Recent Posts

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre graus, óculos e lentes de contato

Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.

Antes de ler esse texto é interessante você entender como os nosso olhos funcionam para formar as imagens. Para isso leia esse texto http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/como-os-olhos-funcionam.html

Antes de tudo, óculos não é doença! Uma pessoa que enxerga perfeitamente mas que para isso precisa de óculos é dita uma pessoa com saúde ocular perfeita. O problema é quando mesmo com óculos a visão não fica 100%.

Antes de falar sobre óculos falaremos sobre os tipos de grau (aqui chamados de vícios de refração) que os óculos corrigem. Sim porque há alguns vícios de refração que os óculos não corrigem (ver vícios de alta ordem posteriormente).

Uma pessoa emétrope é a que não tem grau nenhum, enxerga perfeitamente sem o uso de auxílios ópticos (óculos ou lente de contato). Isso só ocorre em 4% da população mundial.

Algumas pessoas conhecem a nomeclatura "visão 20/20" (ou 6/6). Isso é o modo que os oftalmologistas usam para medir a visão. 20/20 significa 100%, 20/40 significa 50%, 20/200 10% e assim por diante.

Os distúrbios de refração (ametropias) mais comum são: Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (popularmente chamada de vista cansada)

 - - - No final desse texto tem um link para você testar se possue algum desses graus. - - -

Miopia talvez seja a mais comum de todas. Por uma alteração no tamanho do olho ou no índice de refração das estruturas oculares a imagem do objeto visto é formada antes da retina. Com isso o paciente míope tem dificuldade para focar objetos a longa distância. Em compensação a visão de perto fica nítida mas, quanto maior o grau de miopia, mais próximo do olho o objeto precisa ficar para estar nítido.
A colocação de óculos com lentes côncavas (dita negativa) ou lentes de contato colocam a imagem em cima da retina e então tudo fica magicamente nítido.




A hipermetropia é justamente o oposto. A imagem é formada atrás da retina e os objetos localizados a curta e média distancia ficam desfocados. O esforço constante de focalização torna cansativa a leitura e pode causar dor de cabeça e cansaço. De novo, o uso de óculos, nesse caso lentes convexas (dita positiva) ou lentes de contato colocam a imagem em cima da retina e a imagem fica nítida.





Como já deve ter dado para perceber é IMPOSSÍVEL uma pessoa ter miopia e hipermetropia no mesmo olho. Embora raro é possível ter miopia num olho e hipermetropia no outro, o que é chamado entre os médicos de antimetropia.

Vale ressaltar que embora o senso popular diga que “miopia é para longe e hipermetropia é para perto” quem tem um alto grau de miopia ou de hipermetropia vai apresentar dificuldade para todas as distâncias, curtas ou longas.

astigmatismo pode estar presente isoladamente ou associado à miopia e a hipermetropia.
Ela ocorre por uma alteração da curvatura da córnea ou do cristalino distorcendo os objetos e formandos vários pontos de foco diferentes na retina. A imagem fica distorcida e é uma causa frequente de dor de cabeça. Um óculos ou uma lente de contato especial (gelatinosa tórica ou rígida) corrigem esse problema.




Já a presbiopia merece um capitulo a parte e falarei mais dela a frente
Em resumo é a dificuldade para leitura que inexoravelmente todos nós seres humanos apresentaremos após os 40 anos. As letras parecem ficar menores, precisamos esticar o braço para ler o jornal, bula de remédio nem pensar... até que chega a hora em que o braço fica curto e o oftalmologista é consultado.

O mecanismo é semelhante ao da hipermetropia. Por uma alteração das estruturas oculares, a imagem do objeto é formada atrás da retina. Um óculos com lentes positivas coloca a imagem no foco certo.

Quem não usava óculos antes fica injuriado porque vai ter que começar a usar e quem já usava vai precisar se adaptar ao multifocal. As mulheres, mais vaidosas, tentam resistir porque é o óculos que denuncia a idade. Tudo bem, aceite, faz parte da vida. A outra opção seria pior.

Decifrando os Mitos: Usar o óculos diminui o meu grau?Não. O óculos e todos os outros métodos somente corrigem a imagem desfocada. Não é um tratamento em si, somente uma maneira de corrigir a imagem que não está nítida.

