Recent Posts

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Síndrome do Olho Seco: o que é, causas e tratamento

Esse texto é sobre a Síndrome do Olho Seco.

Olho seco

O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. É uma doença que aparece de forma insidiosa (lenta) e pode causar sintomas quase imperceptíveis até quadros muitos graves e sintomáticos com comprometimento da saúde ocular.
Nos últimos anos, o olho seco ganhou grande importância entre os médicos e hoje preferimos chamar o olho seco de síndrome do olho seco ou síndrome de disfunção lacrimal. A doença também é conhecida ceratoconjuntivite seca.

O que é a lágrima?


As lágrimas são produzidas constantemente para lubrificar os olhos. Hoje em dia na medicina não dizemos mais lágrima e sim filme lacrimal, então o certo é perguntar O que é o filme lacrimal?

Como é formado o olho seco

O filme lacrimal é composto por 3 camadas. A camada mais externa, chamada de óleo ou lipídica, protege e previne a evaporação da lágrima. A camada do meio é chamada de aquosa e é responsável pela nutrição e oxigenação da córnea. Além disso, contém várias substâncias com atividade antibacteriana. A 3º camada é composta por muco (mucina) e faz a interação entre a camada aquosa e as células superficiais da córnea e da conjuntiva, facilitando sua aderência e permanência na superfície ocular.

Quem produz a lágrima?


Cada componente da lágrima (como explicado acima) é produzido por uma glândula diferente. A camada mais externa (lipídica) é produzida pelas glândulas de meibomius que ficam na margem das pálpebras. A camada de água (aquosa) é produzida pela glândula lacrimal principal e pelas glândulas lacrimais acessórias (chamadas de krause e wolfring). A camada mais interna (mucina) é produzida pelas células caliciformes que ficam localizadas na conjuntiva.

Como a lágrima sai do Olho ?

Parte da lágrima evapora no ar, parte á absorvida pelas células do olho e parte é drenada através dos pontos lacrimais, passam pelos canaliculos lacrimais superior e inferior e depois chegam até o saco lacrimal.

Glândulas do olho humano

Funções da Lágrima:



  • Lubrificação: a lubrificação fornecida pela lágrima permite que as pálpebras deslizem suavemente sobre os olhos evitando o atrito durante o ato de piscar. Imagine quanto doloroso seria piscar os olhos caso a superfície dos olhos fosse totalmente seca.
  • Proteção: a lágrima contém anticorpos e outras substancias antimicrobianas e é uma das mais importantes defesas do nosso olho contra agentes nocivos.
  • Nutrição: Na lágrima encontramos diversos nutrientes que serão utilizados pelas células da superfície ocular
  • Oxigenação: o oxigênio do ar atmosférico se difunde pela lágrima e chega às células da córnea.
  • Visual: o filme lacrimal é importante para enxergamos bem. Já notou que quando seu olho enche de lágrima na hora de chorar sua visão fica turva? Da mesma forma, se você tiver pouca lágrima sua visão fica prejudicada.

O que causa o olho seco:


Muitas vezes não é possível determinar o que causou o olho seco mas alguns fatores estão relacionados a isso:
1- Idade: quanto mais avançada a idade, mais fácil ter olho seco. Estima-se que aos 65 anos uma pessoa produza 60% menos lágrimas do que aos 18 anos.
2- Estado hormonal: sabemos que a produção de lágrimas sofre influencia de diversos hormônios principalmente do estrogênio. Por isso, mulheres quando entram na menopausa e o estrogênio diminue apresentam mais sintomas de ressecamento ocular.
3- Medicamentos: Alguns medicamentos podem desencadear ou piorar o olho seco: Diuréticos, antidepressivos, betabloqueadores usados para tratamento da hipertensão arterial, anticoncepcionais, antihistamícos (usados para alergias).
4- O Ambiente: lugares com ar condicionado, com vento, calefação, poluição ou com fumaça de cigarro ajudam a agravar os sintomas do olho seco.
5- Uso de computador: O monitor do computador emite muita luminosidade e também diminui a freqüência do piscar. Piscando menos, a lagrima não lubrifica direito o olho.
6- Cirugias oculares: Especialmente após cirurgias refrativas, o olho fica mais ressecado e o uso de colírios lubrificantes é muito importante.
7- Outras doenças oculares: Doenças oculares como blefarite e meibomite causam e pioram o ressecamento ocular.
8- Outras doenças sistêmicas: Algumas doenças cursam com ressecamento ocular, principalmente a síndrome de Sjogren mas também artrite reumatóide, lúpus eritematosos sistêmico, síndrome de Stevens-johnson, sarcoidose, doença de Parkinson, doenças da tireóide entre outras.

A Síndrome do Olho Seco pode ser dividida em 2 grupos principais, de acordo com a causa:

1) Diminuição da produção ou Deficiência aquosa do filme lacrimal;2) Evaporação excessiva, predominantemente associada à disfunção das glândulas de Meibomius ou deficiência de mucina.



Quais os sintomas do olho seco?


Ardência, queimação, sensação de corpo estranho no olho, sensação de areia, vermelhidão, coceira leve, visão borrada que melhora quando pisca, lacrimejamento excessivo, fotofobia.
Esses sintomas pioram ao usar computador, ver televisão, leitura e em ambientes com ar condicionado ou em dias com muito vento. Os sintomas também costumam piorar a noite. Entretanto, esses sintomas são muito vagos e inespecíficos e por isso deve ser feito o diagnóstico diferencial com alergia ocular, conjuntivite, blefarite etc...
Um sintoma frequente e que confunde o paciente é o lacrimejamento excessivo. “Como assim, eu tenho olho seco se meus olhos lacrimejam tanto?” Na verdade, é um lacrimejamento reflexo do olho, na tentativa de combater uma superfície ocular doente. A lágrima pode até estar em boa quantidade, mas sua qualidade está ruim.

Diagnóstico do olho seco:


O diagnóstico do olho é essencialmente clínico. Os sinais e sintomas relatados pelo paciente são o mais importante. Alguns exames auxiliares podem ajudar:

Tempo de quebra do filme lacrimal (em inglês break up time ou BUT): Com o auxílio de um corante chamado fluoresceina o médico avalia por quanto tempo o filme lacrimal permanece integro no olho. O normal é ele durar mais de 10 segundos.
Coloração com Rosa Bengala: Rosa bengala é um corante de cor rosa que marca a superfície ocular doente pelo ressecamento ocular.

Olho com coloração rosa
Coloração com Lisamina Verde: Tem a mesma função da Rosa Bengala porém arde menos o olho na hora que pinga.

Olho com coloração com lisamina verde
Teste de Schirmer: Ajuda na quantificação da produção lagrimal. Consiste na colocação de uma tira de papel de filtro de 35 x 5mm, com os primeiros 5mm dobrados no fundo de saco conjuntival inferior. Após 5 minutos, mede-se a quantidade de umedecimento da tira de papel. Valores superiores a 15mm são considerados normais e abaixo de 10mm são muito suspeitos de olho seco.

Teste de Schirmmer

Tratamento do olho seco


O olho seco é uma doença que muitas vezes não tem um tratamento que cure todo o processo de forma definitiva porém os sintomas podem ser controlados de forma eficaz com medicamentos e alguns procedimentos.
O uso de colírios, algumas medidas simples. suplementação alimentar e às vezes até cirurgias podem ajudar dependendo da gravidade de cada caso.
Para continuar lendo sobre o olho seco e saber todas as opções de tratamento para olho seco existentes não deixe de ler o tópico  abaixo sobre Tratamento do Olho Seco
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/06/tratamento-do-olho-seco.html


80 comentários:

Dr. Renato, boa noite!
Fui diagnosticada com rosácea de pele há mais de 2 anos, fiz tratamento e a doença ficou em remissão, no entanto voltou e desta vez também estou com uma coisa chamada rosácea ocular.. na verdade sempre achei que todos os sintomas que já tive no olho era por causa da miopia.. + lendo sobre Rosácea vi que mtos deles batem com os que eu venho tendo há bastante tempo..
Não tinha idéia da dimensão e nem da gravidade da doença caso não seja feito o tratamento adequado..
Bom, conforme comentei no e-mail, estou sob investigação no reumatologista e o mesmo me encaminhou ao oftalmo pq estava com a boa seca e ele queria saber se meu olho estava seco tbm.. como não tinha idéia do que era isso, não confrontei com os sintomas que já tinha..
O fato é que, como eu estou tomando um antidepressivo chamado Nortriptilina para conter minhas dores, eu imaginei que o olho seco poderia ser por conta disso.. + pelo que li essa medicação pode apenas intensificar os sintomas da rosácea e como consequencia aumentar o olho seco..
Da parte reumatológica além dos sintomas clínicos de dores, inchaços, etc (mas sem artrite), tbm fiz alguns exames e alguns deram positivos como FAN 1:640, Anticardiopilina IGg reagente, Hipergamaglobulinemia, VHS alto.. no entanto, o reumato ainda não fechou um diagnóstico..
Gostaria de te perguntar se a Rosácea tem alguma ligação com o Sjogren ou alguma outra doença reumatológica ou se são casos diferentes.. ou seja, com um diagnóstico de Rosácea ocular podemos descartar a hipótese de Sjogren??

Entao, resumindo... a sua sindrome do olho seco tem 2 fatores: a rosacea ocular e a doença reumatologica (sindrome de sjogren é o nome dessa sindrome de olho seco e boca seca relacionada a doença reumatica).
Como tratamento, além dos colirios lubrificantes voce pode usar:
Omega 3 capsulas e Doxiciclina comprimidos. Esses dois agem na rosacea (converse com seu medico). Para a parte do olho seco devido a doeça reumatica, uma boa pedida é usar Restasis flaconetes (colirio).
Discuta essas opçoes com seu oftalmo.

Doutor, obrigada pela sua resposta!
Desculpe a minha "leiguice", mas eu posso ter simultaneamente Rosácea e Sjogren é isso??
Tem algum exame que descubra qual das 2 eu tenho na verdade ou que afirme que além de um eu tenho o outro?? É possível que seja só 1 deles ou eles sempre são juntos??
A minha oftalmo me receitou: Blephagel, Optive, Vidisic e Flutinol, além desses ainda ia me indicar um antibiótico, mas como já estou tomando por causa da Rosácea Cutânea, ela pediu que continuasse só com ele mesmo, o Limeciclina.
Agradeço desde já pela sua preciosa explicação,
Luciana

Sim Luciana

Voce pode ter as 2 doenças. O diagnostico desses 2 quadros nao é simples de ser feito com um exame qualquer. Exige umas junçao de sintomas, com exames de sangue etc etc
Seu tratamento está bom, talvez o que eu aumentaria seria o omega 3 e o restasis que eu falei no email anterior. Converse com sua médcia

Abç

Obrigada Doutor!
Eu realmente esqueci de comentar do Omega 3.. vou anotar pra nao esquecer na proxima consulta!
Em relação ao Restasis, creio que seja o reumato quem deve indicar, vou passar na 5a. com ele..
Ontem comecei o tratamento.. parece que eu troquei de olho!!! só agora eu entendo o qto eu enxergava mal!! nossa!! acho q me acostumei a enxergar assim e colocava toda a culpa no óculos e na miopia.. nunca passou na minha cabeça que era outra coisa.. e se não fosse esses sintomas reumáticos talvez nunca iria saber..
Obrigada pelas suas explicações e espero continuar tirando minhas duvidas em paralelo com vc!
Luciana

Dr. Renato, boa noite!
É normal nesse estado agudo em que se encontram meus olhos escorrer uma água pelo nariz ou isso pode ser em função da atual baixa umidade do ar de sp?

Luciana

Nao vejo relaçao disso com o quadro de olho seco.
Talvez pela umidade do ar...mas, realmente nao sei

Obrigada Doutor, deve ser desse clima seco mesmo.. foi só naquele dia e passou.
Meu reumato pediu uma biópsia da mucosa oral pra verificar se é sjogren..
to torcendo pra q seja só rosácea mesmo..
qual a diferença de rosácea e blefarite?
Abç,
Luciana

Há alguns anos mexo com computador todos os dias por pelo menos 8 horas. Há cerca de 1 ano minha visão só vem piorando. Fui esta semana a um oftalmologista pois vejo tudo embaçado e não enxergo claramente as letras da placa de um carro há 3 metros de distancia. Descobri que tenho astgmatismo nos dois olhos (O.E. 1,0 e O.D. 0,5) encomendei meu óculos e comprei também um colirio receitado pela oftalmologista pois tenho olho seco. Há 3 dias venho usando o óculos com frequencia como fui orientada pela médica, pingo o colirio 6 vezes ao dia, porém meu olhos ficam muito vermelhos, isso é normal? Parecem que vão explodir, abaixo das minhas iris aparecem vários vazos sanguineos nitidamente. Parece que tenho sangue nos olhos. Será que meu grau está errado ou o colirio não está fazendo efeito?

Naiara

Essa vermelhidao só começou depois dos oculos e do colirio?? Nao tinha isso antes??

Se sim, experimente parar os colirios
Os oculos nao causariam essa vermelhidao. E se a sua visao melhorou com eles, é pq eles estão certos

Dr.,
Vim dar uma boa notícia!!
Depois desse taantooo de remédio, minha oftalmo disse que meus olhos melhoraram 90%!
Olha que tudo!!!!!!
Ela disse que tenho que continuar o tratamento, talvez pra vida inteira.. :(
mas só de ver o resultado, nem to mto me importanto por qto tempo terei q usar tudo isso..
a minha fotosensibilidade melhorou bastante e to enxergando mtooo melhor!!
Obrigada pela ajuda!
Luciana
p.s.: em relação ao Sjogren não tenho notícias, pois o cirurgião fez biópsia do lugar errado.. vou ter que refazer.. :(

Luciana

Que bom! Fico feliz se ajudei em alguma coisa.
Mantenha seu tratamento e divulgue meu blog se possivel

Abç

Boa tarde DR. eu sinto muita senssibilidade a luz ,e sinto meu olho seco o dia todo,piora no fim da tarde,Dr.ja fiz ultrassom do olho,mapeamento da retina ,exame de fundo de olho,e nao deu nada até mesmo por que me apareceram as tais moscas volantes.foi passado um colirio chamado oftalme,mas nao sute muito efeito apos 30 minutos meus olhos ja estão secos de novo.e tambem sinto sençação de sono,ja nao sei mas o quue fazer uso oculos para astigmatismo.me ajuda a relaxar as vezes ,mas tem dias que tambem nao consigo usar,sera que pode me ajudar?

Sampa

Como voce pode ler no texto tem algumas medidas que podem melhorar seu olho seco, como ingerir mais Omega 3
Mas tem que ir no medico ver qual a causa do seu ressecamento ocular e combate-la

Oi Doutor, já faz 10 anos, que eu sofre desse mal, que todos os oftamologistas que eu fui disseram que é a Sindrome do olho seco,porém, nenhum deles fizeram exames especificos, para realmente verificar se é problema de escazes de lagrimas.Tenho miopia e uso óculos,uso colirio Systane, já usei Trisorb e outros, mas parece que nada tem dado certo. Tenho Hiportiroidismo e tomo antedepressivos, gostaria de saber se há alguma cirurgia para a melhora do quadro ou algum outro procedimento que faça com que amenize o sofrimento. O Sr. pode me ajudar?

Desde já agradeço a atenção.

Alice Aziz Jorge
alicebibiz@yahoo.com.br

Alice

os antidepressivos agravam o quadro de olho seco. Mas nao pare de tomar os medicamentos por isso.
Sugiro tentar o uso de omega 3 (veja no post sobre tratamento do olho seco nesse mesmo blog). Outra opçao é oclusao do ponto lacrimal (tambem está descrito nesse texto sobre o tratamento)

Olá Doutor Renato, primeiro gostaria de dizer que adorei o site e parabénizá-lo por dedicar seu tempo para ajudar pessoas de todos os cantos do Brasil.
Minha dúvida é a seguinte, tenho miopia e astigmatismo, não é muito forte, mas um tanto significativo que não consigo ficar sem óculos para "nada" (Tv, ler, computador, dirigir, ou até mesmo ir a algum barzinho ou festa) isso me atrapalha bastante, pois sou muito ligada com a aparência e não me sinto confortável em sair de óculos para todo lado.
Por esse motivo fui ao oftalmologista, e ele me receitou lentes, (acuvue oasys para astigmatismo) usei por 7 meses e amei, só um certo desconforto ao fim do dia ou com maquiagem. Depois disso fui tentar comprar minhas lentes novamente no Brasil (ah, nao mencionei que morei no exterior e foi lá que fui ao médico e comprei as lentes) então, lá é tudo bem mais barato, e aqui essas lentes iriam me custar muito caro. Resolvi ficar sem, pois nao iria ter dinheiro na epoca suficiente pra pagar. Sei que há um mes consegui juntar esse dinheiro, e comprei as minhas tao sonhadas lentes, estou usando ha uma semana e meia e sinto um leve desconforto agora, nao entendo, e nao me lembro da primeira vez ter sentido isso, eu penso que pode ser somente agora no início e que seja normal, mas tenho medo de ter tido durante esse tempo sem as lentes, algum problema hormonal ou com uso de antidepressivos (usei por um tempo) e agora eu estar com alguma sequela e por isso nao consigo sentir 100% confortavel com as minhas lentes. Minha pretensao é fazer a cirurgia para corrigir, e tambem tenho medo que o uso das lentes me atrapalhe futuramente e impessa de fazer a cirurgia.
Bom com as lentes eu sinto como se algo tivesse no meu olho, como um cisco, e principalmente com maquiagem. E geralmente quando tiro, me dá uma certa coceira no olho, será que pode ser alguma alergia ou olho seco???

Lis

1 - pode ser olho seco ou alergia. dificil dizer sem examinar. Use colirios lubrificantes, como fresh tears por exemplo
2- a lente nao vai atrapalhar uma futura cirurgia
3- vá a algum oftalmo ter uma ideia melhor do seu quadro

APOS UMA CIRURGIA DE MENINGIOMA DE SEIO CAVERNOSO COMPRIMNDO O NERVO OPTICO,ADQUIRI A SINDROME DO OLHO SECO. TUDO ISSO FOI APOÓS UMA SERIE DE SINTOMAS PASSANDO PELA HERPES E CERATITE ATÉ A OFTALMA DETECTAR OLHO SECO.A RECOMENDAÇÃO É O RESTASI. GOSTARIA DE SABER SE A VISÃO VOLTA AO NORMAL E SE TUDO ISSI PODE SER REVERSÍVEL E LEVAR UMA VIDA NORMAL.

Sonia

Com o tratamento e controle do problema sua visao volta a ser o que era antes
Os sintomas sao reversiveis

Boa noite dr.
tenho 22 anos e fiz hj uma consulta e o oftalmo constatou que estou com alergia nos olhos.
me receitou flutinol por 10 dias e relestat por 30
vi na internet q o flutinol por ser corticoide pode causar glaucoma.
10 dias desse medicamento é perigoso?

Joao

O flutinol é um corticoide leve e usando por pouco tempo nao deve ter problema

Faça o tratamento prescrito sem medo

Olá, meu nome é Bruna e tenho 28 anos.
Nunca tive problemas visuais até 2 meses atrás, que comecei a acordar com os olhos vermelhos, visão chuviscada, dificuldade na acomodação, fotofobia, borramento das luzes de faróis, entre outros. às vezes tenho dor no olho.
Procurei um oftalmo que justificou como olho seco e prescreveu systane. Uso o colírio mas sem melhora significativa.
Estou em investigação de fibromialgia. Podem ocorrer estes sintmas? Posso perder a visõ?
Grata

Bruna

Perder a visao voce nao vai mas seus sintomas estao um pouco exagerados para ser só olho seco
Acho que vc deve investigar mais a parte oftalmologica, procurar outros medicos, fazer exames etc

Olá Doutor!
Há quanto tempo hein?!? :)
Bom, só passei pra dizer que fiz o tratamento direitinho e melhorei 99%.. dai como a maioria de nós fazemos, parei de usar todos os medicamentos achando que já estava tudo ok.. passaram umas 2 semanas e meus olhos começaram a coçar, a visão ficou embaçada.. enfim.. voltou tudo de novo.. :(
fui na minha oftalmo e ela me deu um beloooo puxão de orelha.. meu problema voltou a piorar, mas não chegou ao ponto crítico que estava.. ainda bem!!!
Ai Doutor, não aguento mais o tratamento.. ficar lavando, colocando pomada, pingando colírio.. aieeeee.. to cansada já!!! são 5 meses de tratamento e já to assim.. não sei se vou aguentar passar esse monte de coisa pro resto da vida!!! rs
Não consigo entender.. não é possível q não tenha como inibir e tratar do causador desses sintomas e não somente tratar os sintomas em si..

Luciana

Isso que ocorreu com voce acontece com a maioria das pessoas. Relaxa no tratamento e piora tudo de novo

Pode ser que com o tempo os sintomas melhorem sim, mas até lá vc deve ter disciplina e manter o tratamento. Pode até diminuir a frequencia da higiene e dos colirios, mas parar totalmente nao

Obrigada Doutor, juro que vou tentar!

Boa noite Dr Renato,
Uso lentes de contato ha muitos anos,primeiro foram as rígidas,pois na época eu não podia usar as gelatinosas, hje eu as uso graças a Deus, são bem melhores.Tenho astigmatismo e miopia 5 ou 6 graus se não me angano.Está tdo ótimo.O que me in comoda vez em quando é que no cantinho do olho direito tenho um furinho bem onde fica o saco lacrimal, acho que esse furinho é de nascença, sei lá, sempre tive, mas ele de tempo em tempo corre sempre uma lagrima sem parar, chego a ficar meses sem lacrimejando por esse furinho, não fui ao oftalmo pra saber se isso tem solução. O senhor teria algo a me dizer a respeito?Será que preciso faer cirurgia pra tapar esse furinho?No meu caso é lágrima demais.

Marlene

Todos nós temos esse furinho. É por ele que a lagrima é drenada do olho
O que voce pode ter, já que está refluindo lagrima por esse canal, é um entupimento desse furinho
Vá ao médico fazer uma consulta

Dr Renato, meus cumprimentos.

meus olhos tem uma pequena elevação não dura no canto, perto do canal lacrimal, nas pálpebras superiores. De vez em quando, do nada, elas incham, sinto uma levíssima coceira na região, mas não ficam quentes ou entumecidas.

Depois de um tempo, desincham e o inchaço desaparece por completo, só ficando uma pequena elevação de cor um tom acima de minha pele

Essa elevação bem pequena permanece sempre aparente no canto interno das palpebras superiores e ficam ali, sem me incomodar (só na aparencia do meus olhos).
O que pode ser isso?

Paula

Nessa regiao tem diversas glandulas que as vezes entopem e formam um cisto. O mais comum é um chamado cisto de moll. Nao tem problema nenhum mas incomoda um pouco.
O tratamento é remoçao cirurgica (bem simples alias)

Vá num médico ter uma avaliação precisa

OI DR. RENATO, BEM TENHO 24 ANOS E EM DEZEMBRO, FUI DIAGNOSTICADA COM S. SJOGREN, MAS ELA SÓ ATACAOU MINHAS ARTICULAÇÕES... MAS AGORA MEUS OLHOS FICAM VERMELHOS QUASE TODOS OS DIAS, PODE SER POR RESSECAMENTO? AH! DESDE DEZEMBRO TOMO HIDROXICLOROQUINA, FIZ UMA FUNDOSCOPIA NO DIA 15 DE DEZEMBRO QUE DEU NORMAL. FUI A UM OFTALMO HJ, QUE ME MANDOU FAZER UM MAPEAMENTO DE RETINA, REALMENTE HÁ NECESSIDADE, TEM ALGUM RISCO ESSE PROCEDIMENTO? NÃO HÁ NENHUM COLÍRIO QUE EU POSSA COLOCAR SÓ QUANDO MEUS OLHOS ESTIVEREM MUITO VERMELHOS?

Suelen

Pode ser ressecamento devido a s. sjogren
Nesse caso existem muitos colirios que podem te ajudar. Pergunte ao seu medico que ele pode te orientar um bom para o seu caso

E vc deve fazer o mapeamento de retina sim. Nao há qualquer risco envolvido

OI DR. RENATO, BEM, FUI AO OFTALMO, O MAPEAMENTO NÃO ACUSOU NADA, GRAÇAS A DEUS. MAS, O MESMO NÃO RECEITOU NENHUM COLÍRIO COM MEDICAMENTO, POIS ELE DISSE QUE PODE FUTURAMENTE PREJUDICAR MINHA VISTA,POIS A MAIORIA DELES É CORTICÓIDE, UMA VEZ QUE OS SINTOMAS SÃO SUPORTÁVEIS. APENAS, ME PRESCREVEU UM LUBRIFICANTE CHAMADO SYSTANE, EU TENHO EM CASA O OPTIVE, QUAL SERIA O MELHOR PARA USO DIÁRIO? E QUANTO A NÃO USAR NENHUM COLÍRIO ANTIINFLAMATÓRIO, PODE PIORAR MEU PROBLEMA?
OBRIGADA , DESDE JÁ PELA ATENÇÃO!

e também é totalmente contra-indicado o uso de maquiagem?

Suelen

Tanto o systane quanto o optive sao bons. Teste para ver com qual deles vc se sente melhor

Pode usar maquiagem sim

Trileptal ou fluoxetina afetam a visão? Fui ao oftalmologista com muita dor, ardencia, coceira e secura nos olhos e ele disse que era consequencia do meu tratamento, será que é isso?

Didi

Esse remedios podem diminuir a produçao de lágrimas e causar um quadro de olho seco

OLA BOA TARDE..MEU NOME É REGIANE E TENHO 32 ANOS.
DR. REANATO ESTOU COM UM PROBLEMA NO OLHO JA FAZ 2 MESES FUI NO OFTALMO E NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA DE VISÃO.
SO QUE 2MESES NÃO AGUENTO MEUS OLHOS ARDEREM E COÇA E AS pálpebras A HORA QUE LEVANTO DE MANHÃ ESTÃO INCHADAS E TAMBÉM ESTOU TENDO PAVOR DA CLARIDADE NUNCA TIVE ISTO.
A BOLA DO OLHO TAMBÉM DOI FICO IRRITADA .
PAREI DE USAR MAQUIAGEM E TROQUEI ATÉ O COLCHÃO DA MINHA CAMA PENSANDO QUE FOSSE ELE .
MAIS NÃO FOI PARECE QUE É UMA ALERGIA E OLHO FICA SECO E ESTA ME INCOMODANDO MUITO JA USEI UM COLIRIO LAGRIMA PLUS E NÃO RESOLVEU ESTOU COM MEDO.GOSTARIA DE SABER SE ALGUM MEDICAMENTO PARA ALIVIAR ISTO.ME AJUDA POR FAVOR OBRIGADA.

Regiane

Realmente parece uma alergia
Existem diversos colirios para isso mas vc precisa ir no oftalmo p ele te precrever se for o caso

Boa noite Dr. Renato...
Sou Gislaine e tenho 28 anos. Fiz uma cirurgia dos olhos ha 2 anos e meio. Tinha astgnimatismo e estrabismo. Desde então sofro com muuuuito ressecamento nos olhos. Já usei o oleo de linhaça, gel, vários colírios como trisorb, oftane e outros.
Trabalho mais de 8 horas direto no ar condicionado e sei que isso é um mal e tanto.
Porém não sei mais o que fazer. Estou muito preocupada, pois daqui alguns dias preciso renovar minha licença para dirigir e estou com medo, pois está muito embassado e não consigo distinguir algumas letras. A noite piora muito e tenho que forçar a visão para conseguir ver o rosto das pessoas na TV. O que o Dr. acha? Agradeço desde já a atenção.

Ola,
Tem o olho seco o medico disse q e bastante seco, e eu uso lente de contato as vezez. p q nao consego usa mto tempo. ele de meu o colirio restasis, meu Deus e mto caro...e p usar 4 meses,voce acha q tem de fazer este tratamento mesmo.
obrigada

Gislaine

Acho q vc deve investigar outras causas de olho seco, como doenças reumaticas, uso de alguns medicamentos etc
Pode tentar tambem fazer a oclusao do ponto lacrimal

Bazar

O restasis em alguns paciente melhora muito o olho seco. em outros nem tanto
Se vc já tentou outros tratamento e nao melhorou acho q vale a pena sim

OI DR. QUAL O MELHOR LUBRIFICANTE SEM CONSERVANTE?

Obrigada, Dr. mais eu nao tentei nada ainda este e o primeiro remedio q vou usar.Se vc tiover outro mi oriente.obrigada

Suelen

Comercialmente sao poucos os colirios lubrificantes sem conservantes disponiveis
- Optive UD flacoentes
- Cellufresh
- Refresh flaconetes

Além disso existe a possibilidade de manipular a metilcelulose a 0,5% sem conservantes em farmacias especializadas

Obrigada dr. Renato, por estar respondendo tantos questinamentos que lhe faço, mas é porque estou ainda naquela fase de adaptação quanto à doença (SS), e nos consultórios, infelizmente, são raros os médicos dispostos à responder tantas indagações.

-No meu caso, estou usando o optive mesmo, comecei a usá-lo tem um mês , uso pela manhã, ao deitar e uma vez na madrugada. Como vi alguns artigos banindo o uso desses colírios com conservante que podem prejudicar a vista e tal. Fiquei preocupada em continuar usando o optive. Gostaria de uma opinião do sr. a respeito, de continuar ou trocá-lo por um sem conservante...

Suelen

Pode usar o optive sem problemas

de maneira nenhuma, eles foram banidos

dr a alguns anos tenho sentido os meus olhos secos, coçam, ardem (passo muito tempo de frente ao pc) fico encandeado qdo me exponho a luz, recentemente fui a um oftalmo e ele diagnosticou o um miopia e astgnatismo e me receitóu um óculos... mais a secura nos olhos continua ... eu tenho muito medo de perder minha visão ... dr me ajude

Boa tarde
essa sindrome pode levar a cegueira?

Patricio

Voce tem que avaliar junto do medico se o que sente é por ressecamento ou por alergia e fazer o tratamento correto

Kael

O olho seco pode incomodar bastante mas cegueira ela não causa

olá dr.
queria que vocÊ me ajudasse. há algum tempo senti um certo incomodo em ambos os olhos.consultei com meu oftalmo que verificou que estava com pressao elevada.mandu eu usar maleato de timolol e tobramidina pro resto da minha vida pingando uma gota ao acordar e uma gota ao dormir. senti um certo alivio pois meu olho ja amanhecia bastante irritado.porém sou usuario de lentes de contato gelatinosas e uso o sytante pra lubrifica-las.me dou super bem durante o dia,porém quando eu fico com elas pela madrugada sinto bastante ardor e vermelhidao e nao tem systane que de jeito.você me indicaria um outro colirio melhor que o systane,pois não posso ficar com a lente de madrugada que meus olhos ficam logos vermelhos.pensei ate em usar moura brasil,porém fiquei com medo.
obrigado e aguardo resposta

Vinicius

Voce deve diminuir o tempo de uso das lentes...
O systane é um dos melhores lubrificantes. Se ele já nao resolve tem que mudar alguma coisa...ou a lente, ou diminuir muito as horas de uso

Boa tarde Doutor, eu uso óculos há 3 anos e não aguentava mais. Comprei uma lente dessas que duram alguns dia o par. Elas são mais finas e dão maior oxigenação, conforme explicação do vendedor. No olho direito nem sinto a lente, mas no olho esquerdo coloco a lente e na hora já sinto um êncomodo. O êrncomodo auemnta ao longo do dia, faznedo com que eu coçe o olho. Ontem cheguei em asa e tirei a lente, emu olho estav avermelhado, então coloquei o colírio "Renu" que comprei junto com a lente e meu olho esquerdo ardeu muito. Será que foi pq coçei o dia inteiro o olho e lente o irritou? Já olhei a lente para ver se ela possui alguma sujeira, ou irregularidade, mas não vi nada. O problema não é da lente, é do meu olho. A encomodação vem da pálpebra superior, parece que tem um grão de areia. Tem algumas veiazinhas vermelhas nessa região. Pode ser alguma irritação ou machucado do olho temporário que está encomodando quando coloco a lente? Será que isso passa?

Camila

Seu erro foi começar a usar lentes de contato sem procurar um médico antes. Agora, nao insista no erro, e procure um para ver o que está acontecendo

Sueli...Dr. Renato, obrigado desde ja pelasa respostas eficientes....O oftalmologista me receitou o RESTASIS, pelo resto da vida, pois fiz colocação de lente (ASFERICA), em cirurgia de catarata. A pergunta e essa, terei mesmo que usar o restasis pelo resto da vida, pois ele é muito caro...não teria outro mais barato que fisesse o mesmo efeito???

Sueli

Infelizmente nao há outro colirio para substituir o restasis.
Mas pode ser que com o tempo voce consiga abandonar esse medicamento e usar outros mais simples e baratos

Boa noite Dr. Renato. Hoje venho até o sr. para contar minha história. Há alguns anos (mais ou menos 10) possuia miopia -2,5 em amos os olhos, aí passei por LASIK em ambos os olhos, e depois de 2 anos, refiz pelo resíduo que havia ficado. De uns 2 anos pra cá, em média, tenho tido uma vermelhidão no olho esquerdo, que as vezes desaparece em um ou dois dias. já usei o fresh tears, endura, e adaptis. Há dois meses a vermelhidão retornou, e então, fui a uma oftalmo que me disse que poderia ser tracoma. Fiz o tratamento, durante 10 dias com azitromicina oral e pomada oftalmica de terramicina. Sentia muitas dores durante a aplicação da pomada, e a vermelhidão não cedia, mas continuei o tratamento, afinal, já havia iniciado o uso de ATB, então teria de concluir o esquema. Percebi, que quando usei o adaptis, a vermelhidão diminuiu. Semana passada, meu olho ficou vermelho novamente. Então o oftalmo me diagnosticou com conjuntivite alérgica e receitou o patanal, 1 gota de 12/12h por 7 dias. hoje, acordei de novo com o olho vermelho, como se não tivesse utilizado o colírio. Fui em outro oftalmo, e ele recomendou que continuasse utilizando o patanal por 7 dias de 12/12h e após esse período, 1x/dia durante 3 meses. Estou meio receoso, nesse processo, mas ele me falou que em 4 dias o colírio faria efeito, mas na semana passada, o colírio fez efeito no mesmo dia, o que não está acontecendo agora. Estou com vermelhidão no olho que está na região branca do olho, até a palpebra inferior. quando suspendo a superior, está normal, sem um sinal de vermelhidão, como se estivesse somente na área exposta ao ar. Muito obrigado desde já por seu tempo e leitura.

Derlano

as vezes a gente usa varios colirios, varios medicos dão diagnosticos diferentes e não se consegue uma soluçao definitiva

pelo local do olho que fica vermelho parece ser mais mesmo de ressecamento. E ai a unica soluçao é colirio lubrificante. Mas o uso é continuo e a vermelhidao vai voltar eventualmente

Bom dia Dr. Renato.

Tenho conjuntivite alergica ha 14 anos. E uso corticoides ha 14 anos também. Não existe outro tratamento para esse problema sem usar corticoides? Estou preocupado com os efeitos colaterais.

Grande abraço!

Alisson

alissonvaladao@hotmail.com

Boa tarde Dr. Renato

Meu nome é Thamiris e tenho moscas volantes a 8 anos, fui a vários oftamologistas e eles sempre dizem pra eu não me preocupar que não é nada sério, no entando venho pesquisando e descobri que uma tal relação do vítreo com a retina pode levar ao deslocamento da mesma e isso me deixa mt preocupada.Meu medo é que só tenho 23 anos e como essas moscas não tem cura, já cheguei a entrar em depressão por medo de perder a visão. Tomo um medicamento antidepressivo chamado Frontal que diz que aumenta a pressão intraocular e isso aumenta ainda mais minha preocupação pq meu avô teve glaucoma. além disso tenho olho seco, e fiz o teste da lágrima e acusou uma quebra do líquido lacrimal muito rápida,mas como tenho tbm boca seca o médico pediu pra eu ir a um reumatologista, e eu não paro de ir a médicos e não consigo descobrir a cousa do olho seco e nem cura pra nada....cada dia só fico mais ansiosa e não consigo me livrar de depressão pois sair durante o dia é uma tortura de tantas moscas que vejo....ele me pediu um mapeamento da retina mas eu estou sem coragem de fazê-lo, com medo do resultado, acho q por ele ter indicado pode ser q ele tenha visto algo, porém ele disse q a pressão ocular está boa e que eu enxergo muito bem.....só q eu não entendo pq muitas vezes minha vista embassa,principalmente no frio, eu tomo óleo de linhaça dourada em cápsula e uso o colírio fresh tears pra dar uma aliviada....mas não consigo ficar diante do computador nem por meia hora, já li q o ressecamento pode comprometer a córnea e as moscas volantes a retina...dr.estou angustiada de mais...eu tenho um filho preciso cuidar dele e vivo em depressão...já fui internada em hospital psiquiátrico....minha qualidade de vida é extremamete horrível...me ajuda DR....eu estou desesperada.

Obrigada.

Thamiris

O seu problema é muito mais psicologico do que ocular

COnsulte esse texto abaixo e veja que voce pode fazer o exame de mapeamento de retina e ficar tranquila se o resultado for bom

http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

Dr., aí é que tá...eu tenho medo de fazer o mapeamento por conta da quantidade de moscas que vejo. O Sr. acha que pode acusar algo pela quantidade Dr.???

Thamiris

medo do exame?
O exame nao vai te causar problema nenhum... ele só vai te dizer se vc tem algum problema para poder tratar

Eu teria medo é de nao tratar um possivel problema que vc pode ter e nao está sabendo

Então o fato de eu ter moscas volantes eu tenho um possível problema mais sério?? Acontece Dr. q eu tenho fibromialgia que me causam dores fortíssimas no corpo inteiro tbm....e ela é causada por transtorno emocional no meu caso.....se eu descobrir mais problemas mais nervosa eu vou ficar. acho q eu não estou numa boa fase pra fazer este exame não acha Dr.?

Ola dr Renato . Tenho 35anos . Uso lentes de contato desde quando tinha 20 anos .
Há 8 meses atrás comecei a sentir forte dor no olho e na cabeça . Parecia que a dor era atrás do olho e refletia em cima da cabeça . Meu olho ficava vermelho e ardia muito .
procurei um médico e ele me orientou que fizesse a troca dos óculos e que ficasse um mês sem usar as lentes de contato . Então a partir daí comecei a usar óculos e parei de usar as lentes .
Na quinta feira dia 21 comecei a usar as lentes novamente, Mas Só pra Sair . ( contínuo usando o óculos pra trabalhar e ficar em casa )
ontem fiquei com as lentes das 7 da manhã até as 7 da noite . Desde então comecei a sentir no olho esquerdo uma queimacao, ardencia e esse mesmo olho está bem vermelho com sensibilidade a luz . Ah, está doendo e sinto como se tivesse alguma coisa nele . Isso Só no olho esquerdo, o direito está normal .
Moro em Londres e os médicos aqui parece não entender muito de medicina . Pra tudo receitam paracetamol e repouso .
Procurando no google, sobre esses sintomas, encontrei o seu site que por sinal é muito bom .
Dr Renato, o que pode ser isso? Desde já agradeco .

Dr. estou tomando um medicamento chamado citalopram, um anti-depressivo, sabe me dizer se ele pode piorar o olho seco e as moscas volantes....pq uso fresh tears o tempo todo e nao funciona continuo com as vistas ardendo muito e minha visao fica afetada...enxergo com uma certa dificuldade qd resseca demais...obrigada!

Thamiris

esse remedio pode sim causar um pouco de olho seco
Consulte seu oftalmo sobre isso

Adriana

Ai em LOndres, voce foi a oftalmo ou ao clinico geral? Procure um oftalmo

provavelmente voce está tendo alguma ceratite (inflamaçao das corneas) devido ao uso das lentes

Use bastante os lubrificantes e de um tempo no uso da lente de contato

Adriana

Voce procurou oftalmo ou clinico? procure um oftalmo ai em Londres

Provavelmente voce esta tendo alguma inflamçao devido ao uso das lentes
use bastante os lubrificantes e pare de usar as lentes por um tempo

Dr. to usando por conta propria o optive...posso usa-lo sem prazo determinado??ela tem conservante??obrigada

Thamiris

pode sim
o optive tem conservante mas o optive UD nao tem

Bom dia DR.RENATO, meu nome é Marcia ,e gostaria de uma ajuda ,minha mãe tem umas dores na cabeça, no fundo dos ohos e qdo da essas dores chega até sair uma agua ardida do nariz,já foi no médico, oftalmo e não acha nada o que o sr.acha que pode ser?aguardo resposta desde já agradeço atenção.

desculpe não sai agua ardida e sim uma dor ardida no nariz

Marcia

nao sei o que isso pode significar nao

Boa Tarde Dr. Renato, me chamo Aliane, sou filha de Maria Socorro, e há 3 anos descobri que tenho toxoplasmose, ela ataca apenas o meu olho direito, mas já é o 4º coquetel de medicamentos que tomo. Gostaria de saber se essa doença não tem cura. Se vai retroceder sempre. Tenho 23 anos e tenho medo de perda de visão, msmo que parcial.

Aliane

A toxoplasmose tem tratamento. Porém ela nao some do organismo e por isso pode haver recidivas
Existe um texto sobre esse assunto aqui no blog
Leia
http://www.medicodeolhos.com/2010/08/toxoplasmose-ocular.html

Postar um comentário