Recent Posts

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Degeneraçao Macular DMRI

A Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI é uma degeneração da retina, mais especificamente da mácula que é a região central e mais importante da retina. Embora desconhecida de muitos, a degeneração macular relacionada a idade ou DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas maiores de 65 anos e só nos EUA acomete mais de 14 milhões de pessoas. É importante ressaltar que ela só acomete pessoas idosas. Existem outras formas de degeneração de retina que acomete pessoas jovens mas a DMRI só acomete indivíduos acima de 60 anos.

Na DMRI ocorre acúmulo de substâncias nas células da mácula que levam a uma desestruturação dessa região com conseqüente perda da visão. Na DMRI a visão central é comprometida mais a região periférica geralmente é poupada.


Fatores de risco para degeneração macular relacionada à idade ou DMRI:

- Idade: Como explicado acima é o principal fator de risco para essa doença
- Pessoas de pele clara e olhos claros
- Tabagismo: É um dos principais fatores de risco para DMRI
- Dieta pobre em vitaminas e rica em gorduras
- Obesidade: pode aumentar o risco em até 2 vezes de ter DMRI
- Doença cardiovascular
- Exposição exagerada à luz do sol: Por isso é importante usar óculos escuros
- Casos semelhantes na família: Quem tem pais e irmãos com DMRI estão sobre maior risco

Existem duas formas da DMRI: Uma chamada forma seca ou DMRI seca, que é a mais comum (90% dos casos) e a que menos afeta a visão. E outra chamada forma úmida ou DMRI exsudativa que atrapalha muito a visão mais que felizmente é a forma menos comum (10%).
DMRI Seca: É caracterizada pelo acúmulo de drusas na área macular, causando a perda progressiva de células da retina. Drusas são pequenos pontos amarelos que representam acúmulo de substâncias degenerativas. A perda de visão nessa forma da doença geralmente é discreta.

   Retina normal                                                  Retina com drusas
DMRI Úmida: Nessa forma de doença as drusas ocupam uma área grande e apresentam bordas mal delimitadas. Pequenos vasos sangüíneos anormais crescem sob a retina e a sua proliferação leva a formação da chamada membrana neovascular subretiniana. Essa membrana é aresponsável pela grande perda de visão nessa forma da doença.

Edema Macular ou Edema da Mácula
As alterações da DMRI levam ao edema da mácula que é um inchaço ou acúmulo de líquido nessa região da retina. O edema da macula é responsável pela diminuição da visão na DMRI e sempre que os exames de fundo de olho ou angiografia detectarem o edema macular, deve-se usar medicamentos (colírios ou injeções) para combater esse edema.
Leia mais sobre o tratamento do edema macular na DMRI clicando aqui

Diagnóstico da degeneração macular relacionada à idade ou DMRI:

O diagnóstico é feito através de alguns exames:
Fundo de olho ou mapeamento de retina: É o exame inicial e que deve ser feito em todas as pessoas com mais de 50 ou 60 anos pelo menos 1 vez por ano. Com o auxílio de uma lente o médico visualiza diretamente a retina e a mácula em busca de alterações.
Angiografia Fluoresceínica: Nesse exame, é injetado um contraste na veia do braço e fotos são feitas dos vasos da retina. É um exame muito importante para avaliar o estágio da doença e programar o tratamento.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT): é um exame moderno e muito sofisticado que faz uma imagem muito detalhada da mácula possibilitando um diagnóstico muito preciso.


Uma forma de fazer um autoexame e fazer o diagnóstico precoce da DMRI é usar a Tela de Amsler:
Para realizar a auto-avaliação através da Tela de Amsler siga os passos abaixo:

1°) Colocar os óculos para perto, caso use.
2°) Fechar o olho esquerdo com a palma da mão.
3º) Olhar na tela com o olho direito; fixar o olhar no ponto central. Verificar se as grades estão tortas, se tem mancha ou se falta uma parte da tela.
4°) Repetir o teste tampando o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.


CASO VOCÊ VEJA ALGO SEMELHANTE AS IMAGENS ABAIXO, CONSULTE SEU OFTALMOLOGISTA.


Para saber como prevenir e como tratar a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/dmri-prevencao-e-tratamento.html

0 comentários:

Postar um comentário