Recent Posts

terça-feira, 25 de maio de 2010

Blefarite. Como tratar?

O que é Blefarite?

Como já descrito no post sobre Terçol, todos nós temos na margem das pálpebras, junto dos cílios, glândulas que produzem uma secreção gordurosa. Essa secreção gordurosa faz parte da composição da nossa lágrima.
Em algumas pessoas essas glândulas não produzem essa secreção de forma correta. Isso pode ocorrer devido à alterações hormonais, à infecções bacterianas, a um excesso de gordura ou mesmo não ter um causa aparente.
Quando isso ocorre, acumula-se uma secreção junto dos cílios, chamada blefarite. Essa secreção pode causar coceira, vermelhidão e irritação tanto nas pálpebra quanto no próprio olho.

Além disso, essas glândulas funcionando mal, causam uma alteração na nossa lágrima ocasionando um quadro de olho seco. 
A blefarite é mais comum em pessoas com tendência a pele oleosa, caspa e seborréia. Pessoas que tem uma doença dermatológica chamada rosácea ocular costumam apresentar uma blefarite intensa.

Sintomas da Blefarite

Na blefarite, as pálpebras superior e inferior ficam cobertas por detritos oleosos (semelhante a caspa) em torno da base dos cílios que podem inclusive levar à perda dos mesmos.
Coceira e irritação ocular, sensação de corpo estranho, lacrimejamento e vermelhidão nas bordas das pálpebras são os sintomas mais típicos.
A presença da blefarite aumenta a chance de aparecer terçol (hordéolo).
Por ressecar o olho, a blefarite pode dificultar a adaptação às lentes de contato.
É importante dizer que muitas pessoas apresentam blefarite mas quase não tem sintomas enquanto outras tem uma blefarite leve mas com muitos sintomas.


O que causa a Blefarite?

Como explicado anteriormente, a blefarite ocorre por uma alteração na produção de gordura das glândulas das pálpebras (blefarite seborreica) ou por uma infecção bacteriana dessas mesmas glândulas (blefarite infecciosa ou estáfilococica).
Quando a inflamação acomete as glândulas mais profundas da pálpebra chamada glândulas de meibomius, causam uma doença chamada meibomite. A meibomite tem os sintomas muito semelhante à blefarite e o mesmo tratamento. 

Tratamento da Blefarite:

Blefarite é uma doença crônica e não tem cura. No entanto, o tratamento é muito eficaz e relativamente simples. Mas se a pessoa parar de fazer o tratamento, em pouco tempo voltará a sentir os sintomas.

Higiene palpebral: O olho afetado deve ser limpo com suavidade, utilizando uma compressa embebida numa solução específica para limpeza palpebral, disponível nas farmácias ou com xampú neutro infantil. Essa limpeza também pode ser feita com cotonete no lugar da compressa.
Importante ressaltar que deve-se limpar as pálpebras, bem junto dos cílios e NÃO o olho em si.
Após a limpeza, o paciente deve usar soro fisiológico ou água, para enxaguar os restos da solução. A limpeza deve ser feita 1 ou 2 vezes por dia, dependendo da gravidade da blefarite.

 

Calor local: o calor local ajuda a remover as crostas e as secreções gordurosas. Para aplicar o calor local, deve usar uma compressa úmida em água morna e colocá-la sobre a pálpebra durante 5 a 10 minutos, mantendo os olhos fechados. Este procedimento deve ser repetido sempre antes de fazer a higiene descrita acima.

Massagens das pálpebras: a massagem suave da base dos cílios visa drenar as secreções das glândulas. A massagem deve ser feita com pequenos movimentos circulares e horizontais, durante alguns segundos, sempre depois da compressa morna. Deve ser feita principalmente pelos pacientes que tem meibomite.

Colírios e pomadas: em casos mais graves ou resistentes podemos utilizar antibióticos junto com antiinflamatórios (corticóides) na forma de colírios ou pomadas oftalmológicas. Devido aos possíveis efeitos colaterais desses medicamentos, essa opção de tratamento só deve ser usada sob orientação de um oftalmologista e por curto período de tempo.

Antibióticos orais (comprimidos): Em raros casos a blefarite é muito resistente ao tratamento convencional e pode até comprometer a integridade do olho. Nessa situação, o seu médico pode usar antibióticos por via oral (doxiciclina) para controlar o processo.

Ômega 3: A suplementação com ômega 3 demonstrou ajudar na regulação da função das glândulas palpebrais e com isso reduzir a blefarite e a meibomite, além de melhorar o ressecamento ocular. Pode ser usado na forma de pó ou, de preferência, na forma de drágeas. A dose recomendada é de 1 grama, 2 vezes por dia, junto das refeições. O ômega 3 é encontrado em alguns peixes (salmão, sardinha) e em algumas sementes (linhaça) e óleos vegetais.

 
Quer saber mais sobre terçol, hórdeolo e calázio?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/tercol-hordeolo-e-calazio.html

Quer saber sobre os efeitos colaterais dos corticóides?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/corticoides-efeitos-colaterais-nos.html

Outros tópicos que podem ser de seu interesse:

- Lentes de Contato: Tipos, cuidados e dicas para uso correto
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.html

- Olho Seco
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/olho-seco-o-que-e-causas-e-tratamento.html


158 comentários:

Olá Dr Pedro, o senhor poderia publicar textos sobre herpes ocular?
Estou em tratamento do olho direito com este problema, mas os médicos não tem tempo para me explicar ou talvez não me consideram inteligente o suficiente pata entender! Procurei na net mas não encontrei nada relevante. Obrigada,
Eliana Torres

Pode deixar Eliana
Herpes ocular é um tema bastante pedido e já estamos trabalhando nisso
Em poucos dias estará no ar
Obrigado

Olá Dr. Renato!
A blefarite não tem nem chance de cura?
Poxa e isso acaba com a auto-estima da gente!
GOstaria muito que o senhor me ajudasse nisso!
Grata..

A Blefarite tem tratamento! Um tratamento simples mas um tanto quanto chato.
Com os passar dos anos, ela pode regredir e não mais incomodar
Mas cura, cura, não tem

Ola Dr Renato, acabei caindo no seu bog procurando informacoes a respeito da minha eterna inflamação nas pálpebras, o que me tem desesperado. Hoje em dia eu quase não consumo gorduras, manteiga, maionese, chocolate, sorvetes, nada ..mas se eu comer uma simples colher de chá de qq um dos elementos acima em poucos minutos as palpebras incham e ficam vermelhas perto dos cilios, o que eu tenho então seria essa blefarite ? caso positio, uma blefaroplastia poderia melhorar pelo menos a parte estética das palpebras superiores ? desde já mto obrigado.

Reaposta ao comentario acima

Pode ser blefarite sim, mas essa resposta tao rapida à ingestão de gordura nao é muito comum. Já avaliou se é alergia?
A blefaroplastia é uma cirurgia para correçao do excesso de pele na pálpebra e não interfere em nada com a blefarite.
Já usou Omega 3?? Talvez seja uma opçao.
Acho q vc deve consultar um dermatologista

Puxa, legal Dr Renato, eu já pensei em tantas coisas, e até se seria algum problema de figado (nem sei se esse órgão ajuda na eliminação da gordura). Mas boa ideia, vou ver se vou num dematologista e ver o que ele me diz. Omega 3 ? não, isso ajudaria com o inchaço ?
brigado mesmo !!!
um abração.

Olá Dr. Renato.
Fui diagnosticada com meibomite,estou usando uma pomada (maxiflox) e um lubrificante(Oftane), a ardência melhorou, mas meus olhos continuam com muita vermelhidão. Por favor, me indique um colírio melhor.
Obrigada.
Aline

Ao comentario de 3 de setembro de 2010 00:17

Figado nao tem relaçao com o problema nao
Acho que o Omega 3 pode ajudar sim.
Mas converse antes com o dermato e com o oftalmo tambem

Aline

Nao medico ninguem sem examinar. Isso não é correto.
A unica coisa que posso te orientar é tentar outro lubrificante no lugar do oftane, como o lacrifilm e o fresh tears. Usar esses colirios gelado (deixe na geladeira) tambem melhora mais rapido a vermelhidao

Show de bola Dr. Renato, eu já marquei um dermatologista pra semana que vem e vou seguir sua dica do Omega3.
um gde abraço.
Andre.

Obrigada pela sugestão Dr. Renato, vou tentar esses outros lubrificantes.

Dr. Renato, a minha blefarite começou depois que eu fiz operação de estrabismo. Fiquei passando pomada, colírios, acho que foi isso que desencadeou a blefarite.

Dr. Renato Bom dia, tenho um calázio no olho direito na parte superior desde abril,(4 meses) é pequeno e as vezes quando acordo quase não percebo, fui ao oftalmologista à três semanas e ele me recomendou as compressas, lavagem do olho com xampu infantil e me receito o colírio VIGADEXA. Quanto tempo deveria esperar esse tratamento já que no decorrer dessas três semanas não senti melhora, mas também não houve nenhuma piora. Seria necessário partir para drenagem cirúrgica ou aguardar uma melhora.
Antecipadamente obrigado.
Zirane

Mauricio

A cirurgia é um "estresse" ocular e isso pode desequilibrar o olho e aumentar a blefarite. Mas nao tem como prever q isso aconteceria. Trate e talvez com o tempo o equilibrio se refaça

Zirane

já nao adianta mais continuar com o tratamento clinico. Se tiver te incomodando, opere,, caso contrario, nao faça nada. Só observe

Olá Dr.
Existe alguma realação em caspa na cabeça e blefarite?Se tratar a caspa na cabeça melhora a blefarite?
E é verdade que chocolate, alimentos gordurosos fazem mal à blefarite?

Sim, existe total relaçao entre a blefarite e a caspa seborreica.
Mas nao adianta tratar só a caspa. Tem que tratar tambem a blefarite

Quantos aos alimentos, nao ha nada comprovado

Dr. Renato
Posso usar colírio para branquear os olhos ao invés de lubrificante no tratamento de meibomite? Os lubrificantes não tiram a vermelhidão dos meus olhos.
Obrigada
Aline

Aline

os colirios para "branquear" os olhos tem vasoconstritores na sua formulaçao e portanto nao devem ser usados com frequencia.
Opte pelos lubrificantes no dia-a-dia e reserve os "clareadores" para sitações extremas

doutor tenho um bebe de 10 meses e ja tem tres dias que ela está acordadando com os olhos pregados, inchados e vermelhos pode ser blefarite?

doutor, os meus olhos continuam com vasos vermelhos, mesmo dp de limpar com as compressas... é normal. qd coloco as lentes de contacto eles pioram... não posso mais usar lentes????

Ao anonimo do bebê.

Provavelmente nao é blefarite.
Procure um oftalmo o mais rápido possivel.
pode ser alguma conjuntivite que precise de tratamento especifico

E se identifique para ficar mais fácil eu responder

Olá Dr.Renato. Tenho meibonite e blefarite. Já fiz tudo quanto é tratamento, contudo a sensação de corpo estranho no olho não melhora. Será que eu tenho um tipo mais resistente e devo pedir para o meu médico um tratamento mais forte? O estranho é que a sensação ocorre apenas no olho direito, isso pode acontecer? (já fiz tratamento com colírios,calor local, fazendo massagem, omega 3)

Desde já, obrigado

Thomas

Seu tratamento está bem feito. Tem usado lubrificantes?
Pergunte ao seu medico se essa sensaçaõ de corpo estranho é só devido a blefarite ou se tem outra coisa além disso

olá Doutor.
Sou usuário de lentes de contato e tive a 2 meses atrás uma infecção nos olhos...maldita hora que troquei as lentes de contato rígidas pelas gelatinosas, a tal da tórica,pois acho que já na primeira semana me contaminei. Segundo a médica na minha última consulta ela disse q estou com Blefarite e disse que é tratamento pra vida toda, mas minha dúvida é a seguinte: existe algum exame para constatar que a Blefarite é de origem bacteriana ? Sou usuário de lente de contato e devido a um acidente automobilístico não posso usar óculos, somente posso usar LC devido a córnea ter ficado com a superfície irregular. O que mais me deixa chateado é que usei por 10 anos a LC rígida e nunca me contaminei pois a rígida é muito mais fácil de higienizar, e por palpite da contactóloga resolvi trocar para a tórica...se arrependimento matasse.E agora o que faço no q se refere ao uso das LC rígidas ? O pior é o transtorno q essa doença traz no dia-a-dia, não estou conseguindo nem estudar direito.
abs

Este comentário foi removido pelo autor.

olá Doutor.
Sou usuário de lentes de contato e tive a 2 meses atrás uma infecção nos olhos...maldita hora que troquei as lentes de contato rígidas pelas gelatinosas, a tal da tórica,pois acho que já na primeira semana me contaminei. Segundo a médica na minha última consulta ela disse q estou com Blefarite e disse que é tratamento pra vida toda, mas minha dúvida é a seguinte: existe algum exame para constatar que a Blefarite é de origem bacteriana ? Sou usuário de lente de contato e devido a um acidente automobilístico não posso usar óculos, somente posso usar LC devido a córnea ter ficado com a superfície irregular. O que mais me deixa chateado é que usei por 10 anos a LC rígida e nunca me contaminei pois a rígida é muito mais fácil de higienizar, e por palpite da contactóloga resolvi trocar para a tórica...se arrependimento matasse.E agora o que faço no q se refere ao uso das LC rígidas ? O pior é o transtorno q essa doença traz no dia-a-dia, não estou conseguindo nem estudar direito.
abs

obs: o anonimo de cima sou eu

Este comentário foi removido pelo autor.

Gigafast


1- nao existe exame especifico para blefarite e nem é necessario
2- volte a usar lentes rigidas. Eu tambem acho as lentes rigidas melhores do que as gelatinosas
3- faça o tratamento da blefarite de forma correta porque melhora muito os sintomas

Dr. Renato,
Minha oftalmo também constatou que tenho blefarite. Fiz tratamento com blephagel (2x dia - higienização) + endura (lubrificante ocular - 2x dia / manhã e noite) + nepodex (3x dia, por 5 dias). Após 5 dias, percebi terem desaparecidos os sintomas, pude novamente utilizar lentes de contato (gelationosas tóricas) sem que incomodassem. Após 10 dias, voltou, repetição do tratamento e melhorou. Novamente agora, mesmo tratamento, só que ao invés do nepodex, estou a utilizar o tobradex. Por conta própria passei a utilizar omega 3 (cap. 1g - 2x ao dia) há quase 02 meses, no entanto, a infecção sempre volta. Mantenho meus cílios e pálpebras bem higienizadas com shampoo infantil (j&j neutro), 2 a 3x ao dia. Com tamanha insistência da blefarite, voltei a comprar o blephagel para higienização (2x ao dia). Há diferença entre shampoo infantil e o blephagel? O tratamento é adequado? O retorno dos sintomas constante é normal? O que pode ser feito?

Obrigado mais uma vez pela atenção.

Um grande abraço.

DENISE!
DR: Renato, existe algum horário em que a blefarite é mais constante?
2 É possivel a pessoa ter a lágrima oleosa e não ter blefarite?
3: Vi um cara falar da isotretinoina, uma amiga minha fez contra a dermatite seborréica e segundo ela reduziu bastante, será que pode ser utilizado no caso de blefarite, pois se diminuir a secreção da glândula de meibomio, posso ficar livre desse infortunio!

Ricardo

O tratamento está bem feito
Não há grande diferença entre o blephagel e o shampoo neutro infantil
Infelizmente, não há nada muito diferente disso para se fazer.
Apenas usar antibiotico comprimido por via oral por 1 a 2 meses. Mas esse tratamento é mais agressivo e só sua médica pode avaliar se vale a pena

Denise

1- blefarite é uma alteração constante mas as vezes os sintomas sao piores pela manha
2 - sim, é possivel
3 - nao acho que a isotretinoina tem algum valor no tratamento da blefarite

Denise!
Quando um calázio é mal drenado e fica uma edema na parte superior da pálpebra, é possivel retirá-lo?
Pois o que a gente ve dr Renato, são muitos médicos inexperientes ou atrasados, com idéias de cirurgias nada atuais...

Dr. Renato ,
Meu deus, estou desesperaaaaada, tenho 16 anos e nasceu essa coisa no meu olho esquerdo. Na verdade ele vem nascendo há umas duas semanas com um certo 'inchaço', mas eu nem me liguei, pensei que não fosse nada. Mas ai veio crescendo e crescendo (avermelhado), então há 4 dias parei de utilizar maquiagem, tenho colocado água morna, higienizando bastante o local com sabonete e soro fisiológico, lavando as mãos várias vezes ao dia. mas acho que não tá adiantando, está vermelho, dói quando eu encosto e realmente estou preocupada, estou com medo de virar calázio e ter de operar e tal.

- usar maquiagem prejudica ? (rímel, lápis)
- ficar exposta ao sol prejudica em algo?
- posso chegar a farmácia e pedir uma pomada para terçol e aplicá-la?
- aah, e outra coisa, eu uso lentes de contato, de grau, descartáveis, isto pode ter causado e/ou ajudado no surgimento o terçol? devo parar de usá-las por enquanto?

(ah, marquei consulta no oftalmologista, mas é só daqui há uns 4 dias, tenho de fazer algo antes disto, informações enquanto isto entende? )
me ajuuuuuuude por favor, tô com muito muito medo Dr Renato.. :S
- obrigada.

/\ (sou a mesma Ludmila da pergunta acima)
e também, meu tio é farmaceutico e comprou um remédio ai para eu usar, não sei se devo usá-lo, é uma bisnaga de 3,5g chamada 'Terramicina'. posso usá-la ? ou me trará problemas complicando mais ainda ?

Denise

O edema que sobra depois da retirada cirurgica geralmente regride com o tempo
A nao ser, que o calazio nao tenha sido completamente retirado
Ai, só operando novamente

Ludmilla

mantenha a compressa morna, use a terramicina, e aguarde a consulta com o oftalmo
O ideal é ficar sem lentes por enquanto
O restante pode fazer

Dr.Renato parabéns pelo seu site, espero que continue por muito tempo. Vamos ao meu problema, últimamente meus olhos coçam muito e fico sempre com os olhos vermelhos e lacrimejantes, principalmente de manhã. Pesquisei no seu site e li algo sobre Blefarite. Há uns 2 meses atrás fui diagnosticado com Conjuntivite, inclusive a minha esposa e filha "pegaram " de mim Tenho 54 anos , diábetico e hipertenso e tenho dermátite seborréica desde os 12 anos e rinite alérgica também. Então Dr Renato existe a possibilidade de ser Blefarite? Qual o tratamento ? Agradeço desde já.Um Abraço.

Ao anonimo acima

Pelos seus sintomas pode ser tanto blefarite quanto alergia ocular
Te sugiro fazer a higiene que está explicada lá no texto, usar colirios lubrificantes e se nao melhorar ir no oftalmologista.

Abç

DR tive Tracoma nos dois olhos a 5 meses atraz, no começo fui diagnosticada como uma conjutivite viral, posteiormente bacterina até descobrir que era uma infecção de uma bactéria chamada Clamydia Tracomatis ao todo fiz tratamente errado por 2 meses , quando resolvi pagar um médico particular e ele diagnosticou corretamente o meu problema,ja não tenhu mais essa bactéria, porém meu olho continua a arder e ficar vermelho mesmo depois de 2 meses de cura, agora o oftalmo me disse que estou com blefarite e uma conjutivite atópica, antes de ter tracoma meu olho sempre foi normal nunca tive nada não tenhu problemas relacionado a seborréia , a minha blefarite seria uma consequencia do tracoma? Essas doenças estão relacionadas?
Agradeço desde já

Anonimo

Sim, seus problemas atuais podem ser consequencia do tracoma
Faça o tratamento certinho e tenha paciencia pois isso ainda vai te afetar por algum tempo

Maria,

Olá, Dr. Renato, meu olho direito começou a inchar no dia 15/12 (de madrugada, poucas horas antes eu havia tomado fluconazol 150mg dose única e tb. apliquei creme vaginal gyno-icaden). No segundo dia o olho estava totalmente fechado e inchado. Fui à dois oftalmos e o segundo receitou Hixizine 25mg (dia 18). O olho melhorou bem o inchaço e está um pouco aberto, mas não completamente. Não sinto dor, nem coceira, nem lacrimeja... nada, não sinto nada, desde o inicio do inchaço. Os médicos não sabem o que é, acham que é alergia, mas também estranham ser em um só olho. Nunca tive problemas de alergia. Estou com medo de ser algo mais sério e o tempo estar passando. tenho medo de ficar com a pálpebra assim. Os médicos receitaram Maxidex, que não usei pq tenho medo, pois já tive pressão alta na olho à alguns anos.
O que faço?
Será que é assim mesmo?
Demora quantos dias para o olho voltar ao normal?Já são 8 dias.
Devo usar este Maxidex (uma receitou colírio e a outra pomada?
Uma tb receitou compressa fria e a outra morna, e aí... fico perdida.

Sou a Maria do post anterior. Hj é dia 26 e estou na mesma, estou usando a pomada Maxidex e continuo com o Hixizine. Melhorou um pouco o inchaço mas não volta ao normal (o olho não abre completamente) e quando acordo a palpebra sup. tá ficando bem inchada, como nos primeiros dias e ao longo do dia diminui suavemente o edema. Amanhã vou procurar outro oftalmo. Teriam algum pra indicar aqui no RJ?

Maria

Parece ser só alergia mesmo
Faça compressa gelada, além de usar os medicamentos que já está usando
No Rio, voce pode ir ao IBOL, na praia de Botafogo 206. Tem emergencia 24 hs e é muito bom

Olá Dr., estive lá duas vezes, logo no ínicio e agora por último no dia 27 quando piorou um pouco, ficando mais inchado, vermelho e quente no local, porém sem dor. A médica disse que é celulite e receitou antibiótico. Está bem melhor agora, ainda não 100% mas eu diria uns 70%. O problema foi só na palpebra mesmo, já que o olho em si, sempre ficou normal.

Maria

Que bom. O tratamento parece estar fazendo efeito

Boa sorte

Dr. Renato
meu médico diagnosticou blefarite, comecei o tratamento com shampoo neutro por 4 dias e notei q sumiram as secreções. comprei o blephagel por dizerem ser mais eficaz e notei q agora reapareceram as secreções. a aplicação do mesmo é feita apenas com os olhos fechados mesmo? passando a gaze e esfregando delicadamente os olhos?
outra duvida é q de manhã meus olhos amanhecem com sensação de olho seco e vermelho. isso soh ocorre quando eu acordo, durante o dia não tenho vermelhidão no olho.
é comum esse sintoma?

Este comentário foi removido pelo autor.

Joao

O blephagel deve ser aplicado da mesma forma que o shampoo neutro.
Voce pode aplicar com a gaze ou com cotonetes.

tente ver se voce dorme com os olhos um pouco abertos porque isso pode explicar esses sintomas ao acordar

Dr, tenho essa sensação de dormir com os olhos meio abertos.
há algum tratamento pra isso ?

Joao

Peça para alguem observer vc dormindo e ver se realmente fica aberto
Se for o caso, pode colocar um tampão para dormir, tipo aquele oclusor de avião, ou usar uma pomada lubrificante antes de dormir.
Converse com seu oftalmo sobre isso

tenho ceratite do limbo superior. Tudo começou com o olho seco. Minha qualidade de vida não é mais a mesma. Uso oftane várias vezes ao dia, viscortears gel a noite e restasis duas vezes ao dia. Já fiz tratamento com nitrato de prata (raspagem) contudo eh muito angustiante. Lavo os olhos várias vezes ao dia. Tenho 47 anos e me preocupo como meus olhos vão ficar quando estiver meis velha. Existe algum outro tratamento? O quemais posso fazer? \silvana\

Silvana

Voce deve investigar doenças da tireoide que algumas vezes estão ligadas à ceratite limbica superior.
O uso de lubrificantes sem conservantes pode ser melhor do que o oftane (converse com sua oftalmo sobre isso). Mantenha o restasis por um periodo prolongado

Dr, fiz ultrasson da tireoide há pouco tempo e o resultado é que tenho cistos muitos pequenos. A minha médica ginecologista disse que é muito comum e que não precisa fazer punção pois são pequenos. Sobre o colirio, obrigada pela dica. Sinto que p/ mim o melhor colirio até agora é o Restasis mas, não é 100%. O que o Sr acha da raspagem com nitrato de prata? obrigada Silvana

Silvana

Acho que o nitrato de prata é uma opçao em casos mais extremos. Era muito usado no passado mas hoje só em casos mais graves
Apesar dos nodulos serem pequenos eu faria dosagem de anticorpos antitpo e antiperoxidase (se é que vc ainda nao fez) pensando em uma doença chamada tiroidite de hashimoto.
Questione sua medica sobre isso

Dr, vou investigar. Obrigada. Muito bacana o seu trabalho pela internet.

Ola doutor Renato, já postei aki algumas vezes, então doutor eu resolvi começar um tratamento com isotretinoina para ver os resultados...
Já não aguento mais isso, estou com a minha pálpebra irregular, eu noto nos meus olhos estruturas bacterianas semelhantes a algodão,tenho ficado muito triste com essa situação, jamais vi uma doença desse jeito, que naun te mata, mas acaba com a sua auto estima...
Os oftalmo's dizem que a minha blefarite é muito pouca, mas como é que eu tive 10 calázios em 1 ano, estou tendo tríquiase e madarose e faço todos esses procedimentos...

Já ando desanimado com a medicina, pois nunca fui de ficar doente, e justo a doença que eu tenho não tem cura:/

Dr Renato,
sou usuária de lentes de contado siliconadas a 26 anos e agora contrai blefarite. Estou usando maxitrol pomada por 10 dias, segundo recomendaçào do médico. Depois desse período posso voltar a usar minhas lentes normalmente? Minha dúvida é se elas tb não estão infectadas com o stafilococos...

Profa Eglie

Pode voltar a usar as lente sim mas o ideal é troca-las

Dr. Renato, meus cumprimentos.

surgiu, na pálpebra superior direita, perto do canal lacrimal, um inchaço que não dói, mas coça algumas vezes. Tenho conseguido cumprir minhas tarefas sem dor ou algo assim, mas o inchaço persiste. Não percebo qualquer resíduo em meus cílios.

Isso já ocorreu, a mesma sintomatologia, no olho esquerdo e o inchaço passou, sumiu, ficando apenas uma "bolinha" de cor salmão bem em cima do canal lacrimal da pálpebra superior.

Afinal, o que pode ser isso?

Meus agradecimentos sinceros. Paula.

Dr Renato, sim eu já (vou voltar a tomar ômega,lembro de naun ter crise quando tomava óleo de linhaça) eu queria saber sobre o tempo da doxiclina. já utilizei azitromicina, foi ótimo para a acne e naun para a blefarite, eu ando percebendo que o ar condicionado e o vento, me da mais blefarite que o próprio calor.
Bom vou me acalmar, eu pretendo recorrer a isotretinoina dose baixa 10mg para diminuição da oleosidade, eu tenho a pele muito oleosa, mas oleosa mesmo sabe, daquelas que brilham mesmo estando no ar condicionado.

Paula

Sem te examinar mas pela sua descriçao parece ser um terçol

Faça uma higiene rigorosa, faça compressas mornas e espere para ver se vai resolver como da outra vez

Gellys

A doxiciclina é usada por mais ou menos 30 dias, depende da dosagem

Dr Renato, fui na emergência do CEMA aqui em SP duas vezes, com o mesmo sintoma. Na primeira foi prescrito antibiotico e hidratante. Na outra antibiotico e higiene das palpebras com xampu infantil e a medica me disse que viu micro cálculos de conjutivite. Eu usei o Tobradex pomada e colirio como prescrito mas depois relaxei na higiene e hidratação. Agora a impressão é de que de novo tá com corpo estranho, e tenho pavor a luz(pareço uma vampira). Será q faz mal repetir a prescrição com o Tobradex? Nenhum deles me deu este diagnóstico: blefarite.

Docinho

Faça só a higiene e use os colirios lubrificantes
Só use o tobradex com orientação do seu médico

Olá Dr.Renato , eu tenho 13 anos, e acho que estou com blefarite ... Com alguns dos sintomas sitados da blefarite , mas agora o meu olho esta começando a doer, isso é uma coisa muito ruim?
Eu posso ficar cega por causa dessa blefarite ?
Desde já agradeço .. beijos !!

Dr Renato, meus cumprimentos ...
Tenho 28 anos, fiz cirurgia corretiva de artigmatismo(2,0) e miopia (0,75), dia 25/01/11, minha visão melhorou diurna melhorou 90%, já a noturna diante do quadro na sala de aula, tenho uma dificuldade tremenda para enxergar (as letras ficam completamente embaçadas, mesmo sentando na frente....vc saberia me dizer se é normal, haja visto que tenho 25 dias de operada! Uma outra dúvida é que tenho dois calásios, um em cada olho (pálpebra superior e inferior, o 1º desde junho/2010, o outro desde nov/2010, teria algum medicamento que pudesse usar para fazer sumir ou será que devido ao tempo ... neste caso somente cirúgia ?! e posso usar medicamento para tal, haja visto que estou em faze de recuperção da cirurgia e usando (oftane- lubrificante)e shampoo J&J-neutro, pois tenho blefarite!

Meus agradecimentos, Lidiane!

Dr Renato ainda é Lidiane
a cirurgia foi PRK

Oi Dr Renato fui no oftalmologista hoje e ele disse que as glandulas do meu olho direito estão todas infeccionadas tanto da palpebra inferior como da palbebra superior por isso estava tendo problemas de terçol frenquentes que não drenavam e ele supos que seja por isso que tenha aparecido ulceras na minha cornea(essa já é a terceira). Começamos a tratar com tetraciclina via oral; oflox, florate e ciloxan via ocular.Será que estamos no caminho certo ? Já não aguento trocar de oftalmologista mais pois nem um sabia me falar as causas dessas ulceras e por isso tenho uma cicatriz enorme na minha cornea.Me desculpe desde de já o tamanho do texto mas essa foi a forma mais resumida que achei para explicar o meu caso.

Elo

a blefarite nao deixa ninguem cega

Mas só um medico poderá dizer se vc tem mesmo a blefarite
O ssintomas são parecidos com outras doenças

Lidiane

Esses sintomas da visão noturna podem levar até 3 meses para passar

COm tanto tempo é provavel que só a cirurgia cure os seus calazios mas é dificil avaliar sem te examinar

Monica

Acho que esse oftalmo está correto e provavelmente irá melhorar muito o seu quadro
mantenha o tratamento com ele, vale a pena

Muito obrigado por ter esclarecido as minhas duvidas. Um oftalmo que eu fui disse que eu tinha perdido 0.6 de visão no meu olho por causa da ulcera, voce pode me explicar o que signaifica e se eu posso recuperar essa visão que eu perdi?

Boa noite, doutor Renato!

Há cerca de seis meses surgiu um calázio na pálpebra superior do olho direito, relativamente grande e esteticamente incômodo. Após o tradicional tratamento clínico (compressas e pomadas), optou o médico por uma extração cirúrgica, pelo lado exterior, do nódulo: não deu certo, pois o calázio permaneceu onde estava. Na segunda-feira agora, um mês depois da primeira cirurgia, realizou-se um segundo procedimento de extração, idêntico ao primeiro, mas, apesar de ainda estar com um ponto e a pálpebra inchada, tenho já a impressão de que, mais uma vez, o calázio não tenha sido retirado.

Isso é normal ou posso estar sendo mal orientado pelo meu oftalmologista?

Agradeço sua resposta,

André.

André

Depois de 2 cirurgias é provavel que tenha saido tudo
Espere um pouco desinchar um pouco o local para ver
Se ainda tiver o terçol, procure outro colega p uma 2a opiniao

Dr. tenho um amigo que ha cerca de um mês tem dois terçois no olho direito e o tratamento foi muito dificil, teve ate qie tomar antibiótico, Agora quase um mês depois voltou. Ele esta com a auto-estima la em baixo. pode ser blefarite???

Bruno

A blefarite pode ser a causa do terçol. Não são 2 doenças diferntes. Na verdade, muitas vezes elas estão juntas

Boa noite, Dr.Renato
Tenho blefarite, me incomoda muito, a limpeza deve ralmente ser feita com regularidade. Mesmo fazendo a limpeza adequada, os cílios vão caindo e deixando o olhar com um aspecto feio, pelado. Enfim, o que fazer para recuperar os cílios perdidos e impedir que os que sobraram caiam também? Existe algum procedimento cirúrgico, ou mesmo só com medicamento?
Desde já obrigada Dr., O espaço dedicado a nós, as informações oferecidas tem sido de grande utilidade a todos que se preocupam com a saúde do olho e consequentemente de todo o corpo, pois somos um conjunto ramificado, onde a saúde de um órgão implica na sa´de dos demais.
Angela

Angela

Além da higiene, voce pode usar alguns medicamentos, como omega 3 ou alguns antibioticos especificos. COnverse com seu medico sobre isso
Cirurgia nao tem.
é tratar e esperar os cilios nascerem novamente

Olá!
Sofri por muitos anos com a blefarite, usei muitos tipos de pomadas, tinha dificuldade pois meus olhos tinham um aspecto muito feio. Mas, graças a DEUS, o que resolveu a minha situação e hoje meus olhos já recuperaram o aspecto normal foi a limpeza ( duas vezes por dia) com shampoo para bebês. Espero que ajude.
Abraço

MAURICIO PINA CURITIBA - PARANA
OLA DR RENATO, VENHO PESQUIZANDO A TEMPO SOBRE UM PROBLEMA QUE TENHO NOS OLHOS, NASCE PELOS PRATICAMENTE MICROSCOPICOS, NA PARTE INTERNA DOS MEU OLHOS VENHO SOFRENDO MUITO USO LUPAS ENFRENTE AO ESPELHO PARA CONSEGUIR ENCHERGALOS E ASSIM PODER REMO-VELOS, O QUE E MUITO DIFICIL E PROVOCA UM RISCO DE UM ACIDENTE JUNTO AOS OLHOS PELO USO DA PINÇA, O QUE OCORRE E QUE DEPOIS QUE A GENTE CONSEGUE PEGAR UM DESSES PELOS ELES QUEBRAM E FICA UM PONTA QUE COMEÇA FERIR OS OLHOS, SÃO MUITOS PELOS PROVOCAM IRRITAÇÕES PERMANENTE, INCLUSIVE PERDI BASTANTE A VISÃO NÃO SEI SE E EM VIRTUDE DISSO.... DR PARABENS PELO SITE SE PUDER ME RESPONDER ME ORIENTAR FICAREI MUITO AGRADECIDO.. UM GRANDE ABRAÇO FIQUE COM DEUS.

pinaimprensa@gmail.com

dr. ontem a noite aconteceu algo inedito: estava assistindo televisão e algo começou a interferir na imagem da tela. achei que fosse a tv, sai da sala e fui p/ o quarto com algo estranho na visão, um raio luminoso, mesmo de olho fechado o raio aparecia. Isso durou um 15 minutos e desapareceu. tenho olho seco e cerartite do limbo superior. Uso restasis, duas vezes ao dia, shampoo infantil p/ lavar os olhos e oftane ou optive p/ lubrificar. tenho tbem as tais moscas voadoras. O sr sabe o que pode ser esse raio?

Mauricio

Isso que voce descreve se chama triquiase. Precisa de um tratamento especifico para que os cilios nao nasçam mais.
Procure um oftamologista

Joao victor

isso é um sinal de algum problema na retina, relacionada as moscas volantes
procure seu oftalmo para fazer um exame de fundo de olho

Doutor Renato,
apenas gostaria de lhe agradecer pelo post.
Meu noivo andava com a pálpedra superior esquerda bastante inchada e vermelha. Também tinha aquelas "caspinhas" que pareciam "crostas" de pus seco. Ele estava usando colírio - Octifen - cetotifeno - e, quando colocava, saía uma "sujeitinha" gosmenta. Então imagino que ele tenha blefarite, na verdade. Vou mandar o endereço do seu blog para ele começar os cuidados higiênicos.

Patrícia
Tenho Blaferite e Sindrome do olho seco e gosto muito de usar lapis nos olhos mas desde que descobri que tenho blefarite e sindrome do olho seco eu não usei mais pq eles ficam muito vermhlos e irritados...Gostaria de saber se tem algum tipo de lapis que não de isso...sem algum componente que de essa irritação...Agradeço desde já

Paty

Nao sei te informar direito sobre isso, mas voce poderia tentar os lapis com material antialergico

Dr. tenho 15 anos e tenho blefarite,queria saber se nao tem pesquisas feitas q nao podem dar jeito de acabar com isso ...e pessimo meu olho um e mais inchado q o outro,quando incha tenho q falta as aulas,meu namorado tem dia q da vergonha,e a auto-estima fika pessima.,lavo meu olho duas vezes ao dia com jhonson,a irma da minha colega tinha, ela falou q o medico receito pra ela um colirio em gel e q nunca mais deu...BGD adorei o blog !!

Mostinhos

Cura para esse problema nao tem
Na sua idade é dificil controlar a blefarite
Deve melhorar quando estiver mais velha
Mantenha a higiene, evite usar maquiagem, e procure um medico... talvez ele possa te sugerir um medicamento especifico

Dr.
tava lendo o blog aki e acabei descobrindo q tenho terçol tbm...os cuidados sao os mesmos? quais sao os riscos do terçol? e normal cair os cilios de vez em quando? mais eles nascem de volta ... BGD

Mostinhos

No terçol além da lavagem, compressa morna etc... as vezes é preciso usar algum colirio ou pomada com antibiotico. Mas isso só pode ser comprado com receita medica.
Os cilios podem cair mas depois voltam a crescer

muito obrigada..
vou procurar um medico pra ver se ele me da um colirio bom...BGD

Este comentário foi removido pelo autor.

Prestativo Dr. Renato,

O colírio PRED FORT é recomendado para tratamento da blefarite?

Obrigado!

Dr.
tava lendo aki q um rapaz tinha blefarite e consegui trata com um colirio a base de betametasona,sera q funcional em todos os casos ? sera q posso cvs com meu oftamol pra ele me indicar esse colirio?

Supervisor

Em geral não. Esse colirio é muito forte. Em algumas situaçoes é possivel usar quando o caso está muito grave mas em geral ele nao é usado para isso

Mostinhos

Nao tenho experiencia com esse medicamento

Embora não seja especificamente indicado, ele resolve?

Abraço!

Supervisor

Nao resolve. POde melhorar um pouco mas nao resolve

Mais recomendado seria o NEPODEX?

Obrigado!

Boa noite Dr. Renato. Gotaria de uma informação.
Meu pai há duas semanas estava com uma alergia nos olhos. Eles lacrimejavam e estavam vermelhos. Então fiz compressas com algodão embebido em água boricada gelada e coloquei um colírio. A alergia melhorou, mas a pálpebra do olho esquerdo, não abre mais tanto quanto a do olho direito, e, por vezes fica fechada. Seria blefarite?

Nelcina

até pode ser msa tem cara de ser alergia mesmo
talvez fosse preciso usar um antialergico especifico
Procure um medico

Oi Dr. Renato, sou eu denovo Patrícia...Bom eu estava pesquisando na internet sobre meu problema (Blefarite). E vi que tem um novo tratamento...que é a preparação oftálmica tópica de solução de azitromicina a 1%. Eu ja fui no oftalmologista varias vezes eles sempre falam pra eu lavar com xampu de bebe. Eu lavo tres vezes ao dia...mas minha blefarite é só uma oleosidade...tipo uma linha um pouco acima da dobra do meu olho...ai da pra ver certinho aquela camada de óleo...eu queria saber se voce ja conhece esse tratamento...como funciona? se posso usar...

Ah e só mais uma observação...Meu olho coça...tanto na parte superior quanto inferior dos olhos...bem naquele furinho onde saem as lagrimas...uma coceira muito forte

Patricia

Eu nunca usei esse tratamento
Ainda é coisa nova e no Brasil nao pegou muito
Nao acho que v[a resolver muito mas nao custa tentar tambem
Se vc ja fez as outras medidas e nao melhorou, pode ser uma tentativa

dR..BOA NOITE POSSUO TBM CASQUINHAS NOS OLHOS E TEM COÇADO MUITO TBM DÁ CASCAS NAS PALPEBRAS SUPERIORES E INFERIRORES QNDO REMOVO COM SORO FISIOLÓGICO A PALPEBRA INFERIOR CHEGA A FICAR VERMELHA E IRRITADA. PODE SER BLEFARITE O QUE O SENHOR RECOMENDA? OBRIGADA ERIKA

Erica

deve ser blefarite sim
faça o tratamento que está escrito no texto acima

DR MUITO OBRIGADA ESTE SITE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE OCULAR DE TODOS NÓS...TIVE MINHAS DÚVIDAS ESCLARECIDAS NOS TÓPICOS DE BLEFARITE E DE DESCOLAMENTO DE RETINA...ME AJUDOU A ENTENDER VÁRIAS COISAS..AH SE TODOS OFTAMOLOGISTAS TIVESSEM ESTA PERCEPÇÃO DE SAÚDE OCULAR SE EVITARIA VÁRIOS PROBLEMAS..O DR É FERA NO ASSUNTO..OBRIGADA E ATÉ A PRÓXIMA CONSULTA...RSRS..ATE PRÓXIMA PERGUNTA ..UM ABÇ

Dr.geralmente a blefarite tem em pessoa com pele oleosa ..sou eu mesmo minha pele e muito oleosa e com espinha ,esssa semana vou ao dermatologista,vc acha q e necessario eu falar com ela da blefarite,ao caso de ela me indicar algum remedio pra minha pele... adoro o blog BGD

aaaaaa Dr tenho terçol tbm só lembrando,de vez em quando ele me ajuda muito e resolve incha,ai demora uma semana mais ou menos pra sarar,tava lendo no seu outro post do terçol e tudo a mesma coisa terçol hordeolo é calazio? e como te falei vou ao dermatologista e tava lendo aki o post e esta mais sujeito a ter devido a variaçao hormonal q influencia na produçao de gordura e o processo de ter mais espinhas tbm,vc acha q com a ajuda de um dermatologista pra pele ajuda mais a controla esse problemas?BGD

Olá Dr. Renatato! Tenho Blefarite.Fui ao médico e ele receitou: colírio (Nepodex) 1 gota 3x ao dia por 20 dias; shampoo infantil neutro; pomada (Nepodex) 3x ao dia por 20 dias. Manuntenção: pomada (Nepodex) 2x por semana e 3x ao dia, sendo o uso desta indeterminado.Gostaria de saber, se possível:
- Quantas vezes ao dia teria que usar o Blephagel, caso eu queira substituí-lo por o shampoo?
-Devido ao uso da pomada Nepodex indefinidamente, poderia causar alguma resistência à bactéria estafilococos e se deveria ser feito a troca da pomada por outra para que isso não aconteça?
- É exagero seguir essa prescrição de 2x por semada 3x por dia ao longo da minha vida?
-Não fiz o uso da pomada em 8 em 8 h , sigo a receita somente 1 vez por semana e não 2,devido ao pouco tempo que fico em casa para fazer esse controle, isso pode acarretar em algo?
-Quando faço o uso do shampoo, pude observar que a minha esclerótica ficou repuxada (uma película meio "solta" no lado interno do olho quando olho perifericamente)e irritado também, por volta de 1 a 2 horas, isso pode ser alguma coisa?
- Não está resolvendo o tratamento, pois está sendo reincidente a queda dos cílios.
Grata desde já!

Mostinhos

comente com seu dermato sobre os terçois sim. Controlando a oleosidade da sua pele pode melhorar tambem os olhos

Itacira

o shampoo ou o blephagel podem ser usado até 3x dia
use os colirios pelo tempo determiando pelo medico
Nao utilize para sempre!
volte no medico após 1 mes pa nova avaliaçao

Boa tarde Dr. Renato, tenho um filho de 02 anos que sugiu nele um tersol na pálpebra inferior, depois de uns dias "estourou" e logo em seguida surgiu uma espinha enorme no nariz que tabém "estourou", depois disso surgiu outro tersol na pálpebra superior do mesmo olho, porém depois sumiu.Agora surgiu outro tersol também no mesmo olho, tudo isso em sequência.
O Pediatra receitou zitromil 900mg - 4ml, 1x por dia, durante 5 dias. O médico falou que o surgimento da espinha e dos tersois estão relacionados,e todos são oriundos da mesma bactéria, devido ao meu filho esfregar a mão nos olhos e em outras partes do corpo.
Peço por favor a opinião do Sr.
Muito Obrigado,
Rafael

Rafael

o raciocinio e a conduta do pediatra estão corretos
siga o tratamento prescrito
de qualquer maneira nao deixe de leva-lo no oftalmo tambem

Doutor,

A blefarite me atacou de novo. O médico receitou maxiflox D pomada. Tenho aqui em casa tanto o colírio como a pomada que usei da outra vez. Tem problema usá-la ou tem um prazo de validade depois de aberta? Procurei na bula, mas não achei.
Obrigada.

Michelle

depois de aberto qq colirio deve ser descartado depois de 30 dias

Este comentário foi removido pelo autor.

Obrigada, doutor Renato.

Outra perguntinha: meu oftalmologista passou 60 comprimidos de Tetralysal para a blefarite, além de alguns colírios. Esse medicamento é muito forte? Ele tem alguma reação? Interfere no uso de algum anticoncepcional? É necessário mesmo tomar essa quantidade? Além de ser caro, a caixinha só vem 16. Ou seja, terei que comprar 4 caixas.

Mais uma vez, obrigada.

Michelle

é um antibiotico.
Nao é muito forte mas é um antibiotico
vale a pena sim usar e precisa ser por um periodo prolongado

DR,
entre o shampo neutro e o neutro com ph qual o sr. recomenda? qual a diferença? BGD

Mostinhos

é a mesma coisa
neutro significa que o pH é equilibrado

DR, vc tem experiencia com esse novo tratamento de azitromicina1%? ele e indicado pra qualquer pessoa q tem blefarite?

dr,como meu cilios cai muito sera q posso usar cilios postiços,ou akela colinha e pior ainda?e maquiagem pode moderadamente? pq nao aguento uma vez por semana eu passo maquiagem,mais tbm depois fiko fazendo terapia de 1 hora no banheiro limpando...

Mostinhos

Nao tenho experiencia com esse tratamento da azitormicina
Mas ouço falar que funciona bem

DR.achei um rímel q contem vitamina E,sera q e bom,posso usar so de vez em quando?ele ajuda os cilios,ou tanto faz ?BGDDD...

Dr. Renato, Bom dia! Minha mãe está com bolsões ao redor dos olhos inflamadíssimos e vermelhos, toda a pálpebra superior e inferior dos dois olhos. Ela reclama de coceira, ardor e lacrimeja muito. Isso desde novembro do ano passado. Ela já foi a Dermatologistas, Oftalmologistas e por último ao Alergologista. Até agora sem nenhum diagnóstico e cada especialista passa um tratamento. Isso seria Blefarite? Agora a noite, começamos a usar compressa morna, lavar com shampoo infantil, descamar o local e terramicina à noite. Quanto tempo ela pode usar terramicina? Seria interessante um antibiótico oral já que está muito feio a situação, lembrando-se que ela é diabética? Por favor, ajude-nos pois só terei consulta com outro oftalmologista na próxima semana e já queria cuidar... Ela sofre muito. Aguardo.. Obrigada

Dori

Dificil dizer assim só com o relato, sem um exame ao vivo

Parece ser alergia, mas como ela ja foi a varios colegas e ainda nao resolveu...

A terramicina é usada por 7 a 10 dias no maximo

Renato,
acabei de descobrir que tenho blefarite!!!! Existe alguma relação com estresse? A minha surgiu muito forte depois do nascimento da Ana :D
Beijos
Renata

Dr.minha tia tem uma loja de roupas pra homens,e quer q eu começe a trabalha com ela,so q como e mais formal pra homem,todas as meninas la tem q estar maquiada? e agora? sera q usando maquiagem todos os dias tem algum perigo de aumentar os sitomas da blefarite,talvez o uso da maquiagem antialergica ajuda mais? o q faço?

Mostinhos

pode ser que sim
Sempre depois do trabalho limpe bem as palpebras para retirar o excesso da maquiagem

Dr. Eu Tenho esse Taal de Blefarite, Fuui a um oftalmologista e ele Recomendou esfregar os olhos Fechados com ESCABIN . isso funciona ?

Flamengo

Se voce estiver com algum parasita nos cilios (tipo piolho)até pode ser que esse remedio tenha indicaça
Caso contrario nao vejo porque usa-lo

Eu particulamente nunca passei ele para nenhum paciente

Qual O melhor Rémedio que posso usar no meus olhos para Blefarite ?

Flamengo

o melhor remedio é fazer a higiene conforme escrita no texto com xampu infantil neutro ou blephagel

Eu vi na internet que isso provoca a queda de cílios, sempre os cilios vão cair? qual é a quantidade normal de cílios tem que cair por dia? e eles crescem depois que caem?

Anonimos.

Os cilios podem cair sim mas felizmente crescem novamente

Ola, fiz cirurgia corretiva e após essa operação meu olçho esquerdo não volta a ficar totalmente limpo. Tenho a sensação de peso e uma pelicula branca sempre que turva a visão. Não observei nenhuma tipo de seborreia nem sescreções estranhas, porém, meu oftalmo acredita ser blefarite. O que pode ser mesmo heim??? obrigada dr.

Olá Dr Renato, ja escrevi para o senhor a algum tempo e volto aqui denovo, tenho blefarite desde 2008 e ja fui em vários médicos, mas sinceramente sinto muita falta de interesse de TODOS os médicos que ja fui em me ajudar, em acompanhar meu tratamento,por isso agradesso pelo seu interesse de responder nossas perguntas, pq se estamos desesperados procurando alguma solução na internet é pq os medicos que ja fomos não ajudaram..Mas eu percebi que foi em 2008 que comecei a usar pilulas anticoncepcional que a blefarite aumentou...bastante, será que pode ser isso? E se for eu gostaria de saber se eu tomasse a injessão poderia ser diferente? ou são os mesmos hormonios...tudo igual? E para limpar meus olhos eu uso demaquilante ao invez do blefagel e do shampoo infantil...mas sinto que ele é muito oleoso...Me Ajuda DR...estou desesperada

La melo

é dificil eu dizer se é ou nao blefarite pq nunca examinei seu olho. Se o medico acha que é, faça o tratameto e veja se há alguma melhora

Patricia

certamente a pilula (ou a injeçao) podem ter atrapalhado

Use o blephagel no lugar do demaquilante
Nao use maquiagem a prova dágua
use omega 3
avalie com seu medico o uso de usar algum antibiotico oral

Olá Doutor, estou com algo nos olhos que pode ser blefarite, em uma pequena area na região da pálpebra superior está tipo um "vergão", com aparencia de estar meio inchado, seco e descascando no local , mas não coça nem nada... se pudesse me mandar algum e-mail pra eu te enviar uma foto acho que seria mais fácil de entender e poder me dar uma ajuda... Não possuo plano de saúde e uma consulta ao oftalmologista provavelmente demoraria, ate lá suas dicas poderiam me ajudar...
Obrigada
Esther

Então, tenho uma amiga que diz ter tratado a blefarite com uma pomada e nunca mais teve sintomas desagradáveis. O detalhe é que ela não lembra o nome da pomada. Conhece???

esther

isso seria fazer uma consulta via internet e isso nao é permitido
desculpe

la melo

existem varias pomadas p isso
qq oftamo pode te receitar
essas pomadas só sao vendidas com receita

Olá Dr. vi gostei muito do seu blog, estou sentindo muita coceira na região abaixo do olho esquerdo e também estou tendo descamação. Já estava ficando desesperada aqui, mas graças ao seu blog amanhã mesmo procurarei ajuda médica.
Mas gostaria muito de saber se quem faz uso de lentes de contato pode continuar utlizando mesmo tendo Blefarite??? Se eu seguir o tratamento corretamente essa descamação desaparecerá??

Mara

A belfarite pode causar olho seco e isso atrapalha um pouco a lente
Mas nada além disso. Pode continuar usando lente sim

julio cesar

dr meu filho tem 6 anos de idade e sófre com a blefarite e tambem te o intestino muito preso gostaria de saber si esse fato de ter o intestino preso reflete sobre a blefarite?

flávia,

olá Dr. Renato, há vários anos fiz uso de lentes de contato, porém de um ano pra cá, meu olho começou a irritar com o uso da lente. Fui a um oftalmologista e ele diagnosticou a blefarite, fiz uso de colírios com corticoide e pomadas com antibiótico, já que meu olho ficou inflamado. Quando os sintomas melhoraram voltei a usar lentes,mas depois irritou de novo.Voltei com o tratamento e desde então só uso óculos. Hoje faço uso de colírio lubrificante (endura) e higienizo com shampoo neutro. Gostaria de saber se posso continuar a usar lentes de contato? E caso eu sinta o olho seco e oleoso, posso usar endura e shampoo neutro mesmo estando de lente?
Obrigada.

Flavia

o endura nao deve ser usado com as lentes no olho

Alem desse tratamento, poderia tentar usar omega 3 capsulas, e tentar alguma lente diferente dessa q vc esta usando

Dr Renato:
Tenho uma sensacao de corpo estranho no olho, ha dois meses apos um pintor ter usado solvente em minha casa. Tenho uma piora ao acordar. Faco o uso de lubrificantes (endura frest tears) e tenho um acumulo de gordura em palpebras, diagnosticad por embomite. A limpeza da palbera com shampoo neutro e importante?
O uso de oleo de peixe e oleo de linhaca e importante?
Qual e o tempo de termino destes sintomas?

Este comentário foi removido pelo autor.

Tenho BLEFARITE, posso ser diagnosticado pelo clinico geral e receita por ele sobre medicamento?

Postar um comentário