Recent Posts

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Crosslinking de Córnea para Ceratocone

O Crosslinking de córnea (CxL) é um novo tratamento para o ceratocone, no qual se utiliza um agente fotossensível (riboflavina ou vitamina B12) e uma irradiação de luz ultravioleta (UVA). Em estudos clínicos realizados em diversos países, especialmente Alemanha e EUA, esse tratamento mostrou-se seguro e eficaz em fazer o que ele se propõe. E o objetivo a que ele se propõe é estabilizar o quadro do ceratocone, ou seja, evitar que a pessoa portadora de ceratocone piore até as fases mais avançadas da doença, na qual a visão fica muito prejudicada.
Na realidade, é o único tratamento existente que consegue evitar que o ceratocone evolua, piore.

Olho com Ceratocone
Como o Crosslinking de Córnea funciona?

O feixe de luz ultravioleta junto com a riboflavina aumenta a quantidade de ligações entre as fibras de colágeno que formam a córnea. Isso torna a córnea mais rígida, mais forte e impede que ela se deforme mais com a evolução do ceratocone.


Córnea antes do CXL com poucas ligações
Córnea após o CXL com mais ligações

A imagem acima é uma repesentação esquemática do efeito do crosslink. Cada traço vermelho representa uma ligação entre as células. Perceba que depois do crosslink, o número de traços vermelhos (ligações) aumentou muito. Isso é o que ocorre depois do procedimento. A córnea fica com mais ligações entre suas células e com isso mais forte, o que fará com que o ceratocone não evolua.

Como é feito a cirurgia de crosslinking?

O Crosslinking de córnea é feito sob anestesia local em centro cirúrgico próprio. Após pingar os colírios anestésicos, o epitélio da córnea (a porção mais superficial) é retirada. Pinga-se a solução de riboflavina durante 30 minutos. Depois aplica-se o feixe de luz ultravioleta diretamente na córnea por outros 30 minutos. Ao final do procedimento, coloca-se uma lente de contato gelatinosa que vai funcionar como um curativo. Não há necessidade do fazer curativo tipo tampão ou ocluir o olho.
O procedimento é indolor. No pós operatório pode haver uma dor discreta mas que cede com medicamentos. O paciente usará colírios antibióticos e antiinflamatórios por um período de 15 a 30 dias.

Foto da aplicação do Crosslink de Córnea

Quem pode fazer o crosslinking de córnea?

Todo paciente com ceratocone que ainda tenha uma boa visão com óculos ou com lentes de contato e que esteja tendo progressão do quadro. Pacientes que tenham opacidades da córnea ou que a visão esteja muito baixa mesmo com lentes de contato já não tem mais indicação de CXL e provavelmente precisarão de transplante de córnea. Paciente com córneas muito finas (menor que 400m) também não são bons candidatos.

Como sei se meu ceratocone está piorando?

Essa progressão pode ser avaliada pela mudança no grau do óculos, pela piora no exame de topografia da córnea ou até pela piora da visão relatada pelo próprio paciente.




Topografia de Córnea de um paciente com ceratocone. A região vermelha corresponde a região mais curva da córnea, ou seja, a "ponta do cone". A comparação de exames de topografia de córnea permite avaliar se a doença está progredindo.






Depois do Crosslink de Córnea minha visão vai melhorar?

Provavelmente não e esse não é o objetivo do procedimento. Você continuará precisando usar óculos ou lentes de contato mas o ceratocone não vai progredir e provavelmente seu quadro nunca chegará a estágios avançados. O crosslink de córnea visa evitar que um dia você precise de um transplante de córnea.
No entanto, alguns pacientes experimentam uma pequena melhora da visão após o CXL mas isso é um “bônus”.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu o Crosslinking de córnea como procedimento eficaz e seguro para retardar o avanço do Ceratocone. O parecer CFM número 30/2010 pode ser consultado em diversos sites, inclusive pelo site do CFM.
Para consultar esse parecer clique aqui.

Quer saber mais sobre Ceratocone e seus tratamentos? http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/ceratocone-e-uma-doenca-que-acomete.html
 
Saiba mais sobre Anel de Ferrara para Ceratocone, lendo o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/anel-de-ferrara-para-ceratocone.html

Descubra qual a lente de contato ideal para o ceratocone?
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/lente-de-contato-para-ceratocone-qual.html
 

169 comentários:

TENHO CERATOCONE A MAIS DE 20 ANOS E HOJE COM 41ANOS O CASO AUMENTOU,ENTÃO FUI AO MEDICO E ELE DISSE QUE DEVO FAZER A CIRURGIA CROSSLINKING,ESTOU EM DUVIDAS POIS NÃO SEI SE COM ESTA CIRURGIA IREI MELHORAR,MINHA VISTA DIREITA TENHO 5,5 GRAUS E A ESQUERDA 2.75,GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO.OBRIGADO.

Resposta ao post acima, de "anonimo" :
Como explicado no texto o crosslink nao vai melhorar sua visao; Só vai impedir que o ceratocone continue aumentando. Na sua faixa etaria é dificil o ceratocone aumentar mas se o seu medico verificou isso com os exames a melhor opçao é mesmo a cirurgia de crosslink

eu ja fiz o inplante do anel, é viavel tirar o anel e fazer o crosslink.Rodrigo de bh

eu ja fiz o implante de anel, é viavel eu tirar o anel e fazer o crosslink, pois nao me adpto a lente rigida. rodrigo de bh

Rodrigo
Porque tirar o anel? Voce nao ficou bem depois do implante?
Se ficou, deixa ele ai. E se os exames mostrarem que o cone continua aumentando, faz o crosslink também. Caso contrário, deixe como está.

Oi fiz o crosslink ha 3 dias mais o menos e espero que meu grau nao aumente mais fiz somente no olho direito que ja tem 5 graus o olho esquerdo nao precisou pois nao evoluiu como o olho direito. espero que dê tudo certo ^^

Oi Emanuelly, obrigado pela visita
Vai dar tudo certo. Quando bem indicado e realizado, o CXL funciona muito bem.
Boa sorte

Oi de novo, hoje tive um imprevisto minha lente saiu e eu me desesperei, mas eu coloquei no lugar novamente será que isso afetara em minha recuperação?
Estou bastante assustada e ainda por cima não consegui falar com meu médico.
Obrigada

Vc fez o certo...recolocou a lente. Isso pode atrasar um pouco a recuperação mas tbem nao deve atrapalhar em nada o resultado
Fique tranquila

Dr. estou um pouco indeciso se devo fazer o tratamento. Não tenho ceratocone, mas minha córnea é fina (não menos de 400).Tenho astigmatismo 2,5 na esquerda e 0,5 na direita. Pretendo exercer uma profissão cujo a visão é essencial, e para estabilizar o problema meu médico me sugeriu o crosslink,gostaria de uma segunda opinião, já que tenho 18 anos e o problema ainda pode piorar.

Resposta ao comentario acima

Se voce NAO tem ceratocone nao há uma indicaçao formal de Crosslink
Procure consultar um outro coloega, fazer os exames necessarios (topografia de cornea principalmente) e confirmar o seu diagnostico

Dr.Renato...
Hoje fui ao oftalmo e o medico disse que eu tenho Ceratocone, e disse que a unica solução no meu caso é usar uma lente de contato, bem pequena por sua vez.No entanto, acho que ele poddia estar erado e/ou não conhecia este procedimento do Crosslink.
Até pensei que fosse por causa da especura de minha cornea(Area 7,62mm²;Apice 0,45mm,266°;Circuláridade (RND) 1,21;Centro 0,58mm,359°;Diametro 3,11mm).
Mas ai, o senhor recomenda???

Obs: Não sei se as informações a cima podem ajudar a saber a espeçura da minha cornea.

Valeu

Como vai doutor !!! Gostaria de saber si tem como fazer o crosslink como um candidato voluntario estou desempregado eu usafa lentes rigidas mas agora ja não tenho mais como usar devido ao custo alto das lentes exames tbem ta dificil de realizar estou precisando refazer a topografia para ver si meu quadro avançou obrigado pela atenção sucesso

Ps.: digitar os caracteres para poder postar a mensagem e fogo alguns portadores de ceratocone não conseguem ver direito. obrigado pela atenção

Resposta ao comentario acima

O unico lugar publico que eu sei que faz o crosslink gratuitamente mas em carater cientifico (pesquisa) é na UNIFESP em Sao Paulo.
Se vc mora em SP vale a pena tentar uma consulta lá
Abç

Oi doutor, fiz a cirugia de crosslink no olho direito, e tou usando lentes de contato, mas meu oftalmologista disse q eu usasse os ocúlos, pq as lentes tinha contato com a cornea, mas mesmo assim continuei nas lentes pq não gosto de oculos, queria saber se as lentes podem prejudicar muita a minha visão?

Se voce tem ceratocone e a lente faz um toque grande na ponta do cone, isso pode teoricamente aumentar as chances de voce ter uma complicaçao do ceratocone chamada hidropsia aguda.
Mas tirando esse fato, voce pode usar lentes a vontade
Converse com o seu medico se a sua lente faz esse toque
(se ela está confortavel é bem provavel de nao estar "tocando" a cornea)

Boa Noite DR, meu irmão de 18 anos decobriu que tem ceratocone avançado, nos dois olhos, sendo que no esquerdo já está bem tomado. Gostaria muito de uma orientação, o que fazer... estamos desesperados.... segundo o médico ele precisa de um transplante de córnea o mais rápido possivel.
Ele fez o exame,ceratoscopia computadorizada, fez hoje dia 23 de agosto de 2010. Por favor, peço ajuda. Obrigada desde já!
manuellamanu@globomail.com

Manu

em casos avançados nao há outra opçao a nao ser o transplante que tem um otimo prognostico em ceratocone
Leia esse texto
http://www.medicodeolhos.com/2010/05/transplante-de-cornea-como-e-cirurgia.html

No olho direito, se ainda nao estiver muito grave, o crosslink é uma otima opçao, para evitar que aumente mais

Abç e boa sorte p o seu irmao

Olá.. Estou prestes a fazer uma cirurgia refrativa ( PRK ), tenho miopia e astigmatismo (OD 4.50- 0.75 150 )( OE 3.25- 0.25 180 ) pois o Oftalmo me disse que posso precisar de crosslink, porque a minha córnea é fina e assimétrica gostaria muito de uma outra opinião sobre esse tipo de tratamento, estou um pouco inseguro . Obrigado!!!.

Clayton

Oi doutor, depois do crosslink meu grau diminuiu, graças a Deus, porém eu engravidei agora e sei que na gravidez o ceratocone pode sim aumentar, tem alguma chance do olho em que fiz o crosslink o grau aumentar?.
Obg

fiz transplante de cornea tive ceratocone a 3 anos hoje tenho 29 anos meu olhos estao muito irritados e sempre lacrimejam sera que a doenca tem possibilidade de voltar .

Clayton

Alguns medicos tem optado por fazer o crosslink junto com a cirurgia refrativa em pessoas com córneas muito finas ou com suspeita de evoluir com ceratocone depois da cirurgia.
É um tecnica nova mas bastante promissora.
Mas só é valido para corneas suspeitas ou muito finas

Emanuelly

o fato de voce ter feito o crosslink vai te ajudar muito agora que voce está grávida. Pode até aumentar o ceratocone mas é pouco provavel.
Se nao tivesse feito o crosslink seria mais provavel dele aumentar

Ao anonimo

suas queixas nao tem nada a ver com o ceratocone voltar ou não
procure um médico para ver o que pode ser

Prezado Dr.

Minha irmã tem ceratocone, a mais de 15 anos, hoje está com 33 anos ela utliza lentes de contato de 14 graus na esquerda e 12 na direita, este novo procedimento seria adequado, já que a doença está estabilizada??

Ao anonimo acima

Se a doença está estabilizada não há necessidade do crosslink. Esse procedimento é para casos de ceratocone que estão progredindo, aumentando.

ola dr meu nome e kelly tenho ceratocone no meu olho sesquerdo e no direito, vou fazer o crosslink so no olho direito por que meu medico disse que o olho esquerdo so com transplante ...
mas tenho uma duvida sera que depois que eu fizer tenho que ficar de repouso ou posso ir trabalhar no outro dia ???

Ao anonimo acima

Talvez no dia seguinte esteja muito incomodo
mas primeiro preocupe-se com sua visao, sua saude ocular. Depois com seu trabalho ou seus compromissos
Não é um procedimento qualquer, é uma cirurgia

Dr. Tenho ceratocone, gostaria de saber quais recomendações pós-cirurgia, se posso pegar sol, tomar banho de piscina, praia, é necessário utilizar oculos escuros? quanto tempo? Vou fazer uma viagem e dependendo dessas recomendações remarcarei a viagem.

Anonimo

O pós operatorio do crosslink é um pouco incomodo nos primeiros 7 a 10 dias. Voce precisa usar uma lente de contato terapeutica e por isso nao pode usar piscina, praia etc...
Oculos escuros depende da irritaçao com a luz.

Boa tarde Dr.

Eu tenho ceratocone nas 2 vistas, na direita coloquei o anel e me dei maravilhosamente bem minha visão melhorou muito, porem na esuquerda a médica optou por fazer o cross link, fiz minha cirurgia ontem e ja estou muito bem hoje. Uso óculos, e gostaria de saber se futuramente poderei usar lentes de contato?
obrigada des d já

Eu gostaria de saber o que posso fazer para ajudar minha filha, ela tem ceratocone e minha cidade nao tem especialista de cornea. O Sus nao da subisidio para o tratamento nao quero ver -la cega por isso estou mto preocupada!!!! obrigada Nelma Mello

Olá Doutor,
tenho ceratocone no olho direito, e nos últimos 8 meses parece que ele vem avançando rapidamente. Em quatro meses, aumentou um grau de astigmatismo. Tenho 7 graus no olho direito, e 7 no esquerdo (q não tem ceratocone). Não me adaptei às lentes rígidas, já que a do olho direito não encaixava direito e sempre caía. Na última consulta, foi constatado que minha visão está em 20/30 (o que provoca grandes transtornos, inclusive não dirijo mais à noite). Ela me encaminhou para um colega para que ele verificasse se era o caso de fazer um crosslink. Se eu fizer esse procedimento poderei fazer o Anel de Ferrara depois? E vou ficar sempre com essa perda de 30% da visão?

Ao anonimo do dia 20

voce poderá usar lentes novamente sim, sem problemas
Seu tratamento parece estar bem feito

Nelma

Se voce nao tiver condiçoes de pagar um medico particular, procure uma cidade mais perto que tenha um serviço bom pelo SUS. Geralmente os hospitais universitarios sao melhores
Por enquanto fale para ela nao coçar os olhos

Andrea

O ideal é fazer primeiro o anel e depois o crosslink
Com tudo funcionando, voce pode recuperar esses 30%

OLÁ DR. MEU NOME É ADRIANE TENHO 26 ANOS, TENHO CERATOCONE NOS DOIS OLHOS E TAMBEM MIOPIA E ASTIGMATISMO JÁ ME FALARAM DESSE TRATAMENTO CROSSLINK. TENHO 49% DE CERATOCONE NA VISÃO.
GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER O ANEL E DEPOIS O CROSSLINK? USO LENTE DE CONTATO RÍGIDO,MAS QUANDO A RENITI ATACA NÃO AGUENTO A LENTE TODA HORA SAI DO OLHO. TENHO 5 GRAUS NO ESQUERDO E 7,NO DIREITO DE MIOPIA . UM ABRAÇO

Adry

Aparentemente voce pode sim
mas a indicaçao é muito especifica e necessita de exames e da avaliação de um medico especialista em ceratocone

