em dia!
E agora, gostaria de aproveitar para dizer que a alergia causada pela maquiagem já melhorou, mas agora estou sentindo a pele das palpebras bem rececadas, parece até que ficou mais grossa, o senhor indica algum hidratante para passar nessa área dos olhos?

Obrigada mais uma vez =)

Dr. comecei usar lentes anual ha dois dias , percebo que coça um pouco de vez em quando e lagrimeja , sinto um pouco de desconforto , para quem nunca usou isso é normal? como solucionar?obrigado.

Boa noite dr.

Ja fui em diversos oftalmos e ainda não consegui entender oq realemnte tenho.

A exatamente 1 ano e 4 meses, contrai conjutivite bacteriana. Fiz o tratamento com alguns colirios, meus olhos nunca ficaram totalmente bons, retornava aos oftalmos e eles falaram que teria que espera 1 ano após a conjutivite para eles poderem pesquisar algo diferente. Uns 3 meses antes de completar 1 ano, meu olho direito piorou muito, não conseguia ver direito, nada nitido tudo embaçado como se tivesse uma cortina na minha frente. Voltei ao consultório e resolvemos fazer uns exames e detectaram que fiquei com sequelas, com manchas nas minhas corneas, e tbm meus olhos ficaram secos. Hj estou usando o sistane, Alrex, restasis e tomando capsulas de linhaça para lubrificar os olhos. Enfim... vamos NOVAMENTE esperar para ver oq dá!

Confesso que estou preocupada, pois tenho medo de piorar... Naõ consigo dirigir a noite, as luzes ficam horrivel, não consigo difinir os traços nos rostos das pessoas, meus olhos doem muito...nunca ouvi falar que conjutivite pode deixar sequelas, realmente existe, pode ser outra coisa? Tem algum tipo de cirurgia?

Por favor! Me ajude!

Franciele

Vizinha

O ideal é que um dermatologista te examine e te indique um hidratante correto
eu não conheço nada desse tipo

Carlos

Isso é normal no começo
Faça a higiene correta, manuseie a lente com higiene e se nao melhorar com os dias volte no seu medico

Franciele

O que voce tem são os chamados infiltrados corneanos ou infiltrados numulares. Sao sequelas que ocorrem em alguns casos de conjuntivite forte.
O tratamento é bem complicado, as vezes melhora e depois piora... os colirios estao corretos. Se nao melhorar existe a opçao de cirurgia. Converse com seus medicos

Dr. Tenho pressão intra ocular alta,tive uma crise de glaucoma aguda por esse motivo fui submetida a uma cirurgia de glaucoma no olho direito, o olho esquerdo uso constatmente o colirio Duo- Travatan. os dois olhos incomodam bastante,coçam, ardem, principalmente nas palbebras e nos cantos internos, já retornei varias vezes ao oftomologista,e sempre me diz que não diagnóstica nada que deve ser alergia, medicou o colirio pantanol,S, e pediu para ir na dermatologista, a qual me paassou o sabonete hidrafil. Infelismente nenhum desses medicamentos surtiu efeito, continuo com os mesmo sintomas, o que o senhor poderia me ajudar, na tentativa de aliviar tant sofrimento.

Vanginha

Uma possibilidade é que os colirios do glaucoma estejam te causando a alergia. Nesse caso o medico poderia trocar por outro medicamento
Use bastantes colirios lubrificantes de prefrencia sem conservantes como o optive UD por exemplo

Dr: Renato no olho direito que é cirurgiado, não uso nenhum medicamento, e sinto o mesmo sintoma do olho esquerdo, bastante coceira, e irritação.

Boa noite tbm,eu tenho coceiras nos olhos.Eu axo q o meu é diferente quando estou no pc começa arder,ou vendo tv.
quando coloco oculos escuros alivia.
o vc poderia mim dizer sobre isso,vc axa q so preciso de colirio e shmpoo de criança.
valeu.

