Recent Posts

Conjuntivite : causas, sintomas e tratamento

Conjuntivite significa inflamação da conjuntiva. Conjuntiva é um tecido que reveste a parte branca do olho (chamada esclera). Os sintomas da conjuntivite são muito inespecificos e podem parecer com outras doenças. A conjuntivite pode ocorrer por diversos motivos. De modo geral classificamos a conjuntivite em infecciosa e alérgica.

Tipos de Conjuntivite:

1- Infecciosa : Pode ser causada por vírus (conjuntivite viral) ou por bactérias (conjuntivite bacteriana)



  • Conjuntivite Viral: É disparada a forma mais comum de conjuntivite. A transmissão é grande e rápida. Antibióticos não fazem qualquer efeito e não precisam ser usados. A deonça é autolimitada, ou seja, melhora sozinho mesmo que não façamos nada.


  • Conjuntivite bacteriana: É um forma menos comum da doença. Geralmente apresenta uma secreção mais intensa e mais grossa, parecida com pus. As bactérias mais comuns são: Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. É preciso usar antibióticos para curar essa forma de conjuntivite.
2 - Conjuntivite Alérgica: Ocorre quando o paciente apresenta alergia nos olhos. Pode se parecer muito com a conjuntivite infecciosa mas essa forma não tem risco de transmissão para outras pessoas. Um sintoma bem característico é a coceira intensa nos olhos. Para sabe mais sobre a conjuntivite alérgica clique aqui

Sintomas da Conjuntivite

O quadro geralmente se inicia com sensação de areia nos olhos, ardência e lacrimejamento. Rapidamente o olho fica vermelho, as pálpebras podem inchar, aparece muita secreção (que pode ser tipo pus ou remela ou tipo lágrima) e as vezes até dor nos olhos.
Como regra geral, nessa fase da doença, a visão não fica prejudicada.
É importante lembrar que nem todas as pessoas com conjuntivite apresentam todos esses sintomas. Algumas ficam só com o olho vermelho mas sem sentir nenhum incomodo, outras quase não apresentam secreção.
Da mesma forma, nem toda pessoa com olho vermelho, irritação nos olhos e lacrimejamento tem conjuntivite. Outras doenças podem se manifestar dessa mesma forma. Só uma avaliação médica pode determinar o diagnóstico correto.
Normalmente, a doença aparece em um dos olhos e depois de alguns dias o outro olho também é acometido.

Conjuntivite
Como se pega conjuntivite?

Como explicado acima, a conjuntivite alérgica não passa de pessoa para pessoa mas as formas infecciosas, seja viral ou bacteriana passam. A transmissão ocorre por contato direto, ou seja, não passa pelo ar. É preciso que a pessoa toque a outra ou pegue algum objeto que foi tocado pela pessoa contaminada. Ou seja, se você usa uma toalha que foi usada por uma pessoa com conjuntivite ou usa o mesmo talher usado por ela, você corre sério risco de ter a doença.
Na conjuntivite viral, o vírus pode ser transmitido pelo espirro ou pela tosse e causar infecção.
Apesar da infecção ser apenas nos olhos, o vírus ou a bactéria está nas mãos, no rosto e em qualquer outra parte da pessoa contaminada.

Como evitar a transmissão da conjuntivite? Como se prevenir da conjuntivite ?

> A pessoa contaminada deve adotar alguns métodos para evitar passar a doença para outra pessoas.
> Lavar sempre as mãos, principalmente depois de mexer nos olhos ou pingar os colírios
> Só usar lenço de papel para limpar os olhos e descarta-lo depois. Não usar lenços de pano
> Evitar cumprimentar ou beijar as pessoas
> Não compartilhar toalhas, fronhas, talheres etc.. com outras pessoas

Conjuntivite leve a moderada
Lembre-se que a transmissão da conjuntivite pode ocorrer por vários dias mesmo depois de iniciado o tratamento. Enquanto seu olho estiver vermelho ou com secreção você pode transmitir a conjuntivite para outras pessoas.

Quando tempo dura a conjuntivite?

Depende muito do tipo de conjuntivite, da força do vírus ou da bactéria e da defesa (imunidade) da pessoa contaminada. Em geral, a doença começa leve e depois de 1 ou 2 dias fica mais intensa. O 3º e 4º dia da doença constumar ser os piores e em torno de 7 a 10 dias a doença já acabou. Entretanto, há casos que duram 2 semanas ou mais.
Isso vale para a forma viral, pois na forma bacteriana e na alérgica o tempo da doença vai depender de quando o tratamento foi começado.

 Tratamento da Conjuntivite


Como a maioria dos casos é causada por vírus não precisamos de nenhum medicamento específico, apenas medidas gerais.

