Recent Posts

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tudo sobre Miopia

MIOPIA (myopia ou nearsightedness em inglês) é o distúrbio refrativo (grau) mais comum em todo o mundo. Os pacientes míopes apresentam uma córnea muito curva ou um olho muito grande e com isso a imagem do objeto visto é formada antes da retina (e não em cima da retina que seria o local ideal). O resultado dessa alteração é que a visão de longe fica distorcida, turva. Quanto maior o grau de miopia, mais turva será a visão.

Em tempo: Muita gente escreve "MILPIA" mas o certo é MIOPIA

Olho Míope. Pereceba como os raios de luz se juntam antes de chegar a retina

Essa tabela abaixo é uma simulação da visão de uma pessoa sem miopia e depois com 1, 2 e 3 graus de miopia respectivamente.
A visão na miopia

A prevalência da miopia em países como EUA e Espanha gira em torno de 25%. Na China, estima-se que 40% das pessoas tenham mais de 1 grau de miopia. No Brasil alguns estudos falaram em 10% mas esse número deve estar subestimado. Provavelmente é próximo dos países mais desenvolvidos.

Vantagens da Miopia

Nem tudo é ruim na vida de um míope. Após os 40 anos todos nós apresentamos algum grau de presbiopia (ou vista cansada). Essa presbiopia dificulta a leitura de perto de letras pequenas. Enquanto todas as outras pessoas precisarão colocar um óculos para ler, o míope terá a opção de tirar o óculos para ler. O míope (de 1 a 3 graus) depois dos 40 anos apresenta uma boa visão de perto ao contrário dos hipermetropes ou das pessoas sem grau nenhum. Assim, na hora de ver o cardápio ou conferir a conta do restaurante, seus amigos precisarão colocar o óculos para enxergar e você não.


Causas da Miopia

A miopia apresenta diversas possíveis causas mas a ciência ainda não foi capaz de determinar exatamente qual a importância de cada uma delas.
Sabe-se que há um fator genético. Crianças cujos pais são míopes tem maior chance de desenvolver miopia. Também há um fator ambiental. Por exemplo, o excesso de leitura ou do uso do computador pode estar implicado no aparecimento da miopia. Populações indígenas que não tem o hábito da leitura apresentam índices muito baixos de miopia. No entanto, quando esses índios se integram a sociedade ocidental e começam a ler e escrever, passam a apresentar uma incidência de miopia mais elevada.
As pessoas idosas quando começam a ter catarata, podem apresentar um aumento da miopia pré existente ou o surgimento de uma miopia que ela nunca teve. Essa miopia é devido a catarata (miopia de índice) e é responsável pela aquela história de “minha avó depois de uma certa idade não precisava mais de óculos para ler; a visão dela melhorou, enfiava uma agulha sem óculos...”. na verdade ela estava com catarata, por causa disso ficou míope e como explicado acima a miopia melhora a visão de perto.

Sintomas da miopia. Como é a visão do miope?

O único sintoma da miopia é a diminuição da visão de longe. Quanto maior o grau maior a dificuldade. Em graus baixos (menores do que 1 grau) só letras pequenas a uma distancia considerável ficarão embaçadas. Em graus altos (por exemplo 5 graus) até reconhecer pessoas a uma distância de 1 metro fica difícil.
Aquelas pessoas que precisam apertar os olhos ou franzir a testa para enxergar alguma coisa de longe provavelmente sofrem de miopia.


Crianças que sentam muito perto da TV ou do computador, ou que precisam sentar nos primeiros lugares da sala de aula, devem ser examinados pois podem apresentar miopia e não saberem.
É claro que com óculos ou lentes de contato essa dificuldade some completamente.

Quando surge a miopia

Geralmente a miopia aparece na adolescência ou início da fase adulta.
É raro já estar presente ao nascimento. Quando surge no inicio da fase escolar tem uma tendência a uma maior progressão. Normalmente, a miopia estabiliza em torno dos 25 anos mas isso não é uma regra absoluta. Quando surge após os 60, 70 anos provavelmente é devido à catarata.

Por quê a miopia aumenta ?


Não há uma explicação certa do porquê a miopia aumenta. Normalmente a miopia aumenta na adolescência e inicio da fase adulta e depois tente a estabilizar. Algumas pessoas atribuem o aumento da miopia ao hábito de ler muito de perto ou de ficar horas na frente do computador. No entanto, ainda não existe comprovação científica de que isso é realmente verdade. Se você é miope e seu grau está aumentando, não tente ficar achando um culpado. Simplesmente, vá no médico e corrija o grau da melhor maneira possível (óculos, lente de contato ou cirurgia)


A Miopia pode diminuir ?

Sim. A miopia pode diminuir mas isso não é comum e quando acontece geralmente é após os 40 anos. E não costuma ser uma diminuição muito grande, ou seja, uma pessoa que tem 4 graus de miopia não vai chegar a ter zero grau.

Riscos da Miopia 

Quando a pessoa apresenta um grau de miopia muito alto (maior do que 6 graus) isso ocorre devido ao globo ocular ser muito grande. Esse aumento do olho pode causar algumas alterações na retina que comprometem a visão da pessoa. Imagine a retina como um tecido muito fino. Quando o olho cresce (como no caso dos alto míopes) a retina não cresce junto e pode “esgarçar”, “rasgar”. É como se você vestisse uma camisa muito menor do que o seu número. Ela pode descosturar. O mesmo processo ocorre na retina dos pacientes míopes e pode levar ao descolamento da retina.
Devido a isso, TODO PACIENTE MÍOPE deve realizar um exame de mapeamento de retina anualmente com o objetivo de prevenir um possível descolamento de retina.
O descolamento de retina é uma doença grave que compromete a visão de forma severa e, ás vezes, permanente. As duas grandes causas de descolamento de retina são: trauma (soco, quedas, acidentes de carro) e alto grau de miopia.
Por isso, se você é míope, principalmente se tiver um grau moderado ou alto, previna-se. Faça o exame de mapeamento de retina ao menos 1 vez por ano!
Se quiser saber mais sobre o Descolamento de Retina, clique aqui e leia esse texto

Miopia patológica

Esses são casos em que a miopia muito elevada causa alterações estruturais no olho e mesmo com o uso do óculos a visão não fica boa. Geralmente, são casos genéticos.

Correção da Miopia

Miopia não é uma doença e portanto não existe uma “cura para a miopia”. Mas existem vários métodos para corrigi-la

1 – Óculos:

As lentes de óculos para correção da miopia são as lentes ditas negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior o grau mais espessa a lente. O óculos faz com que a imagem que caía antes da retina agora caia exatamente em cima da retina e, com isso, a visão fica nítida. As lentes para miopia causam um efeito de “diminuir” o tamanho do rosto da pessoa que está usando. Isso é bem nítido em graus altos com lentes grossas. Hoje existem lentes para corrigir miopia que são bem finas e causam um efeito estético muito melhor do aqueles “óculos fundo de garrafa” de antigamente.


2 – Lentes de Contato: Lentes gelatinosas ou rígidas gás permeáveis são ótimas opções para a correção da miopia. Pacientes míopes com mais de 40 anos e que enxergam bem de perto sem óculos podem usar lente de contato em um olho só, fazendo o que a gente chama de monovisão.

saiba mais sobre lentes de contato aqui:


3 – Cirurgia de Miopia:

O paciente míope é o paciente ideal para a cirurgia refrativa a laser. Mesmo casos que tem astigmatismo associado com miopia são possíveis de serem operados. As técnicas de cirurgia a laser (excimer laser) são LASIK e PRK. Todas duas são bastante seguras e tem um bom resultado para correção da miopia. O laser modifica a curvatura da córnea, tornando-a mais plana e fazendo com que os raios de luz caiam em cima da retina.
Quando a miopia é muito alta ou o paciente tem a córnea muito fina a cirurgia a laser pode não ser indicada. Nesse caso ainda há opção pela cirurgia de implante de anel estromal (anel de ferrara) ou colocação de lentes intraoculares fácicas usadas para correção de altos graus de miopia.
No entanto, caso o paciente tenha mais de 40 anos e deseja operar a miopia ele tem que saber que a sua visão de perto vai piorar. Ele vai perder a vantagem que os míopes tem para perto descrita acima.

saiba mais sobre cirurgia de miopia aqui:

4 – Ortoceratologia:

Essa técnica que não é muito difundida, consiste em usar lentes de contato especiais no período da noite. Com isso, a lente “molda” a córnea (muda a sua curvatura) e a pessoa consegue ficar durante o dia sem lente alguma e enxergando bem. Essa mudança na córnea é transitória e a lente deve ser colocada todo dia a noite ou de 2 em 2 dias. É uma boa opção para quem não quer fazer um tratamento definitivo como a cirurgia mas também quer passar o dia sem óculos ou lentes de contato.

Pessoa famosas que são míopes famosos:

Você não está sozinho na sua miopia. Muitas outras pessoas (incluindo os 2 médicos responsáveis por esse blog) também são míopes e vivem a volta com óculos, lentes etc...
José Saramago, o escritor português, prêmio nobel de literatura é um míope clássico. Inclusive a inspiração para o título do seu livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo" veio de uma manchete de jornal que ele leu errado ao passar por uma banca porque estava sem óculos.
Algumas estrelas de cinema também sofriam de miopia. Marylin Monroe era um desses astros míopes, que tentava camuflar as suas dificuldades de visão por razões estéticas. Talvez por não ter acesso às lentes de contato naquela época, ela se virava sem óculos mesmo. James Dean fazia a mesma coisa. Woody Allen não se importa e fica de óculos mesmo.
E Rodolfo Valentino? Ao que consta, o seu olhar "matador" devia-se mais à miopia do que a intenções galanteadoras.
No futebol há vários casos famosos. O principal deles é o do Pelé. Essa história da miopia do Pelé que quase fez ele ser cortado pelo técnico João Saldanha antes da copa de 70 só foi confirmada anos depois quando o rei do futebol teve um descolamento de retina e precisou ser operado para não perder a visão. Mesmo sendo míope e não usando óculos fez mais de 1200 gols. Outro que marcou mais de 1000 gols e é míope é o baixinho Romário. Mas esse tem pouco grau. Os meias Kaká e Alex também têm miopia e são vistos freqüentemente de óculos fora dos gramados. Kaká tem dois graus de miopia, o que não o impede de ser considerado um dos melhores da posição no mundo.


