Recent Posts

terça-feira, 20 de abril de 2010

Como determinar o olho dominante

Os praticantes de tiro esportivo sabem muito bem qual a importância de determinar o seu olho dominante pois é com ele que eles fazem a mira.

Na prática oftalmológica é importante determinar esse olho dominante para adaptar lentes de contato em pacientes com presbiopia (vista cansada).
Embora eu vá mostrar como isso pode ser feito, não se preocupe, pois seu oftalmologista está preparado para fazer isso no consultório com muita facilidade e precisão.

Para determinar qual o seu olho dominante, levante o polegar com o braço esticado (ou segure qualquer objeto pequeno). Com os dois olhos abertos, alinhe a ponta do polegar com outro ponto ou objeto mais distante. Feche um olho por vez, e note o alinhamento. Você notará que com um dos olhos fechados, seu dedo aponta diretamente para o objeto selecionado, entretanto, quando o outro olho é fechado, o seu dedo estará apontando levemente ao lado do objeto selecionado. O olho com o qual você enxerga seu dedo apontando diretamente para o objeto, é o seu "Olho Dominante".


Outra opção é fazer com as mãos uma forma como a mostrada na figura abaixo e focalizar um objeto à distância (no caso a letra "E"). Ao fechar o olho não dominante você continuará enxergando o objeto focalizado anteriormente mas ao fechar o olho dominante, esse objeto sairá do seu campo de visão.




34 comentários:

O primeiro exemplo para determinar o olho dominante está correto , no segundo exemplo está incorreto , pois com o olho dominante fechado o objeto sai do foco do oríficio formado pelas mãos.

Anonimo

Tente fazer primeiro o teste das mãos e voce verá que está certo. Se voce repetidamente os testes (qulaquer um dos dois) poderá dar erro, ie, "inverter". Tente novamente e me diga se funcionou.
Abraço

Gstava que me podessem ajudar, so consigo fechar um olho para fazer mira numa arma, o problema é que so consigo fazer mira com o olho esquerdo e eu sou destro, ou seja nao da muito jeito.Há alguma maneira de conseguir fechar o olho esquerdo?

obrigado

resposta ao comentario de 9 de setembro

atirador profissional usa tampão. Tampão tipo pirata mesmo. É uma opçao

Olá Dr, tenho 46 anos e 1,5 grau de perto para ambos os olhos e enxergo bem para longe. Pergunto se ao inv´pes do uso de apenas uma lente no olho não dominante, posso pegar meus óculos e colocar uma lente sem grau no lado do olho dominate? Não seri a mesma coisa? Grato,m Tulio.

Tulio

Com oculos isso nao funciona
Só com lente de contato

o olho dominante usa o grau maior ou menor? minha lente uma é de 1,25 e outra de 3, uso a 1,25 no dominate e 3 no outro, esta correto?

Eunice

O olho dominante usa o grau de longe. Se voce tiver hipermetropia use a lente de 1,25 no dominante. Se for miopia (grau negativo) use a de 3 no dominante.
MAs, PRESTE ATENÇAO, seus dados sao insuficientes para determinar isso. Nao sei o seu grau de longe e nem o de perto. O melhor é voce ir no oftalmo e ver direito

Na receita p oculos esta assim:
OD + 1,25
OE + 1,00 Cilindro - 0,50 Eixo 50º
Adiçao + 1,75

Notica mandaram usar a 3,00 no dominate e 1,25 no esquerdo, adaptei bleza, o oftalmo inverteu , 1,25 no dominate, 3,00 no esquerdo, porem nao estou conseguindo ver direito, esta embaçado, sera q posso voltar como era antes? 3,00 dominate e 1,25 esquerdo?Obrigado.

Eunice

o normal é usar como o seu oftalmo disse. Mas tem pessoas que só se acostumam ao contrario, usando o grau para perto no olho dominante. Use do jeito que se sentir melhor

Muito obrigado pelas suas resposta, acho q vou fazer como o senhor falou, pq do jeito q o oftalmo falou eu nao estava sentindo bem, ja q nao causa nenhum problema.Feliz natal e bom ano q se inicia.Abraços.

Dr. Renato, bom dia!
Fiz o teste com as mãos e o meu olho dominante é o direito. Tenho habilidade para realizar muitas tarefas com a mão esquerda, porém não consigo escrever, pois fui obrigada a ser destra na alfabetização. Como acredito ser canhota, fiquei em dúvida se a dominância ocular tem alguma ligação com o fato de sermos destros ou canhotos.
Clarice

Opa, Dr!! A duvida da Clarice é igual a minha, tambem tenho a historia parecida, canhoto c/ olho dominante direito...e fui forçado na alfabetização pela via destra.

Clarice e Bruno

Nao há necessariamente uma relaçao entre olho e mão dominante mas na maioria das pessoas há uma coincidencia entre isso.
na hora de usar as lentes de contato no caso da monovisao obdeça o seu olho dominante mesmo que seja diferente da mão dominante

Fiquei realmente impressionado com a série de excelentes informações .
Um milhão de parabéns.

Boa Tarde Doutor.
Tenho 52 anos e vontade de usar lentes de contato descartáveis! Agora estou na dúvida quanto ao grau. Minha receita tem para longe olho direito +1,25 e olho esquerdo também +1,25 esférico. Para Perto olho direito +3,75 e esquerdo +3,75. Minha pergunta é a seguinte se eu quiser usar lente de contato descartável só pra longe e óculos pra perto é possível? Qual eu compro? O que quer dizer este grau com sinal positivo pra longe?
Obrigada.
Eliana Teixeira

Eliana

Voce tem hipermetropia (sinal + p longe)
é possivel usar lente p longe e oculos p perto em cima das lentes como voce disse
Nesse caso é só usar lentes de +1,25 em cada olho e um oculos de perto. Com a receita, o tecnico da ótica resolve isso

Obrigada Dr. Renato!
Parabéns pelo conteúdo tão bem explicado! Todas as informações contidas no blog são esclarecedoras e de fácil entendimento. Mais uma vez o parabenizo e agradeço por sua atenção.
Um abraço, Eliana

Boa noite Dr. Renato;
Faço uso de lente de contato no OE multifocal para presbiopia. Resolvi trocar a lente para o OD pois enxergo melhor de longe com o OE. Ficou bem melhor, mas achei que a visão de perto com a lente no OD ficou um pouco pior. O que posso fazer para melhorar?
Minha última receita é a seguinte:
Longe = OD +0,75 e OE +0,25.
Perto = OD Esf. +2,75 e Cil. -0,50 eixo 180º
OE Esf. +2,50 e Cil. -0,25 eixo 50º

Marcella

Sua lente no OD fica fraca com esse grau
Vc tem que modificar o grau da sua lente

Adorei o blog, muito obrigada pelas informações e parabéns!

Bom dia Dr Renato!
Uso lentes de contato há + de 20 anos e agora com 43 anos apareceu grau para perto.Já fui ao oftalmo e meu grau está para longe OD -2,25 e OE -2,00.Meu olho dominante é o direito e para perto o grau é +1,00 para ambos.O médico me orientou sobre o uso das lentes mas eu não me recordo direito.Poderia me orientar?

Vera Guedes

Vera

vc deve usar o grau de longe no seu olho dominante e no outro olho usar o de perto (nesse caso vai ser -2,00 com +1,00 = -1,00)

Essa é a regra basica o que nao quer dizer que seja a certa no seu caso

Boa tarde Dr Renato! Meu nome é Eliana
Nunca usei lente de contato (só óculos pra perto). Fui ao oftalmo e na última consulta a receita foi:
Longe: OD +1,00 Cilindro -0,25 Eixo 90° OE a mesma coisa
Perto: OD +3,00 Cilindro -0,25 Eixo 90° OE a mesma coisa
Ele me disse que como sou destra, o meu olho dominante seria o direito (não fez teste algum). Usei a lente teste e a visão esquerda ficou muito turva. Procurei uma ótica (preço da lente mais acessível)e foi feito o teste dando como dominante o olho esquerdo (encomendei as lentes). Foi feito uma medição de curvatura e fui informada q eu poderia trocar as posições para saber qual me adapto melhor. Me esclareça por favor: se foi feito uma medição, como posso trocar as posições? Não vai interferir na visão? Em quem confiar agora? Pelo teste das mãos foi o esquerdo, mas estou insegura.

Eliana

Como o seu grau é o mesmo nos 2 olhos nao vai ter muito problema trocar as lentes de lado
O olho dominante nao tem relaçao com ser destro ou canhoto
Siga as orientaçoes da otica, troque as lentes de posiçao e veja se fica melhor

Muito obrigada pela atenção Dr. Renato! Vou seguir então a orientação da ótica.
Parabéns pelo blog. Foi muito útil pra mim.

Abraços

Dr Renato
Meu nome é Marcia, minha receita de oculos é OD + 0,75 DP: AM? e adicao +2,00.
Estou usando lente s'o no olho direito, BC 8,70 PWR +2,75 DIA 14,5 ( monofocal para perto ) Queria experimentar lente multifocal. Como pedir na 'otica?
Estou na Sui'ca, aqui as lentes sao mais baratas que no Brasil, mas nao sei se muda a prescrição no caso da multifocal...

Marcia

nao tenho como e nem posso te passar um grau de lente de contato dessa forma
Talvez na otica ai na Suiça eles possam te ajudar

Boa tarde, descobri agora pelo teste que sou destra, o meu olho dominante é o direito, o que isso quer dizer?

Mary kay

Isso nao quer dizer nada demais
Tudo normal

Tenho 8 graus de miopia, 1,5 de presbiopia e 0,75 de astigmatismo. Meu médico me deu uma lente mais fraca no olho direito , já que meu esquerdo é o dominante, para longe a imagem fia ótima mas para perto fica tudo embaralhado, leva muito tempo para o cérebro se acostumar?

Amelie

Essa adpatação é rapida
Se nao está legal, converse com seu medico

Wagner

Dr. estou com muita dificuldade para fazer os testes proposto pelo senhor. Estou com o mesmo problema que o Amoninos( primeiro a publicar comentário). Já fiz este mesmo teste em outros sites e sempre a definição de olho dominante era dada ao olho direito, como no seu primeiro teste.
Mas o segundo teste do seu site contra diz o primeiro. tentando prestar mais atenção, reparei que quando sincroniso polegar com o objeto mais distante, se olho para o polegar vejo ao fundo dois objetos distante ou se olho para o objeto distante vejo dois polegares.
E para ficar de acordo com o que o senhor diz, tenho que em vez de olhar para dedo que parace ser o real, tenho que olhar para este segundo dedo( o que fica a direita deste mesmo dedo). Fazendo isto, defino como olho dominante o esquerdo. Somente desta forma consigo enchergar o objeto mais distante quando fecho o olho dominante no teste do triângulo.

Postar um comentário