Recent Posts

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Complicações da Cirurgia de Catarata

A Cirurgia de Catarata é uma das cirurgias mais realizada em todo o mundo. Diversos estudos internacionais envolvendo grande número de países e de paciente mostraram uma taxa de sucesso da cirurgia superior a 95%.
Embora seja uma cirurgia muito segura, com resultados muito satisfatórios, a operação de catarata está sujeita a complicações como qualquer outra cirurgia:
As principais e mais comuns complicações da cirurgia de catarata que podemos listar são:

- Olho roxo: É relativamente comum o paciente apresentar um pequena mancha vermelha ou roxa (equimose) na pálpebra inferior logo após a cirurgia de catarata. Isso ocorre devido a injeção da anestesia que é feita antes da cirurgia. Embora seja feio e assuste o paciente, isso em anda atrapalha a cirurgia. Com alguns dias, essa "mancha" some.


- A pressão ocular pode aumentar depois da cirurgia de catarata. Isso é em geral transitório e facilmente controlado com colírios.

- Edema de córnea: Se a córnea do paciente já for uma córnea doente e/ou a cirurgia for muito traumática (como ocorre quando a catarata é muito grande) a córnea fica "inchada". Esse inchaçõ da córnea deixa a visão turva, como se estivesse olhando através de um vidro molhado ou um vidro fosco. Isso pode resolver em alguns dias mas em casos extremos pode-se precisar colocar uma córnea nova através de um transplante de córnea.

Edema de córnea
- Moscas Volantes: Moscas volantes são pequenos pontos pretos que ficam "flutuando" em frente da visão, parecendo insetos ou teias de aranha e que, geralmente, não representam risco nenhum à visão. Para ler mais sobre o assunto, leia o texto a seguir: http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html


- Descolamento de Retina: É uma complicação grave mas felizmente muito rara. Ocorre mais em pacientes com alto grau de miopia e em cirurgias complicadas. Um bom exame de fundo de olho antes da cirurgia pode identificar algumas lesões de retina que são de risco para descolamento de retina. Leia mais sobre descolamento de retina, clicando aqui

- Opacidade de cápsula posterior: Essa é uma complicação mais simples. A visão fica turva, mas com um tipo de tratamento a laser (capsulotomia com Yag-laser) limpa-se essa cápsula e a visão fica clara novamente.

- Endoftalmite: É a complicação mais temida de qualquer cirurgia ocular. É uma infecção grave e rápida que envolve todas as estruturas do olho. O uso de antibióticos na forma de colírios e injeções é fundamental. Em alguns casos é necessário operar o paciente novamente. Uma cirurgia chamada vitrectomia.

infecção apos cirurgia de catarata

 
Para entender o que é Catarata e como tratá-la leia:
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html
 
Saiba mais sobre a cirurgia de catarata:
http://www.medicodeolhos.com/2010/08/cirurgia-de-catarata.html
 
Saiba mais sobre os tipo de lentes intraoculares usadas na operação de catarata:

http://www.medicodeolhos.com/2010/05/catarata-lente-intraocular-multfiocal.html

52 comentários:

Dr. Renato, sou a Meiry e gostaria muito de lhe perguntar algumas coisas: Minha mãe tem 63 anos e catarata no olho direito, fomos até um posto e delá eles a encaminharam para o Hospital Monumento no Ipiranga. De lá fizeram vários exames e constataram a catarata. Ela fez a primeira cirurgia porém após começou algumas complicações, ela não estava enchergando depois do tempo de repouso. Voltamos lá e ela fez outra serie de exames e disseram que a lente não havia fixado na cornea e que teria que fazer outra cirurgia. Eles "rasparam" a cornea e tentaram colocar novamente mas tiveram outra complicação na mesma hora. Por final eles não colocaram a lente e me disseram que no caso dela a lente já não adiantava mais e que com o passar do tempo ela perderia a visão do olho direito. Poderia, por favor, me ajudar dizendo o que posso fazer para ela conseguir voltar a ver normalmente??? Estou pensando se, no transplante de cornea ela teria êxito ou não iria adiantar. Fico no aguardo de sua resposta e agradeço, de coração, sua valiosa atenção.Obrigada!!!

