Recent Posts

Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Miopia

Após falarmos de óculos e lentes de contato chegou a hora de falar sobre cirurgia refrativa.
Cirurgia refrativa é a cirurgia para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Ou seja, é a cirurgia para eliminar os óculos. Embora, popularmente chamada de cirurgia de miopia, a cirurgia refrativa também corrige astigmatismo e hipermetropia.
Basicamente, existem 3 tipos de cirurgia refrativa:

Ceratotomia Radial – com bisturi
• Cirurgia Refrativa a Laser (Lasik e PRK)
• Lentes intraoculares

Ceratotomia Radial

A cirurgia refrativa surgiu com a técnica chamada de ceratotomia radial e que foi muito realizada durante as décadas de 80 e 90. Nessa técnica, um bisturi de diamantes fazia diversas incisões na córnea mudando a sua curvatura e reduzindo o grau da pessoa. Era usado para corrigir miopia e astigmatismo.
Usava-se um normograma para determinar quantas e aonde seriam feitas as incisões.

A maioria dos pacientes conseguiu se livrar dos óculos mas ao longo dos anos alguns deles voltaram a apresentar grau, geralmente hipermetropia e astigmatismo. Além disso a adaptação de lentes de contato após esse procedimento é muito complicada.
A ceratotomia radial foi paulatinamente abandonada com o surgimento da cirurgia refrativa a laser.

Cirurgia Refrativa a Laser

O laser usado para cirurgia refrativa (excimer laser) começou a seu usado no final da década de 80 mas sua popularidade só aumentou nos anos seguintes.
A cirurgia refrativa a laser (lasik e PRK) tornou o resultado pós operatório mais previsível e a evolução a longo prazo mais estável.


Quando bem indicada os resultados são muito previsíveis, estáveis e satisfatórios. Com a tecnologia atual, o avanço dos equipamentos e dos conhecimentos dos médicos a técnica evoluiu muito. Alguns cirurgiões usando alguns equipamentos muito modernos conseguem personalizar a cirurgia para cada paciente corrigindo cada mínima imperfeição da córnea.

Para saber as diferenças entre a técnica da LASIK e a técnica de PRK, leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/06/lasik-ou-prk.html

Existe uma nova técnica para correção da Miopia e do astigmatismo. Uma cirurgia chamada SMILE e com resultados promissores. Leia abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2017/09/novas-tecnicas-de-cirurgia-para-miopia.html

A cirurgia refrativa não consegue corrigir todo e qualquer grau. Segundo o FDA (órgão regulador americano) a cirurgia está indicada para miopia de até 12 graus, hipermetropia de até 6 graus e astigmatismo de até 6 graus.
Mas na verdade isso vai depender das características individuais de cada pessoa. De acordo com e espessura e curvatura da córnea pode ser possível operar graus altos mas também pode ser que mesmo tendo um grau pequeno, de 1 ou 2 dioptrias, a cirurgia esteja contra indicada.
O seu oftalmologista de acordo com o seu grau e o resultado desses exames dirá se você é ou não um bom candidato à cirurgia refrativa a laser.

Alguns exames pré operatórios são fundamentais:

1 – Refração antes e depois de dilatar a pupila: o exame para determinar o grau
2 – Topografia de córnea: mede a curvatura da córnea
3 – Paquimetria: mede a espessura da córnea
4 - Tomografia de córnea (Pentacam ou Galilei): mede a curvatura e a espessura da córnea de forma mais completa além de fazer outras analises importantes
5 – Mapeamento de Retina: avalia o fundo do olho
6 – Análise de frente de ondas (Wave Front ou Aberrometria): para fazer a cirurgia personalizada

Algumas limitações ou contra indicações podem ser listadas

1 – Idade menor de 21 anos
2 – Pacientes com graus muito altos (maiores do que os listados acima)
3 – Pacientes com ceratocone
4 – Pacientes com olho seco severo
5 – Pacientes com córneas muito finas (medido pela paquimetria)
6 – Não estar com o grau establizado, ou seja, ter tido mudança de grau nos últimos 12 meses.

