Recent Posts

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Transplante de Córnea: Como é a cirurgia

 O Transplante de Córnea é o transplante mais realizado no mundo e a solução para diversas doenças da córnea. Vamos explicar passo a passo como ocorre a cirurgia e os tipos de transplantes de córnea que existem.


  • Pré Operatório: Como em toda cirurgia oftalmológica, são feitos diversos exames antes da cirurgia. Dados como pressão ocular, alterações retinianas ou do nervo óptico vão alterar o prognóstico da cirurgia.

  • Anestesia: Geralmente é feita com anestesia local. Em algumas situações, o médico pode optar por fazer anestesia geral, para diminuir a chance da lagumas complicações durante a cirurgia.

  • Técnica cirúrgica: Existem 3 tipos de transplante de córnea:

Transplante Penetrante de Córnea, Transplante Lamelar de Córnea e Transplante Endotelial de Córnea.

1 – Transplante Penetrante da Córnea:

Esse é o modelo clássico do transplante de córnea. Nele troca-se toda a região central da córnea. Toda a sua espessura. A córnea do paciente (receptor) e a córnea doada (doador) são cortadas com uma lâmina de corte especial chamada trépano. Isso é a trepanação da córnea.

trépano de córnea

retirada da córnea doente

Depois de colocar a córnea doada, sutura-se as duas partes (receptor e doador) com fios de sutura muito finos. A sutura pode ser com pontos separados (geralmente 16) ou com uma sutura contínua, como se costurasse uma roupa.

aspecto final da cirurgia

2 – Transplante Lamelar da Córnea:

Nessa modalidade não retira-se toda a espessura da córnea do paciente. Retira-se apenas a porção anterior da córnea, que está doente, mas preserva-se as camadas mais profundas da córnea que estão sadias.
Obviamente esse modalidade só serve para alguns tipos de doenças. Principalmente as doenças que não afetam todas as camadas da córnea.
A sutura da córnea é realizada da mesma forma como o transplante penetrante.
O Ceratocone é uma ótima indicação para esse tipo de cirurgia

3 – Transplante Endotelial da Córnea:

Existem algumas doenças de córnea em que só a porção mais profunda da córnea está doente e o restante está normal. Para essas doenças é possível trocar só essa camada profunda, chamada endotélio. O transplante endotelial da córnea não é uma cirurgia tão comum, mas quando bem feita é uma opção mais simples e muito boa.
Ao contrário dos outros 2 tipos de transplante, não é preciso dar tantos pontos.
A grande indicação para esse tipo de transplante é a distrofia endotelial da córnea (Distrofia de Fuchs).

  • Pós operatório: O pós operatório do transplante de córnea é relativamente simples. O paciente vai precisar evitar grandes esforços físicos e usar os colírios de forma correta. Esses colírios tem por objetivo evitar infecções e reduzir a chance de rejeição da córnea. O tempo de uso desses colírios varia entre 1 e 6 meses geralmente.
A principal preocupação dos pacientes que se submetem ao transplante é saber quando que a visão vai ficar boa. Isso vai variar bastante, de acordo com a doença apresentada antes da cirurgia, com o tipo de transplante feito e com o astigmatismo resultante da cirurgia.
O astigmatismo que a pessoa vai apresentar depois da cirurgia vai depender do corte da córnea doada (trepanação da córnea) e da sutura realizada pelo cirurgião.
Os pontos do transplante serão retirados com o passar do tempo, reduzindo o astigmatismo apresentado.

Graft = córnea doada.  Sutures = Ponto do transplante
Não há garantia que, depois do transplante, o paciente não precisará usar óculos. Pelo contrário, grande parte dos pacientes vai precisar de óculos ou de lentes de contato para corrigir o astgmatismo, além de uma possível miopia ou hipermetropia.

Quando posso retirar os pontos do Transplante de Córnea?

Essa á uma pergunta que os pacientes que fizeram ou vão fazer o transplante sempre questionam. Quem vai decidir quando deve tirar os pontos do transplante de córnea é o cirurgião, baseado em critérios como: grau de astigmatismo após a cirurgia, se tem algum ponto frouxo ou com vaso sanguíneo perto (o que pode aumentar o risco de rejeição) entre outros. Em geral, o período mínimo para começarmos a retirar os pontos é de 3 meses após a cirurgia. Na realidade, esses pontos não incomodam e podem ficar no olho por um período grande. Ele só vai ser retirado se tiver motivo para isso. Por isso, não se preocupe em retirar os pontos agora ou não. Deixe seu médico se preocupar com isso.


Depois do Transplante de Córnea vou precisar usar óculos ?


Depois do transplante, a cornea doada é presa ao olho (suturada) com 16 pontos em média. A força aplicada em cada um desses pontos é que vai determinar o grau de miopia ou astigmatismo (e menos raramente hipermetropia) que vai ficar no pós operatorio. É muito dificil fazer os pontos com força e tensão semelhantes de maneira que não sobre grau nenhum. 
É como se varias pessoas diferentes estivessem puxando um pano de cada lado. Cada um vai fazer uma força diferente e o pano dificilmente ficará perfeitamente redondo.
Geralmente depois do transplante sobra um grau um pouco alto e o médico vai retirando alguns pontos para diminuir esse grau. Nem sempre conseguimos diminuir totalmente o grau e há a necessidade de usar óculos ou lentes de contato. Outras vezes é preciso dar um outro ponto para balancear as forças e fazer o grau ficar menor.
Então, a resposta para a pergunta acima é: provavelmente sim!

Transplante de córnea a Laser:


O advento do laser chamado de femtosecond ou femtosegundo veio revolucionar a cirurgia de transplante de córnea. O laser faz os cortes da córneas (trepanação) de forma muito mais precisa. Isso além de permitir variações na técnica que aumentam o sucesso da cirurgia, diminui o astigmatismo do pós operatório.
O laser pode "esculpir"   a córnea, fazendo desenhos diferentes que facilitam a cirurgia.
Leia mais sobre o transplante de córnea a laser, clicando aqui 

O equipamento é novo e ainda muito caro mas já está presente em alguns hospitais no Brasil.
O laser de femtosecond é diferente do laser usado em cirurgias refrativas, chamado de excimer laser, usado para corrigir miopia e hipermetropia. No entanto, o femtosecond também é usado em cirurgias refrativas para confecção do flap na cirurgia de lasik.
Outra boa indicação para uso do laser femtosecond é na cirurgia de anel de ferrara. O anel de ferrara ou anel intracorneano é usado para tratamento do ceratocone. Leia mais sobre essa cirurgia, clicando aqui

O Hospital de Olhos de Sorocaba tem um dos melhores bancos de olhos do país. Para saber mais sobre esse hospital e até fazer sua inscrição pela internet clique aqui
http://www.hos.org.br/hos/transplante/inscr_trans.html


NOVO! Leia o novo texto sobre transplante de córnea a laser e saiba tudo sobre essa nova técnica cirúrgica





308 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 308   Recentes›   Mais recentes»

eu sou prtador de ceratocone avancado e estou na fila do MG transplantes, meu medico usa o sistema penetrante, mas pelo q vejo o melhor procedimento e o a LASER pois sao os beneficios da tecnologia a nosso favor
nao sei pq a resistencia dele com LASER. pois comnetei a tepsito e ele me disse algumas coisas nao convincentes, aguardo uma resposta

O laser para o transplante de cornea é uma coisa nova e só alguns poucos hospitais do |Brasil tem esse equipamento (chama femtosecond e é diferente do laser para cirurgia refrativa).
Os beneficios nao sao tao grandes assim e um bom cirurgião consegue um transplante penetrante muito bom mesmo sem o laser.

ola sou rene santos santana sou portador da doenca do astigmatismo e penso em fazer um transplante mais queria saber como ja tenho essa doenca logo que depois do transplante vc fica ainda com o astigmatismo sera que no meu caso tem alguma dificuldade de melhora mais rapida por causa dessa minha dificuldade ocular .ou nao voga em nada.

obs:ou o astigmatismo tem cirugia sem ser o transplante de corneas

oi
queria saber quem ja e cego por causa de catarata pode realizar o transplante.

mim explica ai
valeu.

Rene Santos
O astigmatismo não se cura com transplante de cornea! A correçao do astigmatismo é com oculos, lente de contato ou com cirurgia refrativa a laser. O transplante de cornea é para outras doenças.

Ao Anonimo
Transplante de cornea NAO é para corrigir catarata. Para isso existe uma cirurgia propria de catarata. Leia nesse proprio blog mais sobre a cirurgia de catarata

Ola Dr. Renato!
Meu nome é joão gabriel e fiz a cirurgia do transplante de cornea no dia 09 deste mes aqui em Sorocaba pois tinha ceretocone! A cirurgia foi a de retirada total da cornea e queria saber mais informações sobre o pos-cirurgico! Quanto tempo q o olho permanece inchado, a partir de quanto tempo a visao começa a melhorar, dentre outras informações! Desde ja agradeço! Abraço

Olá Dr. Renato,
Após a cirurgia que porcentagem de pessoas que ficam com algum astigmatismo/miopia/hipermetropia após 6 meses / 1 ano? Fica em geral menos de 1 grau, 2 graus, 3...? Podem ocorrer aberrações como no LASIK, PRK? Se todas as outras partes do olho estiverem 100% saudáveis, a visão da pessoa fica 100% boa? Quais outros efeitos colaterais possíveis e qual a frequência? Que cuidados a pessoa tem que ter após 6 meses / 1 ano? Ela pode jogar futebol? O olho fica mais sensível a eventuais cutucões?
Muito Obrigado

Joao Gabriel
Em Sorocaba voce tem uma otima assistencia. Procura conversar mais com seu medico sobre essas duvidas. Mas posso te adiantar algumas coisas. A visão começa a melhorar a partir da 1a ou 2a semana. Mas as vezes é necessario retirar alguns pontos para efetivamente melhorar. E isso leva no minimo 3 meses. O inchaço do olho resolve rapido em alguns dias.
O pos operatorio é trabalhoso mas vale a pena
Boa sorte

Respota a pergunta acima postada por pessoa nao identificada.
Apos um transplante de cornea quase toda pessoa ficará com algum grau residual (miopia, astigmatismo ou hipermetropia). Por isso muitos precisam usar oculos. Caso nao haja nenhuma outra alteraçao ocular a visão da pessoa pode atingir 100%. Nos primeiros meses é importante evitar esportes de impacto

Dr. Renato, fiz meu transplante de córnea há quase dois anos devido ao ceratocone e meu grau diminuiu de 13 para 04. Gostaria de saber se há a possibilidade de, após certo tempo, eu utilizar lentes de contato ou até mesmo a cirurgia Excimer Laser para corrigiar a visão.

Ao anonimo acima,
Sim pode usar lentes de contato ou fazer cir refrativa apos o transplante de cornea
Lentes de contato são a melhor opçao na minha opiniao

ANA
DOUTOR RENATO EU FIZ UM TRANSPLANTE NO OD A 2 ANOS E NO OE A 27 DIAS .TRABALHO COM CRIANÇAS DE 1,5 A 2 ANOS A QUAL AS MESMAS PESAM DE 11QUILOS A 16 QUILOS .POSSO RETORNAR AO TRABALHO COM 30 DIAS?TRABALHO DAS 7 ÁS 16HS.

Ana
Teoricamente sim, mas só o medico examinando seu olho e vendo se os pontos estão bem firmes poderá te liberar com segurança.
Consulte-o antes e boa sorte

ANA
TROCO ELES DE 3 A 4 VEZES AO DIA, LEVANTO, AGACHO VARIAS VEZES POIS TRABALHO COM EDUCAÇÃO ENFANTIL . COMO ASSIM , SE OS PONTOS ESTÃO FIRMES?
E SE ROMPER ALGUM PONTO APÓS OS 30 DIAS ,TEM ALGUM PROBLEMA ? E LA É UM CEI GRANDE A QUAL TEM 3 ESCADAS, SENDO UMAS DELAS PARA O PLAY GROUND ,E DURANTE ESSE PERIUDO DE TRABALHO A MINHA JORNADA É SUBIR , DESCER VARIAS VEZES ,POIS TRABALHAR COM CRIANÇAS REQUER BASTANTE ATENÇÃO , CUIDADO E ENERGIA PARA AGUENTAR O GÁS DESSES PEQUENINOS .OBRIGADA.

ana
doutor ,como assim se os pontos estiverem firmes?
eu subo e desço escadas,pois o playgrond fica no terceiro andar.trabalhar com educaçao infantil requer o cuidar alem da parte pedagogica.
troco fraldas de 3 a 4 vezes,pego no colo,agacho etc...
obrigada.

Ana,
Só seu medico ao te examinar pode avaliar a segurança de voce voltar a trabalhar.
Sem te examinar nao é possivel determinar isso

OLA,DR RENATO, FIZ UM TRANSPLANTE HA UM ANO, O LAMELAR POREM NAO OBTIVE EXITO. FIZ NOVAMENTE OUTRO PROCEDIMENTE RETIRANDO MAIS DA CORNEA COM O MESMO PROCESSO. ISTO FOI NO MES DE MAIO.NAO ESTOU SENTINDO MELHORAS. O QUE O DR ACHA? O TRANSPLANTE FOI FEITO EM SOROCABA PAULO

Tem pouco tempo desde o segundo transplante. A equipe de Sorocaba é muito experiente e bem capacitada.
Procure perguntar aos seus medicos porque está demorando um pouco para melhorar a sua visão
Fica dificil eu falar sem te examinar

BOA NOITE, COMO FICA A VISAO DE UM TRANSPLANTADO APOS A CIRURGIA, ELA CHEGA A 80%

Dr boa tarde!
fiz transplante de córnea a quase 4 anos, uso lentes de contato, porém a cerca de uma semana tenho uma certa dificuldade de retira-la do olho, dá muito trabalho, parece que ela está grudada no olho, depois de muito trabalho consigo retira-la para dormir, quando estou utilizadando não chego a ter dor, mas na parte branca do olho apareceram alguns vasos,e mesmo sem as lentes os vasos percistem. Gostaria de saber se mesmo tendo feito um transpalnte de córnea pode haver alguma alteração na curvatura da mesma ou se nesse caso pode estar se encaminhando para uma possivel rejeição?
Só tenho consulta daqui a um mês. Gostaria que o senhor me ajudasse nessa questão até minha consulta. obrigado!

Dr. Renato, Bom dia,

Desenvolvi ceratocone (OD: 20/100 e OE:20/200) após uma cirurgia para correção de miopia (LASIK).
Há oito meses,fui submetida ao transplante de córnea lamelar do OE, encontro-me ainda com pontos e não percebi nenhuma melhora em minha visão. Gostaria de saber quais são as chances reais de recuperação da visão em casos como o meu.
Obrigada,
Cristina.

Resposta ao anonimo em 17/07
Nesse caso o melhor é voce diminuir o uso da lente até a prox. consulta.
Pode ser que a curvatura da cornea tenha mudado e precise trocar as lentes.
Nao há porque pensar em rejeiçao no seu caso

Cristina
O motivo da sua visao nao ter melhorado pode ser devido a um astigmatismo alto (visto que ainda nao retirou os pontos) ou a algum problema na cornea (seja na curvatura - ceratocone - ou na transparencia da cornea).
Só seu medico poderá te esclarecer. Converse melhor com ele
Abç

Dr. fiz transplante de córnea a 3 anos no olho direito, hoje de manha percebi que minha visão tanto com lente como sem está como se eu estivesse enxergando atraves de uma neblina, é possivel que tenha algum edema na minha córnea?

Dr. boa tarde!
pq após o transplante, em sua oponião seria melhor o uso de lentes de contato do que a cirurgia refrativa a laser para correção do estigmatismo? Teria que ser necessariamente lentes rígidas ou as gelatinos resolveria o problema?

Resposta ao anonimo de 19 de julho 10:38

Voce deve procurar o seu medico imediatamente!
Pode ser uma rejeiçao e precisar começar o tratamento o mais rapido possivel

Resposta ao anonimo de 19 de julho 13:43
Uma cirugia a laser feita em cima de uma cornea transplantada pode nao ser a opçao ideal. Nao há muitos estudos a esse respeito
Uma lente de contato é mais simples e é um tratamento reversível (ao contrario da cirurgia que não dá pra voltar atras). Sim tem que ser lentes rigidas

Dr. fiz transplante a quase quatro anos, nesses ultimos dias acordo com os olhos vermelhos, percebi a perca um pouco da transparência na visão, e se eu fico com os olhos fechados eles tb ficam vermelhos, não consigo utilizar lente, ela não fica mais no centro do olho, isso pode ser glaucoma, ou rejeição? tenho consulta pr proxima semana.

Pode ser rejeiçao mas glaucoma é pouco provavel.
Talvez seja problema na lente. Seu médico será capaz de dar o diagnóstico melhor

gostaria de fazer uma pergunta meu namorado sofreu um acidente no olho esquerdo a algum tempo. e perdeu a visão desse olho gostaria de saber se com uma nova cornea ele poderia a voltar a enxergar desse olho? por favor respondam- me obrigada

oi era um fanatico por futebol jogo bola desde criança hoje tenho 24 anos realizei um transplante de cornea a 7 meses ate agora tudo perfeito minha visão melhora 80% e ainda estou com varios pontos gostaria de saber se e muito perigoso voltar a jogar futebol

resposta ao anonimo de 27 de julho de 2010 11:03

O acidente pode ter lesado varias estruturas diferentes do olho. Se o problema dele foi na córnea ai o transplante pode ajudar mas se foi em outra estrutura do olho não. Tem que saber aonde foi a lesão

Resposta ao anonimo de 28 de julho de 2010 16:02

Nao se arrisque. Tem pouco tempo desde que voce fez o transplante. Uma bolada poderia arrebentar os pontos e por tudo a perder.
Seja um paciente paciente
Abç

ou DR sou eu novamente sobre futebol quantos meses voce me indica para voltar a pratica de futebol

oi. fiz transplante de cornea a 9 meses e gostaria de saber se depois da retirada de todos os pontos ainda ha possibilidade de se contrair uma infecção? faço faculdade e gostaria de saber se daqui um tempo poderei fazer visitas em florestas e locais desse tipo sem se preocupar com futuras infecções?
obrigado

ALCILENE GONÇALVES
MEU ESPOSO FARÁ TRANSAPLANTE NO PROXIMO DIA TRÊS DE AGOSTO, SO QUE ALÉM DO CERATOCONE ELE TEM ASTIGMATISMO MIOPIA E GLAUCOMA MINHA PERGUNTA É, ELE ENCHERGARA MELHOR OU SO VAI CORRIGIR UM DOS PROBLEMAS? E O GLAUCOMA PODE PIORAR DEPOIS DA CIRURGIA?

Resposta ao aonimo de 29 de julho de 2010 16:08

Mesmo com os pontos vc já pode fazer essas atividades. Só tomar cuidado para evitar traumas diretos no olho.

Alcilene
Depois do transplante o grau de oculos do seu esposo (miopia e astigmatismo) irão mudar. Nao necessariamente diminuir ou aumentar mas MUDAR.
A visão certamente será mais nitida mesmo que para isso precise de um oculos novo
Quanto ao glaucoma, isso continuará existindo e precisando de tratamento

Dr. sou a pessoa que perguntou a dias atrás sobre possivel rejeição, fiu a minha consulta ontem e foi constatado a rejeição. Meu médico já me passou os colirios. comecei o tratamento ontem mesmo, percebi que os vasos que iam em direção da cornéa estão se afastando, porém a visão continua como se tivesse vendo através de neblina, minha pergunta seria: Nos casos de tratamento de rejeição, em média quanto tempo deverá apresentar resultado? qual seria probabilidade de não dar certo? tenho retorno no próximo dia 03/08, será que neste dia o médico vai me falar se terá que fazer outro transplante, ou esse tratamento é bem extendo mesmo?

Resposta ao comentario acima

Na prox consulta já vai dar pra saber se a rejeiçao foi abortada com o tratamento ou não. Se nao teve o efeito desejado, provavelmente só com um novo transplante

PS: na proxima vez se identifique colocando seu nome pq fica mais fácil de identificar a pergunta e a resposta. grato

oi doutor, me chamo felipi e fiz transplante a 8 meses e com dois meses tive uma infecao e tive que fazer uma ceratoplastia(pet) para retirar a parte afetada, mas agora depois de contida a infeccao meu cristalino ficou embacado e a visao caiu.... qual o procedimento seria melhor..... minha medica me indicou um Yag a laser......voce axa que esse procedimento e bastante eficaz em casos de embacamento; obrigadooo abraco!

OI DR TUDO BEM?? OLHA FIZ UM TRANSPLANTE DE CÓRNEA OD NO DIA 15/07/10, JÁ RETORNEI AO TRABALHO ...MEU AMBIENTE DE TRABALHO É ESCRITÓRIO E PERCEBI QUE QUANDO O AR CONDICIONADO FICA LIGADO O OLHO QUEIMA BASTANTE E FICA LACRIMEJANDO E FICA MIÚDO ...ISSO PODE PREJUDICAR MEU TRANSPLANTE??? É MELHOR FICAR MAIS ALGUM TEMPO FORA DO TRABALHO???MEU TRABALHO É DIRETO NO COMPUTADOR...AGUARDO RESPOSTA,,UM ABRAÇO DEUS TE ABENÇOE

Felipi

pelo q entendi, vc deve ter operado catarata junto com o transplante nao? Colocado uma lente intraocular?
Se sim, essa opacidade pode ocorrer e o Yag laser é um otimo tratamento

Patricia

O problema é que seu olho fica muito ressecado.
tente usar lubrificantes sem conservantes, como Optive UD, refresh gel ou outros que seu medico recomendar.
acho q melhorando sua lubrificação vc conseguirá continuar trabalhando

Bom dia, Dr. Renato

Vou fazer transplante no OE no dia 18/08, na realidade estou com medo, gostaria de saber se posso desistir e optar pelo anel porque tenho essa opção, se fizer o transplante com quanto tempo posso voltar a trabalhar e voltar pra faculdade.

Doutor irei fazer um transplante de córnea no dia 19/08 no hospital de Sorocaba, tenho 18 anos , gosto muito de ficar no computador, revendo natura e etc, então preciso andar durante o dia e tambem tem a escola esse é meu último ano e não gostaria de perder, eu quero saber em quanto tempo poderei realizar essas atividades normalmente ?

respsta ao comentario de 13 de agosto de 2010 10:34

SIm, voce pode desistir. Mas se te indicaram o transplante deve ter sido porque o anel nao era uma boa opçao.
Depois da cirurgia voce pode voltar a trabalhar em pouco tempo, 1 semana talvez, embora a visao ainda estará turva

Resposta ao comentario de 16 de agosto de 2010 12:35

Mexer no computador pode demporar um pouco pq a luz pode incomodar bastante
Andar na rua, vendendo natura nao precisa esperar muito nao
A escola tambem nao tem problema voltar logo nao.
Vc enxerga bem do outro olho?? Se enxerga, a cirurgia nao vai te limitar muito a vida nao porque enquanto espera a recuperaçao, o outro olho compensa a visão

Doutor!
Sou Emannoel Pereira! Como poucos agradeceram sua boa vontade e paciência em responder, eu o faço em nome dos demais. Muito grato! Que Deus lhe encha muito mais dessas virtudes! Minha pergunta:
Uma córnea tem tempo de duração no olho transplantado? Melhor perguntando: Uma córnea de um doador de 20 anos dura mais que uma de um doador de 60 anos, no Receptor ou ela envelhece acompanhando a idade de envelhecimento deste Receptor?

Emannoel

Sua pergunta é muito boa.
Teoricamente uma cornea de um doador jovem tem mais celulas do que a de um doador idoso e por isso duraria mais. No entanto, isso nao é comprovado cientificamente.
mas sabemos que uma cornea doada duraria entre 10 e 20 anos... entao se um paciente fizesse um transplante aos 20 anos de idade, precisaria trocar essa cornea 1, 2 ou ate 3x, durante a sua vida...
Mas, novamente, isso não é o que ocorre na pratica...vemos pacientes com corneas que duram mais de 20 anos...
Com as tecnicas de captação, preservaçao e transplante da cornea, o tempo de duraçao das corneas aumentou muito
Abç

DOUTOR RENATO
FIZ TRANSPLANTE DE CORNEA NO OD HÁ 2 ANOS.COM AV DE 0,6 SC.NO OLHO E FIZ TRANSPLANTE HÁ 2 MESES,COM 32 DIAS RETORNEI AO CENTRO CIRÚRGICO PARA RESSUTURA DE 13 PONTOS POIS ESTAVA SENTINDO DOR.COM O OE ENXERGO COMO UM DIA DE NEBLINA.AV É DE 0,15 SC.QUANTOS PORCENTOS ENXERGO DE CADA OLHO? PAULA

Paula

Em resumo: 0,6 = 60% e 0,15 = 15%
nao dá para quantificar visão em termos percentuais. Isso nao se aproxima da realidade

Tomara que seu olho esquerdo melhore e fique como o direito
Abç

doutor, por favor, fiz transplante há 3 anos e meio. Posso voltar a praticar o futebol ? se posso, somente com oculos de proteção ou sem oculos ? geralmente os pacientes voltam a jogar bola ? abraços

PORQUE APOS O TRANSPLANTE NÃO PODE FAZER ESFORÇO FÍSICO E CARREGAR PESO?CITE POR FAVOR QUAIS TIPOS DE ESFORÇOS E PESOS.QUANTO TEMPO DEMORA A CICATRIZAÇÃO DE UMA CÓRNEA?

Oi doutor meu nome e Andre e fiz transplante de cornea no ollho direito a 10 meses..... a visao continua a mesma, mas de uns dias pra ca comecei a sentir umas dores de vez enquando.. mas passa e e a visao nao mudou em nada e nem há sinais visiveis a olho nu de infecçao ou rejeiçao, o senhor axa que devido a baixa umidade do ar poder haver esses desconfortos gerando pequenas dores?

Paulo

teoricamente após 3 anos de Transplante voce pode jogar futebol. Mas eu iria antes no seu oftalmo dar uma olhada na cirurgia, ver se tem algum ponto ainda etc etc e pegar a autorização com ele

Deise

Pq o esforço fisico pode arrebentar os pontos. Como ocorre em qualquer outra cirurgia que voce faz e leva pontos. Especialmente numa cirurgia ocular em que voce leva 16 pontos e são esses pontos que seguram sua cornea no lugar!

A cicatrizaçao da cornea leva NO MÍNIMO 3 meses, mas pode durar até 1 ano!

Sim André

pode ser devido ao ressecamento ocular ou a algum ponto frouxo.
nao parece ser rejeição
Se continuar, consulte seu médico

DOUTOR RENATO
FIZ TRANSPLANTE EM AMBOS OLHOS,MEU MÉDICO FALOU QUE NÃO POSSO PEGAR PESO,E NEM ESFORÇO FÍSICO POR UM PERÍODO NO MÍNIMO DE 3 MESES.POSSO LAVAR QUINTAL,ARRASTAR MOVÉIS,FAZER FAXINA,SÓ APÓS ESSES 3 MESES?E A CICATRIZAÇÃO ELE FALOU QUE É DE 2 ANOS.

Sim Mariana. Só após 3 meses voce poderá fazer essas atividades. Não arrisque sua saúde ocular.

DOUTOR RENATO
PORQUE APÓS O TRANSPLANTE FALAM QUE É NORMAL A VISÃO FICAR OSCILANDO?RECENTEMENTE FIZ TRANSPLANTE NO OE COM AV 0,15.SERÁ QUE COM ÓCULOS IRÁ MELHORAR MINHA VISÃO?FIQUEI TRISTE PORQUE O OD TINHA PERDIDO A VISÃO E DEPOIS DO TRANSPLANTE FOI PARA 0,6.EU PENSAVA QUE O OE IRIA FICAR MELHOR QUE O OLHO DIREITO.ESTOU MUITO TRISTE,DECEPCIONADA...ENXERGO DE PERTO COMO A TELA DO COMPUTADOR COM 16 CENTIMETROS DE DISTÂNCIA,SERÁ QUE É SÓ MIOPIA?ESTOU MUITO CONFUSA...

Ao post acima

provavelmente vc deve estar com um grau muito alto. Provavelmente um astigmatismo elevado que só vai resolver quando começar a tirar os pontos.
tenha paciencia.

Doutor Renato,
Fiz transplante de córnea dia 18/08, sei que ainda está cedo pra ver melhora na visão, mas gostaria de saber se é normal o olho coçar bastante e ficar como se tivesse uma nuvem ou uma película nele, faço faculdade de enfermagem gostaria de saber se tem problema fazer as aulas práticas de laboratório, pois nas aulas práticas de anatomia tem uma grande concentração de formol nas peças.

Dr Renato, fiz transplante no OD dia 24/08, sinto irritação a kuz ao amanhecer, mas diminui com o passar do dia, isso é normal? Também tenho dificuldade de abrir muito o olho!Uso lente rigida no OE, sou dentista, com quanto tempo posso voltar a clinicar?Grato, Marcelo

resposta ao comentario de 9 de setembro

sim esse sintomas sao compativeis mas devem estar melhorando com os coilirios.
Pode fazer suas aulas de laboratorio sim.

resposta ao comentario do MArcelo

Sua cornea ainda deve estar um pouco edemaciada por isso os sintomas que descreveste.
Vc pode voltar a clinicar assim que sua visao te permitir. Mas sempre com oculos de proteçao

DR. RENATO
PORQUE APÓS O TRANSPLANTE NÃO PODE BATER OU COÇAR O OLHO?O MEU MÉDICO ACONSELHOU USAR UM ÓCULOS AO RETORNAR AO TRABALHO,PARA PROTEGER,POIS TRABALHO COM CÇAS DE 1,5 A 2 ANOS.MESMO QUE SEJA UM ÓCULOS SEM GRAU.AH, APÓS 3 MESES POSSO PEGAR
PESO COMO NO CASO DE 17 QUILOS?

DOUTOR RENATO

BOA TARDE, SOU MOTORISTA DE VEICULO PESADO. FIZ UM RETRANSPLANTE DE CORNEA E GOSTARIA SABER SE A VISAO QUE TEREI NO FUTURO PODEREI VOLTAR A DIRIGIR UM VEICULO PESADO CNH D. E QUE NAQUELA TABEA SNALLEN ATE ONDE PODEREI VER?? OBRIGADO RICARDO

Anny

esses cuidados sao para nao arrebentar os pontos.
Só seu medico te dirá quando vc poderá pegar esse tipo de peso

Ricardo,

teoricamente sim. Uma pessoa que fez um transplante pode enxergar tao bem quanto uma pessoa que nunca teve problema nenhum no olho.
Vai depender da sua resposta a cirurgia

boa tarde voou fazer uma historinha aqui bom tinha estravismo quando era pequeno e usava muito tampão antes da cirurgia que fiz aos 7 anos para acorreção do meu olho esquerdo a cirurgia foi um sucesso mas de uns anos pra cá fiquei em cacucado com uma coisa não enxergo com meu olho esquerdo enxergo muito pouco parece que a imagem só aparece de um lado do meu olho esquerdo impossibilitando de eu enxergar com o olho esquerdo em 2008 quando fui fazer meu oculos o oculista falo que eu não aprendi a enxergar com meu olho esquerdo gostaria de saber se tem recuperação do meu olho esquerdo sou portador de astiguimatimso e miopia do olho direito e não enxergo de longe como o meu olho nu anão ser com os oculos mas queria recuperar minha visão do olho esquerdo será que existe cirurgia pra esse tpo de doença
percebo que conforme os anos vão se passando minha visão fica muito pior do olho direito abraços

Jeferson

Pelo q entendi voce tem uma condiçao chamada AMBLIOPIA (pergunte ao seu medico se é isso mesmo). Se for, infelizmente nao tem como melhorar mais a sua visão além do uso de algum oculos (se vc tiver grau)

BOm Dia!!!
Dr.Tenho q fazer um transplante de cornea o oftalmo q passei me indicou o hospital de sorocaba fui ate la fiz a consulta porem me senti insigura com o medico, no meio da consulta ele nao deu tanta atençao ate atendeu um celular, meu marido estava comigo e depois q saimos de la dentro do consultorio ele tambem teve essa mesma impressão tenho convenio q vai cobrir a cirurgia porem se optarmos pelo laser tenho q pagar a parte seri + ou - R$ 2500,00. Na consulta q fiz nao me passou nada disso q tenho lido aqui sobre problemas futuros miopia e astigmatismo etc.Meu problema esta na surperficie da cornea exemplo q me deu foi como se a lente de um relogio estivesse riscado enchergo embaçado por isso tenho q fazer o transplante fora isso esta sadio.Qual hospital alem de sorocaba q poderia fazer novas consultas para poder fazer o transplante meu convenio e a1000.obrigada Silvia C.!!!!

Silvia

No hospital de Sorocaba, voce pode procurar o Dr. Pedro Bertino. Ele é ótimo e muito atencioso.
Em Sao Paulo capital tambem há otimos lugares.

Fiz transplante de córnea em 1997 no olho direito, não houve rejeição, mas fiquei com 8.0 graus de miopia no olho transplantado, além de astigmatismo. No olho esquerdo não sofri transplante mas possuo 6.0 graus de miopia. Uso lentes rígidas e enxergo bem com elas. No entanto, tenho vontade de fazer a cirurgia refrativa. É recomendável?

É possivel fazer a cirurgia sim.
Mas vai depender dos exames pre operatorios e da causa do transplante. Por exemplo, se tiver sido ceratocone a causa, nao pode operar...

Dr. fiz transplante em ambos os olhos, um a 4 anos e outro a 2 anos. o motivo foi por causa do certocone.
Meu médico me pediu para fazer alguns exames como: mapeamento de retina, Mocroscopia Especular, Paquimetria e Topografia corneana.Pq eu quero fazer uma cirurgia refrativa. O senhor acha que tenho chance de fazer essa cirurgia mesmo tendo sido transplantado pelo motivo de ceratocone? ou não existe chance alguma?

Chance tem mas depende dos resultados desses exames

Pessoal fiz transplante dos dois olhos na CERPO oftalmologia e Laser (Hospital de Olhos Paulista), quem for de São Paulo e ainda está procurando um especialista, indico o Dr. Marcos Tonelli Gomes, que é cirurgião a muitos anos. Não sei se o Dr. Reanto conhece.Obrigado

Olá Dr. Renato. Meu nome é Cristina e moro em Brasília. Fiz um transplante de córnea em dez/2009, no olho direito devido ao ceratocone. Não sei que tipo de transplante foi, pois o médico nunca comentou a respeito, aliás ele não me explica muitas coisas. Tenho ido às consultas mensalmente e em algumas ele retira pontos. De 16 pontos, hoje tenho 3. A última consulta foi em setembro passado. Na oportunidade, após examinar meu olho, o médico disse que houve um "revertério" na minha visão e que eu deveria passar por outro procedimento cirúrgico, ou seja, fará uma sutura na córnea. Colocará um ponto que, segundo ele, não deveria ter retirado, pois foi um ponto que fez a diferença no meu olho. De astigmatismo passou para miopia. Perguntei se isso era normal e ele respondeu que isso não era para ter acontecido. O fato é que não estou enxergando como pensava que fosse enxergar após o transplante. O óculos que uso não está a contento. Inclusive, o médico disse que o grau mudaria a cada retirada de ponto. Ouço relatos de pessoas que tiveram uma melhora considerável na visão após o transplante, porém, comigo isso é quase uma utopia. Me arrependi de ter feito esse transplante, pois minha visão estava melhor antes. A sutura estava marcada para o dia 06/10, mas foi transferida para o dia 16/11. Até lá terei de aguentar o grau do meu óculos que não está bom. O Sr. pode comentar essa situação? Acho que a história está um tanto confusa, mas espero que o senhor entenda o que está acontecendo comigo. Desde já agradeço sua atenção. Abraços.

Cristina

Depois do transplante, a cornea doada é presa ao seu olho (suturada) com 16 pontos em média. A força aplicada em cada um desses pontos é que vai determinar o grau de miopia ou astigmatismo (e menos raramente hipermetropia) que vai ficar no pós operatorio. É muito dificil fazer os pontos com força e tensão semelhantes a ponto de não sobrar grau nenhum.
É como se varias pessoas diferentes estivessem puxando um pano de cada lado. Cada um vai fazer uma força diferente e o pano dificilmente ficará perfeitamente redondo.

Geralmente sobra um grau um pouco alto e o médico vai retirando alguns pontos para diminuir o grau.
Nem sempre ele consegue e há a necessidade de usar oculos ou lentes de contato.
As vezes é preciso dar um outro ponto para balancear as forças
É isso q está ocorrendo. Deu para entender?

Marcella Prinholato ricciopo

Olá Doutor, estou em uma fase do ceratocone na qual o oculos não tem mais funcionalidade e as lentes de contato especificas para ceratocone já não estão ajudando, o grau parece mudar a toda hora, e tambem com lentes meu olho fica muito irritado.
Tenho um grau alto de miopia (ja me disseram que pode ser a cornea e nao propriamente a miopia).Penso em buscar o transplante, é possivel fazer a correção de miopia junto ao transplante?

grata

BOM DIA, DR MEU NOME É PAULO
FIZ DOIS TRANSPLANTES NO MESMO OLHO
FEITO EM 06/10 AINDA ESTOU COM PONTOS. A MINHA ACUIDADE VISUAL É 20/50 NO OLHO TRANSPLANTADO. UM DIA A VISAO FICA UMA BRASTEMP NO OUTRO ELA TEM UMA CAIDA
AGORA EU LHE PERGUNTO:
ESTOU DE AUXILIO DOENÇA, TEREI ALTA? POSSO VOLTAR A FAZER O QUE EU FAZIA ANTES DIRIGIR VEICULOS PESADOS ?

Marcella

Após o transplante de córnea, o seu grau vai mudar totalmente. Voce poderá ficar com miopia e astigmatismo. Leia o comentario que postei logo acima da sua pergunta que talvez esclareça alguma coisa.
Mas o importante NÃO é com quanto grau voce vai ficar e SIM se sua visão ficará boa usando esse grau.

Paulo

Essa decisão nao depende de mim e nem sei opinar. Vai depender do médico perito do INSS

ola doutor, tenho ceratocone ja a 5 anos, e fui submetido a um transplante, inclusive ta marcado pra mim fazer essa sexta 15/10, em sorocaba, eu tenho boa visao com as lentes porem nao consigo me adaptar com elas, vc acha q compensa eu fazer o transplante? se algo der errado pode ficar pior?
trabalho como balconista vendo peças de geladeiras, lavadoras etc... em quanto tempo posso voltar o trabalho? o inss cobre essa cirurgia o tempo q eu ficar parado? abraço. se puder responder no e-mail agradeço
filipinhoguitar@yahoo.com.br

Felipe

Se voce nao tolera lente e o oculos nao serve, a opçao é o transplante. Sim, a cirurgia tem riscos mas o risco/beneficio compensa no seu caso.
Nao sei informar sobre as questoes do INSS.
Todas as informações sobre o pós operatorio serão passadas pelo seu médico, dependendo de como foi a cirurgia

Dr Renato, boa tarde, fiz transplante no OD no dia 24/08, após um mês comecei a sentir incomodo no olho, e na semana passada retornei ao medico para ele avalir, já havia retirado um ponto, e ele removeu mais 2 afirmando que estavam frouxos, inflamou na região e nesta região a cicatrização ficou deficiente, disse que aumentaria o astigmatismo, marcou dia 19 para ressuturar, isso é normal acontecer, há risco? o incomodo parou totalmente, mas a visão ainda esta muito ruim, ainda estou com 15 pontos! Obrigado, Marcelo Martins

Marcelo

é uma coisa chata mas acontece.
Seu médico nao tinha planejado retirar esse ponto. Só tirou porque estava frouxo. Sem esse ponto, o equilibrio de forças se alterou e o astigmatismo aumentou. Por isso ele precisa dar outro ponto naquele local.
leia a resposta que eu dei ao comentario da Cristina em 06 de outubro. Voce vai entender melhor

Abç

olá tenho 25 anos, a um ano tive uma infecção por fungo (fusarium dimerum) que foi controlado com muito antifúngico, fui submetido a um transplante de córnea com emergência que faliu apos o exito, pois meu olho estava muitíssimo inflamado,
hoje eu so vejo muita luz e movimento de mãos e sombras no olho esquerdo, a luz do dia sempre me incomoda no olho esquerdo. tenho uma vizão perfeita, so preciso de ajuda para ver melhor….dj.elder@hotmail.com

Dj Elder

Dependendo dos seus exames (fundo de olho, ultrassom, pressao etc...) pode ser possivel realizar um novo transplante

DR. Renato,

meu nome é Marcelo, postei alguns dias atrás que havia feito transplante de cornea em ambos os olhos ha alguns anos, depois de dois anos após o ultimo transplante, vou fazer cirurgia refrativa, já fiz todos os exames e meu médico decidiu que vou fazer lasik. No no olho esquerdo vou fazer personalizada, já no olho direito, atraves de um exame chamado Aberrometria, vou fazer Tissue Saving, pois essa cornea doada é muito fina e a pupila é grande.
O que o senhor pode dizer sobre este procedimento?
Outra pergunta: cirurgia refrativa pode provocar descolamento da retina?

MArcelo

Essa cirugia é apenas uma variação do lasik, na qual tenta-se preservar mais cornea, para evitar que ela fique muito fina no pos operatorio. Nada demais, resultado muito bom.

A cir. refrativa nao causa o descolamento de retina diretamente. Mas alguns pacientes podem ter uma lesao na retina que pode causar o desc. de retina e ai precisa tratar antes da cirurgia

(Marcelo)
obrigado Dr. Renato pela resposta, no meu caso no meu caso está tudo certo com minha retina de acordo com meus exames.
Vou operar na terça agora dia 26, em seguida terei o prazer de postar minha experiência.
obrigado!

Doutor fiz transplante de córnea noolho esquerdo jjá faz 2 mese e de uma semana par cá, está coaçandoo muito e anntes de operar ja coçava não sei o que faço fico noites e noites sem dormi com a vista coçando , o que esta acontecendo

Anonimo

Evite coçar o olho ao máximo
lave com soro gelado para amenizar
E use algum colirio para coceira (patanol ou relestat por exemplo) 2X ao dia. Mas pergunte ao seu médico antes se voce pode usa-los

Olá , meu nome é Rosinea , vou fazer avaliação para o transplante em Sorocaba dia 16/11, tenho muito medo de operar mas sei que é necessário. Gostaria de saber se a recuperação é demorada , sou professora, quanto tempo no mínimo ficarei em repouso . Posso voltar a dirigir em quanto tempo ? Obrigada pale atenção .

Rosinea

A recuperaçao do transplante de cornea nao é muito rapido nao, mas varia de caso para caso... logo nao dá para dizer em quanto tempo voce voltará a trabalhar, dirigir etc
O hospital de olhos de Sorocaba é um otimo hospital

Meu nome é Rosinea, moro em Araruama/RJ e gostaria de saber qauntos dias ficarei na cidade de Sorocaba após o transplante e de quanto em quanto tempo será feita a revisão . Obrigada !

Rosinea

Eu nao trabalho em Sorocaba entao eu nao sei responder isso.
Essa informaçao só o seu médico de lá poderá responder

Boa noite Dr. Renato meu nome é Heber ramos Fiz cirurgia com bisturi de diamantes em 1994, eu tinha miopia, e apos a cirurgia fiquei com miopia , astgmatismo e hipermetropia, no meu caso os oculos não resolvem, osei lentes toricas, mais meus olhos ficão muito vermelhos, então parei de usar, o senhor poderia me informar se tem algum metodo de cirurgia a laser qua pode corrigir ou melhorar minha condição (o astigmatismo irregular é o que mais me atrapalha)muito obrigado pela sua atenção!

Anonimo

Voce pode tentar a cirurgia de PRK, mas isso vai depender de como sua cornea está hoje (exames).
Outra opçao é lente de contato rigida. Ela incomoda um pouco mas com certeza te dará uma boa visão.
leia os textos desse blog sobre Lasik e PRK

Dr. Renato, boa noite.
Tive uma lesão bem no centro do olho esquerdo atingindo a cornea quando criança. Hoje tenho 41 anos e enxergo aproximadamente 20% com esse olho, mas nunca foi problema, já que com o olho direito enxergo perfeitamente.Porém, de tempos em tempos a lesão inflama provocando dores intensas e sensibilidade à luz. Ultimamente as inflamações tem sido cada vez mais frequentes. Foi-me indicado o transplante de córnea que já está marcado para esse mês no hospital de Sorocaba (a laiser). Minha pergunta é: Será que não há outra alternativa? Não haveria outro meio de eu me livrar das dores sem precisar de um transplante? Obrigada pela dedicação e aguardo sua resposta. Abs.

Dr.
sou o Marcelo, que postou no dia 21/10. como disse fiz transplante e ambos os olhos, no ultimo dia 26 fiz a cirurgia refrativa lasik e pra mim foi um sucesso, a cirurgia não demorou nem 10 minutos. Olho direito perfeito, a visão neste olho foi feito a persolanlizada, mas no olho esquerdo melhorou consideravelmente mas não ficou tão bom quanto o direito, nesse olho a cornea era fina e foi feito tissie saving.O senhor acha que posso com o passar dos dias ter alguma melhora, ou do jeito que estou agora é o que vai ficar?
Mas vou dizer uma coisa, eu não me arrependo, só de não precisar usar mais lentes de contato rígida....valeu muito a pena. grato

Boa noite Dr. Marcelo, meu nome é Leello e há 3 anos fui diagnostica com Distrofia de Fuchs, ainda não se desenvolveu para ceratopatia bolhosa. Pela manha minha visão é sempre embaçada, olhos constantemente vermelhos, "moscas"...tenho que realmente fazer um transplante de cornea, a distrofia se desenvolve para cegueira completa? Sinto os olhos muito secos...tenho que fazer algum tratamento especifico ou só esperar...tenho 43 anos....

Sou eu Leello, DR RENATO, e não marcelo...me desculpe....

Ao anonimo do dia 5

O transplante será a soluçao definitiva
Qualquer outro metodo será apenas uma soluçao temporária

Marcelo

Acho que ainda pode melhorar sim.
A visão flutua nos primeiros meses e depois estabiliza

Leelo

A distrofia de fuchs nunca leva a perda total e definitiva da visão.
Nessa fase da doença, voce pode tentar colirios para melhorar os sintomas
Mas se a visão já estiver muito ruim, faça o transplante

Boa Tarde Dr Renato

A minha duvida eh a seguinte
eu realizei o transplante de cornea no dia 06/11
as 14:00 hrs. ,oque acontece eh q grande parte do meu olho jah nao esta vermelho ou esta muito pouco , mas numa area , na parte de baixo do olho, continua bem vermelho, e nao vem diminuindo com os dias , ao contrario das outras areas , eh normal isso ou poderia ser um ponto frouxo , solto ou algo do tipo?

Boa noite , meu nome é Fátima , farei transplante na semana que vem , gostaria de saber se há alguma restrição quanto á alimentação no período do pós-operatório.
Muito obrigada desde já .

Yuri

é normal isso, nao tem a ver com ponto solto
pode ter havido um sangramento maior naquela area e que demora um pouco mais para sumir

Fatima

nenhuma restrição alimentar

Boa sorte

DOUTOR FIS TRANSPLANTE DE CORNIA A 1 ANO E UM MES JA ESTOU LEVANDO A VIDA NORMAL GOSTARIA DE SABER SE JA POSSO FAZER MUSCULAÇAO NA ACADEMIA

Ao anonimo acima

Eu ainda acho cedo mas converse com o medico que te operou

Gostaria de saber se eu fizer o transplante de cornea meus problemas de miopia e astigmatismo tambémn ficarão zerados, meu nome é Luzia e moro em Cabo FRio .

Luzia

Provavelmente seu grau de miopia e astigmatismo vai continuar depois do transplante

veja a resposta que eu dei a Cristina no dia 06 de outubro

dr renato descobri a pouco tempo que tenho distrofia de fuchs em estado avançado uso uma pomada a noite,nao consigo ficar sem oculos escuros nem a noite, meu trabalho já me prejudica muito gostaria desaber ate que ponto da doença posso continuar trabalhando normal.

Anonimo

Voce pode trabalhar até quando sua visao permitir
Quando ja te atrapalhar no trabalho, pense em fazer o transplante

Já leu o texto sobre distrofia de fuchs desse blog? Vale a pena
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/tratamento-da-distrofia-de-fuchs.html

DR RENATO MINHA SOBRINHA ESTÁ COM A CIRUGIA DE TRANSPLANTE DE CORNEA MARCADA PARA 25 DE NOVEMBRO ELA E PORTADORA DO CERETOCONE GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS DA CIRUGIA ELA CORRE O RISCO DE FICAR CEGA ESTOU DESESPERADA ME RESPONDA POR FAVOR OBRIGADA.... MEU NOME É NEUZA

DrRenato,fiz um transplante de córnea(olho esquerdo),ja faz três meses,queria saber se ja posso fazer musculação na academia?(ja retirei três pontos)

Boa noite Doutor, fiz um transplante de córnea dia 19 de agosoto OE, ja retirei 2 pontos, foi um transplante lamelar, no momento meu oculista diz que estou com uma pequena infecção e passou vigadexa 3 vezes ao dia por 7 dias e reovou por mais 10 dias pois não tinha eliinado a infecção ao final dos 7 dias. Meu olho fica vermelho as vezes, sinto muita dor de cabeça.É normal? Tenho risco de rejeição? O que não deve fazer? Uma gravidez iria atrapalhar? Tem alçguma restrição que devo seguir?
Muito obrigada.

Esqueci de mencionar que ainda não enxergo bem, é como se estivesse com uma névoa no olho, fica tudo muito embaçado e fora de foco, é normal? Tenho ceratocone no OD também, o oculista disse que também terei de fazer transplante nele, quando poderei fazer o transplante no OD?

Neuza

Toda cirurgia tem seus riscos... Mas a maior chance é de ela ter uma boa recuperaçao
Ficar cego é muito muito raro
nao deixe seu nervosismo passar para ela
mantenha o otimismo

Ao anonimo do dia 21

Quem tem que te liberar para essas atividades é o medico que te operou, nao eu.

Rejane

Uma gravidez no momento nao seria bom...
COntrole primeiro sua infecçaõ e converse com seu medico sobre esse seu desejo de engravidar

doutor o senhor respondeu minha peergunta e assim fiquei muito mais tranquila que bom que tem uma pessoa como o senhor para esclarecer nossas duvidas sobre a cirugia de transplante de cornea que deus abencoe você sempre um abraço...neuza

Dr meu nome é Carlos tenhu 17 anos fiz Transplante no olho direito a 2 ano e vejo td embaçado so com as lentes de contato rigida minha vista fica boa, e eu ja tirei tds os pontos, eu queria saber se tem outro jeito de melhorar sem ser as lentes?... e tenhu outra pergunta tbm fiz Transplante no olho esquerdo tbm faz 1 mês e 15 dias queria saber se eu posso voltar a academia e fazer esforço fisico, nd q tenha contato com o olho ou possa ter, Obg

Carlos

Para melhorar sua visão sem oculos só fazendo algum tipo de cirurgia

Quanto a poder fazer exercicios ou não, quem tem que decidir isso é o médico que te operou

obd.. Dr eu queria saber tbm se é normal senti dores no olho transplantado, e igual e disse para o senhor faz 1 mês e 15 dias q eu fiz o transplante e tem momentos q eu sinto os ponto mto arde q eu nem consigo olhar para frente tenhu bastante sensibilidade ao sol isso é normal dr?

Olá Dr

Gostaria de tirar algumas duvidas
1- A partir de qto tempo +ou- apos o transplante, começa a desaparecer esse embaçado q fica na visao ?
2- Qts dias após a cirurgia sao considerados mais criticos em relaçao ao trasnplante? o primeiro mes , os 3 primeiros ?
3- Com relaçao a atividades fisicas, geralmente qual o tempo indicado para de fazer atividades pesadas como musculaçao, e para atividades mais leves , cooper, dança ?
4- Piscina , Mar , existe alguma restriçao pra ter contato com essas coisas ?

Obrigado desde já

Carlos

pode ser normal sim. Mas relate esses sintomas para o seu medico pois talvez ele precise aumentar a dose de algum colirio

Yuri

1 - Varia muito de pessoa para pessoa, de cirurgia para cirurgia. Depende tambem da causa do embaçado. Dificil responder
2 - O 1o mes é mais critico, depois os 3 meses, depois o 1o ano...enfim, quanto mais precoce mais critico
3 - Eu costumo avaliar caso a caso, mais exercicios mais intensos só libero depois de 4 a 6 meses
4 - Sim, no começo nao é legal ir a praia e piscina

dr o Senhor sabe me dizer quanto tempo dura uma lente rigida? pq eu uso a minha a 8 meses e tem hora q irrita bastante é normal? ou ela ja esta ficando velha? Obg

Carlos

A lente rígida pode durar de 1 até varios anos...varia de acordo com o tempo de uso por dia, com o cuidado, com a mudança de grau etc...

Vale a pena voce voltar no local aonde fez a lente para ver se ela está com algum problema

Boa noite, Dr.

Tem ceratocone, e esta semana recebi a noticía de fazer o transplante, tem algumas medidas que já posso ir tomando uso lentes rigídas. Estou com várias dúvidas pq ainda meu Dr. não me passou muita coisa. Do decorrer vou perguntando.
Sou de Jundiai, a cirurgia vai ser em Sorocaba?
obrigado,
Tiago Moraes

tiago

Nao entendi quais sao as suas perguntas...
Voce quer saber se a cirurgia vai ser em Sorocaba??? Nao sei... Quem sabe é voce e o seu médico.

Por favor, faça suas perguntas de forma mais clara

Dr se caso eu começe a faze musculação sem esperar o tempo certo, oq de pior pode acontecer? e o Sr ja teve algum caso parecido com o da pessoa faze exercicio fisico e algo da errado? eu so queria sabe se isso e tão sério e arriscado? Obg

Dr. Renato,
Meu filho, 15 anos, fez o transplante de cornea, por causa do ceratocone em fev. deste ano, não tirou nenhum ponto ate agora, mas parece que está tudo bem, o problema é que depois de suspenderem o colirio predifort, a alergia do olho(que foi responsável pelo ceratocone) voltou, minha dúvida é se isto pode prejudicar o transplante, o tratamento indicado, foi agua gelada e os colírios lubrificantes, tem dias que o olho está perfeito, no outro já fica vermelho, sai uma pequena secreção, e coça muito.

Carlos

Com o esforço da musculaçao, voce pode arrebentar um ponto, ter vazamento do liquido que preenche a camara anterior do olho e por tudo a perder.
Só isso...
acha pouco? Eu acho que não...

Druziana

isso não é bom e pode sim atrapalhar o transplante.
Ele pode usar algum colirio antialergico (existem pelo menos 3 no mercado) e em ultimo caso o predfort (mas não é a melhor opçao).
Melhor mesmo um colirio aintialergico

DR eu fiz transplante no olho E. a 2 meses e ate agora não melhoro a visao ainda vejo td embaçado, isso é normal? a vista so começa melhorar depois q começa tira os pontos?

obg

Doutor, Bom Dia.
Tenho 17 Anos, Fiz Meu Transplante no dia 23 de Outubro, Graças ao meu bom Deus, minha Médica é excelente, e tenho um retorno dia 21/12... Mas há uns 2 dias, sinto como se tivesse um grão de areia dentro do meu olho, não sinto dores alguma, só mesmo um incomodo, Devo me preocupar com os pontos? Estou usando o MAXIDEX e um Lubrificante SYSTANE UL. Bom, Desde já agradço a boa vontade nas respostas. Um Bração, Fique com Deus. - Luiz Henrique, São José dos Campos - SP.

Carlos

geralmente a visao só começa a melhorar mesmo depois de tirar os pontos, portanto nao se estresse. Se a cornea estiver transparente está otimo

Luiz

Isso pode ser só um ressecamento normal mas é possivel que algum ponto esteja frouxo ou tenha arrebentado.
Portanto, se nao melhorar, nao aguarde a proxima consulta e volte antes na sua medica

Dr. Renato,

Meu filho nasceu com glaucoma no olho direito. Com 5 meses fez a cirurgia. Após a cirurgia, notamos que no centro da córnea ficou uma nevoa (embaçado) mas só nesse ponto. Nós tentamos obter informações sobre isso com o corpo cirurgico porém não há respostas muito objetiva sob o que pode ser. Apenas uma resposta de que isso não sai. Isso é algo que danificará a visão do meu filho ou algo que se resolve? Se o senhor atender em SP, nos informe pelo mail fernando@barchi.com.br

Atenciosamente,
Fernando

Fernando

Essa mancha na cornea pode sim atrapalhar a visao do seu filho, dependendo da localizaçao e do tamanho da lesão.
Ela é decorrente provavelmente do proprio glaucoma congenito.
Eu nao atendo em São Paulo mas ai tem otimos colegas que posso indicar:
- Dra. Maria Emilia Xavier
- Dra. Denise de freitas
- Dr. Lauro Oliveira
- Dr. Sergio Felberg

ROGER WILLian

dr.renato apos o translante de cornea o q nao devo estar fazendo e o estou liberado a fazer como ex--- mexer em pc,passear etc.... para obter uma recuperaçao rapida e 100%

Roger

o que voce nao pode fazer é pegar peso, fazer esforço fisico (musculaçao por ex), nadar na praia ou piscina, coçar os olhos etc...
O restante está liberado, inclusive mexes no comuptador, ver TV, sair na rua etc...

Ola Doutor

Estou ciente de nao poder fazer esforço fisico logo apos o transplante , mas gostaria de saber mais espedificamente sobre isso , com relaçao a peso , sei q nao posso pegar , mas no caso por exemplo de cooper, abdominal livre , ou mesmo sexo , eh permitido fazer ? ou apenas o periodo de espera msm ?

Yuri

seu médico deve te passar isso. É ele quem libera ou proibe. Se eu digo que voce pode e diz que não voce deve seguir a recomendaçao dele.
Em principio, nos primeiros 7 a 15 dias deve-se evitar qualquer esforço (ccoper, sexo etc...)
Depois com o olho cicatrizando é possivel voltar a fazer atividades fisicas maiores...

Bom dia Doutor Renato, minha Mãe tem Uveíte e glaucoma. Já fez uma cirurgia para implantar membrana para proteção do olho e esta criou uma bolha opaca. Agora, em recente consulta em Porto Alegre, a membrana apresenta uma ruptura e com perfuração da córnea. Há uma indicação para transplante de córnea e que me preocupa, pois o órgão está muito sensível e não acredito que seja uma solução duradoura. O que mais poderia ser cogitado no caso dela.
Obrigado pela disponibilidade.
João Pedro

Boa tarde doutor,

Fiz transplante de córnea a 1 mes e 6dias e de acordo com meu medico no ultimo retorno está tudo bem, os pontos estão ótimos, e a córnea está plana me permitindo uma ótima visão já neste pouco tempo. Bom, gostaria de saber se há alguma restrição quanto a bebida alcoólica (estou utilizando colirios: pred fort e fresh tears e o epitegel para dormir)e sobre relação sexual e se positivo por mais quanto tempo seria ideal o repouso?
Desde já agradeço a disponibilidade...
abçs

Giselle

Já nao há restriçao quanto a essas questoes que voce perguntou. Mas com parcimonia...
Apenas nao fazer grandes esforços fisicos e nao deixar de pingar os coliriso

Joao Pedro

Na verdade o transplante é a melhor soluçao para o caso da sua mãe. Nao há outra opçao mais definitiva ou segura

Doutor, meu nome é Marcelo, fiz transplante a quatro anos e cirurgia refrativa a 2 meses. Hoje acordei com o olho direito muito vermelho, porém sem dor e sem secreção, enxergo normal, eu acho que não é conjutivite, será princípio de rejeição? até o momento continua bem vermelho.

Marcelo

A rejeição ocorre com 3 sintomas: vermelhidão + dor + baixa de visão
Mas no inicio do quadro o primeiro sintoma pode ser só vermelhidao
Na dúvida, vá ao seu oftalmologista

Dr. Renato, meu nome é Alessandro e tenho ceratocone. Fiz dois transplantes no mesmo OD. Tive que fazer o segundo,pois após 1 ano de cirurgia a minha cornea trabalhou (deslocou) e fiquei com altíssimo grau de astigmatismo. Agora fiz novamente e a visão está boa, porém acredito que pode ficar muito melhor, porque quando frexiciono meu olho a visão melhora muito. O que pode ser isso? Ainda não tirei os pontos (faz 3 meses q operei). Isso pode ser ajustado com a tirada dos pontos? Tenho mais uma dúvida, é possível mesmo o uso de LASIK no olho pós transplantado? Aguardo seus comentário e parabéns pelo Forum.

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá, me chamo Rúbens, fiz o transplante de cornea ha 3 semanas, nas duas primeiras semanas o medico me receitou o colirio Zypred, quando fui ao consultório ele suspendeu e passou Flutinol, só que percebi que com esse novo colirio o meu olho ficou mais sensivel a luz,comparado com a segunda semana. É normal?
E na questao alimentar, há alguma restrição quanto a isso?
Obrigado!

Alessandro

ainda deve ter ficado algum tipo de grau e isso pode melhorar depois que tirar os pontos
É possivel sim a cirurgia refrativa após o transplante mas isso leva tempo

Rubens

Nao há restriçao alimentar
Comunique ao seu médico essa mudança de sintomas ao trocar os colirios. Pode ser que ele prefira usar um colirio mais forte que o flutinol

gostaria de saber setem como saber quem recebeu as cornias de minha irma que nos doamos foi aqui no hran em brasilia.obrigada

Adriana

Acho que nao tem como saber isso nao
talvez indo no banco de olhos desse hospital

meu nome e fracisco de assis ; passei pelo um trasplante de cornia a4meses trabalho com fibra de vidro e risina e catalisado trabalho fabricado picina queria sabe quando eu vouta a trabalhar se com um tempo poderei te proplemas com o trasplante?

Francisco

Isso depende da sua recuperaçao
Mas só o médico que te operou e te examina regularmente pode te liberar para essas atividades

Dr. o cone do ceratocone em si faz parte do olho ao todo ou apenas a cornea? caso for a cornea em um transplante o cone é retirado e é posto uma cornea plana certo? se for isso porque algumas pessoas nao conseguem atingir uma boa acuidade visual? e as vezes ate ter que voltar a usar lentes de contato pós tranplante que são mais caras que as RPG usadas anteriormente?
tenho 19anos e tenho essa duvida, meu ceratocone ta muito avançado e provavelmente terei que fazer um transplante em seguida.

Dr. Renato, Meu nome é Giseli e necessito fazer um transplante de cornea OE. tenho resistido muito ha algum tempo por causa da anestesia geral. Tnha mais receio da anestesia em si do que da propria cirurgia. Fiquei sabendo recentemente da cirurgia a laser, cujo procedimento exclui o uso de anestesia geral. Nõa sei onde procurar e se os beneficios sao maiore do que a cirurgia convencional. Poderia me ajudar com essas informações?
Grata Giseli

Ricardo

Sim, voce está certo, o cone é restrito a córnea
Só que o transplante nem sempre deixa a cornea numa curvatura ideal. Existem os pontos dados, a interface entre a cornea doada e a cornea do paciente (ela não é retirada toda apenas a area central)e outros fatores que interferem na forma da cornea depois do transplante
Por isso as vezes é preciso usar oculos ou lentes de contato

Giseli

Mesmo o transplante normal, sem ser a laser pode ser feito com anestesia local.
O transplante a laser tem beneficios em facilitar a cicatrizaçao e diminuir o astigmatismo no pos operatorio mas ainda é um procedimento caro e feito em poucos lugares

Dr Renato fiz transplante de córnea no olho esquerdo em março de 2009 e tudo estava transcorrendo normalmente, pois meu oftalmo retirava os pontos com parcimônia e quando necessário, porém ele foi embora e perdi totalmente o contato, e a nova oftalmologista disse que para 11 meses de transplante, eu deveria ter retirado mais pontos, pois havia só retirado 5 e por isso ela resolveu retirar 6 pontos de uma única vez e ao retirá-los, a partir do 4º ponto, senti muita dor, um dos pontos vazou nesse momento e fui submetida a uma microcirurgia de urgência na época. Fiquei assustada, minha visão diminuiu muito e passei a ver apenas vultos. Decidi então mudar de oftalmologista depois desse incidente e o mesmo disse que a minha córnea estava toda irregular e que ela deveria ser ressuturada. Fiz a ressutura em abril de 2010 e até hoje retirei 3 pontos que estavam frouxos. Sinto que minha visão está melhorando aos poucos. Nessa ressutura ele teve que dar 25 pontos para regularizar a minha córnea que estava toda irregular. Gostaria de saber se os pontos só devem ser retirados quando estão frouxos e se minha córnea estava irregular devido a retirada de pontos não cicatrizados. O que será que aconteceu? Ah, também gostaria de saber se após 9 meses de ressutura, posso fazer abdominal, perguntei a meu médico e ele disse que a abdominal aumenta a pressão ocular e que pode prejudicar minha cirurgia, mas que muitos dizem poder fazer e se eu fizer que seja moderadamente, mas que é bom evitar, ele liberou atividades aeróbicas, como esteira, bicicleta e eliption.
Grata, Fabíola.

Dr fiz Transplante no OE a 4 meses fui na medica , tava encomodando bastante ela disse q tem um ponto inflamado, e ela passo bastante colorio anti inflamatorio, o Dr sabe me dize pq pode te acontecido isso do ponto inflamar? sera q pode ser a academia eu ta fazendo bastante esforço? Obg

Fabiola

Os pontos só devem ser retirados se estiverem frouxos ou se a córnea estiver irregular
Talvez essa outra medica tenha se precipitado
Quanto aos abdominais, acho que voce deve evitar nesse momento

Carlos

Dificil dizer pq inflamou. Acho que nao deve ter tido relaçao com a academia nao. Mas vc deve evitar alguns tipos de exercicio (os que aumentam a pressao interna, fazem um movimento de valsalva, pergunte ao seu professor de educação fisica)
As vezes inflama sem motivo aparente

Dr Fiz um transplante a 16 dias, tenho restrições quanto a bebida alcolica?

Boa Tarde Doutor. O meu esposo sofreu um acidente automobilístico a 11 anos e teve ambos os olhos atingidos passando por algumas cirúrgias na época. No laudo mais recente que tenho de abril de 2010 o médico fala sobre a perfuração ocular no olho direito com visão monocular no olho esquerdo, fotofobia intensa devido as lesões corneanas. Leucoma e aniridia no olho direito do qual ele não encherga, e leucoma periférico no olho esquerdo e irregularidade corneana, do qual ele consegue ter uma consideravel visão com o auxilio de lentes de contato. Ocorre que as únicas lentes que corrigem a visão dele são as rígidas,que ele usa até então, porém essa lente está machucando o olho dele cada dia mais, e chega a provocar ulceração, ele já tentou fazer óculos várias vezes mas não resolveu, e agora já não consegue mais usar a lente por muito tempo, na metado do dia ele já tem que tirar, pois machuca bastante. Gostaria se saber, se nesse caso dele haveria a possibilidade de fazer o transplante de córnea, e a probabilidade dele dar certo.
Obrigada! Ana Paula

Boa tarde Doutor , gostaria de tirar algumas duvidas, fiz meu transplante a quase 90 dias e tenho 3 duvidas

1- Ja posso voltar a fazer atividades aerobicas, correr, bicicleta etc.. ?

2- Dormir do lado do olho onde foi feito a cirurgia ? gostaria de saber aki se o problema eh o fato de dormir ou o perigo de bater o olho , de rolar etc.. pq eu durmo praticamente imovel, do jeito q durmo eu acordo

3- por qto tempo geralmente os colirios sao mantidos , eu ainda utilizo o predfort e o fresh tears

obg pela ajuda

Yuri

1 - Em relaçao aos exercicios quem tem que te liberar é o seu medico. A principio nao vejo problema em correr, pedalar etc.. mas é ele quem tem que liberar
2 - pode dormir pra qualquer lado agora
3 - Os colirios duram até 6 meses, depende de cada caso

Glauce

A bebida alcoolica pode diminuir a sua resistencia a infecçoes

Ana Paula

Seu marido pode sim fazer o transplante
Mas a chance de dar certo só pode ser avaliado com alguns exames.
Com essa avaliaçao é que temos que pesar o risco/beneficio dessa cirurgia

Boa noite Dr.
Obrigada por me responder. Mas gostaria de saber se o senhor poderia me indicar as melhores clínicas que fazem esse tipo de procedimento, para que possamos correr atrás e ver o que pode ser feito.

Olá, Dr Renato, fiz o transplante a dois anos, e a quatro meses tive inicio de rejeição, usei ciclosporina 2%, predinisona 1% e via oral tbem,deu um bom resultado, mas ainda tem pontos no olho, e cada vez q um dels estao soltos, meu olho doi, incha, doi todo o globo ocular, gostaria de saber porq não dá pra tirar todos os pontos de uma vez só. Obrigado, Angela - PR

fiz transplante de cornea . quanto tempo tenhu q ficar sem bebida alcoolica.. gosto de bebe umas cerveginhas..haha. obrigado. diego

Angela

Com 2 anos já dá para tirar todos os pontos sim. Eu costumo tomar essa medida mas alguns medicos fazem diferente

Diego

Umas cervejinhas voce pode tomar depois de uns 20 a 30 dias. Mas pergunte ao seu medico

diego
doutor estou com 24 dias de cirurgia(transplante de cornea lamelar)
meu medico me disse hoje q estou com visao0.2. o que significa isso? esta bom ao seu ver?
abraço

Diego

signfica que voce está com 20% da visao
isso é bom para pouco tempo da cirurgia

tive acanthamoeba ha 7 anos no dia 02-03-2011 realizei um transplante de cornea com um vaso calterizado querro saber quai o gral de rejeisao

Danielle

No sei o q vc quis dizer com grau de rejeição

O risco de rejeiçao no seu caso só dá p dizer te examinando

Doutor Renato fiz transplante de cornea no od ha 2 anos e 7 meses,no oe ha 9 meses.Quanto tempo depois em media pode fazer cirurgia para corrigir a miopia,astigmatismo?Paulinha

kbçao
fiz cirurgia transplante de cornea lamelar ha 36 dias. sinto muita sensibilidade ao sol. isso e normal? quanto tempo pode durar essa sensibilidade?

Paulinha

Eu nem gosto de fazer a cirurgia a laser para miopia depois de um transplante
Mas de qq modo, não há um prazo definido. eu esperaria pelo menos 1 ano ou até a retirada de todos os pontos

Diego

Isso é normal sim
Kbçao?????? o que é isso? A quem se refere ?

Dr Renato fiz Transplante de córnea a 5 meses e já tirei 3 pontos,e dês de ontem de manha q meu olho ta doendo, conforme eu pisco sinto os PONTOS forte parece umas agulhada..
oq devo fase DR? ligar para minha medica e adianta minha consulta?
OBG por enquanto

Carlos

Sim, vc deve fazer isso. Pode ser q tenha algum ponto solto ou frouxo e ai ela precisa tirar

BOM DIA DOUTOR...
MEU NOME É BARBARA, GOSTARIA DE SABER SE LOGO APOS A CIRURGIA DE TRANSPLANTE DE CORNEAS, O PACIENTE É LIBERADO PARA IR PARA CASA, POIS VOU FAZER A CIRURGIA NO OD EM SOROCABA SP, E MORO EM DIAMANTINA MG, SAO MAIS DE 18 HORAS DE VIAGEM.E GERALMENTE QUANTOS DIAS DE ATESTADO SAO DADOS APOS A CIRURGIA, POIS TRABALHO EM UMA CLINICA MEDICA COMO SECRETARIA.
DESDE JA AGRADEÇO E FICO NO AGUARDO PELA RESPOSTA.

Obg Doutor fui na Minha medica e tinha um ponto solto.
obs Dr minha vista tava meio que boa tinha dado uma clariada depois q ela tirou os primeiros ponto agora tirei mais 3 e a vista imbaço tudo dinovo é normal DR deu ate uma desanimada agora..
Obrigado por enquanto
ass Carlos

Boa noite Doutor

Tenho visita marcada para o dia 22 em sorocaba, e minha maior duvida para essa consulta eh com relaçao a academia e a musculaçao, andei pesquisando bastante e lendo bastante na internet sobre a pressao intra ocular e o efeito que a musculaçao causa sobre ela, achei uma tese muito interessante sobre isso, e oque pude observar na tese era de que a musculaçao em si nao aumenta a Pressao interna , salvo a manobra de valsalva e que por isso seria seguro fazer musculação mesmo após o transplante de cornea, antes de falar com meu medico , gostaria de saber a opniao e a posiçao do Doutor sobre isso

Se houver interesse, esse é o link da Tese

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:i17cBJGJJgkJ:boletimef.org/biblioteca/2821/tese/Exercicios-resistidos-e-pressao-intraocular.pdf+academia+exercicios+que+nao+aumenta+pressao+ocular&hl=pt-BR

att.. Yuri

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 308   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário