Recent Posts

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Problemas com a lente de contato ?

Sua lente de contato está desconfortável? Seu olho não fica completamente confortável enquanto você está usando elas?
Vamos tentar nesse texto esclarecer os motivos que atrapalham a adaptação às lentes de contato e explicar como tentar melhorar o uso das suas lentes.
Pesquisas mostram que o principal motivo do paciente deixar de usar lentes de contato é o desconforto e a irritação que ela causa. Isso pode ser revertido por medidas simples e fáceis de serem feitas
É importante que você saiba que se os seus olhos não estão confortáveis com suas lentes de contato existe algum problema. E se esse problema não for identificado pode virar um problema muito maior, inclusive comprometendo a sua visão.


Quiexas relacionadas às Lentes de Contato:

Meus olhos estão muito vermelhos e doendo, a visão embaçada e a luz incomoda

Esse é o pior cenário possível. Pare de usar suas lentes e procure um oftalmologista urgente. Pode ser um caso grave, talvez uma úlcera de córnea e as conseqüências podem ser graves.


Meus olhos ardem muito quando eu boto minhas lentes

Talvez haja muito resíduo da solução de higiene das lentes na superfície das mesmas ou haja resíduo de sabonete ou algum outro produto semelhante. Procure enxaguar bem as lentes antes de coloca-las no olho.
Caso não melhore, você pode, depois de lavar a lente com a solução própria, usar soro fisiológico 0,9% para retirar o excesso do produto.
Se ainda sim não melhorar, considere usar lentes descartáveis de uso único diário.


Eu sinto a lente no meu olho. Sempre tenho a sensação de ter algo no meu olho

As lente de contato prontas, encontradas em óticas, são feitas com diâmetro e curvaturas padrões. Mas nem todas as pessoas tem as córneas desse diâmetro e dessa curvatura. Se o diâmetro estiver grande ou a curvatura diferente, as lentes ou vão incomodar ou não vão dar um boa visão. E podem até lesar a córnea.
Procure um especialista (médico) para pedir a lente de tamanho certo para o seu olho.
Essa sensação também pode ocorrer por acumulo de resíduos ou proteinas na lente. Nesse caso é preciso reforçar a limpeza das lentes ou passar a usar lentes descartáveis

Eu sinto meu olho muito seco e atrapalha para usar lentes

Você precisa investigar a causa desse ressecamento e tratar da forma certa. Existem várias causas para o quadro de olho seco e o tratamento pode melhorar bastante. Além do uso de colírios lubrificantes, existem lentes de contato especificas para pessoas com olho seco (são lentes de baixa hidratação, baixo conteúdo de água). Seu oftalmologista poderá sugerir bons colírios e boas lentes.
Uma dieta rica em ômega 3 também pode melhorar a lubrificação ocular


No final do dia não agüento mais ficar com as lentes no olho

Essa queixa é bastante comum e pode ocorrer pela baixa oxigenação da córnea e pelo ressecamento ocular.
As lentes de silicone hidrogel (mais modernas) são mais permeáveis ao oxigênio e mais confortáveis. Lentes de baixo conteúdo de água também causam uma melhor sensação de conforto.
Alguns colírios lubrificantes podem ser usados ao longo do dia para lubrificar melhor as lentes.

Meus olhos coçam quando estou com as lentes e depois que as tiro também

Isso pode ser um sinal de alergia ocular. Tanto o material do qual as lentes são fabricadas quanto os resíduos de proteínas acumulados nas lentes podem causar alergia nos olhos. Nesses casos é importante interromper momentaneamente o uso das lentes, usar colírios anti alérgicos e depois recomeçar o uso das lentes de forma lenta e gradual. Pessoas com rinite alérgica são mais propensas a ter esse quadro.

Meus olhos irritam quando eu tiro as lentes. Quando estou com elas não sinto tanto.
Isso parece estranho mas é bem típico de uma ceratite devido ao uso de lentes de contato. A ceratite é uma inflamação na córnea. A pessoa pode sentir mais desconforto quando está sem a lente do que quando está com ela. Mesmo assim é preciso parar o uso das lentes e usar medicamentos lubrificantes e antiinflamatórios.

Esse é um quadro de ceratite devido ao uso da lente de contato. O oftalmologista pinga um colírio corante (fluoresceína) que mostra as lesões da ceratite (esse pontinhos verdes pequenos)

Para resumir, o importante é você saber que:

Se o seu olho não está confortável, se o seu olho está vermelho demais ou se a sua visão não está boa, uma visita ao oftalmologista é fundamental.


Saiba quais colírios você pode usar para lubrificar e umidificar as lentes de contato
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/colirios-que-podemos-usar-nas-lentes-de.html

Quer saber sobre os tipos de lentes de contato e como usá-las:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.html
 
Não sabe como fazer a higiene correta das lentes de contato?
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/lentes-de-contato-como-cuidar-limpeza.html
 
Aqui você encontra perguntas de usuários de lentes de contato respondidas por médicos oftalmologistas:
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/lentes-de-contato-duvidas-e-dicas.html

Você sofre de ressecamento ocular? Então leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/olho-seco-o-que-e-causas-e-tratamento.html

0 comentários:

Postar um comentário