Meiry

Tem algumas coisas estranhas... primeiro a lente NAO é fixada na cornea
O que pode ter acontecido é que a lente nao conseguiu ser implantada no olho e por essas complicaçoes a cornea acabou sendo prejudicada
Se disseram que nao adianta mais colocar a lente é porque algo grave aconteceu
Se eu fosse voces, procuraria algum hospital de referencia (tipo um hospital universitario se nao tiverem convenio) para terem uma 2a avaliaçao

Olá, Dr. Renato!
Meu pai está com 79 anos e é fumante desde os 14. Perdeu um olho em acidente há 50 anos, usa prótese. A visão do único olho se degradou, foi constatado catarata e, após os exames, indicada a cirurgia.
Ele está triste por não estar enxergando direito, mas, muito preocupado em perder completamente a visão, caso a cirurgia não dê certo.
Existe o risco de ele perder totalmente a visão em função da cirurgia?
O que pode acontecer se a cirurgia não der certo?
A Clínica e a Médica têm referências ótimas.
Obrigado e parabéns pelo blog.

Rui

Risco sempre tem porque somos humanos (o médico e o paciente)
Mas hoje em dia, com um bom cirurgiao de catarata e um bom equipamento, os riscos de algo sair errado é muito pequeno
Tranquilize seu pai e depois volte para me contar como ele ficou.
Abraço

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr. Renato,
tenho 36 anos e +7.00 (hipermetropia), gostaria de saber sua opinião sobre a operação de remoção do cristalino e implante de lente intraocular com monovisão para corrigir a hipermetropia em pacientes que não possuem catarata.

Bruno.

Bruno

Acho essa cirurgia boa mas um pouco arriscada
Voce está novo e se operar agora vai precisar de oculos para perto daqui ha uns 5 anos +-

Eu esperaria um pouco mais e operaria lá pelos 45 - 50 anos

Dr. Renato,
a que riscos o senhor se refere? Tenho o grau da lente do olho direito +32.5 (grau da lente intraocular akreos ou 2 lentes piggyback - do esquerdo é na mesma faixa +31). Mesmo com a monovisão eu precisaria de óculos para perto? poderia ser mais claro? Existe complicação em retirar um cristalino sem catarata? Já sinto os efeitos da vista cansada com meu óculos/lente atual.

Bruno

Toda cirurgia tem riscos, ainda mais uma cirurgia dentro do olho.
Sua cornea pode ficar prejudicada, a pressao aumentar etc etc
Discuta bem isso tudo com o seu medico e se sentir confiança faça o procedimento

dr.minha mae fez cirurgia nas duas vistas de catarata e colocou cristalino,foi otima a cirurgia mas minha mae desde a cirurgia apresenta alergia nos olhos ja foram mudado colirios e nao adianta nada o sr pode me dar uma luz?

Boa noite

Meu marido passou por uma cirurgia de catarata dia 03/02/2011 do dolho direito, ele ficou com olho todo roxo em volta e inchado, o que já está sumindo. Do lado direito da esclerótica está bem vermelho, parece que continua do mesmo jeito desde o dia da cirurgia, isto é normal? A outra dúvida que tenho é quanto ele dizer que vê manchas, como se o "vidro de carro estivesse sujo", é normal? esses sintomas tendem a sumir? A próxima consulta será somente daqui um mês dia 11 de março, se esses sintomas não são normais, vou tentar marcar o médico quanto antes..

agradeço desde já

Cris

Uma opçao nesse casos é parar todo tipo de colirio que esteja usando
Pode ser que a alergia seja aos colirios e nao a cirurgia em si
Converse isso com o seu medico e veja se ele acha uma boa opçao

Duda

Em relaçao ao roxo em volta do olho e ao vermelho dentro isso é normal, nao tem problema nenhum

Quanto as manchas que ele está vendo isso pode nao ser normal. Se isso tiver incomodando, volte no medico

