Recent Posts

terça-feira, 20 de abril de 2010

Lente de contato e Presbiopia

Por ser um um tema grande e complexo esse assunto está dividido em 3 posts:

- Lentes de Contato: Tipos, modo de usar e complicações
- Lentes de Contato: Como cuidar. Limpeza, Higiene e Manutenção
- Lentes de Contato: Uso na presbiopia

Já vimos em tópicos anteriores como as lentes de contatos podem corrigir de forma eficaz a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, evitando o uso de óculos. Mas, e quando passamos dos 40 anos e surge aquela dificuldade para ler letras pequenas? E quando as lentes que corrigiam bem a visão para distância não são mais suficientes para permitir a leitura de livros, jornais ou revistas de forma confortável?
Muitos usuários de lentes estão tornando-se présbitas e querem continuar usando lentes de contato. Por outro lado, pessoas que nunca usaram óculos, ao chegarem à presbiopia, querem outra opção além dos óculos.
Quando a presbiopia, ou vista cansada, chega, não significa que as lentes de contatos não servem mais e precisaremos voltar aos óculos.


Para corrigir a presbiopia com lentes de contatos temos 4 opções:

1 – Lentes + óculos: Continuar usando as lentes de contato com o grau de longe e colocar um óculos para perto na hora de ler. É a opção mais simples, mas não livra do uso de óculos.
2 – Monovisão: Usar lente de contato com o grau de longe em um olho e outra lente de contato com grau de perto no outro olho. Ou seja, fica um olho para longe e outro para perto. Parece estranho, mas o cérebro se acostuma bem com essa visão e a grande maioria das pessoas fica muito satisfeita.
Vale ressaltar que tanto a visão de longe quanto a de perto podem não ficar 100%, ou tão boa quanto com óculos, mas fica bom o suficiente para a pessoa exercer todas as suas atividades.
Para esse tipo de uso das lentes de contato é preciso definir o olho dominante. Isso é muito importante, pois em na grande maioria das vezes é esse olho que deve ser corrigido para longe.
Esse método não permite corrigir a presbiopia quando ela é maior do que 2 graus porque nesse casos a noção de profundidade, mais conhecida com “estereopsia”, fica comprometida
3 – Monovisão modificada: É semelhante ao anterior, mas ao invés de colocar duas lentes de contato simples, uma para longe e outra para perto, coloca-se uma lente de contato para longe num olho e no outro olho uma lentes de contato multifocal ou bifocal.
Em relação ao método anterior, a monovisão modificada melhora a noção de profundidade e a visão de longe fica mais confortável.
4 – Lente de contato multifocal ou Bifocal: Nesse método, os dois olhos ficam corrigidos tanto para longe quanto para perto, já que usam lentes de contato multifocais. Embora, teoricamente seja o método ideal, alguns pacientes estranham esse método e não se adaptam bem, preferindo usar o método da monovisão.
Os fabricantes de lentes têm desenvolvido novas lentes multifocais o que deve fazer com que a adaptação e a visão dos pacientes présbitas melhorem muito.
As lentes de contato bifocais ou multifocais podem ser lentes gelatinosas ou rígidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Para saber mais sobre as lentes de contato multifocais, leia esse texto


Fatores determinantes para o sucesso do uso de lentes de contato em pacientes com presbiopia:

• Motivação do candidato. Pessoas pouco motivadas ou que são detalhistas, exigentes e que querem enxergar com as lentes igual ou melhor do que com óculos são candidatas com poucas possibilidades de sucesso.
• Pessoas maiores de 50 anos, que nunca usaram lentes de contato e tentam fazer monovisão.
• Grande diferença de grau entre um olho e o outro.
• Paciente portador de olho seco importante.

Tem tido problemas as usar as lentes de contato? Então leia esse post e tente resolve-los
http://blogoftalmo.blogspot.com/2010/05/problemas-com-lente-de-contato.html

Lentes de Contato Multifocais? Leia esse texto

52 comentários:

Olá. Eu faço monovisão há 2 anos e estou muito bem. Mas a lente no olho direito incomoda. Será que posso inverter as lentes? Vai ficar confuso?
Monica

Olá uso lentes de contato a muitos anos ,usava lentes Echelon bifocais eram otimas como não encontrei mais estou usando l proclear OE+2.25 +2.50 N na vista direita Softlens+1.75 tentei usar a Proclear nos 2 olhos mas nâo gostei muito do olho dominante que no meu caso é o direito .Gostaria de saber se com Acuvue bifocal teria melhor visão.Aguardo resposta Tania C

Provavelmente sim Tania. É uma boa lente. Te encorajo a tentar. Me diga depois como ficou.
Att
Renato

BOA NOITE!

GOSTARIA DE SABER QUAL E O MELHOR TIPO DE LENTE A BIFOCAL OU A MULTIFOCAL, E QUAL A DIFERENCA ENTRE ELAS. Desde ja agradeco.

E-MAIL: marlindinha2003@ig.com.br

Olá,tenho presbiopia e olho seco . Gostaria de saber se devo usar a Advance ou a Oasys. Usava há 8 anos e agora tenho dificuldade de passar todo o dia de lente. Obrigada, Claudia

Marcia
as duas lentes tem algumas peculiaridades

A da johnson por exemplo tem um desenho multifocal e tenho tido boa adaptaçao com ela

Eu acho q esse desenho multifocal vai acabar prevalecendo no futuro. Hoje ainda está indefinido qual das duas tem mais vantagens

Teste com seu oftalmo e veja qual voce prefere

Claudia

A oasys é melhor do que a advanced para quem tem olho seco.
Tem menor % de composicao de agua e maior permeabilidade ao oxigenio (133 contra 70)

Boa sorte

RUTH REGO
TENHO PRESBIOPIA, USO OCULOS 2.50 NOS 2 OLHOS
GOSTARIA DE PASSAR A USAR LENTES DE CONTATOS COLORIDAS.
GOSTARIA DOS SEUS CONSELHOS.
MEU OLHO DOMINANTE É O DIREITO, MEU UNICO PROBLEMA VISTA CANSADA, ENXERGO MUITO BEM A DISTANCIA
DESDE JÁ AGRADECIDA

10 de agosto de 2010 18:14

Ruth

Se vc nao tem grau de longe deve usar lente em apenas um dos olhos, no caso o esquerdo (que é o não dominante). O grau vai ser +2,50 ou talvez menos. O ideal que essa adpataçao seja feita pelo seu oftalmologista
Abç

Tenho 49 anos, não enxergo nem de perto, nem de longe. Sou totalmente dependente de óculos. Fiz um exame oftalmológico com o seguinte resultado:
PARA LONGE:
OD: +3.00 / Cil. -0,50 / Eixo: 100
OE: +2,50 / Cil. 0,00 / Eixo: 0

PARA PERTO:
OD: +5.00 / Cil. -0,50 / Eixo: 100
OE: +4,50 / Cil. 0,00 / Eixo: 0

Gostaria de usar lentes de contato e fui aconselhada a fazer a opção pela monovisão. Seria realmente esta a melhor opção?
No aguardo de sua resposta, agradeço desde já sua atenção.
Cascia - Londrina/Pr.

Cascia

Realmente a monovisao seria a minha primeira opçao. Vá fundo
Boa sorte

Olá, nunca usei lentes de contato e gostaria de um esclarecimento. Devo tirar a lente da soluão estéril em que veio mergulahada (gelatinosa) e colocar direto nos olhos, depois que tirar envolvo na solução (renu plus) para guardar...

Resposta o comentario acima

SIM. Quando vc abrir a caixa da lente pode colocar direto no olho. A partir de entao, sempre que for guardar ou retirar a lente do estojo, use as soluçoes multiuso especificas para lente de contato (renu pex). Tem tudo explicado nesse texto

http://www.medicodeolhos.com/2010/04/lentes-de-contato-como-cuidar-limpeza.html

Olá, gostaria de saber se posso usar monovisão e se encontro lentes coloridas para monovisão com grau. GRATA.
Minha prescrição é:

OD: OE:
LONGE: ESF +0,50 LONGE: ESF ---
CIL: -1,75 CIL: -0,50

PERTO: PERTO: ESF: +1,25
ESF: +1,75 CIL: -0,50
CIL: -1,75

Andrea

sim, voce pode usar monovisao e sim existem lentes coloridas para isso

Dr. Renato,

Fiz cirurgia de catarata e foi colocada uma lente para corrigir a minha alta miopia. Ficou ótima, mas de perto eu não consigo ler nada. Nesse caso posso usar uma lente para a presbiopia?
Agradeço .

