Recent Posts

terça-feira, 29 de junho de 2010

Conjuntivite : causas, sintomas e tratamento

Conjuntivite significa inflamação da conjuntiva. Conjuntiva é um tecido que reveste a parte branca do olho (chamada esclera). Os sintomas da conjuntivite são muito inespecificos e podem parecer com outras doenças. A conjuntivite pode ocorrer por diversos motivos. De modo geral classificamos a conjuntivite em infecciosa e alérgica.

Tipos de Conjuntivite:

1- Infecciosa : Pode ser causada por vírus (conjuntivite viral) ou por bactérias (conjuntivite bacteriana)



  • Conjuntivite Viral: É disparada a forma mais comum de conjuntivite. A transmissão é grande e rápida. Antibióticos não fazem qualquer efeito e não precisam ser usados. A deonça é autolimitada, ou seja, melhora sozinho mesmo que não façamos nada.


  • Conjuntivite bacteriana: É um forma menos comum da doença. Geralmente apresenta uma secreção mais intensa e mais grossa, parecida com pus. As bactérias mais comuns são: Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. É preciso usar antibióticos para curar essa forma de conjuntivite.
2 - Conjuntivite Alérgica: Ocorre quando o paciente apresenta alergia nos olhos. Pode se parecer muito com a conjuntivite infecciosa mas essa forma não tem risco de transmissão para outras pessoas. Um sintoma bem característico é a coceira intensa nos olhos. Para sabe mais sobre a conjuntivite alérgica clique aqui

Sintomas da Conjuntivite

O quadro geralmente se inicia com sensação de areia nos olhos, ardência e lacrimejamento. Rapidamente o olho fica vermelho, as pálpebras podem inchar, aparece muita secreção (que pode ser tipo pus ou remela ou tipo lágrima) e as vezes até dor nos olhos.
Como regra geral, nessa fase da doença, a visão não fica prejudicada.
É importante lembrar que nem todas as pessoas com conjuntivite apresentam todos esses sintomas. Algumas ficam só com o olho vermelho mas sem sentir nenhum incomodo, outras quase não apresentam secreção.
Da mesma forma, nem toda pessoa com olho vermelho, irritação nos olhos e lacrimejamento tem conjuntivite. Outras doenças podem se manifestar dessa mesma forma. Só uma avaliação médica pode determinar o diagnóstico correto.
Normalmente, a doença aparece em um dos olhos e depois de alguns dias o outro olho também é acometido.

Conjuntivite
Como se pega conjuntivite?

Como explicado acima, a conjuntivite alérgica não passa de pessoa para pessoa mas as formas infecciosas, seja viral ou bacteriana passam. A transmissão ocorre por contato direto, ou seja, não passa pelo ar. É preciso que a pessoa toque a outra ou pegue algum objeto que foi tocado pela pessoa contaminada. Ou seja, se você usa uma toalha que foi usada por uma pessoa com conjuntivite ou usa o mesmo talher usado por ela, você corre sério risco de ter a doença.
Na conjuntivite viral, o vírus pode ser transmitido pelo espirro ou pela tosse e causar infecção.
Apesar da infecção ser apenas nos olhos, o vírus ou a bactéria está nas mãos, no rosto e em qualquer outra parte da pessoa contaminada.

Como evitar a transmissão da conjuntivite? Como se prevenir da conjuntivite ?

> A pessoa contaminada deve adotar alguns métodos para evitar passar a doença para outra pessoas.
> Lavar sempre as mãos, principalmente depois de mexer nos olhos ou pingar os colírios
> Só usar lenço de papel para limpar os olhos e descarta-lo depois. Não usar lenços de pano
> Evitar cumprimentar ou beijar as pessoas
> Não compartilhar toalhas, fronhas, talheres etc.. com outras pessoas

Conjuntivite leve a moderada
Lembre-se que a transmissão da conjuntivite pode ocorrer por vários dias mesmo depois de iniciado o tratamento. Enquanto seu olho estiver vermelho ou com secreção você pode transmitir a conjuntivite para outras pessoas.

Quando tempo dura a conjuntivite?

Depende muito do tipo de conjuntivite, da força do vírus ou da bactéria e da defesa (imunidade) da pessoa contaminada. Em geral, a doença começa leve e depois de 1 ou 2 dias fica mais intensa. O 3º e 4º dia da doença constumar ser os piores e em torno de 7 a 10 dias a doença já acabou. Entretanto, há casos que duram 2 semanas ou mais.
Isso vale para a forma viral, pois na forma bacteriana e na alérgica o tempo da doença vai depender de quando o tratamento foi começado.

 Tratamento da Conjuntivite


Como a maioria dos casos é causada por vírus não precisamos de nenhum medicamento específico, apenas medidas gerais.

1 – Higiene: Lavar sempre os olhos com água filtrada ou soro fisiológico a 0,9%. De preferência gelado. Se o olho amanhece inchado, pode-se fazer compressas de soro gelado para diminuir o inchaço.
2 – Lavar sempre as mãos e fazer as outras medidas listadas acima para não transmitir para outra pessoas.
3 – Em casos mais sintomáticos, com mais dor, podemos usar colírios de antiinflamatórios (não antibióticos!) ou até antiinflamatórios comprimidos.
4 – Usar óculos escuros ajudam a diminuir a sensibilidade à luz.

É muito freqüente vermos pessoas usando colírios para conjuntivite, as vezes medicamentos fortes, sem necessidade, inclusive alguns antibióticos passados por médicos generalistas ou pediatras. Esses remédios, além de desnecessários, podem trazer efeitos colaterais. Se você estiver com suspeita de conjuntivite procure um oftalmologista. O uso indiscriminado de antibióticos é uma prática nociva a saúde pública e por isso, o ministério da saúde exige que a venda de antibióticos nas farmácias seja feita com retenção da receita médica, que deve ser feita em 2 vias pelo médico.

Para casos de conjuntivite bacteriana, é necessário usar antibióticos na forma de colírio por 7 a 10 dias. Lembre-se que esse é um quadro raro e só o seu oftalmologista pode receitar esses medicamentos. Não faça auto medicação. 
Clique aqui e aprenda a pingar os colírios da forma correta

Para casos de conjuntivite alérgica é necessário identificar a causa da alergia e usar colírios específicos para alergia. Existem algumas opções no mercado e a melhora é rápida. De novo, só use esses colírios caso tenham sido prescritos pelo seu médico.
Leia mais sobre a conjuntivite alérgica clicando aqui 

Estou com Conjuntivite! Devo faltar ao trabalho ou a escola?

Como já foi dito, a conjuntivite viral ou bacteriana é altamente contagiosa. Por isso devemos evitar que as pessoas contaminadas entrem em contato com outras pessoas e transmitam a doença. Logo, é importante que a pessoa se afaste do trabalho ou da escola até que a doença esteja curada.
No caso da conjuntivite alérgica não há necessidade de afastamento do trabalho ou do colégio.

O que é membrana ou pseudo membrana?

Em alguns casos raros de conjuntivite viral, a inflamação é tão intensa que se formam membranas inflamatórias que ficam aderidas na parte interna das pálpebras. Essas membranas precisam ser retiradas pelo oftalmologistas e iniciado colírios de corticóide para evitar que elas se formem novamente.
Esses casos muitas vezes evoluem para formação de cicatrizes na córnea e que podem até abaixar a visão.
Infelizmente nos últimos anos temos vistos esses casos se tornarem mais comuns.

Conjuntivite com membrana
Conjuntivite neonatal ou conjuntivite em recém nascidos.

Essa forma de conjuntivite requer um exame oftalmológico de urgência e um tratamento imediato para não deixar seqüelas na criança. Ela ocorre nos primeiros dias de vida e pode ser causada por diversos microorganismos como clamídia, gonococos, herpes etc... A transmissão ocorre através da mãe que estava contaminada e não foi tratada corretamente.
Leia mais sobre o assunto no texto novo publicado nesse blog só sobre conjuntivite em crianças. Clique aqui para ler

O CID 10 (código internacional de doenças) da Conjuntivite é H10.0 ou H10.1

Nesse começo de 2011, está acontecendo um surto de conjuntivite em várias cidades do país. Nesse momento, é fundamental adotar as medidas de higiene para não transmitir a conjuntivite e não pegar a conjuntivite. Leia o tópico de novo, especialmente as medidas de prevenção e não faça automedicação. Não use colírio para conjuntivite sem recomendação médica

Quer ler mais sobre Conjuntivite Alérgica?
http://www.medicodeolhos.com/2010/09/coceira-nos-olhos-alergia-ocular.html


Você sabe a maneira certa de pingar os colírios? Leia esse texto e evite desperdícios e obtenha um efeito melhor
http://www.medicodeolhos.com/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html

Quer saber mais sobre terçol, hórdeolos etc...?

Quer saber mais sobre Olho Seco?


302 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 302   Recentes›   Mais recentes»

Olá, gostaria de saber mais sobre conjuntivite lenhosa. Quais as características, tratamento, etc. Obrigada

Aproveitei o comentário acima e fiz um post sobre conjuntivite lenhosa.
Leia lá no blog e divulgue

gostaria de saber se posso usar óculos no periodo da conjuntivite?

Sim, voce pode usar oculos enquanto está com conjuntivite.
Mas lembre-se de limpar o óculos com frequencia

Me chamo Lucas tenho 20 anos e gostaria de saber algumas informaçoes.
Estou Com Conjutivite a 8 Dias ja o medico passou um colirio e uma pomada,mesmo com esse tratamento ainda não estou curado,pois meus olhos estão inchados e um poco vermelho ainda,Teria alguma dica para diminuir esses sintomas???
e tambem estou com as vistas meia embaçadas.
por favor preciso de slguma Resposta.
meu e-mail: luc_ctcrew@hotmail.com

Lucas

Algumas conjuntivites demoram mais tempo mesmo... as vezes 15 a 20 dias
Alem do que vc está usando, pode usar Soro gelado.
Veja com seu medico se vc está com as membranas que eu mencionei no texto. Se tiver, tem que tira-las para acelerar a cura.
Abç

mesmo q todos os cuidados sejam tomados beijar alguem com conjutivite pode transmitir a doença?

Sim...beijar é um ato muito proximo e pode transmitir a conjuntivite facilmente

Olá Bom dia,

Gostaria de saber se posso contrair a mesma conjuntivite 2 vezes seguidas?

Minha esposa contraiu uma conjuntivite (identificada pelo oftalmologista) como bacteriana e bastante forte. Após 14 dias fazendo uso dos medicamentos prescritos a doença foi embora. No 10 dia dela, eu também contrai, mesma prescrição,uso de colírio especifico, higiene redobrada etc. após o 8 dias, me curei, mas minha filha 6 anos também contraiu e também já esta também sob cuidado medico.
A pergunta é se eu e a minha esposa podemos contrair de volta a conjuntivite da minha filha?

Grato
Max

Max

Sim, voce pode contrair a conjuntivite novamente da sua filha
Embora o seu organismo tenha criado uma resistencia ao virus, ele pode sofrer mutaçoes rapidas e contamina-lo novamente.
É mais dificil mas pode ocorrer sim.
Por isso, mantenha a higiene

Boa noite Dr. Renato.
A minha esposa, encontra-se à 2 semanas com uma conjuntivite bacteriana.
Está a usar gotas de lágrima artificial, um anti-inflamatório (INDOCOLLYRE 0,1%), tratamento iniciado à cerca de 1 semana e meia, e por vezes o vemilhão e a dor de olhos fica muito intensa.
Qual a sua opini~~ao para esta situação?

Obrigado pela disponibilidade

Marco

dificil avaliar sem examinar
O tratamento em si está correto
Algumas conjuntivite demoram um pouco mais
mas pode ser que o diagnostico nao esteja correto, que precise fazer alguma coisa a mais

Só pelo relato é impossivel te dizer algo mais

olá Doutor, estou com sintomas de conjuntivite e tenho diabetes, minha dibetes pode agravar ainda mais a conjuntivite ou são questões diferentes? obrigada

Respota ao comentario acima.

A diabetes nao controlada pode diminuir a imunidade da pessoa. Mas nesse caso, nao acredito que irá interfirir no curso da sua conjuntivite

tive conjutite junto com sinusite tudo junto so que ja tem mais de 15 dias mais ainda estou com a vista muito embassadas o que posso fazer para minhas vistas melhorarem desde ja agradeço

As menbranas mencionadas podem sumir sem ser retiradas?

Boa tarde,

Estou com os dois olhos vermelhos e com secreção amarela, foi diagnosticado como conjuntivite e prescrito o antibiótico cloranfenicol.

Também estou com muita rouquidão, minha voz quase não sai, tem alguma ligação os dois sitomas?

As membranas podem sumir sem serem retiradaas mas demora muito e pode agravar o quadro

Flavia

O virus que causa a conjuntivite tambem pode causar faringite. É o que a gente chama de "febre faringo-conjuntival". por isso seus sintomas d rouquidao ...

ola estou com conjuntivite a 10 dias minha médica passou um colirio chamado ciladex, ele é eficaz mesmo para melhorar a conjuntivite? também gostaria de saber se posso usar a pomada ciladex?

Thaise

O colirio é CILODEX. Ele funciona sim. E nao precisa da pomada nao. só o colirio tá bom

estou com conjutivite ha 6 dias nas 2 vistas.tambem tive junto faringite e febre.por isso que está demorando minha recuperação? o remedio é colirio tobramicina+dexametadona,lavolho,agua boricada, graças a Deus que a febre e a faringite já foram embora.Será que devido a este episodio junto, está demorando minha recuperação?Obrigada pela atençao, sandra.

Sandra

O virus que causa a conjuntivite tambem pode causar faringite. É o que a gente chama de "febre faringo-conjuntival". Foi isso que vc teve
Seu tratamento está ok, o tempo de recuperaçao é entre 7 a 10 dias.

Boa tarde,

Há 5 anos tenho um quadro alérgico, tenho crises com vermelhidão intensa e os colírios antialérgicos não aliviam a dor e o vermelho. À noite torna-se pior.

PRESADO DR. RENATO MEU NOME É MAURO TENHO GLAUCOMA DE ANGULO FECHADO E VIAVEL A CIRURGIA?ESTOU TRATANDO COM 3 TIPOS DE COLIRIO PARA MANTER A PRESSÃO CONTROLADA MAS A VISTA FICA MUITO IRRITADA E VERMELHA É NORMAL OU PRECISO USAR COLIRIO LUBRIFICANTE.

Resposta ao comentario de 13 de setembro

algumas coisas podem ajudar
- afastar a causa da laergia. diminuir poeira, tapetes, pó etc...
- procurar um alergista e usar medicamentos orais p alergia
- usar sempre um dos 3 colirios antialergicos (relestat, patanol o octifen)
- nao coçar os olhos. lavar com agua gelada para laiviar a coceira

Mauro

Se vc tem angulo fechado, tem que fazer um laser (iridotomia). A cirurgia só é indicada se os colirios nao fizerem mais efeito.
Leia o texto sobre glaucoma nesse blog
http://www.medicodeolhos.com/2010/05/tratamento-do-glaucoma.html

ola sou gabriel

queria saber p q estou com conjutivite a9 e estou com muita do no olho tenho febre as veses e muita dor de cabessa ja fui au medico e ele me passou um colirio e um conprimido

Gabriel

O tratamento é feito com colirios e as vezes comrpimidos. As vezes a doença dura até 2 ou 3 semanas
Entao, paciencia e mantenha o tratamento

Este comentário foi removido pelo autor.

Ola Doutor parabéns pelo site

O clinico geral me receitou o colirio TOBRAMICINA. 1 gota em cada olho de 4 em 4h. Estou me tratando a 2 dias. Reduziu o pus matinal, mas os sintomas continuam. Preciso consultar um Oftalmologista também? E quando poderei voltar ao convivio do trabalho?

Obrigado pela disponibilidade

Alexandre

Use tambem soro fisiologico gelado
Só volte a trabalhar após 7 o 10 dias e se o olho nao estiver mais com secreçao

Doutor, estou usando o pred mild e o zynar, faz uns 3 dias já, já melhorou bem minha conjutivite (nao esta mais vermelha) eu posso sair e tomar algumas cervejas já?

Ao anonimo acima

apesar do tratamento, voce ainda pode transmitir a conjuntivite para outra pessoas.
Eu nao gostaria de estar num bar com uma pessoa com conjuntivite ao lado

Olá Dr. Renato

Eu emprestei meus óculos escuros para uma tia que estava com conjuntivite e não tinha óculos de sol, gostaria de sabe como devo higienizar os óculos e a caixinha para que eu possa usá-los em segurança?

Obrigada
Elô

Elô

Uma boa higiene com alcool a 70o é suficiente

Repita a operação 2 vezes

eu tenho conjutivite alergica e o meu medico receitou ,oculos para mim usar gostaria de saber se eu precizo uzar mesmo.

Ola dr. Renato Souza Oliveira... Estou com conjutivite viral desde terça feira (5 dias átras)
Comecei num olho so e passou para o Sexta feira, na sexta tanbém começou sintomas como febre, dor de garganta , dor de cabeça estou com inguas no pescoço e na axila, nunca tive conjutivite mas meu sistema imunologico esta baixo devido a medicação com Roacutan, onde eu parei o tratamento a 4 dias, fui a 2 oftalmos diferenets ambos me receitaram vigadexa como colirio e compressas de agua com camomila, como disse em seu topico a conjutivite pode ter fim no 7 dia util, que seria segunda, mas gostaria de saber se é normal todos esses sintomas, minha oftalmo falo que é normal pq ela pode ser assosiada a uma virose também, Conjutivite viral podr então causa Febre dor de cabeça e inguas? E estou fazendo certo os procedimentos?

Ate mais obrigado por responder

Estou com o mesmo problema do amigo acima ]"Fabricio" so que estou a 3 dias com febre dor de cabeça dor de garganta gostaria de saber quanto tempo fica encubado esses sintomas?

Fabricio

Está tudo certo
Seu quadro é bem tipico e tudo o que voce está sentido é normal
Mantenha o tratamento

Ao anonimo de 24/outubro

Os sintomas podem levar de 7 a 14 dias

meu filho tem 5 anos e está com conjutivite alergica a mais de 6 meses,já passou por 3 medicos e nada, e varios colirios como patanol s, flutinol, e agora outro super caro que não esta resolvedo nadaaaaaa que e ciclosporine 2%.meu filho naõ aguenta mais e muita coceira .eu queria pelo menor um colirio que aliviase mais crise.os medicos falar que ele só vai fica bom na adolencência e verdade?eu facou tudo lavas as maõs, limpou tudo, conpressão gelada

boa noite.
queria faser uma pergunta meu filho tem 2 anos de idade e pegou a conjutivite viral e faz 7 dias que ele esta com a doença,o vermelhidão acabou mas só que esta inchado um pouco ,quantos dias leva para voltar ao normal?

boa noite.vocs tem msn? o meu é xandyaj@hotmail.com. queria tirar duvidas.achei o blog muito util. parabens.

A mãe que está anonima...

O tratamento que seu filho está fazendo é praticamente o maximo existente
O caso parece mais severo e além disso o outro colirio que pode ser usado é corticoide, mas como tem efeitos colaterais, só deve ser usado quando o médico recomendar.
O tratamento sistemico com alergista é muito importante (vacinas, comprimidos etc)
Tenha paciencia e continue com o tratamento porque a dedicação da familia e da criança são muito importantes no sucesso do tratamento
Realmente, ele só ficará livre dos colirios quando estiver mais velho

Completando a resposta acima

Leia o texto sobre conjuntivite alergica nesse blog
Procure lá em cima no menu de conjuntivites...

Este comentário foi removido pelo autor.

Alexandre

Os sintomas vao melhorando aos poucos mas para ficar tudo normal pode levar até 14 dias

Nao uso MSN

ola,Dr Renato a seis meses deu conjutivite na minha filha eu passando com a Pediatra e ela encaminho com oftalmologico pelo sus estava demrando muito e eu paguei uma consulta entao o medico fez exame e me disse e conjutivite ja melhora, tudo bem uzei o colirio e nada continuo da mesma forma de pois de dois meses consigui um convenio e voltei passar ela novamente com outro. e ele fez exame e me disse e conjutivite alergica, e ela tem miopia,e fotofobia ,entao ele receitou tres tipo de colirio,e receitou ,oculos gostaria de saber se essa alteraçao que deu no olho dela,usando o oculos melhora ou ela vai ter que uzar sempre de continuo,eu nao entendo por que quando ela fez o primeiro exame nao deu.aguardo resp,obrigada

Ao anonimo acima

Sua filha deve uSar os colirios e os oculos sugeridos. Depois o tempo dirá se o grau vai dimunuir ou não

Dr.Renato tenho 8 anos ha seis meses tive conjutite alergica,e consultando com oftalmo.ele me receitou colirio,e receitou oculos mas eu nao perguntei a ele qual gral de dificuldade que eu tenho sei que eu tenho miopia fotofobia e na receita esta assim[o.d+0,50esfr.&-1,50cil.a 010 embaixo o.e+0,50esf&-1,50cil.a 165 embaixo d.p.=57 brigado

Voce tem hipermetropia e astigmatismo
Leia o texto abaixo que voce vai entender melhor
http://www.medicodeolhos.com/2010/07/entenda-receita-dos-seus-oculos.html

Olá Dr. Bom Dia!

Estou com conjuntivite há mais de 4 semanas.

Eu uso lente s de contato, porém, no primeiro dia de olhos vermelhos interrompi o uso.

Não tenho coceira, nem secreção, somente arde um pouco.

Usei VisAzul uma semana, não melhorou e fui ao médico. Ele disse que era conjuntivite alérgica e me deu Artelac. Usei por 7 dias e não melhorou, dai ele me disse que era COnjuntivite Viral.....

Usei por mais 7 dias o Artelac e nada..

Fui a outro médico, esse me disse que é Conj.Bacteriana e me receitou VigaDexa. Estou usando há 3 dias...e não melhorou ainda...

O que pode me dizer? Será que vai melhorar?

Abraço!

Ednei Dalberto

Ednei

Dificil dizer o que é.
Use o vigadexa e avalie a resposta
A infecção é nos 2 olhos? Tem muita secreção? Voce teve alguma relação sexual de risco recentemente?
Esses dados acima, sao importante para o seu médico. Quando for voltar nele, pergunte se há possibilidade de a causa ser Clamidia

Olá Dr. Renato.

Os 2 olhos estão bem semelhantes, não muito vermelhos, porém com várias pequenas "veias" aparecendo.

Não tenho nem tive nenhuma secreção e tenho relações sexuais normais com minha namorada.

O que acha?

Mas na segunda falo sobre isso com ele.

Obrigado.

Att.

Meu irmão tem 13 anos,e estava com os olhos vermelhos,foi na oftalmo e diz que era apenas uma alergia.Depois de 1 semana apareceu a conjuntivite bacteriana,e está usando TOBREX.O que devo fazer,e quanto tempo demora para fazer o Efeito?

Usar o remedio e esperar
Em media de 5 a 10 dias

Boa tarde!
Fiquei com meu namorado depois de 9 dias após ele ter contraído conjuntivite,ele tirou a fronha que utilizou na época e não tinha mais secreções nos olhos, qual o risco de eu contrair? Já fazem quatro dias e ainda não senti nenhum sintoma. Algo que eu possa fazer a respeito para evitar agora?
Muito Obrigada!

Juno

Existe chance de ter contraido a infecção mas nao tem nada que voce possa fazer agora...só torcer

bom dia:
estou com muita cosera no meu olho eu estou com conjutivite sim ou nao
obrigada!

Olá, Dr.
Estou com conjuntivite desde o dia 02/10 durou até quarta feira dia 10 com o uso do colírio Ster, soro fisiologico e compressas com água gelada como indicado pelo oftamologista. Porém, hoje acordei com o olho direito colado, e muito vermelho ! Eu to em semana de provas, e isso ta me irritando muito, tem hora que eu penso que seja alergica por causa do uso de maquiagens, e agora o que eu devo fazer ? tem problema se eu continuar usando o colírio ? obrigada.

Oi Doutor...
Estou com conjutivite faz 8 dias...Porém eles ainda continuam vermelho. Gostaria de saber se ainda posso transmitir para outras pessoas?
Obrigado!

Eliana

Só com esse sintoma de coceira e pela internet é impossivel saber se voce tem conjuntivite ou outra coisa

Fran

nao tem problema nao mas o ideal é que voce volte no seu medico pode ser que seja alguma coisa além da conjuntivite

Ao anonimo do dia 14

Sim voce ainda pode transmitir sim

D.r Renato gostaria de saber se quando a gente tem miopia,estigmatismo,fotfobia.a gente nasce com esse poblema,e quando faz a primera consulta ao oftalmo.ele ja descobre ou nao Obrigado.

Anonimo

Nao, esses graus geralmente aparecem ao longo da vida
Tem um texto sobre esse assunto aqui no blog. Procure lá em cima, dentro do menu "Oculos, lentes e aramações"

Meu nome é MARCOS
DR> Renato.
Estou tratando de conjuntivite alergica com Patanol S. Posso usar Outro colírio concomitante? Pred Fort por exemplo?

Ola D.r eu passo minha filha com oftalmologista ele esta acompanhando o caso dela ela tem conjutivite alergica , mas vai e volta agora estou aguardando vaga para passar com alergologista mas o oftal.ele e de boa eu quero saber qual e dificuldade que ela tem para enchergar ele nao me fala nada me esprica nada como devo fazer se eu trocar de medico tem que fazer outros exames e os colirios

Marcos

poder, voce pode usar.
Mas o predfort é um corticoide e tem efeitos colaterais. Só deve ser usado se foi passado pelo oftalmo e na dosagem e duraçao que ele recomendou

Leia mais sobre conjuntivite alergica nesse texto
http://www.medicodeolhos.com/2010/09/coceira-nos-olhos-alergia-ocular.html

Ao anonimo acima

leia o texto sobre conjuntivite alergica

http://www.medicodeolhos.com/2010/09/coceira-nos-olhos-alergia-ocular.html

Boa noite, Dr; quero uma opinião: eu tive conjuntivite, segundo o médico geral que me atendeu. Ele me passou sulfato de gentamicina 0,5 para tratamento de 6/6 hras - 10 dias.
Depois disso, melhorou os sintomas de vermelhidão e secreção, mas ainda havia um pouco de dor e então ele me encaminhou para oftalmologia. Depois de três dias da reconsulta, tive uma sensível perda de visão, com embaçamento, desfocamento e muita sensibilidade à luz. Esperei cerca de 20 dias e como não fui chamada para consulta (o encaminhamento era pelo SUS) procurei um oftalmo. O quadro estava assim, segundo este médico: 10% de visão no olho esquerdo e 30 no direito, com precipitados na córnea. Ele disse que a medicação prescrita pelo clínico geral não era recomendada e que a conjunivite havia passado para a córnea. Estou tratando com tobradex, colírio 4 x ao dia por uma semana, 3 x ao dia por mais uma semana e 2 x ao dia por mais 15 dias e pomada ao dormir.
Já estou terminando a segunda semana de tratamento, mas não tenho notado melhora na visão. Fiquei lendo sobre o assunto e vi que há diferentes tipos de conjuntivite e isso é essencial para o tratamento correto; quero saber como é o exame para saber o tipo, se é só lá no consultório, ou laboratorial... será que devo procurar um terceiro médico? Por outro lado, se minha perda de visão foi por erro do primeiro médico, o que devo fazer? Qual sua opinião ética/profissional sobre este caso?
Para ajudar a pensar, o meu quadro inicialmente se apresentava assim: muita dor, inchaço, vermelhidão e secreção grossa, amarela e abundante. Falei que fazia uso de uma pomada para psoríase, o que poderia ter relação, dado o fato que usei na testa ao dormir, mas isso não foi considerado; ninguém do meu convívio se contaminou.
Obrigada; Vani.

Vani

Voce nao precisa procurar outro medico. O tratamento agora está correto
Conjuntivite tem que ser tratada por oftalmologista e NAO por médico clinico geral ou pediatra. Mas como em alguns hospitais publicos nao há oftalmo de plantao na emergencia os clinicos e pediatrasa costumas tratar. Mas isso é um erro do sistema de saúde pubico

Nao sei dizer se, se voce tivesse sido tratada desde o começo por um oftalmo isso nao teria acontecido. É dificil dizer. Mesmo alguns pacientes que eu tratei de forma correta evoluiram da mesma forma que voce evoluiu.

Obrigada, Dr.
Realmente, o sistema público tem muitos furos, oque faz com que, às vezes, duvidemos das condutas dos profissionais de maneira generalizada. Mas uma segunda opinião, mesmo por um meio como a internet, onde ela fica 'recortada', é muito bem vinda, ao menos para, senão aliviar sintomas físicos, os psíquicos :)
A sensibilidade agora está menor, o que me leva a crer que o problema na córnea também está menor, ainda que minha visão não tenha tido a mesma melhora.
Todo caso, vc contribuiu para me tranquilizar. E eu o parabenizo pelo espaço.
Vani.

Bom dia doutor, estou com conjutivite viral a exatamente 1 semana, os sintomas diminuíram e a vermelidão tbm, não sinto a maioria dos sintomas, soh poucas coceiras mt de vez em quando. Gostaria de saber como eu saberei q estou curado da doença? Grato

Gold

Só dá para ter certeza da cura quando nao tiver mais sintoma nenhum

Olá Dr, Renato...
estou com conjuntivite diagnsticada como bacteriana a três dias. estou usando o colírio Vigadexa e já melhorou bastatnte. mas junto com a conjuntivite veio dores de cabeça e febre. pode ser"febre faringo-conjuntival"?
outra coisa, já é quase reveillon, queria poder brindar com meus familiares tomando um champangne, vinho, etc... posso? mesmo usando o colírio Vigadexa??
Parabéns pelo blog, muito generoso.
obrigado e Feliz ano novo!
Danilo

Danilo

sim, pode ser mesmo a febre faringo conjuntival

Apesar do colirio em uso, não tem problema voce ingerir bebidas alcoolicas em doses moderadas

Bom Reveillon

Oi Dr... moro no Rio de Janeiro e já fui duas vezes no ibol há alguns dias para me consultar e tratar de uma conjuntivite que peguei faz umas 2 ou 3 semanas. Na primeira vez que fui consultada, a médica me passou 2 colírios: Oftane e Acular LS, para ajudar no tratamento também me recomendou fazer compressas geladas várias vezes ao dia e ao acordar e antes de dormir,pegar um pouco de xampu infantil, misturar com água e passar nos meus cílios que amanheciam praticamente todos grudados... Eu estava usando direitinho, conforme o combinadp e estava já bem melhor. Porém fiz uso errado desses 2 colírios algumas vezes, acabei encostando nos meus olhos e por ignorância minha continuei fazendo uso deles. Deve ter sido por isso que um belo dia acordei com eles novamente muito vermelhos... Isso faz uma semana hoje(sexta). No mesmo dia voltei no ibol e outro médico que me consultou. Parei de usar aqueles colírios e ele me passou o Florate pra usar 1 gota a cada 4hs por 7 dias. ***Gostaria de saber se esse colírio Florate é antibiotico, ou se é anti-inflamatório...***porque ao que tudo indica, não é... Afinal a secreção que saía dos meus olhos era um muco, não tinha pus...era transparente.Como uma lágrima, mas mais espessa. E essas são características da Conjuntivite viral, não é?
Pois então comecei a usar o Florate na sexta e no sábado e domingo amanheci com o meu olho muito vermelho ainda, o que me deixou preocupada,pois eu não lembrava se tinha encostado esse colírio TAMBÉM, nos meus olhos. Aí na segunda eu comprei outro florate, joguei o antigo fora. De lá pra cá tenho certeza de que não encostei, até porque não sou eu quem está colocando ele. Peço para minha mãe botar em mim.Mas então, a minha dúvida é: Eu posso beber no réveillon, sem culpa, sem medo porque meu colírio não é a base de antibiotico ou ele é sim à base de antibiotico e não posso ingerir bebida alcoolica?? Agradeceria muito se você me ajudasse ainda hoje, pois afinal é hoje né o réveillon...rsrs
Obrigada desde já

Alessandra

O florate é um antiinflamatório e NAO um antibiotico

Voce pode sim ingerir bebidas alcoolicas
Pena que minha resposta demorou né?

nao se preocupe tanto com essa questao de encostar o colirio nos cilios. isso nao afeta tanto e nem tao rapido

Ok, muito obrigada! Demorou mas esclareceu... agora fiquei tranquila. No rèveillon eu não bebi mas no domingo sim, e eu estava me tratando ainda. Graças a Deus dessa vez eu me curei,já parei de colocar o colírio e meu olho não está mais vermelho. O unico probleminha ainda é que quando eu acordo, sinto meu olho direito um pouco (bem pouco mesmo) grudado, mas com o tempo isso some né, não é necessário voltar no ibol só por isso. Obrigada.

Bom dia Dr. Estou com conjuntivite ha dois meses. No inicio nao havia secreção( 30 dias). ja usei colirios Biamotil D (10 dias), depois zymar (10 dias) e nao melhorou. fiz cultura e antibiograma de secreçao conjuntival(pela manha, sem lavar olho) e deu Staphylococcus epidermidis. Meu olho tem hora que arde muito. ja passei por dois oftalmologistas. Um olho esta mais comprometido. O outro parece estar sendo acometido agora. tenho um pouco de secreção durante o dia e de manha amanhecem colados. staphylococcus epidermidis pode ser o agente principal? ou é infecção secundaria? O que acha do meu caso? No momento estou pingando Cloranfenicol + dexametasona (colirio) e terramicina pomada. tudo sobre orientação medica. Mas parece que nao esta resolvendo. Pode ser conjuntivite alergica? tenho 40 anos e nunca tive alergia? OBRIGADO!!! Na conjuntivite alergica pode haver infecção bacteriana secundaria?

Marcelo

O estafilo epidermidis é uma bacteria comum da pele e provavelmente nao é a responsavel pelo seu quadro
Seu tempo de doença é incompativel com uma conjuntivite comum. Já passa a ser conjuntivite cronica que tem poucas causas.
Uma deles é infecção por clamidia, especialmente se vc teve algum tipo de relaçao sexual desprotegido.
Comente com seu medico essa possibilidade.

MEU NOME É MICHEL ESTOU COM CONJUTIVITE A 3 DIAS E NÃO SEI OQ FAZER MEU OLHO ESTA NORMAL BRANCO MAIS DO LADO ESTA MEIO ENCHADO OQ EU FASO ??
E NÃO SEI SE É MESMO CONJUTIVITE :(
ME PASSA OQ EU FASO PARA SAIR ISSO ELE TÃO MEIO ENCHADO ENBAICHO MAIS N COSSA E NEM DOI MEU EMAIL É >> michel_mondiniklein@hotmail.com

VC NÃO VAI RESPONER MESMO ??
EU ACHO Q É 3 SOL POR AI ^^
FALA COMO CURA 3 SOL EU ACHO Q SE FALA 3 SOL AA POR AI COMO CURA ??

Michel

Eu mal entendi o que voce escreveu, porque sao muitas abreviaçoes, alguns erros de portugues etc...
Além disso, esse meu trabalho é voluntario e não recebo nada por isso.
Por isso, nao acho que voce tem o direito de cobrar se eu vou ou nao vou responder a sua pergunta. Além do que voce colocou a sua pergunta ontem e eu nao fico de "plantao " na frente do computador.

Apesar disso vou te responder... não dá para saber se é conjuntivite ou não. Use soro fisiologico gelado e procure um médico.

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr.
Gostaria de um esclarecimento a respeito de lentes de contato para pessoas que tiveram conjutivite bacteriana , meu caso, . Fiz uso do colirio Tobradex por 10 dias conforme prescrição médica, tb deixei de usar a lente por um periodo de 30 dias , fiz a desinfecção conforme orientação, em dias alternados com o produto proprio para lentes,hoje voltei a usá-las e quando tirei percebi que os sintomas da conjutivite voltaram . O que devo fazer para que eu possa usar a lente sem estar infectada , isto é , como e qual produto devo usar para limpar e tirar a bacteria da lente? grata pela atenção e espero que tenha sido clara em meu questionamento.

meu email cintiafreire@ig.com.br

Neymar (ou cintia nao sei)

Se a sua lente for descartavel, voce deve descarta-la mesmo que nao esteja no prazo.
Se for uma lente de longa duraçao o ideal é deixar com o seu médico ou no local aonde voce comprou para que seja feito uma analise da lente e ver se ainda está boa para uso

OK! Meu nome é Cintia .. não sei pq saiu com esse nome ,, talvez por conta do pouco conhecimento que tenho das novas tecnologias,, agradeço sua orietação,, minhas lentes são de longa duração ,, provavelmente terei que descartá-la tb .. vou levar ao medico e ver se ainda salvo.Obrigada.

Dr já tem 15 dias que tive conjutivite e minha vista está embaçada, demora pra voltar ao normal ou isso já saiu do normal ?

Eduardo

Eduardo

Com 15 dias geralmente já está normal
As vezes pode levar mais tempo mas pode ser que esteja acontecendo alguma complicaçao
Te sugiro voltar no seu médico

Dr. Renato ,boa noite, meu filho de 13 anos está com conjutivite a 5 dia,levei ao médico e ele receitou tobrex colirio,mas a 3 dias ele está usando e não estou vendo melhoras o puz dos olhos chegam a pingar no chão eos olhas nem abrem.
Hoje ao limpar os olhos com agua gelada saiu sangue, fiquei com medo e levei ao oftalmo, me disse para continuar com o mesmo colirio.
O que o que o SR. ach devo continuar ou existe outro tratamento mais eficaz?

Giselle

oi sou simeia tomo aciclovir 5 vezes por dias e sendo 2 cada vez mas nao vejo melhora

Apos uso de colirios durante 3 semanas, para tratamento de conjuntivite bacteriana, sinto o olho mais fechado e seco. É normal? Volta ao normal?

A conjuntivite ficou curada. Pelo menos foi o que o medico oftalmologista me disse há uma semana. Apenas sinto o olho desse modo... mais fechado e seco.. e a menina do olho parece maior. tenho colocado lagrimas artificiais. Gostava de saber se é normal e se, com o tempo, volta ao normal.

Giselle

As vezes a conjuntivite demora um pouco para melhorar mesmo com o colirio certo
Mas se está piorando e a secreção é exagerada, acho que merece uma nova avaliação e um medicamento mais forte

Simeia

nao entendi a sua pergunta... nao disse o que vc tem, o remedio que vc toma é para herpes enao para conjuntivite (esse texto é sobre conjuntivite)...
nao entendi

Paula

isso é normal sim
Algumas vezes, alem dos sintomas que vc mencionou, ocorre fotofobia e baixa da visao
Ai é necessario usar medicamentos especificos

Olá estou com conjutivite á mais de 1 semana !
é muito ruim , minha visão estáh embaçada meu olho muittooo vermelho e doi muitoo !
éstou usando o colirio Dexavison , colokando gelo e soro de hora em hora e não fika melhor o que posso fazer ?
Obrigada !!!!!!!!!!

Dr. Renato,
Obrigada pela resposta. Apenas nao entendi se o tamanho do olho voltará ao normal. E posso usar lentes com esses sintomas?
Obrigada desde já.

Kerlys

Vc precisa é seguir a orientaçao do seu oftalmologista. Se vc ainda nao consultou um oftalmo, faça uma consulta.
As vezes demora um pouco mais de tempo para melhorar mesmo

Paula

Nessa fase usar a lente vai ser um pouco incomodo. Acho que vc deve esperar um pouco mais

Ola Dr. estou com conjutivite 3 dias e ontem apareceu uma ingua enorme no meu pescoço é normal?
Estou usando colirio tobrex o mesmo que o medico receitou para minha filha de 2 anos ela ficou 9 dias e com febre de 39,mas agora está otima.Obrigada Elaine

Elaine

é normal essa "ingua" sim. Nao se preocupe

Dr. Bom dia. Estou com conjutivite a 4 dias e a oftamologista me receitou tobradex (colírio) e dois antibióticos Nimesulida + cafalexina (comprimidos), só que ainda não senti nenhuma melhora. Está em apenas um olho e fica saindo uma secreção pouco amarelada constantemente, está muito inchado como também apareceram iguas no meu rosto. Ainda está no quadro normal? Obrigado

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

PEGUEI CONJUTIVITE NO OLHO ESQUERDO, E NO SEGUNDO DIA FUI AO PRONTO SOCORRO E A DOUTORA DE PLANTÃO E ME PASSOU 2 COLIRIO (TRISORB E UM OUTRO DE TOBRAMICINA+DEXAMETASOMA)EU USEI DURANTE 4 DIAS E NÃO HOUVE NEHUMA MELHORA.
PROCUREI UM OFTAMOLOGISTA E ELA ME PASSOU UM OUTRO COLIRIO(CILODEX 3VESES AO DIA DURANTE 7 DIA)
COMEÇOU A MELHORAR , MAIS PASSOU PARA OUTRO OLHO,
MINHA VISÃO COMEÇOU A FICAR EMBAÇADA, AI ENTÃO PROCUREI UM OUTRO OFTALMO, POIS JA FAZIA 18 DIAS QUE ESTAVA COM ESSE PROBLEMA,ELE FEZ UMA LIMPEZA E RETIROU UMA MEMBRANA BRANCA E ME RECEITOU O COLIRIO TRISOB 4 VEZER AO DIA.
JA FAZEM 4 DIA QUE ESTOU PASSANDO E CONTINUO COM A VISÃO EMBAÇADA DE MAIS , GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL FICAR TODO ESSE TEMPO ?? E QUANTO TEMPO MAIS FICAREI ASSIM? NÃO CONSIGO FAZER NADA DIRIGIR ,LER ETC... .. ESTOU PREOCUPADO.
O QUE O DR ME ACONSELHA ???

Rodrigo

mantenha o tratamento porque ainda deve melhorar

Valquiria

Sua conjuntivite foi muito forte

O tratamento será longo e mesmo depois de resolvido a infecção voce ainda terá que usar colirios para a sua visao voltar ao normal

Mantenha o tratamento com um médico apenas e siga as recomendaçoes dele

Doutor a uns 30 dias atras tive conjuntivite com os sintomas normais inchaço e etc. melhorava e voltava ,agora meu olho esquerdo continua meio inchado mais a dor sumiu e meu olho anda produzindo muita secreção e remela durante o dia todo e anda muito vermelho e a uns 2 dias veio uma dor de garganta muito forte, o que pode ser isso??

Olá Doutor Peguei conjuntivite da minha irmã faz 7 dias, já estou melhor mais meus olhos ainda estão muito Vermelho estou com medo de fica assim. estou lavando com "solução fisiológica" e usando "Dexafenicol". mais não adianta o que devo fazer?

Estou com conjuntivite viral no olho direito a 4 dias e agora começou no olho esquerdo. A duração do problema será de 7 a 10 dias nos 2 olhos e terminará ao mesmo tempo ou o segundo olho deverá levar seus 7 a 10 dias também?

Oi meu nome É Evanice Tenho 24 anos, tem 3 anos que peguei conjutivite Lenhosa (Membrinosa), Ja fiz 5 cirurgia para Retirada da membrana, a Ultima fizeram encherto de micosa labial, só que não adiantou pois a membrana voltou, e não estou aguentando mais esta coisa no meu olho, os medicos falam que o meu plasmiogenio é normal, não tenho ninguém da familia que teve. Bom o que eu gostaria de saber se tem cura e como eu posso fazer para pelomenos o meu olho volta o tamanho normal que era? E o olho Dinheito. Se poderem me ajuda aqui vai meu email. evinha_1987@hotmail.com

Han esqueci de um detalhe ja usei todo tipo de medicamento para conbater a conjutiva, o ultimo medicamento é PRED MILD, Por favor me ajudem....

Obrigada

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato
to com conjuntivite viral a uma semana, peguei dos meus pais, mas eles já se curaram, fui indicado pelo médico os colírios Zimar e o Nevanac, além disso to usando compressa com gelo, e também lavando com o soro, mas até agora nada! Percebo uma pequena membrana na parte branca dos olhos quando toco proximo ao olho infectado, devo ir ao médico para retirar essa membrana, ou posso esperar pra ver se com o tratamento volta ao normal? não vejo ainda nenhuma mudança na minha visão com o olho infectado! ainda to só com um dos olhos com a conjuntivite o risco é mto grande passar para o outro né? consigo evitar? como?
Obrigado Dr.!

Thales

isso ainda é da conjuntivite
O mesmo virus que causa a conjuntivite pode afetar a garganta, o nariz, o ouvido ...

Murilo

Só resta aguardar. a conjuntivite demora um tempo para sumir totalmente

Evinha

Existem poucos medicos com experiencia no seu caso
Me diga aonde voce mora para eu te indicar alguem

Daniel

Voce deve ir ao medico para retirar essa membrana sim pq senao vai demorar muito para melhorar
Vá o mais rapido possivel

Olá, eu estou com conjuntivite bacteriana, ao que tudo indica, devido as secreções esverdeadas, mas também tenho um pouco de dor de garganta, muita dor de cabeça e febre baixa... pelo que eu lí são sintomas da viral. A bacteriana também pode causar esses sintomas? Posso fazer compressa? Melhor morna ou fria? Obrigada!

Estou com conjuntivite viral no olho direito a 4 dias e agora começou no olho esquerdo. A duração do problema será de 7 a 10 dias nos 2 olhos e terminará ao mesmo tempo ou o segundo olho deverá levar seus 7 a 10 dias também?

Olá Dr.
Meu filho esta com Conjuntivite, ele tem 2anos e 6 meses de idade.
Ja levei ao médico pediatra, daí ele me pediu que apenas lavando com soro e um colirio resolvia. Só que a conjutivite se agravou muito, foi o maior problema para abrir o olho dele ao amanhecer, muita agonia etc...
Daí ja liguei para tudo que é de hospitais para procurar um especialista, no caso um oftalmologista, so que so encontrei um, mas o preço é "o olho cara"(ditado popular), vou ter de esperar até amanhã para ir ao oftamologista com ele.
Então pergunto, posso dar algun anti-flamatório ou anti-biotico para amenizar ou estabilizar a situação dele, afim de não se agravar? Estou desesperado, pois esta bem enchado, irritado, e com muita secreção.
Atenciosamente,
Carlos

oi Dr Renato eu moro em OSasco São Paulo

Manu

a maior chance é de ser viral
Faça compressas geladas

Thales

O 2o olho costuma ser mais leve e durar menos tempo
Mas em média é 7 dias tambem

Carlos

Voce nao deve dar nada ao seu filho antes de um oftalmologista examina-lo
Apesar da aparencia, provavelmente ele ficará bem em alguns dias

Eva (evinha)

Te sugiro ir a Sao Paulo capital e procurar a Dra. Denise de Freitas. Ela atende em consultorio particular e também na Unifesp, na rua botucatu 820, na Vila Mariana, aonde ela é a chefe do departamento de oftalmologia

Dr. Renato Olha me endicaram essa medica mas me falaram que se eu disser que faço tratamento na Santa casa daqui de São Paulo eles não iria me atender. É verdade??

Eva

Isso não tem nada a ver. Ela te atenderia sim
Na unifesp voce será atendido primeiro por outros medicos, residentes, estagiarios porque ela é a chefe e tem varios compromissos. Mas depois te atendida e o seu caso sendo raro, ela iria te atender sim

oi eu estou com cojutiviti mais é nada forte meu olho so remelava e tava vermelho e estava usando lenets de contato colorida ,tem como limpar a lente?

Dr. Renato, minha esposa já está com conjuntivite por mais de 10 dias e após consulta médica está lavando os olhos com soro e aplicando um colírio chamado VINGADEXA. Somente hoje os olhos não doem mais, mas a mesma reclama que não está exergando direito e que está com a visão embaçada, ela fala que como se fosse uma película nos olhos, pergunto: Isso é normal diante da conjuntivite? Muito Obrigado!

Márcio Araújo

oi Dr Renato agradeço pelas informações, vou neste endereço na semana que vem, mas deixa te fazer uma pergunta vc sabe de alguma coisa que pode amenisar essas membranas parar de cair, as vezes as pessoas acham que não limpeie o olho mas elas ficam caindo de mais principalmente neste calor. Tem alguma coisa que eu possa fazer com isso?

Anonimo
Dr. na minha casa todos estão com conjuntivite , meus 2 filhos e meu esposo, eu fui a ultima a ter apos leva los ao medico e me deparar com 20 pessoas c/ a doença( esta um surto no bairro), mas a minha veio diferente inchou os 2 olhos lateja bastante, mal comsegui ficar c/ olhos abertos, comecei por conta propria a usar cloranfenicol e fazer compressa com bolsa gelada e lavar c/ agua gelada,ate analgesico tive que tomar! Agora 3 dias depois esta melhor, mas estou com medo por que amamento...este colirio tem algum risco p/ minha bebê? E mais uma pergunta troquei sem querer hj uma unica vez o meu colirio com o dela, ou seja pinguei cloranfenicol nos olhos dela! Ela corre algum risco por isso? ( ela tem 3 meses)

Sara

Usando os produtos comuns de limpeza de lente está suficiente

Marcio

Alguns casos de conjuntivite podem evoluir com infiltrados na cornea e que reduzem a visao
Procure o oftalmo de novo

Marcio

Alguns casos de conjuntivite podem evoluir com infiltrados na cornea e que reduzem a visao
Procure o oftalmo de novo

Evinha

Tem alguns colirios mas é melhor esperar eles te avaliarem antes

Rafael

Vc nao deve pingar esse colirio de cloranfenicol pois ele nao te ajuda em nada e pode prejudicar seu bebe.
Uma gotinha que caiu no olho dela nao terá problema nenhum

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr,me chamo Maria e à 3 semanas atrás comecei a ter sintomas de conjutivite, não tive secreção e meu olho dir não inchou e nem senti dor, mas em menos de 3 dias,fiquei com uma mega fotofobia e meus olhos ficaram vermelhos igual uma bola de fogo(bem numa sexta feira).Fui ao oftalmo e ele me disse que era a bacteriana e me receitou ZYpred (1 gota de 2h em 2h e lavar com soro gelado.Alguns sintomas minimizaram, porem após 10 dias retornei ao oftamo , pois percebi que o olho acometido (direito)está bem menor que o outro,um pouco de visão embaçada e as veias dos olhos estão vermelhas( raramente coça,ai lavo os olhos e melhora),e , o médico então me disse que trata se de conjutivite alergia (Já fiz mais de 20 testes de alergia ao longo da vida, e nunca acusou nada) ele receitou o colírio Predfort.(Eu pesquisei na internet e vi que é um corticoide...Estranho! Ele não teria que me indicar um anti-alergico ou um exame para confirmar essa tal alergia ?? Eu tô assustada pois nunca tive uma conjutivite que demorasse tanto para ser curada! Tô com medo de tomar esse medicamento , pois fiz uso de zypred que tem mesmo pricipio ativo do predfort !
Será que meu olho dir vai voltar ao tamanho normal ? sera que meu olho vai voltar a ficar branquinho? Será que devo buscar uma 2º opinião ?
Obrigada pela sua ajuda !!!!!!

Mariah

Acho q vc deve buscar uma 2a opiniao
Nao acho q as condutas desse medicos sao as melhores opçoes nao

Dr. Renato, bom dia!

Meu nome é Patrícia, a algum tempo atrás eu tive conjuntivite que durou por volta de 15 dias.
Após conjuntivite fiquei com as vistas embassadas e onde olho vejo sombras ao redor.

Procurei uma médica no CEMA e a mesma me disse para usar o colírio Lacrifilm que com o passar do tempo minhas vistas voltariam ao normal.

Agora faz pouco mais de 1 ano e minhas vistas continuam a mesma, fui em uma outra Dra aqui na minha cidade mesmo, e ela informou que eu estava com infiltrados pontiformes na córnea,resultado de uma conjuntivite mal tratada, me passou um tratamento e me disse que talvez minhas vistas não voltassem ao normal por fazer muito tempo que estou com essas inflamações.

O tratamento é de 2 semanas com o colírio Pred Mild (acetato de prednisolona 0,12%) e o Fresh Tears (carmelose sódica 0,5%).

Minhas vistas estão mais embasadas com o uso do colírio. Estou com medo de continuar usando e prejudicar mais ainda minhas vistas. Liguei no consultório e a Dra não se encontrava, a recepcionista disse pra eu voltar antes do retorno, mas como retorno só para dizer se devo continuar usando colírio ou não, como a consulta é muito cara, como estou desempregada gostaria de voltar só após 2 semanas mesmo. Por que senão terei que ir lá só para perguntar se é normal e depois pagar nova consulta para ver se o tratamento resultou em melhoras.
E as minhas perguntas são estas: O Pred Mild deixa as vistas embasadas mesmo? E, o meu problema de infiltrados pontiformes pode não ter cura mesmo?

agradeço imensamente desde já
Patrícia

Patricia

O diagnostico e o tratamento passado por essa 2a médica é o que parece mais correto. O predmild nao deixa sua visao embaçada não. Isso deve ser dos proprios infiltrados.

Dr Renato, Boa noite... Entrei em contato com o Sr na semana passada 28/02. Estou a procura de um bom oftalmo,mas ainda não encontrei nenhum dentro das minhas condições ( estou desempregada !) e o Sus da minha cidade só terá consulta inicio de abril...O que ocorre é que não estou usando nenhum medicamento, apenas com a limpeza com soro gelado. Minha visão as vezes fica embaçada. O único incomodo, e que ,quando choro , meu olho dir fica muito vermelho ainda ( e percebi que o outro olho tá um pouquinho vermelho),mas sem dor...Percebi tambem que os olhos estão no tamanho quase igualados. Mas eu tô com medo de ter desenvolvido a tal da " ceratocone ".Tem algum teste que posso fazer em casa para ter a percepção se meus olhos estão em formato de cone. Tem algum procedimento domestico que posso fazer até encontrar um médico dentro das minhas condições... não quero retornar no 1º médico pois ainda estou assustada com a sua conduta.Desde de já agradeço a sua atenção..Ah, meu nome é Mariah, tenho 30 anos e moro no Rio de Janeiro.Obrigada!!!

Mariah

Sua historia nao tem a ver com ceratocone. E nao há como vc testar isso em casa, só no médico...entao relaxe

No Rio há varios hospitais bons em oftalmologia (servidores, piedade, souza aguiar)

Bom dia a todos!

Estou com conjuntivite e utilizando o colírio tobrex. Tenho 2 dúvidas :

1) Posso ingerir bebidas alcoolicas ?

2) Tenho 1 filha de 1 ano e 3 meses, existe algum cuidado além do normal que posso tomar para que ela não contraia ?

Obrigado!!!

bom dia Dr Renato, gostaria de saber como usar o colirio CILODEX quantas vezes e quantas gotas por dia em cada olho, desde ja agradeço. tenha um lindo dia.

Bom dia dr,,, sou Lucio peguei um tipo de conjutivite fui a pronto socorro e me receitaram tobrex ,nao tive melhora, ai usei maxiflox D piorou,formou uma certa menbrana no olho direito agora estou so vendo vulto com esse olho,,isso tem reverção,vou enchergar de novo,,agora o oftalmo receitou epitezam e vigadexa,,,desde ja agradeço..

Boa tarde!
O meu nome é Silvia, e estou com conjuntivite a 4 dias, já fui ao médico e ele me receitou um colírio de nome Tobrex, continuo com as mesmas sensações de coceiras inchaços e vermelhidão e parece que está formando uma película em meus olhos e estou com muita dor ,gostaria de saber qual o tipo de conjuntivite que eu contrai pois o médico não me informou.
grata
aguardo sua resposta
meu e-mail é silvia.silvia.helenateixeira@gmail.com
por favor me ajude....
Deus te abençoe...

Passei num hospital público e uma médica (Clinica médica) me receitou dois colírios, (inclusive um que arde muito) ela não é oftalmologista ela poderia receitar esses remédios???

Marcelo Santos

Meu nome é Marcela, e vira e mexe estou com conjutivite sempre apenas na vista esquerda, o que pode ser? Minha preocupação é meu bebê, mas aqui em casa ninguém nunca pegou, será que pode ser alérgica, mesmo não tendo renite ou bronquite?

Aldo

O alcool pode diminuir a eficacia dos antibioticos. Mas no caso de colirios essa interferencia é menor

Os cuidados com o seu bebê sao iguais aos de qq outra pessoa

Doquinha

O que vc está me pedindo é para te receitar um remédio,... fazer uma prescrição médica.
E isso eu nao posso fazer pela internet, somente com uma consulta médica presencial.
O blog não tem esse objetivo e legalmente eu não posso fazer isso

Nego

Certamente o seu quadro é possivel de ser revertido e voce voltar a ter a visão normal

siga as orientaçoes dos seus medicos e tenha paciencia

Silvia

Muito provavelmente é a forma viral da conjuntivite

Se vc está com essa membrana precisa ir ao oftalmo para retira-la

Marcelo

Poder receitar ela pode. Mas nao é o ideal. O ideal é que um oftalmologista te examine e te passe o colirio certo

Marcela

Conjuntivite repetidas vezes e sempre num olho só, precisa ser investigada porque pode nao ser uma conjuntivite comum
Pode ser alergia ou até herpes

Olá...
Estou com conjuntivite há 8 dias..
e estou com a vista embaçada em alguns casos isso é possivel?

Bom Meu nome é Adriano e eu queria saber se Conjuntivite Viral é possivel ficar em um lado só do olho, ou ela vai ficar nos 2 olhos.

Obrigado

Yuri

é possivel sim, mas geralmente isso é leve e transitorio

Adriano

Até pode acometer 1 olho só mas geralmente afeta os 2

eu gostaria de saber se eu posso usar o colirio que o medico me receitou. o remedio se chama cloranfenicol. eu tenho 11 anos

Olá Dr. estou com conjutivite a 3 dias e meus olhos estão MUITO vermelhos, estou limpando com a Solução fisiológica e usando o colírio Maxitrol, desde o 1 dia, não sinto mais nenhum sintoma, mas o "vermelho" continua. Obs: a vermelhidão não está em todo o globo!....O que devo fazer? Estou ficando preocupado! Posso trabalhar? Grato Danilo!

Mar

Se o medico que te examinou prescreveu esse colirio, eu que nao estou te examinando não posso te dizer o contrario, né?

esse é um colirio bastante utilizado, entao acho que voce nao deverá ter problemas

Danilo

Está muito recente p vc ir trabalhar. Voce ainda pode transmitir p outras pessoas

Olá, estava usando o colírio maxitrol, pois estou com conjutivite, mas fui ao oftalmo e ele me indicou o Zypred, não achei na minha cidade, então encomendei, e vai chegar amanhã, mass estou com muito medo de usa-lo, por causa do post da Mariah, que fala q o olho ficou menor q o outro e tal, não achei bula na internet, será q esse medicamento é confiavel? Meu olho já nem incomoda, mas as extremidades ainda estão vermelhas..
No Aguardo ...

oi doutor, tenho uma filha de 5 anos, e faz 1 e meio que ela está usando óculos de grau. Foi delatada a pupila e examinada com lentes , até que acharam o grau dela que é OD 2,70 e OE 3,00 graus,após este tempo o médico fez o teste do ezinho ,para saber se encherga, só que o olho esquerdo ela diz que não vê nada . O doutor não quiz dar nenhum diagnóstico, e pediu para fazer uma ecografia do olho esquerdo. será que nesse tempo ele não viu que ela não tava vendo bem, pois já tinha passado por outras três consultas , ele só dizia que tava indo bém. e agora que fazer/ devo procurar um outro profissional? Este é do hospital infantil de S.C . O problema que ele disse que ela tem é hipermetropia e estrabismo no olho E. eu mesma percebi quando ela tinha 2 anos e meio. Ela juntava os olhos na frente da teve e depois voltava ao normal. por favor me ajude! Kátia Laguna

Olá Doutor, Estou com conjuntivite viral(diagnostico feito po mim, pelos sintomas) desde sexta-feiraa dia 10,03. Faço compressas de soro gelado, compressas com gelo e uso visual colirio(oq ja vi que na é certo), Meu marido contraiu a doença hj. dia 13;03}. Lavo as maos toda hora e peço pra minha filha q nao contraiu que faça o mesmo. Uso álcool gel apara as maos sempre que limpo os olhos. O fato, é minha outra filha, que é casada, vai ter bebe na proxima semana , e ela teria que ficar aqui comigo e eu quem cuidaria do bebe. E agora? Como farei se nao tem outra pessoa pra que cuide dela que fara cesariana e do bebe; E eu nao poderei ver minha netinha? Já que farei dez dias apenas no dia 20 e a bebe é poara 18/03. E meu marido, que contraiu depois, nao podera ver a netas? r quanto ela ficar aqui na minha casa? Estou muito aflita. Aguardo retorno. Obrigada.

Mandy

sim ele é confiavel
E nao tem nada a ver com os sintomas citados pela outra pessoa

Katia

Se tiver na duvida procure outro colega
Mas eu acho q vc deve aguardar o resultado do exame que ele pediu

Sonia

Nao há nada a fazer. Se voce tiver contato com a bebe a chance dela contrair a doença é grande, visto que a imunidade dela é pequena.
Entao a decisao é de voces

Olá Doutor, meu nome é Camila estou com conjuntivite viral(diagnostico feito po mim, pelos sintomas) desde sabado dia 12/03. Faço compressas de soro gelado, compressas com gelo .. Só que estou gestante de 4 meses queria saber o que fazer nesses casos .. e se posso passar algum colírio?! obrigada

Boa noite doutor, a conjuntivite viral também causa pseudo-membrana ? E depois do término da doença é necessário procurar um oftalmologista? Ou sá a bacteriana deixa sequelass? Obrigada.

Outra pergunta... Se uma pessoa de minha casa esta com a viral , pode passar a ser bacteriana? Ou o contagio pela viral, nunca vira bacteriana. Grata, Sonia

Camila

Vc deve fazer só o que está fazendo.
É prudente nao usar nenhum medicamento
Com o tempo a conjuntivite vai melhorar sozinha

Sonia

A pseudomembrana só acontece na viral
Nao tem como uma virar a outra. isto é, uma pessoa ter viral e a outra pegar bacteriana
Pode até acontecer de uma pessoa ter a forma viral e depois de alguns dias pegar uma bacteriana mas isso é bem raro

Obrigada Doutor Renato pela rapidez de suas respostas e pelo belo trabalho que vem desempenhando pela internet auxiliando as pessoas.Seria muito bom se pudéssemos contar com médicos de outras especialidades que como o senhor,exercessem sua profissão por amor e não apenas pelo dinheiro. Parabéns ! Que Deus o abençõe.

Boa noite Dr, Renato..meu xara
Eu fui diagnosticada ontem pela oftalmo com conjuntivite viral, ela me receitou tobrimicina, e disse q o meu caso iria ser dos piores.........realmente hj acordei com olho parecendo sangue pisado e com muita dor, e agora acabei de reparar q estou com um carocinho no pé da orelha, isso tem haver com a doença? agradeço desde já.

Bom dia, acordei com uma conjuntivite no dia 6 de março, fui ao serviço de urgência no hospital em lisboa e receitaram-me oftacilox para colocar 4 gotas por dia e pomada à noite. Acabei o tratamento no dia 13 e no dia 15 de manhã já acordei novamente com o olho vermelho mas desta vez, sem pús. Ontem, dia 16 fui ao hospital na zona onde moro e a médica disse que deveria ser a conjuntivite que não tinha ficado bem curada e mandou-me continuar com o tratamento durante mais 5 dias. Além disso, uso lentes de contacto mas não as coloco desde o dia 6 de março. acha que o que tenho agora continua a ser conjuntivite? é normal ter reaparecidoou não ter ficado totalmente curada? tenho receio que não possa usar lentes de contacto novamente, acha que é possível? Obrigada!

Boa noite,
Fui ao médico Sábado passado na qual foi constatado conjuntivite, meu atestado é de 7 dias, e como trabalho em uma escola, gostaria de saber se existe algum risco para mim e para os alunos?

Boa noite. Dr. Renato - Por favor existe algo para esterilizar lente de contato descartavel?
Pois estava com as mesmas quando começou a conjutivite?
Obrigada.

Marlizinha

Renata

Tem sim. Isso é a popular "ingua", um linfonodo que está inflamado devido a conjuntivite. Infelizmente isso é um sinal de que a conjuntivite será forte

Tresloucada

é possivel ser algum resquicio da conjuntivite ainda

Depois de tudo voltar ao normal, voce conseguirá usar suas lentes normalmente, fique tranquila

William

Claro que existe o risco de transmissao

Releia o texto porque está tudo escrito lá

Marlizinha

Nao precisa nada de especial
Só o produto normal de higienizaçao das lentes

Fernando!!!

Estou com conjuntivite viral desde terça dia 15/03, hoje sabado dia 19/03 , passaram praticamente 4 dias e a minha visão esta ficando cada vez mais embaçada, isso é normal, os outros sintomas estão melhores, inchaço, vermelhidao, porem minha visao esta mais embaçada! devo esperar ou procurar um oftalmo?

olá doutor renato,
chamo gabrielly tenho 10 anos,eu acho q estou com conjuntivite,pq eu beijei minha amiga açucena e ela estava com conjuntivite o senhor poderia me dizer se eu estou com a doença!eu deveria faltar do colegio?
ainda mais meus olhos estão: doendo,ardendo,coçando e eles estão enchados e minha mãe disse que ñ é alergia,áh e esta +ou- embaçado.porfavor me mande resposta
há e o nome é o da minha tia ok
beijos

o nome q esta escrito ai bjos

Doutor,

Estou com conjuntivite a 5 dias e ha 2 dias começou a dor de garganta e a febre, acho q eh faringite, normal neh como vejo nos comentarios acima. O Oftalmo me passou Lacrifilm e o atestado eh de 5 dias. Porem ja se passarm os 5 dias, tenho q ir ao medico geral ou oftalmo, ja que estou agora com dor de garganta e febre?

Fernando

Vc deve procurar um oftalmo
Se tiver alguma complicação, o quanto antes tratar melhor

Gabrielly

tudo que vc perguntou está escrito no texto
Leia de novo q vc vai saber, inclusive se precisa faltar ao colegio ou não

Rodrigo

se o olho já estiver melhor, procure um clinico geral. Caso contrario,, volte no oftalmo

DOUTOR EU ESTAVA COM CONJUNTIVITE A 10 DIAS ATRÁS E SAROU MAIS AINDA MEU OLHO DIREITO ESTÁ VERMELHO EM ALGUMAS PARTES DEVO PROCURA O MÉDICO?

OLÁ BOA NOITE, MEU NOME É ROBERTA MEU FILHO TEM 5 ANOS, ELE PODE USAR O COLIRIO ZYPRED???

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 302   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário