Recent Posts

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tudo sobre óculos multifocal: Dicas para uma boa adaptação

O americano Benjamim Franklin é o responsável pela "invenção", em 1785, do óculos bifocal. Como ele próprio conta "formando uma única lente por justaposição de duas metades de lentes diferentes, uma para visão de perto e outra para visão de longe".
Esse óculos bifocal todo mundo conhece. É aquele que tem uma “janelinha” separando as lentes de longe (na parte superior) com a lente de perto (na parte inferior). Além desse óculos denunciarem a idade de quem está usando, ele só proporciona nitidez para duas distâncias fixas (longe e perto) e causa um “salto da imagem” quando os olhos cruzam a linha de separação das lentes.



O óculos multifocal apresenta a combinação de dois óculos juntos: o de longe (miopia ou hipermetropia com ou sem astigmatismo) e o de perto (presbiopia ou vista cansada). Ou seja, ele soma duas lentes numa única lente sem que haja uma nítida separação entre elas. Melhor ainda, ela faz uma transição gradual e suave do grau de longe para o intermediário e então para o de perto, proporcionando uma visão nítida em todas as distâncias de foco.

Por isso não dá para comparar a visão proporcionada por uma lente multifocal com uma bifocal. Muito menos com o fato de se ter dois óculos separados para longe e para perto. O multifocal acaba com o tira e põe de óculos, com a troca de um óculos pelo outro ou com o esquecimento de onde os deixou. Sem mencionar a estética: óculos pendurado no pescoço, na mão, na testa ou na ponta do nariz.





visão corrigida com óculos para longe



visão corrigida com óculos para perto







visão corrigida com óculos multifocal


No entanto, o medo de usar o multifocal e não se adaptar parece ser contagiante. Todo mundo parece conhecer alguém que usou e não gostou e sai falando mal para todo mundo.
Mas não é bem assim.

É difícil se adaptar ao óculos multifocal?


Isso depende do tipo de grau que a pessoa tem, da lente de óculos escolhida e da motivação da pessoa em se acostumar com esse tipo de óculos. O esforço, no entanto, valerá a pena quando você conseguir ter uma visão boa em todas as distâncias (perto e longe) sem precisa ficar trocando de óculos.

Algumas dicas para uma boa adaptação ao óculos multifocal:

1- Óculos multifocal é caro mesmo. Não adianta fazer uma lente ruim ou economizar na lente pra comprar uma armação cara. Para uma boa adaptação é preciso uma boa lente. E uma boa lente geralmente tem um custo maior, embora cada vez essas lentes estão mais acessíveis.

2- Tem que tentar, insistir, tentar mais e insistir de novo. Se desistir na primeira tentativa, nunca vai usar o multifocal. Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa e de lente para lente.

3- No começo algumas atividades vão ser mais difíceis, por exemplo, descer escada, manobrar o carro na garagem. Tente evitá-las nos primeiros dias.

4- É um óculos novo e diferente dos óculos monofocais. E como todo aparelho novo tem que aprender a usar. Mexer os olhos e não a cabeça, manter o óculos bem posicionado no rosto ...

5- Algumas lentes multifocais privilegiam a visão de longe ou a intermediária ou a de perto. Converse com seu médico e com o óptico responsável pela ótica para saber qual a melhor para você, dependendo das suas atividades, do seu trabalho...

6- A medida da distância pupilar e a altura de montagem são fundamentais. Para isso procure uma boa ótica. As óticas de bairro, pequenas mas bem montadas, com um atendimento personalizado e diferenciado muita vezes fazem um trabalho melhor do que as grandes cadeias com atendimento em massa. Se informe e pegue referências.

7- Da mesma maneira um exame de refração bem feito, com calma e atenção é fundamental. Procure um oftalmologista atencioso e que faça um exame de refração cuidadoso.

8- O tamanho da armação, mais precisamente a sua altura é importante. Se você optar por uma armação pequena (14mm) tenha certeza que a ótica vá colocar uma lente especifica para essas alturas de armação. Caso contrário a adaptação vai ser bem complicada.

As lente multifocais apresentam um “corredor de visão”. Ou seja, conforme o grau na lente vai passando do grau de longe para o de perto, esse corredor vai diminuindo, se estreitando. A parte periférica da lente geralmente não tem grau. Os fabricantes de lentes multifocais tentam cada vez mais fabricar lentes com corredores de visão amplos proporcionando um maior campo de visão para o cliente e uma adaptação mais rápida.
Clique aqui e saiba sobre os últimos lançamentos de lentes multifocais


Uma boa lente vai reduzir desnecessários movimentos de cabeça permitindo uma postura mais natural e confortável ao visualizar objetos muito próximos ou em distâncias intermediárias.

Outro tipo de lente é a intermediária. O óculos intermediário serve para quem não usa ou não quer usar óculos para longe mas começou a apresentar dificuldade para perto e trabalha com computador. Como a distância de leitura no computador é diferente da distância de leitura de livros ou jornais, ele precisa de um óculos com dois tipos de graus diferentes. Os óculos intermediário são como lentes multifocais mas com grau só para médio e curta distancia proporcionando um adaptação fácil e rápida.


Esse post gahou uma continuação recente. Clique aqui e saiba como comprar o seu óculos multifocal

Você entende o que está escrito na receita dos seus óculos? Então leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/entenda-receita-dos-seus-oculos.html

Quer saber como escolher a lente de óculos certa e a armação certa para você? Então leia:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/como-escolher-seus-oculos.html

Quer entender melhor o que é Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo? Então leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/sobre-graus-oculos-e-lentes-de-contato.html

Quer usar Lente de Contato? Use Lentes de Contato Multifocais!
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/lentes-de-contato-multifocais.html




91 comentários:

Grande Renato, parabéns pelo blog, bem didático para os pacientes, tenho certeza que ajudará muito no entendimento deles. Abraço,
Igo Enomoto

Meu Deus! Já fazem 15 dias e ainda tenho problemas de adapatação com minhas lentes. Será? Vou continuar tentando mesmo porque ficou caro, mas é muito difícil...muito memso (adapatação). Tomara que meu oftalme tenh feito a coisa certa.

Pesquisei muito a respeito antes de fazer os multifocais. Seguí todas as recomendações, fiz o exame com calma, procurei uma ótica com tradição neste tipo de produto, o técnico fez inúmeras medições, levei o óculos para conferir 2 vezes, comprei uma lente caríssima (Hoya, cerca de R$ 2.500,00), já usei por 30 dias e acho dificílimo acostumar-se com o óculos. A limitação dos campos de visão e as distorções são incômodos permanentes.
Tenho a nítida impressão de que perdí tempo e dinheiro. Mas existem pessoas que se acostumam ...

respondendo ao comentário acima:
Realmente existe uma pequena parte das pessoas que por mais que se esforçem ano conseguem se adaptar aos multifocais.
Talvez voce esteja esperando mais do oculos do que ele pode te oferecer. Talvez seu nivel de exigencia esteja muito elevado. Se nao se acostumar mesmo, pode tentar outras opçoes como lentes de contato por exemplo. Ou os velhos bifocais...
Boa sorte.

Agradeço pelas considerações Dr. Renato. No meu caso continuarei insistindo mais um pouco e, caso não me acostume, voltarei a utilizar 2 óculos, para perto e para longe.

comprei um oculos multifocal 750,00 gastei dinheiro e tempo, eu caia, dava enjoo, vomito, dor de cabeça terrivel parecia que ia morrer de dor de cabeça, o oculos estava perfeito nao acostumei, e hoje esse oculos vive na bolsa.

Uso óculos multifocal a anos. Iclusive hoje estou com um que coloquei agora a tarde. Ainda estranho, mais com paciencia e perceverança e necessidade, dá tudo certo.

Infelizmente os médicos não aplica o teste de convergência para concluir se uma pessoa tem possibilidade de não se adaptar com uma lente multifocal. Como os oftalmos desconsideram ou desconhecem esse fato, uma ótica com técnico bem informado pode impedir um gasto desnecessário na fabricação de uma lente multifocal. O poder de convergência de uma plesbota de 50 anos que nunca usou lentes multifocais, não vai contribuir na adaptação dessas lentes.

AGORA PRECISO DE ÓCULOS PARA PERTO E LONGE SÓ QUE NÃO CONSIGO ME ACOSTUMAR ATÉ PEDI AO MÉDICO QUE MUDASSE SÓ PARA PERTO POIS MINHA UNICA DISTRAÇÃO É O COMPUTADOR E É COMO O SENHOR FALOU A DISTANCIA DO PC NAO É A MESMA DO LIVRO E FOI ISSO QUE EXPLIQUEI PARA A MÉDICA SÓ QUE ESPERA PERIODO DE ADAPTAÇÃO SEI QUE TEREI QUE FICA SEM USAR O PC OU ENTAO QUANDO FOR USAR COLOCA O OCULO QUE TENHO SÓ DE PERTO APESA DO GRAU SER MENOR,AGORA PERGUNTO:SE EU NÃO ADAPTAR-ME A MÉDICA TEM OBRIGAÇÃO DE MUDAR O MEU ÓCULOS SÓ PATA PERTO? AGRADEÇO DESDE JA E SEU BLOG É MUITO BOM ADOREI,PARABÉNS.

Tenho uma dúvida quanto o que a médica falou que se eu usar o óculo só para perto vai junta o grau de longe e perto em um unico óculo,isso é verdade?
eu tenho 1,00 para longe e 2,75 para perto sendo assim ela disse para ser sómente um óculo com grau para perto ficará 3,75 isso é verdade?
abraço e sucesso.

Resposta aos posts acima nao identificados...
Sim, o grau de oculos de perto é o somatorio dos graus de longe e perto.
Quanto ao multifocal, ele deveria te dar uma boa visao para o computador. Mas as vezes algumas pessoas que trabalham muito no PC se sentem melhor com um oculos simples para essa distancia.
A médica tem o dever de te deixar confortavel e satisfeito mas se isso representa ela assumir os custos de fazer um novo oculos, já é outra questao mais complexa
Obrigado pelos elogios

Ruy

Quem usa oculos bifocal deve achar a melhor posição do computador. Ele deve ficar um pouco mais baixo do que alinha dos olhos

PS: vc postou seu celular na msg original, entao removi a mensagem da sua pergunta

parabéns e obrigado pela ajuda,eu trabalho como aux. de vendas no ramo e é muito bom ter essas ajudas na internet....abraço

vi alterado o valor do eixo do olho direito de 35 graus para 45.Qual a diferença neste caso?

olho esquerdo mantém-se em 180 graus.

Obrigado

Sou usuária de óculos para longe, sou portadora de astigmatismo, estrabismo e hipermetropia, agora surgiu a presbiopia, fiz o óculos multifocal, estou tendo muita dificuldade para me adaptar, sinto dores de cabeça, tonturas e dor no olho, principalmente no direito, devo continuar insistindo, ou seria melhor fazer um para perto e outro para longe!!

Insista um pouco mais... leia o texto acima e siga as dicas que foram colocadas
Se mesmo nao funcionar, faça dois oculos separados

Gostaria de saber se as lentes multifocais tem alguma exigencia de idade?
Eu tenho astigmatismo e miopia e fiz um oculos esses dias, e quando estou olhando em linha reta na parte central do oculos eu enxergo muito bem, mas quando por exemplo eu estou olhando em linha reta e tenho que ler alguma coisa em baixo parece que minha visão fica meia turva, embaçada, o que pode ser isso?

Ao anonimo acima

O oculos multifocal é para pessoas com mais de 40 anos mas nao tem um limite maximo de idade

Os seus sintomas dependem do tipo de oculos que vc está usando. Se for multifocal isso pode ser transitorio e melhora com a adaptaçao.
Se nao for multifocal ai deve haver algo errado. Volte na otica e no seu medico

Sou o anônimo que fez a ultima pergunta sobre a idade de utilização da multifocal.
Tenho 23 anos e estou com astigmatismo e miopia, nesse caso então eu não posso usar as lentes multifocais, e entreguei meus oculos para otica verificar se há algum erro, e me disseram que na receita esta indicando um oculos para longe mas não consegui ver isso em lugar nenhum. Tem algum codigo especifico dos oftalmologistas para eles me falarem isto?
Eu trabalho todos os dias em frente o computador e gostaria de saber se tem alguma lente especifica para meus problemas, para que não haja diferença em enxergar de longe e de perto?
O oculos que fiz foi com lentes Transitions, elas ajudam realmente com o astigmatismo?
Não estou com a receita em mãos mas estou com 5,00 graus no O.E entre astigmatismos e miopia não sei certinho a quantidade de cada, e 1,75 de miopia no O.D.
Meu nome é Diego e desde ja agradeço a sua atenção, Obrigado.

Diego

na sua idade, os oculos vao te dar um visao nitida tanto para longe quanto para perto. A principio, miopia e astigmatismo é um grau para longe mas com ele voce tambem enxergará bem para perto. Talvez até prefira ficar sem eles para perto mas enxergará bem mesmo com os oculos.

Volte no seu medico e converse com ele.

Bom dia, poxa quanta gente com problemas com as lentes multifocais, tive uma adaptação rápida e sem maiores problemas tinha 46 anos e a adois anos uso uma lente simples multifocal solamax, barata e com transition e anti reflexo, na epoca custou apenas 250 reais, pelo que vi as pessoas que usam as lentes caras, não são sinônimo de boa adaptabilidade, por isso tentei uma lente intermediária, e não uma cara, pois se corre o risco de não se adaptar, creio que fiz a escolha no meu caso correta, teho 1,75 e 1,00, mas a vista cansada me dificulta ler de perto e sem luz direta no que estou ledo.
Espero ter acrescentado alguma coisa pra o blog

Marlon

Meu nome é Adilson.
Enviei uma msg, porém coloquei lentes bifocais, qdo. o o correto seria lentes multifocais. A minha pergunta é se posso usar lentes MULTIFOCAIS, para o meu problema. Lente para correção de visão dupla no olho direito + lente para perto nos dois olhos. Entendo que o olho esquerdo seria uma lente sem grau + lente para perto e no olho direito lente com prisma + lente para perto. Posso usar lente multifocal.

Meu nome é Adilson, tenho 50 anos.
Enviei duas msg, mas só a segunda foi postada. Envio esta com algumas informações que acredito serem importantes. Fiz cirurgia de miopia. Há um ano comecei a usar óculos para perto. Há 6 meses descobri que estou com visão dupla. Já consultei um especialista que recomendou o uso de óculos com prisma no olho direito. Posso usar óculos com lentes multifocais no meu caso?

Marlon

Obrigado pelo depoimento, certamente contribuirá para o blog.
As lentes solamax são boas lentes e geralmente as pessoas se adaptam bem.

Abraço

Adilson

teoricamente pode sim. Mas é um caso bem especial.
Seu médico deverá indicar exatamente que lente ele quer que voce use e como deve ser montado o oculos

Muito legal esse blog. Parece que encontrei a turma discutindo exatamente o assunto que estou interessado. Também faço parte desse time que começou há pouco a usar o multifocal e ainda está naquela fase que acha que não vai sair vencedor.
Dr. Renato, parabéns pelo apoio.
Na parte de cima da lente, para longe, acho que estou indo bem. O problema maior é na parte de baixo, para perto.
Parece que minha lente só dá foco na parte central, numa área muito limitada. Aí eu olho para a página de um livro e não consigo encontrar uma posição em que a página inteira fique no foco e, com isso, tenho que ficar movendo a cabeça a cada linha o que torna a leitura muito cansativa.
Só consigo ler um pouquinho melhor uma página de revista com colunas bem estreitas.
Já num livro comum com uma linha de 12cm de largura, não dá pra focar a linha toda com a cabeça numa só posição. É preciso ficar movendo-a na horizontal pra ler cada linha por inteiro e isso é muito impraticável.
Alguém observou isso também?
Minha lente é Varilux Physio 360 com Crizal conforme recomendada pelo oftalmo que ainda não tive a oportunidade de revisitar. Estou na segunda semana de uso desses óculos.
Agradeço os compartilhamentos.
Obrigado.

Estou EXATAMENTE com o mesmo problema de foco do Orks. Inclusive as lentes Varilux com Crizal são as mesmas. Tenho o mesmo problema de foco. É normal essa parte das laterais disfocadas? Parabéns pelo Blog.

Pois é João, eu continuo insistindo com meu multifocal mas ainda não estou satisfeito com eles para a leitura de livros. Até tenho conseguido usá-lo muito bem no computador, tanto com tela grande quanto com a tela pequena do laptop mas, para livros, ainda está muito desconfortável.
Ontem mesmo, fiz várias experiências lendo um livro. Tento afastá-lo mais dos olhos e usar uma faixa um pouco mais na parte de cima da lente. Até que melhora um pouco porque a área de foco aumenta.
Mas estou com consulta marcada para o dia 8/Dez quando vou ter a oportunidade de discutir melhor com meu oftalmo e revisar se essas lentes estão realmente do jeitinho que deveriam estar.
Agora à noite não resisti e coloquei meu antigo só para perto para experimentar a diferença lendo uma revista e, claro, continuo achando muito bom, muito melhor que o multifocal.
Vamos ver como me saio no oftalmo e prometo trazer notícias.

Ok! Aguardo sua postagem por aqui. Estou com meu primeiro óculos e não sei direito se é assim mesmo que "funciona" ou eu estou exigindo demais. Para longe, tudo bem! Mas para leitura perto tem esse desconforto das laterais ficarem fora de foco. No notebook também é muito ruim. Minha tela é de 11 polegadas e isso incomoda muito. Vou a ótica na semana que vem perguntar sobre isso. Depois a gente troca informações.

ORK e JOAO

Muito bom voces se comunicarem e trocarem experiencias...

1 - A lente que voces escolheram é muito boa
2 - essa distorção lateral é normal e ocorre em todas as lentes, mesmo na phisio
3 - quando eu prescrevo um oculos multifocal eu costumo adicionar um grau de 0,25 p perto para tentar aumentar a area de perto do oculos e diminuir a necessidade de mexer a cabeça
4 - mesmo o melhor oculos multifocal nao vai dar uma visao de perto tao boa quanto um oculos só de perto. Eu sugiro aos meus pacientes fazerem um oculos só p perto, barato, para usar nas leituras prolongadas, principalmente a noite

Abç

Dr. Renato, muito obrigado pelo suporte, principalmente por ser de graça, e também pela oportunidade que o site nos oferece para discutir nossas experiências de iniciantes com multifocal.

O Dr. tocou num ponto interessante. Realmente, meu oftalmo também mandou acrescentar 0.25 no grau para perto no multifocal, eu tentei entender na ótica e, infelizmente, não foi possível. Essa é uma das dúvidas que eu tinha planejado tirar na minha próxima consulta.

Entendo então que com esse adicional de 0.25 o problema de foco para perto diminui um pouco e estaria pior sem ele. Isso é interessante.

Outra dica importantíssima é sobre fazer um óculos só para perto para leitura prolongada. Eu já vinha mesmo tendo essa ideia desde ontem quando experimentei, de novo, meu antigo e pude recordar como é infinitamente melhor para ler uma revista (à noite mesmo). Vou levar a sugestão ao meu oftalmo e fechar o acordo.
Só fiquei um pouco preocupado em começar a usar um só para perto para leitura prolongada e isso me atrapalhar a adotar definitivamente o multifocal. Mas entendo que isso vai depender um pouco de disciplina também, já que tenho o multifocal o dia inteiro para trabalhar.

De novo, muito obrigado por toda a atenção que nos tem dedicado.

Abraço.

Estive ausente viajando e somente agora pude ver os comentários de vcs. Eu fui ao meu oftamologista, e ele afirmou que é assim mesmo. A periferia fica mais Disfocada, mas que a gente acostuma. Nós enxergamos como está colocada na figura acima, brilhantemente explicada pelo Dr. Renato, com o "corredor de visão". Parabéns Dr. Renato pelo Blog,bastante útil para nós iniciantes, e obrigado pela atenção procurando de todas as formas nos orientar para que possamos ter uma adptação mais fácil. E nós Orks, vamos indo acostumando com essa nova maneira de enxergar, se bem que uma semana depois, talvez por ser o meu primeiro óculos e eu não tenha o de perto, pra mim fique até mais fácil. Um grande abraço a vcs e estaremos em contato aqui no blog.

É, parece que essa é mesmo a resposta mais comum: É assim mesmo e a gente se acostuma.
Eu tenho reparado em outras pessoas que usam multifocal pra ver como é que elas lêem livro pra ver se ficam mesmo movendo a cabeça pra direita e pra esquerda a cada linha ou se o cérebro delas já se acostumaram a ler o começo e final da linha sem foco mesmo.
Movendo a cabeça, ao cabo de umas 100 páginas, já estou com torcicolo.
Vamos ver. Minha consulta é semana que vem.
Ontem li a revista Veja inteirinha usando meu pra perto. Que maravilha!

OLá! Esou usando oculos para longe 0.75 D e 0.50 E. E para perto 2.00 D. Minhas lentes são varilux e Transitions. Qdo olho em linha reta para tela do PC, tdo otimo, mas se olhar para o teclado fica turvo. preciso abaixar a cabeça para ficar nitido. Se olhar para o chão, mesma coisa! Preciso abaixar bem o queixo para ter imagem nitida. Se virar para os lados, tbem não fica nitido. Será q isso vai passar? Nem possso pilotar minha moto, preciso de adaptação? Tomara, pois não foi nada barato. Penso em falar com oftalmo. by by

Ah Mary, esse tipo de "problema" com multifocal todos nós temos, parece que é normal e, pela minha experiência de pouco mais de um mês, diria que é até fácil de acostumar. Repare em todo mundo que usa multifocal e vai perceber que a pessoa vai sempre procurando o melhor ângulo para focalizar o objeto que está sendo olhado. Com o tempo, entendi que o cérebro vai ficando rápido nesse processo.

E livro? Já tentou ler?

Mary

É exatamente o que o Orks disse acima
precisa de uma adpataçao...de um aprendizado.
As vezes demora mas uma hora ele chega

Olá pessoal, hoje voltei ao meu oftalmo para fazer uns testes, re-conferir minha lente e tirar umas dúvidas que ainda me restavam.

Na realidade o Dr. Renato já tinha falado sobre a recomendação de, alternativamente, usar um óculos só para perto para leituras prolongadas e principalmente à noite. Meu oftalmo também confirmou essa recomendação e estou pensando seriamente em atualizar minha lente só para perto.

A melhor notícia que tive foi sobre não conseguir focalizar uma linha inteira num livro e ter que ficar movendo a cabeça de um lado para o outro para lê-la. Ele também disse que isso é normal em quem está começando mas que, com a insistência e com o tempo, o cérebro vai se acostumando com esse movimento e ele se tornará quase imperceptível não precisando fazer movimentos longos. Por isso quando pergunto pra alguém que usa multifocal há anos como é esse problema de leitura de livro, eles quase nunca nem conseguem entender qual é o problema. É porque já incorporaram a necessidade do movimento e o fazem sem perceber.

Minha lente Varilux estava com uma marca em formato de círculo bem no meio, eu estava achando meio estranho mas realmente era estranho. Com um tecido "especial" o oftalmo limpou a lente com mais força e retirou a marca que deve ter sido deixada pelo pessoal da ótica.
Confesso que nem senti diferença no uso da lente mas estou mais convencido de que todo esse desconforto que sinto até agora, depois de 1 mês e 18 dias de uso da lente é mesmo parte da normalidade. Vou continuar insistindo e sonhando com o dia em que a tecnologia vai permitir criar uma lente multifocal onde a parte inferior da lente vai ter o mesmo campo de visão da parte superior. Essa limitação, sinceramente, ainda não entendi porquê. Quem sabe o dr Renato possa ajudar a elucidar.

Grande abraço.

Olá pessoal, hoje voltei ao meu oftalmo para fazer uns testes, re-conferir minha lente e tirar umas dúvidas que ainda me restavam.

Na realidade o Dr. Renato já tinha falado sobre a recomendação de, alternativamente, usar um óculos só para perto para leituras prolongadas e principalmente à noite. Meu oftalmo também confirmou essa recomendação e estou pensando seriamente em atualizar minha lente só para perto.

A melhor notícia que tive foi sobre não conseguir focalizar uma linha inteira num livro e ter que ficar movendo a cabeça de um lado para o outro para lê-la. Ele também disse que isso é normal em quem está começando mas que, com a insistência e com o tempo, o cérebro vai se acostumando com esse movimento e ele se tornará quase imperceptível não precisando fazer movimentos longos. Por isso quando pergunto pra alguém que usa multifocal há anos como é esse problema de leitura de livro, eles quase nunca nem conseguem entender qual é o problema. É porque já incorporaram a necessidade do movimento e o fazem sem perceber.

Minha lente Varilux estava com uma marca em formato de círculo bem no meio, eu estava achando meio estranho mas realmente era estranho. Com um tecido "especial" o oftalmo limpou a lente com mais força e retirou a marca que deve ter sido deixada pelo pessoal da ótica.
Confesso que nem senti diferença no uso da lente mas estou mais convencido de que todo esse desconforto que sinto até agora, depois de 1 mês e 18 dias de uso da lente é mesmo parte da normalidade. Vou continuar insistindo e sonhando com o dia em que a tecnologia vai permitir criar uma lente multifocal onde a parte inferior da lente vai ter o mesmo campo de visão da parte superior. Essa limitação, sinceramente, ainda não entendi porquê. Quem sabe o dr Renato possa ajudar a elucidar.

Grande abraço.

Na verdade, uso as lentes multifocais já tem 04 anos. Desde a primeira receita sempre tive ótima adaptação. Recentemente troquei de óculos e com nova receita (da mesma médica de outrora), onde foi dito que meu grau aumentara. Ocorre que desta vez tudo está péssimo, não consigo focar o grau intermediário direito, a leitura no PC ficou horrível, estou muito triste com tudo isto. Já levei o oculos para conferência e a doutora disse estar tudo ok. As lentes usadas foram as mesmas do anterior - Space e tb estou usando Anti reflexo neles, não da mesma marca. Parece que a coisa acontece no grau intermediário, será que a medida pupilar infuencia, pois lá na ótica não foi medido no modo eletrônico, a menina da ótica marcou com uma canetinha, será tb que as alturas estão erradas ou o exame da médica deixou a desejar????? Estranho, porque nunca tive problema. Usava a mesma armação desde 2007, tendo repetido a receita qdo as lentes estavam riscadas, mas agora mudei pois a outra quebrou-se, mas mantive o mesmo estilo, modelo da armação. Como devo proceder?

Lucimar

Dificil seu caso hein?
A medida da distancia pupilar pode afetar sim e dar esses sintomas que vc relata.
Essa sua lente é da Essilor. Tente achar um representante da marca na sua cidade. Eles tem um otimo atendimento ao cliente e podem tentar avaliar o que esta saindo errado

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá, estou com uma dúvida, fazem 2 dias que estou usando oculos pela primeira vez sendo o mesmo de 1,50 para longe...gostaria de saber como sou universitária sempre estou na frente do computador, seria possivel me dizer se devo usar este oculos quando utilizo o computador?
Porque eu usei e me deu muita dor de cabeça...o que devo fazer???
Obs: Desculpe atrapalhar

Karenzita

Seu oculos provavelmente nao faz muita diferença para a visao de perto/intermediaria
Vc pode usar se quiser, mas se está te dando dor de cabeça, fique sem e use só para longe

Minha receita foi o seguinte OD: esférico: -1,00, cilindro -0,25, eixo 145° OE: -0,75 e 1,5 adição. Indo às óticas fiquei entre a solamax transitions e a varilux liberty transitions. Agora estou com dúvida sobre qual é a melhor ou se são a mesma coisa (só muda a marca). Obs.: Gosto de ler bastante. Peço a sua ajuda Doutor Renato.

Lindolfo

Todas as duas lentes são boas. Eu estou mais acostumado com a varilux liberty

Obrigado pela resposta, sim, só mais uma dúvida, a lente anti-reflexo acrescenta algo, em termos de qualidade de visão, quando a lente já é escurecida (transitions)?

Obrigado pela resposta, sim, só mais uma dúvida, a lente anti-reflexo acrescenta algo, em termos de qualidade de visão, quando a lente já é escurecida (transitions)?

Pessoal,

Comecei a usar óculos em 2009 ( 41 anos ) e o oftalmo tinha me receitado também óculos multifocais, apesar da minha dificuldade de visão ser mais para perto, pois trabalho com eletrônica e também utilizo muito laptop. Resolví fazer até então óculos somente para perto.
Recentemente vinha tendo alguma dificuldade também para assistir TV, quando procurei novamente o oftalmo para um novo exame e ele me falou que o meu grau para média e longa distância estaria aumentando por causa de eu não estar usando óculos multifocais... resolví então fazê-lo, com lentes VIP compact c/ antí-reflexo, conforme receitado.
Estou no segundo dia com o novo óculos e confesso que realmente a visão para média/longa distância ficou bem mais nítida ( apesar de eu anteriormente achar que não precisava de óculos para longe ), mas estou lutando para me adaptar para o grau de perto; conforme o colega disse anteriormente, o campo de visão é muito estreito e tenho que posicionar os olhos para a parte de baixo das lentes ( grau para perto ), causando um certo desconforto também ao pescoço!
Irei insistir por mais uma ou duas semanas, e caso não venha a me adaptar MESMO, voltarei a usar o velho óculos para perto, mandando antes atualizar o seu grau conforme a receita.

Abraços e "a luta continua...!" :) :)


Wagluis

Olá Wagner, seu caso é quase exatamente como o meu mas realmente pude constatar que com o tempo, as dificuldades na leitura de perto, o foco restrito, os movimentos laterais com a cabeça, tudo isso vai ficando imperceptível. Acho que o cérebro vai se acostumado. Eu tinha minhas dúvidas de que ia acontecer mas está acontecendo.
Hoje estou usando meu multifocal para ler, para trabalhar no computador e fazer coisas onde preciso de acuidade de perto. Uso também para ver filmes com legendas.
Por enquanto ainda não estou usando para dirigir nas nas outras atividades normais do dia a dia.
Abraço.

Lindolfo

sim. O antireflexo mesmo com lente escuras melhora a qualidade e diminui o desconforto

Wagner

esse seu desconforto deve melhorar com o tempo de uso. Veja o excelente comentário do Orks.

Orks e Dr. Renato:

Sim, para assistir TV o novo óculos ficou muito bom mesmo ( antes pensava que a imagem com pouca nitidez era por causa da antena, agora com este óculos parece imagem digital full HD! :) )
Mas ainda continuo com aquele desconforto para trabalhar no meu laptop e mexer nos painéis de alguns aparelhos, pois tenho que posicionar os olhos para a parte debaixo das novas lentes, tendo então que "posicionar" a cabeça um pouco acima do painel.

Continuo lutando...!



Abraços.


Wagluis

Muito interessante esse blog! Parabéns Dr. Renato!
Tenho 50 anos; tentei usar óculos multifocal há uns 10 anos, sem sucesso. Não me recordo a graduação, mas deveria ser pouca coisa pois não senti nenhuma necessidade dos óculos até 3 anos atrás. Daí cometi o "crime" de usar aqueles óculos de farmácia, que nada mais são que lentes de aumento. Há alguns meses notei que forçava os olhos prá ver TV, então fui ao oftalmo e hoje é o primeiro dia do meu multifocal (2,25º p/perto e 1,0º p/longe). Que bom que resolvi procurar "ajuda" na internet, pois não é fácil lidar com o enjôo e o "minúsculo" campo de visão para perto...
Agora estou mais animada. Parabéns Orks - espero ter a sua força de vontade!
Clélia

Clelia, também espero que vc logo se reencontre com sua boa visão. Agora mesmo estou lendo esse texto no computador usando o multifocal. Fico com ele o dia inteirinho no computador e sem problemas.
Quando pega uma folha pra ler, aí o bicho pega por só conseguir ver uns 10cm da linha no foco.
Já voltei no meu oftalmo e ele disse que é assim mesmo. Sinto que está melhorando, que estou me acostumando aos poucos mas ainda não cheguei lá. Quando vou ler uma revista inteira, aí pego o meu "pra perto" que fica muito mais confortável.
Sei que devo insistir e vou indo aos poucos.
Ainda tenho esse desafio que é me acostumar a ler livros e revistas com o multifocal. Quando conseguir, aí abandono o "pra perto" definitivamente.
Um dia chego lá. Espero.
Grande abraço.
Orks.

Bom dia Dr. Renato, tenho 47 anos e 11 meses e resido no interior de São Paulo. Uso multifocal há quase 5 anos, sempre passo no mesmo oftalmologista, e durante esses 05 anos, fiz três óculos multifocais devido a necessidade de correção visual, mas em óticas diferentes. Em 03 de abril de 2006 comecei com:
+2,0 para longe nos dois olhos e DP: 65 mm, e +3,0 para perto nos dois olhos e DP: 63 mm, usei uma lente multifocal das mais baratas, levei pra conferir no médico, o centro óptico estava meio fora, teve que corrigir, e o meu oftalmo não gostou muito do trabalho da ótica, sugeriu a troca. Aí em 31 de outubro de 2007, nova consulta, aí a correção foi:

Para longe +2,0 para os dois olhos, DP: 65 mm, Para perto adicionar +1,50, DP: 63 mm, aí em outra ótica, coloquei as lentes Solamax. No começo pensei que estava ficando louca, as imagens ficaram distorcidas, tudo esquisito, os ângulos ficaram diferentes, um horror, eu colocava um pouco e tirava e já corria para os meus óculos velhinhos, que delícia. Foi mais ou menos uns 70 dias, entre idas e vindas da ótica para "ajustes", o ótico já não sabia mais o que fazia comigo, porque parecia que o mundo estava do avesso, a sensação era horrível, para finalmente me sentir bem, e esquecer o ambiente seguro daquelas lentes meia boca que usava, eu nem percebia que usava multifocal, tamamha a adaptação. Enfim se passaram 03 anos com o mesmo óculos, e já fazia um tempo que já estava sentindo dificuldades para leitura, mas tive muitos problemas e a consulta ficava pra quando desse e em 28 de janeiro de 2011 fiz a tão esperada consulta e as coisas mudaram bastante.

PRESCRIÇÃO DO OFTALMO:

Para longe:
OD: +2,75 e OE: +2,50 e DP:65 mm

Para perto:
OD: 4,75 e OE: 4,50 e DP: 63 mm

ADIÇÃO DE +2,0 ESFÉRICO: SOLAMAX

Eu creio que ele já somou aí em cima para perto.

Aí fiz os óculos numa outra ótica, uma grande rede aqui da minha cidade, mesma armação, mesmas lentes, mas só que estranhei demais as novas lentes. Levei para conferência, e aí ele achou que estava meio forte o pra longe do OE, levei na ótica, foi revisado e ele conferiu e disse que estava certo. Só que pelo amor de Deus, estou estranhando demais, estou usando há 05 dias, estou tendo dor nos olhos, nas narinas na altura dos olhos, dor de cabeça, dor na nuca, tontura, enjôo, penso que nem consigo andar sózinha no centro de minha cidade, como de costume, tamanho desconforto, e desequilíbrio devido as tonturas, a minha vontade é de jogar o óculos no meio da rua. E o pior que nem posso correr para o outro, porque a armação é a mesma, só tirei as lentes, aí para descansar uso o primeiro de tudo, aí fico "bem", mas sem conseguir fazer leitura nenhuma, está super fraco.
Estou estranhando tudo, as imagens que estão na minha memória, está em contraste com tudo que estou vendo agora, e dependendo do jeito que acerto os óculos na auricular , mais do lado esquerdo, vejo a parede, as coisas, o azulejo do banheiro, meio que pendendo para o lado esquerdo, meio que entortando, será que é da adaptação? Acredito que vou me adaptar, porque ainda está recente, mas o choque foi grande. Dr. Renato desde já agradeço-lhe e muito obrigada por esse blog elucidativo.

Dora de Moraes

Este comentário foi removido pelo autor.

Boa noite Dr. Renato sou eu Angela (Dora de Moraes), ainda tenho algumas dúvidas, realmente essa adaptação está sofrida, embora meu oftalmologista pediu-me para experimentar 15 dias, estou no 6º dia, estou lutando. Parece que os sintomas já estão diminuindo um pouquinho de intensidade, mas principalmente durante o dia, onde a claridade ajuda na visão das imagens, essas lentes estão me incomodando. No campo superior que é o de longe, às vezes ficam turvo, e quando estou pra almoçar vejo aquele fundo no meio dos óculos, a mesa parece rebaixar, aí volto a usar os meus primeiros óculos multifocais (Pra longe: OD e OE (2,0), aí ficam bem. Agora o que eu estou achando estranho é essa distorção nos cantos superiores das lentes, mais o esquerdo, as imagens entortam, ressalvando que isso acontece quando eu viro os olhos pra ver de lado, "eu tenho essa característica", mas quando eu viro a cabeça aí às coisas se acertam, mas eu vou ficar toda hora virando a cabeça? vai me dar um tremendo torcicolo. Nas antigas lentes multifocais eu tinha uma visão pra longe confortável, e dentro daquele grau, meio nítida, mesmo com esse vício visual. A diferença é gritante, quando vejo as imagens por cima dos olhos, e quando entro no campo das lentes, fica tudo gigante com o aumento, e entortando nos cantos das lentes.
Agora à noite, me sinto um pouco melhor com as novas lentes, no computador estou bem com elas. Desculpe-me se me alonguei demais nas minhas postagens, é que realmente estou chateada com tudo isso, e a saudade de minhas lentes antigas é demais. Muito obrigada, espero um pronunciamento do senhor.
Atenciosamente

Dora de Moraes

Alguns conselhos
- procure sempre mexer a cabeça e não os olhos. Se vc olhar pelo cantos das lentes vai ter distorçaõ das imagens. Algumas lentes tem um campo de visao maior mas outras tem esse campo bem estreito
- Algumas pessoas tem uma dificuldade grande de adaptaçao. Considere usar oculos separados ou até lentes de contato
- Nao compare com seus oculos antigos. Ele tinha um grau mais baixo, entao a diferençao do grau de longe e o de perto era menor, o que facilita a adaptação

Muito obrigada por sua resposta, me deixa um pouco mais animada. Aguardarei mais um pouco, se não acostumar mesmo, considerarei suas orientações quanto ao uso de óculos separados. Quanto ao campo de visão de algumas lentes, gostaria de ressaltar que as lentes, tanto as antigas da 2ª troca, quanto essas novas são Solamax. Existe variações de campos mesmo sendo do mesmo fabricante?

Atenciosamente,

Dora de Moraes

Caro Dr. Renato, boa noite.
Parabéns pelo site. Somos em 3 em nossa família (eu, minha esposa e nosso filho), todos com miopia. O site é bastante esclarecedor em diversos aspectos. Por isso, tomo a liberdade de lhe pedir orientação para a questão abaixo:
meu filho tem 9 anos e é portador de miopia. A última prescrição de lentes que lhe foi passada é a seguinte: OD (esf. -10,25 . cil. -1,25 . eixo 10º . DNP 26,5) OE (esf. -12,00º . cil. -1,25 . eixo 165º). Ao experimentar seu nove óculos, sentiu ~que sua visão estava duplicada. Sua médica alegou que se tratava de erro na DNP.
Entretanto, a mesma médica que o examinou a há quase 1 ano atrás, prescreveu-lhe lentes da seguinte forma: OD (esf. -10,00 . cil. -1,00 . eixo 180º) OE (esf. -11,75º . cil. -1,25 . eixo 165º). Sabendo que o eixo está ligado ao astigmatismo, não parece estranho uma receita de 14/03/2010 apontar eixo de 180º para -1,0 de Astigmatismo no OD e, após quase um ano, em janeiro de 2011, apontar eixo de 10º para astigmatismo de -1,25?
Para dissipar dúvidas, levei meu filho em outra médica, que já o havia atendido antes. Pois bem, a receita dele, em maio de 2.009, apontava no mesmo OD astigmatismo -0,75, com eixo 180 e hoje, dia 14/03, a receita apontou astigmatismo -1,25 com eixo 20. Fiquei completamente confuso. Há uma brutal diferença entre os eixos nas receitas. Numa das médicas, primeiro o eixo é 180 e depois 10. Noutra médica, primeiro o eixo é 180 e depois 20!!
Gostaria de obter sua posição a respeito do tema.
Muito agradecido. Cordiais saudações.

Marcos

Na verdade a diferença no grau do eixo é pequena.
A mudança de 180 para 10 é de apenas 10 graus e nao de 170 como pode parecer
O 180 é igual a zero graus.

essa diferença de eixo em um grau pequeno de astigmatismo (1,00 grau apenas) quase nao faz diferença nenhuma.
Mesmo assim o ideal seria rever, mostrar a receita de um médico para o outro para refazer o exame

Angela

Cada marca tem varios modelos de lente entao pode e tem diferença entre elas em relaçao ao campo de visao

Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato, muito obrigada mais uma vez pela resposta. O senhor tem sido muito gentil para conosco, elucidando todas as nossas dúvidas sobre o multifocal no seu blog. É muito bom ter um profissional do seu quilate, para nos ajudar.
Eu ainda continuo a ter alguns desconfortos visuais por conta desse óculos, e o meu oftalmologista disse que estava tudo ok, quando fez a conferência.
Eu postei as minhas dúvidas no dia 10/03, mas concomitantemente eu já estava marcada na ótica para ir ao laboratório para acertar o uso dos óculos, porque as minha haste esquerda estava torta e a lente do OE forçava a região dos olhos e eu tinha que inclinar os óculos, com as hastes distantes da auricular uns 2,5 cm + ou - para achar um foco melhor de visão, e isso estava deixando-me com a visão distorcida, vendo as laterais entortando, e o longe muito perto demais, me confundindo quanto a recepção das imagens de longe, estava muito desconfortável.
No dia 14/03 (segunda-feira) compareci a essa relojoaria/jóias/ótica, que é uma grande rede aqui em minha cidade, com 10 lojas, muito conhecida, com um atendimento bom, mas o seu laboratório fica centralizado num outro endereço. Infelizmente agora, vim a saber que várias pessoas não ficaram satisfeitas com os seus serviços, não sentindo bem com os óculos, não enxergando direito, inclusive um deles fez somente um monofocal pra longe, e mesmo assim não deu certo, passando pra outra ótica, fazendo outro óculos, o problema dele foi resolvido, e ele ficou muito satisfeito com os óculos dessa ótica, aí que eu fiquei mais insegura ainda, e me desculpe o termo, com o saco cheio, porque estou nessa ladainha há 25 dias, já não estou confiando nessa ótica. O técnico, 'lembre-se' não fica nas óticas, a gente é atendida pelas recepcionistas da mesma, ele me atendeu no laboratório, junto com a funcionária da ótica que foi comigo, mexeu daqui e dali, marcou os pontinhos pretos, vinha colocava no meu rosto, verificava e voltava, colocava no meu rosto, e perguntava se eu estava enxergando, aí pediu-me o óculos velhinhos e levou lá pra dentro, depois voltou, arrumou a plaqueta, e disse-me que o centro ótico estava fora, estava pegando na intermediária, aí ele foi colocando o centro ótico, até que melhorou muito a minha visão, e ficou nítido, pra enxergá-lo aonde ele estava, e uns 4,0 metros de distância. E ele falou-me que haveria a necessidade de trocar as lentes, porque tinha mexido no centro ótico, e tinha que subir mais, não entendi nada. Aí foi solicitado uma ordem de serviço para a troca das lentes com a funcionária e me deu os óculos para que eu continuasse usando. Só que percebi uma diferença ao longe, parece que distanciou as imagens, ou ele colocou certo agora, não sei, estou confusa completamente, e dependendo da distância ao longe, ficou desfocado, e com o velhinho fica, apesar de ser mais fraco o grau, mais nítido do que esse atualizado. Dr. Renato, confesso ao senhor que já estou ficando meio desgastada emocionalmente com tudo isso, até porque a gente gasta um bom dinheiro pra não ter dor de cabeça, e aí da onde a gente menos espera começa os problemas, até porque já está me atrapalhando até trabalhar, porque fico ansiosa e desconfortável com essas diferenças todas. De perto está tudo bem. Existe diferenças assim entre óticas? o que acontece quando os óculos não dão certo, e a ótica fala que está igualzinho a receita, aí já entre aspas transfere o problema ao oftalmologiata, como se ele errasse o grau, aonde que origina os defeitos de montagem das lentes? Pode o centro ótico não estar certo, a ponto de trocar as lentes, quem será que errou? Isso é normal acontecer, ou essa ótica é que tem muitas falhas? Eu penso assim, "quem não tem competência, não se estabeleça". Se ainda não ficar satisfeita, posso pedir mediante a nota fiscal, a anulação da compra e ser ressarcida do meu dinheiro por essa prestadora de serviços óticos?
Desde já agradeço-lhe a atenção, meus cordiais agradecimentos.

Atenciosamente,

Angela de Moraes

Angela

Nem sempre as grandes redes são as melhores oticas. Eu particularmente prefiro as oticas pequenas onde voce é atendida pelo otico ou pelo dono, o atendimento é mais pessoal e direto
Se nao ficar bom, voce tem todo o direito de ter seu dinheiro de volta

Li esse texto hoje e carinhosamente me lembrei desse post nesse blog tão legal. Pena que está em Inglês mas, aos capacitados, vai ser interessante.
A Girl Who Hated Wearing Glasses [www.labnol.org] http://goo.gl/Uh7lO

Orks

Muito legal essa apresentação. Realmente a gente nao consegue dimensionar o quanto um oculos muda a vida da pessoa

Vc já leu o novo texto sobre as lentes multifocais novas?
http://www.medicodeolhos.com/2011/03/novas-lentes-de-oculos-varilux-hoya.html

abç

Boa noite Dr. Renato, quero lhe agradecer pela atenção dispensada ao meu caso. Ontem retornei a relojoaria/jóias/ótica que errou na montagem dos meus óculos, porque realmente os graus estavam certos, mas o centros óticos estavam fora da minha íris, um horror, constatei em outras óticas, montagem toda irregular. Felizmente, eles reconheceram a deficiência, tentaram contornar a situação, mas eu estava decidida a por um ponto final nesta angústia, foram mais de 30 dias, nesse tormento, e me devolveram o dinheiro. Mas infelizmente, ainda estou para resolver o meu caso, já voltei ao meu ótico antigo, da ótica pequena e simples, mas com um tratamento altamente técnico, profissional e especializado, e ele já tranquilizou-me em relação aos problemas que houve, inclusive sugeriu-me uma outra refração até em outro oftalmologista, para diminuir qualquer margem de erro. Sinceramente, consegui até dormir melhor depois de resolvida essa questão, agora é só ir ao oftalmo, e fazer esses novos óculos, inclusive com sugestão dele (ótico) de fazer a lentes com armaçao fechada em toda lente, disse ele que é para diminuir o prisma...o que será prisma?
As lentes serão Solamax mesmo, mas com tratamento de teflon, ou outro anti-refelexo, para diminuir esse incômodo horrível que é a luz forte nos olhos da gente.
Dr. Renato eu bem que gostaria de fazer as lentes Varilux com Crizal, porque são de excelente qualidade e tecnologia, mas são meio salgadas no preço. Enfim agora sei que estou em boas mãos.
Dr. Renato, as lentes TG2 da Zeiss são boas?
Muito agradecida pelo apoio.

Angela de Moraes

Angela

Todas as lentes da Zeiss são de excelente qualidade
A questão do prisma é um pouco complexa para explicar mas acredite no seu ótico e siga as recomendações dele

Eu fiz um exame no mes de Dezembro e deu OE 0,5 e OD plano. Só que nao fiz o oculos ainda, mas agora estou correndo atras disso. Queria saber se tenho que fazer um novo exame pra ver se o grau aumentou, ou posso fazer o óculos com essa receita.
Agradeço desde já.

Naah

em geral, o grau prescrito nao precisa ser epetido antes de 3 a 4 meses

Dr. Renato, meu nome é Zorando Júnior.
Acabei de renovar as minhas lentes multifocais, VARILUX PHYSIO 360, CRIZAL FORTE. Como já sou usuário de lentes semelhantes, não tive muitos problemas para me acostumar com os novos graus. Contudo, passei a vivenciar um problema até então desconhecido. Dependendo da luminosidade, ou mesmo da claridade no embiente, uma mancha esverdeada é refletida nas laterais das lentes, chegando em alguns momentos a ver refletido parte da minha face. Todos os que usei anteriormente, jamais tive tal experiência. Esclareço que, pela primeira vez, escolhi óculos que não possuem aros, como os atuais. O senhor tem alguma explicação para isso? Devo retornar à ótica para qualquer ajuste?Desde já, agradeço a gentileza de seu comentário. Um forte abraço.

Dr. Renato meu nome é Sonia e uso 2,50 grau pra perto para leitura, mas pra computador fica horrivel nao existe um para meia distancia...grata

Sonia

Existe sim...é o oculos intermediario (interview). Está escrito lá em cima, no finalzinho do texto. De uma lida

Zorando

desculpe a demora para responder

Isso pode estar ocorrendo porque as lentes devem estar muito polidas e quando isso acontece, a luz passa por dentro das lentes. Isso acontece porque a armação que você está usando deve ser balgiff(TRÊS PEÇAS) ou com nylon em baixo.O certo é fosquear as bordas das lentes para que a luz não possa penetrar. Antes de ir à ótica, voce pode telefonar para o número 0800-7272007 , que lá eles o encaminharão
para a ESSILOR, representante das lentes Varilux para uma avaliação mais técnica

Olá Doutor!
Me chamo Nice
Estou com dúvidas sobre o óculos multifocal.
O meu médico indicou a melhor ,mais o custo dela é muito alto.Então fui pesquisar nas óticas e em quase todas a indicação foi a Varilux Confort.É a primeira vez que vou fazer uso desse tipo de óculos.Estou preocupada com os sintomas da adaptação. Rs
Grau distância + 1.25 D e + 1.25 E (DNP) 30/30.5
Leitura Aa + 1.25 D e E (DNP) 28/28.5
Qual a lente mais indicada?
Obrigada !

Olá!
É a primeira vez que vou fazer uso de lentes multifocais.Não sei qual a melhor e de baixo custo,pois estou com receio de não me adpatar! Será que o Doutor pode me ajudar?
Obrigada!

Enilse

Nao posso te sugerir a marca A ou B. Seria antietico e nao é o objetivo do blog fazer propaganda das marcas.
Te sugiro seguir as dicas desse texto acima e conversar bem com o seu médico e com o ótico responsavel pela ótica

A minha oftal me receitou um multifocal estou conseguindo me adaptar, exceto para computador que é preciso levantar a cabeça para poder ler.A pergunta é se eu posso solicitar a ótica fazer um óculos só para computador com a receita que me passou.

Security

pode sim. COm a mesma receita a otica pode fazer um oculos intermediario para o computador

Não queria que fosse antiético,mais a marca que meu médico indicou como sendo a melhor,é o preço de uma geladeira e da mais cara!Rsrsrs
Já li tudo do seu blog e o que achei é que não adianta muito escolher a melhor ou pior e sim tentar se adaptar com a que escolher.
Muito obrigada !

Dr.Renato, boa tarde

Gostei muito do seu site. E muito bom saber que existem pessoas preocupadas com os seus semelhantes como o senhor.

Chamo-me Carlos Roberto e comprei um oculos Varilux Confort Transitions New Edition(alias muito caro, mas foi presente do meu filho). Sou aposentado e tenho 73 anos.Desde 55 anos uso oculos Varilux tais V1, Expert, Confort e nunca tive problemas. A receita do meu oftalmo foi

O.D. O.E.
Longe Longe
Esf +1.00 Esf +0.75
Cil -0,50 Cil --------
Eix 20 Eix --------

Perto Perto
Esf AD +3,25 Esf AD +3,25
Cil -------- Cil --------
Eix -------- Eix --------

Acontece que a noite as luzes dos postes, automoveis, inclusive suas lanternas vermelhas aparecem como reflexo acima do foco das luzes cerca de 0,5m ou 1.0m circulos com bordas brilhantes e raios tambem brilhantes que se movem conforme o movimento da minha cabeça o que muito me incomoda. Meu medico disse na epoca do exame de vista que eu estou com um principio de catarata e que a minha vista nao seria mais a mesma devido o meu astigmatismo e a pequena catarata. Sera que este problema que estou tendo refere-se as lentes, eixo, cilindro ou catarata? Esse meu oculo atual nao tem protecao antireflexiva nem e mais possivel coloca-la. Solicito um parecer do senhor. Agradeço muito. Obrigado.

Carlos

esses sintomas podem ser tanto pela catarata quanto por um erro do oculos
O ideal é voce fazer um exame com outro medico para confirmar o grau e verificar se a montagem do oculos (distancia pupilar, altura etc...) está correta
Se em nada disso houver erro, entao só pode ser pela catarata mesmo

Dr. Renato

Agradeco a atencao do sr.

Conforme o seu paracer me parece ser defeito na distancia pupilar ou altura dos oculos visto que a medicao foi feita sem o pupilometro e sim marcada visualmente com caneta pelo tecnico da otica, pois sendo a astigmatia no olho direito, fiz testes tapando cada vista com a mao e o problema continuo. A catarata esta bem pequena segundo o oftalmo. Fiz novo exame sem levar os meus oculos em outro medico e o resultado foi:
OCULOS
Para Longe e Perto
OLHO DIREITO
Esf +0,50 Cil: --------
OLHO ESQUERDO
Esf: pPLano Cuil: -------

DP: mm Adiçao:+3,00

Obs. Se multifocal +0,25pp. Deixar as marcas.

Nao entendi nada, sumiu com o astigmastimo que desde o 1ºoculos que usei foi sempre constatado.

O que quer dizer aquele pPlano que na receita ele esta em maiusculo como se fosse uma digitacao de grau?

Por que tanta diferenca nas recitas se o meu oculos foi adequirido no inicio de Abril?

Agradeco mais uma vez e desculpe pelo incomodo.

Muito obrigado!

Carlos

Plano significa que nao tem grau

a mudança de grau pode ser causada pelo inicio do aparecimento da catarata mas tambem por pequenas diferenças entre um exame e outro
o exame é be subjetivo, depende da informaçao passada pelo paciente...então pequenas variaçoes podem ocorrer

Dr. Renato

Obrigado pela sua atencao. Sucesso na sua carreira.

Deus te abencoe.

Carlos

dr estou tendo muita dificuldade de adptaçao nessa lente multifocal faz 15 dias que fiz o oculos só tinha problema para ler agora tenho 0,50 para longe e 1.75 para perto para ler ja me adptei agora para longe nao dá doi o meu olho direito nao consigo ler a hora naqueles relogios digitais na tela da tv pq embaça tudo e fica turvo no olhar embaixo da vista ... gostaria de saber se tem algum problema no eixo me disseram isso sera verdade pode ser isso

Boris

pelo que vc disse vc nao tem astigmatismo. E só o astigmatismo tem eixo
entao o problema deve ser outro
volte no seu medico p ele avaliar seu grau

boa noite dr renato tire minha duvida minha filha fez uma nova revisão de grau o medico observo uma alteraçao no grau que foi od esferico -2,50 cilindrico -3,00 eixo 15 oe esferico -2,50 eixo 165 antes era od esferico PI cilindrico -2,50 eixo 10 oe PI cilindrico -2,00 eixo 150 ela tem grau de astigmatismo mas esse aumento de grau ele nao achou normal entao ele pediu uma topografia da cornea para saber porque aumentou tanto quero que o senhor responda a minha duvida e preocupação sera que e caso de eu ficar preocupada ela so tem 15 anos agradeceria a sua resposta obrigado pela atençao Rosemary.

Rosemary

ela tem q fazer esse exame solicitado
Pode ate ser uma mudança normal devido a idade mas é importante saber se ha outra coisa, como por exemplo um ceratocone. POr isso a necessidade desse exame

Olá Dr. Renato ! Adorei o blog do senhor , é raro ver um profissional da saúde dedicar-se tanto a auxiliar as pessoas aqui pela internet !
Comecei a usar multifocal há pouco tempo e estou sentindo muita dificuldade de adaptação no uso com o computador. Trabalho com computador e só consigo enxergar bem levantando a cabeça e para perto tenho que manter certa distância para ler, esses procedimentos estão corretos ? Estou pensando em mandar fazer um só para o computador, na especificação meia distância que li aqui no blog, pois estou ficando até com dores no pescoço, já que trabalho o dia todo no computador...obrigada pelas orientações e um ótimo 2012 para o senhor !!

Postar um comentário