Leandro

o seu caso parece ser mais olho seco do que alergia
Use algum colirio lubrificante

Este comentário foi removido pelo autor.

bom dia doutor, a + ou - 2 semanas atrás começou uma coceira intensa nos cantos dos meu 2 olhos, como eu trabalho muito pensei que fosse cansaço e devido a ardencia pasei um colirio que tinha em casa( colirio esse que me foi receitado a um ano atrás quando tive paralizia facial periferica, pensei não ter problema) só que de ontem p ká estou vendo que a coceira só piorou, para vc ter uma idéia minhas palpebras chegam estar com alergia, irritades com aparencia de coceira mesmo, chegando a ficar enrrugada, isso fora o inchasso, ardencia insuportavéle e sensibilidade a luz. será que estou com alergia, pois assim que essa coceira se iniciou fui a um médico e ele disse que eu não tinha nada, só que o meu nada só está piorando e como informou acima a conjutivite alergica se não tratada pode ficar meses ou ano, além de dar problemas mais serios, vou ficar louca. me ajuda por favor. OBRIGADA

Adriana

Pode ser alergia mesmo ou tambem uma conjuntivite viral
Vá no oftalmo

Boa tarde DR,meu filho tem uma alergia,seilá o q é,ja o levei em varios oftalmos,mas não consegui resolver,ele sofre muito com,os coseiras,claridades,muitas remelas e agora apareceu uma ulcera na cornea,ja tratou com diversos colirios,não sei mais o q fazer....

Dr., boa tarde. Faz mais ou menos uns 5 anos que convivo com uma conjuntivite alérgica. Atualmente, ela está bem mais controlada. Uso o Relestat duas vezes por dia. No entanto, quando vou dormir ela piora sensivelmente. Acordo sempre com o olho bem vermelho e pesado. Como posso identificar o que está me causando a alergia??? Desconfio ser alguma coisa no meu quarto. No entanto, não tenho forração e ele é bem arejado. Obrigado, Fábio.

Romulo

Seu filho tem q fazer tratamento com alergista, e com um oftalmologista especialista em alergia.
Existem alguns remedios mais fortes e as vezes até algumas cirurgias que podem ser feitas.
Me dia aonde voce mora p eu te indicar um profissional

Fabio

existem alguns testes cutaneos que o alergista pode fazer p tentar identificar a causa da alergia

Talvez algo no travesseiro, na roupa de cama... dificil dizer

Bom dia Dr. Renato, agradeço por ter esclarecido minha dúvida de ter pego o que meu gato tinha, graças á Deus não foi, até deu meu gatinho com medo de ser dele. Só que ainda estou sem saber e não consigo resolver, sinto coçeira no canto dos olhos, ficam vermelhos todos os dias, á noite o olho direito fica pesado como se tivesse algo puxando a palpebra para baixo, é estranho e incomoda muitoooo, de manhã ao acordar tem uma secreção bem amarela no canto do olho direito. Já fui em 2 oftalmo usei RELESTAT MAS NÃO RESOLVEU, isso ocorre já á 7 meses, não seimais o que fazer por favor me ajude Dr., não sei o que tenho nos ohos, tenhos medo de prejudicar minha visão.

Já usei uma vez TROBAMICINA quando meus olhos estavam vermelhos e com secreção, será que posso usar novamente?????

AGRADEÇO DESDE JÁ SUA ATENÇÃO.

Este comentário foi removido pelo autor.

doutor meu olho direito começou remelando coçando um pouquinho uma ardencia leve e agora ja faz 10 dias que ele se encontra vermelho meio ressecado e coçando o que devo fazer?

My Life

nao sei o que pode estar acontecendo...talvez alguma infecção por bacteria resistente ou uma infecção por clamidia que é um germe diferente e precisa de um remedio especifico...

Procure novamente ajuda medica

Magoada

Vc deve procurar um medico...pode ser alergia mas pode ser um virus ou bacteria...vá no medico

Este comentário foi removido pelo autor.

Boa noite, Dr. Renato! Uso lentes de contatos há dois anos e há cerca de 4 meses comecei com olhos vermelhos, inchados, às vezes coçando e com secreção. Fui a vários oftamologistas, cada um recomenda um colírio diferente. Uso, melhora por uns dias e misteriosamente o problema volta, cada hora em um olho. Já usei 10 colírios diferentes e nenhum resolve. Quero voltar a usar lentes de contato, mas não consigo, pois se meu olho estiver melhor e eu colocar a lente, o problema volta, o olho fica vermelho, coçando e etc.
O que posso fazer? Aguardo ansiosamente a resposta. Preciso de ajuda!