Clique aqui e leia mais sobre os óculos multifocais,
sobre lente de contato
e sobre cirurgia refrativa

Faça um teste online para saber se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/04/teste-sua-visao-miopia-hipermetropia-e.html

Você é Miope? Então saiba tudo sobre a miopia lendo esse texto:
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/tudo-sobre-miopia.html

Usa óculos? Então saiba como escolher que tipo de óculos é melhor para você:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/07/como-escolher-seus-oculos.html



32 comentários:

tenho astigmatismo e miopia, to com 4 de miopia qria muito operar
vcs operam???

Posta algo sobre ceratoconia por favor

Já tem esse topico no blog. Procure por Ceratocone. Tem 2 ou 3 posts sobre esse assunto

blog muito bom, parabens mesmo.Eu tinha um medo danado de oculos e agora que coloquei, como o Dr mesmo disse não quero tirar nem para tomar banho

MINHA MÃE TEM 0 GRAU2 DE MIOPIA QUAL A MELHOR LENTE PARA ÓCULO

MINHA MÃE TEM GRAU 20 DE MIOPIA QUAL MELHOR LENTE PARA OCULO

Ela tem 2 ou 20 graus de miopia? Se for 2, existem varias lentes boas e leves.
Se for 20, ai a melhor opçao é lente de contato porque qualquer oculos será grosso

olá... gostaria de tirar uma duvida, vou ter que fazer um oculos pq tenho 5.75 grau de miopia, qual seria a melhor lente para eu estar usando , uma que não fique grossa ????
Ouvi falar da POLICABONATO, CRIZAL e outras.
Uma que não seja tão cara!

Ao post acima

Sugiro a leitura do texto http://www.medicodeolhos.com/2010/07/como-escolher-seus-oculos.html

Vc vai entender melhor sobre os tipos delente de óculos

Olá,
o meu filho de 4 anos tem astigmatismo am ambos os olhos, em conjunto com hipermetropia no olho esquerdo e miopia no direito. Esta situaçao é bastante invulgar, nao é? Poderá acarretar mais problemas? Existe algum tratamento que se possa fazer? Obrigada

Isso se chama antimetropia (um olho com miopia e o outro com hipermetropia). Isso é raro mas nao tem problema nenhum
Só usar os oculos direitinho

comecei a usar óculos agora aos 46 anos (para perto), estou sentindo alguns desconforto : não sei para ate que distancia devo focar as imagens pela lente , as imagens mais distantes estão embassadas , devo manter o óculos todo o tempo no rosto ?

anonimo

Se o seu oculos é um oculos de perto, de leitura ele só serve para distancia curtas, de 20 a 50 cm em media
A partir dai, a visao fica turva e voce precisa tirar ele
Voce mesmo vai sentir em que situaçoes deve ficar com oculos

gostaria de saber se quando fala-se que tem astigmatismo , se fala em graus tambem, exemplo: ''eu tenho 3 graus de miopia''. se fala tbm ''eu tenho ... graus de astigmatismo'' ou so fala ''eu tenho astigmatismo''. ?

Lorena

Astigmatismo é medido em graus (1, 2, 3 etc...) da mesma forma que miopia e hipermetropia

OI BOA NOITE DR. TENHO UMA GRANDE DUVIDA QUANTO A USAR LENTES DE CONTATOS GELATINOSAS O MEU GRAU É O SEGUINTE OD+200 LONGE OE+ 175 E PERTO OD + 300 E OE + 275 A MINHA DUVIDA É COMO MANDAR FAZER AS LENTES COM QUAL GRAU? DESDE JÁ AGRADECO POR SUA RESPOSTA.

Macfir

como vc tem grau de perto além do grau de longe
fica um pouco mais complexo
Leia o texto abaixo que pode te ajudar um pouco

http://www.medicodeolhos.com/2010/04/lente-de-contato-e-presbiopia.html

Olá doutor! Boa noite!
Uma pessoa que tem 500 micras de espessura e 5 graus de miopia e 1 de astigmatismo pode fazer cirurgia refrativa?
Obrigada

Pri

baseado só nesses dados...sim, é possivel a sua cirurgia de grau mas pela tecnica de PRK

Tenho 4,25 de miopia e 2 de astigmatismo na visão esquerda. A visão direita é normal. Uso lente rígida. Mesmo com a lente, algumas coisas bem pequenas ou longe ficam um pouco embaçadas. Sem a lente não consigo ver nada. Isso é norma, ou a lente tinha que corrigir 100%?

Diego

Isso é normal. Nem sempre as lentes conseguem dar uma visao tão nitida quanto ao olho que nao tem grau nenhum. Ainda mais no seu caso que tem um grau relativamente alto

Dr. Renato,
Obrigado por esclarecer minha dúvida!

meu grau de um olho é 3,75 e outro 4,0 e meu oftamologista disse que tenho hipermetropia e astigmatismo mas não deu dados sobre isso.Minha pergunta é se há a possibilidade de fazer alguma cirurgia pro meu caso?

Cliton

depende de varios exames
Se vc quer operar, tem que procurar um oftalmo e questionar isso
Ele fará varios exames e te dará a resposta

Boa tarde doutor,
Lhe escrevo da Colombia, descobri seu blog no Google e gostei muito, o sr é sempre muito atencioso com seus leitores. Uso óculos há 8 anos e só mudei de grau 2 vezes, o grau atual que tenho é OD: 3,75x50º e OE: 2,00x120º, tenho astigmatismo e ceratocone segundo o médico daqui estou com o grau 2 no OE e grau 3 no OD de ceratocone. Resolvi optar pelas lentes, e nisso estou, estou fazendo a cotação das lentes e pra minha surpresa em 3 óticas que fui, uma foi pior que a outra, pois nenhuma concordava com a receita que meu médico passou. E nenhuma coincidia a com a anterior. A receita que meu médico passou é:
L.C.R Gás permeavel Ecolens Plus DK 100 CNO cod 452
OD 43,00/48,00X30º
OE 42,75/48,75x150º
espero ter escrito os dados certo, os números que forneci estao corretissimos, espero uma resposta sua, conforme o sr me disser eu farei.
Sei que pelo ceratocone devo ter muito cuidado e temo fazer lentes erradas, já que uma vez uma dra em SP me receitou uma lentes gelatinosas e nao me serviram pra nada, foram 500,00 jogados fora.
Obrigada desde já pela atençao!

Fabiana

respondi sua pergunta no texto sobre transplante de cornea a laser
http://www.medicodeolhos.com/2011/07/transplante-de-cornea-laser.html

Olá Doutor,
Eu uso oculos a pelo menos 2 anos, porém ainda ñ me acostumei e muitas vezes fico sem oculos, devido a isso, recentemente tive um aumento no meu grau que é de miopia.
Erradamente, e por impulso adquiri na internet essas promoções de site coletivos para compra de lentes de contato.
Fui ao Oftalmo e ele me passou a receita com: OD: ESF -1,50 CIL - 0,50 EIXO 90º DP63mm
OE: ESF -1,50
Gostaria da sua ajuda quanto a umas perguntas que o meu medico não soube me responder, me orientou que procurasse um local especializado em lentes, pois lá eles fariam todos os exames.
Eu até procurei,A lente que me foi recomendada por eles foi a OP42. mas os exames especificos só são feitos quando se realmente vai fazer a lente, e não era o meu caso.
Por isso peço sua ajuda para que eu ñ perca esse cupom.
Gostaria de saber como posso calcular + ou - qual grau eu peço para as minhas lentes, o mesmo do oculos? e a curvatura? lembrando que o meu grau é:
OD: ESF -1,50 CIL - 0,50 EIXO 90º DP63mm
OE: ESF -1,50
E quanto a lente OP42?
Desde já Grata,

Ola Dr. Renato Meu nome é Marcello Eu tenho miopia e astigmatismo. Eu gostaria de saber se posso usar lente gelatinosas par corigi esse grau.

OD Esf -3,50 Cil -3,25 eixo 11
OE Esf -2,25 Cil -4,25 e eixo 165

desde ja sou grato.

Ola Dr. Renato Meu nome é Marcello Eu tenho miopia e astigmatismo. Eu gostaria de saber se posso usar lente de contato gelatinosas par corigir esse grau.

OD Esf -3,50 Cil -3,25 eixo 11
OE Esf -2,25 Cil -4,25 e eixo 165

Julyars

o grau da sua lente será a mesma dos oculos
Quanto a curvatura eu nao tenho como dizer
Só medindo. O seu medico pode fazer isso p vc

Marcello

seu grau de astigmatismo é um pouco alto
No seu caso seria melhor a lente rigida gas permeavel

Postar um comentário