Recent Posts

terça-feira, 8 de junho de 2010

Qual será a cor do Olho do bebê ?

Quando um bebê nasce ou está para nascer, os pais e avós tem muitas perguntas e expectativas.
Qual será a cor dos olhos da criança?
Será que a cor do olho ao nascimento vai continuar quando adulto ou vai mudar?


Quando falamos da cor dos olhos na verdade estamos querendo falar da cor da íris.

O que é a íris?
A parte colorida do olho se chama íris. A íris é um tecido que contém diversos pigmentos (principalmente melanina) que em maior ou menor quantidade definirão a cor do olho.
Na verdade, a íris é um músculo que se contrai de acordo com a luminosidade do ambiente. Quando tem luz forte a íris se contrai e a pupila diminui (miose). Quando tem pouca luz a íris se expande aumentando o tamanho da pupila (midríase).

As cores básicas do olho são castanho, verde e azul. De acordo com a quantidade de pigmentos pode ser um castanho claro, um castanho bem escuro ou variações do tom de azul ou verde. As outras cores como mel ou cinza são uma combinação dessas cores de uma forma não bem entendida ainda pela ciência.
Na verdade existem varias tonalidades para cada uma dessa cores e por isso cada pessoa tem uma cor diferente da outra.


Essa foto representa o amplo espectro de cores do olho humano. De acordo com a quantidade de pigmentos na íris, a cor varia de azul intenso, passando por um azul mais claro, verde, castanho esverdeado, castanho claro até um castanho bem forte.

Por falar nisso, seu filho fez o teste do Olhinho ao sair da maternidade? O chamado teste do reflexo  vermelho ? Leia mais abaixo

O que determina a cor dos olhos?

Nós aprendemos que o olho de cor castanho é regida por genes dominantes e os olho de cor azul ou verde, são regidas por genes recessivos. Isso é verdade mas a decisão da cor da íris não é tão simples assim. Não existe um único gene para cada cor. A cor dos olhos depende da interação de diversos genes diferentes.
A cor do olho de uma criança não é simplesmente a mistura da cor dos olhos dos pais. Cada pai tem 2 genes mas só dará 1 deles ao filho. Alguns genes se expressam de forma mais forte do que outros. Em resumo, existem muitas variáveis que irão definir a sorte do bebê em ter olhos de determinada cor.

Vamos fazer algumas suposições:

Pai com olho castanho escuro X mãe com olho castanho escuro:
Muito provavelmente naserá uma criança com olhos castanhos

Pai com olho castanho claro X mãe com olho castanho claro ou escuro:
Mais provável é nascer uam criança com olhos castanhos mas pode nascer com olhos claros principalmente se os avós tiverem olhos azul ou verde. A criança também pode nascer com olhos claros mas escurecer nos primeiros anos de vida.

Pai com olho azul ou verde X mãe com olho castanho:
A criança vai ter uma boa chance de ter olho claro, principalmente se algum dos pais da mãe (ou do pai se for este que tiver olho castanho) tiver também olhos azuis ou verde

Pai com olho azul ou verde X mãe com olho azul ou verde:
Muito provavelmente nascerá uma criança com olho claro (azul ou verde)

As suposições acima são só suposições realmente. Como já dito a formação da cor dos olhos é muito mais complexa que isso.

Porque os olhos de algumas crianças escurecem depois do nascimento?

Algumas crianças cujos pais ou avós tem olhos de cor clara podem nascer com o olho azul. Porém esses olhos podem escurecer durante os primeiros anos de vida. Isso ocorre porque ao nascimento a criança quase não tem melanina mas com o passar dos anos essa melanina se deposita na íris e a cor do olho escurece.
Geralmente após os 3 anos não há mais grandes variações na cor do olho. Entretanto pequenas e graduais modificações da cor da íris podem acontecer mesmo na fase adulta. Vale ressaltar que mudanças bruscas da cor dos olhos em pessoas adultas são sinais de doença ocular e o médico oftalmologista deve ser consultado

Crianças que tem um olho de cada cor:

É raro e bastante curioso quando uma criança nasce com um olho claro e o outro escuro. Embora isso possa ocorrer, é importante que os pais não deixem de levar seu filho ao oftalmologista porque isso pode ser sinal de alguma doença ocular, mesmo que não tenha nenhuma outra alteração no olho.


Se você não está satisfeito com a cor dos seus olhos há a opção de usar lentes de contato coloridas. Lembre-se que elas precisam ser usadas de forma correta para não trazerem prejuízo a sua saúde. Leia esse texto e se informe mais sobre esse assunto:


Curiosidades:



  • Pessoa de descendência árabe costumam apresentar olhos castanhos bem claros, quase cor de mel.



  • Os olhos cinzas são na verdade olhos azuis bem claros. São mais comuns em países como Finlândia e Russia 


  • Olhos verdadeiramente verde são muito raros, talvez os mais raros de todos. São mais comuns em países europeus, como Hungria, Alemanha, Eslovenia. Muitos olhos ditos verdes são na verdade castanhos esverdeados ou azuis.

  •  Pessoas com albinismo apresentam tão pouca melanina que a íris fica quase transparente permitindo ver o vermelho da retina. Isso dá a eles a aparência de ter os olhos vermelhos.
Você sabe o que é Retinoblastoma, o tumor ocular mais comum nas crianças?
Então leia o texto abaixo e previna-se
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/saiba-tudo-sobre-retinoblastoma.html 


Você sabe que as crianças também devem usar óculos escuros e proteger os olhos do sol ?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/08/oculos-de-sol-ou-oculos-escuros.html 


Você tem problemas para identificar as cores? Quer fazer um teste para saber se é daltônico? Então leia o texto abaixo e saiba tudo sobre o Daltonismo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/11/daltonismo-e-daltonico.html 



39 comentários:

Muito boa essa sua contribuição. Esclarece diversas dúvidas sobre a cor dos olhos. Obrigado!

meus olhos são da cor desse verde ai, parece ate meu olho q esta na foto rs.

eu tenho os olhos azuis, mas acho muito claro tem como eu escurece-los?

Só se vc usar uma lente de contato colorida

Pera... você quer ESCURECER seus olhos AZUIS???! SE MATA. ESSA GENTE NÃO MERECE O OLHO QUE TEM, ignorante ¬¬ DA PRA MIM ENTÃO, MUNDO INJUSTO.

gostei da matéria, estou grávida de 2 meses e estou no grupo em que meu esposo tem olhos verdes e meu pai olhos azuis, eu tenho olhos castanhos escuros, fiquei mais animada com a porcentagem da matéria de probabilidades.
obrigada

Meu olho é lilás. Quero transformá-lo em verde. Alguém aí quer fazer a troca comigo? Sou loira e lilás não combina comigo!...

Meu olho é castanho claroo!!!
queria azul escuro

Legal meu filho ou filha tem 70 por cento de chance de ter olhos verdes como eu.....adorei

Tive bebês gemeas as duas com olhos azuis, só que uma delas tem uma listra castanho em um dos olhos, gostaria de saber se é normal, pois temos todos olhos claros.

Eliete

Essa listra provavelmente é normal
Mas quando levar suas filhas ao oftalmologista para um exame de rotina (e isso é importante de ser feito mesmo em crianças pequenas) comente com ele sobre isso

o meu olho e castanho escuro!--tem como deixar eles verdes par sempre?

minha bb nasceu com os olhinhos inflamados e hj está com dois meses e ainda continuam remelando o q pode ser isso,o q preciso fazer para parar de remelar,pois ela coça muito

Karla

Pode ser só um entupimento do canal lacrimal e que resolve sozinho com o tempo mas pode ser tambem alergia ou até algo mais sério
procure um especialista no assunto
Nao tente adivinhar ou medicar sozinha. Procure um medico

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá,meu nome é Felipe, tenho olhos esverdeados,ficam na cor verde bandeira no sol e minha mãe azul esverdeado claro. Mes filhos terão chance de nascer com olhos verdes?
Obrigado!

Felipe

Sim, terá chance de 50 a 75% dependendo da cor dos olhos da sua esposa

Este comentário foi removido pelo autor.

os olhos do meu pai são azuis esverdeados e os da minha mãe são castanhos claros. os meus são castanhos escuro,gostaria de saber se tem como fazer com que os genes do meu pai que estão presentes em mim agirem, e eu herdar os olhos dele?

Os olhos do meu bebe eram acinzentados escuros e com 1/2 meses estavam marrons. Agora com 3 meses eles estao esverdeando. Isso e possivel? Obrigada.

Uma outra informacao. Os olhos dele desde q nasceu tem uma pelicula por cima q e verde. Em filmagens os olhos dele costumam aparecerem verdes e quando ele chora tb. Obrigada.

Lunna

a principio isso é normal sim
Mas só teremos certeza examinando
Leve num oftalmo

Dr Renato ha alguma possibilidade dos olhos dele clarearem aos 3 meses? Grata.

