Recent Posts

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cirurgia de Catarata

O que é?

A Cirurgia de Catarata é o tratamento para a principal causa de cegueira reversível do mundo. A catarata é a opacificação do cristalino, uma lente natural do nosso olho. Com a opacificação desse criatalino a visão fica turva. A esse processo chamamos catarata, cujo único tratamento é cirurgia.

Visão de uma pessoa normalVisão de uma pessoa com catarata

Quando devo operar a Catarata?


Essa é uma decisão muito subjetiva. Em princípio, a pessoa deve fazer a operação de catarata quando ela estiver prejudicando sua visão. No entanto, como a catarata evolue de forma lenta, a pessoa não percebe que a visão está tão turva e só quando vai ao médico é que ele comprova a baixa da visão.
Em algumas situações específicas a catarata pode aumentar a pressão ocular (glaucoma) e isso é uma indicação de operar a catarata.
Deve-se levar em consideração também o fato de que quando mais demorar para fazer a cirurgia, maior e mais "dura" será a catarata e assim a cirurgia será mais difícil e com maior risco de complicações.

A catarata precisa "amadurecer" para operar?


Não. A catarata não precisa ficar "madura" para ser operada. Isso era coisa de muitos anos atrás, quando a cirurgia de catarata não tinha um bom resultado. Hoje, com a moderna técnica de facoemulsificação da cirurgia de catarata os resultados são excelentes.
Pelo contrário, quando mais adiarmos a cirurgia, maior será a catarata, maior será a dificuldade da cirurgia e mais risco de complicações o paciente estará correndo.

Tenho catarata e vou operar. O que preciso fazer?


Tudo que você precisa fazer para operar catarata é procurar um bo médico oftalmologista. Ele estará apto a pedir os exames necessários e fazer a cirurgia. Caso ele não esteja apto tecnicamente a operá-lo, te encaminhará a algum médico cirurgião de referência.
No Brasil, temos os equipamentos mais modernos do mundo para fazer essa cirurgia. Muitos dos cirurgiões brasileiros são referências internacionais nesse tipo de procedimento. Não devemos nada a nenhum país do mundo. Caso você não tenha convênio e se trate no SUS, saiba que também é possível realizar a cirurgia mais moderna da catarata pelo serviço público de saúde.

Pré operatório da Cirurgia de Catarata


Embora seja uma cirurgia que não exige internação e feita sob anestesia local (não precisa de anestesia geral) é prudente realizar um risco cirúrgico. Exames de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax e uma avaliação cardiológica são suficientes para a maioria das pessoas candidatas a cirurgia.

Quais medicamentos eu preciso parar de tomar antes da cirurgia de catarata?


Essa resposta só poderá ser dada pelo seu médico cardiologista (ou quem fizer o risco cirúrgico) e pelo oftalmologista que irá operar. Em geral, medicamentos como aspirina (AAS, melhoral, doril entre outros), ginko biloba e outros medicamentos usados para "afinar o sangue" (plavix, clopidogrel, ticlid) devem ser suspenso entre 7 a 10 dias antes da cirurgia. ATENÇÃO: Não suspenda esses medicamentos sem a orientação do seu médico!
Comunique ao seu médico oftalmologista toda e qualquer medicação que você estiver tomando, mesmo que pareça não ter relação com os olhos.

Exames para a operação de catarata


Seu oftalmologista pedirá a realização de diversos exames antes de realizar a cirurgia de catarata.

  • Tonometria: é o exame para avaliar a pressão ocular.
  • Fundoscopia ou fundo de olho: Esse exame verifica se há alguma doença de retina que possa estar contribuindo para a baixa da visão. Ou seja, se há alguma outra doença além da catarata que atrapalha a sua visão
  • Ecografia: Um exame de ultrassom ocular pode ser necessário em muitos casos
  • Ecometria: Esse exame calcula o grau da lente intraocular (LIO) que será implantada no olho após a remoção da catarata. Esse exame é muito importante, pois se o grau da lente for calculado errado, depois da cirurgia a pessoa precisará usar um óculos de grau elevado. Hoje em dia, um exame chamado ecometria IOL-Master fornece uma medida muito precisa
  • Topografia de córnea: Fornece dados que auxiliarão o exame de ecometria a calcular o grau da lente
  • Microscopia Especular: Avalia a quantidade de células da córnea. Ou seja, verifica se sua córnea está  saudável e se a cirurgia de catarata poderá causar uma lesão na córnea
  • Acuidade Visual Potencial (PAM): Fornece uma estimativa de quanto a visão da pessoa irá melhorar após a cirurgia

Pode ser que seu médico não peça todos esses exames ou peça algum outro que eu não listei, mas em geral, esses são os exames feitos na maioria dos casos de cirurgia de catarata.

A cirurgia é feita nos 2 olhos ao mesmo tempo? Qual o intervalo entre uma cirurgia e outra?


Geralmente não operamos os dois olhos no mesmo dia. Por uma questão de segurança, operamos os 2 olhos em dias separados. O intervalo entre as cirurgias vai depender da recuperação da primeira cirurgia e da vontade do paciente em resolver logo os dois olhos. Pode variar de 1 semana até 6 meses, dependendo também do grau da catarata.

Anestesia para cirurgia de catarata


No dia da cirurgia, você receberá um medicamento para te deixar mais calmo, mais relaxado. A anestesia poderá ser feita com uma injeção perto do olho (anestesia local ou periocular). Essa injeção não dói. Alguns médicos optam por fazer a anestesia só com colírios (anestesia tópica). Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens e seu médico optará pela que for mais conveniente no seu caso.

O que fazer no dia da cirurgia?


Você será orientado a ficar algumas horas de jejum antes da cirurgia. Não use maquiagem e nem brincos ou colares. Tome banho e lave os cabelos. No dia da cirurgia, você usará todos os medicamentos (comprimidos ou colírios) normalmente, exceto os remédios que o seu médico tiver te orientado a suspender (ver tópico acima). Caso esteje com febre, tosse, alergia ou algum outro problema de saúde avise a equipe médica e de enfermagem antes de começar a cirurgia. Se for alérgica a iodo, avise assim que chegar no centro cirúrgico

Como é a cirurgia de catarata?


Será inicialmete feita uma assepsia (higiene) da pele ao redor dos seus olhos. Será colocado um pano sobre o seu rosto em que apenas o seu olho ficará exposto. O cirurgião então comecará a cirurgia fazendo uma abertura de 2 a 3 mm na sua córnea. Através desse pequena abertura ele colocará os instrumentos para fazer a cirurgia. Após abrir a cápsula que envolve o cristalino, ele colocará uma espécie de "caneta" que "quebra a catarata" em pequenos pedaços e depois retira do olho. Essa caneta usa um sistem de ondas tipo um ultrassom para "triturar" a catarata (facoemulsificação).


Primeiro procedimento da cirurgia da catarata

Após ter removido todos os pedaços da catarata, o cirurgião vai implantar a lente. A lente intraocular entra pela mesma abertura da córnea feita no começo da cirurgia. Por seu uma abertura pequena, a lente entra dobrada e se desdobra dentro do olho (veja as ilustrações abaixo). Pronto a cirurgia terminou! Só falta o médico avaliar se irá precisar dar um ponto para fechar a abertura da córnea ou se vai deixar ela fechar sozinha. Após algum tempo na sala de repouso pós operatório você está apto a voltar para casa.

Cirurgia da catarataCatarata

Cirurgia ocularCirurgia nos olhos

Catarata

O paciente vai para casa com um curativo no olho que será retirado algumas horas depois ou só no dia seguinte. Alguns médicos não fazem curativo. 

Como é o pós operatório da cirurgia de catarata?


No pós operatório, o paciente vai precisar seguir a receita dada pelo médico e usar alguns colírios por um período aproximado de um mês. Em geral, o cirurgião irá reavalia-lo 2 ou 3 vezes nesse período.
O paciente NÃO deve fazer no pós operatório:
- Realizar esforço físico exagerado e levantar peso
- Esfregar ou coçar os olhos
- Dormir sobre o olho operado nos primeiros dias
- Usar colírios abertos há muito tempo ou fora da validade
- Entrar no mar ou na piscina (e na sauna) nos primeiros dias
- Faltar as consultas de revisão e esquecer de pingar os colírios recomendados

O paciente PODE fazer no pós operatório
- Lavar o rosto, lavar a cabeça e tomar banho
- Comer o que quiser. Não há dieta específica para esse tipo de cirurgia
- Ler livros, assistir TV
- Escrever
- Usar os óculos antigos temporariamente, enquanto não recebe a receita nova

Vou pingar colírios depois da cirurgia de catarata?Sim, seu médico te passará alguns colírios para evitar infecções e inflamações no pós operatório. Em geral, você usará colírios por aproximadamente 30 dia depois da cirurgia. Para saber o modo correto de pingar os colírios e obter o efeito desejado dos medicamentos, leia esse texto

Veja: Como pingar colírios de forma correta

Óculos depois da cirurgia de catarata


Os graus de óculos mudam depois da cirurgia de catarata. Por isso, seus óculos antigos não servirão mais.
Os óculos novos só poderão ser passados após a recuperação total da cirurgia o que ocorre em média após 1 mês de operado. Nesse período, você pode usar o óculos antigo como um "quebra-galho", apenas para facilitar ver alguma coisa de perto. Isso não atrapalha a cirurgia.

Mas nem todos os pacientes precisarão usar óculos depois da cirurgia. A lente intraocular que é implantada na cirurgia já vem calculada com o grau da pessoa. Esse cálculo foi feito pelo exame de ecometria (ver tópico acima).
Como regra, coloca-se a lente calculada para eliminar o uso do óculos de longe. Para perto, será necessário o uso de um óculos de leitura. A não ser que a pessoa tenha colocado uma lente intraocular multifocal (veja esse tópico sobre esse novo tipo de lente).
As pessoas que tem astigmastismo, deverão colocar um tipo de lente especial chamada lente intraocular tórica.

Obs: Esqueça se antes da cirurgia você enxergava bem de perto sem óculos, se usava óculos só para longe, se usava óculos o tempo todo... isso tudo muda depois da cirurgia! O que passa a valer a partir da cirurgia é o que foi explicado acima.

O CID 10 (código internacional de doenças) da Catarata é H25.1
Se você vai operar catarata, leia esse texto: Complicações da Cirurgia de Catarata



Quer saber mais sobre catarata? Porque ela aparece e quais os sintomas? Então leia: Catarata: Diagnóstico e Cirurgia



Quer saber sobre como escolher a lente intraocular? Leia o artigo: Catarata: Lente intraocular multifocal



30 comentários:

Ótima matéria,bem explicado.
Obrigada!

Maravilhosa matéria!!!!
todas as minhas duvidas foram tiradas exceto uma.....pode operar catarata com pressão na vista?? Se puder me responder eu agradeço.(marllizy@hotmail.com)
Parabens!!!!

Marilzy

Se a pressao ocular estiver muito alta ela deverá ser tratada antes da cirurgia. Podemos até fazer medicações na sala de cirurgia se for necessário.
No entanto, se o aumento nao for muito grande, nao vai atrapalhar a cirurgia de catarata

Obrigado pelos elogios

Olá! Gostaria de saber se a cirurgia de catarata pode ser realizada em uma pessoa que tem, e que já foi operada de glaucoma, há mais de 10 anos, estou com uma pessoa na família com este caso e ela está em dúvida quanto a realização da cirurgia, já foi diagnosticada a catarata, mais ela está meio "com medo" de fazer a cirurgia, por causa do glaucoma. Se puderem me esclarecer essa dúvida, desde já agradeço. Muito Obrigado!

Madson

a cirurgia de glaucoma em nada vai atrapalhar a cirurgia de catarata. Pode fazer sem problemas

OI BOM DIA O MEU PAI FEZ EXAMES E TEM QUE FAZER A CIRURGIA DE CATARATA O GRAUS E DE AO.GOSTARIA DE SABER MELHOERES INFORMAÇÃOES.
OBRIGADO.
FATIMA_DUD@HOTMAIL.COM

Fatima

Está tudo bem explicado no texto acima e nos outros textos sobre catarata deste blog.
Boa leitura!

Meu pai fez a cirurgia da catarata já tem quase 9 meses, acontece que ele não enxerga. Uns tres meses depois da cirurgia voltamos no medico e ele disse que a lente estava riscada, marcou outro procedimento e disse ue poliu a lente e a recolocou novamente. Acontece que antes o meu pai enxergava, agora ele não consegue distinguir uma pessoa a dois metros de distancia.
Ele ja tem 80 anos.
Outros medicos disseram que nao adianta oculos para ele. Oque podemos fazer?
Ieda(iedagiraldi@fiqnet.com.br)

Ieda

Vai depender de qual é o motivo da baixa de visão. Problema na cornea? Na retina? Lente riscada?
Depois do problema que seu pai teve, todas as 3 causas acimas são possiveis de estarem ocorrendo.
E ai, dependendo da causa, pode ter tratamento ou não

Este site sobre catarata é espetacular, matei todas as minhas dúvidas. Parabéns
Otávio.

No que toca sobre a catarata minha cirurgia foi com lente Tecnis, o médico disse que está tudo certo, Restou um pequeno embaçamento em um olho, fiz exame de óculos, um olho está zerado, o outro pedi um [óculos) POIS A UNICA COISA QUE NÃO CONSEGUIA ERA DIRIGIR...ó médico me receitou um grau (-)1 eixo 30 está negativo... não me disse o que era... o moço da ótica me disse que era miopia pelo (-) 1 eixo 30, isso é miopia ou astigmatismo...
Esse olho como trabalho com computador dói um pouco.a tarde , comprei lentes com anti- reflexo para trabalhar no computador, gostaria que o Dr. me orientasse sobre o que é grau negativo e a lene anti-reflexo.
grato.
Otávio

Otavio

A lente TECNIS é uma otima lente
Esse grau é de astigmatismo.
A lente de antirreflexo realmente é boa para quem usa computador
Mantenha uso de colirios lubrificantes para diminuir o desconforto

Obrigado pelos elogios ao site. Divulgue-o entre seus conhecidos, por gentileza

Uma matéria bem feita e bastante esclarecedora, vou fazer minha cirurgia de catarata tranquilo, depois de lêr essa matéria todas as minhas duvidas sobre o procedimento e tratamento, foram tiradas e esclarecidas.
Gostaria de parabenizar todos os profissionais que postarão essa super Matéria no blog, informando sobre diversos temas importantes.

Francisco Assis
(Campina grande-PB, 21 de novembro de 2010)

Francisco

Muito obrigado pelos elogios
Divulgue o blog por gentileza

Att
Equipe do Site Medicodeolhos

Gostaria de saber se há alguma restrição pós cirúrgica de catarata, para a realização de exames de RX (tórax, coluna lombar e bacia)
Grata pela sua atenção!

Sonia

Pela radiação do exame NAO tem problema
Apenas se for preciso ficar em alguma posiçao especifica é que pode atrapalhar

Drº Renato, muito obrigada pela sua explicação à minha dúvida. Foi de grande valia!!!
Abs

Minha tia operou de catrata. teve complicações. Não conseguiu colocar a lente no mesmo dia. Teve deslocamento de retina. Operou uma semana depois. Teve que levar pontos agora está com medo de retirar os pontos.
Ela pode ficar com os pontos?
Eliane M. S. Freitas

Eliane

Esses pontos nem sempre precisam ser retirados. Só se estiverem causando alguma complicação ou irritando. O médico saberá a hora certa de retira-los. Mas fale para a sua tia que a retirada dos pontos é muito facil de ser feita e nao incomoda muito. É feita no proprio consultorio

Saudações Drº Renato

A minha mãe fez a cirurgia de catarata, e o médico disse que ela não iria tirar o ponto, pois isso poderia ocasionar um aumento da miopia. Só que na última consulta, ela teve que tirar o ponto, pois o mesmo estava frouxo. Como foi um outro médico que a atendeu, eu comentei sobre o aumento da miopia com a retirada do ponto, o mesmo chegou a rir dizendo que "isso não existe". Eu gostaria de saber a verdade, afinal, existe o aumento da miopia, ou não, com a retirada do ponto?
Grata pela sua atenção

Sonia

Quando a cirurgia é recente, a retirada do ponto pode modificar o grau (aumentar ou diminuir)
mas depois de um tempo isso nao faz mais diferença. Principalmente quando o ponto está frouxo. Nesse caso, pode tirar o ponto que nao vai mudar nada no grau

Saudações

Drº Renato muito obrigada pela sua explicação. É sempre muito bom poder contar com pessoas cultas e atenciosas como o Srº!

Até breve!

Drº Renato,queria tirar uma duvida muito importante.Tenho 21 anos e tenhu uma catarata causada por algum trauma.Meu cirurgião escolheu à não fazer a cirurgia, por causa da diminuicão da pressão do olho e tbem uma pequena lesão atras da catarata;alegou ele que teria risco de ATROFIAR meu olho.Drº é possivel realizar uma cirurgia sem esse risco??.e tem tratamento para a pressão do olho??.Obrigado!!
Atencisamente :Rafael

Rafael

Cada caso é um caso. Em virtude do trauma, sua catarata deve ter algumas peculiaridades e por isso ele optou por nao operar.
Voce pode pegar uma 2a opiniao com outro médico

Obrigado pela resposta!!!
Drº Renato,mas mesmo assim,nao é possivel fazer a cirurgia?,Afinal tem catarata q nao deve ser feita a cirurgia ???
Atencisamente :Rafael

Rafael

Toda catarata que atrapalha a visao deve ser operada
A nao ser quando se sabe que nao vai melhorar a visao com a cirurgia ou quando a chance de piorar o quadro é grande

Dr . Renato,

Meu pai fez a cirurgia a aproximadamente 03 meses e o olho continua sempre vermelho e lacrimejando isso é correto ?

obrigado

julio cesar

se for só isso mas a visao estiver boa, sem dor, pressao ocular normal... entao nao se preocupe

Boa tarde eu gostaria de saber se e possível ter catarata com 21 anos

E possível diagnosticar a catarata em um exame de rotina de vista

Postar um comentário