Gio

dificil eu dizer. Tantos medicos te examinaram e nao acharam a soluçao eu entao pela internet ...vai ser dificil

Mas acho que vc precisará ficar um bom tempo sem voltar a usar as lentes.

Dr,
Moro em Belo Horizonte Minas Gerais,realmente nunca levei ele num oftamologista especializado em alergia,pois não sabia,olha q ele ja tratou com mais de oitos especialistas,tem mais ou menos quatro anos q ele tenta tratar este problema e não resolve..

Bom dia,

Moro em Brasília e meu filho de 9 anos está com conjuntivite alérgica desde o ano passado. Já levei em vários médicos, todos deram o mesmo diagnóstico e receitaram uso de antialérgicos e antibióticos com corticoide. Durante o tratamento a alergia passa, mas assim que acaba o uso do antibiótico a alergia volta. Ele fica com olho vermelho, lacrimejando, coçando, pela manhã o olho amanhece grudado. Tomo todos os cuidados, mas tenho um cachorro, porém, ele não fica dentro de casa.
Não sei mais o que fazer.
O que vc me indica???

Grata.

Liana

Boa noite Dr!
Tenho muita alergia quando vou a casa de uma amiga! Na casa dela tem 2 gatos e ela fuma. Meus olhos coçam bastante, lacrimejam ... ficam bastante irritados! Que remédios posso usar para controlar?
Grata, G.

Liana

Seu filho precisará usar colirios antialergicos regularmente. Todos os dias. E não tem problemas usa-lo por meses seguidos
No entanto o antibiotico e o corticoide NAO devemn ser usados com muita frequencia

Dr. parabéns pelos esclarecimentos.
EStou com conjutivite desde sexta a noite, me apareceu do nada. Quero saber qual o melhor antibiotico torbex ou cilodex? estou com o torbex mas ja esta acabando, pois ja tinha ele em casa. EStou passando de 2 em 2 horas, uma gota( apesar da bula indicar duas gotas em cada 4 h) ha problema?
posso usar cilodex?meu amigo flw q em 3 dias estava bom.
Há chances de eu ficar bom até terça?preciso buscar uma amiga no aeroporto!Agradeço

Tiago

Todos os 2 remedios vao ter a mesma eficacia
Mas voce está se automedicando o que é totalmente errado
Está usando uma dosagem alta de um remedio que talvez nem seja necessario usar
Além disso ele pode atrapalhar o caso e te trazer efeitos colaterais

Bom dia Dr ?? tenho astigmatismo e miopia e estou percebendo que minha visão esta cada vez ficando pior estou com muita dificuldade para enxerga e gostaria desaber aonde consigo fazer a cirugia gratuita para não precisar mas ultiliza oculos . Porem tem mas ou menos umas 3 semanas que meus olhos coçam muito e doi principalmente o esquerdo eles estão vermelhos por dentro e em cima na minha palpebra esquerda tem uma pequena bolinha que doi muito se eu toca nela e dentro do meu olho esquerdo eu vejo uma camada gelatinosa transparente em volta do meu olho na parte branca e quando durmo e acordo meus dois olhos ficam grudados pela remela que ao longo do dia sempre esta aparecendo no canto dos olhos que ao tira doi muito os cantos dos meus olhos não consigo nem toca nele e as vezes ate pisca doi muito e meus olhos estão lagrimejando muitoja fui ao medico a dois meses a atras e o medico disse que era um terço q avia aparecido na minha palpebras oque explicava a dor que estava sentindo mas depois de alguns dias ela volto a reaparecer e e continuei usando a mesma pomada agora ja não sei se devo compra essa mesma pomada cujo o nome é Cilodex o que eu tenho poderia me explica estou com muito medo de perde minha visão tenho 27 anos desde ja muito obrigado

Elda

Bom dia Dr. Renato, parece que tenho uma conjunivite alergica, só olho esquerdo: coceira, lacremejamento e até remela.. esta remela vem a cada 2 dias.. a última que tirei foi tipo uma crosta dura branca transparente... estou preocupada.. mas como o SUS é demorado queria uma orientação do Dr. o que posso usar? a coceira alivia qdo tirou as remelas.

Boa noite Dr. Renato,

Uso relestat ao tirar a lente de contato,porém quando eu uso o colirio ,os olhos ficam vermelhos. é normal? posso usar o relastat com a lente de contato quando os olhos começarem a coçar??obrigado e seu blog é muito bom.

Olá! Gostaria muito de uma informação, há um ano atras peguei conjutivite em apenas um olho, o esquerdo, e foi muito forte, deixando meu olho esquerdo mais fechado que o direito. Existe alguma coisa que posso fazer para melhorar isso. Me sinto mal assim.

Elda

O SUS não oferece a cirurgia de grau gratuita
Sobre o terçol, voce precisa voltar ao seu médico e usar o remedio corretamente
Mas esse problema nao fará voce perder a sua visão, fique tranquila

Ju

use soro fisiologico gelado, evite coçar os olhos e limpe bem os olhos.
Só isso já vai ajudar um pouco
Mas será preciso usar colirios especificos para alergia

Vinicius

Voce não deve pingar o relestat enquanto tiver com as lentes de contato no olho.

Esse colirio nao costuma deixar o olho vermelho não. Veja com seu medico se pode trocar por outro

Oberdan

seu olho já era p ter voltado ao normal
Nao consigo fazer uma avaliação do pq isso não ocorreu
Só com o exame mesmo.
Procure novamente um médico

Olá Doutor,
Desde os 15 anos uso lápis de olho na linha d'agua (parte interna dos olhos) e agora com 21 anos fui ao oftamologista e ele olhou meus olhos numa máquina e disse que eu estava cheia de carbono nos olhos e que estava com alergia do lápis,ele pediu pra que eu usasse poucas vezes o lápis e agora eu só uso na parte externa(embaixo dos cílios inferiores),meu olho ainda coça as vezes. Tenho medo dessa alergia Doutor,o senhor acha que mesmo usando embaixo dos olhos ainda pode estar afetando/piorando a alergia? Posso ficar cega por isso? Devo ir novamente ao oftamologista ou devo procurar um alergista? Obrigada desde já Doutor,
Carol

Olá á alguns dias a minha filha está,com os olhos lacrimejando com muita frequência,e vermelhos com se estivesse irritados,não coça com muita frequência mas ás veses chega á arde.
Oque devo fazer?E o que devo usar? obrigada doutor.
Ptricia

Carol

isso NAO vai te deixar cega
evite usar maquiagem nessa regiao, procure usar lapis antialergico, e consulte regularmente o oftalmo

Patricia

Voce tem que procurar um oftalmo
nao use nenhum colirio sem recomendaçao medica
pode lavar apenas com soro fisiologico gelado

Obrigada Doutor,muito agradecida. Irei regularmente ao oftalmo.

Carol

Doutor, toda alergia deve ser tratada? porque eu tenho alergia nos olhos e meu oftamologista não falou em tratamento... obrigada!

Carol

se voce tiver sintomas da alergia (coceira principalmete) deve ser tratada sim. Caso contrario, não ha necessidade

Doutor,quais as consequências de uma alergia não tratada? leva a cegueira? obrigada!

boa noite, estou muito nervosa, minha filha usa oculos e esta semana, eles quebraram, então ela usou uma lente que havia comprado a algum tempo, a lente estava lacrada, mais o liquido de lavar a lente ja havia sido aberto,a um ano e meio, ela olhou a validade e venceria no final do ano de 2011, usou a lente no domingo, e deixou a lente neste liquido e usou na segunda-feira, os 2 dias ela usou o dia todo, na terça sentiu o olho cansado no final da tarde, na quarta estava um pouco vermelho ena quinta tambem, na sexta amanheceu bem so que um pouco inchado, a tarde piorou levei na santa casa a medica passou um colirio e disse pra procurar um oftaumologista na segunda, acontece que o olho esta muito vermelho,tipo umas rachaduras de manha amanhece cheio de ramela, estou muito preocupada amanha ainda é domingo e não consigo uma consulta, esse liquido pode ter afetado o olho dela? o que mais posso fazer ate conseguir leva-la no medico? por favor me responda o mais rapido possivel, obrigada
adriana.

Dr. sinto muita coceira nos olhos, ardência e notei que na parte branca dos olhos saiu como se fosse uma pelinha meio amarelada, é alergia também?

Carol

quando intensa a alergia ocular se nao for tratada pode levar a complicaçoes como o ceratocone (tem um texto nesse blog sobre o assunto) e até a cicatrizes na cornea. Isso pode atrapalhar a visão mas não causa uma cegueira total

Adriana

Esse problema nao deve ter relaçao com o liquido
deve ser uma infecçao talvez

Nós nao temos como responder os comentarios todos os dias

Dr. estou com uma das palpebras superior inchada a mais de 10 anos, já usei vários tipos de colirios e pomadas e nada resolveu, isso começou depois de um resfriado. O senhor tem alguma sugestão?

Bom Dia Dr.
Eu uso lente de contato com grau frequentemente e na quinta feira, ao sair na rua percebi que meu olho ficou irritado(como se eu estivesse com conjutivite)cheguei em casa, tirei as lentes e limpei meus olhos com soro, dai melhorou na sexta coloquei as lentes novamente tudo ok. quando foi segunda(13/06)coloquei as lentes na parte da manha, e quando foi 15hs(logo depois de sair na rua e voltar ao trabalho) ela começou a encomodar novamente(somente o olho direito) e começou sair secreção como se estivesse com conjutivite e o olho ficou vermelho, cheguei em casa tirei as lentes e limpei o olho novamente com soro,mesmo sem as lentes meu olho ficou com secreção e vermelhos(durante a noite a secreção continuou) porem hj esta melhor(estou sem lente)porém esta sem secreção aparentemente esta tudo ok,só estou sentindo arder um pouco será que pode ser conjutivite ou é algo na lente?espero uma semana para colocar a lente novamente? e nesse periodo vou limpando os olhos com soro?
*vale lembrar que isso só acontece no olho direito
Obrigada!

Thaís

Bom dia Dr. Renato.

Talvez o Sr. possa me dar alguma orientação, pois estou muito preocupado. Há uns 14 anos fui diagnosticado com conjuntivite alérgica. Usei aquela série de colírios específicos que todo oftalmologista passa. Mas a conjuntivite sempre volta com o tempo. O único colírio que efetivamente melhora meu estado são os corticóides, mas tenho medo de usá-los sempre por causa dos efeitos colaterais. Queria saber do Sr. se não existe outro tratamento eficaz que não seja com corticóides.

Grande abraço!

Alisson

alissonvaladao@hotmail.com

Clauber

Dificil dizer. Talvez só com cirurgia plastica

Thais

Voce deve suspender o uso da lente e procurar um oftalmo

Alisson

voce deve usar os colirios antialergicos (patanol ou relestat ou zaditen ou octifen) continuamente todos os dias
E tratar a sua alergia com médico alergista

Nossa que site maravilhoso é esse, e o médico responde todas as dúvidas das pessoas, parabéns, aí se todo profissional fosse atencioso assim, viu!!!

Doutor,

Uso oculos para astigmatismo na frente de tela e leitura e tenho alergia. Sinto meu olho "descansar" muito todos os dias, ele retrai e forco para voltar ao normal. esse sintoma e da alergia? o que devo fazer Doutor? meu medico so responde que nao e normal e passou o Zaditen.

Obrigada!

Doutor,

Uso lentes de contato descartáveis e durante o dia não sinto incomodo nenhum,utilizo o optive como lubrificante para as lentes.Porém quando eu saio a noite e tomo uma cervejinha,meus olhos começam a ficar vermelhos..tem algum colirio que posso usar para melhorar essa vermelhidao??Porque incomoda muito e não tem optive que de jeito.

Marcia

Obrigada pelos elogios

Ajude o blog a crescer, divulgando entre seus conhecidos, nas redes sociais e votando no concurso TopBlog (lá em cima na pagina tem o link)

Grato

Carol

esses sintomas nao sao da alergia nao
É uma questao de grau e de musculatura ocular

Veja se seu grau está correto e talvez seja necessario realizar um teste ortoptico

Tadeu

até tem mas no entanto voce nao poderia pingar enquanto estivesse com as lentes de contato
Seria o fresh clear ou o claroft
Mas eles podem danificar sua lente

qual eu poderia utilizar com as lentes de contato?
o lacribell é bom?ou tem algum melhor?
se eu utilizar o claroft com as lentes,quais os riscos??
obrigado

Bom dia,
Como eu disse anteriormente, meu filho de 9 anos está com conjuntivite alérgica desde o ano passado. Já levei em vários médicos, todos deram o mesmo diagnóstico. Os tratamentos com os colírios amenizam, mas não estão adiantando.
Está atrapalhando na escola, no dia a dia. Todos os dias antes de dormir é um martírio, ele chora, diz que está doendo, coça e o olho amanhece grudado. Além disso ele tem uma pápira no olho direito que apareceu junto com a alergia ano passado.
Por último levei ele no alergista, ele passou exames de sangue. Os resultados deram que ele tem alergia a um fungo que come o mofo e também a poeira. Foi passado como tratamento uma séria de vacinas.
Tenho duas perguntas:
1- Tem como retirar essa pápira, tem alguma pomada ou remédio para retirá-la?
2- Essas vacinas receitadas pelo alergista pode acabar com o problema do meu filho?
Estou desesperada, não sei mais o que fazer!!!

Obrigada pela atenção.

LIANA

Liana

Isso se chama papila. E só deve ser retirada se estiver causando lesoes na cornea. O oftalmo que irá avaliar isso

As vacina podem ajudar muito o seu filho
Afaste toda a poeira da casa, como cortinas, tapetes, bichos de pelucia etc...

E nao deixe de pingar os colirios antialergicos NUNCA

Dr Renato
Tenho rinite. Tenho tido há muito tempo coceira na linha dos cílios e nos olhos. Eu coço bastante.
De uns tempos para cá apareceram dois ou três pontinhos brancos na linha do cílios de baixo, não doi nem tem secreção. É bem pequeno. O que é? Tem a ver com a coceira? É possivel tirar?
Claudia

Claudia

pode ter relaçao com a coceira ou nao
provavelmente são cistos de glandulas que nós temos nessa regiao
É possivel tirar sim
Consulte um oftalmo

Dr. Renato

Há cerca de 5 anos tenho conjuntivite alérgica, já fui a oftamologistas, alergologistas, iridólogos, já fiz até acunputura, mas ainda não encontrei nenhum tratamento realmente eficaz.
Meus olhos ficam sempre bem vermelhos mas não sinto coceira, e uso Claril cerca de 4x por dia para aliviar a vermelhidão.

Ultimamente tenho notado que a região da conjuntiva bulbar que fica atrás da pálpebra superior não fica vermelha, mesmo quando o restante do olho está muito vermelho. Gostaria de saber pq isso acontece e se podem haver outros motivos, fora alergia, para essa vermelhidão (lembrando que não consumo bebida alcoólica nem outros tipos de droga)

Desde já, Obrigado pela atenção e Parabéns pelo blog!

Gabriel

Gabriel

Se vc nao tem coceira talvez a causa nao seja alergia

POde ser ressecamento (isso explica o fato de só a parte exposta do olho ficar vermelha e a parte protegida pela palpebra nao)

Algumas pessoas tem o olho mais vermelho, pq os vasos sanguineos sao mais calibrosos e ai pouca coisa pode ser feita

Dr Renato.

A um tempo eu acordo com os olhos vermelhos e bem irritado, durante o dia ele melhorava, mas semana passada além de vermelho, a parte superior da pálpebra estava inchada, procurei um farmacêutico da família e ele receito um colírio lubrificante e para irritação, depois que passa o colírio o olho fica branco e a pálpebra continua inchada, tenho alergia a pelo de gato e a um ano tem uma gata persa lá em casa, mais creio que não seja disso né, senão a reação alérgica já teria ocorrido. O inchaço ocorre apenas no olho direito e a irritação nos dois. Espero uma ajuda. Obrigado

Bruno

dificil dar uma opiniao

Pode ser alergia sim...tem q tentar identificar a que é essa alergia

COnsulte um especialista (oftalmo)

Doutor, a cerca de 1 mês, meu olho esquerdo começou a coçar freneticamente bem na linha d'água superior. Depois começou a doer e agora nasceu uma bolinha muito parecida com espinha. Dói, coça, incomoda bastante, às vezes lacrimejo, às vezes existe produção de secreção meio amarelo-esverdeada. O que pode ser? Nunca tive esse tipo de sintoma e nunca tive terçol.

Lilpril

pode ser um terçol mesmo ou algum cisto qye as vezes nasce nessa regiao. procure um oftalmo

Doutor Renato, minha filha tem 3 anos e apresentou coceira, inchaço nos olhos, e começou sair secreção meio esverdeada, isso no sabado agora, amanheceu no domingo com os olhos bem grudados e um pouco inchados, lavei com agua boricada e pinguei maxitrol ontem a noite não tinha absolutamente mais nada nem inchaço, secreção nem vermelhidão, sempre acontece de juntar uma secreção molenga esverdeada eu acho que é conjuntivite mas no outro dia não tem mais nada, pode ser conjuntivite alérgica??
meu marido tem blefarite será que ela pegou dele e se manisfesta dessa forma??
obrigada.

Roberta

pode ser as duas coisas, alergia ou blefarite

Nao fique usando maxitrol por conta propria
Ele tem efeitos colaterais e muitas vezes seu uso será desnecessario. Só use se o médico recomendar

Ola doutor, meu nome é Bruna e de um tempo para ca meus olhos ficam saindo uma secreção, como se fosse remela, branca de meus olhos.. mais no esquerdo, coça.. as vezes bastante outras nao, pensei que fosse conjuntivite mais meus olhos nao ficam vermelhos, a nao ser que eu coce muito. a remela sai diversas vezes.. as vezes concentrada no canto dos olhos ou na parte inferior. o que poderia ser?

Bruna

isso pode ser o que se chama de conjuntivite alergica
Tem um quadro parecido com conjuntivite mas nao é causada por virus ou bacteria. A causa é alergia
Procure um oftalmo para confirmar o diagnostico e fazer o tratamento correto

Dr, eu tenho coceiras frequentes na minha visao, e tambem tem umas remelinha dentro que me encomoda, é como se tivesse terra dentro dos olhos, ae tenho que tirar, e sempre fica irritado, hoje acordei com meu olho muito inchado o que sera Dr?

Eldon

provavelmente é algum tipo de alergia ocular
Se for isso mesmo será necessario usar colirios especificos
Consulte um oftalmologista

OLA DOUTOR!! DE UNS DIAS PARA CÁ..TENHO SENTIDO UMA COÇEIRA NOS OLHOS NA PARTE EXTERNA SUPERIOR, NO QUAL FICA RESSECADA.(EXTERNO).
NA MAIORIA DAS VEZES PRIMEIRO SAI BASTANTE LAGRIMA ALEATORIA, E COMO DE COSTUME,QDO VOU SECA-LA PASSANDO UM PAPEL HIGIENICO OU ATE MESMO COM AS MÃOS ,JA VEM A COÇEIRA E O PIOR NÃO É A COÇEITA E O ENVELHECIMENTO Q CAUSA COM O COÇA -COÇA !! OQ SERIA MEU ANJO DOS OLHOS!! ?
GRATA DESDE JA ..!!

NANY

Luciane

só examinando p ter certeza
pode seu alguma reaçao local, como uma alergia etc..
procure um medico

Ola doutor meu filho tem tres meses ,ele esta com uma remelinha amarela e meio irritado os olhos ja levei no pediatra me passou tobex mais ainda esta muito irritado .obrigado

Bom dia Dr.

meu nome é marcia

Me ajudo por favor,a 2 semanas atraz eu usei um lapis no olho, dai no outro dia meu olho amanheceu doendo em cima e com uma bolinha inchada,parei de usar o lapis, e mesmo asim não melhorou, hoje ele esta no canto interno em baixo, a mesma bolinha e a mesma dor e a mesma coceiraaa, aii ta horrivel, cada hora aparece num lugar, uma dorzinha seguida de um inchasso e coceira, o q pode ser e o q eu faço?? obrigada!!

tatinha

melhor procurar um oftalmo do que um pediatra
Ele tem equipamentos melhores e mais experiencia tambem

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 204   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário