Recent Posts

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Degeneração Macular: Prevenção e Tratamento

Como tratar a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) e como previni-la?
Importante dizer inicialmente que não existe cura para DMRI. Existe sim, alguns tratamentos que podem retardar a evolução da doença e até melhorar a visão do paciente.


Prevenção da DMRI: Basicamente consiste em evitar os fatores de risco, principalmente interromper o tabagismo, usar óculos escuros, adotar uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gordura e consultar regularmente o oftalmologista.

O que são Drusas? Drusas são excrescências ou acúmulo de substâncias tóxicas eliminadas pelo metabolismo das células da retina. A presença de drusas na região central da retina (drusas maculares) no exame de fundo de olho é o primeiro e mais importante sinal da degeneração macular relacionada a idade. Quando elas estão separadas ou isoladas configuram a forma seca da doença. Quando essas drusas estão confluentes, com margens pouco nítidas, sugerem a forma de DMRI úmida.

Tratamento da Degeneração Macular Relacionada a Idade: A forma de tratamento vai depender do tipo de degeneração macular a pessoa tiver: DMRI seca ou DMRI exsudativa ou úmida.

Tratamento para DMRI seca:
Não existe ainda um tratamento adequado para essa forma da doença. No entanto, alguns suplementos vitamínicos podem retardar a evolução ou impedir que ela se transforme na forma mais grave da doença.
O uso de antioxidantes e vitaminas A, C e E, além de zinco, zeaxantina e luteína foram testados em alguns estudos clínicos internacionais e mostraram benefício na diminuição do risco de DMRI além de diminuir a progressão da doença. Alguns estudos também estão avaliando se o uso de Omega 3 também tem um efeito benéfico nessa doença.

Tratamento para DMRI exsudativa ou úmida:
O objetivo do tratamento nessa forma da doença é impedir a formação ou reduzir o tamanho da membrana neovascular subretiniana. Essa membrana consiste na formação de vasos sanguíneos anormais na região central da retina, a mácula. Esses vasos podem sangrar causando uma importante baixa visual.
Nessa fase mais avançada da doença existem algumas opções de tratamento:

PDT ou terapia fotodinâmica: Consiste na utilização de um tipo de laser especial e de um medicamento injetado na veia (visudyne). Quando esse medicamento atinge os vasos da retina, o laser é aplicado. Com isso é possível impedir ou destruir a formação da membrana neovascular subretiniana. Esse tratamento muito promissor no início, hoje é indicado em situações mais específicas.

Injeção Intravítrea de Avastin, Lucentis ou Macugen: Esses medicamentos são chamados de antiangiogênicos. Ou seja, eles interrompem a angiogenese, que é a formação de vasos sanguíneos anormais. Eles são injetados dentro do olho, próximo a retina. Com isso, a membrana neovascular subretiniana diminui de tamanho ou mesmo nem chega a se formar e a visão da pessoa melhora ou não piora mais.
Injeção Intravítrea
(retirado do site www.allaboutvision.com)
As injeções de Avastin (bevacizumabe) e de Lucentis (ranibizumabe) mudaram o tratamento da DMRI e hoje muitas pessoas mantém uma boa visão graças a esses medicamentos. No entanto ainda são medicamentos caros e pode ser necessário mais de uma aplicação. Elas são aplicadas com intervalo mínimo de 30 dias e são feitas de forma estéril. Os oftalmologistas podem associar as injeções de Avastin ou de Lucentis com o PDT (terapia fotodinâmica).
As injeções de avastin e de lucentis também tem sido utilizados em outras doenças de retina, como retinopatia diabética, edema macular entre outras.

Cirurgia para DMRI: Somente em alguns casos específicos em que a membrana neovascular se localiza em regiões específicas do olho, a cirurgia pode ser uma opção. Os resultados por enquanto não são muito animadores

O futuro do tratamento da DMRI: Algumas opções de tratamento para a DMRI que estão sendo pesquisadas por cientistas de todo o mundo incluem o uso de células tronco e o transplante de retina. Em alguns anos, talvez essas opções já estejam disponíveis nos hospitais e salvando a visão de muitas pessoas.

Você pode fazer um auto exame através da Tela da Amsler para saber se pode ter DMRI. Clique aqui:

Quer saber mais sobre o que é e como é feito o diagnóstico da degeneração macular? Leia esse texto:

6 comentários:

Ola Dr. Renato, minha mãe tem degeneração macular, ela tem 77 anos e faz muito tempo que ela sofre deste problema, ela é alto miope, e fez cirurgia de catarata nos dois olhos, no olho que ela engergava um pouco mais fez a cirurgia à 2 anos, no entanto a um mes mais ou menos ela percebeu que estava vendo as coisas tortas, e ela ate conseguia ler e ver a tv, porém piorou muito, ela foi ao médico hj, e ele disse que nd poderia ser feito e que a tendencia é ela perder por completo o restinho que encherga; ele tb informou que poderia ser feito uma cirurgia mas que ele não garantiria, pois ela tb, poderia perder por completo a visão, estamos muito preocupados com ela, pq apesar da idade, ela é muito dinamica não sofre de doença alguma, e adora ler, e ela esta muito triste com esta situação, no caso dela será que algo poderia ser feito? O que o sr aconselharia, estamos tds muito tristes. muito obg...

Joaninha

Depende de qual for o problema exato da sua mãe.
Se for a degeneração macular em alguns casos é possivel fazer uma injeçao (leia o texto sobre DMRI desse blog - tem o link acima)

Se for algo tipo uma membrana na macula, pode tentar uma cirurgia. É uma cirurgia delicada mas nas mãos de um bom cirurgião de retina, pode dar certo.

Enfim, precisa saber exatamente o que a sua mãe tem

Dr. Renato, a minha mãe tem 59 anos e por tudo que ela tem me falado e todos os exames que já foram feitos, além das pesquisas que fiz na internet, acredito q seja degeneração macular na sua forma mais agressiva , pois o que diz nos exames que houve hemorragias, por favor, será que a AVASTIN ou a LUCENTIS podem resolver alguma coisa?

Juscelino

Exsitem criterios tecnicos bem especificos para usar esses medicamentos
Um bom medico oftalmologista especialista em retina saberá avaliar isso, de acordo com os exames dela

Meu pai tem 42 anos,5 anos atras foi descoberto que eu tenho Mácula de Retina.
Tudo oque eu procuro só acho como DMRI, oque devo fazer? Existe tratamento?

Joon

tem que saber qual é a doença certa que voce tem
Não é DMRI pela idade...entao tem que saber o nome cert da doença

Postar um comentário