Ao anonimo acima

Pode usar oculos para perto ou lente de contato (monovisao ou multifocal). Tem um post nesse site só sobre lente de contato multifocal.
http://www.medicodeolhos.com/2010/09/lentes-de-contato-multifocais.html

Olá. Eu faço monovisão Será que posso inverter as lentes?
Obrigada
Joana

Joana

Geralmente as pessoas só se acostumam bem com o olho dominante para longe e o não dominante para perto
Por isso, se inverter as lentes, é possivel que nao fique confortavel. Só testando para ter certeza

Leia o texto abaixo para voce saber qual é o seu olho dominante
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/como-determinar-o-olho-dominante.html

olá, gostaria de estar fazendo lente de contato!!Ja me consultei e minha receita relata que tenho 7 graus nos dois olhos, qual a diferença em relaçao a lentes de contato?? é 1,50 por causa da distancia dos oculos em relaçao a lente!? No caso, minhas lentes teriam que ser 5,50 tanto direita como esquerda?
obrigada

Ana Carolina

Eu não tenha a tabela de conversão aqui agora, mas isso qualquer otica, consultorio médico ou local aonde voce for comprar as lentes, tem e te falam o grau certo

Olá Dr., parabens pelo site!
Uso lentes coloridas só para longe,Magic Top Optolens, muito boas, complementadas com óculos para perto. No entanto preferia usar as multifocais asfericas, sem abrir mão do colorido. Caso esta lente exista, pode dar uma indicação? Graduação OD 1,25; OE 0,75. Adição 2,00.
Muitíssimo grata, Auxiliadora.

Auxiliadora

A adaptaçao dessas lentes nao é tao simples quanto as lentes comuns só para longe.
Entao, o ideal é que o médico ou quem fizer suas lentes, faça alguns testes com os graus para pedir a lente certa

OLADR. RENATO
MEU NOME É JUNIA ESTOU USANDO MONOVISÃO NIGTHIN & DAY SÓ NO OLHO ESQUERDO NÃO PRECISO P/ LONGE.
MAS ESTÁ EMBAÇANDO O QUE DEVO FAZER?

Junia

Tem que voltar no lugar aonde voce fez e ver se precisa mudar alguma coisa no grau, ou inverter o olho etc

OLÁ DR. RENATO! MEU NOME É VALÉRIA. TENHO PRESBIOPIA E MEUS GRAUS SÃO OS SEGUINTES:

LONGE: OD Esf:+1.25 Cil:-0.25 Eixo: 125º
OE Esf:+0.75 Cil:-0.25 Eixo: 75º
PERTO A.O. Adição: Esf:+1.50

FIZ UM TESTE PARA MONOVISÃO E NÃO ME ADAPTEI. DETESTO USAR ÓCULOS E GOSTARIA MUITO DE USAR LENTES DE CONTATO. SERÁ QUE ME ADAPTO ÀS LENTES MULTIFOCAIS? FICARIA IMENSAMENTE FELIZ DE ME LIVRAR DOS ÓCULOS.
OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO.

Valeria

Acho que sim...mas só testando para saber. É uma boa opçao para se livrar dos oculos

Oi,uso lente de contato de grau a 03 anos,e trabalho muito na frente do computado,e meu olho fica muuito cansado,será que é bom eu trocar para o uso de óculos? Eu fico o dia inteiro com a lente e só uso pra dormir,faz mal?Obrigado!Meu grau é 7 miopia,e meu astgmatismo é 2.Mas minha lente é só para miopia,eu nao trato o astgmatismo,faz mal tmbm?

Cizinha

É bom voce revezar a lente com o oculos
Corrigindo o astigmatismo na lente vai te dar uma visao mlehor mas nao corrigir nao vai fazer mal

Me chamo Sônia, há 10 dias estou usando lente de contato, no olho direito ficou para longe e no esquerdo ficou para perto, porém quando olho para perto sinto que o outro olho me incomoda e quando olho para longe, a lente para perto também me incomoda bastante deixando a imagem embaçada.
Isso faz parte da adaptação ou houve alguma falha no grau já que com a lente de longe eu mal enxergo as letras, nesse caso me sinto usando um só olho.
Detalhe, não foi feito teste algum para a visão dominante, apenas me perguntaram que olho eu utilizo para enxergar por um orífício, e eu não soube responder.
Obrigada pela ajuda, abraços Sônia.

Lilian

Boa tarde, gostaria de saber se de fato posso usar lentes de contato O.D 1.00 cilindrico 0.75 eixo 90° O.E 0.75 cilindrico 0.0 eixo 90°, pra lentes posso usar 1.25 em um olho e 1.00 no outro seguindo a ordem informada?? Aguardo o retorno com urgência.

Atenciosamente
Lilian

Sonia

Isso é normal sim e com o tempo voce (e o seu cerebro) acaba se acostumando.
As vezes é necessario diminuir um pouco o grau de uma das lentes (ou aumentar a outra)

Talvez seu teste nao tenha sido o mais adequado

Dr, boa tarde!!

O sr já me respondeu, aocntece que acabei por digitar incorretamente e por ter medo de algum tipo de complicação ou desvio volto a lhe escrever novamente com informações corretas

O.D 1.00 CILINDRICO 0.75 EIXO 90º
O.E 0.75 CINDRICO 0.50 EIXO 90º

Só preciso que reafirme qure não há problemas para visão em usar lentes no O.D 1.25 e no O.E 1.00

Desculpa pela mesma pergunta...só precido de fato tirar a dúvida esqueci na 1º demencior o cilindro do O.E

AT
Lilian

lilian

Da mesma forma, sem problemas. pode usar

Dr. Renato.

Primeiro gostaria de dizer que adorei o seu blog.
Tenho 45 anos e uso lentes de contato há mais de 20 anos, tenho astigmatismo, depois da presbiopia passei a usar óculos multifocais. Como não me acostumo com os óculos agora estou usando novamente lentes e um óculos para perto somente para leitura. Quero muito fazer as lentes de monovisão, mas o meu médico diz que eu nunca vou me adapatar. O que vc acha? Abaixo transcrevo a minha receita.
OD cilíndrico -1,50 eixo 85
OE cilíndrico -1,50 eixo 90
Adição 2,50
Desde já agradeço.
Sandra Paula

Sandra

A sua adiçao é um pouco alta e isso pode atrapalhar um pouco a adaptaçao. Mas nao custa tentar. As vezes reduzimos um pouco a adiçao de perto para ficar mais confortavel.
eu acho que vale testar.

Olá,tenho 47 anos e tenho presbiopia estou testando uma lente que é multifocal,da optix eu acho que é boa estou a dois dias , só vou tirar daqui 1 semana pra limpar.
Eu estou gostando, mais de perto pra ler e ficar no note tá um pouco borrado sera que vai melhorar?

Bernadete

Pode melhorar sim mas essas lentes tem algumas limitaçoes para algumas distancias e a pessoa tem que aprender a conviver com isso

Olá Dr. parabéns pelo blog... pergunto: presbiopia e hipermetropia são a mesma coisa? Tenho D+ 1.75 no olho direito... procuro lentes para hipermetropia ou presbiopia? Não é a mesma coisa? Qual a mlehor: OASYS CLEAR ou ADVANCED? Na hora de comprar tem que escolher curvatura? 8,8 ou 9,1? por que? na minha receita não vem nada sobre isso... e agora?

Marcello

Hipermetropia e presbiopia sao coisas diferentes. Presbiopia só surge apos os 40 anos e atrapalha a visao SÓ de perto. Hipermetropia ocorre em qq idade e pode atrapalhar tanto longe quanto perto.

A advanced é melhor do que a clear

A curvatura da lente é determinada pelo médico
Para começar a usar lentes, já que tem tantas variaveis e duvidas, procure o seu oftalmologista. E deixe ele dizer qual é a lente certa para voce

Olá Dr Renato, minha receita para óculos é OD:+0,50 OE:+0,50 adição de +1,75. Perguntei ao meu oftalmologista se poderia usar lentes de contato, ele confirmou e disse que poderia ele mesmo fazer o pedido. Encomendei e tive dificuldades na primeira semana, simplesmente a lente para longe não me deixava enxergar nada, troquei de olho, virei p ver se n estava no lado avesso e nada resolveu. Então ele pegou a lente que não estava funcionando e devolveu para troca. Agora já estou usando as duas, mas ainda com dificuldades. às vezes não consigo enxergar direito a uma certa distância que normalmente enxergaria, à noite então é terrível, umas luzes ofuscando. Penso que pode ser a fase de adaptação e torço para que seja só isso.Fi co frustrada porque ele não me deu muitas informações, algumas consegui pela internet, como aqui neste blog, por isso peço que me diga pelas informações que passei se tem algo fora do normal, se esse incômodo que às vezes sinto é comum. Muito obrigada!!! Rejane

REjane

isso pode ser normal sim. Depende do tipo fde lente q ele usou. Se fez monovisao, ou lente multifocal etc

Mas saiba que seja qual foi o metodo adotado, a visao nunca vai ser exatamente igual a do oculos

Dr. Renato sempre utilizei lentes de contato, porém agora com 50a comecei a ter dificuldades para ver de perto (presbiopia devidamente diagnosticada pelo meu oftalmo). Tentei utilizar a monovisão, mas me senti incomodado. Me indicaram a lente Proclear Multifocal, mas gostaria de saber os valores corretos. Utilizo óculos multifocal com -4,00 com adição de +2,00 e enxergo bem, inclusive para leitura (na verdade leio melhor sem nada). Essa Proclear é uma boa lente e quais seriam os valores corretos (minha curva é padrão 8,7) ?
Grato,
Cláudio Piomonte

Esqueci de informar, é monovisão sim. Vou aguardar o período de adaptação. Muitíssimo obrigada!!!

Rejane

seu medico pode tentar mudar um pouco o grau das lentes p ver se diminui seus incomodos
mas sumir totalmente vai ser dificil

Claudio

essa lente é boa sim
Mas nao tenho como te dizer o grau certo dela. Vai ser por tentativa e erro. Entao é importante q vc faça um teste de LC com um oftalmo

Dr Renato, eu tenho miopia no olho esquerdo e hipermetropia no direito. Assim, consigo exercer as atividades normais mas às vezes sinto um certo incômodo. Por causa disso me foi precrito óculos - OD + 1,50 e OE -0,5 (há uns 4 anos). Resolvi utilizar lente. A nova oftalmo me prescreveu: OD +1,0 e OE +0,5. Há três dias eu estou utilizando as lentes mas a visão para longe está muito ruim. Ela me disse que o cérebro se adaptaria, que o olho esquerdo que já enxerga bem para perto seria utilizado para esse fim e o olho direito seria para eu usar para longe. Mas se o meu olho dominante for realmente o que tem miopia? Fiz a experiência de inverter as lentes de olhos e senti muito conforto. Sem as lentes estou me sentindo até melhor do que com elas - talvez seja o problema da adatpação. O senhor acha que a adaptação vai ser demorar muito? é questão de dias? meses?

Corrigindo..uso óculos há 4 anos, principalmente no trabalho - para ler e usar computador. Aos finais de semana às vezes não os utilizo. Agora(julho/20110) é que resolvi usar lentes.

Soraia

acho q será complicado a sua adaptaçao
voce pode insistir mais um pouco mas se nao funcionar volte na sua medica e tente uma outra opçao

Dr Renato, agradeço muito sua atenção e o parebenizo pelas informações que o senhor dispõe aqui.
Tenho mais uma dúvida: a médica pode prescrever para a lente o mesmo grau que uso nos óculos?

Soraia

o grau das lentes as vezes é igual ou bem parecido com os dos oculos
As vezes não
depende de cada caso, do tipo de grau, da idade etc

Postar um comentário