Recent Posts

terça-feira, 29 de junho de 2010

Conjuntivite Lenhosa

O que é Conjuntivite Lenhosa?

É uma forma específica e muito rara de conjuntivite em que a caracteristica principal é a formação de membranas inflamatórias na conjuntiva tarsal. Conjuntiva tarsal é o tecido que reveste as pálpebras por dentro. Essa membrana é muito espessa e dificil de ser retirada, ao contrário da pseudomembrana que pode ocorrer em algumas formas de conjuntivite viral.
Normalmente, a conjuntivite lenhosa aparece na infância com quadros de conjuntivite intensas e repetidas. No entanto, pode ocorrer em individuos de todas as idades.
As membranas podem ocorrer não só no olho mas também em outras partes do corpo, como na mucosa oral (boca), genital (vagina) e também no trato respiratório superior.


Acima é possível ver duas formas da doença; Uma mais leve, na esquerda, e outra mais avançada e característica na direita.

O que causa Conjuntivite Lenhosa?
Essa doença é causada por uma deficiência de uma enzima no corpo, chamada plasminogênio. Essa deficiência é o que leva a formação dessas membranas.
É uma doença genética, ou seja, o erro está nos cromossomos.

Como fazer o diagnóstico? 
Além do exame clínico pelo oftalmologista, o diagnóstico deve ser confirmado com exames específicos:
> Dosagem da enzima plasminogênio no sangue
> Avaliação histopatológica das membranas retiradas do olho

Tratamento da Conjuntivite Lenhosa 
É um tratamento complexo e díficil. Além das medidas genéricas, como lubrificantes, higiene e retirada das membranas, deve-se procurar um tratamento mais especifico e definitivo.
Atualmente, recomenda-se fazer terapia com reposição de concentrado de plasminogênio por via venosa. Alguns médicos tem usado colírio de plasminogênio com sucesso.

Quer saber mais sobre Conjuntivite Viral, Bacteriana e Alérgica?
Então leia esse texto:

7 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Doutor Renato,

Meu nome é Josiane, tenho 19 anos e a mais ou menos 2 anos eu descobri que possuo essa doença rara, conjuntivite lenhosa. O meu caso é avançado, como o da segunda foto. Já tentamos a retirada da membrana por meio cirurgco, mas de nada adianta, pois logo em seguida ela cresce novamente. Já usei colírios, pomadas e afins e nada resolve. Meu médico aqui de Florianópolis SC não tem conhecimento de algum tratamento eficaz. Peço que se puder me ajudar, indicar alguém, ou souber de qualquer tratamento a respeito entre em contato comigo, pelo meu email. Muito Obrigada. (josimarinhuk@hotmail.com)

Josiane

Seu medico tentou usar o plasminogenio?
Me diga q colirios ele te passou

Dr. Renato

Ele até falou sobre Plasminogenio, mas pelo que tivemos informação, esse remédio só é fabricado na Europa, e tem alto custo. Não sabemos como adquiri-lo. O Sr saberia?

No começo usei colírios como Oftane, depois usei corticóides em colírio e pomada, e por ultimo usei colírio de Heparina. Atualmente não uso nada, só tomo remédio pra dor, quando necessário.

Att Josiane

Josiane

A resposta da conj lenhosa à excisão cirúrgica é muito ruim e deve ser evitada. Muitas vezes a membrana volta a crescer e de forma até mais agressiva. O tratamento pode ser tentado com corticóides na forma de colírio e ciclosporina tópica 2%. Alguns pesquisadores tiveram sucesso com anticoncepcional oral em 2 pacientes femininas em idade fértil, com aumento nos niveis e atividade do plasminogênio. Acho que o tratamento com maior sucesso é com concentrado de plasminogênio tópico (1 mg/mL) preparado a partir de plasma fresco. Uma alternativa para regiões onde o concentrado de plasminogênio não se encontra disponível é plasma fresco tópico.
Converse com seu oftalmo ou peça p ele encaminha-lo para alguem com experiencia no assunto (se ele não se tiver)

Abç

Espero que tenha ajudado!!

Postar um comentário