Recent Posts

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Lentes de Contato: Dúvidas e dicas

Nesse post colocarei algumas dúvidas sobre o uso de lentes de contato que estão surgindo com a leitura dos textos publicados anteriormente sobre o assunto e também de alguns pacientes do consultório.



1 - Lentes de Contato coloridas (estéticas) são seguras para uso?
R= Sim. Mas deve-se tomar os mesmo cuidados de uso e de higiene que as lentes de contato de grau. Algumas propagandas dão a falsa impressão de que essas lentes não representam qualquer risco a saúde do olho mas isso não é verdade.

2 - Pode-se usar lentes de contato na praia ou na piscina?
R= Sim, mas deve-se evitar abrir os olhos embaixo da água ou usar óculos de natação. No entanto, em piscinas de uso público aumenta-se a chance de pegar infecção por amebas (um tipo específico chamado acantameba) que causa graves infecções de córnea.

3 - Pode-se usar lentes de contato na sauna?
R= Deve-se evitar, pois é grande o risco de contaminaçaõ nesse ambiente.

4 - Como fazer para usar maquiagem e lente de contato junto?
R = É fácil. Primeiro coloque as lentes e depois faça a maquiagem. No final do dia ou da festa, retire primeiro as lentes e demois remova a maquiagem. Ou seja, sempre coloque ou retire as lentes antes de colocar ou retirar a maquiagem.

5 - É seguro usar lentes de contato no avião?
R= Em viagens curtas (ponte aérea) pode-se usar mas se for viagens de média ou longa duração não é indicado. A baixa umidade e o ar condicionado ressecam a lente e se a pessoa dormir vai ter um risco adicional.

6 - Posso usar colírios enquanto estou com as lentes de contato?
R= Nem todos. Muitos colírios tem conservantes ou medicamentos que podem danificar a lente. Por outro lado, alguns colírios lubrificantes melhoram o conforto das lentes e podem ser usados sem restrições. Consulte seu médico antes.

7- Qual o limite de grau para uso de lentes de contato?
R = A maioria das lentes gelatinosas estão disponíveis até 9 ou 12 graus de miopia. Acima disso (12 graus de miopia) só sob encomenda em algumas lentes especiais. Para o astigmatismo o limite geralmente é até 2 ou 2,5 graus. Isso para lentes gelatinosas. Para lentes rigidas praticamente não há limite

8- O prazo de validade das lentes precisa mesmo ser respeitado?
R= Claro que sim. E o prazo de validade das lentes descartáveis (1 dia, 15 dias ou 1 mês) começa a contar do momento em que a embalagem individual de cada lente é aberta. Após o prazo, as lentes começam a acumular resíduos, o que aumenta a chance de infecções e alergias.

Quer saber mais sobre como limpar e conservar suas lentes?

Outras dúvidas sobre lentes de contato?

Você sabia que existem lentes de contato multifocais? Leia também:

160 comentários:

posso ficar de lentes o dia todo?? tem limite de hrs?

Não há limite de horas para ficar com a lente. Mas isso depende da lente e do seu olho. Não abuse

Estimado Dr. Renato,

Uso lentes de contato há cerca de um ano. Sempre me incomodaram de alguma maneira, seja ressecando, seja visão embaçada. São lentes rígidas gás permeável, tenho, creio, astigmatismo. Utilizo solução Boston Simplus e faço assepsia corretamente, conforme indicado pelo oftalmo. Utilizo ainda colírio: atualmente o renu gotas umidificantes. Tenho a síndrome do olho seco.
Ocorre que depois de leva-las até lá, limparam c/ limpisol e melhorou, não embaçou mais. No entanto, uma delas incomoda, enquanto a outra não. Eu a sinto aqui e às vezes tenho sensação do olho estar esquentando, às vezes coça, ás vezes arde. Seria um problema c/ colírio ou a lente em si? Já usei ecofilm, fresh tears, clens e outros. Parece que o fresh tears aliviou um pouco o efeito, embora permaneça. Outra coisa, sempre tem algum fiapinho na lente, muito embora eu use papel toalha para secar as mãos etc.

Aguardo sua resposta.

Obrigado!

**SS**

Esqueci de dizer: marca das lentes: Bausch & Lomb, duração de 01 ano. Jà troquei uma delas e com a outra permaneci porque o ofltamo disse que estava tudo em ordem.

Tks!

**SS**

Mais uma coisa: geralmente os olhos estão irritados (quando há aqueles fiozinhos vermelhos sobrelevados). É normal com o uso de lentes tal irritação? As vezes é relativamene discreta, às vezes fica muitoo vermelho, principalmente abaixo d onde "tocaria" a lente, como se ela estivesse raspando ali e irritando.

Obrigado e espero que o senhor possa me orientar ou esclarecer, pois muitos oftalmos que fui não resolvem, apenas querem vender as ditas lentes.

Obrigado!

**SS**

O colírio oftane é o que propicia melhor conforto em maior tempo? Melhor do que o fresh tears?

**SS**

Olá Doutor, primeiramente parabéns pela iniciativa da criação deste blog para o esclarecimento dessas diversas dúvidas existentes sobre a visão.
Bom, minha dúvida é o seguinte, estou querendo compra uma lente de contato para uso apenas estético, na descrição do fabricante há o prazo de descarte da lente, por exemplo 30 dias.
No caso essa validade da lente seria 30 dias corridos, ou 30 vezes em que eu usar a lente, no caso de por ventura usar apenas para algum evento 2 ou 3 vezes por mes, poderia ter ela guardado por um longo período?
Obrigado desde já.

Henrique

Respondi a sua pergunta no outro post sobre lente de contato. De uma olhada lá e obrigado pelos elogios

Muito Obrigado Dr !
Tudo de bom, abraços !

Dr., o sr. não respondeu as minhas perguntas .

Susana
Nao identifiquei exatamente qual foi a sua pergunta, mas suponho ser a que está assinada SS.
É dificil responder sua pergunta. Talvez a lente esteja tocando sua cornea.
O oftane é muito semlehante ao fresh tears. O optive e o Systane sao outros colirios parecidos. Teste e veja com qual voce se sente melhor.

Dr. Renato,

Agradeço a resposta. Depois de muita dificuldade e quase um ano com as lentes incomodando, descobriram que era um mal acabamento na lente que de alguma forma machucava o olho. A troca foi feita, o grau foi reavaliado e segundo eles, aumentou um pouco. Estou utilizando com o grau atualizado e novo acabamento. Ocorre que percebo a visão não estar perfeitamente nítida, c/ um leve embaçamento. Seria possível o não costume ao novo grau? (obs: segundo dia de uso) ou então que trocaram lá a direita pela esquerda e vice-versa? Fiz um teste, coloquei a do olho esquerdo no olho direito e a visão ficou boa. Seria possivel que eu tenha que dar um tempo p/ acostumar ao novo grau ou não é necessário e eles inverteram mesmo?

Obrigada!

Susana

Sim Susana
Espere mais tempo para ver se com uma adpataçao melhor a visao melhora tambem.

Dr. Renato,

O sr. é muito prestativo. Grata por sempre esclarecer as dúvidas através deste ótimo instrumento de informação.
Houve proposta no sentido de trocar o material>da rígida gás permeável para a gelatinosa tórica, já que o olho não se acostumou com a rígida.

O que o sr. acha? Quais são as principais diferenças?

Mais uma vez, obrigada!

Que Deus o ilumine.

Susana

Dr. Renato, eu tenho um grau maior que o outro, em um olho quatro e meio e no outro um e meio , eu tenho qe usar óculos , mais acabo não usando por vergonha , e não adianta.. não uso mesmo.. quero usar lentes de contatos, tenho 13 anos, vou fazer 14.. minha mãe acha que não posso.. gostaria de saber, Obrigada se puder responder!

Aryane.

Aryane

Pela idade não há problema. Se voce mostrar que tem responsabilidade e disciplina para fazer os cuidados de higiene que a lente precisa...não vejo problema algum. Inclusive para quem tem uma diferença de grau grande entre os olhos (como é o seu caso) a lente de contato é melhor do que o oculos

ah que bom Dr. Renato! Estou feliz, obrigada mesmo!

Aryane.

doutor... tenho 17 anos e a pouco começei a usar lentes de contato rigida...
são de boa qualidade e eu me sinto bem com ela..
naum incomoda..
.... so q aconteceu de eu mistura-las e agora naum sei qual é qual...
elas tem grau diferentes.. poderia dizer-me como faço para saber qual é qual???
responda por e-mail.. por favor...
paloma_mafessoni@yahoo.com.br
atenciosamente..

Paloma,

um modo de descobrir isso é simplesmente pela tentativa e erro. Coloque uma lente no olho direito e veja se a visao fica boa ou nao. Depois troque a lente e veja o resultado.
Outra opçao é ir numa otica ou num local que faça lente que eles podem verificar o grau de cada uma
Abç

Dr. Bom Dia! Gostaria de Saber se posso utilizar uma lente colorida sobre uma lente tórica com grau.

Muito Obrigado!

Resposta ao comentario acima

Poder pode mas deve ser bem dificil
mais facil tentar arrumar uma lente torica colorida

Olá, Dr Renato!
Usei óculos desde os dois anos de idade!
Hoje tenho 32 e há 3 dias fiz a cirurgia refrativa para correção do astigmatismo e hipermetropia.
Gostaría de saber se posso fazer uso de lentes coloridas após os dias da recuperação cirúrgica. Obrigada por sua atenção!
Ge

Pode sim Ge. Sem problemas. Só escolher a cor preferida

Mas espere um pouco a cirurgia cicatrizar bem

Abç

Agradecida por sua atenção!
Muito bom o blog!

Ontem à noite meu olho direito arranhava bastante e o esquerdo embaçava... mas, estou satisfeita com o resultado, sei que tenho chances de o meu grau não zerar, mas só em diminuir já fico feliz!
Fica com Deus!
Um afetuoso abraço!

Oi Dr Renato, estou a quase um ano usando lentes rigidas. Uso pois enchergo bem melhor com elas, segundo o oftalmo oculos naum adiantaria a lente segura minha cornea no lugar correto segundo ele, ela esta se soltando. É isso mesmo? Naum tenho nenhum problema qto ao uso, além de que incomoda um pouco e o olho fica bem vermelho. O fato é que depois de um dia inteiro com as lentes ao tira-las meus olhos coçam horrores uma coisa fora do normal... Como é isso o que poderia ser feito pois o mesmo tambem disse que eu naum devo coçar o olho pois pioraria a situação do seratocone... Então o que eu faço ao retrar a lente?
Obrigado
Luana Massula

Luana

Vc tem ceratocone! Procure um texto nesse blog sobre o assunto e leia.
A coceira depois que tira a lente pode ser amenizado com colirios lubrificantes e antialergicos. Pergunte ao seu oftalmo algum desses colirios para ele te passar (se é que ele ainda nao passou)
Abç

ola Dr. Renato
passei alcool em minha lente rigida e ela ficou branca, e agora o que eu faço?

Queria que voce me desse uma dica de colírio para quem usa lentes

Olá uso lentes de contato da marca biomedic, gostaria de saber se é uma marca boa e se optar por lentes coloridas qual marca é a mmelhor do mercado ou seja que deixe menos artificial possivel....obrigada

Resposta ao comentario acima

Simples. Troque essa lente por uma nova

Matheus,

colirio para que?
Se for para lubrificar as lentes pode ser ...fresh tears, lacrifilm, optive
Se for para remover proteinas das lentes pode ser clens 100 e renu.

Esses colirios mencionados nao trazem efeito colateral algum

A biomedic é uma boa marca de lente.
O tom da lente varia de fabricante para fabricante e a cor ser menos natural ou nao vai depender de cada um, inclusive da cor natural dos seus olhos. Em outras palavras, só experimentando

Dr. Renato, quero uma lente gelatinosa anual da Solótica (Natural Colors), uso -1,75 em cada olho para óculos. Para as lentes os graus são os mesmos? Obrigada, Mis

Mis

provavelmente sim, mas só testando e fazendo a adaptaçao com um profissional para saber

Dr.usei lentes de contato gelatinosa por 10anos,fazem 6meses que adquiri uma infecção ,que o oftalmo falou que é pq tenho olho muito seco,isei corticoides,e pomadas,para recuperar a córnea,só que el falou que nunca mais poderei usar lentes,pq vai voltar a ceratite novamente,tenho astigmatismo e miopia,tenho 47anos.será mesmo que não poderei usá-las mais????

Susana,

Nesses casos geralmente é preciso um longo periodo sem lentes. Depois de alguns meses, estando tudo normal, é possivel tentar novamente as lentes
Nao perca as esperanças

Gostaria de saber se uma pessoa que fez a cirurgia de correção de miopia, pode futuramente, caso volte algum grau, usar lentes de contato novamente.

Olá Dr Renato, o Sr não respondeuminha questão.

Posso usar lentes de contacto, enquanto tenho um terçolho?

Guilherme,

nao consegui identificar sua pergunta

Ao anonimo do dia 29

Sim pode usar lentes sem problemas

Ao anonimo do dia 14

Aguarde o terçol ficar curado para voltar a usar suas lentes de contato

Boa noite doutor Renato!

Eu estou com uma infecção por bactéria no olho esquerdo, causada pelas lentes de contato. Fui ao oftalmologista hoje e ele me receitou um colírio, uma pomada e Voltaren via oral. Ele não me disse qual bactéria era, apenas que se formar um cisto (que, segundo ele já estava se formando,e com os remédios poderia melhorar)eu vou ter que tirar. Queria saber mais sobre a cirurgia de cisto, e qual é a possibilidade de ele permanecer se eu tomar a medicação direitinho.

Obrigado.

Doutor, hoje percebi que se formou uma bolinha meio amarela na parte interna do meu olho, bem aonde o meu oftalmologista disse que poderia estar se formando o cisto. Essa bolinha é alguma coisa grave?

Obrigado.

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Uso óculos para miopia, há 6 anos, e atualmente decidi usar lentes de contato, então há uma semana atrás, fiz um exame de vista computadorizado e dois exames com o oftalmologista, tudo na mesma clínica. Em todos os exames, constatou 1.00 grau na visão esquerda e 1.75 graus na visão direita, o mesmo grau da última vez que fiz o mesmo tipo de exame, em Fevereiro de 2008. Porém, como sentia uma sensação melhor, aumentei para 1.25 graus, o grau da visão esquerda, e na direita, permaneceu a mesma. Fiz as lentes de contato de silicone, e hoje é o 3° dia de uso, com as lentes de 1.25 e 1.75 graus, visão esquerda e direita, respectivamente. Porém, percebi algo que não me agradou e fiquei em dúvida quanto às lentes. Se fechar o olho direito e olhar apenas com a visão esquerda, tanto um objeto perto ou longe, enxergo com nitidez, mas se fechar o olho esquerdo e olhar apenas com a visão direita, enxergo bem um objeto perto, porém, um objeto a 6 metros de distância ou mais, vejo um pouco embaçado, não tanto como quando estou sem lente ou óculos, mas não vejo com a mesma nitidez que a visão esquerda. O que me causou dúvida, já que tanto o exame na clínica, como meus óculos antigos, com 1.00 e 1.75 graus enxergo bem. E ao receber as lentes de contato, vindas do laboratório, conferi e constatavam 1.25 graus e 1.75 graus, como recomendado pelo doutor que me atendeu. Então minha dúvida seria porque com a visão direita vejo um objeto embaçado usando a lente de contato, se os graus recomendados são os mesmos da lente, e se com os óculos antigos, que é de 1.75 graus nessa visão, vejo bem. Poderia ser algo relacionado a adaptação? Desde já agradeço, Dr. Renato.

Dr. Renato

Tenho 39 anos e uso lentes de contatos desde 1995. Nunca tive problemas com o uso das lentes, ao contrário, me adaptei muito bem a elas. Tenho miopia e astigmatismo. Há uns três anos atrás, meu oftalmo me disse que minha miopia estava regredindo. E realmente, o grau receitado por ele tem sido menor a cada ano. Em 2009 fui ao oftalmo e não sei porque cargas d'água pedi para usar óculos. Ele me deu a receita, eu fiz os óculos. Em 2010 quando fui ao seu consultório novamente, fui decidida a voltar a usar minhas lentes de contato. No entanto, ele me disse que como minha miopia tinha regredido, havia um diferença entre esta e o astigmatismo e que essa diferença não me permitia usar mais lentes de contato. Ele me perguntou pq eu queria voltar a usar as lentes e eu falei que além da necessidade do grau era por uma questão de estética. Eu não gosto de óculos, decididamente. Foi aí que ele me disse que eu não poderia mais usar lentes. Existe alguma forma de, por conta na diferença entre a miopia e o astigmatismo, eu ficar restrita ao uso de lentes? De verdade, eu quero muito voltar a usar minhas lentes. Espero realmente que não exista restrições a isso. Só pra informar, eu já usei lentes rígidas, gelatinosas descartáveis ede uso prolongado e nunca tive qualquer rejeição a nenhuma delas. Mas a que eu melhor me adaptei foi a gelatinosa de uso prolongado.
Obrigada pela atenção e espero ansiosa sua resposta. Um abraço...

Att.
Elioenay Silva

Maria Clara

pelo que voce relata parece ser um terçol
De uma olhada no texto sobre terçol desse blog para ver se é isso que voce tem

Ricardo

Dificil dizer, mas pode ser
- só impressão, pq com o grau diferente, o tamanho dos objetos é um pouco diferente
- lente veio errada da fabrica
- erro no grau que foi prescrito

Só seu médico poderá te dizer

Elioenay

Com lentes de contato é possivel corrigir praticamente todos os tipos e tamanhos de graus. mesmo que para isso precise usar algum tipo de lente especial
nao vejo problema algum
Procure um medico que seja referencia em adaptaçao de lente de contato

Luis Adriano Meira,

DoutorRenato,usso lentes rígidas ceratocone, e algum tempo utilizo(4 meses), e no ultimo mes percebo que meus olhos estão irritados,não embassa enem arte. mais ficam as vezes vermelhos.. ou muito vermelhos.. pode ser de conversação incorreta? tem alguma diferença se trocar as lentes.. ( direita pela esquerda),..?

vou deixar meu e-mail..se puder responda por ele fico grato .. nano_meira@yahoo.com.br

Luiz

O blog tem como norma nao dar respostas por email só aqui na pagina de comentarios

Voce NAO pode trocar as lentes de lado! No seu caso, cada lente é especifica para aquele olho.
Vá ao seu medico ver o que está acontecendo

Tiago Costa

Olá Dr. faz + ou - 3 dias que estou usando lentes de contato gelatinosa torica tenho miopia e astigmátismo, me adptei muito bem e quase não sinto elas, só que até hoje sinto minha visão embaçada principalmente em frente ao computador.será que e falta de costume e com o tempo vai melhorar ?

obrigado !

Tiago

pode ser falta de costume ou pode ser que precise fazer uma modificação no grau
Aguarde um periodo maior e depois volte no seu medico para uma avaliação

Olá Dr. gostaria de saber se realmente as lentes de contato gelatinosas corrigem o astigmatismo, pois não consigo enxergar bem, não consigo ver a placa de um carro a 7 metros de distância com nitidez. Já troquei as lentes, pelo exame que tinha feito e agora acho que realmente preciso fazer um novo exame. Outra pergunta, as fábricas de lentes sempre diminuem o cilindro, se a receita tem -1,50, nas lentes vem -1,25, isso é normal? Já paguei e quero enxergar direito Dr.! rs Desde já obrigado!

Weber

As lentes gelatinosas TORICAS corrigem sim o astigmatismo. Mas há um limite de grau e em alguns casos a visão nao fica tao boa quanto a do oculos.
As vezes é necessario o ajuste do grau do astigmatismo e isso pode diminuir o grau na lente de contato
Já tentou usar lentes rigidas gás permeavel? São mais incomodas mas dão uma qualidade de visão melhor...

ola doutor, muito bom o blog.
tenho uma duvida, as vezes quando estou com as lentes (gelatinosas) meus olhos começam a coçar bastante, isso é normal?

Zakk

isso é uma especie de alergia... evite coçar, pingue algum colirio lubrificante para amenizar
Se isso se tornar muito frequente, procure seu medico

Tenho 3,75 de astigmatismo e ao adquirir a lente torica verifiquei que o grau ficou o mesmo do oculos, ou seja nao houve conversão. O fato é que ao usar as lentes percebo que nao enxergo tao bem quanto com os oculos a visao fica meio embaçada,nao enxergo as coisas tao nitidas. Por isso usei pouquissimas vezes a lente. Seria por falta de costume ou alguma falha na lente ou no grau? Grata

Psique

Pode ser pelos 2 motivos.
Se quando voce pisca a visao com a lente piora ou melhora é porque o problema está na lente. Mas se a visao nao muda quando pisca ai o problema pode estar tanto na lente quanto na falta de costume

Retorne ao local que te passou a lente

tenho conjutivite alergica e atigmatismo uso oculos,a medica disse que se eu continuar coçando vo ter que fazer transplante de cornea no futuro mais eu não coço meu olho, uso o patanol diariamente e ele nao fika vermelho so as vezes. mais tem mt tempo que não coçoo, antes eu coçava....... agora sinto meu olho normal.... mais eai posso usar lentes de contato ou não ?

Thyago

pode tentar... se der alergia...pare de usar e fique de oculos

dr.
mais eu não quero com grau, é sem grau apenas colorida, Usando o oculos tambem, para um casamento posso neh ? normalmente ?

Sem problemas Thyago. Com grau ou sem grau, dá no mesmo

Olá Dr. Renato,
Tenho miopia, 3(OD)e 2(OE)graus. Gostaria de usar lentes de contato descartáveis.
Minha dúvida é se o uso de lentes pode impedir futuramente a opção de fazer operação de correção de grau.

Tatiana.

tatiana

O uso das lentes nao vai interferir com uma futura cirurgia não
A nao ser, é claro, que voce tenha uma baita infecção na córnea.
Entao, é só tomar cuidado que nada vai atrapalhar

Doutor sou o thyago e comprei lentes gelatinosas, não ficou vermelho, não aconteeceu nada, apenas embaçou, ficou igual ter uma remela no meu olho mais mt normal entao posso usar sem problemas qualquer tipo de lente ?

Thyago

Essa remela é normal e deve melhorar com o tempo

Dr. Renato, tenho astigmatismo e uso óculos desde a infância.. tentei o uso de lentes para correção, mas, descobri que sou muito preguiçosa para o uso delas diariamente, pois, incomodam e são trabalhosas para se cuidar. Porém, como trabalho com shows, eu gostaria de usar lentes coloridas, apenas para o palco, sem intenção corretiva, destas gelatinosas e de vida máxima de 3 meses como FreshLook ou Adore, sem grau.. no caso, minha pergunta é se isso pode prejudicar a minha córnea esquerda que é a que tem o astigmatismo mais alto ou não há problema algum. Muito obrigada!

Tenho miopia, e a pouco tempo estou usando lente de contato geletinosa, não uso diariamente.é aquelas lente de uso quisenal, mais eu gostaria de saber mesmo não usando todo dia tenho que descartar ela?

Regina

Isso nao fará mal nenhum, contanto que vc tenha o mesmo cuidado de higiene que tinha com a lente antiga

Nathalia

Mesmo nao usando as lentes todos os dias, voce deve descarta-la com o tempo recomendado

Olá doutor, quando tiro as lentes antes de dormir (fico com elas o dia todo) fico com a sensção de que há um cisco no meu olho porém não tem nada poruqe não sinto isso quando estou com as lentes, essa sensação passa em alguns minutos, mas isso é normal?
obrigado

Zakk

Isso é um sinal de que a lente pode ter "arranhado" a sua cornea. Melhor consultar um oftalmo para ver se isso pode piorar ou afetar seu olho

Doutor eu tenho 16 anos começei a usar lente tem 3 dias só ke quando eu a uso eu sinto um pekeno embaçamento nos olhos e a minha vista esquerda quando eu tiro a lente fica arranha como si tivessi uma pedrinha e quando eu a coloco eu paro de sentir a petrinha estou preocupado u que pode ser isso ?

Doutor,na praia ou na piscina não é recomendado o uso de óculos de sol junto com a lente de contato?
Por que?

olá novamente doutor, sobre o que me respondeu na minha ultima pergunta (ela está um pouco acima), meu medico ainda está de ferias, gostaria de saber se isso que o doutor disse sobre a lente arranhar minha cornea pode ser perigoso, e o que tenho que fazer até eu poder ir ao medico? lembrando que uso lentes de grau gelatinosas

obrigado pela ajuda

Filipeto

Isso é comum no inicio
Use lubrificantes e vá no seu medico para ele avaliar

Zakk

Isso pode ser perigoso sim porque pode facilitar uma infecção

Vá em outro medico ou diminua o uso da lente até seu medico voltar

Nanny

O uso de oculos escuros é SEMPRE recomendado

Olá Dr.,

Sou usuária de lente rígida e há uns dias estou com dificuldades de limpar as minhas lentes. Uso Boston para limpá-las e nada mais. Uma vez usei um "desproteinizante" em comprimido, mas não me lembro o nome dele. Seria o caso de usá-lo novamente? Qual o nome do produto?

Obrigada!

Stéphane

Bom dia Dr.. Uma duvida, eu usei lentes durante cinco anos sem nenhúm problema. Mas, depois do vencimento das útimas, optei por óculos, isso tem uns 3 meses. O exame que eu fiz para o uso de óculos (3.00 miopia Direito e 3.25 esquerdo) servem para eu comprar novas lentes de contato? Pretendo fazer a compra pela internet.


Obrigado

Douglas Cordeiro

OBS: Esse blog é fantástico. Parabéns.

Olá Dr .. Uma dúvida, eu comprei minhas lentes de contato faz pouco tempo, no começo como todos era meio complicado usar pois nao havia me acustumado ainda, só que passei a usa-las normalmente, não teve nenhum encomodo, parecia até que não estava de lente pq nao sentia nada, estava já acustumada, só que desses dias pra cá eu coloco a lente em um dos meus olhos e ela me encomoda muito, na parte de cima, pareçe que tem algo arranhando nao sei explicar, só que encomoda mt, como se fosse um cilios que está na parte de cima da íris, a outra fica normal, só que essa encomoda muito meu olho, então estou a 2 dias sem usar, coloquei hoje novamente e troquei até de lado achando que iria melhorar, mais não, e certifiquei de que ela nao está do lado incorreto, mais está do lado correto, oque poderia estar aconteçendo ? obrigada.

Douglas

As vezes nesses sites de compra eles pedem outros dados como curvatura e diametro da lente. Nesse caso, vc terá que ir no oftalmo
Mas se nao pedir isso, se for só pelo grau, dá para comprar sim

Stephane

Vc pode tentar o Supraclens do laboratorio Alcon, que é um removedor de proteinas liquido

Dyana

Pode ser que a lente esteja com algum defeito (quebrada ou arranahada) ou entao o seu olho esteja com algum tipo de arranhao ou inflamação
Vc deve suspender o uso das lentes e procurar um médico

Este comentário foi removido pelo autor.

Boa Tarde

Uso lente de contato rigida e tenho ceratocone, a 3 semanas minhas lentes começaram a incomodar, ai percebi que elas estão embranquecidas. troquei de lente a 6 meses. o que devo fazer? estou gravida de 7 meses e meio, isso pode estar interferindo em alguma coisa?

Rochely

ola doutor uso lente gelatinosa ha 5 anos sempre usei renu e opt free mais ganhei umproduto boston simplus mais li na embalagem que e para lentes rigidas se eu usar pode danificar minha lente?

Rochely

voce deve parar de usar as lentes até descobrir o que aconteceu com elas
Nao acho que sua gravidez esteja interferindo nisso nao

Tati

Esse produto nao vai danificar a sua lente mas tambem nao fará a higiene que ela precisa
COntinue usando ou o optifree ou o renu

Boa Noite Dr. Renato
Gostaria muito de saber qual seria a conversão correta da receita do meu óculos para a receita de lentes de contato; pois comprei lentes toricas descartaveis que foram convertidas pela ótica,para substituir a minhas lentes anuais, e não estou enxergando bem; além de sentir muita dor de cabeça no fim do dia.

A receita do meu óculos é:
OD esf:-4.25 cil:-0.75 eixo:175°
OE esf:-4.00 cil:-1.25 eixo:180°

As lentes descartaveis toricas que me venderam são:
OD esf:-4.00 cil:-0.75 eixo:170°
OE esf:-3.75 cil:-0.75 eixo:180°

Gostaria muito de saber se a conversao esta correta, para poder troca-las se necessario. Sou estudante de medicina, e está bem difícil o estudo.

Muito obrigada desde já Dr.
Parabéns pelo blog!

Milena

Tenho astigmatismo de 2,5 e miopia de 1,75, uma empresa especializada em lentes recomendou-me a utlizaçao de lentes toricas de 2,5 e multifocais 1,75, postadas uma sobre a outra.
É correto este método? estou na fase de testes com as lentes, pra depois pegar as lentes definitivas. obrigado

Mii

A conversao está correta... tem q ver se a lente está rodando, mudando o eixo do astigmatismo
Vá num oftalmo p ele avaliar direito

Carlso augusto

Nao tenho conhecimento e nem experiencia nesse tipo de utilizaçao de lente

Desculpe mas nao sei dizer se é ruim ou bom

PRECISO DE AJUDA URGENTE:
Drº, Sexta eu sai pra uma festa e coloquei lente de contato. Do lado direito ela ja estava me irritando com uma certa frequencia, mas lá no ambiente era refrigerado e tinha muita fumaça de cigarro, NÃO LEVEI COLIRIO e quando cheguey em casa vi que meus olhos estavam muito vermelhos acordei com muito " Remela " no olho esquerdo e meio inchado fora a vermelhidão com nervoso oculares meio que pulando, O QUE DEVO FAZER ?
PS: to lavando meu olho com soro fisiologico e de ontem pra hoje melhorou Mas ainda ta vermelho e me incomoda um pouquinho!

Pedrinho

Vc deve procurar um oftalmo URGENTE
POde ser uma infecção e quanto antes vc começar a trata-la menos riscos terá

,hoje amanheçeu novamente vermelho com os nervos querendo pular, mas depois melhora. Não tive mais problemas com " remela " só no 1° dia mesmo eu ja joguey as lentes fora, percebi que estavam com uma bolinha uma em cada uma, será que foi fungos e ferio minha cornea ? To indo ao Medico amanhã mesmoo. Obrigado

Boa noite Dr. Renato, utilizo lentes de contato, há 5 dias tive contato com uma pessoa que estava com conjutivite, no dia posterior acordei com o OE inchado e com uma secreção amarela. Utilizei o colírio Visazul, durante 2 dias, e meu olho ficou normal aparentemente.Posso voltar a usar as lentes de contato? Precisa fazer alguma limpeza nas lente diferente da limpeza comum que faço com o Renu?
Obrigada desde já.

Wanessa

Dr. Renato

Estou com conjuntivite viral há dois dias e utilizando o Lacrima Plus e o Vigadexa, utilizo lentes rígidas por ter Ceratocone, o médico que consultei informou que como retirei as lente no primeiro dia de desconforto elas não devem ter sido contaminadas e mesmo que estivessem contaminadas a solução Boston que conservei assim que retirei dos olhos já fez a desinfecção, posso confiar nessa informação ? Fiquei em dúvida pois era um médico de PS e não o meu Oftalmo.

Obrigada

Evelyn Velli

Wanessa

Nao precisa de nenhum cuidado especial além dos cuidados rotineiros

Evelyn

Seu médico está correto no que ele falou
Pode confiar

Dr Renato Para quem tem ceratocone e recomendado a lente rigida ou pode tambem usar a gelatinosa estou com 7 graus num olho e 5 no outro

Euripedes

Para o ceratocone a lente deve ser a rigida
A gelatinosa nao vai adiantar muito nao

Olá,
tenhos dúvidas proporcionais ao tamanho da vontade de usar lentes...
Drasticamente, tenho 23 anos e cerca de 15' de miopia no olho esuqerdo e 12' no direito, além de astigmatismo.
Fatalidade estética!! :/
Existe lentes gelatinosas ou resistentes que "concertem" (amenizem) tal defeito???
Qualquer esclarecimento será útil!
Obrigada.

Aline

As lentes corrigem seu grau enquanto voce estiver com elas no olho.
Mas elas nao farao o grau diminuir ou sumir

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido pelo autor.

Dr.

Tenho miopia e astigmatismo, aprox 2 graus de cada. Pedi um par de lentes de contato tóricas pela internet e não me adaptei com a amostra. Pedi ao meu médico que me passasse as dioptrias convertidas para lentes de contato e verifiquei que há uma diferença de 10 graus no campo eixo entre o valor que ele me passou e o que consta na caixa das lentes. Pode ser considerado como margem de erro ou está errado?

Ricardo

Voce tem que confiar no que o seu medico disse.
Esses 10 graus fazem toda a diferença na sua visão

Dr. tenho miopia e estigmatismo, uso lente gelatinosa alguns meses, em um olho parece que possui cisco e o olho esta vermelho, o que devo fazer ?

Joaquim

Pode ser que alguma lente esteja apertada demais, ou na curvatura errada... voce precise que um oftalmo veja o seu olho com a lente para avaliar isso.
Se não for nada disso, ai ele pode te passar um lubrificante para amenizar o quadro

Doutor sou o thiago e como eu disse. tenho problemas de atigmatismo e conjutivite alergica. e uso oculos de 2 graus e tudo mas eu tenho usado lentes exoticas e nao tem dado nenhum problema ate porque nao uso sempre. sempre limpo elas. e nao da nada. sera ki o meu medico ira dar a receita autorizando eu usar lentes de contato ? uso muito poucas vezes e nao acontece nada..... :)

Thyago

Seu médico nao irá se opor ao uso das lentes, ainda mais voce dizendo que faz tudo da forma correta.

Dr. sou a Marcella tenho 15 anos tenho miopia 4 graus e uso lentes de contato gelatinosas...eu sempre faco a limpeza da lente todos os dias, mas na ulltima noite eu dormi com a lente e meu olho amanheceu hoje muito vermelho principalmente o esquerdo,descrevendo: ele ta com os vasinhos vermelhos a mostra,sem dor...eu ja coloquei o colirio clens 100 e agua boricada varias vezes hoje e o vermelho nao sai.o q eu faco?

a e eu suspendi o uso das lentes hoje..

Marcella

Amanha voce deve procurar um oftalmo para ver se há algo de errado que precise de tratamento

Nao volte a usar as lentes antes disso

Dr. sou Thaynara e tenho 12 anos e uso lente ,eu tenho 5 graus em cada olho e tenho miopia so que meus olhos ta remelando muito eu nao sei o que esta acontecendo,antes eu nao tinha isso começo de agora o que eu faço?

Bom dia, Dr. Renato. Fui em um oftalmologista que aferiu meu grau em: O.D.-4 e astigmatismo -0,50 eixo 10; O.E. -3,50. Uso lente descartável há muitos anos, mas mudei de cidade e fui há um oftamo que, infelizmente, não trabalha com lentes de contato. Gostaria de saber qual grau de lente descartável devo comprar para cada olho.
Obrigada!

Thaynara

Suspenda o uso da lente e vá no seu oftalmologista ver o que está te incomodando

Fernanda

Será o mesmo grau do seu oculos.
Só levar a receita do oculos no local aonde vende a lente e pronto

Dr. Renato, por gentileza:

OD: -0,75 DE: -0,75 DC: 175 graus
OE: -4,50 DE: -0,75 DC: 180 graus

Tenho usado lentes de descarte diário apenas no olho esquerdo (e apenas para corrigir a miopia). Ou então uso óculos. Na última ótica que fui, o técnico me disse que noto a visão embaçada com a lente de contato devido ao astigmatismo, e que para corrigi-lo, eu deveria usar a lente para correção de miopia com um grau mais baixo, por exemplo: -3,50 no olho esquerdo.
É correto isso?
Muito obrigada!

Giovana

Nao! está errado o que ele disse.
para compensar o astigmatismo teria que aumentar a miopia ou entao usar lentes toricas que seria o mais correto

Obrigada, Doutor! Achei estranho, realmente. O senhor acha que mesmo tendo um baixo grau de astigmatismo, compensa usar lentes tóricas?

Giovana

acho que sim. sua visão ficará mais nitida

Antes de mais queria dar os parabéns aos responsáveis pelo blog.

Tenho uma questão, à qual agradeço desde já, em caso de resposta.

Uso lentes de contacto à cerca de 9 anos, e nunca tive problemas a assinalar, contudo nos últimos anos, ao longo do dia de uso de lentes se acumula uma secreção transparente no canto interior dos olhos que vai aumentando ao longo do dia e que a certa altura se começa a tornar incomodativo. Para além disso principalmente no último ano, para além desta secreção começou a formar-se também um secreção, mas desta vez de cor branca no canto exterior dos olhos, sendo que mesmo que eu limpe, a secreção volta a acumular-se.

O meu oftalmologista disse-me que estes sintomas se encontram relacionados com o cansaço dos olhos em relação à utilização de lentes de contacto durante os anos e receitou-me uma gotas lubrificantes, que se revelaram ineficientes.

O que sucede, é que mesmo que não utilize lentes por alguns dias, esta secreção acumula-se mesmo assim.

Para além destes sintomas não sinto outros factores incomodativo nos meus olhos.

A minha questão é se estes sintomas realmente se encontram relacionados com o cansaço dos olhos em relação à lente ou se pode ser sintomas de outro problema.

Existe alguma forma de reverter esta situação e diminuir a formação de secreção?

Devo consultar outro oftalmologista para pedir uma segunda opinião?

Obrigado.

Doutor, tenho uma questão à qual agradeço desde já a resposta.

Uso lentes de contacto à cerca de 9 anos. O que acontece é que desde há alguns anos,
durante o tempo de utilização das lentes ao longo do dia, vai-se formando uma secreção transparente
no canto interior do olho. Ultimamente para além desta secreção, também se tem formado uma outra secreção, mas esta de cor branca,
no canto exterior dos olhos, e que mesmo que eu limpe os olhos, volta a surgir algum tempo depois.

O meu oftalmologista disse que estes sintomas estão relacionados com o cansaço dos olhos em relação ao uso de lentes de contacto e
receitou-me umas gotas lubrificantes, mas que se verificaram ineficientes.

Quando não utilizo lentes, esta secreção forma-se na mesma.

A minha questão é, estes sintomas realmente podem estar relacionados com o cansaço dos olhos em relação às lentes de contacto ou poderão ser sintomas de outros problemas?

Existe alguma forma de diminuir esta secreção?

Devo consultar outro oftalmologista e pedir uma segunda opinião?

Obrigado.

Marcio

Isso pode ser ressecamento ocular, piorado ou nao pelo uso das lentes de contato

É dificil dizer...os seus sintomas nao são muito tipicos

COnsulte um 2o medico e tenha uma outra opiniao

Ola Dr,

Comprei lentes coloridas sem grau da marca magic Top que sao para qualquer curvatura, mas quando faço uso das lentes sinto incomodo e meu olhos lagrimejando sem parar..fiz a troca das lentes por outra da mesma marca continuou mesma coisa, também fiz o periodo de adaptação de uma semana aumentando cada dia 1 hora não adiantou, há a possibilidade de meus olhos não aceitarem lentes de contato?

Obrigada
Sds.

ola, doutor, um dia fiquei com uma vermelhidão intenssa no olho, quando fui ao oftalmo, ele viu que tinha um pequenino corte na borda da lente, então não usei mais e ele mandou colocar um colirio antibiotico e compresas de gelo, apos um periodo ele mandou fazer novas lentes e parar com o colirio, então comecei a usar denovo as lentes mas mas quando tiro eles meu olho fica um pouquinho vermelho, nada comparado com o que estava antes, mas não era para ficar totalmente branco meu olho? ah eu coloco um colirio de gotas umidificantes, cleans. obrigado

Raphaela

talvez voce precise fazer lentes com curvatura e diametro especificos p o seu olho
consulte um medico

Zakk

era p ficar branco sim mas isso as vezes persiste e nao quer dizer nada demais

DR. tenho 2,75 de miopia em ambos,e uso lente de contato com 2,50,mas ando vendo tudo embaçado principalmente de longe e com este sintoma tambem ando sentindo que meus olhos ardem muito.Principalmente o olho direto.Faz 6 meses que passei no oculista.Devo pedi uma lente com o grau 2,75.

Oi Dr. to com serio problema nos olhos uso lentes de contato a 9 anos e ultimamente meus olhos estão bastante rececados e a lente fica bastante embaçada e com isso fico usando o lubrificante e umidificante de 5 em 5 minutos. fui ao oftalmologista ele receitou dois colirios e usar soro fisiologico durante 90 dias, tenho medo que de um efeito colateral nos meus olhos usando o lubrificante constatemente pois so deixam de embaçar se eu usar ele mas o efeito é somente 5 minutos depois disso tenho que usar novamente. o que devo fazer Dr.?

Angela

Voce deve refazer o exame de grau
A diferença de 2,50 p 2,75 é muito pequena para dar tanto sintoma. Talvez tenha aumentado mais

Naedija

Talvez voce precise parar por um tempo o uso das lentes, usar uma lente especifica para olho seco e diminuir as horas de uso por dia
O lubrificante nao vai te fazer mal

Este comentário foi removido pelo autor.

Uso lente com a finalidade corretiva, tenho 1,5 graus de miopia, e estou pensando em trocar a lente tranparente por uma colorida. Seria uma boa idéia? Lente colorida incomoda mais que a transparente? E qual seria a melhor para o uso diário?

Obrigada, e parabéns pelo excelente blog :)

Camila

é uma boa idéia sim. As lentes são iguais, só muda a cor. Nao incomoda mais e nem tem qualquer risco adicional
Experimente

Vote no blog no concurso TopBlog (icone a direita no começo da pagina) e divulgue entre seus amigos. É importante para mante-lo funcionando. Grato

tenho 14 anos, quase 6 graus de astigmatismo. É aconselhado usar lentes, ou nao?

Colares

Seu grau de astigmatismo é alto entao voce teria que usar lentes de contato rigidas
É possivel sim e se for do seu interesse procure um oftalmologista para fazer o processo de adaptçao das lentes

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr.
o meu grau de miopia é - 6.00 e -1.50 de astigmatismo de um dos olhos, é verdade que para lentes tóricas gelatinosas esse grau se converte para - 5.75 e -1.25 porque fica mais próxima á córnea ao contrário dos óculos? Ou seja é menor?

Olá Dr. me ajude!

Veja se esta conversão esta correta e porque?


A receita do meu óculos é:
OD esf:-4.75 cil:-1.25 eixo:180
OE esf:-6.00 cil:-1.50 eixo:10

As lentes descartaveis toricas que me venderam são:
OD esf:-4.50 cil:-1.25 eixo:180
OE esf:-5.75 cil:-1.25 eixo:10

isso está correto?

Fico Grata!

e o ideal para mim são as de correção de miopia ou astigmatismo? pois a que comprei é bausch&lomb soflens 66 toric... e na caixinha tem For Astigmatism, são boas Dr.

Josy

para a lente esquerda a conversao parece correta mas para a direita eu faria um pouco diferente

Quem te passou essa conversão deve ter te examinado e portanto vc deve confiar nela

Caso contrario procure um medico para ver qual o grau certo

Essa lente que voce comprou é boa e o ideal é que seja torica mesmo

Olá Dr.Renato parabéns pelo blog,meu problema é que estou usando lentes de contato ha 20 dias, meu olho direito ficou muito bom, mas o esquerdo está muito embaçado.Com a conversão o grau ficou assim.
OD era esf.6,25 cil.1.00 eixo 50
com as lentes. esf.5,75 cil.0,75 eixo50.

OE era esf.3,00 cil 2,00 eixo 90
com as lentes. esf.3,00 cil.1,75 eixo80.
A ótica mediu a curvatura e diz que o eixo tera que ser 90 mesmo. se fico com o olho aberto e levo a lente com o dedo um pouquinho para cima aí melhora 100%.As lentes são muito confortaveis, o senhor acha que realmente pode ser o eixo. desde ja agradeço pela atenção.

Fernando

acho que sim
O fato de vc mexer nela e melhorar a visao é um sinal de que deve ser feito um ajuste no eixo do astigmatismo

Olá Dr,
Gostaria de saber se a lente de grau esférico plano significa sem grau?
Os dados dela são: Grau esférico:Plano, C.B:8.6 e Diametro:14.0.
Só tinha esse padrão, comprei para usa-las junto com a rigida, mas agora fiquei em duvida.
Agradeço á atenção!

Jessica

exatamente. Plano significa sem grau

posso usar o umidificante oftane junto com a lente de contato?

Edna

O oftane NAO pode
No texto abaixo tem uma lista dos colirios que podem ser usados com as lentes de contato

http://www.medicodeolhos.com/2010/10/colirios-que-podemos-usar-nas-lentes-de.html

bom doutor eu us as letes faz um m~es mais não tem jeito delas pararem de incmodar e elas estão com umas bolinha bem pequenas minusculas acho que ciu detergente e agora?

desculpa pelo portugues é que eu tava com as lentes kkk mais acho que caiu detergente o senhor tem algum jeito de conçertar um liquido ou algo parecigo ?

Rafael

é melhor levar em algum lugar especifico de lente de contato, alguma otica ou coisa parecida

DR durmi com a lente ai quando acordei fiquei com a vista embaçada um pouco cinza quando eu enxergo o que pode ser?

Fellipe

pode ser desde uma falta de oxigenaçao na cornea até uma infecção grave
procure urgente um oftalmologista e nao durma mais com as lentes de contato

eu lavei com soro meus olhos e depois fui descansar acordei melhor obg

Postar um comentário