Recent Posts

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ceratocone. Diagnóstico e Tratamento

Ceratocone é uma doença dos olhos que acomete igualmente homens e mulheres, geralmente na adolescência ou inicio da fase adulta e de caráter progressivo. Via de regra acomete os dois olhos mas geralmente é mais avançado em um deles.



O que causa o ceratocone?
Não se sabe exatamente a causa do ceratocone. Em alguns casos há uma herança familiar mas em outros não. Muitos pacientes apresentam alergia ocular com coceira nos olhos importante e isso pode estar associado com o surgimento ou progressão da doença.
A alteração ocorre na córnea que ao invés de manter a sua forma original, arredondada, adquire uma forma cônica, pontiaguda (do radical grego cerato = córnea e cone = em forma de cone). Com isso, os raios luminosos que atingem o nosso olho sofrem uma refração errônea e irregular ocasionando uma visão distorcida e embaçada.
Os pacientes geralmente apresentam graus de miopia e astigmatismo, muitas vezes elevado e que sofre variações grandes em pouco tempo. Mesmo quando corrigida com óculos, o paciente não obtém uma visão satisfatória.

Como fazer o diagnóstico do ceratocone?

Um oftalmologista mais atento vai desconfiar desse diagnótico no exame de refração e no exame na lâmpada de fenda. Para a confirmação precisa do diagnóstico dois exames complementares são fundamentais: Topografia de córnea (ou ceratoscopia computadorizada) e paquimetria. O primeiro mede a curvatura da córnea e vai mostrar a região do cone. O segundo mede a espessura da córnea que normalmente é mais fina nesses pacientes.
Além desses dois exames, alguns outros, como pentacam, orbscan e OCT de segmento anterior podem ser utéis ao médico na decisão de qual tratamento fazer.

Ceratocone - Foto
Tratamento do Ceratocone: Qual o melhor?

Isso vai depender do grau do ceratocone. Como em toda doença existem estágios mais leves e mais avançados da doença e isso vai influenciar no tratamento.
Em principio, o principal dado para definir o tratamento é a visão da pessoa com ceratocone. As opções são:

1 – Óculos: como já dito antes, dificilmente proporciona uma visão 100% nítida para a maioria dos casos. Mas em alguns pacientes com ceratocone inicial ou leve, o uso de óculos pode ser uma boa opção.

2- Lente de Contato para Ceratocone (LC): é talvez a solução para a grande maioria dos casos de ceratocone. A LC rígida regulariza a superfície ocular (em outras palavras, deixa a curvatura da córnea mais regular) proporcionando uma qualidade de visão muito boa. Como é uma LC rígida, a adaptação, especialmente numa córnea com curvatura irregular, não é simples e deve ser feita por um oftalmologista experiente nesses casos. As LC gelatinosas NÃO proporcionam uma melhora significativa da visão nesses casos. Existem várias lentes de contato especificas para o ceratocone, inclusive juntado a qualidade óptica da lente rígida com o conforto da lente gelatinosa (lentes híbridas).
Só um bom oftalmologista com experiência em LC poderá indicar a lente ideal. Uma LC mal adaptada pode inclusive agravar um caso de ceratocone.
Se o paciente tiver força de vontade e paciência para suportar o período de adaptação, com o incomodo inerente à LC rígida, terá em mãos uma grande arma para melhorar sua acuidade visual. Com a grande vantagem de ser totalmente e facilmente reversível.

Leia mais sobre esse assunto, no artigo abaixo, aonde falamos mais detalhadamente sobre todos os tipos de lente de contato para ceratocone
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/lente-de-contato-para-ceratocone-qual.html

3 – Cirurgias para ceratocone: existem diversas cirurgias para o ceratocone. Algumas com finalidade de melhorar a visão e outra com o objetivo de estagnar (freiar) a progressão da doença

Importante: O paciente com ceratocone (ou com suspeita de ceratocone)  NUNCA deve realizar a cirurgia refrativa a laser!

3.1 – Anel intraestromal (ou anel de Ferrara): Consiste na colocação de uma estrutura rígida (um arco) de acrílico no meio da espessura corneana alterando a curvatura da córnea e reduzindo o ceratocone. É uma cirurgia feita em centro cirúrgico por oftalmologista habilitado e sob anestesia local. É reversível e ajustável e pode ser associado com outras opções de cirurgia ou com lente de contato.
Alguns pacientes melhoraram tanto a visão a ponto de nem precisar de óculos depois. A grande maioria obtém uma boa melhora, mas ainda precisará usar óculos ou lente de contato após a cirurgia.
Veja um vídeo com a cirurgia de anel de ferrara para ceratocone, clicando aqui 


3.2 – Ressecção em cunha: Pouco utilizada, poucos médicos estão familiarizados com a técnica e poucos pacientes tem indicação de faze-la.
Retira-se uma parte da córnea, suturando o restante, reduzindo a curvatura e consequentemente o ceratocone.

3.3 – Transplante de Córnea: é a grande cirurgia e a melhor opção para o paciente com ceratocone avançado.


Um transplante de córnea não tem as complicações de outros transplantes de órgãos como o fígado, o coração ou o rim. Tão pouco necessita do uso de imunossupressores sistêmicos evitando assim os indesejáveis e graves efeitos colaterais desses medicamentos.
Em alguns estados do Brasil a fila para o transplante de córnea é quase zero.
Em resumo, retira-se a córnea do paciente (receptor) e coloca-se a córnea doada, suturando-a com 16 pontos em média. O paciente usará colírios por um longo prazo (variando de 1 a 6 meses) e se necessário os pontos serão retirados no ambulatório depois de alguns meses (esses pontos não incomodam e nem sempre precisam ser retirados, podendo o paciente permanecer com eles por muito tempo).

A recuperação não é imediata mas com alguns dias já e possível constatar uma boa melhora da visão.
Grandes estudos nacionais e internacionais mostraram uma melhora significativa do quadro com uma boa segurança e estabilidade da visão à longo prazo.
Uma variação mais nova do transplante de córnea é o transplante lamelar de córnea. Nessa técnica, retira-se somente parte da córnea do paciente e coloca-se a córnea doada. Com isso torna-se a cirurgia mais segura e reduz-se a chance de rejeição. Para o ceratocone é uma ótima opção.
Leia mais sobre o transplante de córnea, clicando aqui

3.4 – Crosslinking (CXL)

É a única opção cirúrgica que visa estabilizar a doença, ou seja, evitar que o ceratocone evolua e piore cada vez mais a visão do paciente.
Um feixe de luz ultravioleta e uma solução contendo riboflavina, fortalecem as fibras de colágeno da córnea, enrijecendo-a e impedindo que ela continue a sofrer as deformações típicas do ceratocone. Em outras palavras, torna a córnea mais forte, mais rígida.
Como o ceratocone é uma doença progressiva, o quanto antes conseguirmos estabilizar o quadro melhor.
Alguns pacientes até percebem uma melhora da acuidade visual mas precisa ficar claro que o objetivo da cirurgia de crosslink é evitar que a doença avance, piore.
Já há alguns centros no Brasil realizando este procedimento de crosslinking de córnea e na opinião de muitos especialistas na área (inclusive eu) essa técnica pode revolucionar o tratamento do ceratocone, evitando que muitos casos se agravem e necessitem de um transplante de córnea.

Ceratocone e Síndrome de Down: Há uma associação entre o ceratocone e a síndrome de down (trissomia do cromossomo 21). Os pacientes com Down tem uma maior chance de desenvolver o ceratocone e o tratamento (uso de lentes de contato a cirurgias) pode ser mais complicado nesses pacientes.

O CID 10 (código internacional de doenças) do ceratocone é H18.6

Para saber mais sobre o Crosslinking de Córnea, leia esse texto sobre esse novo tratamento para o Ceratocone:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/crosslinking-de-cornea-para-ceratocone.html

Sobre Anel de Ferrara, informe-se lendo o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2011/06/anel-de-ferrara-para-ceratocone.html


Você tem coceira nos olhos? Tá com medo de desenvolver ou aumentar o ceratocone? 
Então leia esse texto e previna-se
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/09/coceira-nos-olhos-alergia-ocular.html


Quer saber mais sobre lente de contato?
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/lentes-de-contato-tipos-modos-de-usar-e.html

55 comentários:

Olá Dr. Renato.

Passei p conferir seu blog. Surpreendente!!! Não imaginei que um blog sobre oftalmologia pudesse ser interessante...rs!!! Mas muito bem feito e de fácil entendimento (exceto para algumas palavras que eu mal sei pronunciar...rs!).
No mais, fico a espera de mais informações sobre Herpes Ocular. Pesquisando na internet não é fácil entender as infomações. Vou cobrar, hein...rs!!!
Obrigada pelas dicas e infos até agora!

Bjs!

P.S.: As imagens de olhos me dão medo....rs!!! Assustadoras...rs!!!!

Há mais de 20 anos estou tentando resolver o meu problema de visão(ceratocone, miopia - 20 graus e astiguimatismo).
Quando fiz o tratamento há 20 anos, foi com lente de contato dura, foi horrível e quase não usei. É possível um óculos ou cirurgia pelo SUS.
Aguardo resposta nesta e-mail: valdecicassiano@oi.com.br

Valdeci

Pelo q vc escreveu, acho q oculos nao vai adiantar. Teria q ser cirurgia de transplante de cornea ou no maximo anel de ferrara. Alguns hospitais publicos fazem o transplante de cornea. Procure algum serviço ligado as universidades publicas

Boa tarde, Dr. Renato.
Tive um diagnóstico de ceratocone e procuro por um especialista em São Paulo. Agradeço se puder indicar alguém ou recomendar alguma fonte de pesquisa.
Lemuel

Lemuel

Em Sao Paulo, te sugiro o Dr. Lauro Padilha na clinica Visus, tel 11 5071 8888.
Ele é uma referencia no assunto
E quanto a fonte de pesquisa, eu acho que o meu site tem quase tudo o que voce precisa saber no momento. Depois voce vai procurando fontes mais aprofundadas

Abç

Dr. Tenho um filho com diagnóstico de Ceratocone e foi indicado o Anel de Ferrara. Este tipo de procedimento a doença estabiliza ou ainda ela pode continuar avançando?

Ao anonimo acima

Teoricamente o ceratocone pode evoluir mesmo com o anel de ferrara. Mas o que vemos na pratica é que a doença estabiliza depois dessa cirurgia

Bom dia Dr.

Me chamo Katiucia Tenho ceratocone há 04 anos e uso as lentes rigidas, mas já algum tempo minha vista tem piorado muito, passei com meu oftalmologista e ele me indico o transplante de cornea, iniciarei os exames dia 19/11, mas gostaria de saber como tabalho em uma empresa que fabrica cimento/concreto e na minha sal tem 02 ar condicionado, quanto tempo mais ou menos terei que ficar afastada do serviço e será que demora muito para eu fazer o transplante, moro em sertãozinho, e meu oftalmologista é o Dr. BAccega, o senhor conheci?me responda pelo e-mail katiuciagandini@bol.com.br, ou por aqui mesmo, abs.

Katiucia

O tempo de espera vai depender da fila do banco de olhos e cada estado tem um tempo de espera diferente.
Talvez voce precisará ficar entre 15 e 30 dias longe do trabalho mas só seu médico definirá isso depois da cirurgia

Olá, me chamo Patrícia, e a 2 semanas descobimos que meu marido tem Ceratocone em um dos olhos, só tem 50% da visão, já passou por vários oftalmos, mas só agora passou por um especialista em cornea no IBOL-RJ, que veio à diagnosticar a doença. já fez o teste com a lente em 5 dias vai coloca-la. Minha dúvida é a seguinte com o uso da lente vai enchergar melhor? a chance de cura pra ele?
Desde já agradeço.

Dr Renato, Bom dia!
Meu filho tem 18 anos e recebeu o diagnóstico de ceratocone há 2 dias. Bem por enquanto ele recomendou o uso de lentes, mas meu filho preferiu os óculos devido a dificuldade em adaptação. Em 1 ano houve progressão da miopia/astigmatismo em 1,75 e 1,25.Pediu para repetir em 1 ano o exame de topografia. A minha pergunta é se é preciso esperar mais um ano ou o crosslinking poderia ser feito neste momento para evitar uma piora do quadro? Moramos em Fortaleza. Você poderia nos indicar algum médico no Ceará? Obrigada, Deise

Paty

Muito provavelmente a lente dará uma visão melhor do que o oculos.
A unica cura para o Ceratocone é o transplante de córnea
Se a lente ficar boa, essa é a melhor opçao

Deise

Se já houve aumento do ceratocone comprovado pela topografia, eu já indicaria o crosslink
Em Fortaleza, tem dois medicos otimos que eu posso sugerir: Dr. Dácio Costa e Dr. Igo Enomoto.
Nao tenho o contato deles mas nao deve ser dificil achar.

