Recent Posts

terça-feira, 25 de maio de 2010

Terçol, Hórdeolo e Calázio

Terçol (também conhecido como tersol, treçol ou terçolho ou treçolho ou viúvo ou belezinha) é uma inflamação das glândulas que produzem uma secreção gordurosa e que existem na pálpebra perto das raízes dos cílios. Cientificamente o terçol é chamado de hordéolo. Quando essa inflamação é mais profunda vira um calázio, que é maior e menos doloroso e que, ao contrário do hordéolo, muitas vezes precisa de tratamento cirúrgico.
Em termos mais científicos, o hordéolo afeta as glândulas de Zeiss e Mol enquanto o calázio atinge as glândulas de Meibomius.
Os hordéolos e calázios não afetam a visão mas causam muito incomodo, dor e vermelhidão no local. Com algumas medidas eles somem em menos de 1 semana mas as vezes podem precisar de cirurgia.



Causas do Terçol

O terçol ocorre porque as glândulas estão produzindo erradamente sua secreção gordurosa ou porque uma bactéria (geralmente um estafilococos) infectou essas glândulas. Muitas vezes ocorrem as duas coisas juntas.

O terçol pode ser decorrente de blefarite que é uma inflamação da pálpebra com acúmulo de secreção gordurosa nos cílios, parecendo uma caspa.
Adolescentes estão mais sujeitos a ter hordéolos e calázios devido a variação hormonal que influencia na produção de gordura. É o mesmo processo que faz com que os adolescentes tenham mais espinhas (acnes).

Sintomas do terçol

Os sintomas do hordéolo (terçol) são: Inchaço das pálpebras, uma pequena elevação no local (“caroço”), coceira, vermelhidão, dor ao mexer na pálpebra ou ao piscar, sensibilidade a luz e pouca secreção.


Terçol pega?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, terçol não é contagioso. Não há necessidade da pessoa com terçol ficar em casa ou evitar contato com outras pessoas.

Tratamento do Terçol e do Calázio

O tratamento é simples e consiste em:
Higiene palpebral: Lavar bem o olho afetado, não deixando acumular secreção.
Calor local: Com uma gaze ou um chumaço de algodão aplicar calor local (morno e não quente) sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.
Muitas vezes isso é suficiente para que a lesão desapareça em 1 semana.
Às vezes é necessário usar colírios ou pomadas oculares que contenham antibióticos e antiinflamatórios mas isso só deve ser usado seguindo recomendação médica.
Quando a pessoa também apresenta blefarite, precisa fazer o tratamento específico para a blefarite pois pode aumentar a chance de ter outros hordéolos.
Algumas pessoas, espcialmente idosos e adolescentes podem apresentar hordéolos ou calázios de repetição. Quando isso ocorre é preciso usar antibiótico por via oral (comprimidos) por um tempo prolongado.

Cirurgia para terçol

Quando a lesão fica crônica e não resolve com o tratamento clinico é preciso fazer uma drenagem cirúrgica. É uma cirurgia rápida e simples, feita com anestesia local.
Após a anestesia é feito uma incisão no local da lesão e o conteúdo do abscesso é drenado. Essa incisão quando é feita pela parte de dentro da pálpbra não precisa de sutura (ponto) mas quando é feita pela pele, o médico precisa dar 1 ou 2 pontos.
O pós operatório é bem tranqüilo e em poucos dias nem dá para perceber mais nenhuma alteração.
Às vezes a lesão pode voltar e necessitar de novo tratamento.

Mitos populares sobre o Terçol

  • Muitas pessoas recomendam esquentar aliança e aplicar no local. Como explicado acima o calor local é a base para o tratamento. Mas usar aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas fazem um efeito melhor.

  • Já explicado acima, terçol não pega. Não precisa faltar a escola ou ao trablaho só porque está com terçol.

  • E a maior crendice de todas: Contrariar desejo de mulher grávida NÃO causa terçol
O CID 10 (código internacional de doenças) para hórdeolo é H00.0 e para calázio é H00.1


Outros tópicos que podem ser de seu interesse:

- Para saber como tratar a Blefarite, leia esse texto:
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/blefarite-como-tratar.html
- Lentes de Contato: Tipos, cuidados e dicas para uso correto
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.html
- Cirurgia Refrativa:
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/apos-falarmos-de-oculos-e-lentes-de.html

276 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 276   Recentes›   Mais recentes»

o meu concerteza é o calazio, ja operei uma vez e ele voltou, e não sara, ja faz 4 meses q estou com ele, sera que essas pomadas, comprenssas com um pano quente, essas coisas ainda pode curar o meu tersol ou só operação msm?? Por favor me ajuda!

Com esse tempo de 4 meses, voce pode ate tentar o tratamento clinico (compressa, massagem e pomada) mas provavelmente vai precisar da cirurgia.
Boa Sorte

muito obrigado dr Renato pela ajuda, ja estou mais uma ves a caminho de um oftologista, aushuah.. Ja tentei de td desses tratamentos clinicos ai.. Mas depois que eu fazer a cirurgia é bom tomar antibiticos por um tempo? isso vai ajuda eu previnir para que ele não volte de novo?

Boa noite Dr.Renato
Aparecem-me muitas vezes alguns terçois principalmente no olho esquerdo,já fiz uma cirurgia a um nesse olho a poucos anos, só que continuam a nascer,faço pensos com agua morna e coloco-lhe o MEOCIL em pomada,gostaria de saber se existe algum medicamento mais eficaz.
Agradecido
Valdemar Pinto

Olá Doutor.
A minha filha tem 1 ano e 3 meses, e esta com vários teiçois. Já vai fazer 3 meses, já fui a 3 oftalmos diferentes e todos dizem a mesma coisa, compressa (que é bem dificil de fazer pqq ela não fica quieta) e pomada nepodex, que não melhorou em nada até hj. Já não sei mais o que faço. É normal demorar tanto assim???
Agradeço desde já.
Luciana

Luciana,
A idade da sua filha limita que a gente use medicaçoes mais fortes, pelos possiveis efeitos colaterais.
É importante ver com o pediatra se ela está com a imunidade baixa ou alguma coisa que favoreça essas infecções repetidas.
Se nao tiver incomodando muito ela, nao faça nada além disso (as vezes o problema incomoda mais a mãe do que à criança!)
Boa sorte

Obrigada pela dica doutor, Vou conversar com a pediatra o mais rápido possível. E hj estou voltando ao oftalmo, pois um teirçol amanheceu roxo e me deixou mais preocupada ainda.
Obrigada
Luciana

Se o terçol naum icomodar, e naum foi ainda tratado com colirios ha necessidade de cirurgia?

Ao anonimo acima:
Se o terçol não estiver incomodando e nao tiver aumentando, NAO precisa operar não.

ola doutor desde o carnaval apareram 2 tercois na vista direita neste mes fui ao oftalmo e ela me disse que era calázio dias dpois apareceu a mesma coisa na vista esquerda estou usando biamotil d colirio e pomada mas nao vejo melhora.
sera preciso algum processo cirurgico?

Ola doutor, obrigada pela explição mas o meu calazio é o setimo que tenho em alguns meses, não aguento mais o desconforto, a dor e o constrangimento q eles causam...não existe prevençaoles para que eles não voltem!!sinceramente quando sintomo o incomodo nos olhos e vejo q esta voltando sinto vontade de chorar pode me dar alguma dica!
karla nietto

Karla

Lave os olhos por fora com shampoo neutro infantil (no texto sobre blefarite tem uma explicação melhor, leia lá) e consuma alimentos ricos em Omega 3 (peixes e oleo de linhaça).
Essas 2 medidas podem reduzir a formação de novos calázios.
Boa sorte

boa tarde,gostaria de saber se uma bolinha no olho esquerdo na parte superior ,qu ja esta a quase dois meses è terçol ou o que è

Boa tarde ,doutor,estou com uma bolinha de massa no olho esquerdo,na parte superior dos olhos interno,sem dor no local,gostaria de saber o que é isso,pois estou ficando preucupada com isso ,e nao sei do que se trata,o que devo fazer em casa para vê se melhora a principio..

Resposta ao anonimo acima

Possivelmente é um terçol. Mas há uma infinidade de outras doenças que podem ocasionar a mesma alteração. Só um médico examinando poderá saber.
Voce em casa pode tentar compressa morna 2 a 3x ao dia, mas não use nenhum remedio por conta propria e procure um medico assim que possivel

Boa tarde doutor. Eu tenho um filho de 4 anos e ele está com um terçol interno no olhinho. Na verdade já é o sexto terçol interno seguido que sai no olho dele em menos de dois meses e sempre no mesmo olho. Já o levei ao oftalmo e ele só indicou compressas. Mas a minha preocupação é que ele tem um tio e um primo que sempre tiveram terçol, e o primo avançou para blefarite. O que eu devo fazer? Tenho motivos para me preocupar? Obrigada.

É O MEU TBM É TERÇOL TEM TRÊS MESES QUE ESTOU COM O MEU SEM SABER O QUE É E CONVIVENDO COM O DEBOCHE DAS PESSOAS DIZENDO QUE EU ESTOU COM MICUINHO (E/OU) BUNITINHO AQUELA VELHA HISTÓRIA QUE DIZEM POR AI QUE QUANDO UMA PESSOA NEGA ALGUMA COISA A UMA GRAVIDA DA ESSAS BOLINHA NOS OLHOS KKKKKKKKK AGORA SEI O QUE É E VOU TRATAR AINDA BEM QUE EXISTE A INTERNET PRA NOS MOSTRAR A VERDADE DOS FATOS POIS QUE DEPENDE DO SUS PARA ALGUMA COISA TA FERRADO MUITO OBRIGADA...

DOUTOR OESTOU COM ESSAS BOLINHAS NO OLHO DIREITO TEM DUAS INTERNAS EM CIMA E UM EXTERNA EM BAIXO ALI PERTINHO DE ONDE SAI A LAGRIMA MAIS ELAS NÃO DOEM MAIS E A DEBAIXO ESTA COM UMA POTINHA BRANCA QUE TBM NÃO DOI GOSTARIA DE UMA AJUDA PRA SABER QUAL É O PROCEDIMENTO CERTO OBRIGADA...

resposta ao comentario de 12 de agosto de 2010 13:21

Vc deve fazer um tratamento de manutençao, com higiene das palpebras, agua morna etc...
Nao ha motivos para preocupaçao, mas consulte um pediatra para ver se a imunidade do seu filho está boa

resposta ao comentario de 13 de agosto de 2010 17:01

No momento fazer o tratamento clinico: compressa morna, higiene e massagem local

Se nao resolver, procurar um oftalmo para fazer retirada cirurgica

Muito obrigada doutor pela orientação mais se caso eu tiver que fazer a cirurgia terá alguma alteração nas minhas palpebras?

Nao fica nenhuma sequela nao
nao deixa cicatrizes

Dr. Por favor, minha filhinha Isa tem 2 anos e 08 meses, ela não deixa eu fazer compressas,agora só estou usando uma pomadinha. Tenho medo da anestesia geral, e gostaria de saber se há possibilidade do calázio estourar por si só, caso eu dê óleo de linhaça e outros alimentos recomendados. Ensinaram-me a passar vick vapo roup enquanto ela dorme porque estouraria, mas fiquei com medo, o senhor recomenda?

Eu tenho tersol A HORA TODA não sei mas o que fazer :// tipo eu sempre tenho e depois de um tempo sai sozinho mas o meu olho sempre fica inchado não tem jeito! Eu não sei o que fazer cara! Vou ter que ir no médico, não aguento mais as pessoas perguntando "o que tem no seu olho?" =(

Tem alguma coisa que eu possa fazer para nunca mais ter? ou ficar pelo menos vários meses sem ter?

Resposta a mãe da Isa

Nao recomendo usar vick vaporub
O oleo de linhaça pode até impedir o aparecimento de novos terçois mas NAO "estoura" os atuais
sim, ele pode estourar sozinho. Mantenha o tratamento, procure novamente seu medico e aguarde.
Nao precisa operar se nao incomodar

Isa

Sim tem alguns tratamentos para fazer
mas só um medico te examinando poderá te prescrever

Ahhh como eu posso fazer para melhorar meu terçol de uma vez por todas estou com terçol a 6 meses dois terçois estão pequenos mais quero que sare perfeitamente.... como faço para que cicatrize e fique bom logo?????????????????????

Resposta ao comentário acima

Vc tem um terçol há 6 meses e quer uma cura rápida ?! Entao, só operando! procure seu médico e faça a cirurgia

eu tinha ter sol sarou mas agora voltou no mesmo lugar como eu faço?

Repita o mesmo tratamento. Compressa morna, higiene e etc..

se nao melhorar ou se voltar novamente, ai tem q pensar em cirurgia

Eu tenho uma bolinha nos olhos, faz dois anos
ela somil e depois aparece denovo, fica enchado
vermelho mas vem e volta, e doi muito acho que eu
tenho que tira com cirurgia ,pq fica uma pequena bolina vermelha ,mais pequena ai demora um tempo
e volta a enchar ñ aguento mas ñ sei mas oque fazer, vc pode me ajudar ?

tatyana

provavelmente vai ter que operar mesmo

procure um oftalmologista

Doutor estou com 3 bolinhas no olho direito desde maio eu não sei mais o que fazer para ver se cura tenho feito compressas inclusive com chá de camomila mais não esta resolvendo nada elas já não doem mais só coçam acho que vou ter que fazer cirurgia pois estão duras também e se caso eu tiver que fazer a cirurgia a anestesia é local,dói pra fazer a cirurgia? Muito obrigada pelas informações!!!

Felipe

Anestesia local. Cirurgia praticamente indolor. Muito simples

Dr. Renato Bom dia, tenho um calázio no olho direito na parte superior desde abril,(4 meses) é pequeno e as vezes quando acordo quase não percebo, fui ao oftalmologista à três semanas e ele me recomendou as compressas, lavagem do olho com xampu infantil e me receito o colírio VIGADEXA. Quanto tempo deveria esperar esse tratamento já que no decorrer dessas três semanas não senti melhora, mas também não houve nenhuma piora. Seria necessário partir para drenagem cirúrgica ou aguardar uma melhora.
Antecipadamente obrigado.
Zirane

NOSSA, O TERÇOL REALMENTE É INTIMO DE MUITA GENTE AQUI, SOU ADOLESCENTE, NÃO TENHO ESPINHAS, MAIS TENHO TERÇOL, CERCA DE 2 A 3 VEZES A CADA ANO! ELE REALMENTE ME PERTUBA! JA FIZ UMA MINI CIRURGIA E FIQUEI UNS 3 ANOS SEM TER E DEPOIS VOLTOU! ACHO QUE É MELHOR EU IR AO OFTOMOLOGISTA, NÃO É MESMO? POIS, É REALMENTE BEM AMARELINHO TEM APARÊNCIA DE INFLAMAÇÃO COMUM!
OBRIGADA!

Zirane

Respondi sua pergunta no post sobre blefarite, aonde vc colocou a mesma ´pergunta. Veja a reposta lá

oi sofro muito com cálazios...já operei...mais parece q apos a cirurgia as coisas ficaram piores!! nsceram mais...hj estou com 4 cálazios em uma só palpebra!!!....gostaria de saber se e´normal ter tantos assim....e que tipos de exames eu poderia fazer para descobrir as causas desses cálazio!!

obrigada!

Muito obrigado Dr. Renato pela orientação.
Muita Paz, tudo de bom.

Olá Dr. Renato!
Gostaria de saber a diferença clinicamente, aparentemente de hordéolo e calázio.Quando não tem mais jeito o tratamento do hordéolo, se transformando em calázio?

grata

Resposta ao comentario de 15 de setembro

Vc deve fazer uma higiene das palpebras com xampiu neutro infantil (leia o post sobre blefarite), tomar omega 3 e procurar um clinico para saber se está com imunidade baixa.
Se nada disso adiantar, seu oftalmo pode passar um antibiotico comprimido p vc tomar

Nao é normal ter tantos calazios assim

Resposta ao comentario de 16 de setembro

A diferença entre hordeolo e calazio é a glandula q é acometida. Geralmente o hordeolo resolve mais facilmente q o calazio

Dr. Renato boa noite, minha filha tem 4a, e um calazio que a acompanha desde fev2009, ja tentamos fazer a exerese dele, porem nao foi possivel prosseguir, pois na hora H ja com a anestesia geral sendo aplicada ele teve um Bronco Espasmo, e o anestesista teve que interromper o procedimento. Enfim, Gaby continua com o calazio ora inflama, ora diminui, fora a duvida que ficamos com a anestesia.

Eliane

Se o tratamento clinico nao funcionar voce pode tentar injeçao de corticoide. Fale com sua oftalmlo, ela pode fazer essa injeção

BOA NOITE,SOU LIDIA.
BOM MEU COLEGA DE TRABALHO ESTÁ COM UMA BOLINHA NA PALPEBRA, E POR TER TRABALHADO COM OFTALMO SEI QUANDO É CALAZIO OU TERÇOL.PEDI QUE ELE COMPRASSE UMA POMADA,POR FAVOR SE PUDER ME RESPONDER OU CONVERSSAR COMIGO FALAREI O NOME DA POMADA,MEU E MAIL É:lidisribeiro@bol.com.br,OBRIGADA!!!

Lidia

Esse blog nao fornece resposta por email e nem fazemos indicaçoes de remedio para casos individuais. NÃO somos um consultorio virtual.
Mas posso aconselhar fazer compressa morna e evitar automedicação. Procure um profissional habilitado
Obrigado pela visita

Dr. Renato
Parabens pelo site e principalmente pelo conteudo do mesmo.
Estou com um probleminha que me parece ser um calazio, e pesquisando pela rede entrei no seu site.
Definitivamente vou procurar um oftalmo aqui em Florianopolis.
Um abraco,
Vinicius

valeu Vinicius

Esse é objetivo do blog
Divulgue entre seus conhecidos

Abraço

Doutor Renato, boa tarde.

Estou com um pequeno ponto amarelo na pálpebra superior esquerda, está incomodando muito pouco e apareceu hoje de manhã...

ocorre que, uso lentes de contato, caso seja um Terçol, é possível continuar usando as lentes?

Obrigado,

Marcio

Marcio

Voce deve ficar alguns disa sem a lente porque o terçol é contaminado e pode contaminar sua lente e causar um problema maior

Operei o calázio ha 2 meses,porem no lugar dele ficou uma bolinha vermelha,trabalho com tinta e solventes pode ser isso ?
O que eu faço ?

Cesar

nao tem relação com o seu trabalho
Se está te incomodando, volte no médico. Se nao, deixe assim e acompanhe

Nossa Doutor....
Por que o terçol é sempre no olho direito, e usar soro fisiologico gelado no olho? Andei passando a pomada Cilodex é bom DR.?

Flavio

o terçol ocorre nos 2 olhos.
O tratamento é feito com compressa morna. O soro gelado nesse caso nao ajuda.
A pomada está ok

Dr sou de novo,obrigado pela atenção,o que pode ser essa bolinha vermelha q ficou no meu olho apos 2 meses da cirurgia do calázio ,Ela não dói e é ''dura'',devo procurar a oftalmo.

Cesar

é um resquicio do calazio. Nao deve ter saido tudo. Só opere novamente se tiver te incomodando. Senão, deixe ele ai que com o tempo pode sumir

Oi doutor td bem, estou com terçol e acho que vou ter que fazer a cirurgia gostaria de saber se eu vou ter que ficar com o olho muito tempo tampado ou se não é preciso tampar desde já agradeço...

Oi Doutor...apareceu ontem a noite um terçol em meu olho esquerdo na parte superior, ontem passei a noite, esquentando meu dedo e passando em cima, apos isso, esquentei minha aliança de ouro em uma roupa e fiquei pondo, fica mto sensível a regiao, ai parei, hoje ja tentei tudo que me mandaram, esquentei uma colher de pau e botei em cima, esquentei oleo, deixei morno e mergulhei lã de algodão, mas de nada adiantou o olho tá ficando menor e mais vermelho? Devo fazer o que? Continuo fazendo compressas, mas dessa vez só com água morna, ou como faço?Procuro o oftalmo?

Obrigada

abraço, Luana!

Só fica com o olho tampado no dia da cirurgia. pode tirar o curativo algumas horas depois ou no maximo no dia seguinte

Luana

releia o texto do blog e veja que tudo que voce fez nao deve ser feito. Use só compressa morna e procure um medico para ele te passar a medicação adequada

Bom dia!!! Doutor tenho uma filha de 4 anos e ela está com um terçol ou calazio, já nem sei mais!! acho que já tem uns 3 meses e já levei a vários médicos, ela já tomou antibiótico por duas vezes ou seja 10 dias um e depois mais 10 dias outro e tenho usado cilodex e diminuiu mais não sumiu e a compressa é dificil, ela não deixa fazer. Pode demorar tanto tempo assim? será que vai ficar para sempre? estou muito preocupada com minha filha! como pode tanto antibiótico não matar essa maldita bactéria? estou nervosa, aguardo seu contato. pode mandar resposta direto para o meu email? anasgturetta@yahoo.com.br. Obrigada. Fica na paz.

Doutor existe alguma restrição com o terçol no olho? pode pegar sol normalmente?
Obrigado.
Matheus

Ana

O site tem como principio nao dar respostas por email pois nao somos um consultorio virtual
Sua duvida pode ser a de outros

Nesse caso, nao deve ter mais infecçao portanto nao precisa mais usar antibioticos. Fica um resíduo acumulado que muitas vezes só sai com cirurgia.
Consulte um oftalmo

Matheus

Mesmo com terçol voce pode pegar sol. Nao é isso que vai fazer piorar o seu estado

Sou eu de novo,essa bolinha não incomoda,é apenas um problema estético passar Cilodex ajuda ? O que mais posso fazer para me livrar dela ? Compressa ajuda ?

Ola doutor, apareceu uma bolinha meio amarela na regiao superior interior da minha palpebra esquerda, e avermelhou essa regiao. Nao dói mas incomoda. Isso eh terçol ou calazio? Pensei ki tinha aparecido por causa de sujeira, bacteria...E esta inchado faz 2 dias. Eu primeiro fiz compressas de agua fria pra desinchar, mas agora estou fazendo compressas mornas, pq li sobre fazer isso.

O que será que é? e sara logo?

Anonimo

provavelemte um terçol
faça o tratamento e se nao melhorar vá a um médico

Entao o terçol pode ser no INTERIOR da palpebra ? achava que ele só aparecia na parte de fora, nesse contorno do olho...e que se fosse na parte de dentro da palpebra , que seria calazio.
O meu dói muito pouco, esta um circulo inchado do lado de fora e dentro a bolinha amarela...me incomoda essa elevaçao na palpebra..
Mas de qualquer forma posso usar pomada nepodex na ferida, e lavar com agua boricada e compressar mornas?

Ah uma observaçao : o meu terçol está como o da terceira foto do texto sobre o assunto ali em cima. ass: anonimo anterior.

Doutor , preciso de uma ajuda hj faz 2 semanas que estou com um terçol e muitas pessoas dizem ai que é Cilios encravado outros dizem que é calázio , por dentro do olho esta meio amarelado e por fora o caroço esta meio roxado , doi muito e desde de pequena tenho secreções neste olho meu oftalmo me receitou Cilodex mais nem sei se vai melhorar todos dias passo compressa morna mais parece que o caroço só esta aumentando ! SOCORRO !!!! o que é isso ? tem cura ?

Ao anonimo anterior

Sim, pode fazer o tratamento como voce mesmo explicou. Está correto

Ao anonimo

Isso parece ser um calazio
mantenha o tratamento (higiene, compressa morna e a pomada que seu medico passou). E tenha um pouco de paciencia porque nao melhora tão rapido

dr estou com um cilios incravado o queé a melhor coisa a se fazer nesta situação?

Dr. eu estou com hordeolo interior na palpebra , por fora esta um caroço. Eu fui a um clinico geral e ele disse pra eu continuar fazendo compressa quente e usar colirio e pomada maxitrol e antibiotico amoxicilina. Mas meu terçol nao dói soh incomoda. A questao é que vi na net que nao se pode fazer compressa quente qdo eh interior o terçol, "Mas no hordéolo do tipo ulterior (interno da palpebra) NUNCA, muita atenção nisso NUNCAAAAA se deve fazer compressa com agua quente, os hordéolos posteriores não criam pontos de drenagem, logo se você fizer compressa de agua quente, você irá desfazer a gordura acumulada pela inflamação da glandula de meibômio e porquê não tem ponto de drenagem a gordura não terá por onde transpor... das duas uma, ou vc vai infectar toda a extensão da palpebra subordinado causando um eritema palpebral, ou a infecção pode ir pela fluente sanguinea piorando bastante a sua situação! " era isso q estava escrito.Agora estou na duvida, o que me aconselha? paro com as compressas e vou a um oftalmo pra drenagem?

Danielle

Danielle

Essa informaçao de nao fazer compressa morna, NAO tem nenhum fundamento. Pode fazer sim
E nao tem necessidade de usar amoxicilina comprimido
Só precisa do colirio ou da pomada

Tambem achei que fosse desnecessario usar amoxicilina ,mas como ele receitou eu ja estou ha 4 dias fazendo uso. Nao esta mais inchado , mas o carocinho do lado de fora ainda permanece ,e do lado de dentro esta a feridinha amarela ainda.
Vo a um oftalmologista se até quarta nao sumir.Mas tenho medo da drenagem com agulha =/
Obrigada por esclarecer sobre a compressa morna.
Danielle

Ola Dr Renato meu nome é Géllys...
E a mais ou menos um ano tenho tido várias inflamações nas glandulas de meibomio... Já são 10, tenho uma cicatriz na pálpebra esquerda por conta deles...
Eu naun sei se é devido ao calor ou a poeira que eu pego dentro do buss indo para a faculdade...
Meu oftalmologista me indicou fazer um tratamento com um dermatologista, Isotretinoina, o tratamento mais eficaz para acne... Gostaria de saber se o sr já viu casos tratados dessa meneira...
Ele disse que não poderia ficar retirando os nódulos dos meu olhos pois teria ectrópio na velhice, isso é verdade??
Desde já obrigado!

Ola Dr.. meu nome é Rodrigo..
tou com 1 terçol, fiz compressas só q errei no ponto e a água tava quent.. mas continuei mesmo assim..e depois d uns 2 dias despelou a pele inferios d olho onde fiz as compressas.. e agora o q faço p/ evitar esse melequeiro todo tem uma nova pele querend nascer só q as lágrimas dos olhos naum deixam... e fica sempre molhad, cria uma casquinha mas qnd tomo banho molha td... sangra....

Me ajuda por favor....

AGRADECE....
RODRIGO

Cássio!

Ola Dr. Blefarite pode ser causada por alergia?
E se for essa alergia pode causar calázio, pois acho que sou alérgico a poeira e que é isso que vem me causando tantos problemas!
Desde já agradeço...

Gellys

eu nao gosto da isotretiniona porque resseca muito o olho
Acho que voce pode fazer uma higiene rigorosa das palpebras (leia o texto sobre blefarite nesse blog) todos os dias e usar Omega 3 capsulas diariamente

Rodrigo,

procure um dermato e use alguma pomada cicatrizante

Cassio

a blefarite nao é alergica. é por acumulo de secreçao gordurosa nas palpebras

Géllys!

Dr Renato eu já utilizo essa lavagem dos olhos mas não tem adiantado, acho até que ela anda piorando as coisas;
O que eu não consigo entender é que eu jamais tive problemas com terçol na vida...
Eu nunca tinha tido uma infecção, ai do nada vem me ocorrendo essas coisas...
Aos 16 anos minha pele era mais oleosa, estou achando que o vento mais a poeira tem feito isso comigo, o que o Sr acha?

É Verdade que se eu ficar curetando vários calázios terei olho seco?
Ou ectrópio devido as cirurgias?

Dr Renato quando um terçol ou calazio estoura pra dentro do outro e fica uma secreção quase constante a única coisa a se fazer é apenas fica limpando?

Géllys

Acho que pode estar ajudando sim, mas o problema é principalmente do funcionamento das glandulas de gordura que ficam na palpebra
Nisso, o Omega 3 pode ajudar

Anonimo

Sim, as varias cirurgias de curetagem podem causar um ressecamento e ectropio tambem

Yakusa

Fazer o tratamento que está escrito no texto (compressas, higiene etc) e as vezes usar alguma pomada ou colirio
Para isso, voce deve visitar um oftalmologista

Géllys...
Dr Renato, eu convesei com dois médicos oftalmologistas.
1 disse que o meu calázio da pálpbra esquerda pode ser retirado.Mas que os outros eu precisava pocurar um blefaocirurgião.
Já o segundo disse que só podia operar o da esquerda tbm, e que os outros que eu tenho na parte inferior dos olhos ( são durinhos) não podem ser retirados, ao meu ver esses durinhos se assemelham aos cravos que a gent possui na pele né? Entaun creio que possa sim ser retirado :/
Tem um que não saiu totalmente do lado esquerdo, ficou uma pele meio duinha emcima de onde ele estava e viando a pálpebra se nota um acumulo ainda, será que posso fazer a cirurgia deste?


Estou entrando em depressão já, o do lado esquerdo infeccionou novamente, o mesmo que me deixou uma cicatriz :/

Se eu fizer compressa morna no meu hordeolo interior, ai vo facilitar a vaso dilataçao , porem ao desfazer a gordura ou pus acumulada, ela vai pra onde? vai misturar no sangue?

Ja que meu ordeolo interno nao tem ponto de drenagem, soh tem uma pontinha amarela, mas nem da pra furar, e o contorno vermelho ( isso no interior da palpebra.) e o pelote do lado de fora.

Posso fazer compressa mesmo ou deveria furar com agulha no oftalmo? Ja estou usando colirio faz 2 semanas e tb usei antibiotico. Mas nao sumiu.

Diego

Gellys

Dificil dizer...pelo que voce descreve talvez nao seja só um terçol comum.
Opere essa da esquerda que os 2 médicos sugeriram e espere um pouco para ver como os outros vao evoluir

Diego

quer um conselho? Procure um oftalmo e faça a retirada cirurgica

Dr Renato,

Há quase um ano atras fiz uma cirugia no olho esquerdo de calazio, e desde entao as bolinhas nunca mais sumiram. Já fui em vários oftalmologistas e tudo que fazem é receitar pomadas, colirios e compressas. Estou há quase um ano sem saber o que é maquiagem nos olhos, isso me deixa muito pra baixo. Esses dias fui em um alergista e nada resolveu. Depois no infectologista e minha imunidade está ótima, não sei mais o que fazer, tenho um oftalmologista marcado pra essa semana, mas o que o senhor sugeria? Lembrando que tenho a pele bastante oleosa e isso começou a aparecer sempre logo apó o uso continuo de anticoncepcional. Ah e uma vez um olftamo me receitou tetraciclina, até que estava melhorando, mas com quize dias de uso do remedio, meu rosto encheu de bolinhas, entao eu parei de tomar.

Isabella

Depois disso tudo só posso sugerir usar omega 3 e doxiciclina (que é um primo mais leve da tetraciclina).

Mas quem pode me receitar isso? Um oftalmologista ou dermatologista?

Obrigada!

Ah Doutor... esse Omega 3 são capsulas de linhaça? Se for eu também já tomei durante 3 meses. O nome era Flaxseed Oil. O que eu vi que resolvia mesmo era só o tetraciclina.

Gustavo - Doutor estou com o segundo terçol em 2 semanas e parece que está surgindo outro ao lado do que estou tratando , isso é normal?

Isabela

Um oftalmo pode receitar
Mesmo voce ja tendo usado o omega 3 eu continuaria com ele e usaria por um longo tempo
A doxiciclina substitui a tetraciclina

Gustavo

Pode ser normal sim. Faça a higiene descrita nesse texto (e no post sobre blefarite) com regularidade para evitar aparecer novos

Dr Renato,

Tenho um calázio a anos, não incomoda fisicamente, mas estéticamente não aguento mais. Já fui em 3 oftalmos e nenhum deles faz a cirurgia, o último disse que não pode fazer porque estámuito próximo do canal da lágrima, porém vi que pode ser feito pelo lado de fora.

Sabe me recomendar o que posso fazer? Quem devo procurar e etc.

Obrigado.

Garcia

Voce tem que procurar um oftalmo que faça essa cirurgia. Os oftalmos que nao operam devem ter alguem para indicar na sua cidade

Doutor eu vi um video de cirurgia de calazio , e fiquei com medo de operar. Sei que sao minimos os riscos, mas eu etou com um terçol a 3 semanas que nao sarou co colirio nem amoxicilina então soh me resta operar. Ele é interno.

Após operar eu fico com olho enfaixado? e leva quantos dia pra ficar normal, desinchado?

E dói? a anestesia é local?

Bruna

Bruna

Anestesia local, cirurgia rapida, 1 dia de curativo, 7 a 10 dias de vermelhidao
Nada demais, cirurgia simples

Oi doutor td bem estou com três bolinhas nos olhos fui ao oftalmo e vou ter que fazer a cirurgia mais em 1 de minhas bolinhas deu a pontinha branca novamente só que por dentro então resolvi voltar com as compressas para ver se estoro ou desincha mais parece que almentou e não em nem pontinha branca mais por dentro só esta aquela bolinha arredondada e amarelada que certamente é pús devo continuar com as compressas ou faço a cirurgia pois estou com medo me da uma luz por favor desde já agradeço...

Anonimo

Mantenha as compressas mas deixe a cirurgia agendada pois provavelmente nao vai melhorar sozinho
Mas as compressas ajudam a diminuir e facilitam a cirurgia

Obrigada doutor pode acontecer de depois que eu fizer a cirurgia voltar a dar outra vez?

Minha filha está com terçol, está,passando tobrex...o medico disse que tem risco de virar celulite. Estou morrendo de medo. Estou colocando agua morna com comporessa de gase.

Dr, estou com um calázio na pálpebra de baixo do olho, estou com ele a mais de 8 meses, ultimamente só vem aumentanto, já fui ao posto de saúde e o médico só recomendou amoxilina e uma pomada ( neomicina ) até agora nenhum resultado.
O que faço ?

Henry.

Já meu calázio está localizado na parte de baixo do olho esquerdo. Terei que recorrer a cirugia porque ele vai aumentando.

DOUTOR, a minha dúvida é a seguinte:

QUANTO CUSTA, MAIS OU MENOS, UMA CIRUGIA PARA RETIRAR UM CALÁZIO ?

THOMÁS.

Janaina

Mantenha o tratamento que está correto
Se ela tiver febre ou o rosto ficar muito vermelho, volte no medico imediatamente

Henry

depois de tanto tempo, tem que pensar em cirurgia
Procure um oftalmologista

Thomas

nao sei te informar preço
Até pq cada médico vai cobrar um preço da cabeça dele

Um HIV positivo que agora apareceu um hordéolo no olho direito! Gostaria de saber se há relação com o HIV mesmo não estando com imunidade baixa pois nos últimos exames deu CD4 acima de 1000 cels e carga viral de 2000 cópias!

Danyell

O terçol ou hordeolo nao tem relaçao alguma com o HIV

Dr. Renato, me ajuda aqui com essa dúvida:

Depois que comecei a colocar compressa apareceu uma pontinha como se fosse uma espinha no meu calázio, mas acho que é de pus. Isso é bom ou ruim ?

Devo estorar ou ela estora por si mesma?
( se é que ela estora )

Fernanda.

Dr. Renato, tenho uma duvida ..
Faz 2 meses que to com Calazio na parte debaixo do olho, 3 dias atrás apareceu mais um na parte de cima ; se eu for te que operar vou tomar 2 anestesias locais ou uma só resolve ? Obrigado!

Doutor ouvi dizer que o terçol pode ser bactéria de areia de praia isso tem alguma coisa a ver? pois no meu caso tudo indica que sim pois logo depois que voltei da praia que me deu essas bolinhas mais fi ao oftalmo ele não me disse nada disso,e no meu caso vou ter que fazer cirurgia e em seguida tomar antibioticos mais mesmo depois de eu fazer a cirurgia pode acontecer de me dar o terçol novamente? Desde já agradeço...

Dr.Renato, fui ao médico que cuida desse assunto e me passaram a pomada cilodex pomada, eu comprei sendo que quando eu espremo a pomada sai gotas, isso é normal, ou pode ser um medicamento estragado?

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr . Renato , a 4 meses tenho uma 'bolinha' no olho direito, com o tempo ela 'secou' mais continua lá. E agora menos de 1 semana no olho esquerdo uma nova 'bola' e mais visivel pois meu olho está inchado e vermelho, da mesma forma foi o do olho direito.Uso lentes de contato. e gostaria de saber se a pomada Gentamicina é uma boa opção para meu caso.Amanda

Fernanda

isso é bom. É um sinal de que vai drenar.
Mantenha o tratamento

Gu

Serão duas injeçoes de anestesico. Nao muda muito tomar uma ou duas...tanto faz

AnaKarolina

Nao tem nada a ver com bacteria de praia.
Pura invencionice

Saulo

No começo do tubo pode acontecer isso
depois não. qualquer coisa volte na farmacia e troque

Amanda

Essa pomada não é a melhor opçao
Vá no medico e nao faça automedicação

karla: eu tenho um terçol ja faz 4 dias, e estou desisperada, minha mae disse pra que eu colocase algo quente em sima isso é verdade? me ajude!!!!

Karla

Leia o texto do blog.
O tratamento está todo explicado lá

Doutor fazer a retirada cirurgica do tersol , pode ser perigoso ? posso ficar cega ? como ocorre essa cirurgia ? após a cirurgia temos que usar curativo ? fica cicatriz ?
Ass : Kamila .

Este comentário foi removido pelo autor.

ola Dr. Renato!
já fui em 4 medicos diferentes;já usei 3 pomadas: biometil-d, cilodex e nepodex;já até tomei injeção toda sexta feira.
o meu é igual essas fotos de Terçol, Hórdeolo e Calázio só que ele dá e some, dá em um lado depois da do outro lado.
a pomada que mais funciono foi cilodex mas volta a aparecer de duas em duas semanas. nesse meio tempo não tem nada.
ai tem vez que doi e costuma sumir no dia seguinte sem passar nada nem da o inchaço e tem dia que passo a cilodex e some.
o primeiro medico que é meu oftalmologista a muito tempo falo que era a bacteria.
sabe como posso acabar com isso de vez??

já tá fazendo um ano que to assim.


grato
guardo resposta

Doutor estou com teçol fazem 7 meses tenho colocado compressas quentes mais só a bolinha de baixo drenou e a de cima não aconteceu nada isso é sinal de que vou ter que fazer a retirada e se eu tiver que tirar pode acontecer de voltar a dar?...

A e me esqueci depois desse tempo com os terçois percebi que estou exergando um pouco embassado. Pode acontecer de irritar as pupilas também? Obrigada

Kamila

A cirurgia é bem tranquila e nao tem riscos grandes
O curativo é só no primeiro dia e nao deixa cicatriz aparente

Tales

Voce precisa fazer um tratamento continuo e nao só no periodo da crise
Deve fazer higiene dos cilios com xampu neutro (leia o texto sobre blefarite desse blog que explica como fazer essa higiene).
Pode tambem usar omega 3 capsulas de 1 grama, 1x por dia e as vezes algum antibiotico por via oral
Discuta essas opçoes com seu oftalmologista

Romario

voce possivelmente vai ter que fazer a cirurgia
A diminuiçao da visao nao deve ter nada a ver com o terçol

Olá Dr. RENATO,
meu nome é Samuel. eu tenho terçol desde maio, e já estamos em dezembro. Já fiz cirugia, mas o terçol voltou, então o médico falou para eu ficar apenas no uso do colírio-Maxitrol. O que devo fazer?
O que está me encomodando é o fato de a pele envolta do meu olho está bem inchada, como se fosse acumulo de gordura, mas não é na parte avermelhada apenas, mas toda a pele envolta do olho. O que devo fazer? isso é um caso de cirurgia estética?
Muito Grato.
samuel

Samuel

Tome cuidado pq esse colirio nao deve ser usado por muito tempo

Talvez precise operar novamente
Só avaliando para saber. Vá a outro coloega ter uma 2a opiniao

Olá Dr. Renato, me tenho 11 anos, e aos tres anos atrás eu tenho tido muito terçol, mas sempre que percebo que vai nascer, aplico o colirio (tobrex), aplico sem contar as gotas, não estou nem ai, até não nascer, quando minha mãe percebeu que estava aplicando desta maneira, ela disse que não pode, pois o colírio é antibiotico, é verdade? Uso ócolos e em em ano e ano troco, meu grau não para de aumentar, ano passado meu oftomologista me deu uma lente, para ver se estabilisava o meu grau, quando eu vo no oftomologista daqui há algumas semanas saberei se meu grau parou de aumentar, dr. terçol nasce por que o grau está aumentando?
Dr, já estou até agostomada a ter terçol, mas não aguento mais, há um tres dias, nasceu um no meu olho esquerdo, passei tobrex e não nasceu, mas no dia seguinte quando acordei, tinha nascido um o meu olho esquerdo, e agora o tobrex não está adiantando, e este a bolinha com a sangue ainda não nasceu, dr. o que devo fazer?
obrigada, lorena

Olá doutor;
Tive uma espinha interna e depois no lugar focou um caroço, tem dias que ele incha e teem dias que tá normal e não dói já tem muito tempo que estou com isso! Será c voç pode me dizer o que é? e como trata?
Obrigada, Mariana

Lorena

O terçol em nada interfere com o aumento do seu grau. Nao tem relaçao uma coisa com a outra.

Voce NAO pode pingar esse colirio sem orientaçao medica. Ele é um antibiotico e pode te trazer muitos efeitos colaterais

Converse com seu médico para ele te fazer um tratamento para evitar que apareçam novos terçois

Mariana

Deve ser um resquicio do terçol. Uma glandula entupida que nao drenou tudo. Possivelmente só vai sair com cirurgia

dr. renato,

tive calázio algumas vezes no mesmo lugar (olho esquerdo, pálpebra inferior), mas sempre sumiram rapidamente, mesmo sem tratamento. da última vez, após a diminuição do inchaço e incômodo sobrou um carocinho, mas que também sumiu, com certa demora. agora me apareceu um novo. posso te afirmar que na última vez e na atual estava passando por um momento de mais stress (das outras não lembro). isso pode ser uma razão para o seu aparecimento?

se eu for procurar algum profissional especializado, o senhor me indicaria um oftalmologista, dermatologista ou clínico?

obrigado,
bruno

Bruno

certamente seu estado emocional pode ter elação com esse quadro

Voce deve procurar um oftalmologista

Olá Dr. Tenho 18 anos.
Estou com um problema com um "Treçol" tambem, so que o meu não é inchado, não doi, não tem pús, e não incomoda o olho, apenas a aparência, ah e de vez em quando ele cria uma casquinha branca nele q sai fácilmente(doi um pokin), ele apareceu há uns 2 meses, ja parece q não esta aqui, mas está. Eu queria saber o que faço pra acabar com isso. >.<
Aguardo ajuda T_T

T.T

No seu caso só operando, provavelmente
Vc precisa de uma avaliaçao de um oftalmologista

ola Dr hoje acho que acordei com terçol ta um pouco vermelho no lado do olho enchado um pouco se eu limpa ele por uma semana e ele sai ele nao volta mais?

Este comentário foi removido pelo autor.

boa noite dr
tive terçol a um tempo atrás neste dia usei lápis nos olhos,passado um tempo voltei a usar este mesmo lápis e o terçol voltou e possivel que esta bactéria esteja no lápis de olho que estou usando ?
aguardo resposta,obrigada.

boa noite mais uma perguntinha por acaso terçol é causado por bactérias ou é uma coisa que o proprio organismo que produz ?

Lucas

Se voce fizer o tratamento ele deve melhorar sim mas nao dá pra dizer se vai voltar ou não
Tem q tratar e esperar

Scheila

Nao acho que o lapis esteja contaminado e tenha sido a causa do terçol voltar

É uma junçao de fatores: predisposição da pessoa + infecção

Boa Noite Doutor,

Eu uso lentes de contacto e apareceu-me um terçol. Sei que por agora não devo utilizar as lentes, mas será que depois de passar posso voltar a usar as mesmas lentes? É que foram encertadas apenas há uma semana.

Obrigada

Bom dia, Doutor Renato!
Me chamo Aline e estou com terçol a mais de um mês.Ele começa no canto interno do olho e depois passa para o externo. Qdo começa a melhorar, passa para o outro olho e assim por diante. Vou começar a usar a pomada Epitezan, que me foi recomendada pelo meu farmacêutico.
Será que essa contínua aparição do terçol por esse tempo prolongado estaria relacionada com algum problema de saúde ou é normal essa incidência?
Desde já agradeço.

Doutor, eu tenho calázio faz alguns mese, mais nao encomodava, essa semana ele piorou, até entao eu nao sabia que era calazio, fui em um oftomo e ele falou que era calazio, pesquisei e fazem 5 dias que estou fazendo compressas, e usando um colirio. O calazio tá amarelo, e meio vermelho envolta, isso é normal? tá assim porque vai estourar?

Sunshine

Pode voltar a usa-las tranquilamente

Aline

Nao use essa pomada recomendada pelo farmaceutico.
Vá no oftalmologista e use um medicamento correto.
Ele poderá te falar se vc tem alguma alteração que predisponha ao aparecimento de varios terçois

kamisansana

Sim, a aparencia dele sugere que vai drenar
Mantenha o tratamento e aguarde

Dr. meu calázio estourou, saiu toda parte amarela, mais esta meio no 'vivo'.. é normal isso? é recomendado algum tipo de pomada?

kamisansana

Apenas mantenha o tratamento que vc vinha fazendo

Dr., fiz uma cirurgia de calázio a 8 dias atrás, e a parte inferior onde o calázio estava parece que ainda está um pouco inchada, coisa mínima, mas está. Gostaria de saber se eu vou ficar 100% ou se a parte inferior vai continuar inchada pra sempre!

Dennis

Leva um tempinho para desinchar totalmente. Nao se estresse

Olá Dr.Boa tarde meu nome é Ariane, tenho uma dúvida.Apareceu um terçol, no saco conjuntival inferior direito.ele é uma espécie de bolha bem pequena, não dói, coça ou encomoda, apenas qd puxo a pele q cobre a conjuntiva p olhá-lo ele está lá.fui á oftalmo e ela me receitou azitromicina e compressas mornas,porém se não desparecesse sugeriu uma curetagem da bolha. a dúvida é...se não me incomoda,ñ interfere em minha visão,como ela mesma disse que não haveriam complicações a mais se ele não sumisse mesmo ñ havendo a intervenção cirurgica há necessidade de eu me submeter ao procedimento?obs:já tomei o ATB e aplico o colírio dexafenicol porém nada aconteceu,a bolhinha continua ali á uma semana sem incômodo algum.Obrigada DR.

Ariane

Se nao te incomoda e como essa lesão nao causa nenhum outro problema, voce nao precisa operar. Eu concordo com voce, só opere se te incomodar ou for te fazer mal. Mas como nao é o caso ...

Olá bom dia!!!!Gostaria de saber se o aparecimento de calázios e hordeólos tem algo haver com alergia alimentar. Tenho uma filha de dois anos que se submeteu a uma cirurgia de retirada de tumor de pálpebra há 3 meses na pálpebra inferior e já está com um calázio na palpebra superior. Fui em vários oftalmologistas na época (aproximadamente uns dez)e alguns chegaram a dizer que esses calázios estão relacionados com a alergia alimentar outros disseram que nada tem haver...E agora?????

Olá tenho a 2 semanas algo que se parece com um terçol , na primeira semana ele era um grande inxado , mas fui colocando soro fisiológico e compressas de água quente e parece que na segunda semana o inxasso saiu , agora está mais como uma bolinha vermelha , não incomoda , mas fica lá e é bem visível , continuo colocando água quente e soro fisiologico , oque faço ?

Alice

Eu desconheço essa relaçao entre terçois e alergia alimentar

Lucas

Depois desse tempo, essas medidas já nao adiantam tanto
Se tiver te incomodando vá no oftalmologista

olá,meu filho de treze anos vem tendo isso todo mês ,quando melhora de um olho passa por outro já fui ao médico mas ñ está adiantando pq ele só passa a pomada e o colirio mas ñ resolve ja estou ficando muito preocupada o que eu posso fazer?

Olá fiz uma operação de calazio já faz 2 semanas e até hj o meu olho tá um pouco inchado e meio durinho no local isso é normal?Mais uma perguntinha quando vou poder usar o lapís de olho? obg =)

OLÁ DOUTOR, MEU FILHO VAI FAZER 18 ANOS, ESTÁ TENDO TERÇOL DESTE NOVEMBRO, JA FEZ TUDO QUE ESTÁ INDICADO E NO PS HÁ 2 SEMANAS O MÉDICO RECEITOU BEZETACIL...E MESMO ASSIM NÃO ADIANTOU...O QUE O DR. SUGERE, OBRIGADO"

Dr. renato tive terçol a alguns anos(2006)mas sumiu,porem agora ele retornou no mesmo local,fiz compressas,mas sinto dizer q ele piorou,ficou maior,fui no oftomologista e ele receitou um remedio(cilodex),o prazo q o medico determinou era 10 dias e era p/ ter parado anteontem,o terçol diminuiu mas não acontece nada,não sai,não cresce,fica simplismente ali.Meu medico disse q se a pomada não funcionar só resta operação mas ele não opera pessoas da minha idade pois se mexem mto (13 anos).Vou ter q ficar com o terçol até fazer 15??O q eu faço T_T ????Volto p/ compressa?? (no meu caso ela aumenta e depois não muda,fica grande e não sai).Pelo q eu sei não posso tentar furar D:

Vilma

Dependendo da faixa etaria do seu filho é dificil evitar...
Mas ele pode fazer uma higiene dos cilios com xampu neutro (no texto sobre blefarite desse blog tem uma explicação) e ingerir omega 3 (presente nos peixes)

Carolina

isso pode ser normal ou pode ser que nao tenha saido tudo
Só seu medico poderá te dizer, inclusive sobre o lápis de olho

Alessandra

Dificil dizer...
Tem que operar os que nao sumiram e ingerir Omega 3 e lavar os olhos para evitar que novos apareçam

Thais

Se nao estiver doendo e nem te incomdando, vc pode deixar ele ai que nao tem problema e com o tempo pode ser que suma completamente
Mas se tiver incomodando ou vc estiver achando muito feio vc tem 2 opçoes: operar (nesse caso procure outro medico p ver se ele opera) ou fazer uma injeção de corticoide dentro do terçol (o proprio oftalmo faz isso)

Mas,a injeção de corticoide ,no que ajudaria?meu oftmalmo disse q pode ou não resolver e é dolorida,vale a pena arriscar? Vai conseguir tirar o q a pomada não conseguiu?Tipo ta pequeno é como se fosse um finalzinho q não sai ;(

Thais

Nao é dolorosa essa injeçao e é uma tentativa. Nao dá pra jurar que vai resolver mas é bem possivel que sim

Doutor, desde 2ªdia 21 estou com um "caroço" na parte inferior do olho direito... Anteontem durante o banho ele aparentemente estourou, notei que ele diminuiu de tamanho e a infecção diminuiu,agora esta indolor, mas continua vernelho,hj apareceu um no canto superior do mesmo olho e um no olho esquerdo, a princípio tratei com agua boricada, orientado pelo oftalmo que agora me receitou Dexavison colírio Perguntas: O dexavison é realmente indicado para esse tipo de tratamento? é normal aparecerem tantos de uma só vez??? e quanto tempo leva pra eles desaparecerem?
pergunto pois o mesmo oftalmo havia me receitado Neotricin que aliás eu não usei,pois até onde eu
sei Neotricin não deve ser usado nos olhos.
Desde já agradeço...

Olá Dr. Renato,

Estou com três bolinhas que parecem de água, mas são duras na pálpebra do olho direito bem próximo aos cilios e não doem somente coçam e incomadam um pouco.
Já percebi que após algum tempo somem e depois reaparecem no mesmo locar.
Gostaria de saber o que pode ser isso?

Obrigada pela Atenção

Olá Doutor me chamo Daniela, tive um terçol que começou no dia 16 de fevereiro. Só que agora ficaram duas bolinhas uma maior e outra menor. Fui ao médico e ele falou que é pra eu fazer compressa e ter paciência se ele não desaparecer em seis meses é pra fazer cirurgia. Só que isso esta me incomodando, e eu não queria esperar tanto tempo para fazer a cirurgia. Será que posso fazer essa cirurgia logo? ou de esperar...

Dr Renato, estou começando um tratamento com doxiciclina e ômega 3, e depois vou começar a utilizar a isotretinoina, para diminuição da oleosidade, acho esse tratamento algo que realmente, possa dar um fim nesse mal FDP, pois pretendo matar uma grande parte das bactérias, e depois diminuir os nutrientes que favorecem o aumento de sua quantidade, assim que obter resultados, estarei divulgando a vc's! :D

Acho que outras pessoas deveriam pensar nessa possibilidade, começar com a doxiciclina, se naun resolver, fazer o uso da isotretinoina!

PESQUISEM...

Dr. Faz 1 ano que o meu olho ainda ta inchado do terçol.Dar pra sentir uma bolinha em cima da pálpebra, não dói mas incomoda porque ta inchado.Tô usando colírio (Nepodex), faz tempo, mas não adianta.O que faço ??

Sabrina

Isso são cistos que se formam nas glandulas que nós temos perto dos cilios
Se estiverem te incomodando há a possibilidade de operar

Daniela

Pelo menos 1 mes é prudente esperar
Depois voce pode operar sim, nao precisa esperar tanto tempo

Gellys

O uso de doxiciclina e Omega 3 é amplamente utilizado pelos médicos e já foi citado por mim em comentários anteriores.
Mas precisam ser usados sob orientaçao médica!

Já a isotretinoina pode ajudar em alguns casos mas atrapalhar em outros! Por isso não deve ser utilizado por qualquer pessoa. Somente com orientaçao de um especialista

Marina

Depois de tanto tempo, só operando mesmo

Olá Dr Renato, gostaria de saber se o senhor indicaria algum oftalmologista que atende na green line,(moro em SP) pois estou pensando em fazer a cirurgia de calázio pelo convênio. E também gostaria de saber quanto tempo tem que ficar afastado do trabalho depois que faz a cirurgia..

Daniela

Nao conheço ninguem que atenda por esse convenio

A volta pro trabalho é bem rapida, talvez até no dia seguinte

estou ha tres semanas com terçol ele vai e volta sinto muita dor de cabeça...

Muito boa noite, Dr. Vou ser operada ao meu olho direito, no qual tenho um chalázio há um ano e meio. Para meu grande azar, apareceu-me agora um terçol (muito inchado, doloroso, já dura há quatro semanas, já fiz colírio e pomada, compressas, tudo). Queria saber se pode ser infecção causada por alergia às lentes de contacto que uso, como posso evitar, e se acha possível que me operem os dois olhos. Acha possível?
Outra questão, sou estudante universitária; a cirurgia é dia 6 e tenho um teste dia 8. Será que vou conseguir ir ao teste? Ou terei de ter os olhos tapados? Agradecida, responda-me

Ana

o terçol nao é causado por alergia a lente de contato
é possivel operar os 2 olhos ao mesmo tempo mas acho que o seu medico nao fará isso
O tampao só precisa ser usado no 1o dia entao vc nao vai perder sua prova

Dr. O Terçol nesse em cima e o calázio nascem em baixo?!
Ou tanto faz?

quando se tem um tercol pode sair no sool?

Oi Dr, já fiz duas cirurgias mas o calazio ñ some o que devo fazer? Obg!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 276   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário