Recent Posts

domingo, 2 de maio de 2010

Glaucoma: O que é, como diagnosticar, como tratar

Glaucoma: O que é?

Glaucoma é uma doença que lesa o nervo óptico. Por uma série de fatores, as células desse nervo (fibras nervosas) vão morrendo e o nervo óptico não consegue mais mandar sua mensagem para o cérebro podendo levar a uma cegueira irreversível.
O principal fator de risco ligado ao glaucoma é o aumento da pressão ocular. No entanto, existem casos de glaucoma em que a pressão está normal (glaucoma de pressão normal)
Apesar de ter um tratamento simples e eficaz muitas pessoas ainda perdem a visão por não fazer o diagnóstico ou não seguir o tratamento.
No glaucoma a visão vai sendo afetada de fora para dentro, ou seja, primeiro prede-se a visão periférica e nas fases mais avançadas perde-se a visão central.


Segundo notícia publicada no jornal O Globo em 26/05/2011, o glaucoma é a 3a causa de cegueira no mundo.

O que é a pressão ocular?

Nosso olho tem um líquido dentro chamadao humor aquoso. Esse liquido é produzido em um local e drenado em outro. Quando por algum motivo, seja excesso de produção ou dimuição na drenagem, o humor aquoso fica em excesso, a pressão ocular aumenta. Essa pressão alta pode levar ao glaucoma.
Os colírios usados para tratar o glaucoma diminuem a produção desse liquido ou aumentam a sua drenagem. Se você não entendeu, compare seu olho com uma caixa de água, com uma torneira que enche e um ralo que esvazia. Para evitar que essa caixa encha e transborde devemos fechar a torneira ou aumentar o ralo.


Atenção: Os pacientes que usam remédios com corticóides podem ter aumento da pressão ocular. Para saber mais sobre isso clique aqui:                  

http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/corticoides-efeitos-colaterais-nos.html

Glaucoma tem cura?

Não. Mas tem um tratamento muito eficaz e fácil de ser feito. Assim com a hipertensão arterial, uma vez que seja feito o diagnóstico do glaucoma o tratamento deve ser feito pelo resto da vida.

Glaucoma: Fatores de risco
  • Pressão Ocular elevada (é o mais importante)
  • Raça negra
  • Casos de glaucoma na família (pais, avós, irmãos)
  • Diabetes
  • Córnea espessa (ver paquimetria mais abaixo)
Quem apresenta algum desses fatores de risco deve consultar seu oftalmologista e fazer alguns exames para descartar a possibilidade de ter glaucoma

Glaucoma: Diagnóstico

O diagnóstico do glaucoma nem sempre é fácil de ser feito. Vários dados são levados em consideração pelo oftalmologista para dizer se uma pessoa tem ou não tem glaucoma. O principal dado a ser considerado é a pressão ocular. Outros dados como idade, história familiar (se seus pais, avós ou irmãos tem glaucoma), presença de diabetes e o resultado de alguns exames serão considerados também.

Glaucoma: Exames


  • Tonometria: é o exame feito no consultório para medir a pressão intra ocular. Deve ser feito em toda consulta oftalmológica. A pressão ocular normal varia entre 08 e 21 mmHg.

  • Curva tensional: É a medida da pressão ocular em diferentes horas do dia. A pressão ocular varia ao longo do dia e essa variãção é importante para o diagnóstico e acompanhamento da doença.

  • Fundo de olho (ou fundoscopia): Avalia o nervo óptico e verifica se há um aumento da escavação. A escavação do nervo óptico tem um tamanho de 0,1 a 0,3 nos pacientes sem glaucoma. Quando essa escavação é maior do que isso, aumenta a suspeita de glaucoma. Em estágios muito avançados do glaucoma essa escavação pode chegar a 0,9 e 1,0.
Nervo óptico glaucomatoso

Nervo óptico normal


  • Retinografia ou estereofoto de papila: é a documentação fotográfica do nervo óptico facilitando a avaliação pelo oftalmologista e permitindo a comparação com fotos futuras.

  • Campo visual (campimetria): é um exame muito importante e que avalia se há lesão nas fibras nervosas do nervo óptico. É importante no diagnóstico e no acompanhamento da doença. Deve ser feito pelo menos 1 vez por ano.

Essas imagens mostram a progressão do campo visual em um paciente com glaucoma sem tratamento

  • Gonioscopia: Faz a diferença entre glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado (ou estreito). O tratamento e o prognóstico são diferentes entre esses dois tipos de glaucoma.

  • Análise da camada de fibras nervosas (GDX ou HRT): Tem uma função parecida com o campo visual mas é melhor e mais detalhado.

  • Paquimetria: Mede a espessura da córnea. Quanta mais espessa a córnea maior será a pressão medida pela tonometria. Ás vezes uma pessoa tem a pressão ocular alta mas é porque a sua córnea é grossa e não porque ela tem glaucoma.
Glaucoma: Sintomas

O glaucoma geralmente não dá sintomas e por isso é perigoso porque a pessoa pode ter glaucoma e não saber. Só quando a pressão está muito elevada (geralmente maior do que 40 mmHg) é que a pessoa pode sentir dor nos olhos e na cabeça. Isso ocorre com mais freqüência nos glaucomas de ângulo fechado.
Como o glaucoma começa a afetar a visão na periferia do campo visual a pessoa não percebe a alteração. Só em estágios avançados a pessoa começa a perceber que a visão está prejudicada.

Glaucoma: Tratamento

O objetivo do tratamento do paciente com glaucoma é evitar as lesões no nervo óptico e a redução do campo visual típicas do glaucoma. Apesar de não conseguir reverter as alterações já existentes o tratamento consegue retardar ou evitar o surgimento de novas alterações glaucomatosas. Para tal, devemos reduzir a pressão ocular (PIO) do indivíduo glaucomatoso para a PIO-alvo.
A Pio-alvo é aquela em que não há progressão do dano ao nervo óptico e ao campo visual. Essa Pio alvo varia de individuo para individuo e de acordo com a estágio da doença. Assim, pessoas com glaucoma leve vão ter Pio-alvo maior do que pessoas com glaucoma avançado, em que a pio alvo vai ser bem baixa.

Nos dias de hoje os médicos dispõem de muitos métodos para tratar o glaucoma. O melhor tratamento é com colírios. Existem vários e eles podem ser usados associados uns com os outros. Em alguns tipos de glaucoma, podem ser feitos alguns tratamentos com laser. Em casos mais graves onde os colírios já não fazem tanto efeito, podem ser feitos cirurgias para glaucoma.


Para saber mais sobre o tratamento do glaucoma e sobre todos os tipos de colírios usados para glaucoma. visite essa página:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/tratamento-do-glaucoma.html


O CID 10 (código internacional de doenças) do Glaucoma é H40.1

Para apreender a pingar os colírios para glaucoma de maneira correta, evitando o desperdício e aumentando a eficácia, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/10/como-pingar-colirios-de-forma-correta.html


Para saber mais sobre os fatores de risco e a sua chance de desenvolver glaucoma, visite essa página:

39 comentários:

É muito bom encontrar um site sobre oftalmologia, com esse cuidado explicativo. Como profissional tens total condições de apoio a todas as dúvidas que possam surgir.
Parabéns!
Vou te adicionar para que sejas mais uma opção para os que procuram o Nova Córnea.
Alice

Olá.
Minha pessão está a 20mmhg , e há 3 anos atrás era 12mmhg. Foi me pedido campimetria e paquimetria , pois a medica suspeita de glaucoma e detectou uma assimetria ocular.(não sei o que isso significa). Eu tenho 3o anos e tomei clomipramina por um ano , isso pode ter afetado minha pressão??Há alguma outra causa externa? Stress?
Estou preocupada , pois provavelmente terei que tomar esse medicamento outra vez, assim que desmamar minha filha. Devo me preocupar com isso?
obrigada.

Se puder responder no emu e-mail eu agradeço.
giuliana.vaia@gmail.com

Ola tenho 21 anos o oftalmo me recomendou o exame de curva tensional e o outro me recomendou mapeamento de retina ambos tiveram uma leve suspeita de glaucoma qual seria o exame mais apropriado para eu fazer um abra;o queria resposta...

Os dois exames sao importantes e se completam. Voce deve fazer os dois.

ola em setembro de 2009, descobri que minha filha de 10anos tem glaucoma, a minha pergunta e posso tambem vim a ter,mesmo com boa visao

Sim, pode... vá a um médico medir a pressão ocular e fazer outros exames

Olá Me chamo Sinara e acabei de descobrir que tenho Glaucoma, estou um tanto apavorada, pois o Dr. me assustou um pouco.
Ele falou que esta bem precosse a descoberta, tenho mesmo assim risco de perder a visão?

Sinara

Se o diagnostico foi bem precoce, basta vc usar os colirios, fazer os exames necessarios, retornar ao seu medico pelo menos 1 vez ao ano, que sua visao nao sofrerá dano nenhum

Obrigada Sr. Renato, Me assustei pois assim que cheguei do consultorio deste medico, fui logo pesquisar o que é Glaucoma, e tratamentos, vi tambem que ocorre em pessoas mais velhas e como tenho 27 anos, e já constatou que tenho, fiquei preocupada. Mas obrigada pela atenção.

estou com dois meses de gravidez....
e estou usando maleato de timolol 0.5....
o que devo fazer, paro ou ñ o uso desse colírio?

Maria Socorro

Durante a gravidez voce NÃO deve usar nenhum colirio para pressão
Nesse caso, voce deve suspender a medicação e fazer acompanhamento mensal da pressão.

meu irmao tem glaucoma, mas o medico nao receitou nenhum colirio ou outro medicamento, apenas oculos. Nao sabiamos que é uma doença grave e nao nos preocupamos muito. o que devo fazer? Ele realmente deve usar oculos? Vai resolver o problema?

Dr. se puder responder no meu e-mail, com informaçoes sobre tratamentos, meu irmão tem 8 anos
meu e-mail: kau.laissa@gmail.com
obrigada.

kauana

O oculos nao é p tratar o glaucoma. Nao vai interferir em nada
Glaucoma se trata com colirio... mas é isso mesmo que ele tem??
Leia os textos desse blog sobre o assunto... estão bem completos... quase tudo que é preciso saber da doença está lá

O blog nao responde para o email dos leitores. Somente aqui nesse espaço

mutio bom esse saite Dr.Reanto tenho um amigo que está com suspeitas de Galucoma, ta com muito medo de perder a visão, então gostaria se o senhor puder responda essa minha duvida: ele tem chance de não perder a visão?se o tratamento for seguido; e segundo ele o galucoma esta em 70% mas quias os exames que meu amigo deve fazer ? obg

Patricia

Se ele conseguir controlar a pressão e usar os colirios todos os dias ele nao vai ficar cego.
NO texto, tem uma lista de exames que ele deve fazer. Esses sao os mais importantes de serem feitos. De uma lida lá em cima

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr.

Tenho 18 anos... há cinco anos atrás aparecia com tendência "coisas" se movimentando na minha visão, como se fosse aquela parede da bolha de sabão ou aqueles detalhas da tele da tv (menos colorido), aprecia de dois em dois meses, até que de repente parou, mas agora 5 anos depois, apareceu de novo e de vez, já estou há 4 dias direto com essa mancha no canto do olho esquerdo, estou muito preocupado, por favor, me ajude com essa questão, minha vida é super agitada e essa mancha está me atrapalhando muito e me tirando toda a calma e paciência

Johnny Clayton - RJ

Johnny

leia o texto abaixo e veja se é isso que voce tem
moscas volantes

http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

Obrigado pela dica de leitura Dr., mas...
sei que não são moscas volantes, pois já ative e não se descreve como tais...
Mas detalhado: Eu vejo milhares de falhas que piscam na "velocidade da luz" e harmonia sem, como se fossem milhões de minúsculos fogos de artificios, são várias explosões policromáticas, mas que estão aumentando de tamnho a cada dia que passa...
Quando pisco os olhos, deixo de vê-las durante milésimos de segundo, e volta de forma "esponjada", de pouco em pouco (em questão de milésimos) e tomam todo o meu olho esquerdo novamente, sendo que no extremo canto, essas falhas estão aumentando seu tamanho... o que era algumas falhas há duas semanas atrás, hje são milhões de falhas que estão aumentando e já dificultando muito minha visão... Um oftamologista me disse que não é nenhum problema relacionado ao uso de óculos, mas sim, patológico...
O que poderia ser?

Johnny

nesse texto das moscas volantes eu explico sobre a fotopsia que é o que voce pode ter.
Voce deve realizar um ultrassom dos olhos e um mapeamento de retina para confirmar esse diagnostico

a outra opçao de diagnostico é ser aura de enxaqueca. Mas nesse caso voce teria dor de cabeça tambem

Olá Dr. parabéns mais uma vez pelo blog e seu trabalho
agradeço a leitura do texto sobre moscas volantes e deslocamento do vítreo e me desculpe por ser leigo neste assunto...
realmente parece muito com a questão da separação do vítreo, foi o que um oftamologista me disse, mas estou aguardando o dia do meu exame...
mas, como já lhe disse, o quadro piora a cada dia que passa, as falhas estão aumentando e agora são grandes falhas meio gelatinosas (que piscam) em uma cor arroxeada(tenho medo de não conseguir descrever igualmente ao que vejo)...
caso esteja ocorrendo deslocamento do vítreo, há grande perigo, se não há, enquanto tempo isso acabaria (pois, não vejo melhoras,mas sim rápidas pioras)?

ME DESCULPE SE INCOM^DO, MAS ESSAS SÃO MINHAS ÚLTIMAS PALAVRAS SOBRE ESSE ASSUNTO..

Observações: 1-Enxergo essas "explosões" (falhas múltiplas) também em ambientes escuros e até com o olho fechado por alguns segundos (cerca de 1 min.).
**Em um intenso, rápido e contínuo movimento
***Mais uma representação: é como se fosse uma tempestade de areia (densa e grossa) com redemoinhos ou vários fogos de artifícios em série (em todo o olho direito [e não o esquerdo como eu disse anteriormente - erro])
2-Não sinto dores na cabeça ou nos olhos, ou nada relacionado a isso... Mas, senti uma forte enxaqueca quando tudo isso começou, apenas uma vez, no começo de tudo e só...
3-Agora, estou passando a perceber um atraso ou piscada (tipo um curto vulto) no canto do olho (direito, o defeituoso) quando eu movimento o olho
4-Acho que o dr me ajudou a decifrar o que eu sentia há 5 anos atrás (como citei no ínicio do nosso diálogo aqui no blog: "[...]aparecia com tendência "coisas" se movimentando[...] como se fosse aquela parede da bolha de sabão ou aqueles detalhas da tele da tv[...], aprecia de dois em dois meses, até que de repente parou" = aura de enxaqueca (acho que era isso) Mas hoje, não sinto mais e é outro caso...

Johnny

realmente o q vai definir seu diagnostico é o mapeamento de retina e o ultrassom
Continuo apostando no descolamento do vitreo (com alguma traçao retiniana junto)

Olá Dr.
agradeço pelas análises feitas (com base em meus depoimentos), apesar de meus exames ainda não terem sido concluídos, a maior suspeita realmente é de DESCOLAMENTO DO VÍTREO...
mas permita-lhe perguntar: Durante quanto tempo dura esse processo de descolamento ou liquefação?
e analisado que eu apenas tenho 18 anos e jamais sofri uma pancada forte na cabeça ou possuo diabetes, o que teria provocado tal descolamento?
SEM MAIS... PARABÉNS PELO BLOG... VOLTAREI A ME COMUNICAR NO POST SOBRE DESCOLAMENTO DO VÍTREO SE ASSIM EU TIVER DÚVIDAS... OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PACIÊNCIA!!!

Johnny

Esse processo nao tem um tempo certo de duraçao

As vezes isso acontece sem nenhuma causa aparente (aconteceu comigo por exemplo e foi atraves dos exames que fiz na epoca que acabei me interessando pela oftalmologia)

Nao deixe de votar no concurso TopBlog (icone no alto a direita da pagina) e de divulgar o blog nas suas redes sociais. Grato

Dr.
Eu fiz um exame de fundo de olho e a escavação do meu nervoso optico deu OD 0.6 e OE 0.75.
isso é muito grave? vi que a media normal eh de 0.1 a 0.3

Karla

Isso é um indicio que voce pode ter glaucoma
Nao quer dizer que tenha mas que pode ter

para isso é importante medir a pressao ocular, a espessura da cornea, fazer exames como campo visual, gonioscopia etc

Leia os textos de glaucoma desse blog que eles vao te ajudar a entender isso

Obrigada por responder.
Peguei os resultado de todos esses exames.
Parece q esta tudo normal. O medico disse que minha córnea é espessa então a pressão no exame parece maior do que realmente é.
continua uma suspeita de glaucoma na vista esquerda, onde a pressão e a escavação é maior.
Resultado do Campo visual:
OD MS 27,6 MD 1,5 LV 3,6
OE MS 26,5 MD 2,6 LV 2,7

Meu médico mandou eu continuar com o colírio e voltar em 6 meses pra refazer os exames.
O que eu estranhei foi que a pressão do OD não baixou nadinha, continua 14. A pressão do OE era 18 sem colírio e foi para 16 com o colírio.
Obrigada pelos esclarecimentos. Seu blog é muito útil :D

Karla

continue com seu acompanhamento
Parece estar sendo tudo bem feito

O glaucoma é uma doença que se for descoberta no começo tem um tratamento simples e eficaz

Oi Doutor, foi diagnosticado glaucoma na minha mãe há alguns anos. Ela já fez vários exames, usou vários tipos de colírios, duas aplicações de laiser, e a médica dela indicou cirurgia. Atualmente ela usa a associação de colírios Combigan e Travatan, e Diamox comprimidos (passa muito mal após tomar o comprimido). Gostaria de informação sobre os riscos da cirurgia. Estamos com medo e adiando a cirurgia pois ela enxerga só de um olho. A visão do outro olho ela perdeu após acidente com objeto pontiagudo quando era criança. De repente o senhor pode me indicar um outro site ou um livro que me explique como funciona a cirurgia e quais as chances de se obter sucesso no procedimento.
Obrigada. Bruna

Bruna

pelo visto a pressao ocular da sua mae esta dificil de controlar. Ela esta usando 2 colirios e o comprimido. Nesse caso precisa mesmo da cirurgia
É mais arriscado ficar com a pressao assim do que operar
Acho q a medica está correta

Olá Dr!
Tenho glaucoma agudo, em menos de 12 horas a pressão subiu para 62. Tive q tomar soro no hospital e estou fazendo o uso de 6 colírios e mais o diamox (via oral). Já sinto melhoras mas a pressão continua em 40. O mais indicado é a cirurgia a laser??? o meu oftalmo ainda não me disse se farei a cirurgia ou não... Aguardo seu retorno apreensiva.

Boa tarde Dr. Tenho 26 anos e tenho miopia e astigmatismo no olho esquerdo e minha visão vem enfraquecendo cada vez mais. Fiz exame de campimetria visual a uns meses atras, e deu algumas alterações no olho direito, ms meu ofta disse que não tinha do que se preocupar, ms me receitou o maleato de timolol duas vezes por dia, as vezes não pingo ele na hora correta, sera que pode piorar? tem algum problema? Sinto dores de cabeça as vezes, em cima dos olhos, tenho medo de ser algo mais seriu, minha visao fica embaçada as vezes, e tipo perco o foco, será que a necessidade de procurar um neurologista. Tenho muito medo de ter algo que esta afetando minha visão. Desde já agradeço. Obrigada, Aguardo retorno!

Keli

provavelmente vc precisará de um procedimento a laser chamado iridotomia (isso é bem simples mas muito importante)

Depois dependendo da pressao pode ser necessaria uma cirurgia convencional, chamada trabeculectomia

Izabella

seus sintomas nao tem a ver com a questao de glaucoma

Mas é importante usar o timolol. Nao precisa ser sempre na hora certinha, mas é bom nao esquecer de pingar

Mesmo minha pressão do olho sendo normal, não tem problema de estar usando o timolol? pois ele irrita e queima muito meus olhos. Obrigada Dr.

Postar um comentário