1 – Higiene: Lavar sempre os olhos com água filtrada ou soro fisiológico a 0,9%. De preferência gelado. Se o olho amanhece inchado, pode-se fazer compressas de soro gelado para diminuir o inchaço.
2 – Lavar sempre as mãos e fazer as outras medidas listadas acima para não transmitir para outra pessoas.
3 – Em casos mais sintomáticos, com mais dor, podemos usar colírios de antiinflamatórios (não antibióticos!) ou até antiinflamatórios comprimidos.
4 – Usar óculos escuros ajudam a diminuir a sensibilidade à luz.

É muito freqüente vermos pessoas usando colírios para conjuntivite, as vezes medicamentos fortes, sem necessidade, inclusive alguns antibióticos passados por médicos generalistas ou pediatras. Esses remédios, além de desnecessários, podem trazer efeitos colaterais. Se você estiver com suspeita de conjuntivite procure um oftalmologista. O uso indiscriminado de antibióticos é uma prática nociva a saúde pública e por isso, o ministério da saúde exige que a venda de antibióticos nas farmácias seja feita com retenção da receita médica, que deve ser feita em 2 vias pelo médico.

Para casos de conjuntivite bacteriana, é necessário usar antibióticos na forma de colírio por 7 a 10 dias. Lembre-se que esse é um quadro raro e só o seu oftalmologista pode receitar esses medicamentos. Não faça auto medicação. 
Clique aqui e aprenda a pingar os colírios da forma correta

Para casos de conjuntivite alérgica é necessário identificar a causa da alergia e usar colírios específicos para alergia. Existem algumas opções no mercado e a melhora é rápida. De novo, só use esses colírios caso tenham sido prescritos pelo seu médico.
Leia mais sobre a conjuntivite alérgica clicando aqui 

Estou com Conjuntivite! Devo faltar ao trabalho ou a escola?

Como já foi dito, a conjuntivite viral ou bacteriana é altamente contagiosa. Por isso devemos evitar que as pessoas contaminadas entrem em contato com outras pessoas e transmitam a doença. Logo, é importante que a pessoa se afaste do trabalho ou da escola até que a doença esteja curada.
No caso da conjuntivite alérgica não há necessidade de afastamento do trabalho ou do colégio.

O que é membrana ou pseudo membrana?

Em alguns casos raros de conjuntivite viral, a inflamação é tão intensa que se formam membranas inflamatórias que ficam aderidas na parte interna das pálpebras. Essas membranas precisam ser retiradas pelo oftalmologistas e iniciado colírios de corticóide para evitar que elas se formem novamente.
Esses casos muitas vezes evoluem para formação de cicatrizes na córnea e que podem até abaixar a visão.
Infelizmente nos últimos anos temos vistos esses casos se tornarem mais comuns.

Conjuntivite com membrana
Conjuntivite neonatal ou conjuntivite em recém nascidos.

Essa forma de conjuntivite requer um exame oftalmológico de urgência e um tratamento imediato para não deixar seqüelas na criança. Ela ocorre nos primeiros dias de vida e pode ser causada por diversos microorganismos como clamídia, gonococos, herpes etc... A transmissão ocorre através da mãe que estava contaminada e não foi tratada corretamente.
Leia mais sobre o assunto no texto novo publicado nesse blog só sobre conjuntivite em crianças. Clique aqui para ler

O CID 10 (código internacional de doenças) da Conjuntivite é H10.0 ou H10.1

Nesse começo de 2011, está acontecendo um surto de conjuntivite em várias cidades do país. Nesse momento, é fundamental adotar as medidas de higiene para não transmitir a conjuntivite e não pegar a conjuntivite. Leia o tópico de novo, especialmente as medidas de prevenção e não faça automedicação. Não use colírio para conjuntivite sem recomendação médica

Quer ler mais sobre Conjuntivite Alérgica?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/coceira-nos-olhos-alergia-ocular.html


Você sabe a maneira certa de pingar os colírios? Leia esse texto e evite desperdícios e obtenha um efeito melhor
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html

Quer saber mais sobre terçol, hórdeolos etc...?

Quer saber mais sobre Olho Seco?


302 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 302 de 302   Recentes›   Mais recentes»

meu sublinho está com conjuntivite e teve sangramento isso e normal?

Negagml

Seu sobrinho esta com um tipo especifico de conjuntivite que causa sangramento...nao se preocupe isso é normal

Mk Pbi

Deve procurar sim, mesmo ja tendo melhorado

Roberta

Seu filho nao deve usar nenhum medicamento sem orientação medica, incluindo o zypred

Olá bom dia, me chamo Bianca, tive conjuntivite a 2 semanas atrás, e hj acordei com os olhos vermelhos e ardendo. Posso ter contraido conjuntivite novamente?

