Recent Posts

domingo, 6 de junho de 2010

LASIK ou PRK?

Quando falamos de cirurgia refrativa a laser, uma dúvida sempre surge:
Qual técnica é melhor? LASIK ou PRK?
O que é o LASIK? E o que é o PRK?
Quais as diferenças entre o LASIK e o PRK?

Isso é o que tentaremos explicar agora:
Primeiro é bom que fique claro que a decisão entre qual técnica utilizar depende mais de critérios técnicos que o cirurgião refrativo irá analizar. Mas o paciente deve saber quais os critérios e qual tipo de cirrugia será feita no seu caso. É importante que o paciente converse isso com seu médico.
Segundo é preciso deixar claro que o aparelho de laser usado nas duas técnicas é o mesmo e que o resultado final da cirurgia em termos de visão (acuidade visual) é o mesmo.
No começo da cirurgia refrativa a laser, a técnica de PRK era a única existente. Depois quando surgiu o LASIK, essa passou a ser a preferida pela maioria dos cirurgiões. Depois de anos de estudo e de milhares de cirurgias realizadas em todo o mundo, os cirurgiões tem optado novamente por fazer mais PRK do que LASIK.

Como já explicado no post sobre cirurgia refrativa, o laser consegue tirar o óculos, fazendo uma "modelagem" na córnea. Ele altera a espessura e a curvatura da córnea de modo a tirar o graus que o paciente tem. É claro que, quanto mais grau a pessoa tem, mais alterações o laser precisa fazer. E isso tem um limite. Não é possível mudar tanto a espessura e a curvatura da córnea e logo, alguns graus muito altos não são possíveis de ser operados.

Como é o LASIK?

Na técnica de LASIK o cirurgião usa um aparelho especial com lâmina de corte,  chamado microcerátomo para confeccionar um flap na córnea. O flap é uma aba da córnea que fica solta enquanto uma pequena parte continua presa na córnea. Essa aba é levantada pelo cirurgião e o laser é aplicado na parte interna da córnea, abaixo do flap. No final da cirurgia o flap é recolocado no lugar.


Como é o PRK?

Na técnica de PRK não há necessidade de fazer o Flap. O cirurgião usa uma escova própria ou uma espátula para retirar apenas as camadas mais superficiais da córnea. O laser é então aplicado diretamente sobre a córnea. No final da cirurgia é colocado uma lente de contato que permanecerá no olho por 5 a 7 dias até as camada superficiais da córnea (que foram retiradas no começo da cirurgia) se regenerarem.


O resultado final da cirurgia é similar entre as duas técnicas. O lasik é mais confortável e com uma recuperação visual mais rápida. Isso é, o paciente passa a enxergar bem mais rápido. O PRK é indicado para o paciente que não tem a córnea suficientemente espessa ou a córnea não tem a curvatura adequada para o LASIK. A PRK é, também, frequentemente usada para corrigir de baixos a moderados graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Nas duas técnicas o laser usado é o mesmo, o excimer laser. O Excimer Laser é um tipo especial de laser que remodela a córnea do paciente de acordo com o seu grau. A aplicação do laser em si dura menos de 1 minuto e é indolor. É um laser muito preciso.
Abaixo você vê um corte feito por esse laser em um fio de cabelo. Perceba a precisão dos cortes. É graças a essa qualidade do laser que as cirurgias tem um ótimo resultado


Abaixo segue uma tabela que faz uma comparação entre as duas técnicas:




Selecionamos as dúvidas mais comuns dos pacientes sobre Cirurgia Refrativa, em um texto. Leia
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html

Quer saber mais sobre cirurgia refrativa?

Quer usar lentes de contato? Então saiba tudo sobre elas lendo esse texto:

ATENÇÃO: OS COMENTÁRIOS PARA ESSE TEXTO ESTÃO FECHADOS POIS JÁ PASSAMOS DOS 200! FIZEMOS UMA SELEÇÃO DAS PERGUNTAS MAIS COMUNS E PUBLICAMOS NO TEXTO ABAIXO. PARA DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS, DIRIJAM-SE A ESTE TEXTO. GRATO


200 comentários:

Parabéns pelo blog e pelos posts. É de fácil linguagem e excelente conteúdo. Parabéns também pela iniciativa do blog, é interessante ver um médico querendo simplesmente "ajudar" as pessoas com informações básicas porém de confiança (uma vez que se trata de um profissional especializado).
Sucesso!

Bom dia, tenho uma dúvida, vou realizar a prk, porém após 8 dias retorno p o trabalho, aí que está o prblema, trabalho a noite e vou ter que dirigir. Vou conseguir dirigir a noite no 7 dia dia de PO?

Ao anonimo acima
Dificil dizer... mas dirigir a noite com 1 semana de PRK talvez seja complicado. pode ter muitos reflexos e halos em torno dos farois.

Amigos, ontem fiz PRK no olho direito, e a visão está meia turva e com grandes dificuldade para enxergar a noite, a longa distância e de perto também.
Será que isso é normal? Qual é o prazo de recuperação em média?
Estou para a realizar a cirurgia do olho esquerdo nessa semana, e tenho medo de ficar com as duas vistas nessa condição. Me impossibilitando de fazer tudo.

O que vocês acham?

Abraços

Respost ao post acima
Amigo, voce fez a cirurgia ontem! É claro que a visao ainda estará turva. O tempo de recuperaçao do PRK é mais prolongado, pode levar até 3 semanas, como está escrito no texto.
Fique tranquilo e pode operar o outro olho sem medo

Dr. Renato, obrigado pelos esclarecimentos.

Mais por receio, acabei marcando a cirurgia para a próxima semana, de forma a ter mais uns dias de recuperação e talvez estar com a visão do olho operado menos turva.

Mais fiquei mais confiante e animado com seus esclarecimentos.

Obrigado!!

Dr. Renato.

Mais uma dúvida, como havia informado antes, fiz a PRK na segunda passada (05/07) e ainda não notei melhora alguma .. Continua tudo embaçado e turvo.
Após a retirada da lente de proteção, ocorre alguma melhora significativa na visão? Essa lente de alguma forma prejudica a nitidez da visão?
Vou fazer o outro olho na próxima segunda e estou receoso.

Obrigado

oi Dr! sou estudante de medicina do sexto ano, eu proucurei o oftalmologista para fazer a cirurgia refrativa. Eu tenho OD:-3,0 -3,75 e
OE:-3,25 -4,5. Minha córnea tem boa espessura e os outros exs pre operatórios estao todos normais.Fui em um oftalmologista, um professor, e ele disse p q eu deveria fazer o lasik e que daria para zerar; proucurei um oftalmologista de um grande centro q ja fez 3 cirurgias no meu pai e ele me disse que acha q não vai dar para zerar e me indicou a PRK ou LASIK personalizada e disse que o tipo de cirurgia seria decidido na hora da cirurgia apos estudar o caso!fiquei meio confusa com toda situaçao e gostaria que o sr me desse sua opniao!meu mto obridada, fico aguardando a resposta!

Resposta ao post acima
Pelo seu grau de miopia e principalmente de astigmatismo elevado eu faria PRK. É uma cirurgia que poupa mais cornea e evita complicaçoes com o flap.
De preferencia faria a cirurgia personalizada.
Boa sorte

Olá Doutor, meu nome é Ellen e farei minha cirurgia dia 15/07 e após ler várias coisas fiquei com dúvida quanto ao flap. Após cortado ele não, digamos, que "cola" mais. Fica daquele jeito cortado pra sempre? Se sim, teria perigo de sair do lugar? Se não, fico mais aliviada. Desde já agradeço.

Ellen,
Depois do laser, o flap é recolocado na sua posicao de origem. Com o tempo ele se adere ao restante da cornea e fica como se nada tivesse acontecido. Mas nos primeiros dias essa adesao ainda nao é completa e ele pode sim se deslocar. Por isso deve-se evitar traumas ou esforços fisicos nos primeiros dias. Quando o flap se descola, é possivel recoloca-lo no lugar sem muito problema.
Nao tenha medo. Boa cirurgia
Renato

Boa tarde!
Fiz a PRK, retirei a lente dia 12/07, estava enxergando melhor com a lente, apartir de qdo começo a enxergar melhor?
Carol

Dr. Renato,
Preciso tirar ua duvida, estou para fazer a cirurgia a algum tempo, mas meus olhos são ressecados e alergicos. Estou em tratamento com Restasis, Loteprol e oleo de linhaça. Os meus olhos já estão quase bons, e a medica esta querendo marcar a cirurgia...mas estou em duvida com qual procedimento operar, a Dra. opta pelo Lasik, o sr. acha o melhor? Ela quer continuar usando os medicamentos antes e após a cirurgia, é indicado? Estou confusa! Obrigada.
Erika

Erika
Quanto aos medicamentos ela está certa. Voce deverá continuar usando após a cirurgia. Será melhor para a sua recuperação.
Quanto a técnica, lasik ou PRK, os resultados são semelhantes. Deixe essa decisão na mão da sua médica.
Boa cirurgia

tenho muita vontade de operar,tenho OD:0,75 e no OE:3,0 de astigmatismo qual o procedimento mais adquado neste caso,e tambem tenho os olhos secos

Resposta
Pelo seu grau ser baixo, qualquer uma das tecnicas terá um bom resultado.
Boa sorte

Ola bom dia, tenho miopia 3,75 OD porem cornea não suporta lasik, e 3,00 OE que poderia ser feito lasik. Pergunto é possível e aconselhavel fazer dois tipos de cirurgias diferentes uma em cada olho? Li em alguns sites que é possível e que ate por vantagens e desvantagens entre uma e outro tipo de cirurgia ao longo do tempo o cerebro é capaz de adaptar a alguns problemas entre um outro e outro ficando melhor a visão.

Vcs poderiam me informar qual o melhor equipamento usado hoje para correção da miopia, pretendo fazer a correção e o equipamento da clinica é um NIDEK MODELO EC 5000. Sinceramente meu maior medo e minha visão piorar depois da cirurgia, será que estes equipamentos possuem manutençoes constantes etc. Muito grato

Mauricio

O OD nao suporta LASIK mas suporta PRK? Se sim, faça o PRK no OD e Lasik no OE. Mas se o OD nao suporta nem o PRK ai a melhor opção é nao operar nenhum dos dois olhos.

Roberto
Existem varios aparelhos bons no mercado e o NIDEK é um dos melhores.
Quanto a isso vc nao precisa se preocupar.
Sim, geralmente as clinicas boas fazem um manutençao constante que inclusive é realizada pelo proprio fabricante

Doutor, na hora da cirurgia não é o oftalmologista que opera o equipamento certo? O maior trabalho do oftalmologista seria nos exames etc. Te pergunto isto pq meu medico disse que faz a cirurgia numa clinica com varios outros medicos e não é feito todo dia e sim quanto se faz varios procedimentos.

Resposta ao comentário de 9 de agosto de 2010 17:41

CLARO que é o médico que opera o aparelho, CLARO que é o médico que faz a cirurgia!
O custo para funcionar o aparelho é muito alto e por isso varios medicos utilizam um mesmo aparelho deixando para coloca-lo para funcionar quando há varias cirurgias agendadas.
Ligar o aparelho e gastar o material necessario para isso para fazer 1 unica cirurgia não compensa o custo. Voce nao imagina quanto custa um aparelho desses.

Estou na duvida vc poderia me ajudar por favor? Em apenas um olho é possivel fazer a cirurgia lasik, ja que no outro a cornea não a suporta apenas a PRK. Fui em dois oftalmologistas, um me sugeriu fazer prk nos dois olhos(disse que ficaria mais dificil controlar o pos operatorio, tipo colirios diferentes etc) isto é verdade? Já o outro me sugeriu fazer a lasik num olho e a prk no outro(disse que a prk e bem lenta a recuperação) tb é verdade? Vc poderia me dar uma terceira opnião? rsrsrs estou meio confusa.

MARQUEI MINHA CIRURGIA DE CORREÇÃO DA MIOPIA PARA A PROXIMA SEXTA FEIRA, JÁ PAGUEI E TUDO O MAIS. MAS AGORA TÔ COM MEDO MELHOR PANICO PRA DIZER A VERDADE DEPOIS DE LER ALGUNS DEPOIMENTOS AQUI NA INTERNET DE PESSOAS QUE ENXERGAVAM BEM DE OCULOS, E AGORA DEPOIS DA CIRURGIA SEGUER CONSEGUEM ENXERGAR PROXIMO AO QUE ENXERGAVAM. TIPO NÃO ENXERGAM BEM DE PERTO MAIS, A NOITE, REFLEXOS, VISÃO DUPLA, HALOS, OLHO SECO, ULCERA NA CORNEA. E ATE UMA QUE A CORNEA NÃO FOI RECOLOCADA DIREITO NO LUGAR PELO MEDICO. TODOS MEUS EXAMES INDICAM FAZER A CIRURGIA. QUAL A PORCENTAGEM DE RISCO DE 1 A 100?

Amanda,
é possivel sim fazer PRK num olho e lasik no outro. Nao tem problema nenhum. Os colirios sao diferentes e a recuperação tambem mas nao tem problema.
fazer PRK nos 2 olhos tambem é uma boa opçao
Faça com o médico que vc mais confiar e siga a orientaçao dele.
Boa sorte

Resposta ao anonimo de 10 de agosto de 2010 19:53
Dificil dizer uma porcentagem. Em grandes estudos ela supera os 90%.
Problemas sao inerentes a qualquer cirurgia. Mas geralmente sao temporarios.

Faça a cirurgia se estiver segura e confiante

Dr. Renato, sou a Amanda logo ai de cima. Vc numa situação normal de cirurgia me aconselharia fazer
PRK nos dois olhos ou PRK em um e LASIK no outro.
Meu grande problema em fazer PRK nos dois olhos e
o tal da maior demora em recuperar. Ja fazendo a pelo menos a LASIK num dos olhos já seria 50%.
Veja bem não estou pedindo uma avaliação medica, apenas como normalmente vc trataria um cliente na minha duvida. Grata

Amanda

sinceramente, tanto faz. Eu decidiria na hora, de acordo com os exames, perfil da paciente etc...
Mas, para te dar uma resposta, lasik num olho, PRK no outro

rsrsr doutor Amanda denovo

Pq Lasik num outro e prk no outro?

e não prk nos dois?

Um grande abraço doutor, prometo não te incomodar

mais. Vc é talvez o unico que faz este serviço

social de ajuda ao proximo. Parabens e tudo de bom.

Doutor vc tem alguem conhecido aqui em Belo Horizotne que faz a cirurgia de correção que pode me recomendar?

Amanda

Como o PRK incomoda um pouco mais, é melhor sofrer num olho só, não?
O lasil tem um pos operatorio mais confortavel

Depois me diga como vc ficou da cirurgia

Thiago

Em BH há otimos oftalmologistas.
Posso citar dois: Dr. Carlos Heler Diniz e Dr. Ricardo Guimarães
Mas há outros igualmente bons

Doutor, fiz minha cirurgia na sexta, o medico sugeriu PRK nos dois olhos, estou aqui depois de 4 dias enxergando muito pouco de apenas um olho o direito, fui ao medico ontem e ele retirou as lentes, depois recolocou outra no OE, disse q não tinha cicatrizado totalmente, antes eu ate tava enxergando mais que agora com esta outra lente. Amanha voltarei e vamos ver, isto tudo é normal mesmo na PRK? SO MAIS UMA PERGUNTA NA HORA DO LASER NESTE OLHO O MEDICO DISSE QUE EU DEI UMA MEXIDA NO OLHO, ISTO PODE TER ALGUMA A COISA A VER? UM ABRAÇO
EM TEMPO; INVEJA FOI VER NO OUTRO DIA OUTROS PACIENTES JA ATE DIRIGINDO(FIZERAM LASIK RSRSR)

Amanda

Sua visao ainda nao está boa porque ainda nao epitelizou totalmente. Quando isso ocorrer vai melhorar
E sua visao será tao boa quanto o pessoal que operou lasik. Sendo que voce correu menos riscos.
Fique tranquila

E quanto a troca de lentes e normal? E o ter mexido na hora do laser??

Doutor Renato tenho 1,5G de miopia nos dois olhos e fiz a cirurgia refrativa com bisturi a 10 anos, a miopia não foi corrigida e fiquei com reflexos noturnos. Fiz uma consulta com ooftalmologista e ele me recomendou fazer novamente com o Lasik, mas estou com medo que surgam novos reflexos devido a mais um corte na cornea.Se puder me responder, gostaria que voce me desse sua opinião.

Simone

Uma cirurgia de lasik apos uma ceratotomia radial (a cirurgia com bisturi) deve ser feita com muito cuidado e criterio
Eu na sua posiçao consultaria outros coloegas. E de preferencia medicos que sao referencias em cirurgia refrativa

Doutor, tenho 28 anos e fiz LASIK no dia 23/07/2010. Até hoje tenho muita dificuldade em dirigir a noite, já cheguei ao ponto de ter que parar o carro no acostamento e esperar todos os carros que estavam na faixa contrária passar, pois não conseguia definir se os outros carros estavam na faixa contrária ou na mesma faixa que eu. Até quando é normal sentir este desconforto noturno na estrada? obrigada!

Priscila

Esse fenomeno que vc está tendo se chama glare...
geralmente é transitorio e melhora com o tempo (dificil dizer quanto tempo)
Talvez seja prudente vc evitar dirigir a noite nesse pos operatoio recente (visto que nao tem nem 1 mes ainda)
Abç

Fiz cirurgia PRK dia 23 e ate hoje sinto as vistas embassadas é normal? Qual prazo normalmente vou ficar 100%. Ainda não vejo nitidamente, ainda sinto falta dos velhos oculos.

Alex

Pode levar até 3 meses mas em geral com 3 a 4 semanas já está legal
nao fique preocupado, ainda deve melhorar

Fiz a minha consulta com o Dr Hamilton Lazzari Leite em Assis(SP), gostaria de saber de voce conhece??

Meu nome é Vagner, fiz a minha cirurgia no dia 10/08, Lasik, tinha 9,50 de miopia no OD e 8,75 de miopia no OE. Para enxergar de longe está muito bem. Mas para enxergar de perto ainda tenho muita dificuldade, antes enxergava perfeitamente de perto. Isso é normal, tenho um retorno somente no dia 11/09 com o cirurgiâo, será que devo retornar antes. A noite sinto que já há uma melhora e já consigo dirigir normalmente. Mas de perto ainda está complicado. Agradeço a resposta.

Simone

Nao o conheço pessoalmente mas sei que tem uma boa reputação entre os colegas de profissão

Vagner

Depende da sua idade. Se voce tiver perto ou mais de 40 anos isso é normal! Vc melhorou sua visão de longe mas piorou a de perto.
Se vc tem menos de 40 anos, entao deve ser só questão de tempo para se acostumar

ABç

Bom dia Dr Renato, primeiramente parabéns pelo post e pela ajuda dada a todos nós que temos dezenas de dúvidas. Na próxima segunda irei fazer os exames para realizar a cirurgia, mas estou com uma dúvida crucial, escolher entre o PRK e o LASIK. Tenho milpia de 1,75 OD e 2,0 OE. A médica disse que posso fazer qq um dos 2 tipos. Qual o Sr sugere que eu faça PRK ou LASIK? Lembro que faço na sexta e na segunda volto pro trabalho :) sou analista de sistemas.
Obrigado

Olá Dr. Renato, bom dia! Amanhã pela manhã farei minha cirurgia na clínica Tranjan (Dra. Renata de Sá Del Fiol) gostaria de saber se você os conhece e quais seus comentários sobre a médica e a clínica. A doutora me recomendou a técnica PRK nos dois olhos, por possuir baixo grau (-2,50) e ter a cornea fina. A minha principal dúvida é sobre o colírio Acular LS, pois comprei o Acular que não é LS e gostaria de saber se tem o mesmo efeito e se posso usa-lo sem problemas ou devo comprar o LS?
Cleiton

Felipe
Como vc tem um grau baixo de miopia, se tiver uma espessura de cornea boa eu faria o Lasik. É mais confortável, o pós op mais facil e vc poderá retomar seu trabalho mais rapido
Abç

Cleiton

Nao conheço a clínica entao nao posso opinar.
Sobre o Acular... a difernça do LS para o normal é que a concentração do LS é menor entao ele arde menos o olho sem perder a eficácia.
Mas se vc ja comprou o acular normal pode usar ele mesmo
Boa sorte na cirurgia

Caro Dr. Renato,

Fiz cirurgia de correção de refração, pois tinha 6.5 e 7.0 de miopia. O procedimento ocorreu em 09/08/2010. Hoje, (27/08/2010) minha visão está boa, mas sinto dificuldades quando olho pras luzes (no período da noite), vejo halos e as luzes paracem mais fortes (como se eu estivesse feito um procedimento de dilatação da pupila - mas não tão forte assim).

Pergunto: Esse halos irão desaparecer e a luzes irão voltar ao normal? Já não era pra ter voltado ao normal após 15 dias?

Registro que quanto ao grau, minha visão está boa, mas não 100%, diria que está em 97%.

Obrigado.

Dr. Renato,

A médica que está me recomendando o tratamento optou pelo PRK, entretanto estou estudando sobre o assunto e observei uma planilha comentando sobre ambos os métodos.

Gostaria de saber se atualmente ainda é considerada esta planilha e se é fato, pois aparentemente a LASIK me parece melhor, certo?

Obs.: pelos exames, tenho possibilidade de escolher entre ambas.

Link da planilha: http://clinicataicher.com.br/prk.html

Luck

Esses efeitos sao bem tipicos e graças a Deus, transitorios
Tenha paciencia e comente com seu médico

Andre

Sim a tabela está correta e valendo

O lasik é mais confortavel para o paciente mas o prk é mais confortavel p o médico. Isto é, mais segura para ambos (medico e paciente)
Se ela sugeriu Prk, siga a recomendaçao dela

Olá Dr. Renato! Estou participando das etapas de um concurso público em BH e no edital pede - se acuidade visual de no mínimo 0,8 com e sem correção tenho os seguintes graus de miopia e astigmatismo: OD - 6,50 e -3,50 e OE - 6,00 -2,00, gostaria de saber se consigo tal acuidade sem me submeter ao LASIK ou PRK, caso tenha que me submeter a tal cirurgia consigo esta acuidade pedida!
Desde já agradeço.

Com esse grau voce pode conseguir visao de 0,8 COM correção. Mas SEM correção não conseguirá.
Ai só operando.

Dr, eu irei fazer PRK, tenho 1,75 de miopia em ambos os olhos,e 0,5 de astigmatismo também.
Eu tenho 15 anos, e irei operar pois precisarei fazer exames médicos para um concurso da Aeronáutica. Minha cirurgia está marcada para dia 2 de setembro deste ano, e os exames médicos que irei fazer acontecerão a partir de 4 de outubro, e até lá meus olhos precisam estar totalmente cicatrizados.
Eu corro o risco de até lá não ter cicatrizado totalmente ainda? minha médica disse que demoraria um mês mais ou menos pra cicatrizar tudo, mas até o dia dos exames pelo menos minha visão já estará estabilizada?

Desde já agradeço

Othon

Caro Dr. Renato,

Mais uma vez venho se socorrer dos vossos préstimos no sentido de me orientar em realação a um fato ocorrido hoje (dia 31/08/2010). Vejamos:

Com eu tinha dito antes, fiz cirurgia de correção de refração através do método LASIK, pois tinha os seguinte grau:

esf. Cil. Eixo AV.
OD= -6.25 -0.25 155 0.63
OE= -7.00 -1.00 180 0.63

Assim, como eu disse anteriormente (topico do dia 27/08/2010)após a cirurgia minha visão estava boa (não 100%), o que me incomodava e me incomoda um pouco são as luzes e halos a noite.

Ocorre que, quando foi hoje (dia 31/08/2010), ou seja, após 22 dias da realização do procedimento cirurgico, minha visão do olho esquerdo piorou muito após eu ter dormido no período da tarde.

Entre as 14:00 hs. e 17:30 encontrava-me dormindo e quando acordei minha visão tinha piorado bastante (somente o olho esquerdo).

Pergunto: O que teria ocorrido? Será que houve algum dano durante o sono? Existe a possibilidade de se voltar ao normal?

Mais uma vez obrigado.

Obs: Pergunto a vossa sednhoria porque meu médico encontra-se a mais de 500 km de distancia de onde estou.

Obrigado.

Luck

Talves a sua cornea tenha sofrido alguma coisa, como se tivesse "aberto" novamente a cicatriz da cirurgia. Possivelmente é uma coisa transitoria que com o uso dos lubrificantes melhora.
Mas é necessário que vc consulte um outro oftalmo mesmo que nao seja o que te operou. Se for uma coisa mais grave é preciso tratar logo para nao ter sequelas.
E sim, qq que tenha sido o problema é possivel voltar a ficar normal

Othon

O prazo de recuperação é em média 30 dias. Veja que eu disse "em média" porque pode levar mais ou menos tempo. Não temos como prever.
Mas acho que estará bom o suficiente para o exame

Dr. Renato

Fiz prk dia 13/08, e ate hoje estou fazendo o uso do colirio vigadexa é normal o uso deste colirio durante tanto tempo? Ele provoca algum tipo de visão dupla ou visão borrada o senhor sabe de responder? Grata

Lu

Eu uso esse colirio no pós operatorio por 7 a 10 dias somente. Mas a conduta varia de medico para medico.
Esse colirio NAO causa esses sintomas que vc falou (visao dupla ou borrada)

Dr. Renato, se eu tivesse descoberto esse Blog antes, teria tentado ser operado por você!! Nunca havia visto um médico tão atencioso!!!
Mas acabei operando em outro lugar...
Fiz a PRK PERSONALIZADA no dia 22/07/10, ou seja, hoje já faz 46 dias. Hoje fiz os exames (acuidade visual, topografia, etc). Estou com 0,4 de astigmatismo em cada olho e 0,5 de miopia no olho esquerdo. Minha dúvida é a seguinte: há chances REAIS de melhora do grau residual, dado o tempo já passado de realização de minha cirurgia?
Detalhe: não sei se isso pode ter interferido, mas durante a cirurgia, tive problemas pra manter parado o olho que agora está em pior situação. Pode ser por isso ou o laser é capaz de detectar essa movimentação do olho durante a aplicação??
Desde já, agradeço!

Caro Dr. Renato.

Pretendo realizar a cirurgia para correção de grau. Tenho miopia sendo OE= 1,5 e OD = 2,00.
Meu oftalmo explicou as 2 técnicas e solicitou alguns exames pró-operatório. Segundo ele somente poderá definir o método dependendo da espessura da córnea.
Fiz o exame de Mapeamento de Retina com um medico indicado pelo meu oftalmo e ele me informou que tenho a córnea fina e caso seja necessário realizar o método da Lasik teria que realizar um método para "reforçar a retina" (isso seria através de um laser).
Isso poderia interferir na cirurgia, independente do método utilizado?? Ainda irei fazer os outros 2 exames.
Para ser sincera estou com um pouco de receio sobre a cirurgia.

Muito Obrigada.

Aldo

o laser tem um sistema chamdo eyetracker que desarma o laser quando o olho se mexe. Apesar disso, qdo a pessoa mexe muito isso interrompe toda hora o procedimento e não é o ideal,
Se vc ficou só com 0,4 e 0,5 de grau residual eu acho q está de bom tamanho. Provavelmente vc deve conseguir ficar sem oculos quase todo o tempo nao?
Ainda tem pouco tempo da cirurgia e esse grau residual pode variar (para menos ou para mais)

Abç

Priscila

Com a cornea fina é melhor fazer o PRK.
O laser para reforçar a retina é importante fazer (quando indicado) independente da cirurgia

Dr. Renato,

Fiz a cirurgia ha quatro dias atras, com o metodo PRK personalizada, a minha cicatrizacao esta sendo boa, possuia miopia antes da cirurgia, mas ainda nao enchergo muito bem de longe como de perto, sera que o meu grau nao zerou totalmente, ou ainda eh muito cedo para dizer? Tinha -5.50 de miopia em cada olho. Obrigada!

Dr. Renato,

O colirio Trisorb tem a mesma indicação do Artelac ou genteal, fiz PRK, posso usar qualquer um dos três?

Resposta ao comentario de 12 de setembro

Muito cedo ainda para avaliar. 4 dias apenas.
provavelmente vai melhorar

Rodrigo

sim, os 3 colirios tem a mesma indicação

Bem os três tem a mesma indicação, tb tem o Systane qual deles o senhor mais recomenda e acha melhor?

Dr Renato, o aluno do meu esposo tem OD +6,00.esf OE +8,00, qual cirurgia seria recomendada para ele? Ele só tem 20 anos, e conforme dito por ele o grau dele esta abaixando.

Thais

Ele só poderia fazer a cirurgia com colocaçao de lente fácica. Veja nesse texto a explicaçã dessa cirurgia
A laser nao é possivel fazer devido ao grau alto de hipermetropia

Bom dia Doutor...estou com uma pequena dúvida, fiz o Lasik no dia 26/08/2010 e tomei todos os cuidados necessários. Eu tinha 1,25 OE e 2,00 no OD. Hoje dia 15/09/2010 percebo que a visão do olho direito ainda estaá meio embaçada, e a do olho esquerdo bem nítida.Isso é motivo pra eu me preocupar ou é normal e com o tempo vai melhorar?Fiquei triste com essa situação pois queria enxhergar nitidamente nos 2 olhos, pois usei óculos por 20 anos.Já tenho 31 anos e meu grau estava estabilizado a 3 anos. Estou lhe perguntando poque meu médico está a 400 km de onde moro e so vou voltar nele em novembro quando completará 3 meses. E a maioria das pessoas me dizem que isso é normal e que demora mais ou menos 40 dias para eu enchegar bem dos dois olhos e isso varia devido ao grau.Agradeceria se me respondesse.Atenciosamente ...Adriana

Muito obrigada Dr. Renato, vou repassar a informacao à ele. Agora, se não for pedir demais, vc sabe se plano de saúde cobre tal cireurgia? Ele pode usar lentes de contato? Ele faz segurança em festa e estao exigindo que ele use lente ao inves de óculos.
Muito obrigada novamente.

Adriana

é possivel q ainda melhore ou q tenha sobrado ainda algum grau. É necessario te examinar p saber. Se a consulta com seu medico vai demorar, se consulte com outro. Só te examinando dará p saber o q aconteceu

Thais

Por regulamentação da ANS os convenios sao obrigados a cobrir cirurgia com graus acima de 5. Sim, ele pode usar lentes de contato. É uma boa opçao para ele. Leia os textos sobre lente de contato nesse mesmo blog. Vai te ajudar

Muito obrigada DR, vou me consultar com outro, até poder voltar na minha consulta final.....atenciosamente, Adriana

Bom Dia Dr. Renato.

Irei fazer o tratamento de fotocoagulação antes da cirurgia, pois minha retina é fina.
Terei que fazer mais um exame, Orbscan.
Meu médico me disse que até o momento posso escolher qualquer cirurgia ( Lasik ou PRK).
Sinceramente estou em duvida de qual procedimento escolher.
Tenho OD = 2,00 e OE= 1,5
Por acaso o Senhor tem algum conselho??
Muito Obrigada.

Dr. Renato, bom dia. Fui a um oftalmologista há uma semana e ele me explicou sobre a técnica PRK para córneas finas, que é o meu caso. Me passou tranquilidade, explicou tudo direito inclusive falou que no meu caso, só a PRK é indicada.
Não tenho medo da cirurgia, mas após ler alguns posts fiquei receosa quanto à recuperação pois trabalho e tenho uma filha de pouco mais de um ano p cuidar. Poderia por favor me esclarecer algumas dúvidas: - em qto tempo posso enxergar p dirigir e trabalhar (meu grau é OD 5 e OE 5,75); - os remédios são suficientes para tirar o incômodo? - vou conseguir enxergar normal para fazer as tarefas do cotidiano ou somente depois do tempo de recuperação? - te pessoas que arrependem da cirurgia? Desde já agradeço sua atenção. Emília

Dr. Renato o senhor poderia me informar se o colirio oftane tem a mesma composição do systane?
Tô querendo comprar o oftane por ser mais em conta.

Priscila

Se os exames estiverem todos ok, prefiro o lasik
Mas quemm deve decidir é o seu médico e voce junto

Emilia

No primeiro mes vc pode ter dificuldade em algumas situaçoes
Mas nao é nada demais

O systane e o oftane nao tem a mesma composição mas sao bem semelhantes

Dr. hoje faz/fez 41 dias que fiz prk, eu tinha miopia e astigmatismo nos dois olhos, porem ate hoje no olho que eu tinha menos miopia e mais astigmatismo sinto um certo embaraçamento neste olho e como conseguencia enxergo menos nele tb. Pergunto é se ainda é possivel melhorar estando usando apenas o colirio lubrificante ou devo aguardar mais tempo mesmo, meu medico só pediu pra retornar ainda daqui a um mês. O astigmatismo demora mais mesmo a melhorar?
Tem algum lubrificante que que ajuda neste embaçamento ou todos são a mesma coisa? Tô usando o artelac.

Rodrigo

A recuperaçao do astigmastismo é igual a da miopia
Eu prefiro outros lubrificantes do que o artelac, como o systane ou o optive.
Ainda é possivel q melhore sua visao sim

Estes colirios não são todos pra substituir a lagrima(lagrima artificial) ou tem algo que melhore a visão alem de lubrificar?

Bom dia, Tinha OE 5,0 e 0,50 e direito 4,5 e 0,50, fiz lasik no dia 11/08/2010, quando voltei ao oftalmologista em 25/08/2010 havia sobrado grau residual de 1,75 em cada olho, fiz o retoque nesta mesma data. Em 14/09/2010 peguei conjutivite e estou usando Oftane e vigamox. Ainda não estou enxergando bem de perto, principalmente para ler, para longe enxergo. A noite as luzes encomodam muito. Com a pupila dilatada e sob condiçoes de baixa luminosidade não consigo ver perfeitamente. Isso é normal? Vai melhorar depois que eu terminar de oingar os colirios? Não estou muito feliz com os resultados, pois de oculos eu enxergava perfeitamente. Leva mais algum tempo para adaptação? Posso estar criando uma falsa miopia ou astigmatismo, por querer que a visão melhore completamente?

Sim Rodrigo, a funçao é a mesma, mas a formulaçao nao. Alguns sao mais neutros, tem menos conservantes, tem efeito mais prolongado etc etc

Ao anonimo de 24 de setembro

Os efeitos q vc refere em condiçoes de baixa luminosidade sao comuns e geralmente melhoram com o tempo (embora nem sempre).
Vc ainda nao tem nem 2 mesees da 1a cirurgia entao ainda é cedo para dizer alguma coisa.
Tomara q a conjuntivite nao atrapalhe

É possivel fazer um retoque com apenas 15 dias de uma cirurgia lasik? Fiquei surpreso. No meu caso fiz PRK a 45 dias, apos qto tempo poderei fazer retoque?

Parabéns pelo blog, gostaria de saber qual o tempo de recuperação e se poderei continuar a praticar luta apos a operação de miopia (lasik).
obrigado
Luigi

Boa Tarde Dr Renato
Gostaria de esclarecer uma duvida.
Tenho miopia 6,5 od e 6,25 oe e tbm tenho astigm, mas nao sei qto....gostaria de fazer a cirg a laser a lasik... porem a dois anos descobri que tenho diabetes melitus tipo I. Conversei com alguns medico, uns recomendam outro de maneira alguma, detesto usar oculos e como trab com comp e ar condicionado, fica dificil usar lentes direto. Já conversei com meu endocrino e disse q está controlado e q poderia sim realiza....Gostaria de saber qual a sua opinião. Desde já agradeço.

Mauricio

Sim, é possivel fazer um retoque mesmo com pouco tempo de cirurgia.
No seu caso, o retoque vai depender de varios fatores, quanto é o grau residual, se a cornea ja cicatrizou etc...
Pode ser feito até agora, dependendo do caso

Luigi

Praticar luta depois do lasik é um pouco arriscado porque o flap pode deslocar.
Mas o Flavio Canto, judoca, fez lasik e continou lutando
Mas a decisão de quando voltar a lutar fica entre voce e seu médico.
Abç

Miriam

o unico problema da diabetes é porque ela pode atrapalhar a cicatrização.
Mas numa diabetes inicial e bem controlada, a cicatrização é normal
Entao, eu não teria qualquer problema em te operar nesse caso

Boa Tarde Dr. Eu fiz o lasik a 33 dias e meu médico esta a 500 km de mim e só vou voltar nele daqui 3 meses, e senti algo estranho no olho direito.Me aconselhei com o senhor que me disse para procurar outro médico até chegar minha nova consulta. Fui hj e ele me aconselhou a usar o FLORATE,´porque o meu olho direito está levemente inchado e é por isso que estou vendo um pouco pior no olho direito, eu disse que me cuidei e ele disse que isso é normal acontecer, e que meu grau zerou.Só gostaria de saber do senhor se posso usar o florate mesmo, se não vai dar nenhuma reação ou dano à cirurgia? e quanto ao outro colírio estou usando Fresh Tears, que é só lubrificante. Agradeço se me responder, pois estou muito preocupada.....atenciosamente...Adriana

Adriana

Pode usar o florate sim. É bem provavel dele melhorar o seu quadro atual. E muito dificilmente ele vai atrapalhar a sua cirurgia
Na minha opiniao, pode confiar no colega e usar a medicação

Obrigada pela sua explicação Dr. Renato, fico bem mais tranquila. Vou comprar o Florate ainda hoje e começar a usá-lo. Um abraço....Adriana

Dr. renato o meu medo e so de fazer a cirurgia e te que volta a usar oculos, nao zerar meu grau, fazendo o lasik qual a chance de isso acontecer.grato

Walisson

Existe esse risco sim, mas em grandes estudos a porcentagem de pessoas que ficaram sem oculos depois da cirurgia foi superior a 90%.

Ola Dr.
meu nome eh Calebe Souza,fiz a cirurgia LASIK no dia 15 de Setembro de 2010...ha pouco tempo atras..apos uma semana tive q voltar para esticar o Flap do olho direito,no esquerdo ocorreu td normal e nao foi necessario isso.
Hoje..01 de outubro,apos 1 semana q levantei o flap Direito,sigo com a visao bem embacada,mt abaixo do q eu esperava,e segundo meu cirurgiao a miopia foi zerada...com o tempo minha visao vai recuperar????
Muito Obrigado desde ja

Olá doutor!!!
Gostaria de saber sua opinião. Operei lasik dia 24 de setembro, e no dia 27 percebendo visão dupla, fui submetido a procedimento para retirar estrias do flap, que incluio a retirada do epitelio, apos isso coloquei lente protetora que retirei ontem. No entanto continuo com a visão dupla. Qual o risco de ficar com a visão dupla, permanente??? Por causa das estrias. O esperado após esse procedimento não seria ficar só com a visão embaçada???
Desde já agradeço a sua atenção.

Calebe

é possievl que com o uso dos colirios antiinflamtorios sua visão clareie novamente.
Talvez nao fique como o outro mas deve melhorar sim.
Dificil dizer exatamente sem te examinar mas deve ser por ai

Gustavo

Não é comum ter visão dupla nao.
Realmente fica dificil te dar uma posiçao concreta sobre o caso
Se vc tá inseguro, procure a opiniao de outro medico na sua cidade, de preferencia alguem especialista em cirurgia refrativa

Ta Ok...Obrigado Dr Renato
meu medico me receitou usar o PredFort...mas ouvi falar que existem antiinflamatorios melhores...vc recomendaria algum outro????? pois acho que esse n esta resolvendo...ouvi falar de um chamado Florate oq vc acha?
Calebe

Calebe

o florate é mais fraco que o predfot. Se nao melhorar com o predfort muito menos com o florate

Dr. Boa noite!
Meu nome é Fabiana, tenho 20 anos e tenho uma cirurgia Lasik marcada para dia 15/10.
Porém, tenho uma dúvida... Antes de decidir operar eu li bastante sobre estes 2 modos de cirurgia (PRK e LASIK).
Hj fui ao médico e ele me explicou que a cirurgia seria Lasik personalizada e q eu tiraria minhas dúvidas do procedimentos qd fosse assinar os papéis pra operar..ou seja, ñ tirei minhas dúvidas com o médico.
Ao ser encaminhada para assinar os papéis da cirurgia, questionei sobre os procedimentos...
A moça me disse q seria Lasik personalizada, que seria colocado uma lente terapeutica ao terminar a cirurgia e q ñ teria nenhum corte (apenas laser). Porém, nos procedimentos estava escrito q teria uma remoção antes da aplicação do laser..e a moça me explicou q esse termo era padrão e q ñ teria nenhum corte.
Minha dúvida é se esse procedimento realmente existe... ou devo ir novamente ao hospital tirar essa dúvida com o médico antes da cirurgia.
Obrigada,
Fabiana.

Anonimo de 24/09/2010

Faz uns dez dias que percebi que minha visão do olho direito piorou, pois ela estava bem melhor que a do olho direito. Tenho consulta dia 13/10 com meu médido. Será que é normal? Será que minha miopia não zerou? ou será que aconteceu algum problema. Hoje uso somente o Oftane. Estou com medo de ter acontecido alguma coisa grave e eu fique com a visao assim para sempre.

Quero dizer estava bem melhor que a do olho esquerdo.

Anonimo de 05/10/2010 10:38

Será que existe a possibilidade de outro retoque?

Fabiana

Na cirurgia personalizada, ou lasik personalizada, existe a confecção do flap (corte) e portanto não há a necessidade de colocar lente depois da cirurgia.
A lente de contato só colocamos geralmente depois do PRK.
Está havendo uma confusão da pessoa que te orientou sobre o procedimento
Não acho q isso vai interferir no resultado mas se tiver na duvida, converse melhor com seu médico
Voce tem todo o direito de saber oq ue vai ser feito durante a cirurgia

Porque voce nao se identifica???????
Ficar procurando quem foi o anonimo do dia tal é complicado

Da mesma maneira, que é complicado dar opinião de um caso que eu nao estou vendo.

Só seu médico poderá te dizer o que ocorreu e se é necessário fazer um retoque

Dr Renato,sou de PE e fiz a cirurgia de PRK personalizada + mitomicina em Brasilia com Dr Conrobert oliveira.A cirurgia foi dia 16 de setembro nos 2 olhos e até agora não consigo ver bem de longe e a noite.Gostaria de saber se´isso é normal,e se há possibilidades de melhorar.As vezes fico preocupada com medo de ficar assim para sempre.Minha revisão está marcada para 01/11.Por favor ,gostaria de saber sua opinião sobre meu caso.Obrigada.

Maria Leite

sim, isso ainda pode melhorar. É muito dificil opinar sem ter te examinado. Mas mantenha os colírios e aguarde a revisão

Bom dia doutor,

Gostaria de saber qto tempo os olhos ficam vermelhos?
Já fiz a cirurgia tem 21 dias e meus olhos continuam muito vermelhos... isso é normal?
Minha médica disse que é, mas sei lá, meus olhos estão iguais ao olho de sauron!! Qto tempo dura em média esse vermelhão (vermelho sangue!)?

Obrigado pelas informações dadas!!

Olá Dr. Renato, td bem? Gostaria de saber as vantagens da utilização da técnica personalizada em relação a convencional. Obrigada. Patricia

Olá Dr Renato, quinta feira dia 07/10 cirurgia afim de de corrigir OE 1,5 miopia e 0,5 astigmatismo OD 1,75 miopia e 1,75 astigmatismo, meu medico optou pela LASIk. Mas na cirurgia na hora do corte, o flap saiu irregular... ai ele tentou o outro diminuiu a altura do anel mas mesmo assim o flap saiu irregular. Meu medico alegou que meu olho alem de ser pequeno tinha a cornea maior que a media e tambem que fiquei mt tensa o que tb prejudicou a cirurgia.... acabou que fiz a cirurgia e no final a unica coisa que ganhei foi mt dor, até hj 2 dias depois, tenho sentindo mt dor, e minha visao esta muito disfocada.
Meu medico sugeriu fazer outra cirurgia dentro de 3 meses utilizando a msm tecnica, mas com um corte um pouco mais fundo. toh com medo de fazer esse corte novamente, serah que poderia fazer a PRK e serah que esse flap irregular pode trazer maiores consequencia na minha visao, como aumentar meu grau ????

Olá Dr. Renato.
Fiz PRK há 20 dias e retirei as lentes com 16 dias de cirurgia. O médico (que não foi quem operou) teve grande dificuldade para retirar as lentes, elas estavam bem "grudadas". Após a retirada não aguentava ficar com os olhos abertos, eles lacrimejavam e ardiam muito. Ele pingou anestésico e chamou o médico que fez a cirurgia, que após observar, implantou plugs nos olhos. Ao meu ver, a retiarada das lentes foi prematura, sem contar que a visão piorou uns 60%, fotossensibilidade, ardor etc. É normal?
Grata

Felipe

depende de qual foi a causa da vermelhidão.
Pode ser por ressecamento, por sangramento de algum vaso durante a cirurgia, por inflamação etc
Normalmente ela dura poucos dias.
Mas se seu olho apesar da vermelhidão, estiver se recuperando bem, com boa visão, sem dor, sem secreção... relaxa. Daqui a pouco está tudo normal

Patricia

A cirurgia personalizada corrige pequenas imperfeiçoes da córnea que a cirurgia convencional não corrige (chamadas aberrações de alta ordem). Em alguns casos, isso não faz muita diferença mas em outros o resultado é bem melhor.
Farei um post sobre o assunto em breve

Sig

a dor deve melhorar em alguns dias
Se fosse operar novamente, eu faria a técnica de PRK.
Acho que voce deve consultar um outro médico e ter uma 2a opiniao. De preferencia alguem especialista em cirurgia refrativa

Dani

com 16 dias a cornea já cicatrizou na maioria dos casos (eu geralmente tiro com 7 a 10 dias por exemplo). Provavelemente, sua cornea demora mais para cicatrizar. Ele poderia ter posto novamente as lentes mas optou pelo plug.
Está tudo dentro dos padrões.

Bom dia Dr...como confio muito na sua opinião, estou novamente aqui pra fazer uma pergunta que esqueci de mencionar da outra vez. Minha cirurgia de lasik ja completou 45 dias e eu pratico como esporte hidroginastica e natação 3 vezes por semana. Quando fiz a cirurgia meu médico disse que eu poderia esperar so 10 dias e voltar a fazer, mas fazendo umas pesquisas na internet eu optei por esperar mais um pouco. Só que estou sentindo falta dos exercícios.Gostaria de saber do senhor se ja posso voltar a praticar meus esportes sem problemas ou devo esperar mais um pouco, porque estou um pouco insegura. Fico muito grata se puder me responder...atenciosamente....Adriana...

Bom dia Dr. Renato.
Fiz a cirurgia refrativa dia 07/10/10, ou seja, 9 dias atrás.
Tinha +4,75 OE e +4,5 OD alem de um pouco de astigmatismo em ambos os olhos. A tecnica utilizada foi a Lasik.
Tava tão preocupado, pois saí de la nao enxergando nada. A unica melhora que tive nesses 9 dias foi a seguinte: um dia depois da cirurgia eu ja via alguma coisa. Mas do 2º dia até hj, 9º dia a minha visao continua a mesma coisa. To sentindo que to muito miope. Fiz um teste em um amigo que tem ótica e ele disse que minha miopia é superior a -4 graus. Será que essa demora toda para voltar a enxergar é normal? A cornea demora tanto tempo assim pra cicatrizar?
Meu oftalmo disse que o tempo de recuperação do miope é diferente do hipermetrope. Mas acredito que deva estar acontecendo alguma coisa errada comigo, quase 10 dias e só enxergo as coisas até 15 CM de distancia, como se fosse um miope verdadeiro. Dirigir nem pensar, fazer coisas do cotidiano nem pensar. Peço encarecidamente sua opiniao e pra saber se é normal tamanha demora.
Estava usando vigadexa 6X por dia e foi sugerido pelo meu oftalmo passar para 3x ao dia. Nao sei se isso pode interferir em algo.
Minha visao nao esta embaçada, nao tenho visao dupla. A noite vejo os famosos halos e sao bem grandes. Mas acredito que isso no inicio seja normal. A minha unica queixa é de estar bem miope nesse momento.
Desculpe ter alongado tanto o texto, mas é pra detalhar bem meu caso e obter uma ajuda do senhor.
Nem sei como te agradecer.
Obrigado por ajudar a todas as pessoas.
Abraços

Só uma correção. A cirurgia foi dia 04/10, 9 dias atras mesmo.
Grato

Doutor boa tarde, vou fazer PRK amanhã, tenho 3,75 de miopia nos 2 olhos e 1,25 e 1,75 de astigmatismos... optei por fazer nos 2 olhos de uma vez, será que é o correto? mais uma pergunta, será que consigo voltar a trabalhar em 7 dias? desde já agradeço.

Dr.amanhã vou fazer a cirurgia PRK amanhã... hoje e ontem usei o colírio acular, só q perdi...terá algum problema se eu não usa-lo pós operatório???
e trabalho na rua( sou carteiro) qual o tempo ideal para esta afastado do serviço????
muito obrigado!!!

Adriana

Pode voltar a praticar seus esportes aquáticos sem problemas, sem medo

Abç

Luis

essa demora não é o que geralmente ocorre. Apesar de ainda poder ser normal, eu consultaria um outro médico para ter uma 2a opiniao. Só te examinando é possivel dizer se tem algo errado ou não
A mudança da frequencia do colirio (de 6x para 3x)não interferiu em nada. Era para ter sido assim mesmo

Wendell

tem muitos medicos que operam os 2 olhos no mesmo dia.
Em 7 dias sua visão ainda nao estará perfeita mas é possivel voltar a trabalhar sim

Ao anonimo (carteiro)

nao é o ideal deixar de usar o colirio. Avise seu médico antes da cirurgia.
Dificil dizer em quanto tempo voce pode voltar a trabalhar, pois voce trabalha na rua e o sol incomoda um pouco no começo. Só o tempo dirá

Muito obrigada Dr. Renato. Amanha mesmo volto aos esportes, que maravilha.....Abraços....Adriana

Dr. Renato.

De forma sucinta, só quero saber mais uma coisa.

Existe uma diferença muito grande na recuperação de miopes e hipermetricos??

Meu oftalmo disse que as pessoas q tem hipermetropia tem uma recuperação muito maior, de semanas mesmo e por isso ele tinha perguntado antes se queria operar um ou os dois de uma vez.

Bom, antes da cirurgia ele nao disse isso. Se tivesse dito q iria demorar bem mais talvez ficasse mais tranquilo.

Quando perguntei se existe uma diferença bem grande na cicatrização e na formação da cornea é pq de fato minha visao esta digamos..10 a 15%. Passaram-se quase 10 dias e ainda faltam mais 15 dias para o meu retorno. Nesses 15 dias a visao ainda vai evoluir MUITO ou a cicatrização agora nao vai alterar muito mais o q vejo?

Como ja disse anteriormente esta pessimo o que vejo, mas ele disse ser normal. Só quero saber se pode ser normal ficar tanto tempo com a visao ruim e depois de varias semanas acordar um belo dia e ela estar perfeita, somente por ser diferente e nao ter miopia como a grande maioria.

Grato pela atenção

Luis Morena

A melhora nao acontece de um dia para o outro. É uma coisa gradual. Voce nao dormirá mal e acordará enxergando perfeitamente no outro dia. Não é assim.
eu nao percebo grande diferença nos pós operatorios entre miopes e hipermetropes. mas isso é uma observação minha.
Nao adianta ficarmos fazendo suposiçoes. Vá a algum médico e tire suas dúvidas

Bom dia DR. Renato, meu nome é Jaqueline Azevedo
Antes da cirurgia eu tinha 1,00 e 1,00 de miopia e astgmatismo em cada olho, totalizando 2,00 graus.Fiz cirurgia LASIK no dia 24/09/2010, dois dias depois já sentia diferença entre o olho direito e o esquerdo. O olho direito ( o primeiro operado ) estava muito embaçado. Três dias depoius da cirurgia estive no consultório e o médico me disse que estava tudo perfeito, e que a visão do olho direito iria melhorar.O que não aconteceu. Uma semana após a cirurgia o procurei, e ao me examinar constatou rugas no flap, no dia seguinte já voltei ao centro cirúrgico para alisamento do mesmo. Ele colocou uma lente terapêutica após o procedimento, que retirou três dias depois. Após uma semana o procurei novamente pois não consigo trabalhar, devido a visão embaçada do olho direito, como trabalho com computador o dia todo, estou tendo dificuldades, e muita dor de cabeça. No consultório ele me examinou e disse que agora o flap esta " torto" causando um astgmatismo, e será necessário retocar com laser pra ficar bom.
No meu primeito retorno, ele usou o aparelho para me mostrar o meu grau ( ZERADO !)Como agora ele diz que tenho astgmatismo ?
Ele também insiste em dizer, q todo esse problema é devido ao fato de eu ter " apertado olho"....chegou a dizer, q essa é a última chance de minha visão ficar boa, e talvez eu pague um preço muito alto por ter " apertado o olho."
Doutor, li todos os post, e percebi sua experiência no assunto, por isso peço sua opinião.
Devo retocar mesmo a cirurgia ?
É normal ficar com grau MAIOR, depois da cirurgia? ( pois antes eu enxergava melhor q agora).
O retoque esta marcado para 22/10, menos de um mês após a primeira. É tempo suficiente ?
Obrigada !
Jaqueline.

Dr. Renato

Quero fazer a cirurgia refrativa e tenho -10 de miopia nos dois olhos e tbém tenho astigmatismo. Vc me aconcelharia fazer qual cirurgia?

Jaqueline Alves

Dr Renato,

Obrigado pelos comentarios.

Só duas ultimas perguntas:

Uma pessoa que ja operou mais de 30 mil pessoas, poderia cometer um erro bobo do tipo confundir as fichas do paciente e programar ( nao sei como é feito isso ) errado a maquina excimer e assim ela tirar grau a mais do q era solicitado?

Outra coisa, caso tenha que fazer retoque...vc acha prudente eu continuar com o mesmo médico ou seria interessante procurar algum outro local para fazer?

Esse é meu oftalmo de mais de 2 décadas, pensei q teria um tratamento especial e parece q foi especial pro lado negativo..rs

Obrigado pela ajuda

Jaqueline

Eu nao costumo fazer o retoque em tao pouco tempo, a nao ser em situaçoes especiais, como parece ser o seu caso.
Mesmo que voce tenha apertado o olho durante a cirurgia, não dá para colocar a "culpa" em voce, sem atribuir nenhuma resposnabilidade a ele e ao acaso (ou azar..)
Eu te sugiro procurar uma 2a opiniao antes de fazer esse outro retoque

Jaqueline Alves

Tem q fazer os exames antes para saber se pode o nao operar e qual tipo
Seu grau é um pouco alto para a cirurgia a laser, mas temos outras opçoes
consulte um médico

Luis

Nao dá para descartar um erro de troca de prontuarios ou coisa parecida. Somos todos humanos, entao uma secretaria, enfermeira ou o médico trocar um ficha é possivel sim. Mas normalmente isso é conferido varias vezes

Se voce confia no seu medico, faça o retoque com ele mesmo. eu nao gosto de operar (o retoque) em pacientes que foram operados por outros medicos

Jaqueline Azevedo.
Bom dia Dr. Renato.
Estive em outros dois oftalmologistas, os dois me deram o mesmo diagnóstico.
Tenho astgmatismo no olho direito ( 1,00 grau pra um oftalmo e 1,5 pro outro..). Um deles me disse: Vc ficou com astgmatismo irregular.Tanto um quanto o outro me disseram pra fazer o retoque, já que comecei, porém nenhum dos dois é especialista nessa cirurgia como o senhor.
Será um mês entre um laser e outro.
Há possibilidade de " piorar " esse resultado, num retoque ?
E retificando, nese olho antes da cirurgia eu tinha 1,25 de miopia e 1,25 de astgmatismo. Os dois oftalmos que consultei também foram unânimes em dizer que a miopia não existe mais.
Pq o senhor considera meu caso " especial" ?
Muito obrigada, tenha um bom dia !!
Jaqueline Azevedo.

Jaqueline

Seu caso é "especial" por ter havido enrugamento do flap, uma cirurgia para desfazer essas "rugas" e um novo deslocamento do flap causando o astigmatismo que sobrou
Por isso a necessidade de mais um retoque e de forma mais precoce do que um caso em que sobrou ou volto algum grau.
Pelo que foi dito pelos outros colegas eu iria fazer o retoque com o médico que te operou primeiro

Olá Dr Renato,
Tenho 23 anos e tenho Hipermetropia e astigmatismo - OD 7,00 - 4,00 e OE 8,00 - 5,00.
Já fiz tratamento com tampão no olho esquerdo quando era criança, mas não obtive nenhum resultado. Gostaria de saber a sua opinião, é possível realizar alguma cirurgia para o meu caso? se sim, qual a melhor?

Obrigada,

Anonimo

A cirurgia nao corrige a sua visão, ela só elimina o oculos. Após a cirurgia, sua visão será a mesma de hoje, só que sem o oculos. Entendeu?

Bom dia, sou Erica. Tinha - 6,00 graus de miopía e em julho de 2010 me submeti ao PRK, o resultado foi excelente, claro que houve o desconforto descrito no artigo, mas agora não preciso usar óculos nem lentes de contato. É maravilhoso acordar todas as manhãs e enxergar tudo. Parabéns aos meus médicos, estou satisfeita.

Olá, Dr.Renato! Me chamo Maristela e tenho 28 anos.
Achei esse blog muito prestativo e suas respostas de muita competência.
Eu tenho miopia 1,5 OD e 2,00 no OE. Essa semana procurei um médico pois estou prestando um concurso onde há limite de grau.
Segundo o médico o qual me consultei ao ver o resultado dos exames, informou que a minha córnea é fina, mais fina que o normal e não havia a possibilidade de cirurgia no momento, disse ainda que eu tinha que retornar todo ano em seu consultório para verificar a possibilidade de técnicas novas para aí sim operar.
Além disso o médico que fez o mapeamento da retina disse que tenho de fazer pelo menos 2 aplicações de laser fotocoagulação.
Gostaria de saber se realmente não tenho como fazer a cirurgia? E se puder fazer a cirurgia, tenho antes q fazer a fotocoagulação?

Dr. Renato,
Fiz a lasik nos dois olhos e 24 horas depois do cirurgia senti uma melhora muito grande na visão, Já no quarto dia notei que no olho esquerdo a melhora foi bem mais acentuada e acho que enxergo quase 100% nele, porém, no olho direito essa melhora estacionou e percebo uma diferença muito grande entre a visão dos dois olhos, isso é normal ?

Erica

Valeu pelo comentario. Geralmente as pessoas só vem aqui contar os seus resultados nao muito bons e quem le pode achar que a cirurgia é ruim. Mas nao é verdade. A maioria dos pacientes fica bem, como foi o seu caso

Abç

Maristela

Voce deve fazer o laser na retina mesmo que nao vá fazer a cirurgia.
Quanto a poder operar ou não...realmente depende da espessura da sua cornea. No seu caso, se ela for mais fina do que 450 fica arriscado.

Ao anonimo de 21 de outubro

Essa diferença pode ser transitoria.
Pergunte ao seu medico porque isso ocorreu e se precisa usar algum colirio diferente.

Olá Dr. Renato,

Meu nome é Gerlanne e hoje está com 17 dias que realizei uma PRK,para a correção de OD. -5.25:+3.75x80º e OE.
-4.25:+3.00x90º.
Percebo que para enxergar de perto a minha visão está boa, mas para longe ainda está tudo embaçado.O meu pós operatório foi muito dolorido.Isso é normal?

Boa Noite Dr. Renato, olha eu aqui de novo, Adriana, venho pedir novamente sua opinião.Voltei a fazer natação e hidroginastica e estava muito feliz, porém duas semanas depois (ontem) acordei sentindo meu olho direito com dificuldades em abrir, tipo se tivesse com os cilios presos, fiquei preocupada e fui hj no médico aqui da minha cidade mesmo, ele me disse que estou com um pouco de bacterias nos olhos e mandou usar Vigadexa por uma semana de 4 X4 horas e parar a nataçao e então começei a fazer isso hj mesmo.Mas o que me deixou preocupada é que quando fui me consultar com ele da outra vez (a duas semanas atrás) eu estava com o grau zerado e hj ele constatou 0,75 de miopia no olho direito. Gostaria de saber do senhor se esse grau pode ser por causa das bactérias ou se pode ser grau residual pós Lasik, que fiz a 57 dias.Fiquei triste porque me cuidei tanto, mas o médico disse que está havendo um surto desse tipo na cidade devido a pouca chuva (moro no interior do MT) e não gostaria de ficar com grau residual, se for preciso faço o retoque, mas ouvi dizer que com 0,75 os médicos não costumam fazer retoques, é isso mesmo? Agradeceria se tirasse minhas dúvidas, pois confio muito na sua opiniao.Confesso que estou cheia de dúvidas e preocupações mas não me arrependo da cirurgia, ela é tudo de bom, se for preciso retoque, faço com muito prazer, o importante é estar bem....um abraço....Adriana

Dr. Renato, que bom encontrar informações tão úteis.
Fiz ceratotomia radial há mais de 20 anos e adorei o resultado. Atualmente apresento dificuldade de visão tanto de longe, quanto de perto. Tenho 46 anos e gostaria muito de corrigir o problema com cirurgia a laser, é possível? Indicaria algum(uns) profissional(is) para tanto?
Muito obrigada!
Neide

Gerlane

A cirurgia do PRK é um pouco incomoda mesmo e a visao pode demorar um pouco para ficar boa

Adriana

Esse pequeno grau nao tem anda a ver com as bacterias.
Pequenas variaçoes de grau sao comuns nos primeiros meses de cirurgia.
Se sua visão está confortavel, boa... entao para que mexer de novo?

Neide

Possivel é, mas a cirurgia a laser em quem já fez a ceratotomia radial tem que ser feita com mais cuidado ainda. Dependerá muito dos exames pre operatorios.
Existem muitos medicos bons no Brasil em cirurgia refrativa

Dr. Renato,

Tinha 7.5 no olho direito e 6.5 no olho esquerdo. Fiz a cirurgia PRK há um mês e estou com visão dupla apenas no olho direito e enxergo melhor de longe q de perto (em ambos). Devo me preocupar com isso ou com o tempo essa sensação desaparecerá?

Obrigada

Paula

Pode melhorar ainda
Mas questione seu médico quanto a isso
A dificuldade maior para perto é natural já que voce era miope

Dr. Renato,
Meu nome é luis, tenho 36 anos. Fiz a lasik ha 2 meses para corrigir 2.0 de miopia e 1.0 de astigmatismo em cada olho. A operacao do olho esquerdo foi otima, mas na do olho direito tive a famosa hipercorrecao. Foi de 3 graus de hipermetropia (achei um absurdo). Fiz o retoque depois de um mes, mas com a PRK. Isso ja fazem 36 dias e continuo com visao dupla (nao conseguindo ler no computador por exemplo). Tive uma melhora grande nos 5-6 primeiros dias mas depois estagnou. A maquina que mede acusa +2.0 e 1 de astigmtismo. O medico diz que tenho que ter paciencia e que a recuperacao esta normal. De acordo com o medico tive a hipercorrecao por ter mexido demais o olho na hora da cirurgia. Isso realmente é verdade, eu estava nervoso demais, mas o laser nao deveria interromper quando acusa movimento do olho? 36 dias e nada de melhora, é normal mesmo?
Obrigado.

Dr. Renato;
Fiz um lasik em fevereiro, tinha hipermetropia. Depois da cirurgia fiquei com visão dupla, tanto pra perto quanto pra longe, só que bem pior de longe. É terrível assistir filmes com legenda por exemplo. O médico disse que eu já tinha isso, depois disse que era por causa da minha pupila, que era grande. Mas antes da cirurgia eu nunca tive isso. E essa visão dupla começo a ter a uns 2 palmos do rosto, e quanto mais longe fica, maior a visão dupla. Eu quero saber: isso tem tratamento? o que posso fazer agora?

Bom dia Dr. Renato, fiz a cirurgia LASIK no dia 24/09/2010 em ambos os olhos. Tinha no olho esquerdo 0,75 astig. e 1,00 miopia, no direito 1,25 miopia e 1,25 astg. O olho esquerdo já no dia da cirurgia a tarde, estava perfeito. O direito muito embaçado, procurei meu médico que disse que aconteceu o enrugamento do flap, uma semana depois da primeira cirurgia fui novamente ao centro cirúrgico alisar o flap. Novamente fiquei com o olho bem embaçado, esperei alguns dias e procurei outros 3 oftalmos, que constataram astgmatismo ainda. Procurei novamente meu médico, que disse q o flap tinha ficado " torto" causando esse astgmatismo, e que teria que retocar com laser.No dia 22/10 quase um mês após o primeito laser, fiz o retoque.Hj com seis dis do retoque, meu olho esta péssimo, pior que antes da cirurgia e pior que antes do retoque,porém agora depois do retoque acho que esta diferente, embaçado, APAGADO, .
Meu médico só diz q apertei o olho, e por isso ficou assim e antes do retoque me disse q essa era minha última chance de melhorar, por isso não quero procurá-lo mais.
Com sua experiência, pode dizer o que pode ter acontecido ?
* sequela da cirurgia ?
* outro problema de visão como astgmatismo maior ou hipermetropia ?
* é verdade que quem faz essa cirurgia provavelmente não possa usar mais lentes comuns pq a córnea fica mais reta ?
* Ainda pode melhorar ?
* Qto tempo devo esperar, pra procurar um outro oftalmo e pedir receituário de um óculos, no caso do óculos resolver o problema ?
Obrigada, bom dia !!

Olá Dr. Renato, me chamo MARIA, e estou com algumas dúvidas em questão da cirurgia que minha médica me indicou, a LAsik, pelos comentário acima, me parece que é a que dá mais problemas em relação à PRK, marquei a cirurgia para novembro, e se eu tivesse a opção de escolher, qual o sr. me indicaria, tenho 2,25-OE e 2,00-OD. de Astigmatismo e um pouco de miopia nos 2 olhos, e outra coisa, minha médica se chama Maria Cristina Loreatti, o sr. já ouviu falar dela? estou um pouco receiosa. desde já agradecida.
Obrigado!

Luis

Realmente o aparelho tem um sistea que desarma quando o pac mexe o olho. Mas quando isso acontece o resultado nao fica tao bom assim.
Mesmo assim nao é legal colocar toda a culpa da hipercorreçao nesse "erro"
Dificil dizer se vai voltar a zerar e em quanto tempo.
Se tiver inseguro, procure uma 2a opiniao

Rafa

Essa visao dupla pode ter algumas causas...tamanho do flap grande, da pupila pequena, descentração do flap enfim... só te examinando para saber

Se tiver inseguro, procure uma 2a opiniao

Jaque

Eu já respondi sua pergunta... está nos comentarios acima

Voce pode usar lentes de contato sim, mas as vezes precisam ser lentes especiais, feitas de acordo com sua cornea

Se voce nao for voltar mais no seu medico, procure outro o mais rapido possivel para continuar o tratamento

Maria

Sua médica é muito boa e bem conceituada.
Se ela indicou o LASIK pode ficar tranquila porque é a melhor opçao para o seu caso

Olá Dr. Renato,

Meu nome é Gerlanne, venho aqui novamente para lhe informar que hoje estou com 30 dias que realizei a PRK com o Dr. Canrobert em Brasília e a minha visão está limpinha, melhor do que quando usava as lentes de contato.
A recuperação é mais lenta e dolorosa do que a lasik, mas vale muito apena.
Gostaria de lhe agradecer, pois por ser lento o resultado, fiquei ansiosa e tirei algumas dúvidas aqui com vc, além de poder compartilhar com as experiencias das outras pessoas em seu Blog.Parabéns por este.

Obrigada!

Dr. Renato, fiquei muito feliz por encontrar este site e verificar sua atenção com todos, raridade!

Gostaria de saber se o senhor tem alguma indicação de médico em Brasília.

Além disso, gostaria de tirar uma dúvida: fiz exames e o método indicado foi o PRK. Agora tenho que escolher entre o PRK convencional e o personalizado. Quais as diferenças entre os dois métodos (vantagens e desvantagens)? Uma vantagem do PRK convencional eu conheço: meu plano de saúde cobre.

Camila

O PRK personalizado é melhor em condiçoes especificas. Em outras não tem grande diferença
O exame que mede essas condiçoes é chamado de aberrometria ou wave-front. Dependendo do que ele mostrar vale a pena fazer a personalizada
Principalmente se o grau for de miopia for grande ou tiver astigmatismo tambem

A pessoa que comentou acima do seu comentario, tambem é de brasilia e operou com Dr. Canrobert que é um otimo medico
Outra boa opçao é a Dra. Maria Chalita

Olá Doutor Renato,

Fui submetida a cirurgia nos dois olhos no mesmo dia, seguindo a técnica PRK, eu tinha 3,25 de miopia em ambos os olhos.

Agora estou vendo mto bem de longe mas não tenho conseguido nem mesmo ler/estudar pois de perto está embaralhando um pouco, sinto muitas dores de cabeça qdo fico forçando, por exemplo numa prova que fiz hj senti muita dificuldade ...

Gostaria de saber se isso é normal e/ou se é passageiro.

Desde já grata,

Renata.

Ainda eu... esqueci de dizer que tenho 9 dias de operada.
Renata

Dr. Renato,
Fiz os exames pré operatórios, e como tenho -6,5 OD e - 6 OE, e pouca espessura de córnea (498 micras) minha oftalmo me indicou o PRK ou o Lasik Intralase. O resultado final seria o mesmo mas com o Lasik Intralase a recuperação seria mesmo dolorosa e mais rápida. Porém vi poucas notícias dessa nova técnica na internet. Gostaria de saber a sua opinião.
Além disso gostaria de saber se eu poderei fazer retoque mesmo com a córnea fina, e se poderei utilizar lentes de contato comuns após algum tempo, se ainda ficarem graus retantes.
Obrigada desde já.
Aline

Prezado doutor Renato,
Meu médico me aconselhou a fazer a PRK, tenho -2,25 OE e -2,50 OD. Um outro médico, numa outra tentativa de fazer a cirurgia (tive conjuntivite viral séria e não pude fazer a cirurgia por um ano), o médico tinha me recomendado a LASIK.
Achei estranho o médico atual me prescrever a PRK, ele nem me deu outra alternativa.
Eu sou pesquisadora, trabalho lendo, gostaria de saber quanto tempo depois da cirurgia terei dificuldade para ler.
Obrigada
Daniela
PS: Mudei de médico porque mudei de Estado, estou em Brasília.

bom dia Dr Renato

fiz a cirurgia PRK 23/10/2010, a minha recuperação esta lenta, mas dentro do que dizem ser normal. Já voltei a trabalhar embora ainda não consiga ler direito e trabalho com computador, o medico me disse que não tem problema em forçar a visão, mas no fim do dia sempre fico com dor de cabeça.
estou usando 4 colirios e um começou a "arder" o olho dia 05/11. fui em outro medico e ele me disse que estou usando os colirios errados e o medico que me operou disse que esta certo.
o que estou usando:
Vigamox - 10 dias 4x/dia
Acular LS - 30 dias 4x/dia (este esta ardendo e segundo o outro medico eu deveria parar de usar)
Pred Fort - começou com 4x dia por 7 dias e a cada novos 7 dias diminuiu uma vez; estou em 2x/dia;
Fresh Tears - 8x/dia por 6 meses ( o outro medico me disse que deveria ser no maximo 3x ao dia)

o que eu faço? continuo com a orientação do medico que me operou ou paro os colirios conforme o outro me disse?

obs: já percebi que minha visao é melhor no inicio do dia, conforme o dia passa vou perdendo a qualidade e no fim do dia não enxergo o que estava vendo pela manhã, a leitura tb é assim, no começo consigo ler depois mais nada.

muito obrigada

Paula Loredo

Renata

Essa dificuldade para perto é transitoria e normal
Nao se preocupe. Mantenha o tratamento

Aline

No seu caso eu faria o PRK mesmo.
Sim, voce pode usar lentes depois da cirurgia se for necessario mas o retoque vai depender dos exames após a 1a cirurgia
Mas o mais provavel é que vc nem precisa de retoque algum

Daniela

Alguns médicos tem optado por fazer PRK em todos os casos, mesmo com grau baixo, devido a maior segurança. na verdade essa é uma decisao mais do médico do que do paciente pois ele é o responsavel pelo resultado final e tem mais conhecimento tecnico para decidir
A recuperaçao do PRk é mais lenta, em torno de 1 a 2 meses, mas geralmente é possivel voltar a ler bem antes disso

Paula

Eu só uso o Acular por 7 a 10 dias (enquanto estiver com a lente de contato). Depois disso mantenho só o corticoide (predfort) e o lubrificante (fresh tears).
Converse com seu médico que está ardendo e veja se nao pode parar o acular

Dr. Renato,

Fiz cirurgia refrativa no dia 04/11 utilizando o método lasik. Em um dos olhos a médica que operou colocou uma lente terapêutica e no outro não. O olho da lente ficou bom, mas o que estava sem ficou embaçado, na revisão a médica falou que houve enrugamento do flap do olho esquerdo ( que estava sem a lente), ela fez um procedimento na própria clínica para estirar o flap, me garantiu que dessa vez ia ficar bom. No entanto, continuou embaçado e hj na revisão ela falou que ia ter que fazer o estiramento do flap no centro cirurgico, pois não havia ficado bom. Estou muito preocupada pq imagino que fazer e refazer esse procedimento não deve ser bom p córnea. Será que o senhor saberia quais são os ricos?

Grata,
Helaine.

Obrigada pela atenção, Dr. Renato,
Apenas tem uma coisa que não ficou clara para mim, por que a PRK é mais segura? Por causa do risco de estrias, enrugamento, da LASIK? Alguma é mais invasiva que a outra?
Obrigada novamente
Daniela

Helaine

realmente nao é a melhor coisa ficar mexendo muito no olho mas de qualquer maneira costuma ficar bom depois de esticar o flap. Confie

Daniela

o PRK é mais seguro porque além de evitar os problemas do flap que voce mesma citou tambem diminui a chance de ter uma ectasia (alteração da forma da cornea) no pos operatorio em relação ao lasik.

Obriada, Doutor, pelos esclarecimentos.
Daniela

Dr Renato, boa tarde...
tenho uma duvida enorme....rs
fui a consulta hj com o cirur pra fazer uma av...levei tds os exames, ele disse q minha córnea é intermediaria, e que seria interessante eu fazer o seguinte proc...aplicar o laser duas vezes, a primeira com 1cm e a segunda com 1/2cm... nunca ouvir falar disso...ahhh e esse proced terei q pagar a parte...
verdade mesmo? Ahh e ele disse é opcional, pois nao deixarei minha cornea mto fina... por favor me ajude...tenho muitas duvidas sobre isu....
Obrigada Míriam

Miriam

Nao entendi essa tecnica do seu cirurgião
Nao sei te falar mais sobre esse metodo

é eu tbm nao entendi direito...
bom mas como ele disse q é opcional, nao vou fazer.
Ja pesquisei sobre isso e nao achei nd, aplicar 2x o laser, de tamanhos diferentes. mas tudo bem...
Mto obrigada pela atenção.
Míriam

Dr. Renato, boa tarde !

Tenho -2,5 (miopia) nos dois olhos e marquei minha cirugia para o mes que vem. Meu médico me indicou o PRK, dizendo que é melhor pra mim. Tenho visto um novo método chamado intralase, onde o flap é criado pelo laser e não por lâmina. O que seria mais seguro, mais moderno e melhor, o prk ou o intralase? Irei operar no Albert Einstein, sabe dizer se o equipamento de lá é um dos mais modernos?

Grato.

Junior

Junior

O einstein tem otimos equipamentos
O intralase é um aparelho novo. Nao tenho experiencia com ele mas sei que é muito bom. Discuta com seu cirugiao sa vele a pena usa-lo
Mas voce estará bem operado em qualquer das 2 tecnicas

Dr. Renato,

Fir o estiramento do flap ontem, optei por não fazer com a médica que me operou, uma vez que a mesma já tinha estirado e não tinha dado certo, fiz com o pai dela que é bastante conceituado aqui em ssa. Hoje fui p revisão e ele falou que estava tudo bem, minha visão realmente está bem melhor, com a imagem bem límpida igual está a do outro olho que não enrugou.

Obrigada pela resposta, fiquei bem mais tranquila para fazer o procedimento.

Dr,Renato quero te parabenizar por este blog sanou todas as minha duvidas,eu so gostaria de saber qual das duas cirurgia o custo é maior lasik ou prk.

Gostaria de saber por curiozidade,um profissional da area,quando faz uma cirurgia,particular o ganho é maior na lasik ou na prk,me desculpe por esta pergunta é que teve umas contradições entre profissionais,se o sr me responder vai me ajudar bastante.

Ola Dr. Renato. Chamo-me Ana e fiz o Lasik no dia 11/11. Meu olho esquerdo está bem melhor que o direito, que ainda está meio embaçado. Acho entao que nao melhorou muito. É possível fazer retoque? Apos quanto tempo? Usar o computador ainda é dificil, nao consigo ler direito. Pode ser melhore ainda?
UM medido tinha falado pra eu fazer o PRK, mas um outro disse que poderia fazer o lasik, entao,claro, optei pelo lasik. Obrigada,

Antonio

O custo é igual entre o Lasik e o PRK
Só quando o flap é feito com um outro tipo de laser chamado femtosecond é que fica mais caro
No lasik convencional (feito na grande maioria dos lugares) o custo é igual ao PRK

Ana

para fazer o retoque eu costumo aguardar 3 meses
mas tem que avalias se a sua dificuldade é devido a algum grau que sobrou (e ai o retoque tem indicação) ou se é por outro problema
Mas como ainda está muito recente eu acho que pode ser normal

Obrigada, Dr. Renato. Caso houver necessidade de fazer o retoque, é cobrado o mesmo valor? O senhor saber informar? Obrigada, Ana

Boa tarde Dr. Renato

Fiz o PRK dia 4/11, tinha miopia OD 2 e OE 1,5.
Não tive nenhum problema durante a recuperação e com o uso da lente.
Hoje percebi que minha visão para perto está um pouco ruim, meio embaçada.
Isso é normal?? Posso ter ficado com algum problema para ver de perto??

Obrigada

Ana

Ai vai depender de cada cirurgiao e de cada caso
Nao tenho como te informar

Abç

Priscila

Isso é normal e transitorio. Geralmente melhora com o tempo