Recent Posts

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tratamento do Olho Seco

Como já visto no tópico sobre Olho Seco, o tratamento do ressecamento ocular é um tanto quanto complexo e deve ser individualizado de acordo com a gravidade do caso.



São 3 objetivos no tratamento do olho seco:

1- Repor as lágrimas.
2- Conservar as lágrimas por mais tempo.
3- Aumentar a produção natural das lágrimas.

 
 Reposição de lágrimas

É feita com colírios lubrificantes. Essas formulações apresentam propriedades químicas muito parecidas com a lagrima natural e não possuem medicamentos ativos sendo portanto praticamente sem efeitos colaterais.
Os pacientes que usam esses colírios lubrificantes várias vezes ao dia devem dar preferência aos colírios com pouco ou nenhum conservante. O conservante é um produto químico usado na formulação dos medicamentos e quando usado varias vezes ao dia pode causar irritação no olho. Já existem vários desses colírios lubrificantes sem conservante no mercado.
Alguns colírios usados popularmente contém em sua fórmula vasoconstritores. Embora inicialmente eles melhorem a aparência dos olhos e diminuam a vermelhidão, eles não devem ser usados de forma rotineira pelos pacientes com olho seco.
Para saber como pingar os colírios de forma correta e eficiente, leia esse texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html

Se você usa lentes de contato, preste atenção porque nem todo colírio pode ser usado sobre a lente de contato. Alguns medicamentos exigem que você retire a lente na hora de pingar e espere alguns minutos antes de coloca-las novamente. Leia esse texto sobre esse assunto
Para casos onde a inflamação da superfície ocular é muito grande e contribui com o olho seco podemos usar um antiinflamatório na forma de colírio chamado ciclosporina 0,05 (restasis®). Além de desinflamar o olho pode aumentar a produção das lágrimas. É um medicamento muito eficaz e que deve ser usado por longo prazo mas que só é necessário em casos específicos. Uma outra opção à ciclosporina é o tacrolimus na forma de colírio ou pomada, mas esse medicamento precisa ser feito em farmácia de manipulação

Conservação das lágrimas

Ao invés de repor a lágrima natural com colírios de lágrima artificial, o médico pode tentar reter a lágrima do paciente por mais tempo no olho. O modo mais eficaz de fazer isso é ocluir o ponto lacrimal que é o local por onde a lágrima escoa do nosso olho. Essa oclusão do ponto lacrimal pode ser feita de forma permanente ou temporária, no centro cirúrgico ou no consultório. Hoje em dia dispomos de oclusores do ponto lacrimal (chamados de plugs) que são fáceis de serem colocados e praticamente não incomodam em nada o paciente.



Aumentar a produção natural das lágrimas

Essa seria a melhor opção de tratamento mas no entanto não dispomos de muitas opções para aumentar a produção natural das nossas lágrimas.
A suplementação alimentar com ômega 3 (óleo de linhaça ou óleo de peixe) pode aumentar e melhorar a qualidade da lágrima produzida por nosso olho. Existem formulações disponíveis (cápsulas de Omega 3) em farmácias e lojas de produtos naturais. Alguns alimentos, como o peixes e óleos vegetais são ricos em Omega 3 e devem fazer parte da dieta alimentar.


Medidas gerais para melhora da qualidade de vida do paciente com olho seco

! Beba bastante água. Estudos mostraram que se a pessoa ingerir pouca água ao longo do dia sua lágrima vai ser de qualidade ruime em pouca quantidade.
! Evitar ingerir bebidas alcoólicas e as que contem cafeína pois essas substâncias podem diminuir a produção lacrimal
! evitar ambientes com fumaça de cigarro e poluição
! umidificadores de ar podem ajudar em casos de olho seco severo
! ao sair em ambientes com muito ventos, especialmente se seus sintomas pioram nessas situações, use óculos escuros que protejam bem os olhos
! se você usa alguns dos medicamentos listados no tópico anterior que podem piorar o olho seco converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar por outro remédio.
! se você usa lentes de contato e elas estão desconfortáveis devido ao olho seco, seu oftalmologista poderá indicar lentes especificas para olho seco que te deixarão mais confortável.
! Se você usa muito computador lembre-se de piscar várias vezes. Quando estamos no computador diminuimos a frequência do piscar e isso piora a lubrificação do olho.

Cirurgias para casos muito graves de Olho Seco

Em pacientes com olho seco muito severo, como pacientes com artrite reumatóide, síndrome de Stevens Johnson, ou vítimas de queimadura ocular, as medidas listadas acima não são suficientes.
Nesses casos, podemos fazer algumas cirurgias para melhorar o quadro.
Tarsorrafia ou blefarorrafia: É um procedimento em que a abertura entre as pálpebras é diminuida e com isso a lágrima evapora menos.
Transplante de glândulas salivares: é uma cirurgia muito agressiva e reservada para casos extremos. Retira-se parte das glândulas salivares da boca e transplanta-se para a parte interna das pálpebras. Isso aumenta a lubrificação do olho.

O que pode acontecer se o olho seco não for tratado?

Dependendo da gravidade do olho seco, a córnea e a conjuntiva podem ser muito prejudicadas. Pode ocorrer uma ceratite que é uma inflamação da córnea. A ceratite pode evoluir para úlceras, opacidades de córnea e o resultado pode ser até mesmo a cegueira. Por isso, preste atenção nos sintomas e procure seguir o tratamento prescrito pelo seu oftalmologista.

Se você é portador da Síndrome do Olho Seco conheça essa ONG que reúne pacientes com Olho Seco e promove diversas atividades e palestras sobre esse assunto
APOS- Associação dos Portadores de Olho Seco

Para saber mais sobre Olho Seco, suas causas e tipos leia esse texto:

Você sabe a maneira certa de pingar os colírios? Leia esse texto e evite desperdícios e obtenha um efeito melhor
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html




34 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Rosangela

Vou apagar seu comentario acima pois tem seu telefone e nao é legal deixar ele aqui.
Existem diversas opçoes de tratamento para olho seco. Entre no site apos.org, procure um medico indicado por eles e siga o tratamento. Com paciencia voce ficará melhor

tenho um amigo que teve stevens jhonson,e depois de tudo ter ficado bem,so o olho que nao se recompos,ta com o olho seco,ja colocou um plug,usa lagrima artificial sem conservantes,tobradex e outros e nada,funciona,o olho continua vermelho,inxado e incomodando muito.Gostaria de saber se alguem pode me ajudar de alguma forma,me indicando algum procedimento que possa ser feito,no caso alguem que entenda do assunto,peço que por favor se alguem souber,que entre em contato comigo,pode mandar para meu email mesmo,pessoal entendam,é serio preciso que alguem me de alguma informaçao para eu ajudar meu amigo,meu email é: xandee2@hotmail.com obrigado.

Xandee2
Stevens Johnson é um dos casos mais graves de olho seco.
Entre no site apos.org.br e faça contato com o medico Jose Alvaro Pereira Gomes. Ele é especialista em stevens johnson e poderá ajudar o seu amigo

Todos os meus pontos lacrimais foram fechados com o smart plug (plug interno de gel) pois os tradicionais caiam frequentemente.
Mesmo assim meus olhos ficam secos o tempo todo, consequentemente com dor e ardência permanente.
Pingo colírio lubrificante com frequência.
O que posso fazer para amenizar o meu problema?
Luiz.

Luiz

Além do que vc já fez, posso sugerir uso de Omega 3 (capsulas). Talvez colirio de Restasis dependendo da causa do olho seco.

Boa Noite!

encontrei esse blog e achei muito interessante, pois estou com problema de olho seco. vi que foi sugerido a um comentarista que usasse omega 3 capsula. gostaria de saber como é o usso diario?

obrigado!!!!

Ao anonimo acima

O omega 3 deve ser usado na dosagem de 1 grama, 2 vezes ao dia (junto das refeiçoes)
Se com essa dosagem, o intestino ficar um pouco solto passe a tomar só 1 vez por dia. Senão mantenha 2x por dia
E use por pelo menos 2 a 3 meses seguidos para saber se houve melhora.

Se gostou do blog, divulgue entre seus conhecidos, por favor

olá doutor,uso lentes de contato o modelo é "1 day acuvue moust", descarte diário, mas sempre sinto um desconforto no olho esquerdo, retiro, limpo, troco, mas sempre tenho a sensação de "areinha" apenas nesse olho, quando sem lente não sinto nada. no olho direito o conforto é total as lentes parecem não existir. é possivel q eu tenha olho seco apenas no lado esquerdo? ou será q tenho alguma micro deformidade, melhor mirco formação anatomica que impede, ou dificulta a adaptação apenas de um lado?

provavelmente, como voce mesmo disse é alguma micro alteração no olho esquerdo que atrapalha a lente. Já perguntou a algum oftalmo o que é? Ele pode tentar achar no exame

gostaria de saber qual o melhor colírio para olhos secos.

RDCastro

Existem varios colirios diferentes, cada um com sua particularidade.
Dependendo do tipo e da gravidade do olho seco, um colirio pode ser melhor ou o outro...
Em resumo, nao existe um colirio que seja "o melhor". Existem otimos colirios, cada um sendo indicado para um caso especifico

TENHO OLHO SECO HÁ 25 ANOS. HÁ DIAS MELHORES OUTROS PIORES SEM CAUSA APARENTE DE MUDANÇA. O USO DE ANTIHISTAMÍNICO MELHORA MUITO MINHA CONDIÇÃO. MAS NÃO HÁ CURA MESMO E É UM TERROR TER QUE CONVIVER COM ESSA DOENÇA. QUANDO VIAJO PARA FORA DO PAÍS HÁ UMA SENSIVEL MELHORIA NO QUADRO.

Regina

Exatamente. Os sintomas melhoram ou pioram de acordo com o clima, poluiçao, umidade do ar etc etc

Gostaria de sabe onde é o melhor local no Brasil, pra se tratar a síndrome do olho seco, já estou tratando a mais de 1 ano, já fiz tudo que relatado nesse artigo e com pouquíssimo resultado. Além do desconforto o que mais me prejudica é a baixa visão que adquiri, não pego grau, ou seja, nenhuma lente me adianta e só tenho 2º de astigmatismo.Só adianta um pouco o óculos para leitura.

Larry

Pela gravidade do quadro que voce colocou é provavel que voce tenha alguma doença por trás do olho seco, como sindrome de sjogren, doença reumatica ou algo parecido. Vale a pena uma investigação nesse sentido

Boa noite dr. Renato operei da miopia e tinha 3.5 graud. Operei no dia 13/07/10 e ate hj sinto mta coceira, ardenciaa, sensecao de areia, emcamento, etc... comecei a tomar no dia 16/01/11capsula de oleo de linhaca 1000mg e gostaria de saber se posso tomar sem medo... tambem uso o colirio fresh tears 2 a 3 vezes ao dia porem tenho dias que sinto que ele irrita meus olhos isso pode ocorrer? Os sintomas sao embacamento, visao turva, com sombra, duplicada...
Fico no aguardo...

Dikman

pode tomar a linhaça sem problemas. Ela leva um tempo para fazer efeito entao use por pelo menos 2 meses
O fresh tears nao costuma causar irritaçao pois é colirio apenas para lubrificar o olho

tenho filho de 10 anos que possui olho seco diagnós ticado a 6 meses e neste momento esta com ceratite , estou com mêdo . o que posso fazer e a que medico especialista em olho seco posso leva-lo no brasil?

Lilia

No Brasil tem varios oftalmologistas que podem tratar de olho seco com competencia
Nesse texto acima tem algumas dicas de tratamento que podem ajudar

Doutor,

Fiz um check-up e estou ótimo, não preciso usar óculos pelo baixo astigmatismo que possuo, todavia como trabalho muito com computador meu oftalmo. passou Lacrifilm(carmelose sódica). Gostaria de saber se poderia trocar e ter o mesmo efeito com o Artelac ou Filmcel(hipromelose, 3,5 e 5mg respectivamente).

Agradeço sua opinião e parabéns pelo belo espaço informativo que possui.

Grz

O efeito desse colirios citados sao bem parecidos. Acho que vc deve testar os 3 e ver com qual se sente melhor

Caro Doutor,
Em relação ao tratamento do olho seco, uma alternativa consiste na oclusão do ponto lacrimal! Constatei que existem certos procedimentos para isto, como a colocação de Plugs e cauterização dos pontos lacrimais. Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada um destes dois procedimentos? Agradeço antecipadamente!

Marcia

A cauterização do ponto lacrimal é muito eficaz porém precisa ser feita em centro cirurgico e é um pouco dolorido.
Já o plug é mais simples, de facil colocação e não dói. Entretanto dependendo do tipo de plug usado o efeito é temporário. A cauterização é definitiva

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Olá doutor Renato,

Fiz cirurgia refrativa pra correção de miopia e astigmatismo há 47 dias. Ainda sinto meus olhoa ressecarem principamente qdo acordo. Trabalho com computador e sinto meus olhos arderem durante o dia aí aplico o colírio. Gostaria de saber qual é o melhor colirio lubrificante sem conservantes que o senhor indicaria para o meu caso (uso o Fresh Tears (carmelose sódica 0,5%)). Ele tem conservantes? Seria mais indicado outro colirio? E qual a frequencia de uso, quantas vezes por dia?
Desde já agradeço sua ajuda e parabéns pelo blog!

Alessandra

O fresh tears tem conservantes
Existem poucos colirios sem conservantes disponiveis nas farmacias. Os outros podem ser feitos em farmacias de manipulaçao

Em farmacias comuns voce encontra o optive UD flaconetes

Doutor Renato,

Gostaria de uma indicação médica aqui para o sul do país, entre SC e RS. Moro no interior de SC.

Obrigada!

Franciele

Franciele

No RS o Dr. Sergio Kwito é uma referencia no assunto
Em Florianopolis, o Dr. Eduardo Soares Maia

Meus olhos começaram a arder muito depois que começei a assistir filmes no COMPUTADOR...MEUS OLHOS FICARAM VERMELHOS,PARECENDO TER AREIA DENTRO E INCOMODA MUITO..ISSO JA TEM 5 DIAS...O QUE DEVO USAR?

Yzadora

seu olho deve estar ressecado
pode usar algum lubrificante ocular
mas procure um oftalmo, veja se tem algum grau de oculos, pegue uma receita de colirio e tire suas duvidas

Olá doutor. Estou preocupada... a uns meses atrás, eu usava lente de contato gelatinosa. e de uns dias pra cá, quando eu acordo, meus olhos estão "pesados", e eu tenho até dificuldade para abri-los, pois alem de pesados, eles ficam secos demais, dá Até impressão que estou meia vesga, então tenho que ficar piscando ele devagar, varias vezes... e só assim volto a enxergar normalmente. qual é o meu problema? o que eu devo fazer? Posso continuar com o uso de lentes de contato depois do tratamento?

'Minha vida"

Vc deve procurar um oftalmo
pode ser só um olho seco mais severo ou uma ceratite (inflamaçao da cornea) devido a lente de contato

Postar um comentário