Ola,
Meu sobrinho está com conjutivite,eu já peguei 3 vezes a uns 3anos atrás,tenho risco de pegar dele?pois moramos na mesma casa,quanto tempo leva para os sintomas começarem a sugir caso alguém da minha casa pegue?

Olá Dr. Renato,boa noite
Peguei conjuntivite e ontem os sintomas começaram a aparecer no olho esq, com poucas secreções, mas mtas lágrimas e coceira. Estou impressionada e mto preocupada com a evolução da doença, q está tão agressiva q em menos de 12 hrs depois, não consigo nem abrir o olho. Pra piorar, o olho direito tb já começou a coçar. Como não tenho plano de saúde e não quis me submeter à consulta com um clínico geral pelo SUS, quero saber do Sr. se poderia usar algum colírio e qual seria e tb, se poderia tomar diclofenaco potássico ou outro antiinflamatório. Realmente não estou suportando o incômodo, q está me atrapalhando de dormir e de praticar minhas ativ diárias.
Desde já agradeço sua atenção e disponibilidade.
Andréa, RJ.

Olá Dr. Renato, boa noite
Estou com conjuntivite há menos de 12 hs, contudo, ela está bem agressiva;os olhos estão mto inchados (n abro o esq),lacrimejando, coçando e com mta secreção. Como não tenho plano de saúde e não quis ser consultada com um clínico geral do SUS, gostaria q o Sr. me dissesse se há necessidade (além das recomendações q constam no blog) do uso de algum colírio,qual seria e se posso tomar diclofenaco potássico, ambos, p aliviar estes sintomas tão incômodos.
Obg pela atenção e disponibilidade.
Andréa, RJ.

Bianca

é dificil pegar conjuntivite 2 vezes em tão pouco tempo mas pode acontecer sim. O certo é voce procurar o medico para ver se está infectada novamente ou não

Debora

Nao existe esse tipo de imunidade para conjuntivite como existe para outras doenças. Voce está correndo riscos de pegar a conjuntivite novamente. Tome os cuidados escritos no texto acima, nesse blog

Andrea

Voce deve usar só soro fisiologico gelado. Pode usar o diclofenaco para aliviar a dor e o incomodo mas não abuse.
No Rio, existem algumas emergencias publicas que tem serviço de oftalmologia, principalmente no HM Souza Aguiar. Seria importante voce ser vista por um oftalmo

Olá Doutor!!! Td Bom??? Meu nome é Graziele e estou com conjuntivite viral há 4 dias, os meus olhos só ficaram doloridos e com secreção no 1º dia agora só estão bem vermelhos e gostaria de saber se posso tomar a injeção Diprospan, pois tenho dermatite atópica e ela está atacada e é essa injeção que uso, pode causar algum mal essa injeção e eu estando com conjuntivite??? Desde já agradeço a Atenção!!!

Julia

nao vai afetar a conjuntivite não. pode tomar sim

Olá doutor Meu nome é Sara...gostaria de saber se depois que passa esse periodo de incubaçao ainda tem o risco de se transmitir a conjuntivite viral e bacteriana? obrigada

Este comentário foi removido pelo autor.

olá Dr. Renato sou eu de novo Evinha, gostaria de saber o seguinte, ultima mente estou vendo uma manchinha parecido como um sinal preto no olho, e quando meu olho corre para olhar pra algum lugar ela vai junto ai que percebo que tem alguma coisa a mais no meu olho, isso pode ser o que será que é por causa da conjutivite lenhosa?? E minha visão esta piorando.

Obrigada

Sara

tem risco sim. Até nao ter mais sintoma nenhum voce ainda pode transmitir a doença

Evinha

Isso nao tem nada a ver com conjuntivite
Isso é mosca volante
Leia esse texto
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

Oi, não sei realmente se estou com conjuntivite, não fui a nenhum oftalmologista porque estou sem dinheiro mais pelo que eu andei lendo tenho quase certeza de que estou com conjuntivite, meu olho direito a duas noites atras começou a coçar, quando acordei pela manhã ele estava todo vermelho e inchado, ontem a noite comecei a sentir a mesma coisa no outro olho e hoje ele esta aparentemente pior que o direito... Quero muito saber qual o tipo de conjuntivite eu contrair, tem como você me dizer sem mesmo fazer uma analise no meu olho ? tenho 14 anos e me chamo yone..