Boa noite Dr. Renato

Qual o tempo que são indicados para a recuperação visual pós cirugirco, no caso de fotofobia, visão embaçada e etc..

PnOse

Nao entendi sua pergunta.
Tente ser mais claro

eu fiz a cirugia de anel de ferrara, porem ja se passou 20 dias e minha visao está embaçada, minha medica me passou alguns colirios, e disse que minha cornea esta inchada por isso está embaçado, queria sua opnião, quanto tempo geralmente isso costuma levar ?

PnOse

Geralmente a recuperacao nao dura mais do que 30 dias... Mas se está inchada a sua cornea, pode demorar um pouco mais

Pois então Dr. Renato ela disse que o anel está perfeito só que minha cornea que ainda está inchada, será que estou com medo a toa ? eu fico muito tempo no computador isso atrapalha ? muito obrigado pela sua atenção

PnOse

O computador nao atrapalha

Nao acho q vc tem motivos para ficar preocupada nao

muito obrigado Dr. renato estou muito ancioso nem sinto nada no olho, tá tudo normal apenas o embaçado mas com fé em Deus a cornea vai desinchar o nome do colirio que estou estilando chama-se marxidex

Dr. Renato boa tarde
gostaria de tirar algumas duvidas, tinha ceratocone, fiz transplante de cornea do olho direito em março 2008 e esquerdo dezembro 2010, no olho direito tive 5 rejeições e do equerdo tive uma, o meu medico diz que tenho uma sensibilidade grande nos olhos, trato a renite, faço uso de varios colirios, mas mesmo assim as rejeições me pegam, ele diz que vou ter que conviver com isso, preciso continuar trabalhando e quando me da a rejeição me afasto por 2 a 5 dias, fica dificil a empresa continuar aceitando isso...será que conseguiria entrar na caixa ?

Marilena

isso é questão que nao sei responder...só o medico perito do INSS

Bom dia, como vai?
Cheguei ao seu blog porque sou extremamente alergica e a coceira que sinto nos olhos me incomoda muito. Se chego perto de um gato, meus olhos chegam a fechar de tanta alergia. Estive a pouco tempo e um oftalmo e o mesmo disse que de tanto coçar os olhos, minha palpebra, acho q é isso ou a retina, estavam riscados... enfim, esses dias estou com muita coceira e os olhos lacrimejando, e as vezes ele cria como se fosse uma secreção transparente, mas creio não ser conjuntivite, pq não esta feio como os olhos q vejo por aí... tenho a parte abaixo dos olhos com rugas de tanto coçar... o que posso fazer pra melhorar isso?

Ana Paula

o que estava "riscado" era a sua córnea.
Voce tem que tratar a alergia ocular com colirios especificos (o oftalmo deve ter te passado ou patanol ou relestat ou octifen) e procurar um alergista para tratar toda a sua alergia e não só o olho

Dr Renato, muito obrigada.

Foi isso mesmo, ele me receitou OCtifen, SYstane e uma pomada. A alergia me maltrata desde criança, fiz teste alergico e de 24 ítens, tive alerfia a 18. Mas vou iniciar um tratamento mais efetivo agora.

Obrigada pela atenção e esclarecimento

Boa Tarde Dr. Renato.
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito explicativo e bem didático para que possamos entender.
Eu moro no estado do Mato Grosso, sou portador de Miopia, Astiguimatismo, Estrabismo e Ceratocone em ambos olhos desde meados do ano 2000, quando tinha 15 anos, que foi quando surgiu de um dia para o outro esses problemas oculares. Ressalto que nunca tive coceiras ou alergias nos olhos (salvo a partir do momento em que passei a usar as lentes de contatos) nem mesmo casos de ceratocone na família.
Uso lentes de contato Rígida Gás permeável desde 2005 e tenho uma visão muito boa com elas(uns 95% da visão aproximadamente).
Achei interessante a Cirurgia Crosslinking que estabiliza o ceratocone. Será que no meu caso é recomendável?
Existe casos de regressão do Ceratocone? Sei que pode estacionar por um tempo. Pergunto isso porque minha ultima topografia deu uma pequena regressão em relação a outra.
Forte abraço! Muito Obrigado!

Eder

regredir não regride. Essa pequena alteração que ocorreu é por alteração do proprio aparelho do exame. Pequenas variaçoes para cima e para baixo devem ser levadas em consideração de acordo com as variaçoes tecnicas do aparelho

Se voce for novo (menos do que 30anos) e/ou tiver exames comprovando que o cone está aumentando eu faria o crosslink com certeza.

Caso contrario, deixaria como está. Em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo?

Olá, Dr. tudo bem? Gostaria de buscar esclarecimento sobre o assunto..


Possuo um Relatório Médico, que cita o seguinte:

" Paciente acima citado apresenta ceratocone bilateral grau 1.
Aos exames de seguimento de rotina da ectasia observa-se estabilidade da doença.
Ao exame oftalmológico apresenta a seguinte refração e acuidade visual:

AV s/c
OD : 20/30 P
OE : 20/25

Refração dinâmica:
OD : + 0,5 - 2,5 x 65º = 20/25
OE : - 0,5 - 1,0 x 145º = 20/20

CID : H18.6 Ceratocone "



Minha dúvida é a seguite..

Interpretando as duas portaria (Port Nr 522-PMDF, 2006 e Port Nr 113-DGP, de 07 Dez 2001, dentre outras consultas localizadas na internet) e aplicando ao caso concreto, ao meu especifico, chegamos ao seguinte entendimento:

AV s/c
OD : 20 / 30 , equivalência na tabela citada à cima = SNELLEN (aproximado) : 20 / 29 , Decimal : 0,7 , % de visão : 92,5
OE : 20 / 25 , equivalência na tabela citada à cima = SNELLEN : 20 / 25 , Decimal : 0,8 , % de visão : 95,5

AV c/c
OD : 20 / 25 , equivalência na tabela citada à cima = SNELLEN : 20 / 25 , Decimal : 0,8 , % de visão : 95,5
OE : 20 / 20 , equivalência na tabela citada à cima = SNELLEN : 20 / 20 , Decimal : 1,0 , % de visão : 100,0


Com base nestas informações, aplicamos a formula para encontrar a Eficiência Visual Binocular (EVB):

AV s/c
OD : 92,5 e OE : 95,5
EVB = [ (melhor olho x 3) + (pior olho x 1) ] / 4
= [ (95,5 x 3) + (92,5 x 1) ] / 4 = 94,75 %

AV c/c
OD : 95,5 e OE : 100,0
EVB = [ (melhor olho x 3) + (pior olho x 1) ] / 4
= [ (100,0 x 3) + (95,5 x 1) ] / 4 = 98,875 %


Posso afirmar, que com base na EVB, concluímos que o paciente em questão, possui visão de quase 95% sem o uso de óculos e/ou lentes corretivas, e com o uso destes, sua visão aproxima-se de 99%. Comprovando que a patologia em questão realmente está estável, e que não apresenta nenhuma evolução. Fazendo assim, necessário apenas o uso de lentes e/ou óculos de grau e dispensando qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

Posso afirmar isso?

* Detalhe, venho tratando desta patologia deste o momento que descobri que tinha (dezembro de 2007). Seguindo rigorosamente todas as recomendações médicas (dos que passei neste anos) e pesquisas sobre o assunto!

esqueci de mencionar, hoje estou com 28 anos.. completo 29 em outubro deste ano!

Dom

quanto a sua visão vc pode afirmar isso
Mas é impossivel afirmar que ela está estavel para sempre. No momento está, mas não dá p prever o futuro em medicina
de qq maneira, seu raciocinio está correto

Dr. para melhorar o entendimento da lógica que estou buscando defender, apresento mais dados que comprovam que a patologia em questão, no meu caso está estável e regredindo cada vez mais por conta dos tratamentos, cuidados e orientações médicas e principalmente de pesquisas sobre o assunto.

"Descobrimento da patologia, em Dezembro de 2007, quando tinha completado 25 anos.. hoje estou pra completar 29".

:: Histórico ::
2007, Dezembro, meu grau era = OD: -3,5 e OE: -1,0
2008, meu grau era = não localizei os exames..
2009, Fevereiro, meu grau era = OD: -3,0 e OE: -1,25
2009, Novembro, meu grau era = OD: -2,75 e OE: -1,0
2010, Maio, meu grau era = OD: -2,5 e OE: -1,0
2011, Fevereiro, meu grau era = OD: -2,5 e OE: -1,0

Percebes que o grau a cada ano, vem reduzindo e tendem a estabiliza e/ou estão estáveis.

Outra coisa, de acordo com exames realizados periodicamente, chegou à conclusão que o único tratamento a ser aplicado ao meu caso (especifico) seria apenas o uso "correto" dos óculos, evitar ao "extremo" coçar os olhos, mantê-los sempre lubrificados, evitar ao "extremo" permanecer na frente de equipamentos que evitem luz constante sem que pare por no mínimo 15min, e freqüentar o oftalmologista com regularidade de no mínimo anual (antes era semestral), utilizar sempre óculos de sol de qualidade (nunca de camelos), ao fazer e/ou trocar de lentes e/ou óculos optar sempre por colocar tudo que tiver de tecnologia (exemplo, anti-reflexo, transitions, etc), evitar assistir TV ou derivados em locais escuros e etc.

ps: Obrigado, Dr. pelo esclarecimento não só pelas respostas como também por ter o maior e melhor base de conteúdo sobre o assunto que localizei na internet. Meus parabéns!!

obs: Desde o diagnostico da patologia, foi recomendado o uso de lentes rígidas, sendo que recusei, pois sou totalmente contra ficar enfiando seja o que for dentro dos olhos.

DOM

O caminho é esse, voce está correto
Tomara que aceitem esse laudo que voce está preparando

Abç

Estou com uma coçando os meu olho esquerdo a mais de 3 semanas,mas não esta vermelho nem algo parecido só coceira mesmo,alguém poderia me ajudar?? Ass:Leonardo Meu e-mail...

leonardo_ekipes@hotmail.com

BOA NOITE .DR.RENATO ME CHAMO ADRIANA E TENHO UMA FILHA COM SINDROME DE ANGELMAN ELA TEM 12 ANOS E HOJE DESCOBRI QUE ELA TEM CERACOTONE O OFTALMO QUE EU PASSEI ELA ME RECEITO UM COLIRIO DE CLORETO DE SODIO 2%E RECOMENDAVEL..POIS ESTOU COM MUITO MEDO DE USAR E PREJUDICAR MAIS AINDA A VISTA DELA...O QUE EU DEVO FAZER ...DEIXO AQUI O MEU EMAIL EDUARDA.ADRIELLI@hotmail.com fico no aguardo um abraço

Adriana

Esse colirio só vai ajudar alguma coisa se ela está com edema na cornea ou teve uma complicaçao do ceratocone chamada hidropsia
Como o médico passou pode usar sim
O colirio nao vai fazer mal algum a ela

Boa noitee Dr. Renato
Obrigrada pela respota.
Tenho mais uma duvida,caso haja tipo de irritacao, qual procedimento que devo tomar.
Obs... O medico me alertou e me formeceu uma guia caso haja irritacao vermelidao no olho de minha filha, para que eu corra imediatamente no H.C e isso me deixoou muito preocupada com essa posicao do medico.
Muito obrigada pela sua atencao e carinho por todas suas resposta.
Um forte abraco...


Adriana

Adriana

Voce deve seguir as orientaçoes do folheto
As vezes pode nao ser nada demais mas é melhor pecar por excesso e ir logo ver se tem alguma infecção ou coisa parecida

Boa noite, doutor!

Depois de idas e vindas ao oculista, acabei fazendo uma topografia da córnea para verificar se tenho ceratocone. Não sei como interpretar o resultado e minha consulta ainda vai demorar um pouco. Poderia me dizer apenas se tenho algo ou não:

Os HDs foram:

OD: Astigmatismo regular simétrico, pico ceratometrico de 46,90

OE: Astigmatismo regular simétrico, pico ceratométrico de 46,80

Obrigada,

Karen

Olá Dr. Renato, tudo bem? Meu nome é Mila e tenho 23 anos. Tenho ceratocone nos dois olhos há 13 anos e há mais de 6 esta estável; OE(8.25) e OD(7.25). Com o óculos consigo uma visão de aproximadamente 65%, e com as lentes rígidas chega próximo dos 95%, mas não consigo me adaptar as lentes. Receio que meu quadro avance de maneira que precise de um transplante de córnea, gostaria de obter uma visão melhor sem precisar usar as lentes rígidas. Nenhum dos oftalmologistas que visitei mencionou o CROSSLINK ou o ANEL, sendo recomendado apenas o uso dos óculos. Qual seria a melhor opção pra mim? Agradeço desde já.

Olá, Dr.! Meu nome é João Paulo. Tenho 31 anos e há 8 fiz o Lasik. Logo depois da cirurgia, percebi que fiquei com grau residual, mas, como nao me atrapalhava em quase nada, resolvi deixar quieto. De 2009 pra cá, notei uma piora na visão e resolvi fazer óculos para enxergar o quadro de aula. Hoje, tenho no OD 1,25 (miopia) e 2,25 (astigmatismo irregular); no OE 1,75 (miopia) e 1,00 (astigmatismo irregular). Fiz o exame para medir a espessura das córneas: 475/480 micras (área central); pico de curvatura: 42/43. Meu médico me informou que não vê indício de nenhum tipo de degeneração. Mas andei lendo muita coisa e pergunto: esse quadro pode sugerir formação de ceratocone induzido? Pode evoluir? Outra cirurgia refrativa, ou colocação de lente intraocular, deve ser descartada?

Karen

é dificl analisar só com esses dados mas aparentemente seu exame é normal

Vote no blog medicodeolhos no concurso TopBlog. O icone para votaçao fica lá em cima na página a direita. Ajude a manter o blog em atividade

Mila

se o cone está estavel nao precisa do crosslink
O anel é uma boa opçao se a lente fica desconfortavel
Mas como é uma cirurgia, eu acho que antes voce deveria tentar alguma outra lente que fosse mais confortavel. Existem hoje algumas lentes para ceratocone que são mais confortaveis
Converse com seu medico sobre isso

Vote no blog medicodeolhos no concurso TopBlog. O icone para votaçao fica lá em cima na página a direita. Ajude a manter o blog em atividade

Joao Paulo

a principio não há evidencias de ectasia da cornea (ou ceratocone induzido pela cirurgia)
De qq maneira nessa fase é melhor só usar oculos mesmo e deixar uma 2a cirurgia para depois

Obrigado pela resposta, Dr.

Só mais uma dúvida: pelas características apresentadas, levando-se em conta tbm a minha idade, o Dr. vê probabilidade de eu vir a desenvolver a ectasia da córnea (ceratocone induzido)? E, se tudo estiver estabilizado num período de 1 a 2 anos, eu poderia pensar numa nova cirurgia? Eu cogitei a lente intraocular, que, pelo que imagino, não vai afinar ainda mais a córnea.

João Paulo

Dr. Renato, gostaria de um esclarecimento! tenho 25 anos e há 10 anos tive o diagnostico de ceratocone. Já fiz tratamento com lentes rigídas e agora estou usando uma lente mais confortavel (não sei o nome da lente) mas ela é bastante cara (R$ 2000,00). tenho uma receita para o uso de óculos para o fim do dia ou descanso da lente de contato, que é a seguinte:
longe
OD esf: -1,00/ cil: -5,00/ eixo: 167º
OE esf: 0,50 cil: -6,25/ eixo: 160º
DP 66mm
Não sei o que isso significa direito, mas assim está na receita. Sinto que com essa lente de contato tenho mais deformidades em alguns detalhes do que quando estou de oculos.
Gostaria de saber, se essa linha de tratamento está certa e se pode me indicar algum oftalmo que realize a cirurgia crosslink na cidade de Belo Horizonte-MG ou Montes Claros-MG.
Muito obrigada.
Qualquer coisa pode me responder pelo email aninhacristinasantos@yahoo.com.br

Mari

o normal é a lente de dar uma qualidade de visão melhor do que os oculos. Se for ao contrario, tem algo errado e voce deve conversar isso com o seu medico

Quanto ao crosslink tem muitos lugares em BH que fazem esse procedimento. Nao saberia te indicar alguem em especial

Boa Noite Doutor , Meu nome é Luan só faz um ano que comecei a usar óculos e percebi que os óculos não estava adiantando nada e fui ao oftalmologista e ele fez vários exames , e ele detectou que eu tenho ceratocone , e disse que eu tenho que fazer transplante de córnea , mas antes vou fazer o teste das lentes , mas tem um problema eu tenho muito medo de fazer essa cirurgia e não quero fazer,estou pesquisando sobre o assunto muito afundo , gostaria que você pudesse me ajudar , me passar vitaminas que ajudem a estabilizar ou tratamentos ,alguma coisa que irá me ajudar por favor , eu fiz o exame de topografia e deu no olho direito o seguinte em vermelho

3mm 5mm 7mm
57.49(5.87)@108° 56.56(5.97)@99° 55.46(6.09)@98°

olho esquerdo
3mm 5mm 7mm
46.12(7.32)@50° 45.79(7.37)@60° 45.51(7.42)@60°

meu e-mail é luandecassio@hotmail.com para alguem que já fez o transplante e quiser me ajudar com informações verdadeiras, obrigado especialmente a você Doutor desde já agradeço muito !

Luano

vitaminas não adiantam no seu caso

leia o texto de crosslink nesse blog. isso sim pode te ajudar.

quanto ao transplante, se vc prcisar mesmo fazer, nao tenha receio. é uma cirurgia boa e com otimos resultados

Bom dia Dr.Renato meu filho tem ceratocone e o medico pediu o exame Pentacan Hr, segundo o medico ele tem 10% de visão do lado esquerdo e 35% do direto, moro em manaus e nossa situação finaceira não e tão boa queria saber se esse exame e feito pelo SUS e a respeito de cirurgia de transplante ela e feita tb pelo SUS? queria saber tambem se e possivel conseguirmos um auxilio doença pelo SUS no aguardo

Marta Santos

Marta

O pentacam ainda nao é disponivel pelo SUS
Já o transplante pode ser feito pelo SUS sim

DR Renato boa tarde!
Eu possuo uma córnea bem irregular devido ao alto grau de astigmatismo, tenho miopia também mais meu grande vilão é o astigmatismo. Minha córnea é tão irregular que sempre dizem que possuo ceratocone, porem ao fazer exames prova que não possuo. Minha pergunta é: Como não consigo enxergar perfeitamente com os óculos e não me adapto a lente de contato, o anel de ferrara seria uma opção? Já tentei fazer cirurgia a lases, porem tenho a córnea fina.

Priscila

é uma boa opçao sim, o anel de ferrara
Ja leu o texto desse blog sobre o assunto???

Voce talvez devesse fazer um exame chamado pentacam p ver se realmente tem ceratocone ou nao. Alguns casos nao aparecem nos exames comuns.

Boa tarde Dr. Renato!
Tenho 46 anos e desde os 13 com ceratocone. Fiz a cirurgia Artisan no olho direito. Após a cirurgia, minha acuidade visual era:

AV (OD) 20/150
S/C OE = cd 20cm
Refração OD= -3.25 esf. -0.25 cil 90° (20/60+1)
OE= -9.75 esf. -2.50 cil. 122° (20/100)


Mes passado fiz o Cross-Linking no olho direito e ainda estou em recuperação. Após a recuperação serão feitas as mesmas cirurgias no olho esquerdo.

Minha acuidade visual atual é:
AV Olho direito 20/100
S/C OE = cd 20cm

O senhor poderia me explicar o quanto eu enxergo e quantos graus tenho em cada olho?
Sei que minha visão ainda vai melhorar pois ainda estou em recuperação da cirurgia.
Muito obrigada!
Leila

obrigado pela orientação Doutor , parabens pelo seu trabalho , eu considero vc um médico de verdade por ajudar as pessoas com suas explicaçoes mesmo sem cobrar nada por isso.Muito grato e que Deus o ajude sempre !

Olá Dr Renato
Em primeiro lugar, agradeço a sua atenção e parabenizo o seu site, esclarecedor!

Bom, tenho 28 anos, nunca tinha tido problemas de vista, a não ser 0,75 de astigmatismo que nem tratei pq era pouco e foi à anos atrás. Fui renovar minha carta e de repente não enxergava quase nada.

Meus 2 irmãos tem ceratocone e como eu tenho muita coceira nos olhos o oftalmo pediu q eu fizesse uma topografia, mas a consulta vai demorar p/ chegar e gostaria q me ajudasse a interpretar o resultado baseado nos números.

Right: Pupil offset (mm)
x: 0.190 Y0.259

Ks: 44.79 @90
Kf: 43.12 @170
Kd: 1.67

Axis: 0
Distance: 0.00
Radius: 7.76
Power: 43.47
Z_cornea: 0.00

Left: Pupil offset (mm)
x: 0.056 Y0.437

Ks: 43.87 @100
Kf: 42.53 @10
Kd: 1.34

Axis: 0
Distance: 0.00
Radius: 7.88
Power: 42.81
Z_cornea: 0.00

Está tudo ok?

Postar um comentário