Dr. Renato
em primeiro lugar agradeço pelas suas resposta no site ajuda muito a tirar duvidas.
olá tenho 20 anos, descobri que tinha ceratoconi nos 2 olhos aos 18.nesse periodo p/ cá só evoluiu hje fiz outra topografia e oculaser tenho menos de 70% no olho esquerdo,noto q minha visao só piora,ano passado usava 1,15º no OE hje esta em 4,5º o direito o ceratoconi é pouco o medico falou q vai apenas aconpanha,porem indicou crosslink + cirugia refrativa(PRK)p/ eu nao precisar de transplate segundo o mesmo.Gostaria de saber se com este procedimento vou volta a ver bem? e se é seguro e/ou vale apena?
ass: Mara (RN)

Mara

Quando há suspeita de ceratocone eu nao gosto de fazer cirurgia refrativa (PRK). Mesmo fazendo o crosslink junto eu acho arriscado. Mas sei que tem muitos medicos fazendo essa opçao (PRK + Crosslink) com bons resultados.
Eu acho que voce deve fazer alguma coisa no olho esquerdo que está piorando... talvez só o crosslink nesse olho
No direito, voce pode fazer o que o seu medico falou ou fazer só o crosslink e usar lentes de contato

DR Renato obrigada pela resposta.
mas gostaria de fazer outra pergunta.
Quais danos na pior hipotese isso pode me causar PRK+CROSSLINK?meu médico ja quer fazer a cirugia dia 3/12. mas ainda não tenho certeza.tenho receio de me preciptar.Além de ser muito caro, receio fazer de tudo p/ fazer estes procedimentos e não valerem a pena.Qual sua opiniao sobre o caso? obrigada tenha uma boa noite.

Mara

o pior dano que pode ocorrer é aumentar o seu ceratocone ou causar um ceratocone no olho que voce nao tem.

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Doutor, Após estes sete dias após o crosslink é possivel ir a piscina, praia?(tomando os devidos cuidados) Qual é o tempo de recuperação inicial?

Marcella

Voce só pode fazer essas atividades (piscina, praia) após a reepitelização (cicatrizaçao) total da córnea. Isso leva em média 7 a 10 dias depois do crosslink. Mas eu disse "em média" porque varia de pessoa para pessoa podendo ser mais ou menos.
Então, nao dá para te dar uma resposta exata

Dr. Renato tudo bem,minha irmã tem ceratocone e precisa do tratamento de cross linking só q otratamento aqui no interior é um pouco caro e precisamos emprestar dinheiro para realizar gostaria de saber se tem algum lugar q faz este tratamento gratuito ou mais barato q aqui,pois aqui tá 4.000,00,desde já obrigada.Zulimar

Zulimar

Nao conheço nenhum lugar que faça esse tratamento gratuito. É um aparelho novo e caro e até chegar a rede pública demora um pouco.
Aqui no Rio capital, te sugiro procurar o IBOL aonde voce poderá fazer esse procedimento por um valor menor

Ola DR Renato tenho 21 anos e tenho ceratocone desde os 17, ha 5 meses atras procurei o oftalmo para trocar meu oculos e meu grau ja estava em 7 no OD e no OE, e desde ai o Dr ja me falou no crosslink e me interessei, ontem fui novamente desta vez e, outro oftelmo e descobri que em 5 meses meu grau ja tinha aumentado de novo desta vez ja esta em 8 graus nos 2 olhos! o Dr q eu consultei pediu e eu fiz varios exames detalhados ontem mesmo(paquimetria, topografia, ceratoscopia e o de mapa), vou mostrar esses exames semana que vem pra ele, e ele tb me falou que provavelmente, terei que fazer o cros link, ele so quer ver meus exames recente, pois levei 2 desses mesmos exames anteriores de 2009 e de 2010 e ele viu que esta evoluindo muito, então queria saber uma opinião sua, pois como ja falei tenho 21 anos e meu grau ja esta em 8 nos 2 olhos, eu uso oculos e to desesperada, com medo deste ceratocone evoluir e no futuro precisar de um trasplante de cornea> Me ajuda DR!!

Glaucyene

Se o seu ceratocone está aumentando e pela sua idade eu não tenho duvida: CROSSLINK já!

Oi Dr.Renato tenho 20 anos e tenho ceratocone nas duas vistas, em uma é muito forte em outra não muito...meu medico indicou eu colocar o anel. O anel estabiliza?...melhora a visão?como é a recuperação depois de colocar o anel?

Jeniffer

Olá Dr. ,
tenho 19 anos e tenho ceratocone em ambos olhos;
minha curvatura está em 52 e 51,2 nos olhos direito e esquerdo, respectivamente.
Tenho astigmatismo de 2,5 graus em ambos os olhos.
Fui ao médico e me foi indicado um crosslink urgente para amabos olhos!
esse seria o tratamento mais indicado?

Jeniffer

O anel pode estabilizar o ceratocone tambem mas o objetivo basico dele é melhorar a sua visao
A recuperaçao da cirurgia é bem tranquila

Mucas

acho que pela sua idade e pelo estagio avançado da sua doença, o crosslink está bem indicado

Olá, eu fiz crosslink ontem, e gostaria de saber se eu ja posso ficar no computador sem oculos de sol ? ou é melhor usar o oculos ?

Rodrigo

Nos primeiros dias nao é legal ficar muito tempo na frente do computador, principalmente sem oculos escuros

Descobri hoje que tenho CERATOCONE estou em panico, vou fazer mais examess semana que vem, estou com muito medo do meu quadro se agravar com o tempo tenho apenas 19 anos, meu oftalmologista disse que vai tentar primeiro as lentes, para depois passar para metodos como crosslink e anel de ferrara. estou com muito medo mais confio em deus, tomara que tudo de certo

DR. fiz o crosslink na segunda feira, hoje já estamos na quinta; meu olho desinchou e está muito bonito, porém a lente raspa um pouco.
hoje eu estava no computador e ela ameaçou deslocar, caso ela saia do lugar o que devo fazer?

Olá,Tenho 21 anos e acabo de ser diagnosticada com ceratocone. O oftalmologista me indicou o uso de lentes rigidas. Em pesquisar descobri o tratamento crosslinking da córnea. Gostaria de saber é realmente vantajoso fazer a cirurgia e qual o custo do processo?

Obrigada desde já!

Olá Dr. Renato, meu nome é Karen, tenho 19,tenho ceratocone acredito que desde pequena, fui a mais de um oftamologista especialista em ceratocone, porem cada um fala uma coisa, descobri a alguns anos atrás.
Uma Dra. me disse que eu deveria ter usado tampão no olho direito,pois meu olho esquerdo tem agora 7,5 e o direito 1,5, e também me disse que mesmo que eu faça o transplante de cornea no olho esquerdo não vai adiantar, que vai continuar com o mesmo grau, isso é verdade? e gostaria de saber se seria melhor eu fazer o crosslinking mesmo que minha visão já esteja com 7,5?
obrigada desde já!

paulo Henrique

Seu medico está seguindo a linha de tratamento correta.
Confie nele e fique tranquilo

Mucas

Se ela sair do lugar, limpe-a e tente colocar novamente.
Se ficar dificil, pare entre em contato com o seu medico

Anna Claudia

O crosslink é bastante util quando o ceratocone está evoluindo. Isso seu medico só saberá com o tempo
O custo nao é baixo mas nada exagerado tambem

Karen

a decisao de fazer o crosslink nao depende do seu grau
Depende mais da sua visao e da progressao da doença
procure um especialista no assunto e discuta esses pontos

Dr. Renato Souza,
sou de MG,Sete Lagoas,qdo tinha 18 anos descobrir q tinha ceratocone,o medico me receitou a lente rigida de 1,0 O.E. e 1,5 O.D.,so que não me adaptei muito bem com as lentes,arde,doi,não consigo ficar com o olho aberto direito, e notei que fica uma bolinha de ar entre as lentes e meus olhos,e qdo retiro as lentes fica a marca das lentes,então uso somente os oculos.
Hoje tenho 20 anos meu grau continua o mesmo,mas sinto que meu grau aumentou um pouquinho.
Meu irmão tem 13 anos e acabou de descobrir que também te ceratocone,o oftalmo que ele esta indo indicou o cross linking para ele.
Você me acoselharia fazer a cirurgia????
E se sim,você connhece alguma clinica especializada,perto da minha cidade?

OBRIGADA!!!!

Angelica

Nao conheço ninguem na sua cidade para te indicar, infelizmente

Se o seu ceratocone está evoluindo (isso só da para saber pelos exames de topografia) vale a pena fazer o crosslink sim. Mas se já estiver muito avançado é melhor fazer outra cirurgia (anel de ferrara ou transplante de cornea)

Oi Dr.
Tenho ceratocone em estágio avançado. Não tenho perda de visao ainda, mas meu grau de miopia é grande: 14.5 O.D. e 14.0 O.I. Aumentou muito nos últimos 2 anos. De 2008 pra cá, o grau aumentou 2.0 O.D. e 4.0 O.I. Minhas córneas são um pouco mais finas que 400 micra (385 e 391). Meu médico me indicou o cross linking. O senhor aconselharia também? Estou preocupada com a espessura da córnea, falam que tem que ser maior que 400 micra. O senhor acha que tem algum risco?
Moro em Goiânia, entao sei que aqui há ótimos médicos.
Muito Obrigada,
Juliana

Juliana

Nos casos aonde a cornea é menor do que 400 é possivel usar a riboflavina em uma concentraçao diferente e ir medindo a espessura da cornea durante o procedimento
Eu já fiz alguns casos assim e ficou bom

Ola Doutor,
Hoje tive contato com o seu blog e estou muito feliz por encontrar pessoas como você, dispostas a esclarecer e ajudar aqueles que tem tantas duvidas.
Tenho 27 anos e descobri que tenho ceratocone há alguns anos, porem a doença evoluiu muito e nunca me adaptei a lentes de contato.
Tive uma consulta com o meu medico, que me pediu para fazer um exame Oculyser. Depois desse exame, ele me indicou que fizesse a cirurgia de implante de anel de ferrara e depois de uns meses devo ter que fazer a cross link. Gostaria de saber de isso realmente é indicado? Se devo ouvir a opinião de outro médico ou ir para outra cidade para realizar os procedimentos? Estou muito apreensiva pois ja ouvi muitas pessoas falarem que ja se submeteram aos procedimentos e não adiantou muita coisa.
Moro em Juiz de Fora, MG.
Aguardo sua resposta.

Patricia

Ouvir uma 2a opiniao é sempre válido e importante até para vc ficar mais segura
O implante de ferrara quando bem indicado funciona bem
E alguns (bons) medicos tem sugerido fazer o implante de anel e o crosslink depois

Doutor,
Você me indicaria algum médico na minha cidade ou em alguma próxima da minha?

Edvan - Bahia
Bom dia, Dr Renato estou num grande dilema. Uso ha 13 anos oculos para correção de miopia e astigmatismo. Hje os mesmos estão no valor OD ( Esf -2,25 cil -5,5) OE (Esf -2,25 cil -5,5). Procurei um oftalmo para fazer a cirurgia LASIK (fiz Cerato, paqui e mape retina) e ele contra-indicou alegando que tenho ceratocone. Procurei um outro que solicitou um ORBSCAN + Mapea retina e o mesmo falou que não existe nada que contra-indique a cirurgia, mas precisa ver meu grau com a pupila dilatada. Gostaria de saber se todos as formas (estágios de ceratocone) contra-indicam a cirurgia ou se é possível te havido um diagnostico errado. Outra coisa caso tenha ceratocone e fizer a cirurgia quais são os maiores riscos? Obs.: Meu grau não sofreu grandes variações nos últimos 4 anos. Atualmente tenho 25 anos.

Grato pela disponibilidade e boa vontade.

Sucessos.

Patricia

Em BH há otimos centros oftalmologicos

Em Juiz de Fora tem a Dra. Viviane Guedes, que é muito boa mas a especialidade é glaucoma

Mas ela poderia te indicar alguem na sua cidade especialista no seu caso

Edvan

A menor suspeita de ceratocone já é suficiente para contra indicarmos a cirurgia de lasik ou prk.
O risco é grande, voce pode sair com uma visao pior do que antes.
Repita os exames em uma 3a clinica. Faça um exame chamado PENTACAM que é mais preciso.
E seja prudente,... na duvida, nao opere

Dr. Renato,
Fiz cirurgia refrativa há 6 anos e decobri em janeiro atraves da topografia corneana que estava com cone na córnea(direita e esquerda),no mesmo dia(11 de janeiro) realizei o procedimento de crosslinking...minha visão se recuperou parcialmente depois do procedimento ...mas está pior do que anterior ao crosslinking.Isso é normal?Quanto tempo varia a recuperação?

Olá Dr. Renato. Tenho 28 anos e descobri ceratocone no meu olho direito tem 4 meses.De acordo com a topografia ele possui; Diop.Central de 41.67D, Raio Central 8.10mm e Maior Diop: 48.65D.
.
Nesse caso, ele é considerado incipiente(I) ou moderado(II)?
.

Como foi descoberto há pouco tempo, o correto seria esperar pra ver se evolui, e caso evolua, seria indicado o Crosslink no meu caso?
.
Estou usando somente óculos e percebo que já não é mais possível corrigi-lo satisfatoriamente; fico com uma visão 20/40.Seria o caso de já partir para as lentes rígidas?
.
Estou para ser nomeado em um cargo público administrativo estadual(SP)e estou com receio de o oftalmologista perito me considerar INAPTO devido essa doença ser degenerativa..será que com um laudo bem fundamentado de um especialista funcionaria?
.
Antecipo meus agradecimentos pelas suas palavras.
.
Igor

Carol


Esse embaçamento pode ocorrer e normalmente se recupera em aproximadamente 3 meses
As vezes precisa usar uns colirios antiinflamtorios. Pergunte ao seu médico sobre isso

Igor

Vc está correto. Basta acompanhar, repetir os exames de 4 em 4 meses e se aumentar, fazer o crosslink

Acho q vc deve tentar sim a lente rigida no olho que estiver pior

nao acho q o medico perito vá te considerar inapto ao trabalho

Dr Renato, Boa Noite!1 Sou Luciana de Bh/Mg e tenho ceratocone no olho direito e realizei um implante de anel de ferrara a 2 anos com Dr Rinaldo Sieiro e minha visao melorou muito em vista do que era hoje uso oculos pois nao me adaptei as lentes de contato . mas gostaria de saber se a ceratocone atrapalha no decorrer de uma gravidez e se o bebe pode correr algum risco. aguardarei anciosa sua resposta

Ola doutor tenho estigmatismo e recentemente descobri que tenho ceratocone minha visao esta muito embacada e nao passei no teste de visao para obter a carteira de motorista, fiquei desesperada pois nao me adptei a lente de contato e o oculos parece nao fazer a menos diferenca, meu oftalmologista me falou sobre o cross link porem ele falou que nao terei uma melhor na visao so ira parar a evolucao do ceratocone, mas ele me falou que apos o cros link a corne fica mais uniforme isso pode facilitar utilizacao de uma lente que ai sim poderia corrigir minha visao esta informacao é correta ?
obrigada pela atencao
Daiane.

Luciana

O seu bebe nao corre risco algum mas em alguns casos o ceratocone piora durante a gravidez.

Daiane

No seu caso o que parece mais indicado é o anel de ferrara. Ou insistir na lente de contato
Nao acho que o crosslinl no seu caso vai ajudar muito

Boa tarde! Meu nome é Sidney e tenho ceratocone nos dois olhos porém no OE esta estabilizado,no OD fiz o procedimento de crosslink dia 03/03 e já tirei a lente dia 09/03 que é colocada após o procedimento. O que me estranha e que com a lente terapeutica minha visão estava melhor e agora ao anoitecer minha visão esta muito embassada.Gostaria de saber se isso é passageiro apesar de eu saber que minha visão não irá melhorar mas será que ela volta ao mesmo patamar de antes de crosslink pois com óculos minha visão era satisfatória,atualmente estou usando 4 colírios pred fort,fresh tears e vigamox 4X ao dia.E meu retorno é daqui a 1 mes. Desde ja agradeço a atenção dispensada.

Sidney

Isso é normal sim. O epitelio da sua cornea ainda está muito alterado e até ele ficar normal sua visao ficará um pouco turva
mas nao se preocupe que voltará ao normal

olá dr. Estou com suspeita de gravidez e já estou com a consulte marcada para fazer o cxl, gostaria de saber se tem algum problema? Se ageta alguma coisa desde já agradeço. karol

Olá Doutor,
Tenho indicação para implantação do anel de ferrara nos dois olhos. Os custos aqui na minha cidade são elevadissimos. Gostaria de saber se você conhece algum profissional de confiança e que o preço da cirurgia seja mais acessivel.
Pode ser na cidade do Rio de Janeiro ou em Belo Horizonte.

Patricia

Alguns universidades publicas realizam esse procedimento mas sao poucos e a fila é grande
Em clinicas particulares o preço varia mas nem tanto
E desconfie dos que cobrarem muito barato

Me mande um email que te informo melhor sobre isso

Obrigada, Doutor.
Não quero um medico barato e sim, alguem competente que realize os procedimentos. Não tenho ideia de preço, nem sei quanto custa em media em outras cidades, por isso pedi informações de algumas outras clinicas que fizesse e assim , poderia encontrar um valor mais acessivel. Confio muito do meu medico, sei da sua capacidade e seriedade, queria muito fazer com ele, mas o valor é muito caro.
Pra qual email posso estar lhe enviando para esclarecer minhas duvidas?

Karol

Seu caso é bem complexo

O ceratocone pode aumentar com a gravidez entao seria bom fazer o crosslink antes

no entanto, nao há dados sobre a segurança dessa cirurgia na gravidez

é uma decisão bem dificil e que voce e seu medico devem tomar em conjunto

Oi Dr. Renato,

Já escrevi para o senhor e agradeço a resposta. Agora tenho uma outra dúvida. Fui a 3 médicos aqui em goiânia com pareceres um pouco diferentes. Por meu astigmatismo ser relativamente baixo (porém minha miopia é altissima, 14 e 14.5 e minha córnea um pouco mais fina que 400 micra), não me indicaram o anel de ferrara pois disseram que não faria muita diferença no meu caso. Acharam melhor o crosslink. No entanto, um outro falou que o anel é o ideal e que não faria o crosslink. Não sei o que faço. Ainda tem o agravante que devo sair do país em setembro para fazer um doutorado na europa. O senhor poderia me dar uma idéia? Outra dúvida: o senhor poderia me informar um ou mais médicos que o senhor conhece aqui em Goiânia?

Muito obrigada,

Juliana

Juliana

O sucesso do anel nao depende do grau de miopia e sim da curvatura maxima da sua cornea. Se for maior do que 65 a chance de sucesso diminui. Tambem precisa ter uma boa espessura para nao ter chance do anel sair sozinho depois da cirurgia

o crosslink poderia ser feito associado ao anel mas sozinho no seu caso nao acho que adiantaria nao

Olá doutor.
Fiz a cirurgia do cross lick faz 1 mês no olho direito, sendo que até agora a minha visãp continua ruim mais do que era antes sem a cirurgia, o medico disse que ia melhorar era só o começo ´porém não melhorou e estou preocupada, por que com esse olho estou vendo embassado. È normal?

Silvia

isso é normal e transitorio.
Só precisa se preocupar se esse embaçamento persistir por mais de 3 meses

Olá,tenho um filho com 19 anos portador da Sindrome de Down, diagnosticado a 2 anos com ceratocone,infelizmente ele vem sofrendo com hidropsia,gostaria de saber se existe alguma contra indicação no caso dele em especial para o procedimento crosslink.Agradeço desde já cristiane Lempe dos Santos

Olá Dr Renato. Tenho 8 graus de miopia nos 2 olhos e 1,25 OD e 1,50 OE de astigmatismo.
Tenho 475 um no OE e 490 um no OD. Ví em postagem acima q um paciente vai fazer o crosslinking para poder operar. Uso óculos desde sempre e gostaria muito de operar. É possível o uso das duas técnicas para q possa fazer a cirugia de miopia. Como o Sr sabe, hoje, su contra indicado.

Dion Ruas - Belém/PA

Cris

Quando já ocorreu a hidropsia, geralmente a visao já está muito baixa e nao adianta mais fazer o crosslink. Nesse caso tem que pensar em outro tipo de cirurgia para melhorar a visao, e geralmente é o transplante de cornea

Dion

Mesmo com o crosslink sua cornea é um pouco fina para os 8 graus de miopia (fora o astigmatismo)que voce tem.
Tem que ver com o normograma certinho, programar o laser e tal... mas eu acho que nao vai dar

Olá Dr. Renato,meu nome é Fernando, fiz a cirurgia do Cross Linking há 2 semanas no olho esquerdo, e percebi q minha vista está pior do que era, estou enxergando tudo em duplicidade e vejo muita distorção em tudo que tem luzes, pergunto se isso é normal no início e se isso vai melhorar com o tempo? Obrigado

Fernando

Isso é normal e melhora com os dias...fique tranquilo

aolá tenho 23 anos e descobir um astigmatismo alto e o oftamologista falou que podia ser um ceratocone meu exame deu assim OD esf -0,50 Cil - 7,50 EIxo 75° OE esf. +1,00 cil -7,75 Eixo 150° ,tenho muita dificuldade de enxergar
a uma distancia longa e na luz do dia de perto a visão melhora, e a noite n tenho tanta dificuldade de enxergar como de dia, eu tenho 23 anos e queria saber se isso for ceratocone se corre o risco de se agravar.

Andre

voce precisa primeiro confirmar se é ceratocone ou não. Fazer um exame chamado topografia de cornea é fundamental.
Se confirmar leia com atençao o texto sobre ceratocone desse blog que está bem explicado o que é a doença e como ela evolue

abç

Oi doutor
Tenho ceratocone no olho direito, mas no olho esquerdo fiz o implante do anel de ferrara, esse implante é so pra impedir de eu ter ceratonone nesse olho, ou além disso, estabiliza o meu grau em relação a miopia e astigmatismo?

Thiago

mesmo com o anel o seu grau pode variar. A tendencia é estabilizar o seu ceratocone mas não dá p assegurar isso

Fiz implante de anel nos dois olhos a 5 anos. Na época minha acuidade visual melhorou bastante, mas atualmente minha doença voltou a progredir. Tenho 29 anos, 4,5º Astigmatismo OE e 6º no OD. Meu médico que fez o implante dos anéis quer fazer CrossLinking + PRK Topoguiado. Qual sua opinião sobre este tratamento combinado, visto que ele mesmo disse que é bem provável que eu possa ter que futuramente efetuar uma correção da cirurgia com PRK. Estou indeciso. A cirurgia está marcada para o dia 15.

Naza

se a sua visao fica boa com lente de contato ou com oculos, eu faria só o crosslink.
Mas se a sua visao nao ficar boa nem com lente de contato rigida, ai poderiamos pensar no PRK + crosslink

Dr. Renato,

no meu caso como eu já tenho anel implantado, isto interfere negativamente ou positivamente? Quais são os outros riscos deste procedimento combinado? Meu astigmatismo e/ou ceratocones pode piorar ?

Dr Renato

Eu fiz o exame pentacam, e resultado deu

AO Córnea com astigmatismo regular, simetrico,a favor de regra e sem sinais de ectasia.
Ponto corneano mais fino de 514 e 501 micra em OD OE respectivamente. Curva de progressão paquimetrica dentro dos limites de normalidade.

Eu posso fazer uma cirurgia refrativa?
Tenho algum risco?
Hoje eu tenho 9,0 D e 8,5 E de miopia, vc acha que vai ficar residuos?

Obrigado!!!!

Naza

o anel nao muda muito o prognostico
E sempre pode piorar embora a maior chance seja de ficar melhor

Mas cirurgia é cirurgia e sempre pode sair diferente do que foi planejado

Leticia

No que depender desse exame pode operar sim

Mas a resposta que importa é a do medico que está te acompanhando

Dr. Renato, boa noite.

Fiz o implante do Anel de Ferrara associado ao Cross-Linking no olho esquerdo, que possuia ceratocone em grau IV, e os resultados foram satisfatórios, levando-se em conta que a minha acuidade visual era baixíssima. Claro que não estou vendo 100%, mas comparado com o que era antes melhorou bastante.

Contudo, no olho direito, no qual possui ceratocone em grau III, e que fora submetido ao mesmo procedimento, ficou PIOR que antes, e muito. Estou com 2 meses de operado e os resultados são assustadores, pois não enxergo nada, ficando uma espécie de "mancha" branca em minha visão, que sempre é majorada quando eu acordo.

Conversei com meu médico que já me examinou por 2 vezes. Segundo ele, o implante está perfeito e ele quer que eu faça um PRK Topoguiado.

O que o Sr. acha?

Grato desde já.

Forte Abraço.

Dr., vale ressaltar que minha visão com lente de contato é boa e que está não incomoda nem um pouco, inclusive, tendo o médico admitido que a lente não tocava a córnea, porém, ele é totalmente anverso ao uso de lentes rígidas.

Monkrlz

A unica coisa que discordo do seu medico e quanto ao uso das lentes rigidas.
Sao otimas opçoes e bem mais seguras e faceis do que uma nova cirurgia

Eu nao faria a cirurgia de PRK se a lente me desse uma visao boa

Caro Dr Renato, antes de mais nada parabéns pela clareza e simpatia das respostas.

Minha situação é a seguinte, resolvi fazer a cirurgia para correção da miopia, tenho 35 anos e há mais de 10 minha miopia se estabilizou. Ao fazer os exames, fiz inclusive o pentacam, descobri que tenho um ceratocone bem leve no olho esquerdo, no qual tenho 3,5 graus. Conversando com o médico, ele acredita que tal ceratocone se deve ao fato de eu coçar os olhos, tenho alergia a ácaros e a pó, agora não ponho nunca as mãos nos olhos.
Após analisar meu caso ele me disse que eu poderia fazer a cirurgia, mas deveria fazer no mesmo dia o crosslink.
Minha dúvida é a seguinte, será que devo fazer realmente a cirurgia para miopia e para tanto fazer o crosslink? Corro algum risco por uma questão de conforto e estética? A cirurgia esta marcada para sexta mas ainda tenho muitas dúvidas.
Grato pela atenção, André.

André

No seu caso não é possivel fazer só a cirurgia a laser convencional pois o risco de não evoluir bem é grande. Alguns medicos tem optado por fazer junto o crosslink nesses casos. Eu não tenho muita experiencia pessoal com esse procedimento (crosslink + laser de miopia juntos) mas nos congressos os resultados parecem ser bons

Dr meu filho tem 22 anos fez o exame de ceratoscopia e confirmo realmente ter ceratocone + disse que não seria preciso fazer o pentacam é necessário ou não?o olho direito disse o Dr nao ter nada! astigmatismo regular simétrico medindo 0.60D a 82 olho esquerdo astigmatismo irregular assimétrico medindo 48.2D no seu ponto mais curvo.ele vai ter que fazer o crosslink so no esquerdo mesmo?ele nunca usou lente nem óculos o Dr disse que pra ele não teria resultado algum!Mais uma pergunta tm algum convenio medico que cubra a cirurgia ou parte dela? desde de já agradeço a atenção!Silvane de Curitiba Pr. O tramento esta sendo feito no hospital de olhos de curitiba.

Silvane

nem sempre é preciso o pentacam. Eu gosto de fazer sempre que possivel para documentar melhor o caso
Pelo que vc escreveu, só precisa do crosslink no olho esquerdo
Infelizmente, os convenios ainda nao cobrem essa cirurgia

Dr, boa tarde. Gostaria de saber, em média, qual é o período de recuperação do cross-linking, ou seja, depois de quantos dias posso retornar ao trabalho. Pretendo fazer a cirurgia mas não posso me afastar por muito tempo do trabalho. Obrigado.

Gustavo

a recuperaçao é bem tranquila e rápida
Em menos de 7 dias (provavelmente até menos) voce poderá ir trabalhar

Dr. descobri a pouco tempo que tenho ceratocone e me encontro sem rumo ,fui a um ótimo medico e ele me indicou as lentes keratoconus só que elas são muito caras e não resolveria o meu problema Será que a melhor solução seria o implante de anel?vou fazer um empréstimo para pagar por isso preciso saber a melhor opção pois as lentes duram 1 ano e vai sair mais caro.o pior é o olho esquerdo ápice do cone 54,65D e o direito já tem indícios. obrigada

Dr. vejo que o senhor é muito atencioso em responder as perguntas de tantas pessoas e que esta trazendo muito esclarecimento e esperança para varias delas,o sr. poderia me presentear com sua sabedoria e me ajudar também?(sei que sem os meus exames fica + difícil).O meu medico me receitou uma lente muito boa + muito cara e que ñ resolveria o meu problema ,só me faria enxergar melhor, ela dura um ano e no final gastaria muito mais .O implante de anel tbm é caro eu sei, mais resolveria o meu problema por mais tempo? o custo pós operatório tbm é caro? obrigada.

Oi Dr.Lendo algumas perguntas e suas respostas ,vou tentar fazer ma pergunta que possa me dar alguma luz. Se eu fizer o crosslink vou ter que usar as lentes rigidas ou alguma outra especifica para o meu caso ou pode ser uma comum mesmo? posso usar óculos?E com o implante de anel? obrigada.

Este comentário foi removido pelo autor.

Boa Noite! Dr. Renato. Gostaria de uma ajuda com relação ao meu caso.

Tenho 25 anos e há uns 6 meses descobri que tenho ceratocone apenas no olho direito. Nessa época com 4 graus de astigmatismo e espessura mínima da córnea de 439 (no ponto mais alto do cone) acho que a unidade deve ser micra (10 micrômetro),

Recentemente, retornei ao oftalmologista e foi constatado após exames, como paquimetria, tomografia, etc, um aumento de 0,85 D. Com isso, o médico recomendou o procedimento crosslinking, já que houve o avanço do ceratocone, não sei ainda a espessura que está, vou pegar o laudoce esqueci de gravar no dia da consulta.

Gostaria de saber se no meu caso, há o que se discutir sobre a aplicabilicade do crosslinking ?

Moro em Brasília DF, existe algum especialista em ceratocone que possua experiência em crosslinking?

O oftalmo que fui é especialista em córnea, porém, sentiria-me mais seguro em fazer o procedimento com alguém com experiência nisso.

Os estabelecimentos que são autorizados para fazerem o procedimento, possuem algum protocolo específico que os médicos que executam têm conhecimento ou é algo que por não estar totalmente disseminado, alguns dominam mais do que outros?

Agradeço muito a atenção. Muito mesmo.

Victor.

Esther

O crosslink nao vai mudar a sua visão e nem a necessidade de lentes ou oculos. Ele apenas impede a doença de piorar

Já o anel pode melhorar a sua visão e até tornar possivel uma boa visao com oculos ou lente gelatinosa. Mas o resultado não é garantido

Pelo seu relato, a lente rigida apesar do custo é o tratamento mais indicado no seu caso

Victor

Pelo seu relato, há total indicaçao do crosslink
O procedimento não é tão complicado assim e nós medicos seguimos um protocolo pré determinado. Então não tenha receio

Bom dia DR.Renato moro em João Pinheiro no noroeste de minas meu ceratocone esta muito avançado tenho 27 anos qual preço do tratamento com crosslink aqui so ten hum medico mais nao fas este tratamento com ceratocone avançado ainda posso fazer este tratamento ?? obrigado

Everton

o crosslink só deve ser feito em alguns casos de ceratocone. Em casos mais avançados é necessario outro tipo de cirurgia como anel de ferrara ou mesmo transplante de cornea
Procure um centro maior, talvez belo horizonte e se consulte com um especialista nessa area

Dr. fui a um novo medico ,e ele me aconselhou fazer o implante de anel no olho esquerdo que o crosslink já não ia adiantar,e no direito fazer o crosslink pois esta com ceratocone leve ,fiz os exames com os óculos e com o olho esquerdo enxergo tudo embaçado não adiantando muito,sei que talvez as lentes rígidas possam resolver o meu problema e elas são muito incomodas, mais se avançar eu não poderei fazer o implante de anel no esquerdo eu já estava decidida em fazer mais vi num blog de um medico que depois do implante o uso de lentes pode machucar o meu olho ,e se eu usar óculos vai ficar tudo bem? não sei qual a melhor opção fui em dois médicos ,todo dia entro na internet,estou com medo de demorar e o e problema piorar.Me ajude!obrigada.

Esther

se vc nao quer tentar as lentes a indicação desse seu ultimo medico me parece o mais correto
depois do anel voce pode usar lentes SIM se for necessario

Boa noite, qual seria a espessura minima da cornea para operação de miopia, tenho 5.00 e 1.25 de astigmatismo,
Obrigada

Sininho

no seu caso no minimo 480 a 500

DR.uso lentes rigidas a 3 anos com elas enchergo quase 90% mais sem elas 10% no maximo. existe outra tratamento ou outra lente q eu possa usar? pq as lentes rigidas estao machucando muito meus olhos, ou osenhor conhece algum lugar aqui em Goiania ou goais q tenha lentes boas pq as minhas eu pago 400 cada mais estao ruins de mais!!! me ajuda pelo amor de Deus

Luiz

opçao para as lentes é cirurgia! nao sei se vale a pena já que sua visao com ela fica boa
Algumas mudanças podem ser feitas na lente para melhorar o conforto

Goiania é um otimo centro de oftalmologia e tem otimas clinicas

Dr. o Senhor conhece alguma clica em goiania q trabalha bem com as lentes ridigas?

Luiz

tem o Centro Integrado da Visão - CIV que é uma clinica bem equipada

Dr. Fiz crosslinking + PRK, mas minha visão está oscilando muito. Meu olho direito que eu enxergava pior antes agora ficou melhor e o esquerdo o inverso, antes melhor e agora pior. O medico diz que este primeiro PRK foi para aplanar as irregularidades da cornea devido ao ceratocones e que futuramente farei PRK novamente para corrigir o grau restante. Qual sua opinião?

Naza

Eu acho q ele está correto
A oscilaçao da visao é normal nesse momento
Temos q aguardar um bom tempo p termos certeza de como ficou

DR DESCOBRI QUE ESTOU COM Degeneração Marginal Pelúcida DA CORNEA E QUERIA SABER SI ESTA DOENÇA E MAIS AGRESSIVA QUE O CERATOCONE QUE TENHO QUE FAZER PARA TRATAR POIS ELA ESTA EM DIOPTRIA DE 54.99

Diego

a doença se comporta da mesma forma que o ceratocone e o tratamento é igual

Boa noite!
Dr. Preciso de ajuda do Senhor!
Desde os meu 20 anos e agora tenho 40, venho procurando uma solução para o meu ceratocone, miopia e astiguimatismo ; tenho grau -21.
No inicio foi feito uma lente rigida que pouco usei devido os incomodos e o tipo de trabalho. Mas, nunca perdi as esperanças de encontrar um metodo melhor e seguro. Moro em Três Rios - RJ, será que eu posso fazer crosslink e onde encontrar mais próxima da minha cidade.
Grato!
Aguardo respostas.
email: valdecicassiano@oi.com.br

Valdeci

Pelo que voce relata o crosslink nao vai adiantar no seu caso
O melhor seria fazer o anel de ferrara
No Rio (capital) voce poderá ter um atendimento melhor
Clinicas como o IBOL fazem esse tipo de procedimento

OLA DR RENATO FAZEM DOIS MESES QUE COLOQUEI ANEL NO OD MAS NAO VI MUITA DIFERENÇA, MEU MEDICO DISSE QUE O ANEL VAI TRABALHANDO NO OLHO POR APROXIMADAMENTE UM ANO E VERDADE?JA NO OE ESTOU COM UMA DUVIDA ELE TEM 62 DE CURVATURA ESTOU COM 3% DE VISAO NELE, MAS SO TENHO GRANA PARA FAZER UMA CIRURGIA OU ANEL OU CROSSLINK. PENSEI EM FAZER CROSS LINK E DEPOIS COLOCAR LENTES OPTOGEL60 NOS DOIS OQUE O SENHOR ACHA?PELO MENOS EVITO TER QUE FAZER TRANSPLANTE DAQUI UNS ANOS. E QUAL O TEMPO DE RECUPERAÇAO PARA QUEM FAZ O CROSSLINK?MUITO OBRIGADO DR

Marcelo

sobre o anel... as vezes o tempo de melhora demora mesmo

sobre o OE... se a usa visao com a lente fica boa, pode fazer só o crosslink e depois ficar usando a lente. Mas se a lente nao te dá uma visao boa ou fica intoleravel o uso, entao o crosslink nao adianta. Nesse caso só anel ou transplante

DR RENATO ONDE FAÇO CROSSLINK MORO EM ARARAS SP AQUI FAZ. E QUANTO CUSTA ABRIGADO

Caro Dr Renato, sou de Porto Alegre e gosyaria de saber locais por aqui para fazer o crosslink. Se vc pudesse me dar uma noção e preço para cada olho seria bem interessante pois não tenho nem idéia. Obrigado Marcelo

MARCELO SOU TEU XARÁ, FIZ ANEL NO OLHO DIREITO E FAREI CROSSLINK NO ESQUERDO AI EM PORTO ALEGRE NA RUA DOS ANDRADAS NO EDIFICIO OSWALDO CRUZ NA CLINICA PANAMERICANA 4 ANDAR COM O DR RONAL PERINO CUSTA 2500 CADA OLHO UM ABRAÇO E BOA SORTE

Diego

Em Sao Paulo capital há varios locais que fazem o crosslink
Em Araras não sei mas acho dificil
Nao sei informar sobre preços

Ola dr eu fiz o crosslink so que o glare e halos aumenatarm e eu tambm estou com visao dupla o que eu nao tinha antes da cirurgia vai fazer 2 meses depois da cirurgia,esses sintomas vao desaparecer depois de 3 meses e e normal o glare aumentar depois da cirurgia,eu ja percebi uma melhora muito boa na minha visao so que essa visao dupla glare e os halos atrapalham!

Boa tarde Dr.Minha filha tem 15 anos, tem ceratocone nos dois olhos,14 graus no OE e 6 no OD em um ano aumentuo um grau em cada olho o medico dela indicou o crosslink e ela tem muita dificuldade para usar as lentes pois enrrita muito os olhos,estou com duvida no caso dela o crosslink é indicado no olho OE ou esta muito avançado?

States

nao é normal esses sintomas piorarem com o crosslink nao
Quando fazemos o anel de ferrara até pode piorar mas com o crosslink nao é muito comum

Marcos

Depende, se ela fica com boa visao e confortavel com as lentes de contato entao deve fazer o crosslink
Mas se ela nao tolera as lentes ou essas nao dao boa visao, entao precisa de anel de ferrara (tem um texto recente nesse blog sobre o assunto) ou transplante de cornea

No OD, o raciocinio é o mesmo

Bom, fiz o procedimento há 4 dias e ficam aqui minhas inpressões sobre o Cross-Linking:

1 - O procedimento é rápido mesmo e dura cerca de 40 minutos em média (pois a riboflavina é aplicada na córnea em intervalos de 5 minutos);

2 - Não há dor durante a cirurgia, apenas uma sensação de ardência no olho (mas é só avisar o médico, durante o procedimento, que o mesmo aplica o colírio anestésico)

3 - Prepare-se para as 48 horas depois da cirurgia. A dor é intensa, prolongada, o olho lacrimeja muito e a sensibilidade a luz é algo extremamente insuportável. TV, computador, luz acesa, nem pensar.

4 - Siga a risca as recomendações do médico quanto a aplicação dos remédios, eles são extremamente importantes para uma recuperação 100% e para que você não perca o pouco que tem da córnea com uma infecção/bactéria. Além do fato de que eles aliviam bastante a dor no local;

5 - Evite todo e qualquer tipo de esforço. No segundo dia, inventei de carregar algumas compras durante o dia e a noite tive uma dor forte no olho e um leve inchaço na pálpebra. Não sei se a pálpebra teve relação com o esforço, mas por precaução é melhor não arriscar.

6 - Eu tive um pouco de febre nessas 48horas (38~38,5 C) a noite, por isso precisei tomar algumas gotas de dipirona para dormir. Abaixou a febre e aliviou a dor no olho =)


Agora estou aguardando o resultado final (vou tirar a lente curativa daqui a 2 dias) e daí sim vou fazer uma nova topografia para verificar a nova curvatura.

Abraços a todos e boa sorte para quem for encarar o cross linking!

Gustavo

obrigado pelo depoimento sobre a cirurgia do crosslink para ceratocone

Vai ajudar muito os leitores do Blog

Boa tarde, DR. Tudo bem?
Tenho 23 anos e descobri que tinha ceratocone ano passado através de uma consulta de rotina para troca dos óculos. Gostaria que você me explicasse ao certo o que acontece com a córnea, pq até hoje não entendi ao certo. Bom, esse ano voltei novamente ao oftalmo, no entanto, meu médico habtual trocou de clinica, e pelo fato de não encontrá-lo, resolvi me consultar no IBOL. Chegando lá fiz os exames necessarios (levei a topografia anterior) e constamos que meu grau havia aumentado de 2,25 para 3,75 em 1 ano. Fui indicada a fazer o crosslink, mas como indicado pela oftalmologista, ainda devo fazer outros exames. Gostaria de sua opnião quanto ao meu quadro e gostaria de saber se devo me consultar em outro médico.

Lena

tem um post aqui nesse blog que tenta explicar o que é o ceratocone
Leia http://www.medicodeolhos.com/2010/04/ceratocone-e-uma-doenca-que-acomete.html

quanto ao seu ceratocone, se houve progressao do ultimo ano para cá eu acho que vale a pena fazer sim. Voce está numa idade em que o ceratocone costuma progredir e seria bom evitar isso

Boa tarde Dr. Renato sou Advogada e tenho uma cliente que tem ceratocone, as lentes já não estão mais ajudando e estou tentando ajudá-la. Gostaria de saber o valor do procedimento do Cross Linking, e também saber se há outro método em ela possa fazer para não perder totalmente sua visão.

Olá Dr. Boa tarde, meu nome é Heverton, tenho 22 anos, tenho ceratocone,herdado geneticamente de meu pai. Gostaria de saber se meu ceratocone evoluiu muito mais do que em meu pai pelo fato de ter crescido 15 cm de altura a mais que ele, e pelo fato de ter renite alergica e constantes coceiras no olho? Gostaria de saber tambem se posso fazer Crosslinking somente em um olho, ja que o direito demonstra estar mais critico devido a falta de adaptaçao das lentes rigidas durante esses dois anos que uso. Vou fazer o exame de topografia para ver se realmente eh necessario nos dois olhos, mas tambem gostaria de começar fazendo somente de um olho o mais critico para nao me prejudicar na faculdade e acabar perdendo o semestre.

Obriugado pela atenção.

Tenho 19 anos descobri o ceratocone com 18 anos uso lentes rígidas a seis meses, mas até hoje ela me incomoda um pouco, mas não uso ela direito como devo usar não uso 12 horas por dia queria saber se não posso usar menos ela?
Esse tratamento cross link com o tempo vai ser possível ser aplicado em pequenas clinicas?
O cross link melhora a visão, ou apenas retarda a progressão da doença?
Qual o melhor tratamento para a ceratocone?
A minha dotora me indicou as lentes rígidas, mas sera que tenho chances de melhorar ou a lente só ira impedir que a minha doença piore?

qual o preço estimado do cross link?

Daiana

Existem algumas opçoes...crosslink, anel de ferrara e transplante de cornea

Quanto ao preço, cada local vai ter seu preço entao nao posso dizer ao certo

Heverton

a sua altura nao influenciou na progressao do ceratocone

Vc pode fazer somente em um olho sim e deixar o outro para depois. Converse isso com seu medico

Diego

a maioria das suas duvidas estao respondidas nesse blog
Voce nao precisa ficar com as lentes o dia todo se nao quiser
Quanto ao custo do crosslink isso vai mudar de clinica para clinica

Olá Dr. Renato, meu nome é Radmila e tenho 23 anos, gostaria de saber se meu grau aumentar, já posso afirmar que meu quadro de ceratocone n esta estável? ou isso só é detectado com a comparação dos exames de topografia??? Tenho ceratocone há 15 anos, fiz um implante de anel de ferrara no esquerdo, que de 7.5 passou p 3.5! pretendo fazer no direito também... só que notei nesse olho um aumento de 6.5 p 7.0, já nos exames pré-operatórios! Seria o caso de implantar anel e depois fazer o crosslink??? Minha cirurgia já esta marcada e tenho duvidas! Obrigada!

Radmila

Sim, um aumento no grau é um indicio que o ceratocone aumentou

Fazendo o anel nao vejo necessidade de fazer o crosslink. Tem que acompanhar depois do anel e se continuar aumentando ai sim fazer o crosslink

Dr, eu fiz o implante do Anel de Ferrara e vejo um círculo ao redor das luzes e afins. Hoje é sábado, eu fiz na segunda passada. Acha que é normal? Estou preocupado que possa ter havido algum trauma na córnea, pois encostei o olho na pálpebra sem querer.

La critique

isso que vc vê se chama glare
é possivel que com o tempo diminua
Nao se preocupe com o problema do trauma que vc falou
Tem um texto sobre anel de ferrara nesse blog, já leu?
http://www.medicodeolhos.com/2011/06/anel-de-ferrara-para-ceratocone.html

Ola meu nome é Marcello
A 7 meses descobri que tinha ceratocone devido a minha visão estar dupla, antigamente não percebia muito pois no olho direito não tenho problema algum de visão, o fato e´que eu tenho alergia e coçava muito o olho e acabei tendo ceratocone no olho esquerdo, voltei ao médico ontem e ele me disse que aumentou muito meu caso que teria que fazer o crosslink, marquei para o dia 27/09, estou com um pouco de medo pois sou piloto de helicóptero e não quero parar de voar, meu caso ainda é leve e estou com 80% da visão sem usar nada, na sua opinião Dr. Meu prognostico é favorável?
Tenho muito medo de perder a visão, pois acho que é uma das coisas mais lindas da vida é poder ver a beleza vida....
Depois que minha vista estiver estabilizada é possível usar algo para melhorar muito minha visão? Vou ter que parar de voar?

Muito grato Dr. Desde já

Postar um comentário