Lentes intraoculares

Os pacientes com graus muito altos ou com contra indicações à cirurgia refrativa a laser, por exemplo, córneas finas, não estão condenados a ficar de óculos para sempre. Existe uma opção aonde implanta-se uma lente especial dentro do olho da pessoa e corrigi-se o grau mesmo que ele seja muito grande. Pode ser feita retirando o cristalino (lente intraocular pseudofácica) ou sem retirar o cristalino (lentes intraoculares fácicas ou lentes de fixação iriana ). Embora tenham muitas complicações e nem todos os oftalmologistas estejam familiarizados com a técnica, nos últimos anos as lentes e o procedimento técnico melhoraram muito e hoje é considerada uma cirurgia segura e aprovada por órgãos reguladores nacionais e internacionais.
Obs: essa lente citada não tem nada a ver com as lentes de contato!


Cirurgia de Miopia de graça ? Cirurgia de miopia pelo SUS ?

Até o momento, os hospitais da rede pública (SUS), seja federal, estadual ou municipal, não cobrem a cirurgia de miopia ou cirurgia refrativa, seja laser ou de bisturi. Alguns hospitais universitários, especialmente em São Paulo, realizam a cirurgia refrativa a laser, mas, as vezes, só em alguns tipos de pesquisa ou pagando uma taxa pequena. Recentemente, foi noticiado a existência de cirurgia de miopia gratuita no Rio de Janeiro. Isso aconteceu por um convênio do governo com uma clínica particular da zona sul do Rio. Mas provavelmente, não é um convênio permanente.
Para saber se os convênios cobrem cirurgia refrativa, leia o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com.br/2017/08/convenio-cobre-cirurgia-refrativa.html


Se sua miopia está aumentando muito rápido saiba como evitar isso
http://www.medicodeolhos.com.br/2017/09/miopia-e-uma-epidemia-mundial.html

TOP 10 MITOS SOBRE CIRURGIA REFRATIVA
http://www.medicodeolhos.com.br/2018/03/10-mitos-sobre-cirurgia-de.html

Você tem Miopia? Então leia esse texto e saiba tudo sobre Miopia. Causas, sintomas e tratamento
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/tudo-sobre-miopia.html

OS COMENTÁRIOS DESSE TEXTO ESTÃO FECHADOS. POR FAVOR DIRIJAM-SE AO TEXTO ABAIXO, TIREM SUAS DÚVIDAS E SE NECESSÁRIO DEIXEM SEU COMENTÁRIO LÁ. GRATO

261 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 261 de 261   Recentes›   Mais recentes»

Joao

Dificil analisar. Pode ser mesmo a questao do olho dominante que o outro medico falou.
A sua visao antes da cirurgia era igual nos dois olhos? O grau era o mesmo?

Andre Luiz

Trocar um jogo de paintball pela sua saude ocular de uma cirurgia recente... eu nao teria a menor duvida... repouso

Renatinha

Pelo seu relato varias coisas podem ter acontecido... dificuldade de cicatrizaçao, problemas no flap (se foi lasik) enfim...

só seu médico pode te responder o que voce me perguntou

Dr. Renato, gostaria de saber qual equipamento o sr. utiliza na correção da miopia. O Dr. acredita que o tipo de equipamento ou os exames pré-operatórios interferem mais no resultado final. Pois muitos falam que o Allegretto é melhor, outros o Schwind Amaris, na internet já achei pesquisas dizendo que os NIDEK e VISX S4 são os que apresentam resultados com menor grau residual...etc.

É verdade que graus altos de miopia, com uma cornea não muito expessa é melhor usar PRK ao invés de LASIK?



Aproveitando o mesmo post, é possível recuperar a visão de um amblíope adulto? Existe alguns espefialista em abliopia que me recomendaria? (desculpe-me caso esteja sendo antiético ou incoveniente, é que moro em cidade pequena do interior de SP é difícil encontrar médicos especialistas).

Parabéns pelo blog e pela dedicação.

qual o risco para um soro positivo fazer a cirurgia, se estiver com a defesa boa, e o pos operatorio for seguido a risca, tem algum risco?

Tone

Nao tem nenhum risco além dos riscos proprios da cirurgia. Tudo igual

Alexandre

Olá Doutor Renato,
Primeiramente eu desejaria parabenizá-lo pelo cuidadoso e excelente trabalho de análise dos casos e relatos aqui colocados, tenho certeza que são de grande utilidade e orientação para todos que frequentam o blog. Acho realmente que o espaço escrito possui vantagens que às vezes, por ansiedade ou esquecimento mesmo, no consultório acabamos por deixar passar em perguntas e direcionamentos. Desde já muito obrigado.

Eu estou muito nervoso e bastante preocupado com minha recuperação de uma Lasik realizado há um mês e 6 dias e desejaria uma segunda opinião de normalidade de caso ou não.
Realizei a intervenção em dias distintos para os dois olhos: OE (6,75 miopia, dia 08/11/2010) e OD (6,75 miopia, dia 12/11/2010). Logo após a cirurgia percebi que o recém operado OE apresentava imagem menor do que o que ainda seria operarado (OD), pensei que fosse por causa da 1ª cirurgia realizada, mas, após a segunda intervenção, este continuou a mesma coisa, e ainda hoje percebo esta diferença, o que cansa muito minha visão, e a torna binocularmente desigual, a ponto de fazer com que um dos olhos esteja até mais fechado que o outro, talvez de preguiça, de não utilização mesmo, já que tenho mais dificuldade de enxergar com ele.
Minha visão está oscilando DEMAIS também, quando tento fixar os olhos em algo, parece que o foco vem nitidamente no OE, mas depois, sem muito controle possível, a visão do objeto, texto, etc, embaça novamente e fica borrada, no OD nem isso consigo, fixar imagem, fica pendular demais.
Estou com muita dificuldade para enxergar ainda, para estudar, trabalhar e principalmente à noite para dirigir, e ainda muito frustrado pela espectativa que eu mesmo criei.
Há umas duas semanas, quando relatei isso à minha médica, ela disse no exame que tinha zerado a miopia do OE e que o OD estava realmente oscilando demais no aparelho em 1° para hiperm. e 1º para miopia. No início desta semana retornei ao consultório e foi detectado: OE (0,75 Hiperm.) e OD (0,75 de Hiperm. + 0,75 astigmatismo), fiz um óculos neste grau, mas nada adiantou para os borrões e para longe. Minha visão binocular, para perto, até melhora um pouco com o óculos, apesar de ainda continuar oscilando demais, mesmo com estes, nos dois olhos, inclusive.
Desculpe o grande relato e o nervosísmo deste, mas eu nunca tive astigmatismo nem hipermetropia, de perto sempre enxerguei muito bem, não sei se isto que estou passando é normal por conta do resíduo. E este oscilar ainda pode melhorar, estabilizar, com os três mêses? E quanto à própria hipercorreção ocorrida com a hipermetropia e o astigmatismo resultante, ainda podem regredir ao final do prazo de 3 mêses tb, ou a esta altura já é sabido que será necessário, se possível, o retoque?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Dr. Renato, por favor me tire uma dúvida. Tenho astigmatismo 0,50, hipermetropia 2,25+, e estrabismo devido a hipermetropia (olho preguiçoso) corrigido com óculos. Gostaria de saber se tenho que fazer uma cirugia pra corrigir o estrabismo e outra para corrigir os demais problemas ou somente com as correções do astigmatismo e da hipermetropia, ficarei sem o estrabismo?

Aguardo sua resposta anciosa dr. Desde já agradeço a atenção!

boa noite Dr.
Fiz a cirurgia de miopia nos dois olhos a 28 dias. tinha 2 graus no esquerdo e 2,5 no direito.
fui no médico com 20 dias e ele me falou q o grau estava praticamente zerado e q estava tudo ok com a cicatrização. agora vem o porém, com 23 dias, me esqueci q estava operado e tive contato com luzes em uma boate por uns 2 minutos. já fazem 5 dias e fiquei com mais sensibilidade a luz e dor de cabeça. tb acho q pode ser só trauma psicológico. peço q me diga quais os reais danos q isso pode trazer e quanto tempo vai durar! agradeço!

Alexandre

Apesar do seu nervosismo, ainda acho que o aconteceu nao é nada demais e voce ficará bem no final das contas...
O que voce precisa agora é lubrificar bem os olhos, deixar os seus olhos se acostumarem e dar tempo ao tempo. É muito cedo para pensar em retoque.
Talvez o que seja legal é fazer um tratamento ortoptico para equilibrar a sua musculatura ocular com esse grau novo.

Magda

Com a sua cirurgia de grau, pode aumentar ou diminuir o seu estrabismo. Só um bom medico te examinando, vendo o tipo de estrabismo poderá dizer se vai aumentar ou diminuir

Cesinha

Essa luz nao te causará nada demais. Apenas pode aumentar um ressecamento ou coisa parecida. Fique tranquilo

Olá Dr!! Estou com 16 dias de pós operatório de PRK.. quando posso coçar, esfregar.. td normal de novo?? E pra entrar em mar e piscina?? Obrigada!

olá doutor,,desde já agradeço a atençao,,,bem hoje esta com 20 dias q fiz a cirurgia refrativa prk,,,mas ainda sinto uma forte sensaçao de corpo estranho em meu olho esquerdo,,,chego a ficar desesperada com a dor,,,queria saber se é normal depois de tanto tempo ,, obg

Alexandre
Olá Dr Renato, obrigado pela resposta, vou falar com minha médica sobre a ortóptica... é que essa oscilação está me deixando maluco, não consigo focar nada direito, e sinto que um dos olhos está bem preguiçoso.

Patricia

Voce deve evitar coçar o olho sempre, nao só agora. Se a coceira é muito forte, fale com seu médico para ele te passar um colirio para isso
Sobre a piscina e mar é melhor saber com ele tambem. Eu libero rapido mas cada médico tem sua opçao

Clau

É normal sim. Voce pode estar com o olho muito seco. Converse com seu médico pois ele pode te passar um lubrificante mais forte e intenso

Olá Dr. Meu médico liberou mar/piscina depois de 30 dias, mas vou viajar com 26 dias da cirurgia. Está tudo ótimo.. não uso mais colírios pra nada!! Não vou abusar, como nadar com olhos abertos. Mas posso entrar na água sem me preocupar?

Patricia

A conduta do seu médico é semelhante a minha
Uma vez o olho cicatrizado, pode entra na água sem problemas

DR.RENATO FIZ UMA CIRURGIA REFRATIVA NO COMEÇO DO MES,AINDA USO O COLIRIO PRED FORT, GOSTARIA DE SABER SE POSSO INGERIR BEBIDA ALCOOLICA,E DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO VOLTAR A USAR MAQUIAGEM? AINDA ENCHERGO UM POUCO SEM NITIDEZ É NORMAL?

OBRIGADO

Priscila

Já pode usar maquiagem e ingerir bebida alcoolicas tamebm

Dr. Renato,cmeuc nome é Tieny e
meu caso é raro, tenho 35 anos e com 2 anos e 8 meses fiquei cega fiz uma cirurgia de catarata( foi retirado meu cristalino) que segundo o médico era catarata congênita, então passei a usar um óculos fundo de garrafa, com 15 anos passei a usar lentes de contato e óculos multifocias por cima das lentes para corrigr astigmatismo e para leitura. Minha pergunta é: será que posso fazer implante atificial do cristalino e enchegar sem o auxílio de lentes e óculos? Com o avanço da ciência existe algum estudo sobre essa possibilidade?
Obs: Atualmente o meu grau é de +12.5 para longe, astigmatismo de 1.5 e + 3,o para perto.

obg Dr,fiquei mais tranquila, mas estou com um pequeno problema,tive q me ausentar do meu estado,vou ficar uns dois meses sem contato com meu medico,queria sua ajuda, o q devo fazer quando a dor se intensificar, essa sensaçao de areia é muito forte,,,me ajude

Tieny

Isso nao é tao raro assim e muitas pessoas conseguem fazer esse implante.
Depende muito do estado do seu olho, se há suporte para a lente, se a cornea está boa etc etc

Claudia

Sem te examinar a unica coisa que posso te aconselhar é usar lubrificantes
Se estiver muito incomdo te sugiro procurar um oftalmo na cidade que vc estiver

Dr. Renato, fiz ciurgia de lasik dia 17/12/2010, e estou estou com minha visão de perto muito boa,mas a de longe ta ruim, eu enxergo embaçado as luzes tem reflexos e tenho ainda uma sensação de areia nas vistas algumas vezes, meu medico disse que realmente estou com dificuldade pra longe devido aos exames feito no pós operatorio, disse tb que minha cornea ta meio inchada talvez por isso eu ainda esteja com a visão assim, disse que devo esperar uns 3 meses pra ver como fico, caso não mude, terei que fazer uma reparação, no caso mais aplicação de laser,ele falou que não tenho sinal de infecção, mas essa sensação de areinha é muito ruim, acordo assim todos os dias e aplico com frequencia o colirio pra mante-lo molhado. Se puder me dá seu esclarecimento agradeço.

Gustavo

Acho q seu medico está correto
Vc parece estar com o olho muito seco entao use muitos colirios lubrificantes e espere que isso passa

Alexandre,
Olá Dr Renato, tenho 2 meses de cirurgia Lasik de miopia e sinto, desde então, diferença no tamanho das imagens de um olho para o outro, e ainda tenho uma visão dupla horrível que está me causando, por conta das oscilações de foco, um estrabismo já aparente. Desejaria saber se esses sintomas são normais para o período de recuperação que me encontro e se isso acontece com freqüencia.
Desde já, muitíssimo obrigado.

Alex

Com esse tempo de cirurgia esses sintomas já eram para estar melhorando mas as vezes demoram um pouco mais
Sobrou algum grau depois da cirurgia? O que o seu médico tem falado sobre isso?

Alexandre,

Obrigado pela resposta Dr Renato, houve hipercorreção sim, de 7° (miopia) para - 0,75 (hipermetropia), mas estou com muita dificuldade mesmo na visão binocular. Minha médica fez os exames e disse que em relação à cirurgia deu tudo certo, no mapeamento de córnea tudo ok, na pressão e cicatrização tb, mas estou enxergando muito mal. Inclusive, o olho que ela diz estar melhor recuperado para mim é o pior nos borrões. Apesar de confiar nela e na paciência que ela me pede para ter, estou ficando muito inquieto com a situação, pois já passaram 2 meses e ainda me atrapalha no meu dia a dia demais essa oscilação.
Quarta que vem vou fazer um exame de retina para ver se tudo está ok, o senhor acha que pode ser algo relacionado à retina?
Mais uma vez obrigado.

Dr. Renato, gostaria de saber se existe algum risco em realizar a cirurgia PRK no mesmo dia nos 2 olhos? Fui a um médico que só opera 1 olho por vez e em outro que só opera os 2 olhos na mesma ocasião. Desde já agradeço sua atenção.

Alexandre

Acho que nao deve ter nada a ver com a retina nao.

Ana Livia

O unico risco de operar os 2 olhos no mesmo dia é se por acaso tiver havido uma contaminaçao no centro cirurgico (que é raro) voce pegará a infecção nos 2 olhos.
Tirando isso , ano vejo problemas maiores

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr Renato
Meu nome é Elaine . Tenho 31 anos e uso óculos desde os 6 tenho 10,5 de hipermetropia no olho direito e 11,5 no esquerdo. Aos 18 comecei a usar lente de contato mas ultimamente meu olho tem ficado muito irritado e até fiz um óculos mais bonitinho prá ver se consigo ficar mais tempo de óculos. Gostaria muito de fazer alguma cirurgia nas no momento não posso pagar. O Sr sabe de algum hospital que faz cirurgia sem custo para o meu tipo de problema? qual das cirurgias o senhor indicaria prá mim? vou fazer o exame de topografiada córnea pois a médica está desconfiando que tenho cerotocone mas nunca nenhum outro médico me disse isso só chegavam a conclusão de que não poderia usar lentes do tipo gelatinosa. O que o Sr acha?
Um abraço
Elaine

Este comentário foi removido pelo autor.

Elaine

Só alguns hospitais universitarios principalmente em Sao PAulo fazem a cirurgia refrativa de graça.
Pelo seu tipo de grau é dificil fazer a cirurgia a laser mas depende dos exames
Se nao for possivel, a soluçao é o implante de lente intraocular (lente fácica)

Dr Renato.
Fiz a correção a laser há 5 anos, saiu tudo perfeito. Tenho sentido que ja não enxergo tão bem quanto antes, nada demais...fiz um exame e saiu 0,25 esferico e 0,50 cilindrico, eixo 1800 (igual para os dois)...o que isso significa exatemente? sei que o "grau" é baixo, a maior duvida é, se não usar lentes nesse grau posso agravar? se usar previne o aumento do grau???

abraço

midiã

Dr Renato
Vim aqui para expressar minha gratidão a Deus pela sua vida, por te dar esse dom e ainda fazer de ti essa pessoa tão especial capaz de dedicar tempo para responder questões de pessoas que como eu infellzmente não são seus pacientes. Desejo que Deus te capacite ainda mais e te abençoe de maneira muito especial.
Parabéns por ser umm profissional assim.
Receba o nosso carinho,
Elaine e família

Midia

Seu grau é muito baixo nao precisa usar oculos
E isso nao fará seu grau aumentar ou não
Isso independe do uso do oculos

puxa...eu nao acreditava que responderia. Muito obrigada mesmo. Eu nao tinha como pagar uma consulta e estava com medo porque trabalho lendo muito, nao queria "forçar" a vista...
Deus abençoe muito

Olá Dr. tudo bem? Hj o meu Oftalmologista disse que tenho a córnea fina e que não posso operar e além disso, disse que não posso mais usar lentes gelatinosas, poxa o Dr. acabou com o meu sonho e ainda por cima diz que não posso usar mais lentes, só as rígidas que pelo que sei são incômodas e caras. E perguntei se não vou poder operar nunca e ele disse que com a tecnologia atual não. Fiquei arrasado, faz 10anos que uso lentes e 16anos que uso óculos, não aguento mais. Agora descubro a tal cirurgia personalizada para córnea fina, e que este tipo de cirurgia é recente, será que ela é segura? E porque o meu oftalmo não comentou desta cirurgia, será que ele é avesso a essa técnica?

Vinicius

A cirurgia personalizada "poupa" um pouco da cornea mas em casos onde a cornea é muito fina ou a pessoa tem um grau alto ela tambem nao está indicada
Imagino que vc esteja nesse caso, pq senão, seu médico teria comentado a respeito

DR Renato, TENHO 13 GRAUS OE E 12 NO OD....SERÁ QUE POSSO FAZER A CIRURGIA ? SILVIA FRANCA SP

Silvia

Pelo seu grau, a cirurgia a laser nao é possivel
Mas vc pode fazer a cirurgia de implante de lente fácica

Olá Doutor Renato, tudo bem?
Parabéns pelo blog, tem sido de grande ajuda pra mim e pra muitas pessoas, pena eu não tê-lo conhecido antes!
Bom, fiz cirurgia refrativa pelo Lasik personalisado no dia 25/01/11.
No dia seguinte, enxergava tudo normal com o OD, mas no OE via tudo embaçado. Fui na revisão no dia 26 pra tirar a lente curativo que ela tinha colocado no OE, mas nada melhorou, até hoje (dia 28/01/11).
Ela me disse na revisão que o embaçamento era normal, e que iria passar com o tempo, e que ela não sabia quanto tempo!
Disse que isso tinha ocorrido devido ao fato do epitélio desse olho ser "frouxo", o que deu um pouco mais de trabalho a ela.
Já se passaram alguns dias e não senti melhora alguma. Minha próxima revisão será dia 08/02 e estou muito preocupado.
O que o senhor acha? Pode curar mesmo com o tempo, mesmo sem sinal de melhora até hoje?
A técnica de alisamento do flap é segura ou pode piorar mais ainda?
Devo realmente me preocupar ou está cedo demais pra isso?
Estou preocupado demais, isso tem me atrapalhado bastante.
Obrigado!

Gustavo

Sua cirurgia é muito recente
Claro que pode e deve melhorar
A tecnica de alisamento do flap é segura mas voce nem sabe se o flap está enrugado ou nao, entao nao se estresse por isso.
Mantenha sempre um bom dialogo com o seu medico

Olá Dr. Renato.

Por favor me ajude a tiver uma dúvida, hoje está com 20 dias que fiz cirurgia refrativa pelo método PRK e, do olho direito estou com uma visão que pode se dizer perfeita, já do olho esquerdo está tudo muito embaçado. Isso é normal, pode um olho recuperar primeiro que o outro? Outro detalhe, na hora da aplicação do laser tive impressão que mexi com olho e justamente este que está com a visão turva, caso isso tenha acontecido pode interferir no resultado da cirurgia?
obrigada.

Um abraço.

Olá Dr. Renato.

Só retificando a pergunta anterior, onde diz ajude a tiver uma dúvida, quis dizer AJUDE A TIRAR UMA DÚVIDA...

operei miopia ha 13 anos com bisturi e há mais ou menos dois anos voltei a usar óculos por ter adquirido hipermetropia no olho esquerdo agora com 4 graus e astigmatismo 2 graus no olho direito, minha dúvida é se posso me livrar do óculos com uma nova cirurgia, ou se posso usar lentes de contato

Dr.Renato me chamo Flavia, tenho 30 anos e uso lentes de contatos a uns 10 anos direto.Tenho 8 graus de miopia do OD e do OE,cilindrico -0,50 OD e -1,25 do OE , marquei avaliação cirurgica em duas clinicas do ABC.A primeira o medico me disse que era necessario ficar 15 dias sem as lentes para fazer os exames pre operatorio, mas ja me adiantou que meu convenio não cobriria todo o custo da cirurgia, como no momento não tenho como pagar marquei a consulta em outra clinica que faz pelo convenio.A duvida é que ao marcar a consulta me disseram que era preciso ficar no minimo 3 dias sem as lentes.Gostaria de saber qual o tempo certo que preciso ficar sem as lentes para fazer os exames pre operatorios?
Pesquisei muito sobre o medico e gostaria de saber se o Dr. me indica algum profissional em Santo André.
O nome do medico que vou fazer os exames é Edmundo J Velascos Martinelli da clinica laser ocular.

Pois é Doutor, ainda está recente mas ainda não houve melhor, isso é estranho.
De qualquer maneira, a revisão tá chegando, dia 08.
Obrigado pela atenção!

Olá doutor meu nome é Jessé e tenho ASTIGMATISMO REGULAR 5.7 D A 170º, sou APTO para a cirurgia?

Este comentário foi removido pelo autor.

Boa Noite doutor tudo bom?

Fiz uma cirurgia para resolver miupia e astiguimatismo sexta feira passada ontem dia 04/02/11
meu olho esquerdo esta aparentemente perfeito ja o direito esta um pouco embaçado as letras, é normal isso nos primeiros dias?

Me desculpa o nome que esta aparecendo é um antigo blog, não sei o pq esta ali.

Muito obrigado

Tata

Um olho nunca é exatamente igual ao outro por isso a recuperaçao da cirurgia pode ser diferente tambem

Pode ser que ter mexido o olho tenha atrapalhado em algo mas é pouco provavel

alehandroa

É possivel uma nova cirurgia mas um pouco mais complicado
Tem que fazer os exames pre operatorios e dar uma boa avaliada

Flavia

Nao conheço esse médico (o que nao quer dizer que ele é ruim) entao nao posso opinar
Mas o tempo para ficar sem lente de contato é de no minimo 3 dias mas alguns lugares pedem um tempo maior

Mulaloka

Com tão pouco tempo de cirurgia é normal essa visão borrada sim

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 261 de 261   Recentes› Mais recentes»