Recent Posts

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Catarata: Lente intraocular multifocal

A cirurgia de catarata nos dias atuais além do objetivo inicial de retirar a catarata também tem uma função de eliminar ou reduzir o uso de óculos para distância (longe). Isso ocorre porque as lentes artificiais implantadas durante a cirurgia já vem corrigidas com o grau de longe do paciente. Essas são as  lentes chamadas monofocais.



Lentes intraoculares multifocais recentemente lançadas no mercado mundial visam eliminar não só o óculos de longe quanto também o de perto.Essas lentes intraoculares são indicadas para quem quer reduzir ou até eliminar o uso de óculos no pós operatório.





Quando somos jovens, nossos olhos são capazes de alterar seu foco em distâncias longas, curtas e intermediárias. Isso se chama acomodação. Com o envelhecimento natural dos nossos olhos perdemos o poder da acomodação e daí surge a necessidade de usar óculos para perto ou multifocais.
As lentes intraoculares multifocais para a operação de catarata não restauram a acomodação natural dos nossos olhos. Mas através de desenhos e tecnologia moderna, essas lentes conseguem proporcionar uma boa visão em diferentes distâncias de foco.
Dados de estudos internacionais mostraram boa acuidade visual para perto e para longe após o período de seis meses em mais de 95% dos casos. Esses pacientes declararam uma visão global boa ou excelente tanto para perto quanto para longe

Existem duas questões importantes a serem respondidas:

1) Se nós pudéssemos colocar um implante em seus olhos que permitiria que você visse tanto à distância como perto sem óculos sob a maioria das circunstâncias seria uma vantagem?
2) Se a lente é associada a halos em volta da luz à noite, ainda seria uma vantagem?

Se a resposta para a pergunta 1 for NÃO, não há motivos para implante da lente multifocal.
Se há resposta para as duas perguntas for SIM, a lente multifocal está bem indicada.
É claro que isso não define a questão. Muito mais deve ser conversado entre o médico e o paciente candidato a cirurgia.



  • Vou operar catarata. Quais as alternativas para as lentes multifocais?

R= Colocar lentes monofocais tradicionais e usar oculos de leitura ou fazer monovisão, ou seja, colocar uma lente monofocal corrigida para longe em um olho e outra lente monofocal no outro olho



  • Posso implantar a lente multifocal em um olho e no outro a lente monofocal?

R= Não. Lentes multifocais devem ser sempre implantadas nos 2 olhos! Então , caso voce planeje colocar essas lentes, se prepare para coloca-las nos 2 olhos. A visão ideal só vai ser conseguida quando os 2 olhos estiverem operados e com as lentes multifocais



  • Posso mudar minha decisão após a cirurgia?

R= A decisão de qual lente vai ser implantada na cirurgia deve ser feita antes do procedimento. Depois de implantada uma lente não é possivel trocar por outra a não ser, claro, que tenha ocorrido algum problemas especifico com a lente.



  • É garantido que minha visão depois da cirurgia será de 100%?

R= Não. Isso não é possível garantir. No entanto, mesmo que não fique 100%, a maioria dos pacientes não sente necessidade de óculos nem para longe e nem para perto.



  • A cirurgia é mais arriscada do que a cirurgia convencional?

R= Não. A técnica é a mesma. O implante dessa lente multifocal não altera em nada a cirugia. Os riscos são os mesmos de qualquer cirurgia de catarata.

Lentes multifocais difrativas (Restor e Tecnis) X lentes multifocais refrativas (Rezoom)

Todas as duas lentes proporcionam uma boa qualidade de visão. A difrativa proporciona uma ótima visão de longe e de perto mas uma visão intermediária moderada. A lente refrativa porporciona uma ótima visão de longe e intermediária mas para perto pode haver certa dificuldade para letras muito pequenas.
Alguns cirurgiões combinam o uso dessas lentes (exemplo: restor em um olho e rezoom no outro) para ganhar os beneficios das duas e diminuir as desvantagens.


Lentes Intraoculares Acomodativas

Esse tipo de lente intraocular tenta simular a movimentação e o processo de focalização do cristalino natural. O desenho da lente permite que ela se movimente dentro do olho e com isso corrija a visão para várias distâncias (longe, médio e perto).  Existem vários tipos de lentes introculares acomodativas e a cada dia, novas tecnologias são lançadas no mercado. Uma lente intraocular acomodativa disponivel no mercado nacional é a lente Crystalens HD da Bausc Lomb. Outros modelos de lentes estão em pesquisa e já estão liberadas em alguns países, como a Nulens (Nulens ltd), tetraflex (lenstec), Synchrony (visiongen).

Crystalens


Quer saber mais sobre Catarata?
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html

Entenda como é a Cirurgia de Catarata lendo o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com/2010/08/cirurgia-de-catarata.html


Saiba sobre as possíveis complicações da Cirurgia de Catarata
http://www.medicodeolhos.com/2010/08/complicacoes-da-cirurgia-de-catarata.html

A Catarata nas pinturas de Claude Monet:
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/catarata-na-arte-de-monet.html


75 comentários:

Nome: Anadege
e-mail: butterfly_peppers_flower@yahoo.com.br
deboradanni@hotmail.com

Doutor,
Fui operada da catarata a uns 4 meses, porém o médico decidiu colocar lentes já para corrigir o astigmatismo, as lentes foram a AcrySof Toric e a Rayner, todavia não fui muito feliz, pois sinto dores fortes nos olhos e recentemente me deu tanta tosse e meus olhos começaram a arranhar como se estivesse estilete cortando meu globo ocular, sinto como se a lente estivesse se movimentando dentro do meu olho e isto me causa grande dor. O doutor já me receitou vários colírios antiinflamatórios, já tomei até cortiscorteróide e ultimamente estou tomando um antibiótico chamado ribofloxacina e usando o colírio Ocufen juntamente com o Meticorten, mas não está resolvendo nada.
Doutor, me responda por favor, por que estou com estas dores, tem a ver com a alimentação, com o cigarro, com a tosse? Se eu largar de fumar vou melhorar? Comida com pimenta tem alguma coisa a ver? Me se socorre, já estou entrando em depressão de tanta dor e sofrimento. Parece que os médicos não sabem o que vão fazer comigo, me ajude, me mande uma resposta por e-mail.
Que Deus o abençoe.

Andadge

Dificil identificar a causa do seu desconforto.
Nao tem a ver com a alimentação ou com o cigarro
Essas lentes sao muito boas e dificilmente dao problema
Sugiro consultar um oftalmo diferente do que te operou para ele te examinando tentar identificar alguma causa

fui operado ha uns 2 meses de catarara, tinha miopia, cerca de 8 graus, coloquei a crystalens hd multifocal, ficou otimo, porem para perto ha uma certa dificuldade. O oftalmo diz que tenho que fazer o outro olho imediatamente sob risco de perder um pouco de visao. Queria aguardar alguns meses. Posso esperar ou nao? Qual o tempo maximo de espera? Quais os riscos reais se nao fizer logo?
Desde ja agradeco.
Aguardo resposta por e-mail: miltonjosef@gmail.com

Milton

Nao existe tempo maximo de espera.
Se a sua catarata nao estiver muito grande e nao estiver aumentando a pressao ocular... voce pode esperar sim.
Eu nao vejo nenhuma vantagem em atrasar a cirurgia mas se vc quiser pode esperar sim.
No entanto, com esses lentes multifocais, a visão só fica realmente boa quando voce está com os dois olhos operados.

ola!me chamo vanessa,tenho om f ilho que hoje esta com 8 anos tive uma gravidez de gemeos e les nascerão de 7 meses e meio.com 6 meses meu filho foi diaguinosticado com catarata consultei 3 medicos e eles indicarão a cirurgia para a retirada da catarata.meu u filho perdeu um pouco da visão do olho operado,ele enxerga embassado e tem extrabismo,ja ouvi dizer que essa cirurgia pra colocar uma lente dentro do olho pode ajudar ele,a melhorar sua visão gostaria de saber se isso realmente é possivel?obrigada vanessa

Vanessa

Nesse caso tem que tentar avaliar qual o potencial de visão desse olho.
Implantar a lente intraocular é possivel mas só vale a pena se o olho tiver um bom potencial de visão. Para saber isso, seu medico pode solicitar alguns exames especificos

oi, fiz cirurgia, o Dr. me implantou lente multifocal Tecnis.
Isso está com 50 dias mais ou menos, uma vista ficou ótima, zerou o grau para perto e longe.
A outra vista, ficou um pouco turva para longe, e de perto vejo bem, ´como preciso guiar carro, o Dr. me passou um óculo - (-) 1,00 - para a vista embaçada.provisório??? Um outro oculista que consultei(conferencia), me dise que eu precisaria de limpeza de capsula nesse olho? o que é isso, é coisa preocupante?
Agradeço se o Sr. me atender..

Como li nesse magnifico site

Ao colega anonimo acima

Essa limpeza da capsula é feita com laser e é muito simples. É feita no proprio consultorio.
No entanto, o ideal é esperar 3 meses da cirurgia para fazer esse laser (se chama yag laser).
Pode ser realmente essa a causa da turvação

Obrigado pelos elogios

Caro Dr Renato
Havia entrado como anonimo, meu nome é Otávio.
Como o Sr. muito atenciosamente acima explicou a limpeza de capsula é muito simples no próprio consultório, o que é ótimo. Fiquei com uma pequena dúvida: o que fixa a lente intraocular não é a capsula? nessa capsula não é feito um corte, ou seja ela é cortada(vi um vídeo no youtube), esse procedimento de baixo risco não iria "enfraquecer a segurança de fixação da lente intraocular?" Esse procedimento não iria afetar a segurança de fixação da lente no futuro? Esse procedimento é dispensável e pode ser substituido pelo uso de óculos? Muito grato se me responder
grato
Otávio

Otavio

Esse yag laser só limpa (ou abre) a porção central da capsula. É uma abertura pequena e que nao coloca em risco a integridade da capsula como suporte para a lente.
Quanto a isso nao tenha medo
O oculos não é suficiente quando a capsula posterior está opaca (ou suja). Só o laser resolve

Dr.

Vou fazer cirurgia de catarata e o médico me deu tres opções: lentes multifocais, lentes monofocais ou ainda monofocais deixando um pouco de miopia num olho para que pudesse ter um pouco de visão de perto. Sou uma pessoa que leio muito e uso muito computador. Qual seria de verdade a melhor opção? A monofocal simples não seria mais segura com a qualidade da visão? Não posso fazer um teste com lentes de contato pra ver como seria? Quero sua opinião DR.
Grata

Maria José

Caro Doutor,
Realizei uma cirurgia de catarata e ao saber da possibilidade do não uso de óculos após o procedimento acatei prontamente. O médico disse-me que implantaria uma lente com visão para perto do olho direito e uma visão intermediária e longe no olho esquerdo. Após a cirurgia a visão do olho direito para perto está excelente e para longe péssimo. O olho esquerdo que seria a visão para longe e intermediária não consigo enxergar nada, apenas vultos e clarões. Porém, para perto consigo enxergar bem com o olho esquerdo. O que pode ter acontecido? Tenho 13 dias de operado.
Jairo Pessoa

Jairo

Alguma coisa saiu errada
Será que ele colocou uma lente multifocal em cada olho ou colocou uma lente simples para perto num olho e outra simples para longe no outro.
Nao tenho como dizer o que aconteceu, mas seu resultado não era o esperado com lentes multifocais
COnverse com seu medico

Maria Jose

Objetivamente
1 - nao adianta testar antes com lente de contato
2 - se voce não tiver um astigmatismo maior do que 1 grau, a lente multifocal é otima, porem mesmo com ela, em situações extremas (letra muito pequena, pouca luz...) voce pode precisar de um oculos para ler
3 - eu nao gosto de deixar um pouco de miopia em um olho para melhorar a visao de perto
4 - o metodo mais simples e seguro é a lente monofocal com oculos para perto

DR.

Li uma reportagem sobre nova lente multifocal (da Baush e lomb) para catarata que acaba de chegar ao Brasil. Como estou para fazer uma cirurgia de catarata pergunto : qto tempo leva para se saber se é um bom produto. O Sr. já conhece? O que acha? Segue um trechinho da reportagem : "O principal diferencial da Crystalens HD™ em relação às lentes usadas atualmente é a capacidade de imitar o movimento de foco natural do olho para adequar a focalização em diferentes distâncias. É este mesmo mecanismo natural do olho que irá movimentar a Crystalens HD™ para focar objetos que estão próximos, distantes ou em distâncias intermediárias. Site (em inglês) www.crystalens.com

Dr. Renato,

Quais as marcas de lentes para catarata que seus pacientes relatam como melhores?
Multifocais ? Qual marca?
Monofocais ? Qual marca?
Gostaria de formar uma ideia antes de aderir ao que o oftalmologista trabalha.
Grata,

PAULO

Ao anonimo sobre as Crystalens

Eu nao tenho experiencia pessoal com essa lente. Só a conheço de congressos e palestras. Parece ser uma boa lente com bons resultados
As lentes multifocais que eu uso são a Restor da Alcon e a Technis Multifocal.
Todas 2 sao muito boas
O mais importante saber é se seu médico tem experiencia com essa lente e se voce é uma boa candidato(a) a usa-la

Paulo

Sao muitas lentes e os estudos que comparam a satisfação do paciente nao podem ser muito valorizados porque geralmente há um interesse comercial por trás
As marcas (fabricantes ) que mais utilizo
e conheço são a Alcon, a AMO e a bausch lomb.
Mas o mais importante é usar as lentes que o seu cirurgião costuma usar. Se ele é um bom cirurgiao nao usará lentes ruins.

Minha esposa teve catarata congenita e foi operada com 7 anos o olho direito e 11 o esquerdo. Ela usava oculos de dezoito graus, recentemente ela fez uma cirurgia de implante de lente, no olho direito ela possuia a capsula mas no esquerdo não só que ja faz dois meses que ela operou e a visão dela não voltou o que era antes sera que ela não vai enxergar como antes.

Anonimo

Se o implante da lente teve sucesso, a visao deve estar no minimo como era com oculos antes da cirurgia
Só os medicos que estao acompanhando ela podem dizer se há algo além desse problema e dar um prognostico

fui fazer uma consulta e achei muto cara as lentes multifocais para cirurgia de catarata, o Sr. poderia me dar o valor aproximado destas lentes? Obrigado

Poderia indicar-me oftamologistas que façam cirurgia de catarata com lentes multifocais em Porto Alegre, RS?

Fiz cirurgia de catarata ha 25 dia no lado esquerdo minha visão para frente é perfeita + enchergo na lateral tudo turvo seria pq o oftalmo me deixo com 1,5 de miopia? e porque depois de ter tirado o ponto passei a sentir dor ocular?

Este comentário foi removido pelo autor.

Lia

Essa dificuldade lateral nao tem relaçao com o grau
nem tao pouco a retirada do ponto causa dor
Volte no seu medico para uma reavaliaçao

quanto tempo dura lente intraocular

Zeca

Essa lente intraocular nao tem duraçao
Elas duram a vida toda. Nao estragam e nao precisam trocar

Existem lentes multifocais nacionais?

Descobri recentemente que tenho catarata precoce (tenho 42 anos) apenas no OD, não sinto nada no OE e meu oftalmologista, de total confiança, também não detectou nada no OE. A catarata no OD se desenvolveu em meros 5 meses. Ainda não incapacita minha visão direita mas evoluiu rṕaido e já incomoda o suficiente para decidirmos pela cirurgia. Tenho 8 graus (aumento de 2 graus em 3 meses !) de miopia no OD e 0,5 de astigmatismo. Sempre usei óculos, por isso não incomodo em continuar usando, mas gostaria de ter a melhor visão possível (sem distorções ou halos) para distâncias intermediárias e distantes, e poderia usar óculos para perto sem problemas. O OE apresenta 3,75 de miopia, 2 de astigmatismo e presbiopia (não lembro o grau). Se eu etendi corretamente suas explicações acima, me parece que a lente refrativa ReZoom mIOL seria uma boa opção, estou correto ? O fato de só operar o OD tem alguma implicação na escolha da lente ?
Obrigado.
Eduardo

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá sou Mirela estou usando o blog de minha irmã, tinha + 10 de hipermetropia +2 de artigmatismo, fiz cirurgia de catarata há 25 dias , foram colocadas 2 lentes OFCRIL de 24 (dobravel) e SLIM (rigida) PMMA, sendo que com 13 dias foi removida uma das lente e colocada em um suco e afastá-la uma da outra para melhorar o grau que restou.Essas marcas de lentes são cnhecidas e confiáveis ? Esse seria o melhor procedimento ? Poderia ser colocada apenas 1 lente?

Eduardo

Como voce só vai operar um olho o ideal é NAO usar lente multifocal. Essas lentes tem sua melhor performance quando colocadas nos 2 olhos. Eu já coloquei essas lentes em casos parecidos com o seu e ficou legal mas não é o ideal. Acho que voce deve escolher a lente monofocal, já que nao se incomoda em usar oculos de perto. Mas converse bem isso com seu medico.

Vanessa

essas lentes sao boas sim. Pelo seu alto grau essa seria uma das poucas opçoes de cirurgia

Fiz operação de catarata com implante de lente multifocal, no olho direito a dois meses e no olho esquerdo a uma semana. Durante noite não consigo ter uma visão normal, todas as luzes são refletidas intensamente, e parecem que vão explodir de tanto brilho. Durante quanto tempo ainda vou ter essa visão.

Wanda

Isso depende de varios fatores, como grau da lente, tamanho da pupila etc.
Mas em geral, leva de 2 a 3 meses

ola meu nome e ANA por favor me ajudem ... meu fiho teve catarata congênita bilateral ..descobri antes de completar 3 meses..assim foi feito 5 cirugia ..foi submetido a cirugia bilateral com vitrectomia anterior concomitante ..posterior foi submetido a retirada opacificacao de resíduo capsular bilateral com maior abertura ires esquerdo ..hoje ele esta com 1 ano e 3 meses usa oculos de quize graus percebo que ele nao enxegar do olho direito e olho que ele enxegar ele coloca o dedo encima da pálpebra ..a pergunta e tenho como recuperar esse olho que nao esta bom ... os procedimento adotado pelo doutor foram corretos com que idade ele colocara a lente intra ocular .por favor me responda..o doutor dele nunca esclareceram minha duvidas obrigada

Ana

A conduta foi correta. Nessa faixa etaria o implante de lente é controverso.
é dificil dizer sobre a possibilidade de melhora da visao do seu filho pois há muitas variaveis em jogo. só com os exames em mão e novas avaliaçoes é possivel dizer algo mais preciso

O médico indicou para minha mãe(73 anos), uma lente multifocal que tem proteção solar e uma maior proteção para as retina ou a monofocal. Qual a mais aconselhavel? qual a diferença entre as duas?


MARIANNE NUNES

Marianne

A multifocal elimina a necessidade de oculos p longe e para perto
A monofocal só elimina p longe mas continua precisando de oculos p perto

Quanto a proteçao da radiação solar, praticamente todas as lentes novas tem isso

Dr Renato, há 15 dias (olho D) e há uma semana no esquerdo me foram implantadas lentes M-Flex da Rayner modelo 630 F para presbiopia (4 graus) e hipermetopia (1.5 graus). Fiz a cirurgia em Recife.
Estou lendo ainda com dificuldade, como se tivese apenas recuperado metade da visão. Na próxima semana, o oftalmologista fará uns cortes com laser.
Minha pergunta é: em quanto tempo voltarei a ler como lia com os óculos?
Os halos desaparecem em quanto tempo?
Muito obrigada!

Laura Almeida

Laura

Os halos costumam sumir com 1 a 3 meses em média
Mas nao posso precisar em quanto tempo sua visao de perto ficará boa. Depende da programaçao que o sue médico fez p a cirurgia

Dr., Boa Tarde,
Minha mãe operou catarata com 70 anos de idade. Até onde sei, foram colocadas lentes "nacionais", que o convênio médico cobria. Após a cirurgia, o oftalmo indicou o uso de óculos praticamente no mesmo grau anterior à cirurgia. Agora, decorridos 3 anos, ela tem grande dificuldade de enxergar e retornando ao oftalmo (outro) aumentou o grau para 5 (cinco), segundo esse oftalmo é o grau máximo nesse caso e, mesmo assim, minha mãe está com dificuldades. Retornando ao oftalmo (outro) indicou efetuar uma limpeza das lentes. O que ocorreu é normal? Qual o risco desta limpeza de lentes? Obrigada.

Sandra

Nao sei dizer se é normal ou não pq nao examinei sua mãe
Essa limpeza costuma ser necessario, principalmente nas lentes nacionais mas nao tem muito risco nao

Meu pai fez a cirurgia de catarata e sente uma pressão no olho e não está enxergando bem. Ele queria refazer a cirurgia e trocar de lente. Eu sei que há possibilidades da cirurgia, mas gostaria de saber dos riscos.

Arleete

O mais importante nem sao os riscos da cirurgia (que nao sao poucos) mas é saber se a causa dessa pressao e da visão ruim é da lente. Muitas vezes e geralmente nao é da lente. Converse melhor com o médico

Meu Pai vai fazer uma cirurgia de catarata e a médica disse pra Ele que ele vai ter que usar uma Lente importada ou Nacional, qual vc indicaria? e qual a diferença delas? e a média de valor? Alguma marca para indicar? Obrigada!

Thais

A lente importada é melhor. Eu não gosto de usar lentes nacionais.
O preço varia muito de acordo com a marca, o grau etc.
É o seu médico que escolhe a marca que ele gosta, confia e está acostumado a usar. O paciente nao tem conhecimento para fazer essa escolha. Deixe isso na mão do seu médico. Ele pode ter sugerir 2 ou 3 modelos diferentes e ai voce escolher mas não voce ir lá sugerir a marca X ou y ...

DR. POR FAVOR ME AJUDE POIS MEU AVÔ TEM IMPLANTE DE LENTE E ELE ESTÁ SENTINDO PICADAS NO OLHO, DOR E OLHO COMO SE ESTIVESSE ARRANHANDO. E A CONSULTA SO É DAQUI A 20 DIAS , ESTOU MEDO DELE FICAR CEGO , QUAL COLIRIO ANTIFLAMATORIO PODE SER USADO. ELE USOU CILODEX, VIGAMOZ, OFTAMOL , POSSO USAR UM DESSES NO OLHO DELE ATE O DIA DA CONSULTA.ME RESPONDA POR FAVOR . OBRIGADA

Patty

Isso que ele está sentindo não deve ser devido a lente. Pode ser varias coisas, inclusive ponto solto
Esses colirios podem ser usados numa emergencia mas voces devem procurar auxilio médico o quanto antes

Meus agradecimento.. ao doutor Renato souza pela resposta imediata a meu pedido de ajuda do dia 2 de fevereiro de 2011.doutor mh luta continua estou tentando continuar o tratamento do kelvim fora do meu estado mato grosso do sul pois aqui há poucas clinicas e o tratamento torna se mais caro em relação ao outros estados.. muito obrigada esse blogge e de muita utilidade para quem se encontra sem respostas .

Olá,

Operei de catarata há uns 10 anos atrás (na época eu tinha uns 10 anos também).
Eu sempre tive esse incômodo de não conseguir focar as coisas com esse olho (tive catarata apenas no olho esquerdo). Apesar de enchergar perfeitamente com o olho direito...

Andei pesquisando e fiquei sabendo sobre as lentes multifocais, que naquela época nem deviam existir, eu acho.

Então queria saber se é possível trocar minha lente atual por uma multifocal, pra acabar com esse meu "problema", e se pra fazer isso vou ter que tirar $$$ do bolso; Se sim, Quanto, mais ou menos.
(Sei que não é big deal, mas isso me ajudaria bastante)

Obrigado,
Leandro.

leandro_webmaster@live.com

Leandro

é possivel sim usar essa lente. Tem que fazer uns exames antes para avaliar o risco dessa troca, a chance de melhorar etc...

o custo dessa lente é alto, em torno de 4 mil

Dr. Renato,

Minha mãe tem 75 anos, operou da catarata do olho esquerdo e sentiu dor no pós operatório, o que foi resolvido com um analgésico receitado pelo médico. Ontem ela operou do direito e, apesar de não sentir nenhum incomodo (nem precisou de analgésico) qdo fui pingar o colírio percebi uma espécie de bolha na parte superior da íris. Essa bolha parece mover-se no olho dela e às vezes deixa a visão turva. Qdo a "bolha" não está sobre a pupila, ela enxerga perfeitamente. O que pode estar ocorrendo? Obrigada... Valéria

Valeria

Isso deve ser uma bolha de ar que as vezes o medico deixa dentro do olho no final da cirurgia
Nao se preocupe que ela some rapidamente

Parabéns pelo Blog!
Respostas claras e objetivas.
Se apenas alguns médicos tivessem a coragem, aliadas a dedicação e disposição que vocês têm para ajudar as pessoas que precisam de uma 2ª, 3ª opinião ou apenas tem uma dúvida certamente teríamos uma medicina bem melhor.
Cheguei aqui por meio de uma busca no Google pois minha mãe operou o segundo olho de catarata ontem e a resposta à minha dúvida já estava entre os comentários.
Obrigado e continuem o trabalho. Não desistam. Isso ajuda muita gente.

Sara Silva
Dr.meu esposo vai operar de catarata daqui uma semana,ele tem hipermetropia e miopia,ele ia fazer com lentes importadas mas o convênio não cobre.O medico optou pela nacional.Queria saber se tem muito índice de rejeição como dizem, são tão boas como as importadas ou depende da pessoa?
Estou em duvida se deixo ele fazer com a nacional ou espero e junto dinheiro para fazer com a importada levando em conta q ele só enxerga 60%.
Obrigada!

Prezado Dr. Renato,

Muito obrigada pela resposta, foi exatamente o que aconteceu. =)

Abraços!

Luiz Geraldo

Obrigado pelos elogios
Divulgue o blog entre seus conhecidos e vote na enquete do TopBlog (o icone está na parte superior direita da pagina)
Seria importante para nós
grato

Sara

As lentes nacionais nao tem mais "rejeiçao" do que as importadas
Eu já usei muito dessas lentes em hospitais publicos e tive bons resultados
Mas é claro que as lentes importadas são melhores (maior qualidade de visão, mais facilidade par ao implante etc)
Hoje, na minha clinica privada, eu só uso as importadas.
Mas, volto a dizer, as nacionais não são ruins

Quem tem um nivel elevado de miopia(14 graus)e catarata necessitando de cirurgia poderia realizar esta cirurgia com as lentes multifocais?

Caro Dr. renato.

Já existem multifocais intra ocular de origem nacional? qual sua qualidade comparativamente? e o que o sr. diz das lentes Tetraflex, e qual o tempo de estabilidade de grau da lente de óculos necessário para um indicativo de cirurgia e colocação da intra ocular.

PS. O interesse do sr. em responder questões ao publico dessa forma chega a me emocionar. Parabéns pela iniciativa e que Deus o abençoe.

Anacleto

Nao conheço nenhuma lente multifocal nacional
A tetraflex é uma lente boa embora eu nao tenha muita experiencia com ela
O grau do oculos nao precisa estar estavel para calcular ou indicar a lente intraocular

O grau da lente intraocular é calculado de outra maneira e nao baseado no grau atual do oculos

Este comentário foi removido pelo autor.

O Doutor poderia me informar onde o senhor se localiza(estado,cidade,endereco) e o preco que seria cobrado desta lente?

CARO DOUTOR...
TENHO UMA FILHA HOJE COM 14 ANOS, ELA OPEROU OS DOIS OLHOS COM 3 ANOS DEVIDO UMA CATARATA CONGÊNITA,HOJE ELA USA ÓCULOS MULTIFOCAL DE + 18 NO OD/OE SENDO QUE ELA ENXERGA POUQUISSÍMO NO O/E..É RECOMENDADO A CIRURGIA DE IMPLANTE DE LENTES, QUAL SERIA RECOMENDADA, QUAL O PREÇO MÉDIO DESTE PROCEDIMENTO EM CURITIBA ONDE PROCURAR.
MUITO OBRIGADO DOUTOR

Bruna

eu atendo no Rio
na clinica www.ibol.com.br

Celso

No caso dela tem q pesar o risco/beneficio da cirurgia

As vezes a gente melhorar um pouco e acaba atrapalhando muito

enfim, procure um oftalmo ai em Curitiba. Tem muitos bons por ai, como o Dr. Hamilton Moreira ou o Dr. Nicolas Pereira

MUITO OBRIGADO DR. RENATO, POR RESPONDER.. O SR SABE ONDE ATENDE ESTES MÉDICOS

celso

só procurar na internet q o sr. acha facil

Tenho uma dúvida sobre as lentes multifocais para présbitas. Se eu fizer o implante hoje, daqui a 1 ano ou 2 não teria que trocar as lentes pq o grau de perto aumenta?

Tania

Nao. Depois de operada de catarata o grau para de aumentar. Teoricamente vai ser o mesmo grau para sempre (pode ter pequenas variaçoes apenas)

Entao nao será necessario trocar as lentes intraoculares

Mas a operação é somente se tenho catarata? Não posso colocar uma lente multifocal intraocular somente para não usar óculos? (não tenho catarata - ainda)

Tania

Nao tem como
O que pode é remover o seu cristalino mesmo sem ele ter catarata
é o que a gente chama de catarata-refrativa
No fundo é uma cirurgia de catarata comum com o implante dessa lente multifocal

Postar um comentário