Luma

A cor dos olhos pode variar até os 2 anos de idade em média

Dr Renato bom dia! Uma pergunta apenas. O meu filho tem o fundos dos olhos marrons e por cima, parece uma pelicula verde. Gostaria de saber, caso nao seja nenhuma doenca, q nao acho q seja, essa cor verde pode colorir os olhos ou o fundo e q prevalece?
Grata.

Lunna

eu nao entendi bem o que voce quis dizer sobre o local das cores

A iris que é a parte colorida dos olhos não tem um unico tom de cor. Em geral sao diferentes tons e o que mais prevalecer é que vai formar a cor final

josiane fogaça

tenho os olhos castanhos escuros mas bem escuros mesmo quase pretos,meu marido tem os olhos castanhos claros,minha mãe castanhos claros,meu pai castanhos escuros,minha sogra olhos verdes e meu sogro castanhos claros,existe alguma chance dos olhos da minha bebê serem claros?

Josiane

Existe chance sim mas é pequena.
Não é impossivel mas é dificil

olá DR. Renato..Parabéns por sua iniciativa!
Gostaria de saber qual a diferença da Prk normal e a personalisada? não lembro do meu médico ter me dito isso.
tenho 4.50 olho D e olho E, e estou optando pela PRK, mas estou com um pouco e medo quanto a recuperação, pois sou Prof. de natação e meu trabalho é na agua. O meu médico disse q minha córnea é Otima para cirurgia, com muita sinceridade...por ex em um paciente seu que poderia fazer os 2 tipos de cirurgias, PRK/LASIK qual vc indicaria? Obrigada...aahh posso operar os 2 olhos de uma vez? e qual a chance da lente pós cicurgica PRK "grudar" nos olhos? ja que tenho os olhos secos, faço o tratamento com restasis e outros há 1 ano! nosso!!! perguntei muito! rs Parabéns mais uma vez!
GRATA.

Dr. eu tenho olhos castanhos escuros, meus pais olhos castanhos médios, meu esposo olhos cinzas, meu sogro olhos azuis claros e sogra castanho claro esverdeado, qual a chance de minha bebe ter olhos claros.
grata

Angela

Seu marido deve ter 1 ou 2 genes do olho claro
Voce deve ter 1 ou nenhum desses genes
Isso te dá uma chance de 50 a 25% de chances do seu filho ter olho claro

Olá Dr. em primeiro lugar quero dar os parabens por essa matéria, e eu gostaria de saber em que idade define-se a cor dos olhos? Tenho um bebê de 3 meses que nasceu com olhos azuis escuro e agora está um azul cor do céu, será que vai ficar assim? Detalhe: eu tenho olhos cor de mel, meu marido castanhos esverdeados, minha mãe castanhos bem escuros, meus pai cor de mel, minha vó paterna castanho esverdeado, demais avôs castanho, e pela familia do meu esposo, mãe castanho esverdeado, pai cor de mel, a avó do meu marido tinha olhos azuis bem claro (como os russos e finlandeses) e a maioria dos tios do meu esposo possuem esses belos olhos azuis...

Viviane

Ainda está cedo p dizer se seu filho continuará com essa cor de olho. Pelo historico familiar, a chance é grande
Mas essa coloraçao pode mudar até os 2, 3 anos de vida

Ajude o blog a crescer, divulgando entre seus conhecidos e nas redes sociais e votando no concurso TopBlog (lá em cima na pagina tem o link)

oi meus olhos são da cor castanho claro, quase mel do meu marido tambem meu pai e minha avo tem os olhos azuis, minha mae tem castanho escuro e meu avo tem da cor mel, qual sera a cor do olho do meu bebe?

Cassia

a maior chance é de ter olhos castanhos
mas pode sair claro tambem

oi! eu tenho os olhos verdes, mas por vezes ficam castanhos, é estranho mas quase toda a minha família é assim.
porque é que isso acontece?

Boa noite Dr.
O, senhor pfv poderia, me tirar uma dúvida??
Minha filha fará 3 anos daqui uma, semana e, seu olho sempre foi muito azul. Quando bebê até unsquase 2 anos, depois aos poucos perto da pupila foi ficando meio esverdeado, porém se olharmos de frente a parte predominante é o azul ainda... Ele ainda pode ficar mais, para verde ou,a, tendência é se manter assim agora??? Muito obrigada. Andrea.

Postar um comentário