Obrigada :*

Bom dia Dr.
Peguei conjuntivite viral, meus ólhos ficaram bem vermelhos. Na quarta passada tive alta do médico, ele disse que a doença ja tinha ido embora, mas na quinta passada acordei com os ólhos inchados (mas não vermelhos). Ontem começei a sentir aquela sensação de areia nos ólhos e hj pela manhã vi que meus ólhos estão levemente vermelhos novamente....Acho que peguei conjuntivite outra vez. Preciso ficar mais um período sem poder frequentar minhas atividades normais ou por ser a segunda vez seguida posso frequentar normalmente?.....obrigado pela ajuda.

oi boa noite eu tenho 12 anos hoje eu acordei com o olho coçando e um pouco vermelho,durante o dia ele foi ficando cada vez mais vermelho e coçando e quando começa a coçar as vezes sai lágrimas. É Conjuntivite
se for qual conjuntivite é

Yone

Muito provavelmente é uma conjuntivite viral.
Voce deve tomar os cuidados que estão explicados nesse texto e evitar usar medicamentos sem orientação medica

Mario

Ainda deve ser a mesma conjuntivite e não uma nova infecção.
Os cuidados são os mesmos
Retorne ao médico para nova avaliação

Bolinha

Nao tem como saber se é ou não sem te examinar
POde ser conjuntivite ou só alergia
Voce deve procurar um médico oftalmologista

o se meu irmão pegar conjuntivite no domingo e quando ser terça eu posso pegar conjuntivite ???tambem

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

oi tenho 22anos é peguei conjutivite; está muito vermelho,inchado,dolorido e a membrana do olho está como se foçe um pus mas não é .
já lavei com soro,com agua e nada de melhorar o que eu faço.

Moni

é dificil dizer quando a pessoa está realmente curada ou não. Se ainda tem sintomas, mesmo que leve, ainda nao deve estar totalmente curada

Juju

Procure um médico. só ele pode te receitar o tratamento correto

Ola doutor boa tarde?
o Olho so meu marido está muito vermelho e não esta saindo mais secreçoes já esta com 10 dias gostaria de saber quando que ocorre o termino da transmissão se após 15 dias o olho dele ainda estiver vermelho ele ainda pode transmitir ?
obrigada Juliana

Dr. Boa noite, meu Noivo contraiu conjutivite, hoje faz 7 dias, a vista dele ainda esta vermelha porém sem secreção esporadica coceira; gostaria de saber se ainda há transmissão do vírus, quando podemos voltar a vida normal, estou tomando cuidados para não contrair o Vírus, também queria saber se ele tocar na minha pele como por exemplo em meu braço, ou esconstar em minha roupa se dessa forma também há o contagio? Desde já agradeço....

Juliana

provavelmente nao está mais
Mas é impossivel jurar que nao transmite

Liliana

é possivel que ainda esteja transmitindo mas é pouco provavel

o virus pode estar em qq parte do corpo ou objeto que ele tenha tocado... por isso é bom evitar contato

ola meu nome e pablo e peguei conjuntivite e queria saber se devo pingar colirio no olho infectado

doutor, minha mãe e minha irmã estão com conjuntivite, sou alérgica a remédios, e tenho medo de pegar essa doença, o que eu posso fazer para não pegar essa doença?se eu pegar, posso pingar o colírio no olho normalmente?que eu sei até hoje eu incho os olhos por causa da alergia sempre que eu uso:cataflam ,fenergan, paracetamol,dipirona. MEU NOME é BRUNA

Dr.Renato
No dia 12/04/2011, iniciou a conjutivite, fui ao P.S onde um clinico me receitou, Tobrex - colírio, Nisulid e Zina-antealérgico, hoje dia 15/04, continuo com a vermelhidão, mas ouco secreção lacrimal,sinto ainda um pouco de ardência e um encomodo na hora de assistir TV ou ler algo. Ainda posso contaminar outras pessoas ou ja estou curada? Ou devo voltar ao P.S, para me liberarem pra minhas atividades no tabalho?
Muito Obrigada
Rosana

Bom dia, Doutor! Contrai conjuntivite viral na última quinta-feira(14/04). Fui ao médico, fiz uso de dois colírios de forma correta e hoje(17/04) eu não apresento mais nenhum sintoma! Esses sintomas duraram somente 4 dias, e segundo o médico, essa doença duraria por volta de 7 a 10 dias! Posso admitir que estou curada e não corro mais risco de trasmitir pra ninguem? Ou devo respeitar esse período de 7 a 10 dias e me manter isolada?
Obrigada, Marina

Bruna

a prevenção é evitar o contato com os doentes, como está escrito no texto acima

Vc pode pingar os colirios sim... eles nao tem esses remedios q vc citou

Rosana

tem muito pouco tempo e vc ainda pode transmitir a doença sim

Marina

vc tem que respeitar o prazo dado pelo seu medico

Na sexta-feira meus olhos estavam coçando e com secreção, porem agora na terça meus olhos não coçam mas estão vermelhos e doloridos ao piscar, posso transmitir ainda conjuntivite?
E qual pode ser o tipo , viral ou bacteriana?O medico não disse.

Midiamid

possivelmente é viral e vc ainda pode transmitir.
Tem menos de 1 semana desde o inicio do quadro

OLÁ, BOA TARDE, MEU NOME É ANDERSON E GOSTARIA DE SABER SE, É RECOMENDÁVEL COLOCAR ÁGUA COM LIMÃO NOS OLHOS, PARA TENTAR ALIVIAR UM POUCO E FINALMENTE CURAR A CONJUTIVFICAREI MUITO AGRADECIDO AO RESPONDER-ME.

boa tarde Dr. Renato
me chamo thiago

estou com conjutive a mais de 8 dias fiz todo medicamento do que foi foi passado e meus olhos ja estão melhores tirando meu olho esquerdo q esta vermelho somente no lado direito superior do olho, eles não esta mais saindo segreção e mais nada, ta~lves possar ser algum tipo de iritação por causa da conjutive?? ainda corro o risco de passar a doença??

Obrigado

ANDERSON

NUNCA use agua com limão ou qualquer outra coisa parecida nos olhos
Voce pode causar uma queimadura nos olhos e de nada vai ajudar na cura da conjuntivite

Thiago

enquanto houver alguma inflamação, mesmo que leve ainda há risco de transmissao

ola bom dia, meu nome e Felipe e tenho 11 anos oq devo fazer, estou com conjutvite nos dois olhos qual remedio vcme recomenda??

Boa tarde!

Hoje pela manhã, acordei com os olhos inchados e um pouco vermelho... Depois de uns 30 minutos, voltou ao normal, e depois de uma hora mais um menos, voltou a ficar inchado e vermelho.... Isso pode ser conjuntivite?

Atenciosamente,

Larissa.

Felipe

O blog não recomenda colirio nenhum. Não é permitido receitar medicamento sem consultar o paciente. Consulte um médico

Larissa

Pode ser sim. Tanto a infecciosa quanto a alergica
Se não melhorar ou aparecer outros sintomas, consulte um médico

oi meu nome e jose nilton eu estou achando q to com canjuntivite como posso prevenir?

Jose Milton

Se vc está com conjuntivite nao ha mais o que prevenir...tem que tratar...siga as orientaçoes escritas no texto e procure um médico

eu não sei se eu to com Conjuntivite por que eu todo dia cosso os olhos mas os meus olhos não fica como os da foto mas sera que eu estou ??

Este comentário foi removido pelo autor.

boa noite dr.eu trabalho em uma loja e minha colega de serviço chegou com dor nos olhos e muita coceira e disse que tava sentindo os sintomas: dor no olhos, lacrimejamento,secreção e coceira no di a seguinte ela ia no posto, ela tava lavando com soro e utilizando um algodão, apos limpar o olho ela deixou em cima do balcão, mais tarde eu fui recolher o lixo da loja, e nem me dei conta e acabei pegando o algodão e jogando fora.. no dia seguinte fui trabalhar normalmente e quando a tarde comecei a sentir muita dor nos olhos lacrimejou bastante e saiu uma secreção amarelada sem contar a coceira insuportavel.. posso ter pegado a conjutivite assim rapidamente? e c for e forte pq mal posso piscar que doi muito e lacrimeja

Boa noite me chamo Lucelia.
Minha filha Maria Eduarda ESTÁ COM COM CONJUNTIVITE MAS TAMBÉM APRESENTA FEBRE E TOSSE É NORMAL ?
O olho dela está com muita secreção amarelada e muito vermelho. Ela tem 7 anos.Por favor aguardo retorno Doutor. Desde já muito obrigada!!!!!