Quer saber mais sobre lentes de contato para miopia?
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.htmlml

Quer saber mais sobre como operar miopia?
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/apos-falarmos-de-oculos-e-lentes-de.html

Quer fazer um teste para saber se você tem algum tipo de grau?
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/teste-sua-visao-miopia-hipermetropia-e.html

287 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 287   Recentes›   Mais recentes»

Boa tarde Drs. Meu nome eh Nilson e queria uma explicacao sobre miopia!
Ouvi dizer que o miope enxerga perfeitamente embaixo d'agua!
Sou miope e entao fui na piscina, levei o oculos de mergulho e resolvi confirmar a veracidade desta afirmacao. Para minha supresa, consegui enxergar nitidamente embaixo da agua. Por que miopes enxergam perfeitamente embaixo da agua?
Abracos!

Nilson

Pode ser que isso ocorra porque a velocidade de transmissao da luz é menor na agua do que no ar. Isso altera o comprimento de onda da luz e pode compensar algum grau da miopia.
mas acredito que nao deva melhorar tanto assim
É interessante sua observação

Nilson

Pode ser que isso ocorra porque a velocidadde de transmissao da luz é menor na agua do que no ar. Isso altera o comprimento de onda da luz e pode compensar algum grau de miopia.
Embora nao acredite que mude tanto assim, é interessante sua observação
Abç

Ola sinto muito MAIS A CIRURGIA DE MIOPIA É UM HORRROR ELA DEIXA VC COM GRAVES SEQUELAS COMO GLAUCOMA DE PRESSÃO NORMAL HIPOESTIMADA E CERATOCONE ABAULAMENTO DACORNEA VISÃO FANTASMA DAS LUSES "HALOS" E EU MESMO NÃO POSSO MAIS DIRIGIR APESAR DO GRAU TER FICADO EM - 1,00 GRAU
E AINDA CAUSA DESVIOS DO OLHO QUE SÃO DESCOBERTOS MAIS TARDE E VC NÃO PODERAR PROVAR

VEJAM ASSEQUELAS DA CIRURGIA DE MIOPIA CONFORME AS PESQUIZAS DO Congresso Brasileiro de Oftalmologia

PAINÉIS Volume 64 - fascículo 4 Resumo do XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia

1ºCERATOCONE INDUZIDO PÓS CIRURGIA REFRATIVA
Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados - Rio de Janeiro - RJ

OBJETIVOS: Correlacionar o aparecimento do ceratocone, ectasia não inflamatória da córnea, como complicação de cirurgia refrativa em dois pacientes, com estudo clínico topográfico e paquimétrico, com proposta de tratamento diferente em cada caso. MÉTODOS: Estudo dos sinais clínicos (Munson, estrias de Vogt, pseudo Fleisher), sintomas (diminuição progressiva da acuidade visual), paquimetria (espessura corneana) e topográfico (Alcon eye map). RESULTADOS: Os pacientes estudados tiveram o diagnóstico de ceratocone após a cirurgia refrativa confirmado através dos exames anteriormente descritos. CONCLUSÃO: A cirurgia refrativa é um procedimento que visa a melhoria da acuidade visual e que deve ser realizada com critérios pois não é isenta de complicações, como o ceratocone, as quais podem ser definitivas para o paciente. Confira a íntegra da decisão abaixo

Ola ACHO QUE KAKA NÃO JOGOU BEM A COPA POR DEVIDO A VISÃO UMA VEZ QUE QUEM SE OPERA DE MIOPIA NÃO ENXERGA BEM A NOITE... AVIZEM ao KAKA

RESPOSTA AOS COMENTARIOS ACIMA

O OBJETIVO DESSE BLOG É JUSTAMENTE EVITAR QUE INFORMAÇOES COMO ESSA POSTADAS ACIMA SEJAM PASSADAS POR PESSOAS LEIGAS COMO SE FOSSEM VERDADE ABSOLUTA.
O QUE ACONTECEU COM VOCE É UM EXTREMO DOS EXTREMOS E ABSOLUTAMENTE NAO ACONTECE NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS
E VOCE NAO SOUBE INTERPRETAR O ESTUDO QUE LEU!
ESSA INFORMAÇAO DO KAKA É ABSURDA. NEM VALE COMENTAR

BOM DIA DR. ESTOU USANDO AS LENTES BIOMEDICS 55 EVOLUTION QUE MEU OFTALMO RECEITOU, MEU GRAU DE MIOPIA É DE 1,75....ELE ME DISSE QUE EU POSSO DORMIR COM ELAS E RETIRA-LAS PARA LIMPEZA UMA VEZ POR SEMANA....PERGUNTEI A OUTRO OFTALMO E ELE DISSE QUE DE MANEIRA NENHUMA EU POSSO DORMIR COM ELAS, POIS PREJUDICA AS CÓRNEAS RESPIRAREM E ME TRARÁ DANOS FUTUROS...GOSTARIA DA SUA OPINIÃO SOBRE ISSO...E SE EXISTE MESMO UMA LENTE SEGURA PARA USAR DURMINDO...OBRIGADA...PAMELA DE POUSO ALEGRE - MG

Pamela

Embora os fabricantes digam que pode dormir com as lentes eu NAO recomendo. nao vejo vantagem nenhuma em dormir com elas e só vejo riscos de infecçao ou baixa oxigenaçao da cornea.
Mesmo assim se vc for dormir com as lentes, use as de alto DK (transmissao de oxigenio), que sao as lentes de silicone hidrogel.
A lente BIOMEDICS 55 EVOLUTION nao tem u DK muito bom.
Em resumo, eu sempre sugiro os meus pacientes a NAO dormirem com lente de contato

Obrigada Dr. Renato..nao vou mais dormir com elas...parabéns pelo seu blog, mto prestativo mesmo!!!!
att,
Pamela

Boa noite Dr. Renato
Tenho um filho de 3 anos que usa óculos a 1 ano e hj teve o seu grau de miopia aumentado. Segundo a Dra., com isso ele terá que usar o tampão. Gostaria de ter mais explicação sobre isso, uma vez que não encontrei esta opção (tampão) como tratamento da miopia.
Abraços,

Resposra ao post anonimo acima

O tampão não é para tratar a miopia e sim para corrigir uma condiçao chamada ambliopia.
provavelmente seu filho tem uma diferença de grau entre os olhos e se não usar tampao ficará com um dos olhos "preguiçoso".

quando eu era menor de idade eu não tinha miopia.Mas agora que estou com 12 anos eu estou com miopia em um olho 1 grau e no outro 1,25 graus.
gostaria de saber se eu não usar óculos pode me prejudicar ou não?e se meus graus são fortes,médios ou fracos?

Dr. meu nome é João
tenho 18 anos e uso oculos a 3~4 anos.
Tenho miopia (4 e poco no esquerdo e 5 e poco no direito) e astigamistmo (1 e poco nos dois) .
Estava lendo o topico de lentes de contato,
to com vontade de usar lentes, mas queria saber
se eu posso usar , e qual dos dois (oculos ou lente) é melhor pro meu caso e porque.

Desde ja agradeço.

Resposta ao anonimo de 3 de setembro

Seu grau é considerado baixo
O seu grau nao vai aumentar só pq vc nao está usando oculos. Ele vai aumentar de acordo com a sua natureza

Joao

Vc pode sim usar lentes sem problemas
Em relação a qual dos dois é melhor...isso depende
Todos dois te darão uma boa visao. O oculos dá menos trabalho mas a lente te dá maior campo de visao e é melhor para algumas atividades (esporte p.ex.)

Dr. to querendo operar da miopia, corro algum risco de perder a visão ou de ter complicações tenho 3,5 de miopia e 26 anos.

Resposta ao comentario acima

Toda cirurgia tem seus riscos. Eles precisam ser medidos e pesados com os beneficios
Leia esse texto
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/apos-falarmos-de-oculos-e-lentes-de.html

Gostaria muito de tirar essa duvida, uso oculos a somente 4 meses, mas esqueci de perguntar, devo usar oculos dia inteiro? ou não precisa.
Trabalho com Informatica, tenho miopia 0,5 e 0,75.
Devo usar oculos dia inteiro?

Marcos

Vc só precisa os oculops quando for necessario
nao precisa ficar com ele o dia todo senao achar necessario

Gostaria de saber qual dessas imperfeiçoes visuais pode ser masi complicada?Miopia ou Astigmatismo e porque?

Ao comentario acima

Nao é possivel comparar miopia e astigmatismo
Sao duas coisas diferentes e atrapalham a visão da mesma forma

Qual a diferença de Astigmatismo e miopia?

Hebert Heenrique

Hebert

Leia esse texto que voce vai entender melhor

http://www.medicodeolhos.com/2010/04/sobre-graus-oculos-e-lentes-de-contato.html

Abç

Olá,estou com está dúvida,há poucos dias

Como saber se estou com Astigmatismo?Quais são os sintomas?
obrigado...Rodrigo França-Mg

Rodrigo

Os sintomas são visão turva, dificuldade para longe e para perto tambem
Só uma visita ao oftalmologista poderá dizer se vc tem ou nao astigmatismo.
Esse teste pode ajudar a ter uma ideia
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/teste-sua-visao-miopia-hipermetropia-e.html

Dr. Renato, uso oculos de 3,25 de miopia, fui ao médico e agora ele me falou que meu grau havia aumentado para 4,25 e 4,50, após o uso do colírio para dilatar a pupila, o medico me disse que eu tenho 3,00 em ambos os olhos; gostaria de saber se isso é possível, pois me falaram que a miopia nunca diminui. Obrigado

Ao anonimo acima

o seu grau não diminuiu. Após a dilataçao da pupila mede-se o chamado grau estatico (sem influencia dos musculos que foram paralisados pela dilataçao da pupila). Sem o colirio mede-se o grau dinamico (com influencia desses musculos)
Quanto mais jovem a pessoa for, maior será a diferença entre o grau dinamico e o estático (com e sem dilataçao). O grau de miopia apos a dilataçao é sempre um pouco menor do que o medido antes de dilatar
De acordo com a sua idade e seu tipo de grau, seu médico poderá te passar um grau mais proximo do "com dilataçao" ou do "sem dilataçao"

Boa noite Dr.

Sou pai de uma criança de 4 anos e acabei de descobrir, em uma avaliação recente(hoje), que ele é miope,( -1,75º graus no direito e no esquerdo), o que causou um pouco de dúvida foi o fato do Médico dele estranhar o grau dele de miopia para a pouca idade, as dúvidas são as seguintes:

- Nós devemos procurar um outro médico para tirar dúvida?
- Qual o grau Máximo de Miopia?
- O fato dele ser novo e já ter miopia aumenta a probabilidade de aumento do grau? E o que pode ser feito para evitar isso?
- Cirurgia a partir de qual idade e porque? e o grau de risco se é maior quando novo ou quando mais velho???

Agradecido!!!

Pedro!

me chamo Diogo
doutor, preciso de uma ajuda... meu grau aumentou agora e fiz um novo oculos... os graus sao 3.75 e 4.5 de miopia e 0.25 de astig.
estou usando o novo oculos e parece que tudo diminui de tamanho... isso eh normal? o que pode ser?

Pedro

Nao é o comum ter esse grau de miopia nessa idade mas isso não é sinal de doença
O problema é que é bem possivel que o grau dele aumente com os anos. Quanto a isso não há nada para ser feito.
Cirurgia é para pensar só depois dos 21 anos entao... falta muito
Consultar um outro médico é sempre util

Diogo

esse efeito é normal, é um fenomeno optico da lente.
Com o tempo voce acostuma

Dr tenho 20 anos, e 23 graus de miopia, tenho 2 duvidas? 1ª trabalho como cabelereiro, uso quimica nas progressivas, e meus olhos ardem mto no momento na aplicação. voce me aconselha atuar nessa area de cabelereiro, ou estou correndo riscos? E qual o tratamento indicado para meu grau de miopia? Fernando

Fernado

A quimica dos produtos afetará os seus olho da mesma maneira como afetaria o de qualquer outra pessoa independente do grau.
Voce pode usar algum oculos de proteçao ou usar colirios lubrificantes para amenizar a irritaçao nos olhos
Para o seu grau a melhor opçao é lente de contato

Dr,tenho um filho de 10 ano de idade.
Quando ele fez um exame oftalmologico,constatou 8 graus de miopia antes de dialtar a pupila,depois que dilatou acusou 2 graus de miopia em um olho,e 1,5 no outro,só que ao colocar o grau não hove necessidade, o médico disse que ele enxerga bem. O que devo fazer?

Ao anonimo acima

Se a visão dele sem oculos está boa (como o medico disse) não deve fazer nada. Só consultas periodicas

Olá DR.

Tenho miopia 7 graus no olho esq e 6,5 no olho direito. Tenho 29 anos e desde os 9 que uso óculos. Não consigo usar lentes de contato porque tenho o olho seco. Com o meu grau de miopia qual a melhor opção? Obrigado

Olá Dr. Renato
Me chamo Franciele tenho 24 anos e uso óculos a 1 ano, comecei a usar já c/ 1 grau (vista direita) e 1,5 (vista esquerda)e após esse 1 ano ja pulou p/ 2 e 2,5... tende a estabilizar aos 25 anos? (Não entendo porque me deu o problema de visão tão tarde), tenho medo de demorar muito a estabilizar....

só p/ lembrar que o que tenho é MIOPIA.

Franciele

Franciele

Seu grau deve estabilizar nos proximos anos. Dificilmente chegará a ser um grau muito alto
Nao se preocupe

Ao anonimo de 29 anos

Com o seu grau voce pode fazer tanto o LASIK quanto o PRK. Vai depender dos exames pre operatorios

Olá Dr. Há 13 anos atrás fiz a cirurgia lasik, tinha 7 graus de miopia a astigatismo. Foi um sucesso. Agora estou com 36 anos e comecei a ter dificuldade para dirigir a noite. Fui ao oftalmologista e estou com -0,5 esferico (miopia) e -1,0 cilindrico, eixo 1,75. Posso usar lentes de contato gelatinosa com esse grau mesmo tendo feito lasik???? Tenho os meus graus nos dois olhos. Obrigada.Simone

Retificando: Tenho o Mesmo Grau nos dois olhos. Essa lasik deixa cicatriz no olhos que interferem na lente de contato? Simone

Simone

Voce pode usar lentes sim, sem problemas
basta fazer um teste para achar a lente certa para a curvatura da sua cornea que está alterada pela cirurgia
Mas isso é simples

Olá, tenho 2,5 graus de miopia e gostaria de saber se preciso usar o óculos direto ou só na faculdade quando tenho dificuldade de ler no quadro ? o grau aumenta sem óculos ?

Anonimo

O grau NAO aumenta se voce ficar sem óculos
Voce deve usar o oculos quando te fizer falta ou da maneira que te for mais conveniente. Não precisa ser o tempo todo, se nao quiser

Oi, Tudo bem?
Dr. estou preocupada, tenho um filho de 4 anos e à 1 ano ( ele tinha 3 anos na época) descobri q ele é miope com 2 graus no olho dir. e 3 graus no esq. + astigmatismo 1,75 no dir. e 2,5 no esq., já consultei c/ 2 médicos.Gostaria de saber se não corre risco de aumentar se ele usar direitinho os óculos?
MICHELLY
4 de novembro de 2010

Ola.

Quando eu tinha 18 anos de idade fui ao oftamologista e eu tinha -2,00 OE e -1.5 OD.O oftamologista disse que era para eu usar oculos sempre.Mas eu nao usei e agora com 27 anos meu grau subiu para -3,00 em ambos os olhos.Se eu tivesse usado oculos desde os 18 anos minha miopia nao subiria tanto?E pela sua experiencia voce acha que meu grau ainda vai subir ou vai estabilizar?A miopia pode regredir apos os 40 anos?E possivel ter presbiopia e miopia ao mesmo tempo?

Desde ja agradeço a sua atençao e parabens pelo blog.

Fui no oftamologista e ele disse q eu tenho 2,5 e 1,5 de grau nos olhos,isso é miopia? como saber?

Michely

Nao tem motivo para preocupaçao. Usar oculos nao tem problema nenhum. Provavelmente o grau dele vai aumentar com os anos, mas isso nao tem problema
Só nao deixe de usar os oculos...

Ao anonimo do dia 4

Seu grau aumentou porque era para aumentar e não pq voce nao usou os oculos. Era da sua natureza o grau aumentar.
Provavelmente ele nao vai aumentar muito mais. Na sua idade, a tendencia é estabilizar ou aumentar um pouco.
Depois dos 40 pode diminuir sim. Eu disse que "pode" e não que "vai"!
Sim, presbiopia e miopia podem acontecer juntos

Ao anonimo do dia 6

Isso pode ser tudo... hipermetropia, miopia ou astigmatismo! Voce nao perguntou na hora?
Tem um texto na seçao de oculos, sobre ocmo entender sua receita. Lá voce pode entender o qeu voce tem. Leia

Olá... tenho miopia com astigmatismo e estou preocupada, visto que eu sempre ia ao oftalmologista uma vez por ano e nos ultimos 4 meses já fui três vezes no aftalmo e nas três consultas o grau aumentou. Tem alguma explicação pra isso? Sei que a Diabete prejudica a visão, mas tem outra doença que pode prejudicar a minha visão? Tenho 3 D e 3,25 E. Obrigada Fernanda Monteiro

Fernanda

Pode ser só uma variaçao normal do grau ou uma influencia da diabetes, (especialmente quando a glicose está acima de 200, a medição do grau pode mudar)
mas nao tem nenhuma outra doença que possa estar te atrapalhando

Qdo meu filho tinha 10 anos levei ao oftalmo que receitou óculos com grau menor 1,5°e 0,50, sendo que ele tinha 2,75°, alegando não ser preciso o uso de grau tão alto. Após 1 ano, levei em outro médico que disse que o óculos estava totalmente errado, que ele deve usar o grau de que realmente tem, no caso 2,75 e 1,25, fiz novo óculos que meu filho usa corretamente. Agora após 10 meses retornei ao médico para nova avaliação na esperança do grau estar diminuindo, mas seu grau aumentou p/ 3,50° e 1,75°, miopia e astigmatismo. Esse aumento é normal? qual o grau correto ele deve usar?

Na faixa etaria do seu filho é normal o grau aumentar
nao é culpa do oculos
Dificil eu dizer qual grau ele tem que usar já que nao fui eu quem fez o exame

tenho miopia,2esquerdo e1,75direito.queria saber se miopia não diminui nunca e ja ki tenho 14 anos,quantos graus pode aumentar até estabilizar?

Dr. Boa tarde.

Na sexta-feira estarei passando pela cirurgia refrativa, porém vi alguns vídeos na internet e realmente fiquei com muito medo de realizar esta cirurgia. Vou sentir dor?? Vou conseguir olhar fixamente no laser sem mexer os meus olhos, porque visualizei que eles aplicam produtos e mexem demais no olho.

Grata,

Mônica.

Cassia

O grau pode aumentar até em torno dos 21 a 24 anos. Nao tem limite do quanto pode aumentar
O grau só deve diminuir depois dos 40 anos

Monica

a cirurgia é bem tranquila e não doi nada
Voce precisa ir bem tranquila e calma.
COnfie nos seus medicos

boa tarde!

Tenho 20 anos e tenho miopia nos dois olhos,e astigmatismo num só,des dos 13 anos,meu grau hoje é 7 e no outro 6,75,e meu astigmatismo é de 1 grau;mas faz 01 ano que não vou mais no oftalmologista. tem como eu ficar´´vesga´´?
ou eu perder a Visão?Não sinto nenhuma encomodação,e dizem que um lado do meu olho é meio deslocado,tem como eu ficar cega?Obrigado!

Cizinha

Pelo seu grau apenas nao tem como voce ficar vesga ou cega, a nao ser que tenha alguma outra alteraçao além do grau.
Como explicado no texto voce deve ir no médico ao menos 1 vez por ano.

Bom dia, meu primo tem 14 anos e fez um mapeamneto de retina é o médico disse que ele está com ambliopia no olho direito. Isso te cura? Queria saber o que significa ICD: 44,50 130ºx41,50 40º e ice 40,25 135º x 42,00 45º.

Leyd

Ambliopia nao tem cura. Nao piora mas tambem nao melhora

Esses numeros sao só dados tecnicos.

Tenho miopia e astigmatismoacerca de 15 anos. Na ultima consulta foi verificado que a miopia diminuiu e o astigmatismo aumentou. Que eu tive um edema e que deveria ficar sem usar lent por um mês e voltar. Sei que miopia não reduz sozinha, isso pode acontecer é grave?

dr. renato, tenho 18 anos e 3 graus de miopia em cada olho. No último ano, aumentou um grau em cada. Esse aumento é normal? Tende a aumentar dessa forma por muito tempo? O médico disse que houve um pouco de degeneração do humor vítreo, mas que não é preocupante.
Jefferson

Jozeane

As vezes a miopia pode reduzir sozinha sim. Geralmente um pouco apenas.
Mas isso pode ser transitorio devido ao edema que voce teve.
Aguarde ficar melhor e repita o exame

Jefferson

Sim, é normal esse aumento, pela sua idade.
A tendencia é estabilizar em torno do 21 anos.

Nao se preocupe com a degeneraçao do vitreo no momento

Olá, meu filho tem 4 anos e possui 8 grs de miopia e 2 de astigmatismo nos dois olhos. Ele usa oculos desde os 2 anos foi qdo descobrimos o problema. Gostaria de saber se já tem algum tratamento além dos óculos para esta idade, alguma cirurgia no Brasil ou no exterior. Obrigada!

Ola, tenho 17 anos, quando recém nascida tinha um certo distúrbio nos olhos, que disseram ser normal por eu ter poucos meses de vida, com o tempo passou!
Hoje tenho 3,5 de miopia no olho esquerdo e 3,25 no olho direito!
Sinto que meu olho direito as vezes(muito as vezes) fica meio desgovernado, gostaria de saber se pode piorar, se corro risco de ficar vesga, e se existe alguma maneira que corrija isso!
Desde já agradeço!

Giseli

Nao existe outro tratamento na idade dele. Só oculos.
Ele é muito novo e deve só manter os oculos mesmos

Thais

Voce pode fazer um tratamento chamado ortoptica (exercicios ortopticos) que reforçam a musculatura do olho

Dr Renato, boa tarde

Tenho 51 anos e

Tenho um olho com miopia OD +1,00 -0,50
e outro com hipermetropia OE -1,75 -0,75

O olho direito era míope com -1,50 -1,00 e após cirurgia de LIO e 02 retoques com LASIK o médico chegou a este resultado, gerando um quadro de antimetropia, com alguns desconforto como visão um poucon embassada, estava melhor antes.

Como o Sr avalia este contexto ?? Agradecemos.

Feliz 2011.

Gil

Oi,
uso óculos desde os 9 anos, e já comecei com 2 graus de miopia. De ano em ano a miopia sobe em torno de 0,5 grau e há alguns anos surgiu o astigmatismo.

Hoje com 21 anos tenho 6,25 graus de
miopia nos dois olhos e 2 graus de astigmatismo em ambos. Não houve estabilização ainda.

Nesses 12 anos de uso dos óculos, nunca experimentei lentes de contato.

Mas agora com 6 graus as lentes começam a ficar um pouco espessas e gostaria de saber se com a minha miopia e astigmatismo é possível usar lentes de contato gelatinosas e descartáveis e qual é o limite da dioptria da miopia e do astigmatismo para o uso dessas lentes?

E qual a idade que tenho que esperar para me operar? Embora tenha medo dessa cirurgia penso muito em me operar, pois a miopia já é alta e mais tarde se agrava com a presbiopia e catarata. A cirurgia é segura? reduz totalmente a miopia ou é comum sobrar grau residual?

No entanto, tenho receio que daqui alguns anos a miopia ultrapasse os oito graus ou o astigmatismo aumente muito e não possa mais me operar.

Aí nesse caso posso me submeter ao implante de lente intraocular? é eficaz e seguro?

Obrigada
Ane

Ah, outra pergunta,
vc recomenda a ortoceratologia para mim? é uma técnica segura?

obrigada

Bom dia,

Fiz lasik em 12/08/2010 tinha miopia de 5,00 e astigmatismo de 0,75 nos dois olhos. Como a minha visão estva muito embaçada fiz retoque em 26/08/2010. Hoje dia 03/01/2011. Tenho 0,75 de miopia no OD e 0,50 miopia e 0,75 de astigmatismo no OD. Vejo moscas volantes. Meu médico disse para voltar em março e se precisar faremos outro retoque. É perigoso? corro algum risco. Hoje não estou livre dos óculos, pois não enxergo de longe e a noite fica muito embaçado. Com relação as moscas volantes tem algum tratamento? O que devo Fazer.

Obrigado

Desculpe escrevi errado 0,50 de miopia e 0,75 de astigmatismo no olho OE.

Olá Dr
Eu tenho uma parente (prima) com a mesma idade que eu... 16 anos. Ela tem astigmatismo e com o uso de oculos o grau diminuiu... de 4 pra 3 graus aprox. Já eu, tenho miopia desde meus 6 anos (uso óculos e usei tampão) e meu grau só aumenta, no momento está em 5 graus, mas sempre que passo no oftalmo aualmente, aumenta cerca de 1 grau... desde meus 11 anos

Só vai piorar? :(
agradeço desde de já a atenção..
Bárbara

Gil

Esses casos podem causar realmente um grande desconforto
O uso de lente de contato ao inves do oculos pode amenizar os sintomas
Ou tentar corrigir (igualar os graus) corrigindo o outro olho

Ane

Sao muitas perguntas...
primeiro, lente de contato nao tem limite para miopia mas para astigmatismo vai até em torno de 4 ou 5 nas lentes gelatinosas. para as rigidas nao ha limite de astigmatismo

A cirurgia só deve ser feita quando seu grau establizar entao nao se preocupe com a idade

A cirurgia é segura mas só saberemos se vai funcionar bem ou nao quando formos fazer os exames pre´operatorios.

A cirurgia de lente intraocular é segura sim quando bem indicada e bem feita

Ane

acho a ortoceratologia uma bao opçao mas pelo seu grau ser alto acho q nao vai funcionar muito bem

Lauriano

Quanto as moscas volantes voce deve fazer um exame de mapeamento de retina. Tem um topico sobre esse assunto nesse blog. De uma lida.
Quanto ao retoque se voce ainda nao esta livre dos oculos acho q vale a pena. Desde que a sua cornea ainda permita uma nova cirurgia. Isso só os exames podem dizer

Barbara

Em geral o grau estabiliza entre os 18 e 21 anos. Mas cada um é cada um... nao temos como prever e nem evitar, infelizmente

Bom dia,

Ja fiz retinografia e está tudo normal. Meu médico da cidade onde moro disse que pode ser no vítreo, mas que não tem o que fazer. As moscas apareceram depois da cirurgia a laser, por isso estava com medo de fazer o segundo retoque e aparecer mais moscas. Isso é possível?

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr, comecei a usar oculos com 5 anos e eu tinha 0.75, o grau foi aumentando a cada ano e hoje com 24 anos uso 11 graus em um e 10 graus no outro, tbm tenho astigmatismo 2,0 . Comecei a usar lentes de contato com 16 anos, antes era a rigida e com 20 anos comecei a usar a gelatinosa.
Meu grau nao vai se estabilizar?

Quero muito fazer cirurgia, mesmo tendo me adaptado as lentes de contato. Amanha mesmo tenho oftalmo para ver o novo grau e hoje tenho que usar esses oculos horriveis.

Ah porque um oftalmo me disse que eu nao podia usar gelatinosa e fui em outro e ele disse que podia. Sem duvida a gelatinosa eh muito mais confortavel. Mas porque essa diferen;a nas opinioes?

Lauriano

Esse pontos pretos podem aparecer mais ou sumir, e isso independe de fazer o retoque.
Uma coisa nao deve interferir na outra

Tatiana

Seu grau deve estar establizando, já que voce está com 24 anos.

Nao sei informar, o que causou as 2 opinioes diferentes entre os colegas.

Boa tarde Drº Renato eu tenho uma filha de cinco anos e ela tem 15° de miopia, ela tem miopia somente em um olho, ela usa o tampão diariamente.
Gostaria de saber se pelo alto grau e diferença entre os olhos ela poderia fazer uma cirurgia? Pois eu li na internet que pessoas com muita diferença de miopia não adianta usar óculos. Estou muito preocupada e triste. Ela faz acompanhamento bimestral no oftalmologista, mas gostaria da sua opinião. Também gostaria de saber se o Sr ja viu algum caso parecido?
Parabéns pelo blog!

Elaine

Nessa idade e com tanta diferença de grau o ideal seria usar lente de contato no olho que tem 15 graus de miopia.
A cirurgia seria uma opçao somente se a lente nao funcionasse pois o ideal seria deixar para opera-la depois dos 21 anos

Esses casos nao sao muito comuns mas tambem nao sao tao raros

Olá Dr. Renato, primeiro queiro te parabenizar, pela boa vontade e paciência com que trata as perguntas aqui, li todas e mutias são repetidas e vc mesmo assim responde com carinho... parabéns.

Bem, minha pergunta é, por que há necessidade de esperar o grau estabilizar pra fazer a cirurgia de miopia? Somente pelo fato de que pode aumentar dps?

Abraço e sucesso!

Dr Renato,
O Sr poderia me indicar alguma clinica especializada em miopia e astigmatismo em crianças (4 anos) no Brasil ou no exterior?

Meu filho tem 4 anos e ele tem 8 graus de miopia e 2 graus de astigmatismo nos dois olhos, descobri qdo ele tinha 2 anos. Gostaria de saber a causa deste alto grau desde qdo descobrimos, pq na minha familia nao existe este grau em ninguem.

Como usaria lentes de contato nele? Teria q colocar e tirar todos os dias? Quais os riscos? Seria incomodo pra ele?

Li tbem sobre o mapeamento de retina, nunca fizeram este exame nele, pra q serve? Qtas vezes no ano temos q fazer este exame? ja levei em 5 especialistas no Brasil. Nao sei mais o q faço, onde procurar.

Onde encontro o endereço da clinica onde o Sr atende?

Grata,

Doutor tenho 15 anos, estou com a visao muito ruim de longe, as veses fico triste por isso, pode me dizer algo pra me animar um pouco, pois ja sou feio e com oculos ainda vou piorar muito na aparecencia.

Gostaria muito de colocar meu filho na aula de natação como faço? Ele tem 8 grs de miopia e usa óculos.

Mail no - reply (nao colocou o nome)

Nao é só por isso nao que voce mencionou (isso tambem) mas pq se o grau nao estabilizou significa que o olho (e a cornea) ainda nao "amadureceram", ainda estão mudando de "forma" e infligir um dano cirurgico com laser nessa córnea pode acarretar uma resposta diferente da programada.

Obrigado pelos elogios. Divulgue o blog se possivel

Gi

É dificil e não vale a pena procurar uma explicação do porque seu filho ser miope.
A lente de contato é uma boa opçao (principalmente para fazer esportes) mas pelos risco de infecção e como ele é muito novo, precisaria de um auxilio dos pais para colocar, retirar etc...

Eu atendo na clinica IBOL (procure o site na internet) no RJ, e lá tem um otimo serviço de oftalmologia pediatrica

Otavio

Se os oculos te deixam feio (ou vc acha que fica feio), coloque uma lente de contato.
E espere ficar mais velho para operar e se livrar do oculos definitivamente

E se vc enxerga bem, mesmo que para isso precise colocar um oculos, sinta-se privilegiado pois há tantas pessoas com problemas graves de visão que nao tem como melhorar...

Tenho uma filha de 10 anos e fiquei surpresa quando essa semana a levei para uma exame de rotina e fiquei lá sabendo que a minha filha está com miopia no olho direito( 1,25) no olho esquerdo nada.
Há dois anos que fiquei sem levá-la ao oftalmo, antes disso sempre fiz exame de rotina e ela não tinha nada.
Fiquei surpresa, já que os pais de hipermetropia e astigmatismo.
Gostaria de saber qual o mais recomendável para a idade dela se são lentes ou óculos.Ele passou óclos e ela já está usando.
O que poderia ter levado a ter miopia?
Será que vai aumentando todo ano?
Voltarei no médico daqui há seis meses.
Me respoda quanto as lentes ou óculos.
Tem alguma recomendação a fazer?ela pode continuar usando o computador?ela pode continuar lendo a noite?Estou com muitas dúvidas...
Mônica

Monica

na idade da sua filha, com certeza é melhor usar oculos

O grau pode aumentar sim, pp na adolescencia, e isso depende da natureza dela
Coisas como ler a noite, usar o computador demais NAO tem comprovaçoes cientificas (embora ja tenha sido pesquisado) que aumentam a miopia

Tenho 27 anos sou míope e de uns dias pra cá minha vista esta muito vermelha principalmente quando durmo,sinto dores de cabeça,mal estar falta de apetite,tenho dificuldade pra dormir e tem uma bolinha amarela no meu olho o q faço...por favor me ajude

Olá Dr. Renato!

Gostaria de saber sua opinião sobre o meu problema... Fui em 2 dos melhores oftalmos daqui de Salvador- BA. E cada um me aconselhou o oposto. Não sei o que fazer.

Tenho 22 anos e minha miopia foi diagnosticada aos 3 anos de idade, pois meus pais pobservaram que eu assistia TV muito próximo à tela. Desde então, uso óculos. Ao 13 anos, comecei a usar lentes de contato do tipo gelatinosa (embora a rígida fosse mais aconselhável para mim, pois tb tenho leve hipermetropia e astigmatismo). Meu grau é 14 e, segundo o meu oftalmo, este grau não precisa ser aumentado uma vez que a minha acuidade visual máxima limita-se até este grau.

Não sei direito como isso funciona, mas o médico disse que tenho maior propensão a sofrer deslocamento de retina. Minha pressão ocular é adequada, mas minha mãe tem glaucoma. Sofro de enxaqueca.

O que eu queria saber é: a cirurgia para miopia é indicada para mim? Ou seria muito arriscado? É verdade que quem tem histórico de enxaqueca não é indicado para a cirugia?

Eu sofro muito por usar óculos desde pequena... meu nariz possui várias marcas devido ao peso do óculos (mesmo com toda a tecnologia, as lentes ainda são pesadas e grossas), procuro usar lente de contato quando saio, mas em casa evito, pois já tive várias inflamações por falta de oxigenação nos meus olhos. Enfim, tenho vontade de fazer a cirurgia, mas tenho MUITO medo de fazê-la e ter consequências piores.

O que vc me diz?

Desde já, grata.

Alessandra Oliveira

Mozart e Renata

Esse ponto amarelo pode ser um terçol
Mas nao vejo relaçao entre isso e os seus outros sintomas de mal estar, cansaço etc..

Alessandra

O seu grau é um pouco alto para fazer a cirurgia a laser. O que poderiamos fazer é a cirurgia de implante de lente fácica (leia o texto de cirurgia refrativa desse blog). Essa cirurgia funciona bem mas é um pouco mais arriscada

Olá, meu nome é Cibele. Dia 22/jan/2011 fui à um consultório para medir meu grau e saber se posso fazer a cirurgia de correção pra minha miopia. Nesse momento descobri que meu grau que era 3 baixou para 2,5 e que minha córnea é fina (490 e 499mica). Mesmo assim o consultório ficou de estudar meu caso para saber se poderei fazer a cirurgia. É possível? Depois que saí do consultório fiquei pensando que se meu grau baixou, isso significa que não estou com o grau estabilizado. Se fizer a cirugia não terei problemas futuros para enxergar de perto?
obrigada.

Ah! faltou eu dizer que tenho 29 anos e que meu grau era 3 já por mais de 5 anos...
obrigada
Cibele

Cibele

Essa diminuiçao de grau na sua idade nao é muito comum mas nao é suficiente para contra indicar a cirurgia

A sua cornea é um pouco fina mas como seu grau nao é muito alto, é possivel sim fazer a cirurgia (nesse caso a tecnica de PRK é a melhor opçao)

Olá Dr Renato. Já venho lendo esse blog a muito tempo e sempre que posso compartinho as materias.
Tenho 44 anos e um ALTO grau de Miopia -23,50 e mais uns 2,75 de astigmatismo.
Já procurei por cirurgias para a correção mas tenho duvida se as lentes intra-oculares chagam a té o meu grau. Além disso fiz uma cirurgia de descolamento de retina. Tenho uma "cinta" dentro do olho. Apesar disso enchergo bem com meus óculos.
O que o Sr. me aconselha?

Olá Doutor,estou querendo fazer um teste em uma instituição e nos requisitos do exame médico está escrito que a pessoa não pode ter a seguinte doença :
"Agudeza visual de 0,3 sem correção e sem tolerância, em ambos os olhos. Como visão mínima: conseguindo visão igual a 1 (100%) em ambos os olhos, com correção."
O que significa?
Eu tenho miopia e astigmatismo em ambos os olhos.Olho direito(-4.00 ( -0.75x10))
Olho esquerdo ( -3.5 (-1.25 X 170))
Eu tenho essa agudeza visual?
Desde agradeço,gosto muito do seu blog. Ele tira muitas das minhas duvidas.Parabéns!

Boa noite

Tenho 35 anos, fiz cirugia laser há cerca de 3, tinha cerca de 4,5 graus de miopia e 1 de asrtigmatismo. No centro cirúgico onde fui operada, muito conceituado, foram feitos vários testes para ver se podia mesmo operar, fui aceite e operada. Correu muito bem. Acontece que há uns tempos para cá tenho a sensação que não vejo tão bem ao longe como via após a operação. Uso muito o computador e também leeio muito, em casa e no trabalho. Além disso, sou fumadora. o que gostaria de saber é se é possível "voltar" a ser míope após a operação ou se é mesmo definitiva. poderei ter outro problema?

Beatriz

Por ser um olho alto miope e já ter tido um descolamento de retina, qualquer intervençao cirurgica é mais delicada e arriscada.
Tirando isso, as lentes intraoculares corrigem sim o seu grau.

eu no seu caso,, faria uma consulta com um cirurgiao refrativo experiente com essas lentes intraoculares e veria a opiniao dele.
Mesmo ele indicando eu pensaria umas 2 vezes.

Obrigado pela indicaçao

Nany

è bem possivel que com correçao (leia-se oculos) voce atinja a visão de 1.0 (100%)porem sem correçao (oculos) voce nao deve ter a visao de 0,3 pedida
De qq maneira faça um exame oftalmologico e peça para o medico conferir isso que eu estou dizendo.
As vezes a gente se surpeende

N

é possivel que depois de um tempo o grau volte um pouco.
deve ser só isso mesmo

Dr. Renato, boa noite.

Levei meu filho ano passado ao oftalmo, ele tava perto de fazer 08 anos, e não deu nada na consulta, o médico falou que estava tudo normal. Levei ele esta semana novamente, mas na clinica da minha coporação(Bombeiro Militar), e o médico falou que ele estava com 2,5 de grau, e disse que achou o nervo optico dele diferente, então ele pediu RNM do encefalo e da órbita ocular, mas marquei também outra consulta com uma oftalmo pediatra, devo me preocupar?? ele faz 09 anos em junho. Percebi que de perto ele lê normal, mas de letras grande de longe ele tem mais dificuldade e tenho que brigar com ele direto para não ficar proximo a tv de 32" lcd. Até agora não consegui dormir pesquisando. OBS: o médico disse que o exame e para saber se ele já nasceu com o nervo diferente ou não, ele disse que igual a orelha, alguns nascem diferente das outras pessoas. Grato e Abraços. Jules - Bombeiro do DF.

Bom dia

Já recebi os exames e levei ele na pediatra, nos exames deu tudo normal, apenas sinusoplastia no maxilar esquerdo, e a pediatra fez outro exame que realmente ela viu o nervo ótico maior, aí olhou eu e a esposa para saber se genetico, mas disse que agora só acompanhar mesmo, que muitas vezes acontece, igual o cabelo, muitos tem diferente. Abraços doutor.

Ola Dr. Renato
Pretendo fazer a cirurgia LASIK, pois pratico atividades físicas e não me acostumei com lentes. Estou consultando meu oftalmologista e ele disse que eu tenho condições de fazer (já fiz 3 exames). Fico na dúvida em relação ao aumento do grau após a cirurgia. Em 2008 meu grau estava em 1 (olho direito) e 0,75 (olho esquerdo) e agora, em 2011, esta em 1,75 em ambos, ou seja, aumentou +- 1 grau em 3 anos.
Hoje tenho 23 anos, pode se dizer que meu grau "estabilizou" e que terei pequenas chances de voltar a usar óculos no curto prazo? Comecei a usar óculos somente aos 19 anos e tinha apenas 0,5 grau em ambos olhos.
Obrigado e parabens pelo site

Renato

Julespan

Seu médico está completamente certo. Tudo que ele falou faz sentido.
Nao se preocupe e só mantenha acompanhamento a cada ano. Sem estresse

Renato

pela sua idade é bem provavel do seu grau estar eestavel
Mas cada pessoa tem um funcionamento diferente..

Dr. Renato gostaria de saber o q significa ter mais grau em um dos olhos, pois nao enxergo quase nada do olho esquerdo, o médico só falou q é excesso de grau, e nao receitou nada.
Meu nome é Vânia.

Olá Dr Renato! Comecei a usar recentemente óculos para correção da miopia e do astigmatismo. Gostaria de saber se é necessário eu usar os óculos quando estou usando o computador, ou assistindo televisão. Desde já agradeço e parabenizo pelo blog!

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá, eu sou o Lucas eu gostaria de saber se a pessoa que sofre miopia se deixar de usar óculos a miopia aumenta? E a pessoa que usar o óculos frequententemente irá diminuir?

dr.está escrita myllaabreu12 mas é meu primo que Lucas que gostaria de saber.
DESDE JÁ AGRADEÇO

Dr gostaria de saber se na cirurgia de miopia o medico segue o grau do exame da pupila dilatada ou sem dilatar, pois no meu caso deu diferença, eu tenho 34 anos

Vania

Se o medico nao passou oculos deve ser pq a visao nao melhora nem com oculos...voce deve perguntar para ele se é isso mesmo.
Caso contrario, vale a pena ele te passar um oculos

David

Vc só precisa usar os oculos se vc sentir dificuldade no computador. Caso contrario não há necessidade

Pri

Essa diferença de grau é muito pequena e nao significa nada demais

Por isso mesmo usar esse oculos com um grau um pouco maior nao te causará nenhum problema demais

Dr tenho vitiligo e fiz os exames para correção de miopia, onde o medico apos os exames disse que o melhor metodo para mim é o lasik, mas tenho medo da cicatrização devido ao vitiligo, ou seja, a falta de melanima.Quando machuco a minha pele tem boa cicatrização, mas demora para pigmentar, gostaria de saber se com os olhos eu corro este risco e se a cirurgia seria a melhor opçao, sem comprometer a minha visão.Os olhos também precisa de melanina na cicatrização

Lucas (Mylla)

Nao. O seu grau irá aumentar de acordo com a sua natureza. Nao há comprovaçao cientifica que usar ou nao usar os oculos fará o grau aumentar

Andreza

Em geral, usa-se o grau com a pupila dilatada

Andreza

O vitiligo e falta da melanina nao vao interferir na sua cicatrizaçao

Boa noite doutor
Sou alta míope desde que me conheço (é uma degenerescência hereditária, pois o meu pai, a minha avó, o meu bisavô, todos cegaram a determinada idade. Claro que a minha miopia tem vindo a aumentar e hoje, com 52 anos, tem 21 dioptrias no OE e 22 no OD. Faço consulta anual no meu oftalmo de longos anos, mas no último check-up vim muito desiludida,, pois ele disse que iria manter a graduação tanto dos óculos como das lentes de contacto, pois não conseguiu qualquer melhoria nos testes que fez. O facto é que vejo cada vez pior e, a acrescentar a isso, passei a ter visão duplo, o que o médico diz que é natural pois o fundo do olho está muito deteriorado. Eu falo-lhe da colocação das lentes intraoculares, mas ele não parece muito favorável à cirurgia (embora sendo um cirurgião de renome, com clínica própria...). Pergunto: devo ouvir uma segunda opinião? O que o doutor acha? Estou a ficar cada vez mais desesperada, pois mal estou conseguindo exercer a minha profissão, que é copy-desk num jornal. Ou seja, passo o tempo todo (cerca de 10-12 horas) agarrada ao monitor de um computador a ler e corrigir textos. Faço um esforço enorme, porque além da visão deficiente, a visão dupla atrapalha imenso o reconhecimento das letras.
Por favor, ajude-me com as suas sábias palavras. Muito obrigada.
Elsa Rocha

Dr tenho 34 anos e meu grau com a pupila dilatada foi OD esf -325 cil -125 eixo 165
na OE esf -300 e cil -1oo eixo 100. Sem dilatar a pupila meu grau OD esf -375 e cil -125 e na OE esf-325 e cil -100 mesmo eixo. Gostaria de saber se na hora da cirurgia o medico seguir o grau da pupila dilatada eu corro o risco de ficar com este 0.50 de grau residual na OD e 0.25 na OE

Boa noite, outra duvida
Quanto ao vitiligo, voce me disse que não vai interferir na cicatrização,mas minha preocupação é eu ficar com manchas brancas dentro dos olhos como acontece com um machucado meu, ou seja, apos a cicatrização a pele demora para pigmentar, nos olhos acontece da mesma forma, ou dentro do olho não precisa de melanina
Estou em duvida em fazer a cirurgia por issso

Elsa

O seu caso é muito delicado e peculiar

Uma cirurgia que eliminasse os oculos não te dariam uma visao mais nitida da que voce tem hoje com os oculos.
Mas o fato de voce ficar com um grau mais baixo ou até sem grau nenhum aumentaria o seu campo de visão, seria mais confortavel etc etc

No entanto, a cirurgia para implantes dessas lentes em paciente alto miopes é mais arriscada do que nas outras pessoas

Acho que voce deve sim ter uma 2a opiniao

Andreza

Essas manchas não vão aparecer no seu olho. Não se preocupe quanto a isso

olá doutor! Gostaria de saber quando posso considerar que o meu grau está estabilizado, ou seja, em quanto tempo usando o mesmo grau posso considerar que estabilizou? A miopia quando estabiliza pode voltar a aumentar?
Obrigada

dr em primeiro lugar desculpe pela ansiedade, mas estou com a cirurgia marcada para dia 25/02
Tenho 34 anos e meu grau
com pupila dilatada
OD esf- 325 cil -125 OE esf -300 cil -100
sem dilatar
OD esf- 375 cil -125 OE esf -325 cil -100
gostaria de saber se na hora da cirurgia se o medico seguir o grau da pupila dilatada eu corro o risco de ficar com este 0.50 de grau residual na OD e 0.25 na OE, ou essa diferença não influencia na hora da cirurgia.
Porque hoje eu uso oculos de acordo com o grau da pupila sem dilatar.
Obrigada pelas respostas já dadas e parabéns por este blog

Olá Doutor,
Tenho 27 anos e a 4 anos eu fiz a cirurgia de miopia no olho direito (tinha 4 graus), no esquerdo tinha 0,5...
Agora no direito tenho 0,5 e no esquerdo passou para 1,25...
é necessário usar o óculos e corre o risco de aumentar o grau se usar ou nao o óculos?
Qual o grau ideal para fazer cirurgia?
Agradeço

Olá doutor! Tenho 24 anos e há dois anos o grau da miopia estava o mesmo, mas graças a Deus diminuiu este ano em 0,25 mas o astigmatismo aumentou em 0,25. Isto quer dizer que o grau ainda não está estável ou esta pequena diferença pode ser considerada estável? outra dúvida é quanto a miopia, já que ela diminuiu corro o risco de voltar a aumentar? e quanto ao astigmatismo, é normal este aumento, vai continuar aumentando?
Att

Olá! Meu nome é Laura.No final de 2008 fui ao oftalmologista e o grau de miopia medido foi 2,50(em ambos os olhos). Ontem fui a outro oftalmologista e o grau medido foi 3,25. Como tenho 27 anos, achei estranho esse aumento numa idade em que já deveria ter estabilizado. Acho que aumentou, mas não esperava tanto, pois não sinto uma dificuldade tão grande de enxergar com meus óculos atuais. Dor de cabeça eu sentia ano passado, mas ainda não senti em 2011. Sendo assim:
1-Pra um aumento de 0,75, eu não deveria estar sentindo uma maior dificuldade de enxergar com meus óculos atuais?
2-O fato de eu ter dado um intervalo de 2 anos e meio entre as consultas pode ter favorecido esse aumento?
3-Devo procurar outro oftalmologista pata confirmar os valores ou posso mandar fazer os novos óculos?
4-Perguntei ao médico qual seria o grau para lentes de contato. Ele disse que é o mesmo grau, tanto para óculos, quanto para lentes, pois só há diferença a partir de 4 graus. Isso é verdade?

Desde já agradeço! Desculpe o incômodo!

Olá doutor! O que é alta miopia ou miopia progressiva? Como saber se a miopia é normal ou progressiva, pois o médico nunca me disse. Comecei a usar óculos aos 12 anos e o grau de miopia era - 1,75 e - 2,0. Agora tenho 24 anos e a miopia ficou por dois anos em - 5 graus em ambos os olhos e agora é - 4,75 e tenho 24 anos. Então, minha dúvida é : posso considerar que a minha miopia não seja progressiva?
Att

ola doutor passei em outro oculista há uma semana e o mesmo mim receitou um oculos de + 4,50
-4,75 eixo 176 so no olho esquerdo e um colirio chamado systane-ul sera que vai resolver minhas dores de cabeça????

Adorei seu blog é de muita importância
abs

Pri

Em geral, 1 ano sem mudanças significativas, em uma pessoa acima de 21a

Andreza

Ele vai usar o grau da pupila dilatada
Nao se preocupe, se tudo dar certo, vc focará sem grau

Osvaldo

O grau nao vai aumentar pq vc está usando ou não o oculos. Vai depender da sua natureza
O grau ideal p operar é o que incomoda a pessoa

Bruno

Essa mudança nao é relevante. Podemos considerar estavel

Laura

realmente nao é comum aumentar o grau na sua idade mas pode ocorrer
E nao foi por nao ir ao medico que ele aumentou
Eu acho que voce deve sim ter uma 2a opiniao, fazer um novo exame, já que está estranhando essa mudança.
Quanto ao grau da lente, seu médico está correto no que disse.

Bruno

Miopia progressiva é a que está aumentando rápido
Se a sua está estavel, entao nao é progressiva

Vania

o oculos pode resolver ou ajudar a diminuir suas dores de cabeça
O colirio é só um lubrificante e nao vai interferir nisso

Este comentário foi removido pelo autor.

Boa noite!

Já faz uns quatro anos que minha miopia parecia está estagnada (O.D. -1,25 e O.E. -1,50), porém fui hj ao oftomologista e o exame de acuidade visual, realizado sempre com a pupila dilatada, demonstrou que o grau havia diminuído em ambos os olhos (O.D. -0,75 e O.E -0,75) sendo que o olho esquerdo apresentou pela primeira vez, em 27 anos, astigmatismo (-0,50).

Apenas percebi a diferença quando olhei a receita médica em casa. E agora estou com uma dúvida imensa, será que houve erro durante a realização do exame ou é provável que tenha ocorrido redução na miopia? Caso tenha ocorrido essa redução, poderia está associada ao uso, no último ano, de lentes de contato gelatinosas?

O que faço? Procuro ouvir uma segunda opinião ou compro o óculos com o grau indicado?

Desde já obrigada pela atenção.

Boa noite dr. Eu operei a 7 meses da miopia e tinha 3 graus em cada olho... mas sempre tive mtas oscilacoes ( esses sintomas sao visao meio borradadas, raios nas luzes, borroes nas luzes e letras, visao duplicada...) e no ultimo exame deu - 0.25 de miopia gostaria de saber se eu usar oculos com 0.50 ira dimuir meus sintomas e ira melhorar a minha visao?

Boa noite DR
Minha cirurgia esta marcada para sexta dia 25/02, mas estou muito ansiosa,ja não estou dormindo direito, imagina na véspera, gostaria de saber se possa tomar frontal que estou acostumada no dia anterior para dormir e um pouco antes da cirurgia para relaxar, sendo que o medico disse que só é dado um relaxante leve antes da cirurgia. Tenho insonia quando estou muito ansiosa e já uso frontal para dormir. Mas minha duvida é se vai interferir no ato cirurgico.

Angerlane

Essa mudança de grau nao tem nada a ver com o uso das lentes
A miopia só costuma diminuir depois dos 40 anos. Antes dessa idade não é normal mas pode ocorrer tambem
Se vc ficou na duvida faça um outro exame

Dikman

Pode até melhorar mas o grau é tão pequeno
Eu esperaria um pouco mais sem usar oculos

Andreza

Pode tomar o frontal para dormir mas nao tome imediatamente antes da cirurgia
é importante que vc esteja desperta para cooperar com o procedimento

Boa noite! Eu tenho miopia e astigmatismo. Nunca usei lentes de contato tóricas, a correção sempre foi apenas para a miopia. Sendo assim, para compensar o astigmatismo, o oftalmologista aumentava o grau da miopia.
1- Como é feito esse cálculo? Pode ser feito para qualquer grau de astigmatismo que se tenha?
2-Até quantos graus é permitido aumentar? Isso não pode causar danos e aumentar o real valor da miopia?
3-Tenho 3,25 de miopia(em ambos os olhos), 1,50 de astismatismo no OD e 1,00 no OE. A compensação é indicada para mim?

Desde já, obrigada!

olá doutor! Minha paquimetria deu 504 e 510 de espessura (micras). Gostaria de saber se é seguro fazer a cirurgia refrativa e qual o melhor método.
Obrigada

Boa Noite!

Drº Reanato Souza, tenho miopia (alta):

ESf. Cil. Eixo
O.D -10,25 -1,50 40
O.E -9,75 -1,25 135

Agora em Fevereiro, durante os exames anuais foram detectados algumas roturas de retina em A.O e recebi a indicação do procedimento FOTOCOAGULAÇÂO A LASER (o qual ainda vou agendar a data ). Duvidas:
1- Qual o cuidado pré-operatório e pós?
2- Sou usuário de lentes de contato ( gelatinosas de uso prolongado), preciso ficar algum período (dias)sem o uso? Por quanto tempo devo interromper o uso até a data do procedimento?
3- O procedimento deixa alguma sequela ou alteração definitiva (na visão ou olho)?
4- Há alguma orientação quanto ao uso de lentes de contato depois de uma fotocoagulação (ainda vou poder ser usuário de lentes Não é )?
5- No meu caso (tendo em vista os dados) existe alguma cirurgia ou procedimento que diminua o meu grau ( fora as lentes intraoculares )
6- No caso das lentes intraoculares e recomendado a partir de qual idade? (tenho 27 anos)e as complicações possíveis neste caso quais seriam? Seria vantagem fazer agora ou esperar p/mais tarde ( teria algum problema no caso de uma possível catarata)
7- quanto custa em media tal procedimento? Existe alguma maneira de serem cobertas por planos de saúdes ou SUS?

Muito obrigado! Pela atenção e aqui no Recife/pe tenho divulgado bastante o site!

Leonardo

Olá doutor! Gostaria de completar minha pergunta ressaltando que meu grau é - 4,75 de miopia e -1,0 d astigmatismo ( paquimetria 504 e 510 micras).
obrigada

Felicidade

Essa adaptaçao nao faz mal nenhum
Quando o astigmatismo é baixo é possivel fazer sim mas a qualidade da visao não é igual a usar uma lente torica

O calculo é simples e mais ou menos soma-se metade do grau do astigmatismo ao grau da miopia
Resumidamente é isso

Pri

Com esses dados é melhor fazer o PRK

Leonardo

Esse procedimento a laser não precisa de pre ou pos operatorio especial, nao precisa ficar sem lente antes (só na hora logico) e nao tem nenhum risco importante

Sobre a cirurgia, tirando as lentes oculares é dificil operar o seu grau. Certamente o SUS não vai cobrir e os planos de saude só com alguma insistencia.
A cirurgia tem alguns riscos mas a sua idade já está boa para essa cirurgia

Obrigada!

Então quer dizer que meu astigmatismo é considerado baixo? Mesmo com 1,50 no OD e 1,00 no OE posso compensar o astigmatismo na miopia, ao invés de usar lentes de contato tóricas?
Por favor, dê um exemplo de um grau a partir do qual não seja possível fazer isso.

Parabéns pelo blog! :-)

Felicidade

Nao há um grau especifico
Em geral, acima de 1,5 ou 2,0 já fica muito dificil obter uma boa visao sem ser com as lentes toricas

Olá Doutor, meu Nome é Flávia, tenho 19 anos e me consultei com um oftamologista recentemente por conta de uma conjuntivite e nos exames de rotina ele constatou uma miopia de 0,5, mas não me receitou oculos. Porém, leio muito pois faço faculdade de direito e uso bastante o computador, as vezes sinto a vista embaçada e embaralhada, seria recomendável o uso dos oculos, pelo menos para descanso, nesse caso?
Obrigada

Bom dia DR Renato
Hoje faz 7 dias que eu fiz a cirugia lasik e gostaria de saber se apos a cirugia e ate agora é normal na parte branca dos olhos ficar uma mancha vermelha e quantos dias eu corro o risco do flap errugar, ou com 7 dias o flap já aderiu aos olhos. Tenho retorno somente dia 14 e minha visão está um pouco embaçada
Obrigada pelas resposta

Flavia

Esse seu grau pequeno de miopia nao melhoraria a sua visão nessas situaçoes que vc citou (esudar, computador etc)
Seria talvez melhor fazer exercicios ortopticos para fortalecer os musculos dos seus olhos

Andreza

Essa vermelhidao não é nada demais, some com o tempo
Quanto ao flap ele pode nao aderir totalmente por muito tempo
Mas o enrugamento acontece logo no começo, no primeiro dia. Se nao houve até agora, é dificl acontecer

Dr
Fiz a cirurgia lasik faz 11 dias,e o medico me disse para dormir de barriga para cima nos primeiros dias devido ao flap, agora com 11 dias, será que já posso dormir de lado?
A cicatrização do flap, normalmente demora quantos dias?
Obrigada

Dr. Meu filho tem 12 anos e foi diagnosticado miopia de 3,5 e 3,25, exame normal e dilatado. Ele nunca usou óculos. O senhor acha normal ter esse grau nessa idade? Pode aumentar muito, devo procurar outro médico e refazer o exame? Obrigado, Rafael.

Andreza

Depois de 10 dias voce já pode voltar a dormir normal mas evite dormir ou comprimir o olho operado
A cicatrizaçao do flap é rapida mas as vezes mesmo depois da anos ele se solta quando o olho sofre uma traumatismo grande

Rafael

Sim, é normal ter esse grau nessa idade.
E infelizmente a tendencia desse grau é aumentar até ele completar 20 ou 21 anos

Se voces nao ficaram seguros com o medico anterior, procure um outro...

Bom dia Dr Renato
Gostaria de saber se com 15 dias de lasik eu já posso lavar o rosto e os cilios com agua e sabonete normalmente ?
E se é normal a queda de vários cilios?
Parabens pelo trabalho e paciencia comigo.

Andreza

nao vejo relaçao entre a queda dos cilios e a cirurgia

Pode lavar os olhos normalmente

Prezado Doutor,

Tenho 31 anos e tinha 1,75 de miopia até um ano atrás quando realizei a cirurgia de lasik. Porém desde dezembro de 2010, 12 meses após a realização da cirurgia começei a visualizar pequenos pontos pretos, como se fossem filamentos, que flutuam em minha visão. Consultei meu oftalmologista que realizou a minha cirurgia e o mesmo disse que estou com descolamento do vítreo posterior. Fiz um mapeamento de retina e graças a DEUS não estou com nenhum sintoma de descolamento de retina. Gostaria se esse descolamento do vítreo pode ter sido decorrente da cirurgia de lasik. Sei que é comum em pessoas jovens mas apenas naquelas com alto grau de miopia e no meu caso o meu grau não era tão elevado assim e não estou com idade tão avançada. Pode ser em decorrência do Lasik? Fico no aguardo da resposta pois o médico que realizou a cirurgia disse que não existe nenhuma possibilidade uma vez que o laser só atinge a cornêa mas li relatos na net de que é possível sim. Obrigada.

OK, Dr.

Mas é normal ter oscilações por tanto tempo hoje já estão se completando 8 meses de lasik eu tinha 3 graus de miopia...
Por mais quanto tempo é possível ter essas oscilações...?
Como eu vejo muitos raios nas luzes, alguns borrões nas luzes e objetos...no cinema também fica complicado ler...
Será que um óculos para descanso com 0,50 não iria melhorar a minha visão...
Como eu ja havia dito anteriormente fiz lasik e hoje esta completando 8 meses...
fico no aguardo..
Att,

Carolina

O seu medico está certo. Esse descolamento do vitreo nao foi causado pelo laser. Ele é decorrente do seu proprio olho, da sua miopia etc...

Dikman

Com esse tempo já deveria ter melhorado

Experimente o oculos entao...nao custa nada tentar

Olá! Há alguns dias estive aqui e relatei-lhe que por eu ter 27 anos, achei estranho minha miopia aumentar 0,75 grau em 2 anos e meio. Perguntei-lhe se seria bom procurar um outro médico e o senhor achou prudente eu ter uma 2ª opinião. Já marquei um novo oftalmologista e surgiram as seguintes dúvidas:

1-Devo mencionar que a consulta é para confirmar o grau e mostrar a receita do outro médico?
2-Digo que também tenho astigmatismo ou deixo o médico descobrir com o exame?
3-A secretária do 1º oftalmo dilatou minha pupila enquanto eu estava na sala de espera. Se o procedimento se repetir, eu devo permitir ou será melhor não dilatar a pupila dessa vez?

Atenciosamente,
Laura

Ola Drº
O meu filho Martim tem agora 3 anos e numa consulta de oftalmologia foi diagnosticado miopia

ESf. Cil. Eixo
O.D -0,75 -1,00 150
O.E -0,25 -0,50 56

Com este grau e dada a idade da criança aconcelha o uso de óculos de correcção?
É que se o seu uso não ajudar a diminuir o grau e como ele nem sente muita diferença não sei se justifica o uso para já.

Muito obrigado e seguimos as suas opiniões aqui de Portugal

Laura

eu falaria antes da consulta sim.
Nao tem porque "testar" o medico. Deixe ele saber do real motivo da consulta

Rui

Esse grau justifica o uso sim. Nao fará o grau diminuir mas dará uma visao mais nitida e isso é importante para o desenvolvimento dele

obrigada! Vou dizer que a consulta é de confirmação de grau sim. ;-) Mas e quanto à dilatação da pupila? Como eu disse, a secretária do 1º oftalmo dilatou minha pupila enquanto eu estava na sala de espera. Se o procedimento se repetir, eu devo permitir ou será melhor não dilatar a pupila dessa vez?

Outra coisa: eu uso lente de contato. O 1º médico disse que como minha miopia é inferior a 4 graus, o grau é da lente é o mesmo dos óculos. Em outra resposta, o senhor confirmou essa informação. Mas eu gostaria muito de entender a razão disso. Se puder me explicar, ficarei grata. ;-)

Laura

Obrigado pela sua resposta.
Tenho mais uma questão que é saber a sua opinião acerca das lentes de contacto para usar quando se dorme. Segundo o que li dispensa o uso de oculos ou lentes durante o dia e na maior parte dos casos diminui o crescimento da miopia.
Esta utilização pode ser iniciada até por bebés.

É que eu estou bastante preocupado pelo facto da miopia no caso do meu filho (3anos) ter aparecido tão cedo e com o crescimento até a idade adulta o nº de dioptrias aumentar significativamente com outras consequências.

Mais uma vez agradeço as suas respostas

Felicidade

pode deixar a secretaria dilatar sua pupila se for o caso

quanto a questao do grau da lente...é uma questao de conhecimentos de fisica... acima de 4 graus tem q compensar a distancia entre o oculos e o olho que nao existe quando usamos lente de contato

Rui

Isso que voce citou se chama ortoceratorologia
Nao é muito difundido e eu nao tenho experiencia
Aqui no Brasil alguns medicos utilizam e gostam muito. Outros nem tanto
Mas acho que em uma criança de 3 anos seria arriscado. Talvez num adolescente ou num adulto poderia tentar

Dr. Renato

Fiz exame recentemente e meu oftalmo receitou o seguinte grau para óculos:
OD: -2,75 (Esférico); -0,25 (cilíndrico); 115º
OE: -2,00 (Esférico); -1,00 (cilíndrico); 30º

O que achei estranho é q ele receitou lentes de contato para ambos os olhos com 2,75 (apenas para miopia). É normal essa compensação?

Obrigado.
Abs

ola Dr,tudo bm.olha eu me chamo Daiana tenho uma filha de 2 nos e 5 meses,desde quando ela tinha uns 3 meses observei que um dos olhos dela é bem mais claro que o outro.um é castanho bem claro,o outro é castanho escuro,sera que é algum problema ou é normal? me tira essa duvida por favor,obrigada(ah,lembrando que quando ela nasceu ,no segundo dia ela deu uma infecçao no olho justamente esse que émais claro).

olá, descobri que eu tenho miopia,
uso 2 grau, mais não uso para sair so para estudar, ver tv, entrar na internet, sera que meu grau vai aumentar?

Olá, tudo bem? Graças a sua orientação, finalmente fui a outro oftalmologista confirmar meu grau. A miopia era realmente 3,25 em ambos os olhos. Porém, no astigmatismo houve diferença. Sendo assim, valeu a pena ter consultado a 2ª opinião:
OD ESF: -3,25 CIL:1,75 EIXO 5
OE ESF: -3,25 CIL:-1,00 EIXO 175
Sei que os graus das lentes são os mesmos dos óculos, de acordo com o oftalmo e com sua confirmação aqui no site. Porém, se a medida do eixo para lentes de contato tóricas varia de 10 em 10 graus, terei prejuízo ao usar o eixo de 10 no olho direito? É realmente um procedimento de adaptação comum?

Grata, Laura

Rick

é normal sim. Ele compensou o grau do astigmatismo aumentando a miopia do olho esquerdo

Daiana

Isso até pode ser normal mas um exame oftalmologico nessa idade é fundamental especialmente para ela.
Tem que ver se a visao está normal, a pressao ocular etc...

Carolina

O grau pode aumentar dependendo da sua natureza. NAO vai ser o fato de voce usar pouco ou muito que fará ele aumentar.

Laura

o grau do oculos é igual ao da lente até certo ponto.
No caso do astigmatismo isso muda um pouco. Voce deve recorrer a um profissional para ver se o astigmatismo será o mesmo e qual será o eixo na lente

boa noite DR Renato
Fiz a cirurgia lasik faz 30 dias e meus olhos ficam vermelhos apos um dia de trabalho e as vezes acordo com dor de cabeça, tomo um analsegico e no final do dia ela volta, será que tem alguma coisa a ver com a cirurgia, pois não tinha dor de cabeça constante antes.

Andreza

pode ser sim... consulte seu medico...veja se o olho está seco, se sobrou grau etc

Boa tarde, Dr. Renato! Estou com 43 anos e meus graus de miopia nos últimos 4 anos só têm diminuido (1,75 - 1,5 - 1,25 - 1,0). Isso é normal? Por que isso pode estar ocorrendo?
Grata pela atenção!

Boa tarde Dr. Tenho uma filha que é míope desde os seis anos de idade, e usa lentes de contato, por ser o grau muito diferente de um para o outro.Hoje está com 12 anos, e levei-a ao oftalmologista na semana passada, fiquei surpresa quando ele me falou que o uso da lente não muda nada para ela, está com 9,5 no direito e 1,00 no esquerdo, os médicos anteriores, falaram que era só possível o uso de lentes de contato e esse diz que de nada adianta o que faço?Desde já agradeço!!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 287   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário