Recent Posts

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Entenda a receita dos seus óculos

Quando você vai ao médico oftalmologista e este te passa uma receita de óculos você consegue entender o que esta receita está dizendo? A comunicação entre o médico e a ótica (ou, mais precisamente, o ótico responsável pela ótica) é feita por códigos e linguagem que muitas vezes são inacessíveis a quem não é do ramo.


Então, vamos ensinar como entender uma receita de óculos.
A primeira coisa da receita é a identificação do nome e a data da prescrição. Isso é fundamental para comparações com exames futuros. Lembre-se de guardar todas as suas receitas de óculos antigas.
As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.

As receitas ficam divididas em duas partes: grau de longe e grau de perto.
Os números que aparecem antes da abreviação .esf (de esférico) vão significar o grau de miopia (se for um grau com o sinal negativo antes do número) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo).
Resumindo: Esférico com sinal + é hipermetropia e com sinal - é miopia

O número que aparece antes da abreviação .cyl ou .cil (de cilindro) se refere ao grau de astigmatismo (em quem não tem astigmatismo esse campo ficará zero).
O grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente mas só e um determinado eixo. Por isso, ao lado desse número aparece um outro número que determina o eixo do astigmatismo. Ele varia de 0 a 180 graus. No Brasil, esse grau de cilindro (astigmatismo) é sempre precedido de um sinal negativo (-).

Eixo do astigmatismo. Varia de 1 a 180

O grau de presbiopia ou vista cansada, aparece na parte do grau de perto. Esse grau de perto é sempre somado ao grau de longe e é sempre precedido de um sinal positivo (+).
Em muitas receitas de óculos, esse grau vem após a palavra "adição" ou a abreviação .ad
Por exemplo, se uma pessoa tem +2,00 graus para longe (hipermetropia) e necessita de uma adição de +3,00 para perto, o seu óculos de perto vai ser de +5,00 (+2,00 + 3,00).
Agora, se o grau de longe for de -2,00 (miopia) e necessitar de +3,00 para ler de perto, o seu óculos será de +1,00 (-2,00 + 3,00). É uma simples operação matemática.
Alguns médicos já fazem essa soma na receita e outros só escrevem o valor da adição (que no exemplo acima foi  +3,00).

Em uma outra parte da receita está escrito a palavra "prisma". Nessa parte, o médico colocará algum número se o paciente tiver algum grau de estrabismo ("vesguice") e for corrigir isso com óculos. Se não for o caso, essa parte da receita ficará em branco.

Além desse graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia existentes na receita, os oftalmologistas anotam um valor chamado DNP ou só DP. Essa sigla significa a distância entre as pupilas (ou distância pupilar) e é um dado muito importante na hora de montar os óculos. Alguns oftalmologista fazem essa medida na consulta mas outros preferem que o ótico faça essa medição na própria ótica.
Os médicos muitas vezes também anotam qual tipo de lente eles recomendam, seja pelo material (resina, policarbonato etc...) ou pelo fabricante.

Lembre-se:
  • Sempre guarde suas receitas e leve elas ao médico quando for fazer novas consultas para verificar o grau.
  • Receita de óculos NÃO é receita de lentes de contato. Algumas informações para fazer as lentes de contato e o grau certo dessas lentes só são obtidas num teste específico para lente de contato.

Para saber como escolher a melhor armação para o seu rosto e a lente certa para o seu grau, leia o texto abaixo, Nesse texto você também aprenderá a cuidar dos seus óculos da maneira certa
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/como-escolher-seus-oculos.html

Se pretende comprar um óculos escuros saiba como escolher uma lente boa e o óculos certo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/08/oculos-de-sol-ou-oculos-escuros.html

Usa óculos multifocal? Então saiba mais sobre o assunto:

Quer saber mais sobre Lentes de Contato?

222 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 222   Recentes›   Mais recentes»

Boa tarde Dr. Renato,

Meus parabéns pela explicação, extremamente elucidativa para um leigo.

O Sr. Fala que o grau de presbiopia é sempre positivo, a minha receita se entendi corretamente um deles é negativo, está errada?
Os dados da receita são:
Longe
esférico O.D. -1,25 O.E. -1,75
cilindro O.D. -0,75 O.E. -0,75
Eixo O.D. 175º O.E. 164º

Perto
esférico O.D. +0,25 O.E. -0,25 (negativo mesmo)
cilindro O.D. -0,75 O.E. -0,75
Eixo O.D. 175º O.E. 164º

Resposta ao post acima

pela sua receita, dá para ver que Voce tem uma adiçao de +1,50 (grau de presbiopia)

entao...
OE (grau esferico) longe -1,75 (somado ao +1,50 de presbiopia) =
perto -0,25
resumindo (-1,75) + (+1,50) = -0,25

Dr.Renato,faz quatro meses que deu conjutivite na minha filha,mas estou tratando com oftal,eele me disse que e conju,alergica e passou 2 tipo de colirio e receitou oculos para ela uzar por que se econju,alergica ela tem 8,anose esta dificil ela nao quer,eu gostaria de saber se precisa mesmo.

Ao anonimo acima

O oculos nada tem a ver com a conj. alergica
Quem sabe se precisa usar o oculos ou não é o médico que passou. Mas se ele passou... é porque precisa

Oi Dr Renato, bom dia!

Doutor gostaria que o senhor podesse explicar a minha receita, é que foi ao oftalmologista mais como neste dia eu estava muito na correria deixei de fazer algumas perguntar.

Na minha receita esta da seguinte forma,

para longe
////// esferico // cilindrico // eixo
OD /// -1,75 /// -0,75 //// 21°
OE /// -0,50 /// -1,75 //// 168°

será que o senhor poderia me informar qual é o grau de cada olho, e o qual é o meu caso miopia?
será que é posivel ter algum erro no grau, ter medido errado, porque as lentes do aparelho do Dr. são muito parecidas uma com as outras.
Obrigada pela atenção.
Até mais

Dr Renato, eu sou a mesma que mandou o comentario acima, é qie estou em duvida porque o olho direito eu enxergo melhor do que o esquedo, onde eu estou vendo alguns risquinho no olho deixando ela meio embaçada.
até mais

Ao anonimo acima (coloque seu nome para ficar mais facil...)

Voce tem miopia e astigmatismo

OD= olho direito OE = olho esquerdo
no lugar escrito esferico = miopia
no lugar escrito cilindro = astigmatismo
(isso tá escrito lá no texto)

O exame é bem subjetivo então é possivel haver erros na hora de escolher a lente melhor

Ola doutor. tudo bem, deixa eu tirar uma duvida, fui a um oftomologista revisar minha receita. e ele me passou uma nova receita dessa forma, tenho miopia+astigmatismo e ele me deu uma folhinha escrito PRESCRICAO PARA OCULOS, mas eu ja uso oculos e gostaria de fazer umas lentes, entao minha duvida é, com essa prescricao q ele me deu posso mandar fazer lentes em qualquer optica? os dados da minha receita sao:

////// esferico // cilindrico // eixo
OD /// -1,00 /// -0,25 //// 130°
OE /// -1,00 /// 0 //// 0°

é possivel eu fazer lentes usando apenas esses dados? ele me recomendou a lente Soflens Comfort descartavel, pois disse ser uma das melhores para meu caso. Qual sua opniao doutor?

Sim, Thomas, no seu caso, só essa receita é suficiente para fazer as lentes
Essa marca é uma boa opção

Dr. Renato. Obrigada por esses posts tão esclarecedores.
Já uso óculos multifocais há dez anos (comecei com perto para vista cansada, precisei depois para longe e acabei nos multifocais).Fui numa oftalmologista para atualizar o grau; ela disse que tinha aumentado(longe +3,75 e ad +2,50. Fiz os óculos,só que, pela 1ª vez, tive dificuldades com a parte para perto; o grau de longe estava perfeito. Levei-os na médica. Ela disse que o grau estava correto mas pediu à ótica uma nova medição. Agora, fui pegar os óculos e piorou pois até para longe não consigo adaptação, parece que o óculos está forçando a minha visão para dentro, não sei explicar bem. A ótica disse que trocou a lente (será?)mas ficou pior. O óculos foi caríssimo, lente Zeiss (que é a que eu sempre uso)gradal top 2.1, com anti reflexo e transition. Fiz numa rede conhecida mas já me arrependi.Continuo usando meu óculos antigo embora, para longe ele esteja fraco; pra perto, enxergo bem com ele. Será que o grau está certo? O senhor tem alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Muito Obrigada.
Marilda

Doutor boa noite,

Gostaria de sua ajuda, pois hj é o meu primeiro dia usando oculos e estou vendo tudo aquilo meio penso para o lado direito, quando fecho o olho esquerdo, enxergo tudo certo com o direito, quando fecho o olho direito exergo as coisas um pouco inclinada para o lado direito.
Agora quando fico com os dois olhos abertos enxergo mesas, a tela do meu note como se estivessem pensos para o lado direito.

Gostaria de saber o que esta acontecendo, segue minha prescricao..


OD ESFERICO CILINDRO EIXO
--- -1,75 23 GRAUS
OE -0.25 -1,25 131 GRAUS


desde já agradeco pela atencao.
Obrigado.

Cristian

Cristian

Tem q ver se o oculos foi feito de acordo com a receita e se o grau passado pelo seu medico está correto
Volte nele para conferir o oculos e a receita

oi dr. meu filho fez o exame e deu miopia e astigmatismo eu gostaria de saber o garau que ele presisa usar.desde ja obrigado



Longe
esférico O.D.+0,50 o.d.-0,75

cilindro O.D.+0,50 o.e.-0,75

eixo o.d.180° o.e.180°

Anonimo

Ele precisa usar o grau que está na receita
É só levar na otica que eles farão o grau de acordo com a receita que seu medico te deu

Carina

Boa tarde doutor!!

a receita diz o seguinte !!!

OD: -1,75 ( )-1,00 EIXO 180
OE: -1,50 ( ) -1,25 EIXO 90
ESSAS LENTES NO CASO E PARA VISAO LONGE OU PERTO?
OBRIGADA

Carina

São para longe.
Para perto nao farão grande diferença mas se voce achar que melhora pode usar para perto tambem
Para longe sim, elas melhorarao bem a sua visao

na minha receite tem o seguinte:
OD - 0,75 180º
0E - 0,50 180º

estou comprando uma lente de contato p/ astigmatismo na internet, e lá eles pedem o grau esférico e cilíndrico e o eixo. com base na minha receita o que devo colocacar em cada um deles?

Edilaine

o eixo é 180 graus nos dois olhos

para longe
esférico/cilíndrico/eixo
od +o,25 /-1,75 /20º
oe plano /-2,50 /160º

Quais são os problemas segundo essa prescrição?

Amanda

Voce tem 0,25 de hipermetropia e 1,75 e 2,50 de astigmatismo
Releia o texto que está explicado lá

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr.
pelo que eu entendi, não se somam os graus esféricos e clindricos para longe, e sim a miopia/hipermetropia com a presbiopia. estou certo?
meu grau?
longe
ESF Cil Eixo AVCC
OD -1,00 -2,50 30º 20/20
OE -1,75 -0,25 140 20/20

Isso quer dizer que eu tenho miopia e astigmatismo nos dois olhos? e nada de presbiopia?

também não sei o que quer dizer este avcc???

agradeço muito pela tópico criado, muito esclarecedor.

att,

William

William

Sim, voce está correto. Só se soma ao grau de perto a miopia/hipermetropia. O grau cilindrico (astigmatismo) não!

Vc tem miopia e astigmatismo nos 2 olhos

"avcc" significa "acuidade visual com correção", que é a mesma coisa de dizer "a sua visão com óculos". No caso é 20/20, ou seja, 100%

Prezado Dr. Renato,


Primeiramente agradeço pelas repostas. Foram muito esclarecedoras.

Contudo, ainda tenho mais duas dúvidas:

1 - qual a difenrença entre fazer um exame com um oftalmologista e um optometrista?

2 - com o grau informado (miopia e astigmatismo) sinto ques as coisas que estão perto ficam um pouco distorcidas. eu preciso usar o oculos o tempo todo? (trabalho de frente para o computador).

att,

william

Willian

A diferença é simples. Optometrista é um profissional que NAO cursou uma faculdade de medicina, NAO tem sua atividade e profissao regulamentada no Brasil, e se prescrever oculos estará cometendo uma infraçao legal por exercicio ilegal da medicina. Precisa falar mais?

Voce nao precisa usar oculos o tempo todo, apenas nas situaçoes que ele melhorar a sua visão.

Olá Doutor! Muito esclarecedor esse post! Não só o post mas todo o site! Parabéns!
Fui ao oftalmo aqui da região, e ele me passou a receita como:
ESFÉRICO/CILI/EIX/DNP/ACUID. VISUAL
LONGE O.D. -1,00 / / º / / 20/20
LONGE O.E. -0,75 / / º / / 20/20
"Adição de dioptrias esféricas para perto."
"MEDIR DNP COM PULPILÔMETRO"
Esférico c/ esses valores seria miopia então né? Esses valores são altos? E a acuidade visual 20/20 é boa? Passaria em concursos c/ esses valores? Essas dioptrias servem para que se eu não tenho problemas de vista para perto...? Pra usar lentes de contato se eu preferir, terei que consultar um oftalmo?
DESDE JÁ OBRIGADO PELA ATENÇÃO E AGUARDO RESPOSTAS.
Att.
Lucas Rafael, 17 anos

Sou o mesmo de cima.
É que eu estou com mais uma dúvida.
É verdade que assim que recebe a Receita de Óculos pela primera vez, tem que ir o quanto antes para uma Ótica, pois corre o risco de aumentar-se o grau?
Eu fiz o exame dia 21, e ainda não fui, porque recebo só em janeiro, e estou sem saída.
Obg!
Att.
Lucas Rafael Lisboa Carlos

Lucas

Voce só tem miopia e é um grau baixo
Visão de 20/20 é visão 100%. Voce passa em qualquer concurso com essa visão.
Nao precisa ter tanta pressa para ir na otica não. Só nao deixe passar 2 ou 3 meses porque ai, é melhor voltar no médico antes
Para usar lentes de contato, o ideal é voltar no seu médico mas em algumas oticas tambem é possivel fazer

Abç

Ok Dr. Renato! Entendido.
Muito Obrigado pela atenção e pela bela resposta. Dr. muito atencioso.
Grato,
Lucas Rafael

Prezado dr renato, gostaria de saber se é possível um grau p/ miopia diminuir ao longo do tempo. Uso óculos há uns 13 anos, minha miopia já aumentou até -3,50, e astigmatigmatismo "sumiu" por uns 2 anos e voltou (-0,50)agora mês passado. A médica disse q o grau do último óculos estava alto, mas não sentia isso. Enfim, isso é possível?
Atenciosamente, Pedro.

Pedro

é possivel o grau da miopia diminuir sim mas em geral só ocorre depois dos 40 anos. Antes disso é possivel diminuir mas é bem mais raro

Dr Renato
estou começando a aprender otica, mas por ser algo bem complexo e que nao é facil de lidar, sera que o senhor poderia me indicar algum site ou alguma coisa assim para me aprofundar no assunto?
obrigada!

OD: 0.25Esf. -0.50Cil. 105eixo DP:0
OE: -0.50Esf. -0.00Cil. 0.00eixo

Adição:+ AO.

Oi tenho 17anos e essa é a minha receita de óculos o senhor poderia me explicar quantos graus eu tenho em cada olho e se é muito grave

Mariana

Nao sei te informar nao...
Mas posso tentar descobrir
Te respondo depois

Henry

Vc tem
OD: 0,25 de miopia e 0,50 de astigmatismo
OE: o,50 de miopia

É um grau baixo

blz..
muito obrigada Dr.
se o senhor souber de algo, ficarei grata!

ola por favor fui fazer um exame de vista e o medico me disse que eu prescisava de lentes para descanso, que naum prescisava usa-los sempre e tambem indicou que fossem anti refexo mais a receita veio alem de siglas em ingles, muito confusa, o senhor pode me ajudar??? segue a receita

vd:12.00
cyl:(-)

S C A
+0.00 -0.50 144
+0.00 -0.50 143
+0.00 -0.75 144

* +0.00 -0.50 144

S.E. -0.25
S C A
+0.00 -0.50 159
+0.00 -0.50 165
+0.00 -0.25 180

* +0.00 -0.50 165

S.E. -0.25

PD= 66mm


obs:quando fui me queixei de sensibilidade a luz, pq quando as vejo ficam um pouco desfocadas, embaçadas e tambem para leitura,quando leio muito meus ohos ficam pesados e as letras meio que se embaralham, dai fiz os oculos como indicado mais naum tive grandes melhoras as luzes continuam meio embaçadas e ainda faço um pouco de força para ler, gostaria de saber oque diz a receita para que eu possa saber se devo trocar as lentes ou se pode ser so questao de me acustumar, pois tambem li que casos de astigmatismo quando muito baixo naum é nescesario o uso dos oculos. obrigada

ha outra obs: o de cima é direito e o debaixo o esquedo coquei as siglas -R- e -L- mais naum saiu, rsrsr

Monique

Vc tem 0,50 grau de astigmatismo em cada olho
O grau é baixo mas se vc sente desconforto vale a pena usar oculos sim e os sintomas sao bem tipicos de alguem com astigmatismo que está sem oculos

Dr. Renato, poderia me ajudar?
Uso óculos há 3 anos com o seguinte grau:
OD: +0,50
OE:+0,50
Essa semana fui ao oftalmologista para realizar um novo exame, e estranhei porque ele me receitou um grau menor do que eu usava:

OD: 0,25
OE: 0,25

Está correto? Preciso usá-lo constantemente ou somente para assistir tv, trabalhar no computador, etc?

Desde já, muito obrigada!!!

Dr. Renato, eu tenho:
OD: +1,50-0,25x20º
OE: +1,00-0,25x170º
Gostaria de saber quantos graus para longe e para perto.
Márcia

Olá Dr. Renato, por favor olhe minha receita:

Longe
OD: +4.00, Cilíndro: -, eixo: -

OE: +3.00, Cilíndro: -1.00, Eixo: 180°

Doutor eu levei a receita em uma ótica, e em uma promoção eles gratuitamente disponibilizaram para mim umas lentes de contato de Grau: OD:+4.00 e OE:+2.75, como eu nunca usei lentes eu estou me adaptando antes de comprar, se quiser depois.

O que está acontecendo é que o grau está me encomodando(a lente é muito boa nem sinto quando uso), eu não consigo enxergar muito nítido, principalmente pelo olho esquerdo, acho que é porque eles ignoraram o grau do astigmatismo, a minha médica até disse que eu poderia usar lentes sem o astigmatismo, pois meu grau é baixo,mas mesmo baixo, como ela disse, está me encomodando e eu quero comprar a lente para o astigmatismo.

Dr. Renato baseado na minha receita você poderia me dizer qual o grau correto das minha lentes incluindo o astigmatismo no olho esquerdo ?
As óticas que conheço algumas não trabalham com graus positivos e outras com lentes tóricas, por isso estou pesquisando na internet.
Muito obrigado.

Dr. Renato, poderia me ajudar?
Uso óculos há 3 anos com o seguinte grau:
OD: +0,50
OE:+0,50
Essa semana fui ao oftalmologista para realizar um novo exame, e estranhei porque ele me receitou um grau menor do que eu usava:

OD: +0,25
OE: +0,25

Está correto? Preciso usá-lo constantemente ou somente para assistir tv, trabalhar no computador, etc?

Desde já, muito obrigada!!!

Karla

Seu grau é muito baixo
Voce só precisa usa-lo quando sentir falta
nao precisa ser o tempo todo nao

Marcia

vc só tem grau para longe
1,50 no direito e 1,00 no esquerdo de hipermetropia
E 0,25 de astigmatismo em cada olho

Felipe

vc precisa usar lente tórica no olho esquerdo
E o grau do astigmatismo é o mesmo do oculos
procure um lugar que trabalhe com esse tipo de lente e leve a sua receita do oculos

Muito obrigada pela atenção!!!

bom dia DR: RENATO, fiz uma consulta no oftamologista no dia 12/08/2010, mas não mandei fazer o oculo ainda. tenho que fazer outra consulta ou essa ainda vale. desde ja OBRIGADO.

Dr. Renato, gostaria de saber o grau para perto e para longe:

esfera sil. eixo
OE: 3.254 -050 160
OD: 3.754 -075 170

Muito obrigada.
Márcia

Mario

é melhor fazer um outro exame mais atualizado

Marcia

Vc nao colocou o sinal + ou - entao nao tenho como saber
Mas na sua receita tem 2 partes: uma com grau de longe e outra de perto. É só ler lá e ver qual é o seu grau

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Boa tarde Dr. Renato,

Uso óculos desde os 3 anos de idade. Nos últimos 10 anos tenho usado lentes de contato (rígidas) e usado o óculos mais para descanço.

Em Agosto de 2010 passei no oftalmologista para consulta de rotina. Fiquei 4 dias sem lentes de contato para a realização dos exames. Com base na receita, fiz um novo óculos e novas lentes. Tive muita dificuldade de adaptação e retornei ao mesmo oftalmologista em Novembro de 2010 que refez os exames e me deu uma nova receita.

Novamente tive dificuldades de adaptação e resolvi consular um outro oftalmologista, o que ocorreu esta semana.

Abaixo descrevo as prescrições:

Receita de Agosto de 2010:
O.D. Esf. +7,50 / Cil. -4,50 / Eixo 175°
O.E. Esf. +8,00 / Cil. -5,00 / Eixo 5°
Conotomonia:
45.76.43.5ox180°
45.31.42.74x10°
Fiz os óculos com lentes Stylis Surf Crizal Forte

Receita de Novembro de 2010 (mesmo oftalmologista):
O.D. Esf. +7,25 / Cil. -4,50 / Eixo 180°
O.E. Esf. +7,25 / Cil. -5,00 / Eixo 0°
Óculos refeito

Receita de Janeiro de 2011 (outro oftalmologista):
O.D. Esf. +7,00 / Cil. -4,50 / Eixo 175°
O.E. Esf. +7,50 / Cil. -5,00 / Eixo 5°

Minha visão átual com os óculos novos: principalmente com o olho esquerdo, não consigo uma definição clara das imagens (as letras parecem com sombra, por exemplo). A situação parece piorar para visões de perto, está muito difícil ver detalhes pequenos de determinado objeto, por exemplo.

Minha visão com as lentes de contato novas: principalmente a noite, as luzes (de carros, lâmpadas, etc) formam um reflexo, formando uma espécie de borrão. Dirigir a noite ficou muito complicado. Com minhas lentes de contato anteriores isso não acontecia.

Ainda não rerefiz os óculos e gostaria de saber se as lentes Crizal Forte realmente são as mais aconselháveis para o meu caso. Gostaria de saber também o que poderia estar acontecendo com as lentes de contato.

Para efeito de histórico, descrevo abaixo três receitas antigas:

Receita de Setembro de 1998:
O.D. Esf. +8,00 / Cil. -4,50 / Eixo 175° / DIP 28,5
O.E. Esf. +8,0 / Cil. -4,25 / Eixo 180° / DIP 28,5

Receita de Novembro de 2005:
O.D. Esf. +7,25 / Cil. -4,50 / Eixo 175°
O.E. Esf. +7,25 / Cil. -4,00 / Eixo 180°

Receita de Setembro de 2008 (repetiu-se os valores da anterior):
O.D. Esf. +7,25 / Cil. -4,50 / Eixo 175°
O.E. Esf. +7,25 / Cil. -4,00 / Eixo 180°

Comparando as receitas antigas com as novas, aparentemente a maior diferença está no O.E. (que eu tenho melhor visão, pois sou estrábico do O.D.) no fator Cil (-4,00). Esta diferença poderia justificar a minha dificuldade de adaptação?

Desculpe o longo texto, porém estou relativamente habituado a trocas de óculos e suas respectivas adaptações, porém desta vez está realmente complicado. Já venho com esta "novela" desde Agosto do ano passado.


Muito obrigado,
Glaucio

Glaucio

A lente crizal é otima e nao acho que esse seja o problema

Acho que a dificuldade de adaptaçao se deve a mudança no cilindro do OE, principalmente da mudança do eixo do astigmatismo

Retorne ao medico tente usar as medidas antigas e veja se melhora

BOA TARDE,

fUI AO OFTALMOLOGISTA E A RECEITA FOI ASEGUINTE:

OD: ESF: -1,50 / CIL: -1,25 EIXO 170
OE: ESF: -0,75 / CIL : -1.00 EIXO 40

GOSTARIA DE SABER COMO FICOU O EMU GRAU?
GRATA
WENNIA

Wennia

Está explicado lá em cima

Esf com sinal negativo = miopia
cil = astigmatismo

Voce tem miopia e astigmatismo nos 2 olhos

Dr. Renato,
No dia 27/01/2011 eu fiz uma cirurgia refrativa para presbiopia, sendo que o OE para perto e OD para longe. Hoje é dia 10/02/2011 e ainda não consigo enxergar direito, está muito embasado e ontem tive muita dor de cabeça, acredito que seja por isso pois estou trabalhando normalmente e forço muito a visão no computador.
Gostaria de saber se é normal demorar tanto para passar este embasamento e eu poder exergar melhor?

Respeitosamente,

Márcia Azeredo

Este comentário foi removido pelo autor.

dr. renato minha receita é esta
o.d.esf+2.00 d-cil+3.25 d eixo a110}d pp.57mm
o.e.esf+1.50 d-cil+4.00 d eixi a 75}
doutor o que significa ,o que eu tenho e qtos graus.
obrigada...

doutor sou a mesma de cima essa receita é so para longe e com essa receita tem como fazer lentes de contato e se tiver qual a melhor tem gelatinosa para o meu caso
obrigada...

Marcia

Ainda tem menos de 15 dias entao é normal essa dificuldade
Mas de qq maneira, comente esse desconforto cm o seu medico

De

Vc tem hipermetropia e astigmatismo e devido a esse astigmatismo voce terá que usar lente gelatinosa torica ou lente rigida.
Qual das duas vai ser melhor...só o seu medico poderá dizer

duutor so a mesma de cima ainda estou com uma duvida porque meus graus sao positivos o que quer dizer a moça da otica falou que a minha receita era a primeira que ela viu
obrigada.

De

a hipermetropia é + e a miopia e o astigmatismo é - .

só isso, é convençao

Boa tarde Dr Renato,

gostaria de saber se a receita para fazer o oculos tem validade?

Fiz uma consulta a 3 meses e ainda nao fiz o mesmo.

Posso fazer o oculos sem problemas, ou melhor fazer uma outra consulta

Bom dia Dr. Renato,
comprei minhas lentes de contato mas ainda não entendi como é feita a conversão do grau , pois a receita do meu oculosé a seguinte:
esf -7.00 cil. -3.00 eixo 175

mas na caixa da lente(BAUSH&LOMB SOFLENS -TORIC /ALPHAFILCON A ) contem as seguintes informações:
sph -6.50 cyl -2.25 ax 170 bc 8.5


Esta correta esta conversão?

Boa noite Dr. Renato,
Fui ao oftalmologista mas a receita do médico é um pouco difrente do exemplo que vc nos deu> Tem algum tempo que eu tive uma úlcera de córnea no olho esquerdo por esse motivo ficou comprometida, uso grau somente no direito,que está escificada assim. Longe OD. +5.00 DE -0.75 DC Eixo 5.0 OE +5.00 DE - DC Eixo - . Muito obrigada pela atenção .

Amazonia

Nao dá p dizer se está correta ou não. A conversao do astigmatismo pode variar entre cada caso.
Mas aparentemente está certo

Juliana

DE significa dioptria esferica (hipermetropia ou miopia) e DC dioptria cilindrica (astigmatismo)

Agora dá p vc voltar no texto e entender melhor

O que significa o sigla pl antes do grau negativo.
Tipo pl -0,75

Caro Dr. Renato, meu nome é Ronaldo, resido em Fortaleza, CE e minhas receitas de óculos sempre tiveram o eixo de ambas as vistas 180 graus. Agora fui ao oftalmo e minha receita esta com 170graus em uma vista e somente 5graus na outra. Achei estranho mas não questionei, mas os óculos feitos com esta receita me causam um certo desconforto como se fosse um pouco de tontura. O que pode ter acontecido?

Fabiana

Pl significa plano, isto é, sem grau (zero)

Ronaldo

Acho melhor vc voltar no seu medico. A mudança nao foi grande mas dependendo do grau do seu astigmatismo, essa mudança pode ser a causa do seu desconforto

Adriano Silva

Ola Dr.gostaria de saber qual lentes devo usar,minha receita consta o seguinte:
OD:esf. -0,25/cil -0,50/eixo 65°
OE:esf. -0,50/cil -0,50/eixo 150°

Adriano

seu grau é pequeno (miopia e astigmatismo).
Qualquer lente vai te atender

Boa tarde, Dr Renato
Eu gostaria de saber se é normal, o aumento de grau, eu tenho 41 anos, e usava oculos com grau 2,75 e os dois aumentaram para 4,00. Fui em dois oftalmos. eu já fiz o oculos só que não estou conseguindo me adaptar com eles, pois vejo tudo embaçado, é normal? Obrigada.
Claudia

Oi Dr. a receita da minha mãe esta no lado de perto assim: AD{ + 900 AO o senhor poderia me esplicar o que signica?

Claudia

Normal o grau aumentar é, mas eu nao tenho como saber se o grau está correto

Arienej

Significa que a sua mãe tem 9 graus de presbiopia (vista cansada).
provavelmente ela tambem tem algum grau de hipermetropia que voce nao mencionou

Dr. Renato,

Bom dia!

Primeiramente, parabéns pela atenção prestada nos posts.
Fiz exame de vista esta semana e quero comprar lentes, posso comprar extamente com o grau de miopia prescrito na receita? Segue a mesma para análise:

O.D. -0,25 Esf. -1.00 cil. Eixo 180º
O.E. -1.75 Esf. -1.25 cil. Eixo 180º

Desde já agradecida,

Ana Paula

Dr. Renato,

Mais uma dúvida, na minha receita não tem minha curva, como posso saber para comprar as lentes de contato?

Atc,

Ana Paula

Este comentário foi removido pelo autor.

Prezado Dr. Renato, por gentileza, solicito a Vossa Senhoria que me esclareça o seguinte:

Fui ao oftalmento e mesmo me informou que eu não posso usar lente de contato devido o grau ser muito alto.


Esf. Cil. Eixo D.P
O.D =/= -5.00 20º AM?(Parece as letras AM).
O.E -2.50 -2.50 10º

Obs. Dnp com pupilômetro
O que o Sr. acha, abaixo segue os dados da minha receita, também gostaria de saber sua opinião do grau em si, por um tão diferente do outro.

Atenciosmente,

Rubens Elias M.

Ana Paula

Pela miopia nao teria problema, o grau seria o mesmo
Mas o astigmatismo pode nao ser exatamente o mesmo do oculos. Voce pode até arriscar comprando igual mas o ideal é ir num especialista de lente

Rubens

Pelo seu grau voce nao pode usar lentes gelatinosas mas poderia muito bem usar lentes rigidas.
procure um outro oftalmo que seja experiente em lentes de contato

Boa Noite,
Meu grau esta escrito assim:
esf. Cil
Longe OD. -1,00
OE. -1,00

Perto OD. +2,25
OE. +2,25

Gostaria de saber como ficaria se eu fosse fazer multifocal e porque.
Na minha conya deu +1,25 (multifocalO esta certo????

Obrigada
Patricia

Patricia

Sua conta está certa
Seu grau para perto É +1,25

Este comentário foi removido pelo autor.

Esqueci de falar q na postagem anterior o laboratorio falou q iria ficar + 3,25, avisei q e multifocal, e eles falaram q e isso mesmo dai nem discuti, eles sabem mais do q eu neh.

Dr. Renato, trabalho em otica e ultimamente tenho ficado em duvidas qto as conversões, teve uma prescrição assim:

LOnge:
esf :
Od -5,50
Oe -2,50

Perto
Od: -3,00
Oe: plano

Como vai ficar pra eu fazer multifocal???
E tbm gostaria de saber onde posso tirar essas duvidas de conversão para eu me aperfeiçoar mais e tbm onde posso aprender sobre transposição.
Grata

Dr. Renato aqui estou eu novamente,
Como ficaria um grau prescrito assim:

Longe
esf.OD -2,00
OE plano

Perto
Esf. OD +1,00
OE plano

Para ser multifocal como ficaria o grau????
Grata

eu não sabia que tinha hipermetropia pela minha receita então eu tenho ta assim
L od esferico +0.2 CILINDRICO +0.7 EIXO 90
L OE esferico +0.7 CILINDRICO = +0.7 eixo 90

opa,fiz óculos novo, peguei ontem e to achando que ele ta fraco, nao to enxergando tão bem quanto o anterior, mas ontem na otica logo quando eu coloquei o óculos eu senti uma diferença, então achei que era so questão de horas pro meus olhos se acostumarem com a lente novo. Qual sua opinião?

Patricia

na 1a receita a adiçaõ é de +2,50 entao faça as contas e verá que o grau de perto está certo
Na 2a receita tem algo errado...só foi posto grau de perto no OD...ou voce escreveu errado ou a pessoa nao enxerga desse olho

tem alguns livros e varios cursos que voce poderia fazer para entender melhor desse assunto que nao é dificil mas faz muita diferença quando a pessoa que vende entende o que está fazendo

Berny

tente usa-lo por alguns dias e se essa sensação persistir volte no seu medico

Olá, doutor Renato, tenho astigmatismo (maior que 2 em um dos olhos) e miopia (4.75 nos dois). Ambos já estão estabilizados há vários anos. Fiz óculos novos com lentes stylis e não enxergo tão bem com eles quanto enxergo com meus óculos antigos (com lentes de policarbonato). Não consigo encontrar o foco e vejos as letras borradas. Faz uns cinco dias que insisto, mas isso tem me cansado. Preciso tentar me adaptar? O problema pode ser o tipo de lente? Sei que o grau está correto porque já levei à clínica para conferir. Ou será o tamado da armação dos óculos novos? Eles são um pouco maiores (númeração 52, os antigos têm 50).

Muito obrigada por se dispor a responder nossas dúvidas!

Karen

certamente tem algo errado nos seus oculos. Se o grau nao mudou de um exame para o outro, algo saiu errado na hora de fazer os oculos.
Ou a curvatura da lente está errada, ou a distancia pupilar foi medida errada... volte na otica e converse com seu medico sobre isso

Dr, tenho astigmatismo e o medico disse para eu só tirar os oculos para dormir e tomar banho. pq isso?

/o/

o seu medico deve ter achado que seu grau é alto e voce precisa usar ele o tempo todo para enxergar bem...só isso

Caro Dr. Renato, boa tarde!
Parabéns pelo site, é muito elucidativo.
Tenho Distrofia de Fuchs em AO; já fiz 3 transplantes no olho esquerdo; o 1º foi lamelar e teve falência, o 2º foi total e tb teve falência; o 3º está caminhando bem, o oftalmologista aconselhou o uso de lente rígida, mas não consegui suportar nem os testes; agora tentaremos um óculos com a seguinte prescrição:
Para longe
Esférico OD -0,5 e OE -1,0
Cilindrico OD -2,5 e OE -3,75
Para perto:
ad +2,25 DE ou DC (não dá para entender bem) AO.
Gostaria de saber o que significa isso, vou ter minha visão melhorada a ponto de ter uma vida normal, é melhor fazer 2 óculos ou tentar um multifocal; enfim não si o que fazer, pois parece que nada dá certo...
Pro favor, me responda¹
Obrigada, Roseli

Roseli

Pelo seu relato nao dá p saber com que visao voce ficará com os oculos
O que dá p ver é que voce tem miopia e astigmatismo e não é um grau muito alto.
Eu faria inicialmente um oculos separado e se depois ficasse satisfeito com a visao, faria o multifocal se fosse o caso

Dr.Renato,gostaria de saber se isso é possível:fui ao oftalmologista hoje e ele me disse que o meu problema de miopia deveria ser tratado na infância,que agora não teria mais jeito,me receitou um colírio o "Higicler" e a receita para fazer um óculos:
OE -0,75
OD -0,75
Poderia me ajudar a interpretar?
Desde já obrigada...

Lucyana

Nao entendi bem o que o medico( quis dizer com isso

Voce tem 0,75 grau de miopia em cada olho. É pouco. E se com esse oculos sua visão ficar 100% (ou seja voce ler todas as letras do exame de vista) voce está otima.

Este comentário foi removido pelo autor.

DR. renato fiz uma primeira consulta e deu os seguintes resultados:

Esferico OD-0,50 OE 0,25
Cilindro OD-0,50 OE 0,25
Eixo OD 15º OE 180º
Adição:Luz

Depois de 2 meses fui em outro Oftamologista

Esferico OD Plano OE Plano
Cilindro OD-0,50 OE -0,50
Eixo OD 25º OE 5º
Adição:-----

No final da consulta do segundo oftamologista perguntei da diferença ele disse que pode ocorrer. E agora o que eu faço?Será que eu fui curada da miopia???Aguardo resposta.bjus

Boa Noite

Amanha vou fazer uma entrevista e eu estava refazendo umas conversoes, fiquei na duvida em uma Por Favor me ajude se possivel hoje ainda

Od -1,00esf
Oe -1,00esf

perto
Od +2,25 esf
Oe +2,25 esf

Nao tem cilindrico
Como ficaria o grau para multifocal????
Grata

Boa Noite

Outra conversão:
Longe
Od -6,25
Oe plano

Perto
adição + 2,00

Como ficaria para fazer so para perto???
Grata

Mary

no exame as vezes é dificil definir pequenas variaçoes de grau. O proprio paciente fica confuso em dizer qual lente está melhor

Patricia

1) fica 1,0 de miopia para longe e 1,25 positivo p perto

2)OD -4,25
OE +2,00

Dr. Renato,
gostaria de saber se posso aviar uma receita de óculos fora do Brasil. Tenho um irmão que mora no exterior e gostaria de economizar um pouco.

Minha receita:
Longe
OD: esf. Pl, cyl. -0,75, eixo 150º
OE: esf. Pl, cyl. -0,75, eixo 180º

Ainda pede à ótica Altura dos centros ópticos, DP e DNP e Manter a curva base (essa parte não fiz).

Alguma indicação?

Mauricio

a principio voce pode sim, mas cada pais tem uma legislaçao propria. Em alguns eles exigem receita de médico do próprio país. Em outros nem precisa de receita...

Antes de mais, Dr., obrigado do coração pela atenção dada a todos; é muito útil mesmo.

Meu caso:
Sou Carlos, 28 anos, e tenho na receita:
OD -2,25 e OE -2,00 -0,25 (180º). Isto é, tenho miopia (aos 22 anos tinha -1,75) com um ligeiro astigmatismo. Na ótica optei pelas lentes p/ óculos "AS Ormix 1.6" (p/ reduzir um pouco a espessura das lentes, que diminuem sobretudo as têmporas do rosto). Pergunto então: como se explica a "graduaçao transposta para cilindro positivo" que ficou na minha ficha:
-2,25 no OD, e -2,25 no OE +0,25 no cilindro, sendo que o eixo ficou em 90º ?
No passado não ficava assim, ficava tal e qual a receita do médico. Foi porque eu desta vez optei por lentes 1.6 asféricas ? E, pra acabar, optei bem?

agradecia esclarecimento,
muito obrigado,
Carlos

Bom Dia Dr.,
Meu nome e Adriana e comecei a usar óculos agora. Fui ao oftalmo e ele me
disse que eu tenho astigmatismo. Ele receitou p o óculos o seguinte:
OD - ESFÉRICO: PLANO, CILINDRICO: -0.75, EIXO:140º
OE - ESFÉRICO: PLANO, CILINDRICO: -0,75, EIXO:85°
OBS: LENTES A ESCOLHER

O que sig isso? Meu óculos é p usar direto ou so p leitura ou trabalho em
frente ao computador? Percebi que a leitura de longe fica pior com o óculos,
e eu n sinto nenhum problema sem os óculos. Ja levei no oftalmo e ele disse
que eles estão ok. A visão do meu OE é pior q o do OD.

Grata pela atenção.

Carlos

Isso é um calculo meio complicado de transposiçao do cilindor negativo para o positivo que nao vale a pena explicar. Mas o calculo está correto, fique tranquilo

Essa lente é muito boa

Adriana

Vc deve usar os oculos quando achar que eles melhoram a sua visao, seja para longe ou para perto.
Qdo vc achar que a visao fica melhor sem ele, nao use.
Simples assim

minha filha tem astigmatismo nos dois olhos e gostaria de saber se é possivel uma cirurgia para ela hoje ela esta com 10 anos

Minha receita
OD -2,50 Esf / -0,25 Cil / 5º Eixo
OE -1,50 Esf / -0,75 Cil / 145º Eixo

Minha dúvida:
Estou comprando lentes Cooperflex
Consultando uma ótica me orientaram comprar lentes com grau assim:

OD: -2,50
OE: -1,75 Grau compesado o astigmatismo

Estou comprando correto??? Onde fica os valores dos Eixos???
Grato Sergio

Sergio

a dica deles está correta
nao tem eixo nesse caso

Thaynara

cirurgia para correçao de grau só depois dos 18 ou 21 anos
Sua filha é nova demais para uma cirurgia

Olá, fui ao oftalmologista ontem, e não consegui entender quantos graus eu estou usando.
A receita é a seguinte:

Esférico | Cilíndrico | Eixo
- O.50 | - 5 | 108
- 05 | -5 | 80

É só para longe.
Por favor, me ajude a entender pois estou perdida, hahaha!

Noemi

vc tem meio grau de miopia e cinco de astigmatismo

Oi, Dr. Renato,

Já fiz uma pergunta uma vez e o senhor foi muito gentil em responder. Agora ando com algumas dúvidas incômodas.

Tenho 33 anos e me consulto com o mesmo oftalmologista há uns seis anos. Sempre que passo por seu consultório ele diz que meu grau está estável e que não preciso me preocupar, tenho a impressão de que ele apenas mexe um pouco na medida do eixo e me pergunta se melhora ou piora e ficamos nisso. Nunca tinha tido problemas até recentemente, quando comecei a me cansar mais ao ler no micro. Como ele estava de férias, acabei me consultando com outro médico que me passou uma receita um pouco diferente, com mudanças pequenas de 0.5 a mais para o astigmatismo (de 2.5 para 3) e de 0.25 para a miopia em um dos olhos (4,75 para 5), além de 5 graus nos dois eixos (de 10 para 15). Conversei com meu médico de costume e ele me disse que é comum haver diferenças de até 0.5 em consultas com profissionais diferentes. Mas fiquei mais tempo fazendo a refração como outro médico e achei as letras bem mais nítidas.

Sei que alguns médicos preferem não fazer a correção total. Mas quero fazer lentes novas para outros óculos e estou em dúvida sobre que receita escolher. Fazer os óculos com a receita nova me daria mais conforto ou a diferença é insignifcante?

Karen

apesar da diferença ser pequena certamente alguma mudança fará na nitidez da sua visão
se voce achou o exame mais completo, mais caprichado, faça os oculos do médico novo

DR. renato fiz uma consulta e deu os seguintes resultados:

esferico cilindro eixo

OD + 0,50 - / - /

OE + 0,75 - 0,25 - 100 Eixo

ADIÇAO + 1,50

OBs.MULTIFOCAL-(+0,25)


Nao me adaptei com este Multifocal, apesar de (lentes carl zeiss c/ tratamento anti reflexo) A imprensão q tenho é q pra longe, SEM os oculos, eu enxergo melhor e mais nitido, pra perto também, sinto um certo desconforto com o mesmo.

dr: renato, gostaria de saber, qual é o grau pra perto, e o grau pra longe.

desde já agradeço a atenção dispensada.

Silva

o grau de longe é o que vc colocou em cima
para perto é a adição (1,50)

Nao era p vc estar sentindo isso. Volte no seu medico para ter uma nova avaliação

Maria de Fátima
DR. RENATO GOSTARIA DE SABER O RESULTADO DA MINHA RECEITA
PARA LONGE {O.D. -4.25 - 61
{O.E. -4.00 DS -0.75 DcX 1.40
PARA PERTO {O.D. -2.00 - 59
{O.E. -1.75 DS -0.75 DcX 1.40

Maria de fatima

Se voce reler o texto vai ver que está tudo explicado lá e voce descobriria sozinha

voce tem miopia e astigmatismo

Boa tarde doutor ,meu nome é paloma,em 2008 fui ao oftalmologista e a prescriçao medica foi a seguinte para longe od:-0,25 esferico,cilindrico -0,50 eixo 90 oe:-0,25 esferico,cilindrico -o,25 eixo 90 ,ai voltei novamente ontem com outro medico ele disse q desapareceu esse grau eu sei q é baixo mas é possivel desaparecer esse grau.

Dr. estou usando um óculos com a seguinte caracteristica.

OD: - ESF - 0,50 CL EIXO 90º
OE: -0,25 ESF - 0,50 CL EIXO 95º

só que estou axando as coisas meio estranho, as vezes parece q o q eu estou lendo as letras estao um pokinho maior do q o normal, e quando vou dirigir estou axando horrivel, pq parece q eu estou chegando nas curvas antes mesmo de está.... tbem estou axando a claridade muito forte, minhas lentes são transitions, o q pode ser, outro caso engraçado tem dias q minhas vistas estao bem melhor e enxergo perfeitamente sem o oculos, mas quando é la pra quinta ou sexta feira q eu ja trabalhei demais, ai elas ficam um pouco ruins, o q pode ser?? axo ate q o meu grau esta forte demais

aguardo resposta obrigado!!

Boa Noite Dr. Renato

Estou com uma dúvida. Consultei recentemente e estou com dificuldades de adaptar ao novo óculos. Na receita antiga usava a seguinte lente desde 04/2007
Longe OD: ESF +0.75 CIL -0.50 EIXO 170
OE: ESF +0.50 CIL -0.50 EIXO 180

Perto OD: ESF +3.00 CIL -0.50 EIXO 170
OE: ESF +2.75 CIL -0.50 EIXO 180
---------------------------------
Em 05/2011, passei a usar novo óculos e tornou-se impossível ver longe com eles, e ficou razoável na leitura, facilitou apenas o uso quando estou no computador.
Observei que houve uma mudança radical no cilindro e eixo, seria esse o motivo da visão embaçada e dor de cabeça quando insisto em usar o óculos novo. Meu oftalmo insiste que esta correto e a ótica diz que fez de acordo com o solicitado por ele.
Por gentileza, "tire" a minha dúvida.
óculos novo:
Longe OD +1.25 CIL -0.75 EIXO 165
OE + 1.25 CIL -0.25 EIXO 60

Perto OD +3.75 CIL -0.75 EIXO 165
OE +3.75 CIL -0.25 EIXO 60

Lentes HOYA WIDE TRUE FORM CR TRANS NO RISK

Foi um investimento alto para nenhum retorno ou satisfação de ver imagens nitidas.

Antecipo meus sinceros agradecimentos a este Conceituado Profissional.
Abraços

Ramon

Voce precisa voltar no seu medico para avaliar seus oculos e refazer o exame de grau
É possivel que tenha algo errado

Ariel

A diferença maior é no olho esq.
No direito é pequena a mudança
Nao sei se é suficiente para tanto desconforto
Procure um outro médico faça um novo exame e confronte as receitas
A lente escolhida por voce é muito boa

Olá,Dr Renato . Já sei que tenho miopia ...

Gostaria de saber o meu grau,a minha oftalmologista fez o seguinte na receita :
LONGE :
O.D.esf -6,0 / Cil -1,25 / Eixo 5°
O.D.esf -6,0 / Cil -1,0 / Eixo 168 °
E onde fica escrito : '' PERTO '',está em branco só com riscos,mas enfim,quero saber o meu grau,por que esqueci de perguntar a minha oftalmologista,o senhor poderia me falar ?? Eu agradeceria muito .
Abraços .

Olá Doutor!

por favor, dê uma olhada na minha ultima receita para OCULOS: http://imageshack.us/photo/my-images/9/img013bc.jpg/

a duvida é.. comprar lentes pela internet é perigoso? no campo de dúvidas do site, diz que se eu passar a receita para os Oculos eles podem converter para lentes de contato... eu queria saber se isso é possivel?

a lente que eu vi que parece ser boa para o meu problema é a J&J Acuvue Oasys para Astigmatismo,
essa é a certa mesmo?

eu tenho uam diferença de 0,25 do dir. para o esq. eu poderia pedir uma caixa com 4,00 ou 3,75
só para testar ?

Olá dr. Renato
Primeiramente, muito obrigada por sua postagem, ela realmente me ajudou. Mas, eu não consegui achar na minha receita nada relativo a "prisma" e eu queria saber se um "pp.", que é uma medida em mm, seria a distância entre as pupilas. Também gostaria de saber o que é um "D" que aparece depois do grau, e também depois que as chaves são fechadas. Mando tudo excrito para deixar mais fácil entender:

Para Longe
{O.D. Esf.____D - Cil ____D Eixo a___}D pp.___mm
{O.E. Esf.____D - Cil ____D Eixo a___}(o que
está acima
corresponde
aos dois
olhos)

Fico feliz por poder contar com você, pois percebo que respondeu todos os comentários até agora. Você realmente está prestando um serviço e tanto para nós!

Obrigada,
Bianca

Oi de novo! Desculpem pelo "excrito", erro de digitação.
Att,
Bianca

Dr. Renato, queria te perguntar uma coisa. Desculpe estar escrevendo um monte de posts, eu não tinha pensado nisso antes.
É que eu estou pensando em criar um blog com informações úteis, e eu queria saber se posso colocar alguns textos do seu blog, com a devida fonte, é claro.
Posso?

Bianca

Vitoria

Está tudo bem explicado no texto lá em cima
Esf. com sinal negativo é miopia (entao voce tem 6 de miopia)
E cil. é de astigmatismo (entao voce tem perto de 1 de astigmatismo)

Leia o texto com atençao

Thiago

Se voce nunca usou lentes de contato eu NAO aconselho voce a comprar pela internet
Consulte um oftalmo e faça uma adaptaçao d elentes correta

Bianca

o D é de dioptria que é a medida que usamos para graus de oculos (como metros ou litros ou kilos...)

O pp. é da distancia pupilar (distancia entre os olhos)

Pode usar meus textos sim, apenas coloque o link, ok?

Olá Dr. Renato
Meu nome é André
fiz o exame de vista recentemente e o medico responsavel me afirmou que nao vale a pena para mim continuar usando oculos e sim mudar para lente de contato por uma questao de tratamento e nao estetica
pelo fato de meu grau ser muito forte e o oculos nao conseguir fazer q minha visão seja 100%.
fiquei muito em duvida e preferir consultar outros medicos dessa area de oft.
oq voce acha disso?
segue as informaçoes
OD:+2,50(ESF)
OE:+2,50(ESF)
-
OD:-6,00(CIL)
OE:-6,00(CIL)
-
EIXO
OD:160
OE:10

Olá dr. Renato
Me chamo Josi
Espero que o dr. possa me ajudar.Uso um grau bem forte,gostaria muito de poder usar as lentes Miolight NPU,porém o grau delas é de no maximo -12,0.Segui-se abaixo minha consulta,conto com a sua ajuda para conseguir um tipo de lente mais fina e leve pois as minhas são grossas e pesadas.

ESF. CIL. EIXO

OD -8,50 -4,75 180

OE -8,50 -4,50 180

Desde já agradeço sua atenção,muito obrigada por etá disponível para nos ajudar.

Josi

Essas lentes vao até 12 de miopia. Voce só tem 8,5 de miopia entao nao é problema
Só nao sei se elas corrigem o seu astigmatismo

Andre

voce tem um astigmatismo muito alto e certamente a lente te dará uma visao melhor do q os oculos
O problema que ela nem sempre é confortavel mas vale a pena vc insistir um pouco

Olá meu nome é Anderson, tenho uma dúvida queria realmente saber se posso usar lente gelatinosa pois não me adptei as rigidas, então optei pelo oculos mesmo, olhe pela minha receita de oculos se posso ou NAO usar lentes gelatinosas:
lONGE OD: -3,50 D.E -4 D.C 15º
OE -3 D.E -4 D.C 5º

Anderson

será muito dificil uma adaptaçao a lente gelatinosa pois seu grau de astigmatismo é muito alto

POde até tentar mas provavelmente sua visao nao ficará boa

oi doutora meu nome é ycaro,eu gostaria de saber qual é meu grau,a atendente da otica disse que eu tenho 2,00 do olho direito e 1,00 do olho esquerdo, é isso mesmo?
Minha receita
OD :esf-0,50 cil / -0,50 Cil / 166º Eixo
OE :esf-0,50 cil/ -1,27 Cil / 175º Eixo

Icaro

pela sua receita voce tem meio grau de miopia em cada olho e meio de astigmatismo no direito e 1,25 no esquerdo

Este comentário foi removido pelo autor.

oi doutor, sou eu o ycaro de novo obrigado pela resposta gostei muito vc ajuda muitas pessoas com esse blog parabéns,doutor eu gostaria de saber oque oque é eixo? e se ele é também grau?

iai doutor meu nome é jundy tenho 19 anos
queria saber quantos graus eu tenho e queria saber se é muito grave vlww


LONGE O.D -175 esf. -125 cil.eixo.5
LONGE O.E.-200 esf. -125 cil.eixo.10

oi doutor meu nome é ycaro eu queria saber ser minha lente do óculos vai ser grossa ou não eu já encomendei e ainda esta na ótica,minha lente é de policarbonato a armação é de parafusa nas lente
minha receita

longe OD :esf-0,50 cil / -0,50 Cil / 180º Eixo
longe OE :esf-0,50 cil/ -1,27 Cil / 175º Eixo

Bom dia Doutor.
Tenho ceratocone somente no OE e uso uma lente de contato rígida cuja medição foi feita na UNIFESP - a lente é ótima e minha visão com o OE ficou espetacular.
Ocorre que não sou tão asseado com a lente de contato e tentei substituir por óculos.
Ouvi dizer que com óculos não substitui as lentes no meu caso de ceratocone, mas ainda assim arrisquei.
Aconteceu que o óculos não ficou legal. Como o OD é perfeito (sem grau) e o OE tem ceratocone avançado, a visão com óculos ficou inclinada (OE enxerga tudo longe e OD enxerga perto) e o borrão em 45º (graduação comprovada por topografia) no OE continuava. Então abandonei os óculos.
Recentemente descobri que, usando os óculos, se eu inclinar minha cabeça em 45º a visão do OE fica PERFEITA. Muito bem mesmo, o que fez pensar que foi ignorado a graduação de 45º, pois não usei a medição da UNIFESP, fiz uma nova medição com oculista da ótica.
Me reacendeu a ideia de fazer novos óculos. Daí minha dúvida:
É possível fazer esses óculos de maneira que minha visão (e minha cabeça) fique plana, e não inclinada? As medições da UNIFESP servem para fazer óculos?

Ycaro

o eixo é uma medida do astigmatismo e varia de 0 a 180 graus

O seu grau é pequeno e portanto sua lente NAO será grossa

Jundy

o numero antes do .esf é miopia. O numero antes do .cil é astigmatismo (conforme explicado no texto do blog)

E isso não é grave

Arthur

é possivel sim
Mas vc deve fazer uma nova mediçao de grau e avisar ao seu medico que pretende fazer um oculos e nao a lente de contato

Bom dia Doutor,

Gostaria de uma orientação. Há anos uso oculos. Sempre tive astigmatismo. Recentemente fiz uma consulta com um oculista e a surpresa com o surgimento da miopia e da hipermetropia. Fui a um segundo e depois a um terceiro. Agora tenho 3 receitas...todas diferentes no meu entendimento.

O que devo fazer?

A primeira receita:
OD= esf -0.5,cil -1.25,eixo 177
OE= esf -0.25,cil -1, eixo 8
Adição de +1.75 OD e +1.75 OE

A segunda receita:
OD= esf -0.25, cil -1, eixo 180
OE= esf plano, cil -1.25, eixo 10
Adição de +1 OD e +1 OE

A terceira?
OD= cil -1, eixo 180 e DP 64
OE= cil -0.75, eixo 5

Agradeço desde já pela orientação.

Simone

Doutor, eu fui no oftalmo hoje, tenho 17 anos e na receita está assim:
OD= Esférico: -3,0 Cilindrico: -2,75 Eixo: 10
OE= Esférico: -2,0 Cilindrico: -3,0 Eixo: 165
Para longe, pelo que entendi tenho Miopia e Astigmatismo, é isso?
Obg *-*


Paloma

Simone

todas as suas rceitas sao bem parecidas. A diferença entre elas é pequena e é devido a variaçoes de um exame p outro.
O exame de grau depende da informaçao do paciente (escolher qual a melhor lente que ele enxerga) e como isso as vezes é dificil, existem essa variaçoes.
Por isso, faça a receita do médico que lhe pareceu mais confiavel

Paloma

é exatamente isso.
O primeiro numero é a miopia e o segundo o astigmatismo

Ei meu nome é Sara, gostaria d saber quantos graus eu tenho e queria saber se esta muito ruin?

Longe
esférico O.D. +2,25 O.E. +2,25
cilindro O.D. -0,50 O.E. -0,75
Eixo O.D. 90º O.E. 70º

Perto
esférico O.D. +4,75 O.E. +4,75
cilindro O.D. -0,50 O.E. -0,75
Eixo O.D. 90º O.E. 70º

Sara

vc tem 2,25 de hipermetropia e 4,75 de presbiopia (vista cansada)

o astigmatismo é 0,50

nada demais. grau comum

olá Dr Renato to vom dúvida na minha receita quero compra uma lente tórica de duração de 30 dias na caixa vem 3 pares isso significa que tenho 3 meses de lentes é isso cada para vale 1 mês? Sim to com dúvida nos dados qnd vou comprar pede sempre 3 mas na minha receita so tem 2 o dados esférico acho q é isso num tem dados . Minha receita ta assim oh
ESF. CIL. EIXO DP
OD P/ -1,50 10
Longe
OE P/ -2,00 10 MM


Perto ------------------------------------------------


Lentes simples

Olá tenho astigmstismo quero comprar lentes de contato so q pede lá no site da loja o número esférico e na minha receita nao tem
minha receita Longe ESF CIL EIXO DP MM
OD P/ -1,50 10
OE P/ -2,00 10
Perto ---------------------------------- MM
Lentes Simples

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato, por favor, o senhor poderia me explicar o motivo de que quando eu inclino meu óculos (levanto as pernas do óculos, fazendo com que as lentes fiquem mais "deitadas") eu consigo ver bem melhor? Agora a pouco havia um carro a uns 20 metros e eu eu não conseguia enxergar o que estava escrito na placa dele, então inclinei a lente e consegui ver nitidamente. Agora mesmo estou com o óculos inclinado aqui pois fica bem melhor de ler tudo.
Esse óculos ficou pronto há 5 dias. Com o óculos antigo eu via coisas de longe mais nitidamente do que com esse óculos (a não ser que eu o incline), só que a lente do antigo está muito velha e arranhada, então está bem melhor usar esse óculos inclinando mesmo.

Eu posso ter errado na hora de dizer se eu enxergava melhor ou pior na hora do exame. A oftamologista usou meu óculos antigo como referência para medir o grau novo.

O resultado foi o seguinte:
***** Esf. Cil. Eixo Dip.
O.D. -1,00 -2,25 10º Médio
O.E. -2,25 -4,00 5º /

obs:pupilômetro

Ela disse que minha miopia diminuiu em 0.25 e os eixos mudaram (não disse em quanto mudaram). Nada mais.

O que será que saiu errado no grau estipulado? eu ver melhor com a lente inclinada significa que minha miopia aumentou na verdade? ou talvez o estigmatismo? Se eu ficar usando o óculos inclinado vai fazer mal à minha vista? Por favor, me ajude! Preciso ter uma idéia do que está errado para diminuir o risco de mandar fazer uma lente errada novamente. Obrigado!

Dr. Renato, boa tarde!
Minha receita está assim:
Esf. Cil. Eixo
OD -1.00 -4.25 180
OE -2.00 -3.25 180

Pergunto, tendo em vista o plano de saúde autorizar cirurgia refrativa superior a 5 graus, posso considerar que tenho mais de 5 graus para tal benefício somando-se os dois.
Obrigado!

Bebe

se nao tem grau esferico deixe em branco (ou coloque zero). Coloque só o grau cilindrico

Quanto a duraçao da lente é isso mesmo que vc disse

Laikennus

pode ter algum erro no eixo do astigmatismo ou na medida da distancia pupilar

Volte ao medico, relate o que esta sentindo e assim ele poderá te dizer o que está errado

Leandro

para os planos de saude nao é possivel afirmar isso em relaçao ao seu grau

Dr Renato me ajude...
Fiz um exame a 2 anos eo resultado foi
Esferico Cilindro Eixo
OD -1,00 -1,00 140º
OE -1,00 -1,00 25º Longe

Até ai tudo bem, usei o óculos e foi beleza, o problema vem agora
refiz o exame em maio eo resultado foi o seguinte
Até ai tudo bem, usei o óculos e foi beleza, o problema vem agora
refiz o exame em maio eo resultado foi o seguinte
Esferico Cilindro Eixo
OD DL -1,50 135º
OE -0,25 -1,25 15º

Só que com o óculos novo ñ estou conseguindo enxergar nada com nitidez, será que a médica errou no resultado?
Porque assim que resebe da otica levei pra a mesma comferir e esatava certo.
O que devo fazer se a minha medica tiver errado no resultado?


ATT:
Ray souza

ray

voce deve voltar na medica e dizer que nao está enxergando bem
Ele repetirá o exame e se tiver errado vai pedir p o fabricante trocar os oculos
É simples. Volte nela e reclame da sua visao

Boa Tarde Dr. Renato.
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
- Meu olho esquerdo é mais “fraco” que o direito. Fui ao médico essa segunda e ele mudou o grau dos meus óculos. Fiz óculos novos. O problema é que, quando fecho o olho direito não enxergo nitidamente mesmo usando o novo, o que não ocorre quando uso o velho. Isso está certo? Depois de um tempo melhora? Sinto muita dor de cabeça no lado esquerdo quando uso o novo.

- É comum aumentar o grau de miopia junto com o de astigmatismo? Aumentar exatamente 0,25 para cada um.

- Quem é que dá o eixo dos olhos? O médico ou a ótica?

- Os eixos podem variar muito de um ano para o outro?

Era:
Para longe O.D 10° O.E 180°

Agora é:
Para longe O.D 5° O.E 113°

Obrigada pela atenção
Anna

Boa noite doutor Renato!
Doutor preciso muito da sua ajuda.
Eu uso óculos desde os 10 anos de idade, hoje tenho 22.
Quero tirar uma dúvida com o senhor pois vi pelos comentários que o senhor é muito competente.

No meu último exame de vista o meu grau foi o seguinte:

ESFÉRICO CILÍNDRICO EIXO
OE: +3.50 -5.25 175
OD: +3.75 -6.00 180

Entendo que meu grau de astigmatismo é muito forte.
Sem meus óculos não enxergo quase nada mais.
Doutor quero saber se tem cirurgia pra mim não precisar mais usar óculos se posso fazer cirurgia e se em Goiânia-Go ou Palmas-TO o senhor tem algum médico pra me indicar que seja de sua confiança.
E em média quanto custa essa cirurgia?
E sobre lentes de contato, posso usar?Quais devo usar?

Me ajude doutor por favor...
Aguardo sua resposta.
Desde já agradeço.
abraços,

Maurycio Lucena

doutor pode fazer oculos com a receita da lente de contato?

bom dia!doutor há dois meses fiz um óculos com a receita da lente de contato ,depois que comecei usar esse óculos os meus olhos estao doloridos mal consigo assistir tv tenho miopia e 35 anos,desde já agradeço.

Anna

quem dá o eixo é o medico
Esse eixo pode mudar sim mas no olho esquerdo a mudança foi grande demais. Talvez seja isso a causa do seu desconforto

Mauricio

cirurgia vai ser muito dificil mas tem que fazer os exames p avaliar
Lentes de contato voce pode usar sim. Seriam as lentes rigidas
Em goiania tem otimas clinicas oftalomologicas, como o http://www.cbv.med.br/home/

Leia

nao pode nao. os graus podem ser diferentes

olá DR.Renato. fiz um exame de vista e o resultado foi o seguinte:
longe OD dio esf PL diop cil - 4,50 eixo 5º
OE diop esf PL diop cil - 1,50 eixo 180º
e também gostaria de saber se ficar tirando o óculos prejudica e o que causa? é preciso usar direto?pq para perto eu não tenho problema.mto obrigada.

Sonia

vc tem astigmatismo

E só precisa usar oculos qdo sentir necessidade

Oi Dr Renato
Boa tarde
Muito obrigada pela ajuda, retornei ao médico e refiz o exame, realmente estava com erro, ela me encamiou a ótica e eles estão refazendo o meu óculos, espero que desta vez esteja tudo ok.

Mais uma vez obrigada.
ATT
Ray Souza

Olá Dr. Renato!

Fiz um exame de vista , tenho astigmatismo e desejo utilizar lentes de contato! Vou comprar a lente pela internet, mas não sei identificar direito os dados pedidos pelo site. O site pede o valou do grau esférico, do grau cilíndrico e do eixo.

A minha receita é a seguinte:
OLHO DIREITO: Plano=-1.75 a 150º
OLHO ESQUERDO: Plano=-2.25 a 160º

Obrigada, Letícia.

Leticia

grau esferico no seu caso é zero
grau clindrico é o q está escrito (1,75 e 2,25) e o eixo é o valor ao lado (150 e 160)

Mas eu sugiro em fazer suas lentes com oftalmo

DR. EU posso fazer lentes de contacto com a mesma receita dos oculos?
grau:
OD:-1,25 euf -1,0 cil X 165
OE:-1,00 euf -1,25 cil x 5

Sofia

Nao é o ideal
Vc tem astigmatismo e precisa fazer um teste de adaptaçao de lente de contato

Dr.
Fui ao oftalmo e ele me deu a receita para óculos, pedi para lentes e ele falou q não poderia dar, só se eu comprasse com ele e dai ele fazia a conversão... uso lente já a muitos anos e gostaria de comprar na net q é 100% mais barato que no consultório... será que o sr pode me ajudar na conversão?
OD- esf.-5,25 Cil. - 1,25 eixo 88º
OE- esf.-6,0 Cil.0,50 eixo 115º

Ahh saiu errado

OD - esf. -5,25 cil. -1,25 eixo 88º
OE - esf. -6,00 cil. -0,50 eixo 115º

por favor é possível fazer a conversão para eu comprar a lente?

Ola Dr. Renato, tudo bem?
Tenho uma duvida, procurei um oftalmologista porque estou com dificuldade para enxergar de longe, o Dr. me examinou muito rapido, a consulta nao foi muito satisfatoria, e o diagnostico foi: miopia de 00,75° nos dois olhos. Então procurei outro oftalmologista, e o diagnostico foi outro, a Dra disse que estou com 00,50° de miopia e com astigmatisma de 0,50° nos olhos tambem. E agora o que faço? procuro um terceiro profisional? Lembrando que na segunda consulta, eu não disse a Dra. que ja havia procurado outro medico, e a consulta com ela foi bem mais detalhada e atenciosa que a anterior...

Doutor o oftalmologista me receitou:

esférico cilíndrico eixo
OD +0,50 -0,50 180
OE +0,25 ---------------

minha dúvida é a seguinte: resumindo qual é o meu grau? O médico falou que era de 1 grau para o olho direito e 0,25 para o esquerdo. A impressão que eu tenho é que a minha maior dificuldade e a visão do olho esquerdo. Essas lentes são pra perto ou longe? É importante eu usar óculos? Meu grau nunca aumentou mesmo ficando sem usar óculos desde que eu tinha 12 anos e agora estou 29 anos. Por favor esclareça minhas dúvidas.

Michele

no proprio site de compras de lente deve ter algum lugar p fazer essa conversão
Eu nao posso fazer isso p vc, pois seria uma consulta médica e isso fere o codigo de etica da minha profissao

Bina

sim, consulte um terceiro medico mas explique a ele sobre as consultas anteriores
Ele vai testar os 2 graus e ver com qual vc enxerga melhor

Joycinha

vc tem hipermetropia e astigmatismo

Vc deve usar os oculos quando sentir falta deles
Usar ou nao usa-los nao vai interferir no aumento do grau

Doutor me desculpe perguntar de novo, eu sou a mesma de cima! É normal sentir tonturas e dor de cabeça no meu caso, é o primeiro dia que uso óculos.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 222   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário