Recent Posts

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tratamento do Glaucoma

O glaucoma é uma doença crônica em que o aumento da pressão ocular causa lesões no nervo óptico e pode levar a cegueira se não for tratado.
O objetivo do tratamento do glaucoma é diminuir a pressão ocular.
A diminuição da pressão ocular pode ser feita com colírios (primeira escolha), com laser (para casos específicos de glaucoma) ou com cirurgia (para casos avançados em que os colírios não adiantam mais).


Atualmente existem cinco classes de medicamentos para a redução da pressão intraocular:
(1) betabloqueadores, (2) alfa-agonistas, (3)inibidores da anidrase carbônica, (4) análogos de prostaglandinas e (5) parassimpatomiméticos.
Como já explicado em texto anterior (clique aqui), para baixar a pressão ocular os colírios vão diminuir a produção do humor aquoso ou aumentar a drenagem desse líquido.
É importante, que o paciente pingue o colírio de forma correta, para obter o máximo do efeito desejado e diminuir os efeitos colaterais. Para saber como pingar o colírio da forma certa, clique aqui e leia o texto.

1 - Betabloqueadores:

São os colírios usados como primeira opção por seu baixo custo e alta eficácia. Eles agem diminuindo a produção do humor aquoso e muitas vezes são usados junto com outros colírios o que aumenta a eficiência.
Esses colírios não devem ser usados por quem tem asma, bronquite ou enfisema (exceto pelo betoptic que pode ser usado sem problemas).
Pacientes com problemas cardíacos, diabetes e depressão também devem tomar cuidado e discutir isso com seus médicos.

Dica: O maleato de timolol pode ser encontrado como medicamento genérico para o glaucoma. Alguns são até encontrados na farmácia popular, por 1 real a unidade

2 - Alfa-agonistas:

Também agem diminuindo a produção do humor aquoso além de aumentar a drenagem e com isso são bastante efetivos em abaixar a pressão ocular. Efeitos colaterais são raros mas incluem olho vermelho, boca seca, coceira nos olhos e fadiga.

3 - Inibidores de anidrase carbônica:

Também agem diminuindo a produção do humor aquoso. Geralmente são usados junto com outros colírios. Efeitos colaterais não são comuns e incluem irritação ocular e gosto metálico na boca. Não devem ser usados por quem tem alergia à sulfa.
Em casos muito graves pode ser usado por via oral (comprimidos de acetazolamida). Nesse caso, apresenta muitos efeitos colaterais e deve ser usado por pouco tempo.

4 - Prostaglandinas:

Os colírios de prostaglandinas usados para o tratamento do glaucoma são os colírios mais novos no mercado. São muito potentes e tem a vantagem de só precisar pingar 1 vez ao dia.
Eles agem aumentando a drenagem do humor aquoso mas por via diferente dos colírios anteriores.
No entanto, o preço não é muito barato e tem alguns efeitos colaterais. Os principais são: vermelhidão dos olhos (geralmente diminui com o tempo de uso), escurecimento da íris (principalmente em pessoas com olhos claros) e crescimento dos cílios.
Apesar desses efeitos colaterais, atualmente são considerados os melhores colírios para tratar glaucoma.

Associações fixas:

São a combinação de 2 colírios em 1 só. Isso facilita para o paciente que precisa pingar menos colírios e, as vezes, até torna o tratamento mais barato.


Dica: Alguns fabricantes de colírio para glaucoma, disponibilizam um número de telefone, aonde o cliente pode se cadastrar, informando seu CPF e o CRM do médico que prescreveu o remédio, e passar a comprar os colírios para glaucoma com desconto.

5 - Parassimpáticomiméticos:

Esses colírios estão em desuso. Antigamente eram bastante usados mas hoje temos opções melhores. Nos dias atuais seu principal uso é em crise de glaucoma agudo.
Agem aumentando a drenagem do humor aquoso e tem muitos efeitos colaterais.

Para saber o que é glaucoma, como é feito o diagnóstico e como tratá-lo, leia esse texto
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/glaucoma-o-que-e-como-dignaosticar-como.html

Para saber mais sobre os fatores de risco e a sua chance de desenvolver glaucoma, visite essa página:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/eu-tenho-chance-de-desenvolver-glaucoma.html

Para saber a maneira correta de pingar os colírios e obter o máximo efeitos dos medicamentos, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html

100 comentários:

Olá, meu nome é Clair e eu tenho glaucoma uso o timolol de 0,5% a dez ano e agora notei q a cor dos meus olhos mudaram, estão mais claros é possivel? E gosta ria de saber se quem tem glaucoma pode usa lentes? Obirgada.

Olá Clair,
Nao há relatos de alteração da cor dos olhos pelo uso do timolol. Provavelmente nao foi ele que alterou a cor do seu olho.
Nao há problemas em quem tem glaucoma usar lentes de contato. Só nao deve pingar os colirios no momento em que estiver usando as lentes. Retire as lentes e pingue os colirios. Só isso.
Abç

SE UMA PESSOA QUE NÃO TIVER PRESSÃO OCULAR ALTA USAR O COLÍRIO, O QUE PODE ACONTECER?

A PARTIR DE QUAL PRESSÃO SE DEVE USAR O COLÍRIO?

GRATA,

REGINA

Regina,

Quem nao tem pressão ocular e usar os colirios nao terá nenhum problema. Apenas vai poder apresentar os efeitos colaterais dos medicamentos como qualquer outra pessoa.
Nao existe uma pressão definida para começar os colirios, depende de outros fatores como espessura da cornea, aspecto do nervo optico, campo visual etc
mas em geral, acima de 24 de pressão já devemos usar colirios

Dr.Renato tenho glaucoma de angulo aberto causado pela arterite temporal direita,estou fazendo uso do colirio lumigan,nestes 30 dias de uso estou orinando pouco Dr. sou hipertensa faço uso de clortalidona junto com atenolol e tenho notado esta dificuldade pois so anteceu depois do uso deste colirio .Sem mais fico agradecida e esperançosa a sua resposta.

Resposta a pergunta acima:

Eu nao vejo como relacionar o uso do Lumigan a essa queixa de diminuir a produção de urina.
Não há qq relato na literatura médica nesse sentido.
De qq maneira, experimente pressionar o canto dos olhos após pingar o colírio, pois isso diminui a quantidade de colirio que passa pro sangue e diminui os possiveis efeitos colaterais desse medicamento.

Abç

Dr. Renato,
sou portador de glaucoma traumático, de angulo aberto. Já fiz onze cirurgias, sendo as últimas de implante de tubo, uma nasal e outra na parte superior e de pet-escleral, e ainda faço uso de três colírios (alphagan, ocupress e timolol). Minha pressão está atualmente controlada: aprox. 14 mmgh. Minha dúvida está no fato de eu estar, atualmente, praticando capoeira e tenho receio de que alguns dos movimentos dessa arte marcial, que consistem em ficar de forma transitória de cabeça para baixo, cause algum problema para minha doença.

posso subt o xalatan p/ travaran?

O xalatan e o travatan são colirios semelhantes e com potencia parecidas.
A principio, não tem problemas mas consulte seu médico antes de fazer a troca

sou portador do glaucoma crônico simples, em estágio avançado. Diagnosticado a 1 ano. Tenho 49 anos. Hoje estou usando o Travatan, Maleato de Timolol, Azopt e por via oral o diamox.
Como o diamox causa em mim entre outros reações, o formigamento nos dedos das mãos e nos pés. Gostaria de saber se o médico deve receitá-lo por um perído mais longo, já que o Sr. disse acima que o mesmo não deve ser usado por tempo prolongado, ou se é apenas por um período curto, já que a outra médica já solicitou a cirurgia.

Ao comentario acima

Voce deve usar o diamox até voce fazer a cirurgia.
E tente adiantar ao maximo a sua cirurgia para nao ficar sentindo esses efeitos colaterais
Voce pode amenizar esses efeitos ingerindo remedios que poupam potassio (slow K por exemplo)ou comendo laranjas, banana, agua de coco etc...

tenho 23 anos, e aos 18anos,fiz uma cirurgia de implante de lente(tipo catarata)para reduzir a miopia, usava óculos com 23 graus cada lado.
durante a cirurgia, a pressão subiu e o médico deu um ponto no olho e verificou que foi glaucoma, até então estava sem saber que tinha a doença.
Uso dois coloris para manter a pressão, mas há uma possibilidade da pressão ter aumentado na hora devido a cirurgia ou tenho glaucoma mesmo?