Higor

Nem toda coceira é conjuntivite.
pode ser alergia, ressecamento ...

vá no medico para ter certeza

Gudynha

provavelmente vc está com conjuntivite...
siga as recomendaçoes do blog e procure um medico

Lucelia

Sim. Isso é normal.
O mesmo virus que causa a conjuntivite pode dar esses sintomas parecidos com uma gripe ou uma virose

muitO obrigada dr Mauro.. pOis é hoje acordei com os olhos grudados tou mesmo com conju fui ao medico.... Obrigada pOr tudo

Olá Dr. Renato
O meu caso é o seguinte: Domingo eu comecei com alguns sintomas, como sensação de areia nos olhos e dolorido, isso foi a noite, no dia seginte ja estava com conjutivite. Fui em uma farmacia e me receitou o soro fisiologico e um colirio Germed,para usar de 4 a 4 hr, comecei usar e ele fez efeito e ja estava melhorando e sumindo aquela vermelhidão, isso ja estava acabando a semana, ja era Quinta feira..
E hoje sábado voltou aqueles mesmos sintomas do começo, areia nos olhos e querendo fica um pouco dolorido. Minha pergunta é se eu posso contrair a conjutivite novamente ? E tão rapido Assim ?
OBS: Minha mãe pegou conjutivite e acho que foi de mim, porém, o caso dela é mais grave, pois está bastante vermelho e saindo secreções.
Como eu ja estou melhor eu poderia pegar novamente ? E dela ?
Desde ja agradeço.

Bom dia,

Eu estou contaminada a 2 dias, meus olhos nao esta tao vermelhos só um pouco inchado, e doendo um pouco,estou usando soro, devo continua,

obrigda por responder

Natielle Reys

Doutor, eu estou com conjuntivite a 3 dias, sendo que meu olho já está branquinho, como sei que a mesma acabou??

Dionatan

Provavelmente ainda é a mesma infecção e não uma nova contaminaçao
Procure um medico ao inves de se tratar com o balconista da farmacia

Natty

deve manter o tratamento por no minimo 7 dias

Lipe

nao tem como saber com certeza
Mas com 3 dias certamente ainda nao curou totalmente

estou há 2 dias com conjuntivite,e fazendo uso de biamontil d,por ter usado no passado,sei que é errado mas não vou conseguir um oftalmo pelo sus nem tão cedo,o quê falar desse rem´dio?

Marcos

ele até vai ajudar um pouco já que tem antiinflamatorio junto com o antibiotico
No entanto, se o colirio estiver aberto há mais de 1 mes voce nao deveria usa-lo
Procure um médico assim que possivel

Dr eu o comprei agora,um olho já esta melhorando o outro começou agora,esta segunda inflamação costuma ser tão intensa quanto a primeira? irei seguir a bula que recomenda 07 dias,obrigado pela sua atenção.

ola meu nome e hellem peguei conjutivite no sabado no domigo meu marido e meu filho e na segunda meu outro filho , mais meu marido ta tendo febre alta dor de gargarta dor de cabeça e normal ? oque devo fazer estou lavando o olho deve com soro gelado ele toma paracetamol pra febre obg

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Marcos

o segundo olho costuma ser mais leve do que o primeiro

Hellen

isso é normal sim
Voces tem q fazer muita higiene e procurar um medico

Doutor, aminha filha de 1ano pegou conjuntivite bacteriana ha cerca de duas semanas. Fez o tratamento rigoroso com antibiotico por gotas. Passou. Ha cerca de dois duas que apareceram os mesmos sintomas, olhos vermelhos, e secreçōes pastosas e esverdiadas. Será novamente de origem bacteriana?
Mario.

Mario

pode até ser mas é pouco provavel. Talvez alguma irritaçao da 1a infecção
leve ela de volta no seu médico p avaliar

leia o texto abaixo sobre conjuntivite em crianças
http://www.medicodeolhos.com/2011/04/conjuntivite-em-criancas.html

Olá, meu nome é André e tive conjutivite no olho esquerdo ha mais de um mês atras, Meu olho está muito embaçado agora. Fui ao medico, fiz o tratamento, mas ainda estou com embaçadp no olho, tenho diabetes tipo2, será que é o caso de procurar novamente um especialista? Parece ter algo no meu olho que deixa minha visão embaçada.

André

voce deve estar com uma complicaçao da conjuntivite chamada ceratite numular ou infiltrados corneanos
Isso requer um tratamento mais prolongado. Volte no médico para ele avaliar

Ola a um tempo atrás fui ao rio de aguas quentes e fikei com o olho muito vermelho vermelho mesmoo, passou um tempo parou, depois voltou e usei um colirio chamado claril q tirava a vermelhidao mais depois de um tempo voltava, e sempre fika nessa de parar e voltar acho q é conjuntivite alergica pq moro com 5 pessoas nenhuma delas n pega pq se fosse viral ja tinha pegado.

O problema sempre para fika uma semana bom depois volta e fika umas 2 semanas ruim, o olho começa a fika com uns pontos vermelhos e veias aparecendo, passa um tempo ele começa a arder e lacrimejar.

Minha historia é triste a muito tempo sofro com isso eu falo pra minha mae mais n estão nem ai pra mim.

Samuel

vá no oftalmo
pode ser alergia mesmo e ai ele precisa te passar o colirio certo

boa tarde a todos,

Gostaria muito que algum médico esclarecesse meu caso. Tenho uma espécie de conjuntivite há mais de 14 (quatorze) anos que nunca passa. Sempre tenho que usar colírios até melhorar o quadro. Depois que melhora, vai piorando gradativamente até ter que usar colirios de novo. Isso acontece a 14 anos. Alguém me explica uma solução? Grande abraço a todos.

Valadão

Nao é exatamente uma conjuntivite que voce tem. É alguma doença que causa sintomas parecidos com a conjuntivite
mas só cm esses dados e sem um exame clinico é impossivel tentar fazer um diagnostico

Olá, sempre tive olhos saudáveis, porém usava óculos para corrigir o problema da miopia e astigmatismo, resolvi usar lentes, no começo foi tudo ok, tanto que passou a fase de adaptação sem problemas, mas depois de um tempo meus olhos começaram a ficar levemente avermelhados ao fim do uso, principalmente na parte coberta pela lente, o médico a princípio me passou flutinol, mas usei e não adiantou (os olhos amanheciam claros mas a vermelhidão insistia em voltar no fim do uso das lentes).

Depois de me passar vários colírios ele já me deu diferentes diagnósticos, como ceratite uma vez, não me lembro de que tipo, e aí fiquei um tempo sem lentes, e também vive falando que tenho conjuntivite alérgica e tenho que tratar para não se tornar bacteriana/viral, e usar Patanol S e Fresh Tears todos os dias; após o flutinol, já me passou pred fort e pred mild, voltei a usar óculos por muito tempo e então tentei voltar a usar as lentes (por períodos menores, como durante as manhãs apenas), mas também não deu certo, após alguns dias, a vermelhidão voltava ao fim do uso, aí apelei e agora só em ocasiões sociais (1 vez por final de semana, +/- 8 horas), mas ainda sim, depois de todos esses colírios usados corretamente, lavando o estojinho, usando a solução oftálmica (optifree) e pingando o freshtears durante o uso das lentes, o problema não passa!

Meus olhos nunca produziram secreção, mas a vermelhidão some se fico sem lentes e insiste em voltar se volto com as lentes, parece que fica "camuflada", o que fazer? Se eu volto ao médico (se tornou rotina praticamente), recebo os mesmos diagnósticos de conjuntivite alérgica e as mesmas receitas de pred mild, patanol s e freshtears, e quanto ao patanol s, tenho a impressão de ardência nos olhos quando uso e vermelhidão leve também, seria isso normal, já que é um anti-alérgico? E ele fala para eu pingar uns 15 minutos antes de colocar as lentes, e no mesmo horário em dias que não for usar também, mas nada disso resolveu, ontem fui a uma festa junina, usei a lente por 7 horas e meus olhos ficaram super vermelhos (em parte devido ao ambiente creio eu, mas pinguei freshtears 2 vezes durante a festa), se eu pudesse, faria cirurgia, mas tenho apenas 18 anos, e tenho medo de que todos esses colírios e problemas que vieram com o uso de lentes possam impossibilitar uma futura cirurgia, o que fazer a respeito dessa situação toda? Gostaria muito de poder usar lentes todos os dias ou operar se não fossem os contratempos, meu tipo é a descartável PureVision da Bausch&Lomb. Obrigado!

Fabrício

Fabricio

Infelizmente algumas pessoas tem essa irritaçao com as lentes por mais que tenham cuidade e usem colirios diversos
as vezes nao tem jeito mesmo de resolver completamente o problema
Voce pode tentar alguma marca de lente diferente mas nao tem muito mais o que fazer

quem ja pego conjutivite pega de novo ?

Guh

quem pega conjuntivite uma vez pode pegar novamente sim

Dr. Renato, Boa Tarde!

Na penúltima sexta-feira (08/07), acordei com meus olhos coçando, fui ao trabalho, e durante o dia tive secreção e começou a inchar. Fui ao PA, e o médico diagnosticou Conjuntivite, me afastou por 7 dias e me receitou TOBRADEX. Consegui consulta com um Oftalmo, e ele diagnosticou Conjuntivite Viral. Disse que tenho que ter paciência e não tenho que utilizar nenhum medicamento, mas receitou compressa de água gelada e um colírio lubrificante, também me afastou por mais cinco dias. Durante estes dias de repouso, tive febre, inflamação na garganta, e fiquei com os olhos vermelhos. Mas na Quinta, depois de eu ter passado pelo Oftalmo à tarde, acordei com meu outro olho vermelho e com pouca secreção, mas deste dia em diante estou com MUITAA dor de cabeça e nos olhos, incomoda demais. Hoje Sábado, continuo com as dores e meus olhos estao pouco vermelhados, meu atestado vai até amanha DOMINGO, ainda tem chance de passar o vírus? devo voltar ao Oftalmo, o que faço? Obrigada.

Janaina

Seu comportamento é tipico da conjuntivite

Vc deve voltar sim ao oftalmo

oi...Meu olho de um dia pro outro começou a coçar muito...e a inchar.....depois de umas 3 semanas fui no médico...ele disse q estou com Alergia nos olhos....
Receitou o colirio Octifen..e usar por 20 dias..Usei por uns 10 dias....e nãoo adiantou nada.....continuou a coçar muito...e inchar...li varias vezes a bula do colirio...e dizia q o efeito...era rápidoo...mas durante 10 dias nao fez diferença....parei de usar e agora um olho meu ...está vermelho ...e doi algumas vezes...O q façoo???

Mi

volte no seu medico
Ele pode te passar outro remedio para alergia ou ver que o diagnostico nao é mais esse e sim outra doença diferente

Doutor, estou com conjuntivite de novo. Peguei no começo de julho, e comecei a passar o colírio Tobralox de cinco em cinco horas, melhorou em dois dias, mas voltou umas duas semanas depois, continuei usando o colírio, mas a conjuntivite continua voltando. Essa já é pelo menos a 4° vez que eu estou com conjuntivite em um mês e meio. O que devo fazer? Por que ela fica voltando? O colírio não funciona?

Bom Dia doutor.
Meus olhos doem por cima, às vezes coçam, e estão vermelhos, um tá mais do que o outro. Estou usando só soro fisiológico gelado, e leite materno. O leite materno é bom ? Estou com isso nos olhos a 5 dias. Obrigada pela compreensão.

Dro, boa noite .

Gostaria de saber se existe alguma diferença entre o cilodex e o tobradex ?

Meu nome é Sarah
Estou com esses sintomas: dor nas palpebras, inchaço nos olhos, sensação de areia nos olhos, palpebras avermelhadas, com pus, porem meus olhos nao estao vermelhos. Fui ao clinico geral e ele disse que estava com conjuntivite e me receitou Maxitrol 2 gotas de 4 em 4 horas. Doutor, esses sintomas sao de conjuntivite, ou poderia ser outra coisa? Esse tratamento está adequado ou posso usar outra coisa? O que devo fazer? Obrigada

Estou com esses sintomas há 4 dias: dor nas palpebras, inchaço nos olhos, sensação de areia nos olhos, palpebras avermelhadas, com pus, porem meus olhos nao estao vermelhos. Fui ao clinico geral e ele disse que estava com conjuntivite e me receitou Maxitrol 2 gotas de 4 em 4 horas. Doutor, esses sintomas sao de conjuntivite, ou poderia ser outra coisa? Esse tratamento está adequado ou posso usar outra coisa? O que devo fazer? Obrigada

Luiza

deve ter algo errado ou no diagnostico ou no tratamento
Voce tem q voltar no medico e ver isso direito

Fabricio

Voce NAO deve usar leite materno

Procure um medico

Debora

o antibiotico é diferente (ciprofloxacino e tobramicina)

Mateus

esses sintomas sao de conjuntivite sim mas tambem podem ocorrer em outras doenças

Quem sabe diagnosticar e tratar conjuntivite é OFTALMOLOGISTA e não clinico geral
Entao procure o médico certo

Dr. Renato, boa noite!

Fui a oftamologista na terça feira (23/08/11) e após análise, houve a constatação que estava com uma conjuntivite viral.

Dos sintomas característicos da conjuntivite apenas apresentei a vermelhidão e secreção nos olhos.
Contudo, me causou estranheza são as seguintes coisas:
- Não apresento coceira nos olhos;
- É levíssima a vermelhidão nos meus olhos;
- Acordei apenas 1 dia com os olhos "grudados" (fato este bem característico da conjuntivite), apesar deles apresentarem uma leve secreção.

Já contrai anos atrás conjuntivite viral e creio que desta vez a doença se manifestou de maneira leve.

Minha dúvida é a seguinte: É realmente possível uma pessoa apresentar conjuntivite sem os sintomas que citei acima?

OBS: A oftamologista indicou a utilização do colírio "Lacrifiml" (de 2 em 2 horas) e compressa com água mineral.

Agradeço desde já.

Att.

Mariana

Mariana

é possivel sim. Os sintomas vao depender da fase da doença, do virus que causa (existem virus mais e menos agressivos).
O seu caso é leve e por isso mesmo a medica passou um tratamento leve

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 302 de 302   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário