Recent Posts

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Catarata na arte de Monet

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês famoso por iniciar e ser um dos principais pintores impressionistas. Monet sofreu de catarata e isso afetou de maneira decisiva suas pinturas. Com a catarata atrapalhando sua visão o jeito foi continuar pintando com o auxílio da sua memória, das suas lembranças. A paisagem era a mesma, que ele tanto já tinha visto e pintado, mas as cores e os detalhes já eram outros.

O diagnóstico de catarata foi feito em 1912 quando Monet tinha 72 anos, mas os sintomas começaram 10 anos antes. Por receio do pintor, a cirurgia só foi feita em 1923. Monet operou o olho direito, mas insatisfeito com o resultado inicial não quis operar o olho esquerdo. O olho esquerdo, apresentava uma densa catarata e não podia ver corretamente os tons de amarelo, violeta e azul. O olho direito, no entanto, podia ver claramente essas cores.
As pinturas de Monet refletem claramente as alterações que a catarata causaram na sua visão. A percepção das cores mudou muito. Seus brancos, verdes e azuis começaram a mudar de tons sendo substituídos pelo amarelo e pelo roxo em suas pinturas. Usava uma paleta de laranja-vermelho para paisagens ao invés de um verde-azul. A luz o incomodava e ele só pintava em certas horas do dia, quando a luz lhe permitia trabalhar melhor. Quando ele finalmente conseguiu fazer a cirurgia e obter novamente sua visão, destruiu muitos dos seus trabalhos que ele fez com a catarata. Suas últimas pinturas antes de sua morte (que ocorreu três anos depois) lembravam seus trabalhos iniciais.
A imagem acima foi extraida de um artigo cientifico citado no final do texto. A imagem A é a foto da paisagem nos dias atuais. A imagem B é a famosa pintura de Monet da ponte japonesa em 1899, sem catarata. As imagens C e D são uma simulação da visão de Monet com uma catarata média e com uma catarata avançada.
Abaixo, seguem as pinturas da ponte japonesa realizada em 1899 e outra realizada em 1918. A diferença de nitidez e de cores causada pela catarata é gritante.


 

Artigo fonte: Ophthalmology and Art: Simulation of Monet’s Cataracts and Degas’ Retinal Disease. Michael F. Marmor, MDArch Ophthalmol. 2006;124(12):1764-1769
 
Hoje em dia não é preciso conviver tanto tempo com a catarata atrapalhando sua visão e nem ter tanto receio da cirurgia como o pintor Monet. A cirurgia moderna para correção da catarata tem resultados excelentes.

Quer saber mais sobre o que é catarata e como é feito o diagnóstico? http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html

Quer saber mais sobre a cirurgia de catarata?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/08/cirurgia-de-catarata.html

2 comentários:

minha mae fez cirurgia de catarata no dia 15-06 -10 e antes ela enxergava noramal do olho q foi operado,ela tem 72 anos ja levei na revisao 3 veses e a medica me disse q ela ta assim pq ñ colocou a lente,marcou para dia 24 de julho .Ai eu pergunto e gostaria q me respondese para tirar a minha duvida pq ñ colocou a lente no dia q ela fez a cirurgia ?E normal colocar depois de 1 mes ela pode ocorrer o risco de ñ enxergar mais devido o prazo q foi extenso de fik sem a lente?Obrigada e fico aguardendo resposta boa noite

Viana
2 coisas:
1- O fato da sua mae ficar um tempo sem a lente nao vai acarretar nenhum problema.
2- Se a lente nao foi colocada durante a cirurgia é porque houve alguma intercorrencia e a medica optou por colocar a lente em uma 2a cirurgia.
Caso nao tenha acontecido nenhum outro problema durante a cirurgia, a visão da sua mãe ficará normal.
Boa sorte

Postar um comentário