Será que algum dia vai haver a cura do Glaucoma?

Ao anonimo acima

Cura pro glaucoma ainda estamos muito longe porém hoje em dia dispomos de muitas opçoes de tratamento e muito eficazes. Há alguns anos atras o tratamento era muito pior. A medicina avançou muito nesse campo

Ao anonimo do dia 29/outubro

Sim, a pressao pode ter aumentado só durante a cirurgia
Para saber isso, tinhamos que suspender os colirios e ver como sua pressao vai se comportar
Mas se seu medico manteve os colirios até hoje é porque ele nao tem duvida que é glaucoma

minha vó tem glaucoma e usa azopt e betaxolol porem tb esta com catarata o que tem rjudicado a ua visão ainda mais .Ela pode realizar a irurgia de catarata e a mesma traria beneficios a sua visao ?

Sofia

Sim, sua avó pode realizar a cirurgia de catarata pois provavelmente a visao vai melhorar
Se o glaucoma nao estiver muito avançado e nao tiver lesado completamente o nervo ótico vale a pena sim fazer a cirurgia

meu avô tem glaucoma e tem apenas 10% da visão. Existe algum tratamento pra ele? Ele não consegue se adaptar aos óculos multifocais, existe um óculos próprio pra quem tem glaucoma?
Ele viu uma reportagem uma vez falando que já existia nos EUA um óculos especial, vc sabe alguma coisa sobre isso? Obrigada!
Letícia

Leticia

Dependendo do grau de comprometimento do nervo optico pelo glaucoma. é possivel usar uns oculos especiais chamados de visao subnormal.
Mas isso só em casos muitos avançados
Nos outros casos, tem que usar oculos comuns mesmos
Talvez o problema da sua avó seja só adaptaçao ao multifocal, indepedente de ter glaucoma ou nao

Dr. Renato. Minha avó tem Glaucoma há anos e faz uso de colírios para controle da pressão ocular, porém, há 1 ano surgiu uma espécie de alergia na pele abaixo dos olhos. A região fica vermelha e ela sente ardência. Agora as pálpebras começaram a inchar. Já fizemos diversos tratametos infrutíferos em dermatos, oftalmos e até o IMO não conseguem diagnosticar que pode ser. O Sr. com todo seu conhecimento, tem alguma idéia da causa desta suposta alergia?
Grata
Renata Schaefer

Renata

Pode ser alergia ao proprio colirio e nesse caso tem que suspender o remedio. é um metodo de fazer o diagnostico...parar o colirio e ver se melhora...

O que pode fazer para amenizar é limpar toda gota do colirio que escorrer do olho

DR.Renato é verdade que pessoas que possuem olhos claros(verde) no meu caso,são mais sensiveis a luz do sol ou qualquer outro tipo de luz??? muito obrigado responda-me por favor!!

Camilla

A iris quando é clara (azul ou verde) permite que a luz passe com mais facilidade para dentro do olho. No entanto, isso nao é determinante para causar uma sensibilidade maior a luz. Logo, isso é mito!

Olá Dr, boa tarde.

Desde a adolescência os médicos observavam uma pressão ocular alta e por esta razão fiz uso por um tempo significativo de mtos dos colírios citados, os quais sempre me causavam a mesma reação: mta coceira nos olhos. No ano passado, a médica resolveu suspender os colírios com base num exame q comprovou que a minha córnea é mto espessa, o q induziria ao aumento da pressão. Porém últimamente venho sentindo umas pontadas, principalmente na córnea esquerda e o olho fica vermelho... será q não deveria parar com o colírio e agora posso até estar perdendo a visão? Obrigada!

Tatiana

Realmente a cornea espessa pode fazer com que a pressao pareça ser mais alta do que realmente é

Voce deve voltar a sua medica para ver se esses seus sintomas tem a ver com a pressao ocular ou é por outro motivo

Dr. Meu pai tem glaucoma e é cego a uns 20 anos, e eu sempre tive esperança que a medicina avançasse nessa área e fosse possível ter cura ou um tratamento que recuperasse pelo menos uma porcentagem da visão dele, não só no Brasil mais no mundo isso já é possível?

Obrigada

Monica

Ainda não é possivel não
Por isso é tão importante a prevençao do glaucoma, com consultas regulares ao oftalmo, pq uma vez o glaucoma tendo afetado a visão, não há como recupera-la

Dr. meu namorado nasceu com glaucoma, após várias cirurgias com 5 anos perdeu a visão normal. Até onde se sabe, não consta ninguém na familia dele que tem ou teve algum tipo de cegueira, eu tenho a visão normal e também não há histórico de cegueira na minha familia. Tenho duas dúvidas.. é possivel que tenhamos um filho com glaucoma?? e existe algum exame que possa ser feito com o meu namorado p/ ver a possibilidade de ter um filho com cegueira antes mesmo de estar gravida?

Obrigada!

Izabella

Sim, vcs tem chance de ter um filho com glaucoma

O unico exame para saber isso seria um mapeamento genetico que é meio complicado de ser feito e meio caro tambem

Izabella

Sim, vcs tem chance de ter um filho com glaucoma

O unico exame para saber isso seria um mapeamento genetico que é meio complicado de ser feito e meio caro tambem

Izabella

Sim, vcs tem chance de ter um filho com glaucoma

O unico exame para saber isso seria um mapeamento genetico que é meio complicado de ser feito e meio caro tambem

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato minha mãe tem 52 anos e tem glaucoma, já quase não enxerga do olho direito e por último teve q fazer uma cirurgia no olho esquerdo pq a pressão subiu muito. Agora controla com colírio, o tipo de galucoma dela é de ângulo aberto, mesmo com a cirurgia ela corre o risco de ficar cega? Tenho 34 anos e tenho escavação na retina e meu oftalmo como prevenção passou o colírio ganfort corro o risco de ficar cega quando mais velha?

Cristina

Tanto no seu caso quanto no da sua mãe, se a pressão ocular estiver controlada, não há risco de ficar cega pelo glaucoma.
A cegueira acontece pela pressão alta que causa danos no nervo optico. COm a pressão controlada, não há riscos

Dr. Renato minha mãe fez cirurgia pra baixar a pressão do olho e agora ela tá vendo as coisas tudo com sombra, não consegue visualizar os olhos das pessoas direito e já faz um mês q ela fez a cirurgia. Pq isso tá acontecendo?

Olá,

Minha mãe tem glaucoma que já vem de um historico familiar, sua tia tem e seu irmão já é cego a muitos anos.
Segundo o oftamologista a pressão de seu olho esta em 20, ela esta utilizando o colirio timolol 2 vezes ao dia.

Gostaria de saber qual o maximo que a pressão do olho pode chegar para ficar cego?
E se pode dormir enxergando e acordar cego, ou é mito?

Obrigada e aguardo seu retorno.

Cristina

Dificil dizer. Teoricamente nao era p estar acontecendo isso. Tem que ver se a pressão dela está alta ou está baixa demais

Nina

Nao tem pressao maxima. Nao existe isso
Talvez 20 ainda seja alta p ela. O medico que tem que avaliar isso com os exames realizados
A chance de dormir bem e acordar cego só existe em alguns raros casos de glaucoma

Dr.Renato existe algum tipo de colirio para acabar com a catarata,sem precisar fazer cirurgia?

Li

Nao existe nao, o unico tratamento para a catarata é a cirurgia

leia os textos sobre a catarata nesse blog. Estão muito bons

Dr.Renato tenho 19 anos e descobrir a pouco tempo que tenho glaucoma
estou usado o colirio alphagan-z e estou
notando que meu olho esta bem mais claro,
quero saber se isso e efeito do colirio ou se é algum sintoma do glaucoma...
Obrigada

Taylane

Até onde eu sei, o alphagan nao tem ação sobre a coloraçao dos olhos

Ingrid,24 anos,senti uma dor na bola do meu olho fui no oftalmo e verificaram minha pressão ocular que estava 19 e 18 fiz alguns exames e a medica me deu um diagnostico de glaucoma por eu ter apenas essa idade e ter a pressão ocular 19. Queria sabe? na minha familia eu ñ conheço ninguem que tenha esse tipo de doença,é comum acontercer glaucoma num caso como esse de

Ingrid

Apesar da idade pode ter glaucoma sim
Te aconselho a procurar uma 2a opiniao, fazer outros exames para confirmar esse diagnostico

Bom dia, Dr. Renato
tenho glaucoma ah 5 anos e faço uso de colirio Maleato de Timolol 0,5, e paguei conjutivite viral gostaria de saber se posso fazer uso de algum colirio para aliviar os sintomas, na vista esquerda a conjutivite começou no domingo e na direita começou ontem.
grata pale atenção
Sirlane Cintra

Sirlane

Voce pode usar colirios sim mas deve evitar os colirios com corticoides.
Vá num medico oftalmo ver a conjuntivite e diga a ele que tem glaucoma

Dr. Renato outro dia passei mal e fui ao médico ele me receitou um medicamento e disse pra eu não comprar do laboratório allergan, pois não era bom. Tenho glaucoma e uso colírio Ganfort desse mesmo laboratório, será q ele também não é bom?

Cristina

Eu gosto muito desse laboratorio. Nao vejo problema nenhum em usar os colirios da allergan

Dr. Renato,
Meu pai tem glaucma angula fechado q foi diagnosticado em novembro passado. Logo que descobriu começou a fazer uso de Timolol + Travatan... estava tudo bem. Em 14/01 passou a ser atendido no HC, fez a cirurgia da catarata, e o médico trocou o colírio. Medicou o Brimondina + Travatan. Depois de uma semana utilizando teve uma gripe seguida de bronquite com muita tosse. Ele não tinha histórico nenhum de bronquite. Voltou ao oftalmo e disse ao médico q o Travatan estava dando bronquite nele, o médico mandou parar o Travatan. Mas na minha opinião não era o Travatan q deu esta bronquite + tosse pq desde novembro ele estava usando e não tinha dado nada.Dia 01/04 voltamos num outro oftalmo q pediu p/ parar o brimontina e voltar a usar somente o Travatan. A bronquite continua e hoje ele tossiu e deu falta de ar, teve q correr e fazer inalação. O que o Sr. indica neste caso, como devemos proceder. Trocar novamente o colírio?? Ou pode ser q a bronquite tenha se instalado e agora é só tratar a bronquite independente do Travatan??
Agradeço antecipadamente, Maísa.

Maisa

O unico colirio para glaucoma que pode causar um quadro de bronquite é o timolol.
Mas tente avaliar se a causa da tosse é realmente os colirios. De repente, nao tem nada a ver

Dr Ricardo uma pessoa de 30 anos que teve visão periférica perdida por glaucoma apos cirurgia e possivel ter visão pra vida toda?

Laura

Laura

Meu nome é Renato e não Ricardo
A visao perdida pelo glaucoma não volta mais porem a visao que ela ainda tem pode ser preservada por toda a vida se a pressão ficar controlada

Dr: Tenho a pressão intra ocular alta, uso o colirio Duo travatan, geralmente acordo com os olhos fechados com dificuldade para abrir, a sensação que estão secos,fico com receio de acordar cega. já estive no médico passou lubrificante, mas estou usando, e os sintomas continuam.

Clarice

quanto ao risco de vc acordar cega... esqueça...isso nao tem como ocorrer

Converse com seu medico para ao menos diminuir esses sintomas

oi minha mãe fez um exame hoje é foi detectado o glaucoma a medica pedio + exames para confirmar o diagnostico estamos desesperador existe algum meio eficaz de evitar a cegueira?

Lika

o meio eficaz é controlar a pressao ocular
Nesse blog, existem alguns textos sobre glaucoma...leia eles atentamente. Tudo que voces precisam saber sobre a doença está lá

GOSTARIA DE SABER QUAL O COLIRIO APROPRIADO PARA CONJUNTIVITE,PARA QUEM TEM GLAUCOMA? OBRIGADO.

Graça

A unica coisa que difere do tratamento normal da conjuntivite é evitar, se possivel, colirios com corticoides.
No mais é tudo igual. procure conversar com seu medico

Dr. minha mae tem glaucoma a mais de 5 anos, a 1 ano teve um avc que a deixou paralizada do lado esquerdo. esta semana começou a sentir fortes dores no olho esquerdo,o que pode ser?Ela usa o colirio timolol duas vezes ao dia,o que eu posso fazer para aliviar esta dor.

Vania

Isso pode ser pressao ocular alte ou ressecamento do olho que ocorre as vezes depois do AVC.
Vcs tem que procurar um medico porque o tratamento é diferente p essas 2 hipoteses

Tenho 44 anos, e há 2 fui diagnosticada com glaucoma,estou fazendo uso de timolol 0.5% uma vez por dia. Estou a alguns dias com forte dor no olho esquerdo e muita dor de cabeça do lado esquerdo também. Tenho tomado neosaldina para dor de cabeça, mas não está adiantando nada. O que devo fazer p amenizar esta dor, não consigo nem dormir..
Elen

Elen

primeiro tem que saber a causa da dor. Se for devido ao aumento da pressão ocular, os comprimidos pouco vão adiantar. Tem que usar colrios para abaixar a pressão do olho. Mas pode ser outra causa da dor de cabeça
O melhor é ir no oftalmo

Dr. Renato,
Fui diagnosticada com pressão alta nos dois olhos, mas, no exame não acusou perda do campo visual e nem lesão do nervo óptico. Comecei fazendo uso do Maleato de timolol a 0,5%, até que este não estava controlando mais a pressão, agora estou fazendo uso do ganfort.Meus olhos ficam vermelhos quase o dia inteiro e estou dando olheiras.É possível uma pessoa ter pressão alta no olho e não ser glaucoma?
Se sim, é possível que esta pressão venha a se regularizar com o tempo,sem a necessidade de fazer uso dos colírios?
Desde já agradeço. Cíntia.

Dr. Renato
Tenho pressão ocular alta, a oftalmologista me receitou timolol, mas tenho bronquite e faço uso de forasec e avamys, e não disse isso a ela. Nesse caso qual o medicamento que o senhor me sugere?
Desde já obrigada

Dr. Renato tenho 29 anos, a cerca de 3 anos atras, procurei o oftalmo por rotina, fiz alguns exames onde um deles diagnosticou aumento da escavação do nervo óptico, mas como a pressão estava normal e o campo visual tb, ele me disse que poderia ser apenas um achado antomico. E a uns 4 meses retornei no mesmo medico para novos exames e a pressão estava aumentada, o campo visual e as novas imagens do nervo óptico sem alterações em relação as anteriores. Ele então resolveu como medida preventiva prescrever duo-travatan. Tenho muito medo de perder a minha visão por ser muito joven e ja estar fazendo uso desses medicamentos. fico muito na frente do computador e a minha visão tem ficado bem embaçada e com uma certa ardencia em alguma ocasiões, gostaria de saber se isso pode ser proveniente do glaucoma ou estritamente do uso do PC e se ficar muito tempo tb pode ocasionar o aumento da pressão ocular
Mto Obrigado!

Cintia

o seu olho vermelho é devido ao ganfort. Se nao melhorar com o tempo seu medico pode tentar outro medicamento
Até existem casos de pressao ocular alta e não ter glaucoma mas é raro
E a pressao nao regulariza sozinha

Eliane

existem alguns colirios similares ao timolol que nao interferem com a bronquite
Um deles é o Betoptic S.
Comunique-se com a sua medica para saber se ela concorda em usar esse medicamento ou se vai sugerir outro

Glauber

esses seus sintomas nao tem nada a ver com o glaucoma
Te sugiro pegar uma 2a opiniao...ver se realmente é necessario o colirio e ficar mais tranquilo de estar fazendo a coisa certa

Dr Renato, descobri há pouco tempo que meu pai tem glaucoma e o médico receitou o colírio Travatan. Infelizmente esse colírio não está disponível na Farmácia Popular e o preço é altíssimo. Gostaria de saber se há outro colírio que poderia substituir o Travatan. Assim, tentaríamos buscá-lo na Farmácia Popular. Sou de Fortaleza, Ceará.
Desde já, agradeço.

Cleane

Existem outros similares mas de preço parecido e que nao estão na farmacia popular
São eles, o lumigan e o xalatan. Só esses são parecidos com o travatan

olá meu nome e Andresson fui ao medico para sabe o que eu tinha no meu olho do lado direito ele, me disse que eu tinha glaucoma um caso raro na minha idade, pois só tenho 29, anos não tenho problema com pressão alta ele disse que não tem cura mas tem como impedir aumento da glaucoma me diga tem cura através de cirugia ?

Thaty

O glaucoma é tratado com cirurgia ou colirios
Nao existe cura mas existe tratamento

Fique calma, siga as orientaçoes do seu médico e faça os exames necessarios
Na duvida, consulte outro medico e tenha uma 2a opiniao

Gostaria de saber se há tratamento para CATARATA associada ao quadro de GLAUCOMA CONGÊNITO em casos em que o glaucoma já foi operado e só anos depois surge a catarata.

Flavis

o tratamento é a cirurgia
tem que avaliar a chance da visao melhorar operando a catarata
Se essa chance for grande, o tratamento é a cirurgia de catarata

Olá Dr. Renato;

Gostaria de saber se há chance de rompimento do nervo ótico durante intervenção de catarata. No caso em questão, uma das sequelas do Glaucoma foram profundas escavações do nervo pois a PIO chegou a 48 mm/hg.

Agradeço muito as informações!

tenho glaucomo e operei catarata nesta vista continuo tenho que continuar a usar xalatan para continuar a controlar pressão do olho.

Flaviane

nao hpa risco de romper o nervo otico nessa condiçao não

fique tranquila

Meu Pai tem 67 anos, e somente agora foi diagnosticado esse problema, eu consigo ajuda pra ele??? acho esse tratamento so SUS, ,por favor alguem me ajude. Irene

Irene

Claro que consegue tratamento
Varios hospitais do SUS e qualquer clinica particular faz esse tratamento

Tenho 41 anos e desde os 15 tenho dores de cabeça que sempre começam na parte superior dos olhos e agora parece que intensificaram mais além de minhas vista estarem muito sensíveis à luz. Já faço uso de óculos para perto mas como sinto as dores de cabeça e agora com essa sensibilidade à luz além de muita olheira, estou temendo por glaucoma já que temos caso na família. O que o sr. pensa sobre isso? Obrigada! Cristina

Bom dia, Dr. Renato.
Gostaria de tirar uma dúvida e uma opinião sua como profissional. Vou expor o caso de minha mãe. Ela tem 54 anos e a 11 anos ela vem fazendo tratamento de Glaucoma que herdou de seu pai. Atualmente ela está usando três colírios (Azopt, Lumigan e Combigan) e ontem a pressão dela foi de 18. O médico aconselhou fazer a cirurgia, pois deu a entender que os colírios não estão dando o resultado esperado e pediu alguns exames de rotina para realizar a cirurgia, mas a minha dúvida é a seguinte: qual a pressão ou estágio para se fazer esse tipo de cirurgia? Estive fazendo umas pesquisas e vi que a pressão de um olho "normal" deve estar entre a pressão de 10 a 21, outros já disseram de 13 a 23. Então surgiu essa minha indagação. O senhor acha que ela tem de procurar a opinião de outro profissional para avaliar esse caso? E não sei se o senhor já tem conhecimento de um novo tratamento (um implante que controla o glaucoma) já está disponível para os pacientes do SUS? Encontrei essa notícia nesse site: "http://www.guiame.com.br/v4/123656-1702-Novo-implante-aprovado-no-pa-s-controla-glaucoma.html" Quem sabe mais uma nova esperança para os pacientes que sofrem deste mal. Bem, gostaria de um feedback do senhor. Ficaria muito grata pela atenção. Abraços

Cristina

nao parece ser glaucoma não mas voce deve ir no oftalmo medir a pressao ocular e fazer outros exames de for necessario

Marcela

o nivel ideal da pressao ocular varia de pessoa para pessoa. Para a sua mãe 18 já deve ser uma pressão alta e portanto os 3 colirios juntos já nao fazem o efeito desejado
Sendo assim a cirurgia está indicada. Esse implante se chama "valvula" e é uma cirurgia bem difundida há alguns anos. No entanto a 1a escolha de cirurgia é a trabeculectomia

Dr. Renato, a uns 3 meses meus olhos costumam ficar vermelhos, como se fosse uma conjuntivite...já fiz tratamento com Florate por uma semana, melhorou mas voltou novamente...tenho sensação de falta de lagrima, e objeto estranho nos olhos, areia etc etc...só melhora com o uso constante de Fresh Tears...tenho Glaucoma de angulo estreito e uso diariamente Combigan...o que pode ser esses olhos vermelhos??

Boa noite!
Em 1999 fiz cirurgia para miopia; tinha 6graus e consegui zerar apesar de eu estar na época com 50 anos; agora, em 2011, em exame de rotina,m minha médica detectou um glaucoma inicial (fiz tomografia para confirmar); estou usando Glamigan, mas o colírio me deixa com os olhos extremamente vermelhos, chegando ao ponto de pessoas me perguntarem se eu estou ingerindo bebida alcoólica, devido aos olhos congestionados; não se se tem alguma correlação,mas passei a ter uma azia insuportável.
Além do mais sinto coceira nos olhos bem como uma ardência, não aguentando a claridade, tendo q usar constantemente óculos escuros; o q devo fazer?

Serginho

isso tambem pode ser um efeito colateral do combigan
Converse isso com seu medico e veja se nao pode tentar um colirio diferente
As vezes é essa a causa

Amanda

isso parece ser uma alergia ao colirio
Comente com sua medica isso e tente ver uma outra opçao de medicamento para usar

Dr. Renato, caso o sr responda serie muito grato, tenho 22 anos, e tenho um pressão intra ocular anormal, só no direito é 33, semana que vem descubro se jah tennho glaucoma, já foi receitado Maleato de timolol, porém tenho olhos muito vermelhos quanto uso computador, posso usar o lubrificante Systane? É o unico lubrificante que me alivia.

Felipe

Pode usar o systane sim, sem problemas
Com essa pressão provavelmente é glaucoma sim. Siga o tratamento sugerido

Abç

Vote no blog medicodeolhos no concurso TopBlog. O icone para votaçao fica lá em cima na página a direita.

Dr. Renato,gostaria muito de saber se é possivel recuperar a visão,pois tenho uma amiga que chegou ao hospital já nao enxergando nada, e foi diagnosticado Glaucoma, nos 2 olhos,e se existe algum tratamento ou medicamento?

Ana

Ana

Se a sua amiga perdeu a visao porque o glaucoma lesou o nervo optico dela nao há mais como recuperar
Ela precisa é tratar a pressao para nao haver mais dano nenhum

Boa noite Dr Renato

Meu marido foi diagnosticado com glaucoma e seu quadro é grave.O médico disse que ele perderá a visão entre 6 meses a 1 ano.Gostaria de saber existe reversão.Se tem cirurgia ou transplante.Em caso positivo de transplante, a doação pode ser de doador vivo?
Grata
Mara

Mara

Nao existe transplante para esse caso

Existem algumas cirurgias para tentar interromper o processo e evitar a perda total da visao

é a cirurgia de trabeculectomia e implante de valvula
Converse sobre isso com o medico

Dr. Renato, o blog é fantástico e admiro sua competência,paciência e dedicação do senhor. E por nos respondermos com eficiência e rapidez de forma a não nos deixarmos ansiosos. O que o senhor faz é lindo.Obriga

Dr.Renato a minha tia tem glaucoma ja muitos anos,ela é quase cega,teria colirio que melhoraria a visão dela????

ivanise

p melhorar a visao, nao tem
existe p abaixar a pressao e evitar q ela perca o restante da visao

Mirian
Dr. Renato, descobri que tenho glaucoma a 2anos tenho 31 anos e o medico ficou espantado porque sou nova e o glaucoma esta avançado, a minha pergunta,as vezes sinto dores nos olhos, dores de cabeça,ja estou usando dois colirios, duo travatan e o azorgan, tem problema se eu não usar os colorios sempre no mesmo horario? tipo o da noite eu uso sempre quando vou dormi, as vezes é 23h as vezes 1h,e o outro é pela manha, tem algum problema não usar sempre no mesmo horario? e uso muito computador isso pode agravar o problema? desde que descobrir vou ao mesmo oftalmo, devo procurar orientação de outro medico?

bom dia como é que diagnosticamos que o colírio não é mais eficaz, e aonde procuramos a cirugia , minha mãe está em estado avançado, por favor me envie uma resposta, um abraço e fiquem com DEUS

Mirian

o computador nao atrapalha em nada
Mas tente usar o colirio sempre no mesmo horario
Atrasar um pouco tudo bem, mas nao muito

Josias

a gente sabe que o colirio nao é eficaz quando ele nao consegue abaixar a pressao o suficiente

O proprio medico que trata a sua mãe é que vai encaminha-la para cirurgia se for necessario

Postar um comentário