Recent Posts

Transplante de Córnea: Como é a cirurgia

 O Transplante de Córnea é o transplante mais realizado no mundo e a solução para diversas doenças da córnea. Vamos explicar passo a passo como ocorre a cirurgia e os tipos de transplantes de córnea que existem.

  • Pré Operatório: Como em toda cirurgia oftalmológica, são feitos diversos exames antes da cirurgia. Dados como pressão ocular, alterações retinianas ou do nervo óptico vão alterar o prognóstico da cirurgia.
  • Anestesia: Geralmente é feita com anestesia local. Em algumas situações, o médico pode optar por fazer anestesia geral, para diminuir a chance da lagumas complicações durante a cirurgia.
  • Técnica cirúrgica: Existem 3 tipos de transplante de córnea:

Transplante Penetrante de Córnea, Transplante Lamelar de Córnea e Transplante Endotelial de Córnea.

1 – Transplante Penetrante da Córnea:

Esse é o modelo clássico do transplante de córnea. Nele troca-se toda a região central da córnea. Toda a sua espessura. A córnea do paciente (receptor) e a córnea doada (doador) são cortadas com uma lâmina de corte especial chamada trépano. Isso é a trepanação da córnea.

trépano de córnea

retirada da córnea doente

Depois de colocar a córnea doada, sutura-se as duas partes (receptor e doador) com fios de sutura muito finos. A sutura pode ser com pontos separados (geralmente 16) ou com uma sutura contínua, como se costurasse uma roupa.

aspecto final da cirurgia

2 – Transplante Lamelar da Córnea:

Nessa modalidade não retira-se toda a espessura da córnea do paciente. Retira-se apenas a porção anterior da córnea, que está doente, mas preserva-se as camadas mais profundas da córnea que estão sadias.
Obviamente esse modalidade só serve para alguns tipos de doenças. Principalmente as doenças que não afetam todas as camadas da córnea.
A sutura da córnea é realizada da mesma forma como o transplante penetrante.
O Ceratocone é uma ótima indicação para esse tipo de cirurgia

3 – Transplante Endotelial da Córnea:

Existem algumas doenças de córnea em que só a porção mais profunda da córnea está doente e o restante está normal. Para essas doenças é possível trocar só essa camada profunda, chamada endotélio. O transplante endotelial da córnea não é uma cirurgia tão comum, mas quando bem feita é uma opção mais simples e muito boa.
Ao contrário dos outros 2 tipos de transplante, não é preciso dar tantos pontos.
A grande indicação para esse tipo de transplante é a distrofia endotelial da córnea (Distrofia de Fuchs).

  • Pós operatório: O pós operatório do transplante de córnea é relativamente simples. O paciente vai precisar evitar grandes esforços físicos e usar os colírios de forma correta. Esses colírios tem por objetivo evitar infecções e reduzir a chance de rejeição da córnea. O tempo de uso desses colírios varia entre 1 e 6 meses geralmente.
A principal preocupação dos pacientes que se submetem ao transplante é saber quando que a visão vai ficar boa. Isso vai variar bastante, de acordo com a doença apresentada antes da cirurgia, com o tipo de transplante feito e com o astigmatismo resultante da cirurgia.
O astigmatismo que a pessoa vai apresentar depois da cirurgia vai depender do corte da córnea doada (trepanação da córnea) e da sutura realizada pelo cirurgião.
Os pontos do transplante serão retirados com o passar do tempo, reduzindo o astigmatismo apresentado.

Graft = córnea doada.  Sutures = Ponto do transplante
Não há garantia que, depois do transplante, o paciente não precisará usar óculos. Pelo contrário, grande parte dos pacientes vai precisar de óculos ou de lentes de contato para corrigir o astgmatismo, além de uma possível miopia ou hipermetropia.

Quando posso retirar os pontos do Transplante de Córnea?

Essa á uma pergunta que os pacientes que fizeram ou vão fazer o transplante sempre questionam. Quem vai decidir quando deve tirar os pontos do transplante de córnea é o cirurgião, baseado em critérios como: grau de astigmatismo após a cirurgia, se tem algum ponto frouxo ou com vaso sanguíneo perto (o que pode aumentar o risco de rejeição) entre outros. Em geral, o período mínimo para começarmos a retirar os pontos é de 3 meses após a cirurgia. Na realidade, esses pontos não incomodam e podem ficar no olho por um período grande. Ele só vai ser retirado se tiver motivo para isso. Por isso, não se preocupe em retirar os pontos agora ou não. Deixe seu médico se preocupar com isso.


Depois do Transplante de Córnea vou precisar usar óculos ?


Depois do transplante, a cornea doada é presa ao olho (suturada) com 16 pontos em média. A força aplicada em cada um desses pontos é que vai determinar o grau de miopia ou astigmatismo (e menos raramente hipermetropia) que vai ficar no pós operatorio. É muito dificil fazer os pontos com força e tensão semelhantes de maneira que não sobre grau nenhum. 
É como se varias pessoas diferentes estivessem puxando um pano de cada lado. Cada um vai fazer uma força diferente e o pano dificilmente ficará perfeitamente redondo.
Geralmente depois do transplante sobra um grau um pouco alto e o médico vai retirando alguns pontos para diminuir esse grau. Nem sempre conseguimos diminuir totalmente o grau e há a necessidade de usar óculos ou lentes de contato. Outras vezes é preciso dar um outro ponto para balancear as forças e fazer o grau ficar menor.
Então, a resposta para a pergunta acima é: provavelmente sim!

Transplante de córnea a Laser:


O advento do laser chamado de femtosecond ou femtosegundo veio revolucionar a cirurgia de transplante de córnea. O laser faz os cortes da córneas (trepanação) de forma muito mais precisa. Isso além de permitir variações na técnica que aumentam o sucesso da cirurgia, diminui o astigmatismo do pós operatório.
O laser pode "esculpir"   a córnea, fazendo desenhos diferentes que facilitam a cirurgia.
Leia mais sobre o transplante de córnea a laser, clicando aqui 

O equipamento é novo e ainda muito caro mas já está presente em alguns hospitais no Brasil.
O laser de femtosecond é diferente do laser usado em cirurgias refrativas, chamado de excimer laser, usado para corrigir miopia e hipermetropia. No entanto, o femtosecond também é usado em cirurgias refrativas para confecção do flap na cirurgia de lasik.
Outra boa indicação para uso do laser femtosecond é na cirurgia de anel de ferrara. O anel de ferrara ou anel intracorneano é usado para tratamento do ceratocone. Leia mais sobre essa cirurgia, clicando aqui

O Hospital de Olhos de Sorocaba tem um dos melhores bancos de olhos do país. Para saber mais sobre esse hospital e até fazer sua inscrição pela internet clique aqui
http://www.hos.org.br/hos/transplante/inscr_trans.html


NOVO! Leia o novo texto sobre transplante de córnea a laser e saiba tudo sobre essa nova técnica cirúrgica





308 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 308 de 308   Recentes›   Mais recentes»

Meu nome é Maira,tenho 41 anos, descobri em uma consulta de rotina que estou perdendo as células de minha cónea,uma especie de córnea enfraquecia, gostaria de saber se só a distrofia de fuchs provoca essa perda de células ou se há alguma outra doença que provoque isso. Estive pesquisando sobre o assunto e fiquei preocupada... Aguardo resposta!

Barbara

A pessoa vai para casa no mesmo dia mas precisa voltar no dia seguinte para uma revisao

Os dias de atestado depende do seu medico

Carlos

pode ser que ao tirar os pontos tenha aumentado seu grau
Se for só isso é tranquilo...depois ela corrige o grau e fica tudo bem

Yuri

Eu nao recomendo fazer musculaçao apos o transplante
Mesmo que a tese fale o contrario, perder 2, 3 até 6 meses de musculaçao em troca da sua visão... nao me parece nada demais

Maira

Deve ser a distrofia de fuchs mesmo
Já leu o texto desse blog sobre o assunto?

http://www.medicodeolhos.com/2010/11/distrofia-de-fuchs.html

Qual o tempo médio para distrofia de fuchs progredir para um quadro mais grave?

Maira

Maira

Nao existe tempo medio. Em cada pessoa vai evoluir de uma forma
Mas costuma evoluir bem devagar, ao longo de anos
Algumas pessoas nunca chegam ao estado mais grave

Dr. Renato,

Obrigada pelos esclarecimentos, confesso que estou assustada, mais acho melhor o conhecimento do que a falta dele, aqui encontrei tudo que eu precisava saber sobre a distrofia de fuchs, sei que algumas dúvidas ainda viram com o passar do tempo mais sei também que poderei vir aqui que terei a resposta. Agora só me resta aprender a conviver com a distrofia e rezar para que não progrida tão rápido.

Abraço

Maira

Dr Fiz uma Cirugia de Pterigio pelo (SUS)a 25 dias,o Dr ja retirou so ponto, mas meu olho continua muito vermelho, da pra ver as veinhas com vazos sanguinio na pele implantada queira saber se isso é normal quanto tempo vai demorar pra fica branco.
Grato desde já.

Divaldim

A recuperaçao da cirurgia de pterigio pode demorar um pouco mesmo

Leia o texto desse blog sobre pterigio
http://www.medicodeolhos.com/2011/03/pterigio-cirurgia-de-pterigio.html

Boa tarde dr. Renato , meu nome é Willian fiz transplante de cornea dia 21 de março ,minha duvida é quanto tempo devo ficar afastado do meu trabalho, pois sou cozinheiro, tem o problema do vapor das panelas , as frituras e o peso das mesmas desde já agradeço. curitiba 23de março 2011.