Dr Renato, Boa noite!
Minha mãe tem 85 anos e fez cirugia de catarata no olho direito dia 21/02/2011,no dia seguinte voltou ao hospital para a retirada do curativo, o médico disse que estava bem passou dois tipos de colírios para serem usados em horários alternados, não está inchada, apenas um pouco vermelha, mas noto que a vista está um pouco esbranquiçada. É normal? Marcou para voltar dia 01/03/2011.A cirurgia foi feita em Belo Horizonte,onde residimos.Obrigada Elizabeth

Elizabeth

Pela sua descriçao parece estar tudo correndo bem

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato, bom dia.
Fiz, no último dia 10, cirurgia da catarata no olho direito, no instituto da catarata do H. S.
Paulo. Em principio foi tudo bem, mas diferente da realizada em setembro no olho esquerdo. A mes-ma demorou mais e, a recuperação pós, foi mais
incômoda e diferente da outra, não encherguei bem ao retirar o tampão. O médico me disse que isso acontecia e que no decorrer dos dias, iria melhorar. 5 dias após eu retornei e fui atendi-do por um outro residente que verificou a cirur-gia e a pressão do olho.
Tudo estava bem, confirmou que haveria melhora, mas posteriormente com uma visão um pouco mel-hor, verifiquei que a mesma, quando olhava à di-reita estava dupla. No contato que tive com o médico que operou, ele me fez perguntas para saber como era antes e eu afirmei que não tin-
ha esse tipo de problema. Pediu-me para aguardar o retorno para a metade do mês e se ouvesse piora, procura-se o P.S. do hospital. Sinto a olho um pouco esquisito, como se estivesse sensível, não tenho dor e acho que haja uma relação com a anestesia, visto que a mesma levou mais tempo. Por outro lado noto que quando levo a visão à direita, no retorno,
a visão fica dupla por um certo tempo e depois
retorna ao normal. A direita, tudo normal. Fora isso, ainda tenho a visão um pouco opáca (?), mas parece que esta havendo melhora.
Seria a anestesia o elemento causador desse pro-
blema? Existe a possibilidade de ter havido al-gum dano nervoso?
Observo que qualquer antecipação do retorno,tem que ser feito via P.S., o que eu não gostaria.
Agradeço a sua atenção em responder. e me des-culpe incomodá-lo, mas sabe como é: SUS e etc..

Waldo (74 anos)



Read more: Complicações da Cirurgia de Catarata http://www.medicodeolhos.com/2010/08/complicacoes-da-cirurgia-de-catarata.html#ixzz1FYEUjyOF

Waldo

Esse instituto que o senhor operou é otimo e muito bem equipado. É uma referencia no Brasil

É possivel que tenha havido alguma complicação durante a cirurgia. Mas nao acho que seja da anestesia não. Um olho nunca é igual ao outro e durante a cirurgia algo pode ter saido fora do comum

Mas confie no seu médico. Se ele disse que vai melhorar, tenha esperança

dr Renato posso operar de catarata e por a lente dos sus tenho apenas 24 anos e meu oftalmo disse para não por alente dada pelo sus

Dr. Renato,
Boa noite!

Minha mãe tem 75 anos e fez a cirurgia de catarata do olho direito, dia 16/03/2011,pelo SUS em São Gonçalo/Rio de Janeiro, e está reclamando que a visão está turva, na revisão que foi no dia seguinte dia 17/03/2011, informamos a médica, ela informou que minha mãe teve um edema, o que será que ocorreu, pois a catarata de minha mãe estava no começo e olho dela em perfeito estado, fora a catarata. Minha mãe está usando 2 colírios: Vigadexa 1 gota de 2/2 horas e Dimetilpolisiloxane 1 gota 5 x ao dia. Aguardo o seu contato, obrigada. Ivete Feijó

Paty

as lentes oferecidas pelo SUS nao sao as melhores
Voce é muito nova. Pq fará a cirurgia? Para corrigir grau? Se for isso eu nao colocaria essas lentes do SUS não
Mas se for cirurgia pq vc está com catarata e nao tiver condiçoes de pagar a lente importada ai eu já acho que a lente do SUS é viavel

Ivete

a cirurgia da sua mãe é muito recente. é normal ficar embaçado alguns dias sim. E o edema pode ocorrer. Em geral resolve com o tempo
Tenha paciencia

Oi Dr.Renato,minha mãe fez uma cirurgia de catarata e no momento da colocação da lente, ocorreu um aumento da pressão ocular provocando então o deslocamento da lente.No dia seguinte da cirurgia o medico a explicou o ocorrido e disse q isto é raro de se acontecer e pediu q ela fosse a outro oftal pq ele nao tinha o aparelho para mover a lente para o lugar q ela deveria ficar, q ela nao se preoculpasse pq isto é reversível.Estou preoculpada se ela vai voltar a enxergar normalmente outra vez ou se vai ficar assim mesmo.

Ismael

Isso nao é comum mas pode ocorrer e é normal sua preocupaçao

O resultado final vai depender do tamanho da complicação que ocorreu e do sucesso da nova cirurgia. Pode ser que fique tudo 100%

Dr. Renato operei Catarata ha dois anos, olho direito, acontece que não enxergo bem parece que o vidro ta sujo. Fiz consulta com o medico que me operou e ele disse que a lente sujou precisa de limpeza. Isto ocorre com frequencia ou eu que não tive sorte. Por favor me oriente - Jose Siqueri

Jose

Isso ocorre com uma certa frequencia e o tratamento é bem simples. Faz-se uma aplicaçao com laser que é rapida, indolor e com resultado otimo

por favor preciso de uma ajuda!
minha avó de 82 anos fez a cirurgia da catarata do olho direito a mais de um mes e ainda pinga colorio todos os dias mas ela se queixa que a visão deste olho esta muito embaçada e agora ela operou o olho esquerdo, mas estou preocupado porque o médico que a operou deste olho foi muito rudi conosco e disse um dia antes da opreção q não iria oprear agora por alguns fatores q ele não quiz ou teve a má vontade de explicar mas mandou ela voltar no dia seguinte e no dia seguinte e a examinou novamente mexeu muito no seu olho e o olho ficou irritado e omédico disse q não queria oprear assim mas acabou operando não sei porque mas agora ela esta com o olho inchado e com muita dor no mesmo!
pergunta 1 o olho que foi operado a mais de um mes e ainda esta com a visão embaçada é normal?
pergunta 2 oque pode ter acontecido nesta opração recente se é algo gravo ou é normal?

PS:agradeço desde já pela atenção!

Dr. Renato,

Agradeço a atenção e cá estou novamente. Ocorreu o edema antes de 1 mês da cirurgia de catarata, ela usou colírios e melhorou, como o Sr. havia falado, mas acontece que agora após 1 mês de operada o olho dela amanheceu muito vermelho e doendo, fomos na revisão da cirurgia hoje, e o médico disse que foi conjuntivite, apesar de eu ter ido em outro médico e ele, não falou em conjuntivite e sim de cisco que tenha caído no olho dela, enfim hoje deu um diagnóstico de Opacificação Capsula Posterior, o que se trata? Marcaram para 07/06 para ela fazer Yag Laser, me informaram que é uma limpeza da lente, pois está com resíduos????? Ou também pode ocorrer devido a cirurgia?
Agradeço a atenção e aguardo o contato.
Ivete Feijó

Ivete

sao 2 coisas distintas...o olho vermelho é uma coisa...talvez a conjuntivite
Já a opacificaçao da capsula é outra...ela nao deixa o olho vermelho e nem irritado. apenas diminui a visão. e para isso precisa do yag laser
No texto que eu explico sobre a cirurgia de catarata tem alguma coisa sobre isso. Leia lá

Molina

Com tanto tempo de operado a visao já deveria ter melhorado
Se esse medico nao esclareceu o que está ocorrendo, procurem outro p ter uma noçao da gravidade do caso

Dr. Renato

Minha tia tem 71 anos e glaucoma, no dia 27/04/2011 ela fez a cirugia de catarata na vista esquerda. Estava enxergando bem, mas 3 dias apos a cirurgia voltou ao medico que a operou e este suspendeu o colirio a base de cortisona, passou um outro e falou que ela poderia voltar a usar o colirio para o glaucoma que ela já usava antes da cirurgia(Xalatan), na primeira noite que usou ela teve grande dor de cabeça, em volta do olho ficou muito inchado e a vista embaçada.
Por não conseguir falar com o medico que a operou ela procurou o medico que já a trata a anos do glaucoma e esse falou que ela parasse de usar o colirio Xalatan porque não era recomendado para quem faz cirurgia de catarata, passou um novo colirio para o controle da pressão ocular.
Todo esse tempo minha tia vem sentindo um desconforto como vista embaçada e sensação de enxergar um ponto brilhoso no canto da vista.
Ela usou o colirio para o pos operatorio até o dia 17/05/2011 (dia preescrito pelo medico) e no dia 19/05/2011 ela começou a sentir forte dores na vista operada, levei ela ao medico que a operou e ele falou que ela esta com uma infecção devido a falta do colirio, segundo o medico é uma reação natural. Passou o mesmo colirio novamente para ser usado por 7 dias em 3 em 3 horas.
Perguntas:
1-O que o xalatan pode causar na vista operada de catarata, pode danificar a lente?
2-É norma o embaçado, dores e infecção?

Agradeço a atenção e aguardo o contato
margareth de Jesus

Margareth

O blog nao mais tirará duvidas pessoais e sim só duvidas genricas sobre as doenças pois nao somos um consultorio virtual

mas ajudarei o possivel
1- o xalatan nao deve ser usado no pós op de catarata apenas no 1o mes. depois desse tempo nao tem problema usa-lo
2 - isso nao posso dizer, depende de cada caso

por favor me ajudem!!! minha fez uma cirurgia para remoçao da catarata, a remoçao foi bem sucedida ,mas ao implantar a lente no lugar do cristalino nao houve sucesso a medica disse q a lente nao colou. minha mae nao esta enxergando, a medica disse q pode ter ocorrido a remoçao da bolsa onde e fixada a lente ou pode ser congenito. a medica marcou novo procedimento apos 30 dias , disse q vai costurar a lente. isso e possivel mesmo minha mae vai volta a enxergar dnovo.

Diogo

Esse problema ocorre alguma vezes
Quando nao ha suporte para a lente é preciso fixar a lente ("costura-la") no lugar certo

A visão da sua mãe vai melhorar se tudo correr conforme o planejado

Doutor,

Minha mãe fez cirurgia de catarata nos dois olhos alguns anos atrás. A cirurgia do olho direito correu bem. A do olho esquerdo, os médicos disseram que tinha sido bem sucedida, mas cerca de quinze dias depois ela começou a sentir dores no olho e no hospital o diagnóstico foi glaucoma. A equipe médica que a operou alegou que o glaucoma nada tinha a ver com a cirurgia, pois a mesma "havia sido bem sucedida". O problema foi irreversível e ela ficou cega do olho esquerdo. Tenho dúvidas se o diagnóstico foi correto e se uma coisa realmente não tinha nada a ver com a outra. Gostaria de saber se a cirurgia não pode ter acarretado o glaucoma, como nos disseram. Obrigada.

Boa tarde Dr.por favor gostaria de saber oseguinte, minha mae tem 63 anos e é diabetica,ela fazia fundo de olho em SP pois sou do interior , da ultima vez que ela foi fazer eles (medicos ) disseram que nao iriam fazer o laser pois a retina dela estava inchada, preocupado fui atras de um medico particular e ela ( medica ) disse que era catarata e precisava fazer a microincisão pois paguei o que nao tinha 4800 reais a operação foi sabado passado e minha mae continua a nao enchergar nada liguei pra ela e ela fez o exame de fundo de olho e disse que estada tudo bem com o fundo de olho e a operação foi excelente deu mais 1 colirio e uma vitamina pra ela tomar até segunda que vem, este procedimento esta certo ??? minha mae nao enchergar nada ??? ta tudo do mesmo jeito ??? o Sr acha que devo procurar uma segunda opinião ???? ou é ASSIM MESMO ??? obrigado belo site abraçosss aguardo ....

ola..minha mae tem 65 anos e ela ta de operar a catarata..porem ela tem pressao alta e tbm problema de coraçao...o cardiologista dela falou q qndo ela for operar tera q aplicar uma injeçao nela..vc sabe me explicar q tipo deinjeçao é esta.se esta cirurgia pode ser mais complicada de todas me ajude

Valeria

A nao ser que tenha dado algo muito errado na cirurgia de catarata, esse problema de glaucoma nao deve ter relaçao com a cirurgia da catarata mesmo nao

Brown

Sua mae nao enxerga NADA ou está enxergando mas embaçado? Há uma grande diferença nisso!
Se ela está vendo tudo preto, nenhuma luz acessa, ai algo saiu errado.
Mas se está só embaçado, turvo, ai pode ser normal e tem que esperar a inflamaçao diminuir

Roci

Sua mae deve tomar algum remedio anticoagulante (para afinar o sangue)
Nesse caso é preciso parar o remedio uns 7 a 10 dias antes da cirurgia e passar a usar um medicamento injetavel para manter o sangue fino
Deve ser isso que ele se referiu

Em outubro de 2005: ela realizou cirurgia de catarata no olho direito (conforme avaliação do médico a mesma só apresentava 10% da visão). Na segunda revisão pós-cirurgia, o oftalmologista afirma ter havido uma "ruptura do saco capsular", na qual a LIO havia mergulhado na retina. Após breve espera, conseguimos realizar cirurgia para retirada da lente. Após uns 30 dias, ele tem DESCOLAMENTO TOTAL DE RETINA e passa por vitrectomia, porém, o médico já me alertara sobre a gravidade do quadro, e que minha mãe talvez ficasse com "visão de vulto". Depois é realizada retirada do óleo de silicone e perda definitiva da visão. Agora tem que operar o olho esquerdo com catarata. Os riscos de complicações e de descolamento de retina são maiores? Como o senhor avalia o caso. Quem vai operá-la é um retinologo. Quais os sintomas imediatos de uma descolamento na retina? obrigada
Kalina

Minha mae, hoje tem 71 anos, enxergando apenas pelo olho esquerdo....(esqueci de acrescentar ao comentario acima). Desculpe. Dr Renato

Kalina

o fato dela ter tido esse problema no outro olho não aumenta o risco de acontecer o mesmo nessa proxima cirurgia

A nao ser pelo fato dela poder ter a capsula mais fragil e mais suscetivel a ruptura

Mas dessa vez o médico já vai preparado p uma possivel complicação e vai tentar evitar os problemas que ocorreram na outra vez

o sintoma de descolamento de retina é perda da visao, pontos pretos, sensaçoes de flashes
Tem um texto nesse blog sobre esse assunto. Leia

Boa tarde, dr Renato

Minha mae de 71 anos, fez catarata há 04 dias no seu UNICO OLHO, estavamos muito apreensivas e com medo, já que ela perdeu o olho direito, após uma ruptura da capsula, que logo depois, levou a um descolamento total de retina.
Foi implantada uma lente com proteção UVA)UVB, dobrável. desde o dia da cirurgia até hoje ela enxerga vultos, com uma pequena melhora visual. Diz estar vendo manchas, moscas, insetos coisa assim... O médico disse na primeira revisão, que é normal e que a cirurgia ocorreu sem intercorrencias, MAS QUE O SEU OLHO ERA MUITO FRAGIL, A CATARATA ERA "GROSSA" E QUE A RECUPERAÇÃO DELA SERIA MAIS LENTA.HÁ A POSSIBILIDADE DELA NÃO ENXERGAR BEM, MESMO APÓS A TOTAL CICATRIZAÇÃO DO OLHO? O MÉDICO FALOU TAMBÉM, NO DIA SEGUINTE A CIRURGIA QUE A LIO ESTAVA CENTRALIZADA, NORMAL MAS QUE O OLHO DELA TINHA MUITO SORO? O QUE ISSO SIGNIFICA? TENHO NOTADO, QUE NÃO HÁ MUITO LACRIMEJAMENTO, AO FAZER A LIMPEZA DIÁRIA E APLICAÇÃO DOS COLÍRIOS. DEVO ME PREOCUPAR COM ISSO?
obrigada mais uma vez, pela sua generosa ajuda!!!
1)

Kalina

pelo visto deve ter sido uma cirurgia dificil
Se o medico disse que nao teve intercorrencias e a lente está no lugar certo é só ter paciencia

O restante que voce disse é normal

Dr. Renato, minha mae realizou faco OE no dia 12-07, com 9 dias, fez yag laser, e com 23 dias de operada, ainda estava com a visão turva. no dia 04/08 o medico disse que tinha que fazer uma vitrectomia das vias planas para retirar fragmentos da catarata. sua visão melhorou. segue em repouso. Pergunto: por que na facectomia o medico nao retirou toda essa catarata? e pq somente com a vitrectomia? ele comentou que a sua catarata era mais grossa, dificil... tenho medo, ela só tem a visao de um unico olho e teve que novamente mexer nesse olho...obrigada

Kalina

A cirurgia da sua mae deve ter sido dificil e aconteceu algo diferente do padrao que fez com que o medico nao conseguisse retirar todos os fragmentos da catarata
Se a visao melhorou, fique mais tranquila e mantenha o acompanhamento

Dr Renato,

Tenho 29 anos e sou portador de catarata congênita com piora considerável nos últimos 6 anos. Realizei uma faco do OE com implante da LIO Acrysoft IQ Toric SN60T5 em 18/08/11 com um especialista renomado na minha região, que aplica as técnicas mais modernas na atualidade.

No retorno do dia subsequente o médico reafirmou estar tudo bem, apenas com a pupila ainda um pouco dilatada (que permanece, salvo engano, até hoje, apesar de menos proeminente). Realizou as recomendações de praxe, liberando atividade física moderada a partir de hoje (que se resumiu a 30 minutos de bicicleta ergométrica, em intensidade leve, com todos os cuidados necessários observados).

Nos últimos dias, tenho notado uma turvação progressiva da visão exclusivamente em condições noturnas (desde o dia 20). Hoje eu sequer conseguiria dirigir se não tivesse o outro olho. Quando saio da rua escura e entro em ambiente com intensa luminosidade (banco, farmácia), não há qualquer “embaçamento”. É como se em regiões com menor luminosidade eu tivesse uma espécie de “miopia” ou, então, uma “catarata invertida”.

O Sr. saberia apontar uma provável causa disso? Estou preocupado por não ter lido nenhum comentário a respeito e ainda tenho o OD com catarata, e esperava poder realizar o procedimento em breve para retomar todas as minhas atividades.

Agradeço o fantástico espaço dedicado a problemas oculares. Não achei que houvesse algo assim. Parabéns!

Antonio

o seu problema parece ser quando a pupila dilata que é o que ocorre quando a luz está fraca ou o ambiente escuro
Nesse caso pode ser que haja algum astigmatismo residual ou alguma parte do olho ainda nao recuperou totalmente
Questione isso ao seu oftalmo porque só examinando é possivel ter uma ideia melhor

Caro Dr. Renato. Tenho 45 anos e foi detectada uma catarata no olho esquerdo. Procurei um renomado médico de Porto Alegre que realizou a cirurgia. Ocorre que estranhei bastante, pois não foi consultado acerca do tipo de lentes que seria implantadas e nem me foi dado muitos detalhes da cirurgia, Hoje faz 5 dias que operei. Retornei ontem para revisão e ele me disse que estava tudo "ótimo". Ocorre que, muito embora tenha voltado a enxergar (no geral as cores ficaram mais vivas), a qualidade da visão é muito ruim, o que me dá a sensação de que quando tinha a catarata ainda estava enxergando melhor. Por mais que eu perguntasse o médico não me deu detalhes de nada, simplesmente tendo dito que estava tudo normal. No entanto, estranhei o fato dele, por diversas vezes, afirmar que eu tinha uma miopia grande no olho esquerdo, quando, na verdade, eu tinha astigmatismo (isso eu disse várias vezes, mas ele insistia na miopia). Pergunto, Dr. Renato. É normal essa visão ainda deficiente? Com os dias isso vai melhorar? Ou é possível que tenha havido um engano na aferição do grau da lente? Isso tem me preocupado bastante. Agradeço imensamente.

Postar um comentário