Recent Posts

Lentes de Contato - Tipos, modos de usar e complicações


Por ser um um tema grande e complexo esse assunto está dividido em 3 posts:

- Lentes de Contato: Tipos, modo de usar e complicações
- Lentes de Contato: Como cuidar. Limpeza, Higiene e Manutenção
- Lentes de Contato: Uso na presbiopia

Lentes de Contato: Tipos, modo de usar e complicações

Basicamente existem três finalidades para o uso das lentes de contatos:

• Correção visual de grau (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia)

• Estéticas (lentes coloridas)

• Terapêuticas (lentes sem grau usadas para correção de algumas doenças oculares)

Tipos de lente de contato:

1. Rígidas Gás-Permeáveis
2. Gelatinosas
3. Híbridas

1 - Lente de Contato Rígida Gás Permeável

Como o nome diz são lentes “duras”. Apesar da impressão inicial, são as lentes menos nocivas ao olho. Permitem uma boa oxigenação da córnea, uma boa lubrificação e por serem menores que as gelatinosas não cobrem uma região do olho muito importante chamada “limbo da córnea” responsável pela produção das células da superfície ocular.
As lentes rígidas são as lentes ideais para correção da visão em pacientes com ceratocone. Para saber mais sobre essas lentes de contato para ceratocone, clique aqui

No entanto são mais incomodas que as gelatinosas e exigem um tempo de adaptação maior. Por esse motivo muitas pessoas evitam usá-la, preferindo a gelatinosa


2 - Lente de Contato Gelatinosa

É a lente mais confortável, mais fácil de cuidar e mais fácil de comprar. Isso explica o seu sucesso, visto que é a mais lente mais vendida. Praticamente não exigem qualquer tempo para adaptação.
São feitas de dois materiais: Hidrofílicas e Silicone-Hidrogel. Essa últimas são as mais novas e permitem uma oxigenação da córnea muito maior do que as hidrofílicas.
Elas podem ser de descarte diário, semanal ou mensal ou feitas para uso diário por períodos maiores.


3 - Lente de Contato Híbrida

Combinam algumas características das duas lentes anteriores. Geralmente a região periférica da lente é gelatinosa e o centro é feita por um material rígido. É usada para situações especiais, como ceratocone ou após cirurgias refrativas.

DICAS IMPORTANTES

1 – NUNCA compartilhe sua lente de contato com ninguém. (Parece estranho, mas tem gente que faz!). Isso não é nada higiênico e aumenta a chance de contaminação.

2 – NUNCA lave sua lente com água da torneira, água filtrada, água boricada etc.. Você estará se arriscando a pegar uma grave infecção ocular. Use sempre e somente as soluções especificas para limpeza e higiene das lente de contatos. Existem várias disponíveis no mercado.

3 – Caso sua lente de contato caia do seu olho na rua, NÂO coloque-a no olho sem fazer sua correta higiene antes. NUNCA a coloque na boca para limpar e depois coloque no olho (também parece estranho, mas juro que tem gente que faz). O risco de infecção é enorme.

4 – Descarte as lentes no prazo determinado pelo fabricante mesmo que elas lhe pareçam boas. As lente de contatos com prazo vencido acumulam mais proteínas e as bactérias aderem mais facilmente aumentando o risco de alergias e infecções.

5 – Interrompa o uso e procure seu oftalmologista ao menor sinal de irritação com as lente de contatos. Principalmente na ocorrência de vermelhidão intensa, dor e/ou turvação visual. Não insista. Vá ao médico.


Vantagens da lente de contato em relação ao óculos:

  • Estética. Muitas pessoas não gostam da sua aparência com óculos e preferem usar lente de contato o dia todo. Outras usam óculos no seu dia a dia mas, numa ocasião especial, como uma festa ou uma entrevista de emprego preferem a lente de contato.
  • Campo de visão. Principalmente para pessoas com graus altos, o óculos restringe o campo de visão aos objetos enxergados através das lentes dos óculos. A visão fica borrada quando os olhos enxergam por fora das lentes do óculos. A lente de contato permite uma visão nítida em todo o campo de visão, pois elas se mexem junto com os olhos.  
  • Prática de esporte. Impossível imaginar um jogador de futebol ou de vôlei usando óculos. Sim, eles também tem grau, mas usam lente de contatos. Até mesmo para uma corrida na praia ou uma esteira na academia a lente de contato é muito mais cômoda.

Perguntas freqüentes:

É só comprar a lente de contato e sair usando? NÃO, definitivamente não. Se você nunca usou ou nunca foi orientado por um médico, procure seu oftalmologista. Você colocaria um aparelho de dente sem consultar um dentista? Pois o raciocínio é o mesmo. Um oftalmologista precisa avaliar qual o melhor tipo de lente de acordo com o seu grau, ver se a lente ficou bem adaptada no seu olho e te orientar sobre os cuidados necessários.

• O grau da lente de contato é o mesmo do óculos? Nem sempre. Dependendo do grau há uma variação da receita do óculos para o grau da lente de contato. Quanto maior o grau maior essa variação.

Por quê meu médico não me dá uma receita com o grau da lente de contato? Porque não existe uma receita assim. O grau vai depender do tipo de lente usada e muitas vezes precisa de um novo exame de refração após colocar a lente no olho. Só o profissional que adaptar a lente de contato te dirá qual o grau certo.

Posso dormir com as minhas lente de contatos? Sim e não. Dependendo da lente de contato o uso durante o sono está autorizado pelos órgãos reguladores e pelo fabricante. No entanto, eu, como oftalmologista, e muito dos meus colegas de profissão somos contrários ao uso da lente de contato para dormir. Além de não ver muitas vantagens em usar lente de contato enquanto se está dormindo (seus sonhos não vão ficar mais nítidos se você estiver de lente!) os prejuízos podem ser grandes. No entanto, ressalto que essa é apenas a minha opinião pessoal (e a de muitos colegas também).

Como a lente de contato pode agredir seus olhos:

A oxigenação da córnea é feita principalmente pela difusão do oxigênio do ar atmosférico através da lágrima e do epitélio corneano. A lente de contato é, portanto, uma barreira a passagem desse oxigênio. Embora os materiais usados hoje em dia permitam uma boa difusão do oxigênio pela lente de contato (consulte o fabricante para saber como é a permeabilidade da sua lente), ainda sim é uma barreira. E, quanto mais alto o grau, mais espessa será a lente e menos passagem de oxigênio vai haver.
A baixa oxigenação pode levar a uma falência e até a morte precoce de algumas células da córnea que não se regeneram (células do endotélio corneano).
Além disso, as células da superfície corneana ficam prejudicadas e seu funcionamento inadequado. Isso pode resultar em inflamações (ceratites) e facilitar a ocorrência de infecções.
As lente de contatos também acumulam resíduos de proteínas e podem resultar em alergias oculares, quase sempre reversíveis mas as vezes um tanto persistentes.
E talvez o principal risco do uso da lente de contato é a ocorrência de uma úlcera de córnea infecciosa, por bactérias, fungos ou amebas.
O uso de lente de contato é um dos principais fatores de risco para essa enfermidade e responsável por alguns dos mais graves casos de infecção corneana existentes.
Alguns pacientes podem ficar com seqüelas permanente na visão devido a essas infecções e podem até necessitar de transplante de córnea.



No entanto, vale ressaltar, que todas as complicações listadas acima ocorrem quase exclusivamente em que usa lC de forma errada, por mais tempo que o permitido, não faz a higiene correta etc...
Quando orientado por um bom profissional, o uso de lente de contato é muito seguro.

Lentes de Contato Coloridas

Essas lentes de uso cosmético requerem o mesmo cuidados das outras lentes gelatinosas.
Podem ser com ou sem grau e há várias tonalidades de cores disponíveis no mercado. Recentemente os fabricantes tem lançado no mercado lentes com desenhos diferentes, modificando bem o aspecto do olho. Isso por si só não é prejudicial ao olho.
O problema dessas lentes é que muitos dos usuários não tem qualquer orientação sobre o uso correto das lente de contato, alguns usam somente em festas e chegam a compartilhar as lentes com outras pessoas.

Alguns modelos tem um gosto muito duvidoso, como vocês podem ver abaixo.


Lentes de contato para ceratocone

São muitas as opções de lentes para corrigir a visão em pessoas com ceratocone ou degeneração marginal pelúcida ou mesmo ectasia pós lasik. Como esse assunto é muito extenso fizemos um texto só sobre as opções de lente para os pacientes com ceratocone. Leia abaixo:

Atenção! Esse post está fechado para novos comentários. Por favor, leiam os comentários já postados. A sua dúvida já pode ter sido respondida. Ou então, leia o texto abaixo aonde tiramos mais dúvidas sobre lentes de contato:

Se a sua dúvida é sobre como limpar e cuidar da lente de contato, então leia o texto abaixo


Tem vista Cansada? Quer usar Lente de Contato Multifocal? Então leia esse texto antes:

Você é Miope? Saiba tudo sobre óculos, lentes e cirurgia para miopia:

299 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 299 de 299   Recentes›   Mais recentes»

Dr.
Estou com 3,0 e 3,5 de astigmatismo em meus olhos. Fui ao médico e a ótica e eles me indicaram a tórica gelatinosa, que ficou caríssima. Sem comentar o preço, o senhor confirma que este tipo seria o melhor em meu caso?

Doutor comprei minhas Lentes de Contato Gelatinosas Hidrosoft da solótica validade de 12 meses gostaria de saber si e uma boa marca de lente e si acaso eu cochilar por poucos minutos pois trabalho e as veses acabo cochilando no onibus gostaria de saber si posso ter algum problema quanto a isso pois as lentes nao sao pra dormir sao raras as veses que durmo porem nao passa de mais que meia hora,quanto a questao de higiene limpo elas todos os dias uso os produtos recomentados pelo fabricante da lente uso Colírio umidificador e removedor proteinas e risiduos 4 veses ao dia

obrigado aguardo seu retorno

Olá Dr. Renato eu tenho ressecamento nos olhos , posso mesmo assim usar lentes coloridas para diversão acho super legal e quero curtir olhos azuis quando sair.

Boa noite Drº
Estou usando lente gelatinosa Acuvue Oasys a uma semana,tenho um grau de miopia em cada olho sendo que no esquerdo 0,5 de astigmatismo, o médico não receitou lente que corrigisse meu astigmatismo, "por que falou que meu grau era baixo e o custo é alto", percebi que em longas distâncias não tenho tido problema, mas ao usar o notebook ou tentar enchergar qualquer coisa de perto não faço foco. Tb tenho sentido que meus olhos enbaçam bastante, tenho que ficar piscando até ele voltar, vou entrar em contato com meu oftalmo, mas estou triste mesmo com o resultado da lente, por que eu fotografo, e hoje fui usar na sessão de foto, e o problema ficou pior ainda. O Srº sugere algo?

Fabiana
Doutor,por que a lente tórica é tão cara ?

Olá Dr. Renato, primeiramente gostei muito do site.
A umas 3 semanas maios ou menos peguei conjutivite, coisa que nunca tive, durou poucos dias. Como uso lentes de contato descartei as que estavam contaminadas e comprei outras (tenho miopia e astigmatismo uso -1,75), mas a umas 2 semanas meus olhos estão vermelhos, as vezes aparece alguma remela esbranquiçada, mas muito dificil, de vez em quando sinto arder e a lente no olho direito de vez em quando também incomocada um pouco na parte superior, como se estivesse rasgada ou algo do genero.
O que pode ser isso ?

Carolina Schramm

Raquel

Voce só tem 2 opçoes
lente gelatinosa tórica ou lente rigida gás permeavel

Gerson

É uma boa marca sim
Um cochilo rapido e eventual nao tem problema nao

Fabiana

é uma lente especial, especifica e mais nova
Deve ser por isso

Carol

Pode ser alguma sequela da conjuntivite e nao relacionada a lente de contato
Retorne ao seu medico para uma nova avaliaçao

Olá Dr. Renato,
fui ao médico e ele me disse que pode ser da lente também, me passou um colírio para pingar durante 5 semanas em horários decrescentes e 1 mês sem uso das lentes.
Posso estar fazendo um novo exame para poder fazer óculos com o olho inflamado?
Pois tenho apenas 1,50 de miopia e 0,50 de astigmatismo mas, como faço uso das lentes há 2 anos estou sentindo muito a diferença.

DR

eu li num sitio k a pilula pode interferir com as lentes de contato..pode provocar secura nos olhos..isso e verdade?

Stik

Olá doutor,em relação as lentes toricas até qual grau(de cilindro) existe hoje em dia ?

Carol

Nessa fase qualquer mediçao de grau poderá sair errada. Nao tem como te passar oculos com o olho assim
Infelizmente, terá que esperar desinflamar

Ana Gregorio

sim, isso é vedade, especialmente nos anticoncepcionais com alta dosagem hormonal.
Mas nem todas as pessoa tem ressecamento ocular devido as pilulas

Stik

Nao tem muita certeza, mas se nao me engano, elas vao até 4 ou 5 graus no maximo

Boa tarde, tenho 2 duvidas.

Eu usava oculos a 1 ano e pouco e me irritei, não quero mais usar oculos, fiz uma nova consulta pra ver cmo estava o grau, e fiz o pedido de Lente de contato ("É daquelas gelatinosas "discartavel de 2/2 meses"). E eles erraram a receita, deixou o eixo esquerdo 10º a menos, e isso ta bem visivel, não consigo ler mto bem com os 2 olhos pois o esquerdo prejudica o direito (O direito esta normal).
E a pergunta, teria algum problema eu ficar utilizando esta lente por 1 semana (Tempo que demora pra eles fazerem a nova). Ou continuo usando o oculos? (Eu pegi pra ele ver como estava o grau do oculos e ele disse que o oculos estava 20º eixo a mais no olho direito) E ficar sem creio que seje ruim. O que devo fazer uso o oculos ou a lente? (O oculos eu consigo ler normal, a lente ja fica desfocado).

2ª Eu fico cerca de 14 horas na frente do PC (Trabalho/lazer). Tem pessoas que diz que quem usa mto computador, lentes não faz bem. Isso procede? Ou posso usar a lente tranquilamente?.

Obrigado.

Guga

1 - Pode usar a lente mesmo estando um pouco errada. O maximo que pode acontecer é voce ter um pouco de dor de cabeça.
2 - Nao tem problema usar mesmo trabalhando com computador

É realmente está dando uma dorzinha de cabeça.
Deixa eu lhe pergunta, como eu sei se meu olho está "seco" de mais, ou está normal?.

- Obrigado pela atenção e rapidez para resposta. -

(Ótimo site).

OLA DOUTOR TUDO BEM? EU TENHO ASTIGMATISMO DE 2,5 DE UM OLHO E 2 DO OUTRO É NECESSARIO USAR UMA LENTE TORICA OU NAO VAI CAUSAR EFEITOS COLATERAIS SE EU USAR SOMENTE AS P MIOPIA NORMAL.
GRATO miqueias

Guga

Pelos sintomas voce pode ter uma ideia (leia o texto de olho seco desse blog)
mas uma avaliaçao precisa só no consultorio medico

Miqueias

Com esse grau, só corrigir a miopia nao vai te dar uma visao boa. Tem que corrigir tambem o astigmatismo

Jenifer

Boa Noite Dr. Renato, minha duvida esta na Curva Base, pois pedi para sublinharem minha curva base, mas o local indicado no meu exame está assim:

OD: K1 = 43,69@166° / K2 = 43,98@76° / AVG = 43,85D
CYL = - 0,29 D ax 166°

OE: K1 = 44,13@30° / K2 = 44,42@120° / AVG = 44,28
CYL = - 0,29 D ax 30°

Sempre vejo a curva base ser 8.1/8.4/8.7 mm, etc.
Não entendi bem o que significa, de acordo com esse resultado há uma maneira de saber qual a curva base em mm?

Obrigado!!

Jenifer

Não há não.
Os valores que voce postou são a ceratometria, que é um dado da sua córnea.
Com base nesses valores é que se calcula a curva base. Mas isso é muito complexo e varia da caso para caso. Só um profissional pode avaliar

Ola tira minha duvida aqui, eu tenho um problema na visão direita de Retina deslocada, algo assim, só sei que eu não enxergo nada, vejo tudo embaçado tanto de lnge e perto, enho 28 anos e a ultima vez que fui no coulista fiz um monte de exames e tals, ele disse que isso era de nascencia e que nao tinha soluçao, nem com oculos,lento operaçao, com binoculos nada nada, depois disso larguei mão, como se passaram anos e anos, queria saber se hoje ja tem alguma solução pra isso po nem q eu fique com 1 2 graus mas q ficasse melhor.......ja ate marquei oculista novamente para pergunta isso, quem sabe né............................me responda por favor.

Olá doutor.

Comecei a usar lente e pouco tempo, ultimamente meu olho começo a ficar irritado (cossando de mais qdo ele é "molhado" com colirio e/ou ate mesmo agua).
Eu li o tópico de olho seco e reparei que colirios com conservante pode causar isso. Bom eu estava pingando o produto que eu uso pra higienizar a lente mesmo, coloquei um pouco em um vidrinho (esterilizado) e qdo a lente começava a irritar (provavel qdo o olho começa a "secar") eu pingava, e creio que foi isso que começo a da essa irritação. A propria vendedora da lente disse que esse produto poderia ser pingado normalmente no olho até pra "umidificar" mesmo. É o "Renu Plus, da baust Lomb. Posso continuar usando ele como "umidificador" ou não?

Uma outra coisa, fiquei cerca de 1 semana com o que parecia ser um cisco no olho direito, eu pinguei colirio, "lavei" o olho com o produto da lente, ate enfiei o olho em baixo da torneira kkk, e nao saia, hoje ele parou de irritar, nao sei se era cisco ate por que ele não irritava frequentemente era so as vezes, e irritava mesmo parecia areia.Isso pode ser sintoma de olho seco?

Ultima pergunta, Fiquei com a lente hoje desde a meio dia ate as 7 da noite, apartir dai começo a "sentir a lente" eu fui da uma olhada meu olho parecia estar "seco" (no decorrer do dia ele parecia bem "umido") e creio que isso fazia com que a lente irritasse, o que devo fazer, nao sei se meu olho "seca com o tempo" ou sei lá, como ja disse, eu fico MTO no computador, e isso consta lá nos sintomas de olhos secos, mais o meu fica normal, so depois de um tempo usando ela que começo a sentir ela, e tambem sai bastante do lugar ai tenho que ficar piscando pra ela voltar, e isso me irrita mto.
O que fazer nesses 3 casos?

J Rufino

Pelo que deu para entender do seu relato, realmente parece nao ter muito jeito
Mas só te examinando é possivel te ruma ideia melhor. Ouça a opiniao do seu medico

Guga

suas 3 perguntas sao sobre a mesma coisa... irritaçao com lente de contato. Pode ser só ressecamento mas pode ser alergia ou ceratite tambem. Voce deve ir ao oftalmologista antes de piorar e virar algo serio

O renu pode ser usado nesses casos mas alguns colirios sao melhores para hidratar a lente, como fresh tears, optive etc...

Boa tarde Dr. Renato.

Adquiri uma lente de contato em uma òtica, lente Tórica, e as veses ta embaçando mto, porem, isso é MTO frequente e piscar somente nao digamos que, faça a lente voltar ao local correto, tenho que ficar meio que esticando os lados dos olhos. E isso é disconfortavel.
O grau não parece estar errado, por que as vezes fica nitido, porem acontece isso ai, embaça mto frequentemente.
Segue o grau, e o que foi repassado para lente:
Grau;
O.D. ESF: 0,75 - CIL: 1,00 - D.EIXO: 1,60
O.E. ESF. 1,00 - CIL: 1,00 - D.EIXO: 1,70
D.P: MEDIR

Lente; (informações da caixa)
O.E. SPH: 0,75 - CYL: 0,75 - AX: 170
O.D. SPH: 0,75 - CYL: 0,75 - AX: 160

O que eles fizeram esta certo? o embaçado é questao de costume ou ela nao esta se adaptando ao "tamanho" do meu olho?

Fico no aguardo.
Obrigado.

Eu inverti os dados ai mais está certo.

O Grau ta - Direito e Esquerdo.
A lente ta - Esquerdo e Direito.

Ta correto so coloquei o esquerdo primeiro.

Thanks.

Bom como eu não sei editar os post aqui, vo mandar outro, pode responder em 1 só.

Como eu comprei as lentes em Ótica, eles nao mediram meus olhos (Segundo a médica isso deveria ser feito). Isso pode influenciar em algo?.
Até por que ela sai do lugar mto frequentemente. Por ela ser gelatinosa (tórica) ela tem 1 padrao de tamanho ou varia de pessoa pra pessoa?. E se sim, a òtica caso isso esteje me prejudicando, é obrigada a medir/trocar a lente?

Obrigado e desculpa os post picado.
Aguardo.

Alan

Seu caso é muito tipico de movimentaçao inadequada da lente tórica. Toda vez que uma pessoa pisca a lente se move a visao fica ruim. Por isso a lente torica precisa ser bem calculada para nao haver essa movimentaçao. Voce está pagando o preço de fazer lente em otica ou na internet e não no médico.
Agora a soluçao é procurar um medico para fazer a adaptação correta da lente.

Pois é, como não entendia muito bem de lente, me indicaram essa ótica e acabei fazendo lá mesmo.

Bom, como a lente ja está toda feita (estou usando a teste ainda, não abri a caixa).
Tem como um medico especializado "arrumar" essa lente? Ou só pedindo outra?.

E eu to achando ela meio desfocada/embaçada, ate quando supostamente está no lugar certo, acha que é o caso de fazer outra consulta em outro oftal pra ve se a ultima consulta o medico não "erro" um pouquinho (Por que eles trocaram e concertaram o grau errado da lente, está exatamente como na consulta).

Obrigado Dr.

Boa Noite Dr...Preciso fazer um teste de adaptação de lentes de contato,gostaria de saber qual a diferença entre passar em um oftalmologista e um profissional contatólogo?Qual vc me indica e por que?

Alan

Um oftalmo que trabalhe com lente pode identificar o erro da sua lente e mandar trocar pela lente certa. Nao te como consertar essa, tem que mandar trocar

Cidinha

Eu sou médico e como tal prefiro a adaptaçao feita por médicos. Eles são mais bem treinados, entendem de outras doenças oculares além das lentes, tratam as possiveis complicaçoes causadas pelas lentes etc etc
mas existem boas contatologas tambem. O importante é que elas trabalhem seguindo a orientaçao de um medico, em relaçao a que tipo de lente usar, quantas horas por dia ...

Dr. Renato, boa tarde
A minha receita do óculos é a seguinte:
OD -0,25 esf. -0,75 cil 10º
OE -1,75 esf -0,50 cil 180º

Comprei a lente de contato O2optix - CibaVision
OD -0,25 / OE -1,50

Estou exergando muito bem de perto, mas de longe está bem embaçado, não enxergo as placas.
Devo seguir a receita do óculos? Ou realmente está correto comprar a lente com o grau menor?
Por favor, solicito sua orientação.
Obrigada!!!

Olá Dr. Me Chamo Neila, Consultei um médico e com a receita mandei fazer lentes de contato tóricas de silicone hidrogel conforme o médico me passou. Coloquei as lentes novas, mas só consigo enxergar bem com o direito o esquerdo está muito embaralhado, sinto como se não fosse meu grau.

Em 29/08 eu consultei com um médico que me passou a seguinte receita:
OD -1,25;-0,50;eixo 135°
OE -1,00;-1,00;eixo 30°

e em 27/10 dois meses depois eu consultei com outro que passou o seguinte grau:

OD -1,50;-0,75;eixo 130°
OE -1,00;-0,75;eixo 20°

E minhas lentes vieram descritas na embalagem com esse grau acima.
Oque pode ser um erro na fabricação das lentes ou no meu grau????

Obbrigada!

Renata

O que está faltando na sua lente é o grau do astigmatismo que nao foi corrigido. por isso a dificuldade para longe

Neila

Dificil dizer...pode ser as duas coisas
A diferença de grau entre as receitas é pequena, entao pode ser alguma coisa na lente... dificil dizer. Só voltando no seu médico

Boa noite Dr.

Bom o caso da lente ja deu td certo. Obrigado.

So tem mais uma pergunta, todo dia no cair da noite (usando a lente desde cedo), o olho começa a ficar seco e começo a sentir a lente ate ai td bem, porem, qdo eu vou pingar o colirio (No meu caso o msm produro de limpeza da lente o Renu Pls, da baust...) meu olho Cossa de maiiiiis, muito mesmo. O que pode ser isso? De manha qdo da akela embaçadinha e nao volta, eu pingo tambem, cossar até cossa, só que pouco, isso é normal?

Obrigado desde ja.

Bom dia Dr!

Me chamo Vinícius.

Tenho 24 anos e sou adepto ao uso de lentes de contato há algum tempo.
Já usei Bausch & Lomb, Acuvue 2 e estou usando meu 1º par de Acuvue Advance.
Ultimamente por falta de cuidado mesmo, tenho dormido algumas vezes com a lente.
De uns tempos pra cá, meus olhos tem ficado um pouco vermelhos, principalmente o esquerdo e com os óculos ou com a lente, enxergo embassado.

O que pode ser neste caso?
Obs: Eu usava o umectante da Bausch & Lomb, estou há alguns dias usando o Systane UL.
porém já passei a usar o Fresh Tears e agora
Obrigado.

Alan

Pingue um colirio especifico para isso e não o produto de limpeza, de preferencia um lubrificante como o fresh tears, systane ou lacrifilm

Vinicius

Voce pode estar com alergia a lente ou uma ceratite...
Voce tem usado demais a lente e deve procurar um oftalmo antes que piore

Dr,
Tenho 13 anos de idade, tenho 2.0 graus de miopia em cada olho e não gosto dos óculos porque embaçam toda hora. Qual é a melhor lente recomendada ?

Este comentário foi removido pelo autor.

Oláa...
Pretendo comprar minhas lentes de astigmatismo (oasys johnson) pela internet(netlens)..(já que fim de ano medicos/clinicas estão impossiveis) quanto aos graus, todos são possiveis, porem de onde pretendo comprar, os eixos sao de numeros inteiros.. 70 80 90 etc... preciso do eixo 95... nao havendo, posso comprar ao inves de 95, arredondar para 90 ou para 100???
dária muito diferença arredondar para mais ou para menos? há problema?
alguem me ajuda? obrigado

Olá novamente Dr.

Primeiro, feliz natal rs.

Bom so tenho 2 perguntinhas, (Prometo que são as ultimas rs).

1º Posso pingar soro Fisiologico para "umidecer" o olho? (Tipo quando a lente sair do lugar e/ou embaçar). Varias pessoas ta falando pra mim usa isso. Pode?

2º Minha lente do olho esquerdo fica saindo do "lugar" e embaçando frequentemente, e mtas vezes não volta ao centro correto, ou seja, não enchergo perfeitamente com ela (nada tao drástico). o que pode ser?

Obrigado.
E feliz natal e um próspero ano novo =)

Luiza

A melhor lente para voce é a descartavel gelatinosa
Mas vá num médico oftalmologista para ele te passar a lente certinha.

Sander

se o seu grau de astigmatismo não for muito alto (maior do que 2,5) não vai fazer tanta diferença arredondar o eixo do astigmatismo

Alan

1- NAO use soro fisiologico para lubrificar as lentes. Use colirios proprios para isso (fresh tears, systane etc)

2 - pode ser que o diametro e curvatura da lente nao estejam exatamente do tamanho certo para o seu olho

Certo,

- Não tem um mais em conta? Por que o Renu ta quebrando minhas perna, (Vidro de 500Ml da durando 1 mes e meio, com a maravilha do salário minimo, e varias contas pra paga, banca o RENU e esse colirio ai, praticamente 1 por mes, fica meio complicado).
At´r por que esses colirios lubr. vem pouquinho e são bem salgados ($).
- Não tem nenhum com a mesma composiçao porém mais em conta? (Generico propriamente dito).

E obrigado pela atenção/respostas dadas.
Otimo site, vou recomendar.
Att.

Alan

Nao existem genericos para isso

Soluçoes de limpeza: Renu, opti free, solo care

Colirios: Fresh tears, systane, lacrifilm

Ta certo.
Obrigado Dr.

Feliz 2011.

Oi Doutor, bom começei a usar lentes de contato tem umas 3 semanas, e são graus diferentes, o olho direito se adaptou bem as lentes, quase nao as sinto porque é gelatinosa, ja o olho esquerdo é rígida, e sinto olhos embaçado, e bem no canto do olho está vermelho e as vezes sinto um ardencia, gostaria se saber se é questão de adaptação!!
Obrigado!!!

Luciana

sim, isso é normal
Comparar a lente gelatinosa com a rigida no quesito conforto é até covardia
Mas tenha paciencia que o olho esquerdo ficará bem tambem

Obrigado Doutor^^ estava com medo já ^^
Tenha um bom 2011

Pamela

olá doutor, eu estou usando lentes a 3 dias, eu tenho -1 de miopia nos dois olhos, e eu estou vendo embaçado, eu queria saber se isso é normal nos primeiros dias (hoje eu senti uma melhora e estou enxergando um pouco melhor)

Pamela

Isso é normal sim
mas se em alguns dias nao ficar bom, volte no seu médico

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr. Renato, estou querendo começar a usar lente de contato colorida, meu oftamologista disse que eu posso usar, pretendo ir no Centro Oftalmológico pelo qual ele trabalha essa semana para mandar fazer as lentes.. mas ainda tenho um pouco de medo. é realmente seguro o uso desse tipo de lente? posso ficar tranquila?

Poetisa

Se voce fizer a higiene da lente de forma correta, descarta-la na hora certa, nao dormir com as lentes etc etc... é muito seguro e bem tranquilo.
Pode usar sem receios

Obrigada Dr. Renato pela resposta, ja comprei a lente, comprei uma descartavel por enquanto pra me acostumar, depois irei comprar a anual. Gostaria de saber se o fato de eu ter que passar o dia todo no ar condicionado pode prejudicar meus olhos com a lente.. vou ter q usar sempre o colirio?

Ola Dr.Renato,meu nome é Isadora.
A uns 3 anos atras usava lente gelatinosa ACUVUE 2 e me dava muito bem com ela. Fui ao oftalmo a pouco tempo e meu grau é OD-0,75 a 150 e OE-0,75 a 15 fiz meus oculos e esta tudo bem.Mas como quiz voltar a usar lentes e ja estou acostumada fui a otica e ele me disse q eu teria que mudar a lente pois teria que ser a torica...entao comprei a torica que ele me recomendou BAUSCH E LOMB -SOFLENS e ela esta me encomodando...parece q tem um cisco no meu olhoo e nao sei se é impressao minha mas parece q o tamanho da lente é maior que a que eu usava sera que pode ser isso o encomodo ou seria mesmo a qualidade da lente?
Obrigada

Fiz uma viagem bem longa de avião e optei por não usar as lentes de contato gelatinosas que tenho, guardei-as no estojo com a solução. Mas, de alguma forma, o líquido vazou em um dos compartimentos. O problema é que só percebi isso quando fui abrir o estojo com a intenção de usar as lentes, 48h depois. Não sei ao certo a quanto tempo a lente está assim. Retirei as lentes do estojo, troquei a solução e deixei-as lá, não as coloquei. O que posso fazer?

Desde já agradeço,
Natália

Poetisa

O ar condicionado deixa o ambiente com menos umidade entao a lente ressaca um pouco
Mas usando colirios lubrificante isso ameniza

Isadora

Esse seu incomodo pode ser tanto pela marca da lente (o diametro, material, tamanho etc... sao difierentes) quanto pelo fato de ser tórica e a antiga não
Acho que a acuvue tambem tem o modelo tórica...poderia testar

Natalia

Tem q tentar avaliar se elas ressecaram muito e perderam suas propriedades...
Dificil avaliar isso, só em lugares especificos.
Se for lente descartavel, sugiro usar uma nova

"Eduardo"

Dr. tenho cirurgia marcada pra daqui 3 dias, uso lentes desde quando tinha 12 anos, hoje estou com 21, minha dúvida é a seguinte, caso volte alguns graus após a cirurgia, eu posso usar lente ou a formatura da córnea estará danificada ? nunca mais poderei usar lentes ?

Obrigado

Dr Renato Boa Tarde,
Tenho Astigmatísmo estabilizado com 125 OD e 175 OE e Miopia com 150 OD e 200 OE, gostaria de saber que tipo de lente de contato eu posso usar. Obrigada

me chamo Diana
doutor uso lente gelatinosa a 6 meses
percebi que minha lente esquerda não estou
vendo bem.
fica como se estivesse suja ,faço a higienização
correta mais não melhora
minha prima usa lente também e eu coloquei a dela e ficou melhor a minha visão. Posso fazer essas trocas ou não.

Olá Dr. No começo do ano fui a uma consulta no aftalmo ,pois queria usar lentes ,mas ele me disse que eu não posso pois eu tenho miopia e astigmatismo juntas ,mas eu não me acostumo com os óculos ...Qual a sua opinião Dr?

Eduardo

Se voltar a ter grau após a cirurgia voce poderá sim usar lentes de contato
Mesmo que sejam lentes especiais, voce terá essa opçao

Gabi

vc pode usar lentes gelatinosa toricas (principalmente se o eixo do seu astigmatismo for perto de 180 graus) ou lentes rigidas gas permeaveis

Adriene

Vc nao deve nunca usar lentes de outras pessoas... lente de contato é tao ou mais pessoal do que a escova de dente.
Se sua lente está ruim, vá ao seu médico para ver se ela está com algum problema e se voce pode continuar usando ou precisa fazer uma nova

Sil

Se vc tem miopia e astigmatismo, voce nao pode usar as lentes gelatinosas comuns. Mas pode usar as lentes toricas ou as lentes rigidas

Vou marcar uma consulta novamente ,e vou conversar com o médico sobre essas lentes ,Muito obrigada Dr.

Olá doutor! Tenho lentes de contato para miopia de - 4,50 e - 4,75. Ontem passei o dia todo colocando e retirando as lentes para testar qual ficava melhor. Não tenho ceratocone mas agora estou com medo de ter desenvolvido isso por ter ficado o dia todo mexendo nos meus olhos. Isso é possível?
Lembrando que só fiz isso um dia e depois não mei mais nos meus olhos.

Att,
Pg

Boa noite Doutor
Estou começando a usar lentes de contato- gelatinosas. Nas duas vezes que usei senti coceira ao usar e ao retirar também. Além de secreção (a popular "remela") qndo estou sem as lentes. Meus amigos falam que isso é normal (faz parte da adaptação).Meus olhos não ficam vermelhos. Como tenho histórico de conjuntivite alérgica tenho dúvidas se é realmente só uma questão de adaptação ou se sou intolerante as lentes)
obrigada
Juliana

Pri

Nao tem a menor possibilidade de voce ter contraido ceratocone só por isso
Fique tranquila

Juliana

Isso pode ser normal no começo mesmo
Mas se demorar pra melhorar volte no medico

Boa Noite Dr.
Tenho 2,75 de miopia nos dois olhos, e há anos faço uso da lente gelatinosa.
Hoje ao comprar minha lente, esqueci completamente e comprei uma de 2,5.
Há algum problema eu usar essa com 0,25 graus a menos que o meu??
obrigada!!!

Juliana

Nao tem problema nenhum essa diferença de grau tao pequena

Bom dia Dr Renato,

Atualmente eu uso óculos 2,25 dos 2 lados, fiz o exame de vista e meu grau está 3.0 dos 2 lados tbm.
Estou verificando a possobilidade de usar lentes. Só que em 2004 fiz exame de contato (dermatológico) e deu que eu tenho alergia a substância "Thimerosal" e essa substância poderia estar em soluções para lentes de contato.

Você poderia me recomendar uma solução que não contenha essa substância.

Desde já agradeço,

Ketlen Reis

Ketlen

Essa substancia (thimerosal) está proibida no Brasil. Logo, qualquer soluçao que voce comprar por aqui, não terá o thimerosal

Boa sorte com suas lentes

DR. Ja fas uns 4 meses que eu uso lentes, a minha e a rigida, e duns dias para ca to percebendo, tem dia que ela fika normal, mas tem dia que ela começa a pegar e meu olho começa lacrimeja, e fika vermelho, e mt ruim, e percebi que isso so acontece de dia o que sera ?

Obrigado! :D

joao

ou seu olho está ressecado ou com alguma alergia ou sua lente está suja, com muitos residuos...

Vá no seu médico dar uma olhada nisso

Bom dia Doutor,

Estava relendo o exame e encontrei o seguinte texto: "Soluções para lentes de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal tem reações fotoalégicas ao inferirem anti-infamatórios do grupo piroxicam. "

Isso significa que eu também tenho alergia a essa substância Piroxicam?

Agradeço mais uma vez,

Ketlen Reis

Dr, eu estou com terçolho. Faz mal utilizar lentes de contacto?

Kethlen

isso significa que voce PODE ter reaçao ao piroxicam mas nao necessariamente que vc terá

Ana Miranda

Sim, vc nao deve usar a lente nesse momento

Obrigada Doutor, valeu pelas dicas.

Dr Renato tenho ceratocone ha 17 anos e fazia uso de lentes siliconadas porem minha medica mudou para RGP e esta muito dificil a minha adaptação ja estou na 2 lente pois ela mandou afrouxar. Eu sinto meus olhos arder e de uma hora para outra começa a lacrimejar e então tenho de tirar eu não sei acho que deve ser a oxigenação, mas minha medica insiste em que eu use essas lentes ou fica me perguntando se quero o Transplante, mas eu não quero pois com uso de lentes minha acuidade visual é praticamente perfeita. Não sei mais o que fazer.
Tenho astigmatismo e miopia por conta do ceratocone que esta classificado como moderado.
Fico aguardando sua opinião.

Olá Dr. Renato!

Comecei a usar lentes de contato a algum tempo, e atualmente estou usando as gelatinosas com duração de 1 ano (Bausch e Launch - Optima FW). Tenho miopia de quase 7 graus em cada olho e menos de 1 grau de astigmatismo em cada um. Nunca tive nenhum problema significativo com as lentes, mas sempre que as coloco percebo uma certa dificuldade de enxergar de perto, as iamgens ficam embaçadas e muitas vezes tenho dificuldades até para passar maquiagem. Qual seria o problema? Seria a marca das lentes, que é mais econômica? Uma vez eu fiz um teste para ver se esse problema existia mesmo ou se era coisa da minha cabeça, coloquei só uma lente em um olho e percebi que quando eu tampava o olho que tinha a lente eu conseguia enxergar normalmente, o que não acontecia quando o olho tampado era o que não tinha a lente.

Desde já agradeço a sua ajuda. Naná.

Anina

Essa adaptçao é dificil mas com o tempo costuma melhorar e ficar bom. Insista

Naná

Isso é normal pelo seu tipo de grau (miopia elevada)

Vc pode diminuir um pouco o grau da lente em 1 dos olhos ou até nos 2 olhos

Dr. Uso lentes a 6 anos diariamente ultimamente tenho evitado pois assim que as coloco ficam vermelhos depois de minutos passa no meio do dia já começa e ficar vermelho somente embaixo da lente criando um contorno na menina dos olhos doe um pouco e cosa tbem.. uso lente gelatinosa colorida e troco todo ano

tenho medo de não pode usar mais lente pois tenho 6 graus de miopia lente é minha salvação por outro lado tenho usado oculos quase sempre pois ficar bem vermelho o mais estranho é que é so o contorno da lente como se fosse uma sombra.. será ue pode ser a lente que está ruim?
aguardo resposta
Obrigada

Obrigada pela dica Dr., achei que era por causa do astigmatismo.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 299 de 299   Recentes› Mais recentes»