Willian

Nao precisa ficar muito tempo afastado não, mas quem tem q decidir isso é o seu médico. Nao posso te orientar nesse sentido

Doutor, no dia 17 de março de 2011 19:23

O senhor me respondeu, e eu concordo
o principal problema é que eu nao consigo um prazo dos meus médicos no Hospital de Sorocaba, alem de eu trocar de médico a praticamente cada consulta e a consulta durar em média 3 minutos , eles nao me dão uma margem de tempo, pra não ter perigo de se contrariarem

o Motivo pelo qual eu insisto tanto na musculaçao, mesmo apesar dos riscos, é por que sou Personal Trainner, e ninguem contrata um Personal que está mais fora de forma do que a pessoa que está contratando

Em média , qual o prazo pra se voltar a academia, mesmo que seja com pequenos exercicios, sem movimentos de valsalva etc ?

boa noite doutor! Minha avó faleceu ha poucos dias, e nos ao tentar doar as corneas dela fomos irnformados que ela estava com uma infeccao que impediu a doacao. Gostaria de saber q infeccao pode ser!

obrigada

Dr. Renato,

Descobri a pouco tempo que tenho Distrofia de fuchs..., há algum tempo estou tendo episclerite repetitiva, minha médica me encaminhou a um reumatologista, ainda não fui, mais gostaria de saber que doença reumatológica pode está relacionada com a episclerite? Pode ser LUPUS???

Att,

Maira

Camila

Qualquer infecção sistemica (ou seja que afete varios orgãos) contraindica a doaçao. Nao vale a pena arriscar transmitir a infecção para a pessoa que for receber o orgão

Maira

Varias doenças reumaticas podem causar episclerite, principalmente o lupus e a artrite reumatoide

Dois textos interessante para voce
1- sobre artrite reumatoide e o olho
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/artrite-reumatoide-e-o-olho.html
2 - sobre distrofia de fuchs
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/distrofia-de-fuchs.html

Olá Doutor!
Fiz transplante há 11 dias.Ja tinha feito um e nesse tô me sentindo muito bem, porém a visão ainda tá turva. Posso sair na rua? Computador? Ler? sexo? Masturbação, visto que ja aconteceu uma.?

Izaquiel

Voce tem que evitar esforços fisicos grandes

dr fiz cirurgia transplante de cornea a 2 meses, semana passada tive q trocar 4 pontos q estavam frouxos. ja ontem tive q voltar no meu medico e tinha mais 3 frouxos.so q ele retirou os pontos e nao colocou outros. ele fez um exame e foi visto q o estigmatismo aumento na regiao q ele retirou os pontos.
o q vc acha sobre isso? e nermal esses pontos afrouxarem em tao pouco tempo? e tambem dele nao ter recolocado os pontos ?

Diego

Normalmente os pontos nao afrouxam tao rapido
mas nem sempre precisa colocar pontos no lugar.
Pode ficar sem ponto se tiver cicatrizado bem e o astigmatismo nao estiver alto

bom dia dr Renato
fiz transplante de cornea a 3 anos no olho direito, a um ano venho sentindo muita dor no olho , como se fosse uma ferida , fui ao medico e ele disse que era pra me acustumar a dor pois meu olho ficou com astigmatismo assimetrico , fico muito triste pois fis o transplante para melhorar e acabei foi ficando com muita dor no olho e tndo que escutar do medico que tenho que me acustumar com a dor fiz meu transplante em curitiba fico grata se o dr puder comentar alguma coisa
ass gisele

Gisele

No seu caso é possivel tentar uma cirurgia chamada topoplastia aonde o medico tenta dimunir e regularizar o astigmatismo dando pontos na sua córnea ou retirando algum ponto se ainda tiver algum

Sou Alessandra
Boa noite Dr
Tenho ceratocone e vou ter que fazer transplante de cornea no BOS,gostaria de saber em quanto tempo posso voltar a trabalhar pois sou tec de enfermagem e trabalho em UTI,pois tenho medo de pegar alguma ingfecçao no anbiente hospitalar.

Alessandra

A principio eu nao vejo nenhum problema adicional por voce trabalhar numa UTI
Voltaria a trabalhar assim que possivel

diego

doutor vivo de futebol e tiro minha renda do esporte
fiz transplante de cornea lamelar a tres meses.
quanto tempo pra poder voltar a jogar futebol??

Diego

Quem tem que responder isso e te liberar p o esporte é o médico que te operou. Se eu te libero e ele for contra vai ficar muito ruim. Ainda mais se acontecer algo errado.
Ele sabe com foi a cirurgia, como está indo a cicatrizaçao, como estão os pontos...

Mas eu ficaria com medo de cabecear uma bola e arrebentar um ponto ou outro

diego

assim so to t pedindo um tempo medio. uma opiniao sua, nao quer dizer q vc vai ta m lebrando.

abraço

Carol.
Olá dr. Renato, eu tenho que fazer o transplante no olho esquerdo pois tenho ceratocone irei fazer no Hospital de Sorocaba, minhas perguntas são as seguintes...faço musculação e pego muito peso depois de realizar a cirurgia logo após o tempo de repouso posso realizar de novo tais exercícios com o msmo peso e poder aumentá-los depois?
Outra éeu estou preocupada com a anestesia local, nao fiquei muito confortável em saber que não vou estar dormindo, gostaria de saber se eu posso optar pela anestesia geral ou isso só cabe ao cirurgião? Desde já agradeço sua atenção!!!

Karol

depois da cirurgia de transplante de cornea voce NAO poderá pegar qualquer peso por um bom periodo de tempo que vai variar de acordo com a sua recuperaçao (o seu medico vai dizer)

Quanto a anestesia, essa decisao é da equipe médica (cirurgiao e anestesista)

Boa Noite Dr

Gostaria de saber quais sao os sintomas de quando um ponto estoura, hj depois que voltava do trabalho, cerca de uns 15 minutos depois , senti uma pequena pontada no olho e uma sensaçao de como se tivesse com um cisco no olho , ou como se tivesse com conjuntivite , isso pode ser um ponto que estourou ? Se sim , oque eu devo fazer ? meu medico eh sorocaba , um pouco longe de eu moro , eu poderia ir em um oftalmo qualquer apenas para ele retirar esse ponto ou soh indo onde eu operei mesmo ?

Ah , eu pego alguns morros no trajeto ateh em casa , e minha bicicleta nao tem marcha , entao acabo fazendo alguma força ateh chegar , pode ter sido isso q ocasionou esse problema ?

Soh complementando , logo após o fato descrito acima , eu fui dormir , pra ver se era apenas algum incomodo , qdo acordei , 2 hrs depois , nao incomodava mais as piscadas , eu nao sentia o grão de areia , porem ficou uma pequena dor , qdo eu pisco mais forte , sinto um leve incomodo

Yuri

isso pode ser sim um ponto que arrebentou
Os sintomas são esses mesmos: sensação de cisco no olho, incomodo, irritaçao com a luz, dor leve etc

procure qualquer oftalmo perto da sua casa pois ele poderá retirar o ponto caso tenha realmente estourado

Dr, meu pai fez transplante de corne a 30 anos e foi ao médico e descobriu que está com catarata na vista em que fez a cirurgia. O que ele pode fazer com relação a catarata? Ficarei muito feliz em receber um retorno, agradeço. meu email: layana.rj@gmail.com

Olá doutor, meu nome é Marcelo e irei fazer transplante nas minhas duas vistas em breve (vou fazer na vista direita este mês em Sorocaba). Tenho duas perguntas: Sei que posso fazer o transplante da minha vista esquerda depois de 1 ano no mínimo, e gostaria de saber se caso eu demore mais tempo (3 anos ou mais, por exemplo), o problema que tenho na vista esquerda pode passar para a vista direita, que já irá ter a córnea transplantada? E você teria o nome de algum médico particular de confiança em Sorocaba para que eu possa fazer um acompanhamento? Obrigado.

Liana

Dependendo do tamanho da catarata ele precisará operar a catarata
Nao há outro tratamento a ser feito e nem tratamento que evite ela aumentar
No entanto a cirurgia de catarata é muito boa e tem um otimo prognostico
Veja os textos desse blog sobre o assunto

Marcelo Mineiro

Quanto ao tempo de espera entre a cirurgia de um olho e outro nao tem problema algum

A equipe toda de Sorocada é muito boa mas posso te sugerir os Dr. Rodrigo Pavanelli, o Dr. Pedro Betino e o Dr. Lauro Oliveira

tok dr + e sobre
problema que tenho na vista esquerda pode passar para a vista direita, que já irá ter a córnea transplantada?

Dj Marcelo

depende de qual é a sua doença

Dr faz 10 meses qe fiz o transplante de córnea, e minha vista ta coçando muiiiito, eu acho que também pode ser da alergia pois sou muito alérgiica uso o colirio predforte e o relestat ? tem outro mais apropriado ?

bom Dr o meu problema os medicos nao soube fala o certo o nome,so me falou q e degeneração corneal ,eu tenho 30 anos operei com 3 meses de glaucoma

Jessica

Esses colirios que voce já usa melhoram muito a alergia
Voce pode usar tambem colirios lubrificantes mas o ideal é que seu medico te examine pq talvez seja algo além da alergia

Vote no blog no concurso TopBlog que fica na parte esquerda no alto dessa página. É importante para manter o blog funcionando

Dj Marcelo

se for uma degeneração não tem esse risco mas se for uma distrofia ai tem


Vote no blog no concurso TopBlog que fica na parte esquerda no alto dessa página. É importante para manter o blog funcionando

Dr. Faz um mês que fiz a cirurgia de transplante de cornéa.
Tenho 26 anos, e fui diagnosticado com Ceratocone no OE com 16 anos, porém so enxergava vultos com OE, nem COLANDO na cara eu enxergava.
Tenho Astigmatismo, Miopia e um pouco de Ceratocone no OD, o óculos sao 7º +-.

Com o OE ja enxergo melhor que antes(pq antes não era nada né?), agora ja consigo identificar objetos e entender o que esta no meio, mas ta tudo meio borrado ainda. Melhor que antes, mas MUITO aquém de uma visão normal.
Perguntas.

1. Utilizo óculos, porem tem grau nos 2 lados, gostaria de saber se esse grau do óculos do olho esquerdo prejudicaria de alguma forma a progressão da minha visão.

2.Para uma VERDADEIRA visão começar a dar sinal, somente quando for retirar os pontos, ou antes da retirada é possivel ja ter essa melhora.

3. é recomendado ficar com olho fechado e deitado(ou cabeça levemente inclinida) após a aplicação dos colirios, quanto tempo +-?

4.Antes de operar, sempre(na verdade depois do meu terceiro óculos) tive um problema estranho.
Não sei explicar, Não sei se é se eu ficar em um ambiente escuro ou com pouco iluminação ou deitado(ou os 2 juntos). Depois de um tempo minha visão embaça, fica tudo desalinhando
Só no dia seguinte depois que acordo que volta.

Betania

Dr. Renato,
Há dois anos, fui ao medico para fazer cirurgia de correção de miopia, daí descobri que tenho catarata, com os exames decorrentes foi diagnosticado uma séria ( não tenho o mínimo de células)degeneração corneana, então fui encaminhada para fazer transplante. Minha pergunta é a seguinte esses problemas ( miopia, astigmatismo e catarata) serão corrigida? Será que continuarei a usar óculos? Ah, tenho 55 anos moro em Fortaleza (Ce)e os problemas são nos dois olhos.

lol

1- os oculos com grau errado NAO vão atrapalhar a progressão do quadro.
2 - Somente vai melhorar quando tirar os pontos ou passar um oculos com o grau certo
3 - Após pingar os colirios é recomendado Fechar os olhos por 30 segundos aprox
4 - nao consigo dizer o que pode ser isso

Betania

Com a cirurgia de transplante o seu grau vai mudar. Nao é que resolve a miopia ou astigmatismo, o grau é que muda completamente.
Se fizesse só a cirurgia de catarata o grau de miopia e astigmatismo poderiam sumir
Mas com o transplante não

Veja se o que voce tem na córnea é isso abaixo
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/distrofia-de-fuchs.html

Utimamente tem sentido uma coceira chata no olho operado.
Não estou sentido dor, nem aversão a luz.
Falaram se fosse um ponto estourado, seria a sensação de um grão de areia no olho, mas não estou sentido.
Somente a coceira mesmo.

Sera que é a cicatrização? tem um mês +- que operei.
O que pode ser.

Lol

Isso é normal e é uma irritaçao comum do pós op. Pode ser até uma alergia
Evite coçar os olhos para nao arrebentar algum ponto

Olá, tenho haze corneana em olho esquerdo que surgiu após retirada de pterígio. Já fiz PRK mas ela voltou mais forte. Atualmente levo uma vida normal, inclusive praticando esportes. A claridade incomoda, mas uso óculos escuro e fica melhor. No entanto recentemente um médico me indicou transplante de córnea lamelar em Sorocaba e disse que eu preciso pagar cerca de R$15.000,00. Será que vale a pena no meu caso pois não é garantia de ficar bom e não sei quanto tempo precisarei ficar sem praticar esportes? Moro em Londrina no PR, será que tenho como fazer esta cirurgia em Sorocaba pelo meu plano de saúde ou pelo SUS? Obrigado desde já.

boa tarde dr renato sou transplantada do olho esquerdo a 26 anos do olho direito a 24anos tinha ceratocone a mais ou menos 7 anos desenvolvi ceratocone uso lente rigida gas permeavel com a lente enxergo bem sem a lente estou paraticamente cega do olho esquerdo e enxergo pouco melhor do direito só que meu ceratocone ja esta em ultimo grau a lentetem caido muito do olho esquerdo e no olho direito tenho tido ulcerações constante minha cornea esta muito fina e deformada consultei alguns medicos da minha região alguns acham que deveria fazer um novo transplante principalmente do olho esquerdo que a cornea esta mais deformada e com risco de ruptura mais algegam que ha o risco de depois a lente não se adaptar pois i olho ja foi transplantado e não vai ser possivel a retirada total da cornea gostaria d saber se nesse caso e posivel fazer um novo transplante

Frank

Se a lesao nao te incomoda muito voce pode deixar como está

Pelo SUS voce até pode fazer o transplante em Sorocaba mas provavelmente nao vai ser com o laser que eles tem lá. Nesse valor que voce disse, deve ser a cirurgia com laser

Adriana

Eu acho que um novo transplante seria a melhor opçao já que voce nao tem mais conseguido usar lentes direito e está com visão baixa sem elas

Obrigado Dr. Neste final de semana cruzei uma preferencial e um Astra entrou de frente na lateral do meu carro. Minha filha e minha esposa estavam atrás e por Deus não se machucara. Nem vi de onde o carro veio então acho que este haze está prejudicando minha acuidade visual. Ou não sei se foi o óculos escuro que diminuiu minha visão. Então acho que devo ir atrás do transplante sim. Fiquei sabendo que quem tem visão monocular pode dirigir. Como é isso? Um olho só compensa o outro? Não fica muito arriscado dirigir com um só olho?

Frank

O detran libera a direçao p quem só enxerga de um olho desde que esse olho tenha 100% de visao.
P/ quem já tá acostumado com essa situaçao é mais facil mas qdo é um problema recente é mais dificil.
O campo de visao fica diminuido entao os acidentes sao mais comuns. Tem que ter bastante atençao

dr tenho digereraçao corneanae vou fazer um trasplante em sorocaba, o medico de la falou q este trasplante nao vai baixa meu grau,gostariade saber se isto e verdade?e depois q opera tenho q usar oculos escuros,gostaria de saber se tem o noem certo deste oculos?onde que eu poço encontra pra vender?

Cleusa

o transplante nao vai baixar o grau mesmo nao

é qualquer oculos escuros. Desses q vc comprar em otica

Gostaria de saber os riscos da Conjuntivite a uma pessoa recèm transplantada, esta um surto em minha cidade.
E estou com receio.
Amigo meu de trabalho pegou, e trabalhamos em um ambiente fechado, ele vai para casa hoje ficar de molho,. Meu medo é me contaminar e perder a operação.

Dr. Renato.
Boa tarde. Fiz transplante lamelar.
Quanto tempo devo evitar sexo?

depois que eu fazer um trasplante poço fazer uma cirurgia para baixar o meu grau?

Lol

nada muito diferente das outras pessoas.
É controverso se uma infecção, pode aumentar o risco de rejeiçao

MC

sexo é um esforço fisico importante
Acho que pelo menos 1 mes mas voce deve tirar essa duvida com seu medico porque vai depender da sua cicatrizaçao, da quantidade de pontos etc

Cleusa

Até pode mas vai demorar um pouco. Tem que esperar retirar os pontos, ver qual grau vai sobrar e ai passar a pensar no assunto

diego
fiz transplante lamelar a 5 mese.
Tenho alguns pontos .
posso jogar futebol com os oculos de proteção??

Diego

Como oculos de proteçao eu nao vejo problemas

Mas vc devia perguntar isso ao medico que te operou para que ele te liberasse

DR. FIZ O TRANSPLANTE DIA 05.07 ,E AINDA Ñ CONSIGO FICAR COM ELE ABERTO POR MUITO TEMPO,POIS DOI UM POUCO, É NORML?POSSO FICAR COM ELE FECHADO?OU TEM QUE FICAR ABERTO?TENHO SINOZITE , E ESSES DIAS ELA ESTA UM POUCO ATACADA ,SINTO UM POUCO DE DOR POR SIMA DO OLHO ,MAS JÁ SENTIA ANTES DO TRANSPLANTE, ISSO PODE AFETAR O TRANSPLANTE?E ESPIRRAR TAMBÉM PODE AFETAR?

Ola, meu nome é Lucieli sou do Rio Grande do Sul estou na fila de ransplante de cornea poi tenho ceratocone em estagio avançado, meu medico me encaminhou pra fazer implante de anel de ferrara, mas confesso estou com medo, pois ja não enchergo quase nada. pra te falar a verdade não reconheço um a pessoa se estiver um metro de distancia, gostaria de saber qual a suaa indicação faço o implante ou espero o transplante.

Cleusa


Nos primeiros dias é normal esse incomodo para abrir o olho mas deve passar rapido
A sinosite nao vai atrapalhar muito mas o espirro pode estourar algum ponto

Lucieli

O transplante é mais definitivo mas eu faria o anel primeiro. Se esse nao der certo, ai pode passar para o transplante

Leia o texto sobre anel desse blog e veja que só alguns casos são bons para anel. Veja se voce se enquadra nos criterios tecnicos

Li o texto so ficou uma duvida, o meu medico disse que a cornea do meu olho é mais fina dos outros olhos, um dos motivos pelo qual o ceratocone avançou rapidamente isso pode interferir em alguma coisa.
Lucieli

Ola
vou fazer cirurgia em chapeco voce tem alguma indicação de medico a principio vou fazer com o doutor delso bonfante qual a tua sugestão

dr fiz trasplante a 7 dias a tras,hj fui na medica e ela me libero pra fazer qualquer coisa,falou q eu poço pega ate peso nao pdoe ser coisa muito pesada,achei meio estranho,pois todo mundo fala q tem q espera no minimo 1 mes,meu problema e degeneraçao corneana,nao sei o nome certo do trasplante + ela falou que e um tipo de trasplante novo,pois ela falo que colou a cornea ,e os potos foi so pra garantia,tipo ela falo uq so colocou uma pequena parte da cornea,so a parte doente foi trocada ,vc teria algum texto falando sobre este tipo de trasplante? e sobre esta liberado pra tudo oque vc acha?

Dr. Renato vou fazer o transplante de cornea na proxima semana, e gostaria de saber, quanto tempo mais ou menos terei que ficar afastada das minhas atividades, pois sou cabeleireira e manicure e mexo muito com quimica.
Claudia - Matão/SP

Lucieli

O fato da cornea ser mais fina nao vai interferir no transplante não

Infelizmente nao conheço ninguem p te indicar ai em chapecó

Boa sorte na cirurgia

Cleusa

Esse tipo de transplante se chama transplante lamelar. Só uma parte da espessura da cornea é trocada. O restante permanece da sua cornea mesmo. Essa tecnica é mais resistente a traumas, ainda mais usando cola e pontos.
Ainda sim, eu seria mais prudente e evitaria esforços fisicos por um tempo

Claudia

Dificil precisar um tempo exato

No começo o que vai te atrapalhar é a sensibilidade a luz e a visao ainda turva

Acho que em 2 a 3 semanas já estará legal

ok dr,e este nome memso transplante lamelar ,se o meu grau nao dimimuir eu poço fazer depois q tira os potos,uma cirugia pra dimimui o meu grau?pois antes do trasplante meu grau era 14 bem alto ne?e mais uma informaçao,eu operei de graucoma quando tinha 3 meses de vida,ai so agora aos 30 anos q fiz este trasplante

Ola doutor tenho 20 anos e fiz um transplante de cornea ha 17 dias e notei que romperam 2 pontos. Isso pode prejudicar minha recuperaçao?
Obrigado pela atenção.
Denise costa

Cleusa

até pode sim, mas primeiro se preocupe com o transplante. Depois de 1 ano no minimo passe a se preocupar com o grau

Denise

Pode sim. Vc deve ir no seu medico retirar os pontos e ver se é preciso refazer esses pontos ou nao

dr hoje faz 20 dias que fiz um trasplante lamela gostaria de saber se ja poço anda na garupa de moto?e quanto tempo devo espera pra pdoe pilota uma moto?

Cleusa

só quem pode te responder isso é o médico que te operou

ceto dr + eu gostaria de uma opiniao sua,tipo vc nn precisa respode no meu caso,+ se uma pessoa fazer este trasplante lamela deveria fica quanto tempo sem anda de moto?

Cleusa

vai depender da cicatrizacao, dos pontos, da causa do transplante e de varios outros fatores
Portanto nao tem uma resposta que sirva p todas as pessoas. É caso a caso

dr fiz um trasplante a 1 mes atras Lamelar do olho direito, e dos 5 dias pra ca,notei uma coisa estranha quando eu olho pra luz,do lado direto do olho,a luz fica desfocadas! + so do lado direito do olho, tipo como a luz, fizesse
um rastro,oque na sua opniao pode ser isto?e normal?poto q arebentou?

dr fiz um trasplante a 1 mes atras Lamelar do olho direito, e dos 5 dias pra ca,notei uma coisa estranha quando eu olho pra luz,do lado direto do olho,a luz fica desfocadas! + so do lado direito do olho, tipo como a luz, fizesse
um rastro,oque na sua opniao pode ser isto?e normal?poto q arebentou?

disse...descupa dr,eu fiz a mesma pergunta do meu namorado,pois ele falou q tiha feira a pergunta + que nao tinha dado certo,+ so agora depois que eu fiz a pergunta eu vim q deu certo,descupa

Keila

se isso só surgiu a poucos dias, vc precisa voltar no seu medico, pq pode ser um opnto que soltou ou alguma reação inflamatoria ou um edema localizado nessa regiao

O tratamento precoce evitará maiores complicaçoes

Ola
ja fazem quinze dias que eu fiz a cirurgia de implante de anel de ferrara, mas não deu resultado ainda, o medico cogitou a possibilidade de implantar o cristalino do olho estou preocupada oque voce acha? obrigado
Lucieli

Lucieli

Paciencia
Tem pouco tempo desde a cirurgia
Tem que esperar mais p dizer se deu certo ou nao

Oi doutor, meu nome é junior e recentemente machuquei meu olho, umas cartas bateram dentro fui ao medico e ele me passou ums colirios e eu falei que fiquei com a visão embaçada e ele me falou que esse embaçado iria sair quando meu olho tivesse totalmente sicatrizado, dae depois eu fui em outro medico e ele me passou uma pomada pra colocar a noite antes de dormi e ele falou que esse imbaçado não iria sair me falou que iria perde de 30 a 40% da visão no olho esquerdo, o machucado não chegou a furar o olho mais arranhou e foi um pouco profundo, queria saber sua opinião... muito obg

Junior

tudo vai depender do tamanho da cicatriz que ficou na sua cornea

Dependendo do caso vc pode ter realmente uma piora da visao
POde ser necessario o uso de oculos ou lente de contato p melhorar alguma coisa

Doutor quanto tempo demora para a cornea cicatrizar totalmente nesse meu caso ? obrigado mais uma vez

O uso de oculos ou lente de contato, poderá ajuda a minha visão a melhorar e com o tempo deixar de usar o oculos ?

Junior

a cicatrizacao (regeneraçao do epitelio da cornea) ocorre em 2 a 3 semanas

O oculos pode melhorar a sua visao mas o uso dele nao faz o grau diminuir

DR FIZ TRANSPLANTE NO OD A 2 ANOS E UNS 10 MESES E NO OE 10 MESES QUERO CORRIGI A MIOPIA E O ASTIGMATISMO CANSEI DE USAR LENTES DR, AS VEZES DOI É MUITO RUIM E SEM LENTES NÃO SO NADA OQUE O DR INDICA? TENHU 18 ANOS.
OBG POR ENQUANTO

DR FIZ TRANSPLANTE NO OD A 2 ANOS E 10 MESES E NO OE 10 MESES, E CANSEI DE USA LENTES NO OLHO DIREITO AS VEZES IRRITA É MUITO RUIM, NO OLHO ESQUERDO NEM USO ND AINDA DEU UMA MELHORA, MAIS CONTINUA COM BASTANTE MIOPIA E ASTIGMATISMO. OQUE O DR INDICA CIRURGIA ALGO Q MELHOREE? TENHU 18 ANOS
OBG POR ENQUANTO

Carlos Henrique

corrigir o grau com cirurgia depois de um transplante nao é muito simples
Tem que fazer alguns exames antes e pensar bem
Eu normalmente opto por oculos e lente de contato e evito ao maximo uma cirurgia

ta ok, Mais como que funciona DR vó fica usando lente sempre? lente não vai corrigi o grau? ou pode piorar a visão com o tempo? Nunca vou ter uma vida sem lentes? pq óculos no meu caso não da não melhora a visão.

Dr. Renato, fiz transplante de cornea a 34 dias e tive muita complicação, no primeiro dia após a cirurgia precisei fazer correção de hernia de iris e na mesma semana uma reconstrução de camara anterior, e agora está desenvolvendo uma catarata e não estou enxergando nada ainda. Quanto tempo será que vou censeguir enxergar??

Carlos

é, vai ter que usar lentes sempre. A nao ser que depois de um bom tempo, opte pela cirurgia
De qq maneira eu esperaria um bom tempo p fazer a cirurgia

Claudia

pelo visto vai demorar mais do q o normal
se a catarata estiver aumentando, vai ter que operar a catarata antes

DR DEPENDE DO GRAU PRA PODE USAR LENTES GELATINOSA, OU NO MEU CASO SO LENTES RIGIDAS RESOLVE?

Carlos

ate´pode tentar as lentes gelatinosas dependendo do grau mas as rigidas provavelmente te darao uma visao melhor

DR apois 2 mes de trasplante tem algum problema em ir a praia?fica no sol e entra no mar?

Marcelo Mineiro

Entra no mar nao é uma boa ideia
Ficar no sol nao tem problema mas use um oculos escuros

Dr Renato, por favor o que quer dizer
acuidade visual não aferida recentemente??

Boa tarde Dr!

Tenho ceratocone nos dois olhos. Diz o implante de anel no OE em março deste ano, porém sem êxito. No dia 25/10/12 diz o transplante de córnea no OE.
Retornei ao consultório no dia seguintee novamente três dias depois. O meu oftalmo pediu q eu retorne com um m e q deverei evitar peso ou grande esforço somente na primeira semana. Depois vida normal. Claro só tomar cuidad para n bater nada ou deixar cair algo no olho. Estou usando apenas um colorio cicatrizante.

Sinto a vista bem embaçada, lacrimejar muito e sinto um desconforto(as vezes com dor na parte superior do olho, como se tivesse um cisco no olho, raspando.

Isso é norma?
A visão parece q esta pior do que antes do transplante. Minha acuidade visual era de 20/400 .


Mto obrigada.

Viviane

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 308 de 308   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário