Recent Posts

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Miopia

Após falarmos de óculos e lentes de contato chegou a hora de falar sobre cirurgia refrativa.
Cirurgia refrativa é a cirurgia para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Ou seja, é a cirurgia para eliminar os óculos. Embora, popularmente chamada de cirurgia de miopia, a cirurgia refrativa também corrige astigmatismo e hipermetropia.
Basicamente, existem 3 tipos de cirurgia refrativa:

Ceratotomia Radial – com bisturi
• Cirurgia Refrativa a Laser (Lasik e PRK)
• Lentes intraoculares

Ceratotomia Radial

A cirurgia refrativa surgiu com a técnica chamada de ceratotomia radial e que foi muito realizada durante as décadas de 80 e 90. Nessa técnica, um bisturi de diamantes fazia diversas incisões na córnea mudando a sua curvatura e reduzindo o grau da pessoa. Era usado para corrigir miopia e astigmatismo.
Usava-se um normograma para determinar quantas e aonde seriam feitas as incisões.

A maioria dos pacientes conseguiu se livrar dos óculos mas ao longo dos anos alguns deles voltaram a apresentar grau, geralmente hipermetropia e astigmatismo. Além disso a adaptação de lentes de contato após esse procedimento é muito complicada.
A ceratotomia radial foi paulatinamente abandonada com o surgimento da cirurgia refrativa a laser.

Cirurgia Refrativa a Laser

O laser usado para cirurgia refrativa (excimer laser) começou a seu usado no final da década de 80 mas sua popularidade só aumentou nos anos seguintes.
A cirurgia refrativa a laser (lasik e PRK) tornou o resultado pós operatório mais previsível e a evolução a longo prazo mais estável.


Quando bem indicada os resultados são muito previsíveis, estáveis e satisfatórios. Com a tecnologia atual, o avanço dos equipamentos e dos conhecimentos dos médicos a técnica evoluiu muito. Alguns cirurgiões usando alguns equipamentos muito modernos conseguem personalizar a cirurgia para cada paciente corrigindo cada mínima imperfeição da córnea.

Para saber as diferenças entre a técnica da LASIK e a técnica de PRK, leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com/2010/06/lasik-ou-prk.html

A cirurgia refrativa não consegue corrigir todo e qualquer grau. Segundo o FDA (órgão regulador americano) a cirurgia está indicada para miopia de até 12 graus, hipermetropia de até 6 graus e astigmatismo de até 6 graus.
Mas na verdade isso vai depender das características individuais de cada pessoa. De acordo com e espessura e curvatura da córnea pode ser possível operar graus altos mas também pode ser que mesmo tendo um grau pequeno, de 1 ou 2 dioptrias, a cirurgia esteja contra indicada.
O seu oftalmologista de acordo com o seu grau e o resultado desses exames dirá se você é ou não um bom candidato à cirurgia refrativa a laser.

Alguns exames pré operatórios são fundamentais:

1 – Refração antes e depois de dilatar a pupila: o exame para determinar o grau
2 – Topografia de córnea: mede a curvatura da córnea
3 – Paquimetria: mede a espessura da córnea
4 – Mapeamento de Retina: avalia o fundo do olho
5 – Análise de frente de ondas (Wave Front ou Aberrometria): para fazer a cirurgia personalizada

Algumas limitações ou contra indicações podem ser listadas

1 – Idade menor de 21 anos
2 – Pacientes com graus muito altos (maiores do que os listados acima)
3 – Pacientes com ceratocone
4 – Pacientes com olho seco severo
5 – Pacientes com córneas muito finas (medido pela paquimetria)
6 – Não estar com o grau establizado, ou seja, ter tido mudança de grau nos últimos 12 meses.

Lentes intraoculares

Os pacientes com graus muito altos ou com contra indicações à cirurgia refrativa a laser, por exemplo, córneas finas, não estão condenados a ficar de óculos para sempre. Existe uma opção aonde implanta-se uma lente especial dentro do olho da pessoa e corrigi-se o grau mesmo que ele seja muito grande. Pode ser feita retirando o cristalino (lente intraocular pseudofácica) ou sem retirar o cristalino (lentes intraoculares fácicas ou lentes de fixação iriana ). Embora tenham muitas complicações e nem todos os oftalmologistas estejam familiarizados com a técnica, nos últimos anos as lentes e o procedimento técnico melhoraram muito e hoje é considerada uma cirurgia segura e aprovada por órgãos reguladores nacionais e internacionais.
Obs: essa lente citada não tem nada a ver com as lentes de contato!


Cirurgia de Miopia de graça ? Cirurgia de miopia pelo SUS ?

Até o momento, os hospitais da rede pública (SUS), seja federal, estadual ou municipal, não cobrem a cirurgia de miopia ou cirurgia refrativa, seja laser ou de bisturi. Alguns hospitais universitários, especialmente em São Paulo, realizam a cirurgia refrativa a laser, mas, as vezes, só em alguns tipos de pesquisa ou pagando uma taxa pequena. Recentemente, foi noticiado a existência de cirurgia de miopia gratuita no Rio de Janeiro. Isso aconteceu por um convênio do governo com uma clínica particular da zona sul do Rio. Mas provavelmente, não é um convênio permanente.
http://www.mundodastribos.com/cirurgia-de-miopia-gratuita.html

Saiba mais sobre as diferenças entre PRK e LASIK lendo esse texto:
http://www.medicodeolhos.com/2010/06/lasik-ou-prk.html

Dúvidas sobre Cirurgia Refrativa. Leia
http://www.medicodeolhos.com/2010/11/duvidas-sobre-cirurgia-refrativa.html

Você tem Miopia? Então leia esse texto e saiba tudo sobre Miopia. Causas, sintomas e tratamento
http://www.medicodeolhos.com/2010/05/tudo-sobre-miopia.html

OS COMENTÁRIOS DESSE TEXTO ESTÃO FECHADOS. POR FAVOR DIRIJAM-SE AO TEXTO ABAIXO, TIREM SUAS DÚVIDAS E SE NECESSÁRIO DEIXEM SEU COMENTÁRIO LÁ. GRATO

261 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 261   Recentes›   Mais recentes»

Pretendo fazer essa cirurgia. Tenho miopia e astigmatismo. Esse site me ajudou a tirar algumas dúvidas. Obrigado

Fiz A cirurgia refrativa a Laser ja vai fazer 2 meses e ainda nao estou totalmente recuperado meu olho direito ainda estou vendo as coisas turvas! o medico me disse que apareceu uma mancha branca em meu olho e que so vou voltar a enchergar normalmente quando essa mancha sumir!

Essa mancha que o "anonimo" acima se refere pode seu uma coisa chamada HAZE de cornea. As vezes isso acontece e com o passar do tempo e uso de alguns colirios resolve. Mas só examinando é possivel dizer se é isso mesmo ou não.
Boa sorte

eu fiz uma cirurgia no dia 15/05/20 nso estou enxergando muito bem ta um pouco embaçado eu nao to enchergando nada de perto a noite fica pior to usando o colirio mas eu nao to enchergando bem vamos se dizer que estou enchergando 60% sera que vou enchergaR LEGAL e quanto tempo demora tenho medo de precisar fazer outra cirurgia

Luciene
O tempo total de recuperação da cirurgia pode chegar a 3 meses.
Se a sua visão de longe está boa mas a de perto não pode ser que seu medico tenha planejado deixar algum tipo de grau.
Converse mais com ele sobre o assunto

eu tenho 3 graus de miopia eu posso fazer essa cirugia?

Dr renato... me ajude
eu tenho miopia de 12 e 13 graus..
tenho estrabismo tbm...
gostaria muito de operar.. mas tenho medo da minha medica dizer que não posso.. pois nao sei se minha cornea é mto fina... me ajude.. pois quero seguir a carreira de medicina , quero ser oftalmologista.. mas tenho medo que esses graus todos me impeçam de fazer o que sonho!

kmmartine@msn.com , me ajude

Ao Blogtudo

Sim voce com 3 graus de miopia pode operar.
Mas como disse no texto do site, depende dos exames

qnto custa p/operar de miopia e astigmatismo???
tenho os dois e ñ aguento mais usar óculos!!!

Esse site não tem por objetivo fazer minha promoçao ou divulgar os preços que cobro por consultas ou cirurgias.
Se voce pretende operar miopia e astigmatismo procure um medico pelo seu conhecimento e estudo e não pelo preço. Lembre que é uma cirurgia e não um objeto que voce pode trocar ou comprar outro se nao gostar.
Boa sorte

ola sou a duda!
onde fica o consultorio?? me desculpa a pergunta, mas o senhor me passou segurança!! meu pai é cego, minha vó morreu cega!! tenho astigmatismo e miopia to com medo meu astigmatismo ñ para de aumenta

tenho astigmatismo tem q ter qnto grau p/operar??

é verdade q só posso operar de astigmatismo qndo ficar bem de idade pq é muito perigoso???

Dr. Renato, tenho 21 anos e pretendo fazer a cirurgia refrativa, porém consultei o meu oftalmologista e ele me disse que é necessária a estabilização do grau. No entanto, aproveitei para fazer a reavaliação e meu grau aumentou meio dioptria em cada olho, fiquei muito preocupado e gostaria de saber se há uma idade limite para que ocorra a estabilização do grau.

Desculpe Dr. só tenho mais uma pergunta que acho pertinente, quanto a espessura e curvatura da córnea, sei que isso varia de individuo para individuo, mas é muito comum a pessoa ser impedida de realizar a cirurgia por esse motivo, se o Sr. tiver alguma estatística disponível, essa informação seria muito bem vinda. No mais, muito obrigado pela atenção.

Guilherme,
Nao há uma idade limite para para a establizaçao do grau. Isso varia muito de individuo para individuo. Nao se afobe. Aguarde seu grau estabilizar e opere com segurança.
Quanto a estatistica de quantas pessoas sáo impedidas de operar devido a espessura da córnea eu nao tenho.
mas isso significa que os oftalmologista tem sido mais prudentes e logo menos casos ruins nós veremos.
Abraço

olá doutor, eu tinha 8 graus em um olho e 9 no outro (miopia), fiz a Lasik, meu médico disse que eu ficaria com 1,5 de miopia restante, o que realmente ocorreu, minha visão de perto está ótima, mas a de longe parece que eu não operei nada...ela não vai melhorar?

Maraluzia
Se realmente sobrou só 1,5 de miopia a sua visão de longe sem óculos pode nao ser perfeita mas é bem melhor do que era quando voce tinha 8 graus.
A sua visão com o oculos de 1,5 grau deve ficar ótima. Caso contrário tem alguma coisa além

Obrigada pelos esclarecimentos doutor, mas ainda tenho uma dúvida, terei que continuar a usar óculos o tempo todo ou apenas quando sentir necessidade?
Mara

No meu mapa paquimétrico foi apontado como ponto mais fino 484 para OD e 482 para OE. Será que eu poderia operar? Tenho -1,75 no olho esquerdo e -2,0 no olho direito.

Olá Dr., fiz a cirurgia lasik dia 16/07, para 6 graus de miopia, ainda não to enxergando 100%, tenho a sensação q ainda tenho 2 graus. Gostaria de saber que é certo que vai ser preciso retoque, ou que tem possibilidade de daqui uns meses ficar com visão 20/20.

Resposta ao comentario acima

Se sobrou realmente 2 graus tem que fazer retoque. Esse grau residual nao vai sumir sozinho.

tenho 1,25 OD e 1,00 OE quanto menor for os graus mais rapido é a cirurgia ?

Sim quanto mais baixo menor é o tempo do laser.
Mas isso é irrelevante porque a diferença é de alguns segundos apenas

Olá! Dr. Meu Mapa Paquimétrico informa: Paquimetria Central OD:512 - OE:521, Ponto Mais Fino: OD: 510 - OE: 514, Ponto Mais Espesso (em 7mm): OD:619 - OE: 622, (em 9mm): OD: 671 - OE:680, DIF. PAQUI. (7mm-PTO+FINO) OD:109 - OE:108, DIF. PAQUI. (9mm-PTO+FINO) OD:161 - OE: 166, DIST. PTO + FINO AO CENTRO: OD:0,4 - OE:0,67. Tenho miopia de: OD:-4,50 e OE:-6,25 e astigmatismo. É seguro fazer a cirurgia pelo PRK?

Resposta ao comentario acima

Baseado unica e exclusivamente no exame acima, sim é seguro fazer o PRK.
Mas outros dados sao levados em consideraçao, como idade, topografia de cornea, etc...
Seu médico, te examinando, é que está apto a considerar a cirurgia segura ou não

Dr. Renato, tenho 30 anos e gostaria de saber a possibilidade do senhor me informar um e-mail para que eu possa encaminhar a Topografia. É que o médico que me examinou afirmou que estou apta a realizar a cirurgia porem, estou buscando outras opniões de profissionais para confirmar e ficar mais tranquila na cirurgia e dois médicos consultados um disse que não e o outro disse que era melhor aguardar alguns meses para realizar.

Olá DR. Renato,
Fiz a cirurgia de PRK a 15 dias atrás e estou com dificuldade no olho direito, fica embassado principalmente p/ perto, já o olho esquerdo estou enchergando perfeitamente, será q ainda há tempo de minha visão normalizar, já q ainda está recente.
obrigada
Fabiana

Boa noite doutor. Tenho uma alto grau de miopia 16 OE e 10 OD, sei que não posso fazer a cirurgia, conforme estava lendo será que teria condições de implante de uma lente? O que impede o não implante das lentes intraoculares? Não aguento ficar nesse vai e vem de lente e óculos. Obrigada. Fabiana

Respostas ao comentario de 11 de agosto de 2010 17:49

Vc ate pode me mandar a sua topografia mas esse nao é suficiente. Precisa do seu grau, sua paquimetria, do exame em si...enfim, uma consulta que não é o objetivo desse blog.
Se um medico contraindicou e outro pediu para aguardar eu, se fosse voce, NAO faria a cirurgia.

Continue consultando outros medicos. me diga aonde mora que eu te indico um colega bom

Fabiana

Sim, tem pouco tempo, dá para melhorar sim
Talvez tenha sobrado um pouco de grau.
O que seu medico falou?

Fabiana

Com o seu grau é realmente dificil fazer o LASER e o implante da lente é uma opçao. para isso é preciso que sua cornea tenha uma boa contagem de celulas e um boa profundidade da camara anterior. Esses dados o seu medico tem como avaliar. Tambem nao é qualquer medico que faz esse procedimento entao procure um especialista

Abç

Olá Dr. Renato, Meu nome é Paula e moro em Salvador/ Ba. Agradeço muito a sua conduta e atenção.

Olpa Dr. Renato,
Obrigada pela atenção. Estive esta semana no consultório da médica p/ avaliação da cirurgia, realmente senti dificuldade p/ ler no olho direito, a médica falou q a visão no OD estava oscilando (ora enchergava e ora não enchergava),a máquina acusou 0.50 astigmatismo no OD e 0,75 miopia OE, ela passou um colírio FRESH TEARS LIQUIGEL para lubrificar mais a córnea e voltar lá com 10 dias. Pois é, agora é esperar pra ver o q acontece.
obg
Fabiana

vania
quero fazer a cirurgia de miopia, mas me falam q tem de estabelizar o grau,o meu grau foi p 6,50 e fiz o exame de paquimetria mapeamento da retina cerostoscopia e meu medico diz q posso operar mas estou c mto medo.

Vania

Se seus exames estao OK e seu medico liberou ...vai fundo
Se tá com receio, pegue uma 2a opinião.
Mas só opere quando estiver segura disso

Abç

Olá Dr. Renato, meu nome é Paula e moro em Salvador/ Ba. O senhor tem algum colega aqui na cidade para que eu possa fazer uma avaliação?
Referente a sua resposta: 16 de agosto de 2010 21:17.

Grata.

Sim, Paula

Me mande seu email que eu te repasso o contato dela.

Abç

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Olá Dr. Renato, Fiz a cirurgia de PRK a 30 dias atrás no olho esquerdo que eu tinha 2 graus de astigmatismo e estou com dificuldade para enxergar , fica embassado principalmente p/ perto, não consigo ler nada.... , e para longe sinto como se eu não tivesse feito cirurgia, será q ainda há tempo de minha visão normalizar e eu exergar com nitidez ?
Obrigada!

Resposta ao comentario acima

Tem relativamente pouco tempo da cirugia
MAs tem que saber o que está acontecendo com a sua recuperaçao, se está tudo bem ou nao ...
Ai só seu medico poderá saber ao te examinar

Dr. Renato,

Tenho 26 anos, grau estável (3,5 - miopia) e os exames apontam boas condições para a cirurgia. A inha preocupação é com o resultado a longo prazo, pois conheeço uma pessoa que fez a cirurgia há 15 anos e hoje está praticamente cego. Esse risco é iminente? Por favor, dê-me uma orientação fundamental pra eu cuidar bem dos meus olhos após a cirurgia. Isso é relativo ao tempo de repouco ou esforço feito?

Grata desde já,

Lis.

Lis

a cirurgia de miopia é bem segura. Todos os estudos cientificos mostram um grau de satisfação muito alto. É claro que depois de alguns anos vc poderá apresentar algum tipo de grau (depois dos 40 anos principalmente).
O pós op vai depender do tipo de cirurgia feito (lasik ou Prk). O medico q te operar vai te orientar direito
Abç

Ola Dr Renato meu nome é Gislaine tenho 19 graus no OD e 22 no OE posso estar fazendo algum tipo de cirurgia, pois meu medico disse que não, mas nunca fiz nenhum exame.
bjos

Gislaine

Seu grau de miopia é muito alto e por isso nao dá para fazer a cirurgia a laser.
A unica opçao é a lente fácica (leia o texto novamente). Mas tem que fazer outros exames para saber se é possivel

Ola Dr Renato, sou Donizeti. No melhor dos casos em quantos dias estarei liberado para correr, apos a cirurgia em Lasik ?

Donizeti

Correr nao tem muito problema nao. Em 1 semana já tá liberado

Olá Dr, adorei as perguntas e respostas, me tirou muitas dúvidas, e reconheço que isso me deixou muito mais seguro e confiante.
Meu nome é davis.
abraços.

olá, meu nome é Rita Luziet, 46 anos. Meu exame está descrito assim:
esferico cilindro eixo
longe od -0,50 -4,75 180º
oe -- -4,00 180º

perto od +1,50 -4,75 180º
oe +2,00 -4,00 180º
qual a possibilidade de correção para o meu caso?
muito agradecida por sua atençao.

Dr Renato,
Tenho 42 anos e fiz a cirurgia radial ha 20 anos. Tinha aprox. 3 graus de miopia e o resultado foi excelente.

Hoje tenho pouco menos de 2 graus de astigmatismo e, por mais de seja possivel viver sem oculos, seria otimo poder ver melhor.

Gostaria de saber se o fato de ter feito a cirurgia radial inviabiliza uma nova cirurgia e se voce recomendaria um novo procedimento.

Abs e parabens pelo blog,

Marcelo Lima

Valeu Davis

Esse é o objetivo do blog. Tirar duvidas
Divulgue o blog entre seus amigos

Abç

Rita

dependendo dos seus exames pode ser possivel corrigir o grau de longe (astigmatismo) mas vai ser complicado te livrar tamebm do oculos de perto

Se isso for suficiente para voce (ficar sem o oculos de longe) faça os exames e veja o que vai dar

MArcelo

a cirurgia de ceratotomia radial nao inviabiliza mas complica um pouco a previsibilidade da cirurgia a laser. Voce deve fazer os exames pre operatorios com um medico experiente nessa area e só operar se ele estiver bastante seguro do resultado. Senao, é melhor ter um grau de oculos mas uma visao nitida do que ter um problema maior

Olá Dr. Renato

Fiz cirurgia refrativa (Lasik) no dia 10/09/2010 e ainda não estou enxergando muito bem. Pela manhã até a metade do dia minha visão é boa, porém depois das 17h00 começo a ter dificuldade em ver e vejo imagens duplas, principalmente luzes. A tela do computador também me causa um pouco de desconforto, principalmente no olho esquerdo. Conversei com o médico e ele não me deu nenhuma resposta objetiva. Estou muito preocupada e com medo de que estes sintomas não desapareçam, pois meu trabalho exige uso do computador e dirigir à noite. Meu grau antes da cirurgia era OD miopia 6.0 e atigmatismo 1.75 e OE miopia 5.5 e atigmatismo 1.25. A cirurgia foi feita com anel 9.5 e flap 140 pois tenho a pupila mais dilatada que a maioria das pessoas. Gostaria de um esclarecimento seu. Aguardo anciosa sua resposta. Grata.

Marlene

Marlene

esse seus sintomas sao comuns e descritos nesse tipo de cirurgia. Normalmente melhoram com o tempo e a cirurgia é muito recente
Aguarde a evoluçao

Há 08(oito) anos fiz uma cirurgia refrativa pelo método Ceratotomia Radial, para corrigir uma miopia, porém nunca consegui enxergar com nitidez, principalmente, durante o período noturno, e depois de 04(quatro) anos fiz outra cirurgia refrativa pelo método a laser (lasik) para corrigir uma hipermetropia, deixada pela 1ª cirurgia, melhorou a visão diurna, mas a visão noturna continua com dificuldade, isto é, sem enxergar corretamente. Pergunto: Tem como resolver este problema?
Cordialmente
Brudier

Brudier

Seu caso é mais complicado pois vc ja fez 2 cirurgias. Sem te examinar e ver seus exames nao é possivel dizer nada. Só posso te adiantar q eu optaria por oculos ou lentes de contato. Evitaria fazer uma terceira cirurgia

Olá Dr. Renato!!!

Fiz a minha cirurgia ontem, 17/09/2010, utilizando o método Lasik. Eu tinha 4 graus de hipermetropia e 1 de astigmatismo,nos dois olhos, de perto não enxegava nada, muito menos ler uma bula de remédio, e de longe enxergava sem nitidez. Agora minha visão de perto está fantástica, consigo contar até os pêlos da minha sombrancelha, rsrsrsrs...., porém de longe estou enxergando sem nitidez alguma, isso é normal ou é porque a cirurgia é muito recente???? Desculpe a ansiedade, é que eu preciso dirigir e estou um pouco insegura com isso.
Obrigado...

Deve ser transitorio esse efeito. Vc deve estar umpouco miope e isso deve resolver em alguns dias

Olá Dr. Renato, fiz a cirugia refrativa de miopiae tinha 2 graus no OE e 1,5 no OD. Sempre percebi que acordava com os olhos doloridos e após 30 dias, em uma revisão,a médica disse que estava com ceratite, que poderia ter sido causada pelo fato de dormir com os olhos um pouco abertos. Como os olhos ficam mais ressecados após a cirurgia, com isso teria piorado.Após 20 dias de uso da medicação, a ceratite desapareceu, mas sinto um desconforto no olho direito, principalmente ao tocar.Informou que tinha um pequeno edema e passou um antibiótico. Estou com receio, pois sempre está tendo algo. Isso é normal?

Ao comentario acima

Parece estar indo tudo bem. As condutas da médica parecem corretas e as explicaçoes tambem
Continue seguindo o tratamento que uma hora tudo ficará bem

Olá Dr. Renato. Moro em Jundiaí e tenho interesse em fazer a cirurgia. Pode indicar algum profissional?

Juliana

Jundiai é perto de Sorocaba? Lá tem o HOS que tem um otimo serviço de cirurgia refrativa

Oi Dr. Renato. Estou decidida a fazer a cirugia refrativa, pelo metodo Lasik, pois tenho miopia OE 2,00 e OD 2,25. Mas uma dúvida me aflinge: Estou tomando o Medicamento Roacutan(isotretinoina), para pele e ele resseca todas as mucosas em especial meu olho, que não está se adaptando as lentes de contato gelatinosas, está ficando muito irritado, acredito que eu tenha desenvolvido até um conjuntivite por isso. Fica uma sensação de ardencia muito incomoda.
A duvida é quanto a cirugia, isso será algum empecilho para a mesma? Visto que terei que tomar o medicamento por mais 5 meses, será q há alguma interação medicamentosa com outros remédios que podem ser usados para a cirugia. Se Possivel gostaria de um parecer do Senhor.
Agradeço a atenção
Andréia Kerly

Andreia

Em situações como essa, eu deixo para fazer a cirurgia depois que parar o medicamento e o olho voltar ao normal
A lubrificação é importante para o resultado da cirurgia
5 ou 6 meses a mais usando os oculos, nao te farão mal nenhum

Dr. Bom dia

Meu nome é Flávia e tenho 7 graus de hipermetropia e 1,5 de astigimatismo, quando criança tive estrabismo, usei tampão e fiz os exercícios necessários.
Estou querendo muito operar fui em duas clínicas e me falaram que eu não poderia operar, uma disse que eu corria o risco de meu olho envesgar após a cirurgia.
Agora fui em um médico que me disse que eu poderia operar sem problema algum a única coisa que poderia acontecer era sobrar 1,5 graus de hipermetropia e na pior das hípóteses é que meu olho pudesse envesgar às vezes na falta do uso de óculos ou lentes.
Dr. eu gostaria muito de uma ajuda, fiquei mto esperançosa na ultima consulta, mas tenho medo de meu olho envesgar de vez.

Obrigada.

Flavia

Te sugiro procurar um oftalmo especializado em estrabismo e tirar essas duvidas com ele.
De qualquer maneira eu nao gosto de operar graus de hipermetropia tão altos como o seu. Mas se os exames tavam bons, ai depende so seu cirurgião

Olá Dr. Renato!!!
Após uma cirurgia a laser utilizando o método LASIK a visão se estabiliza completamento????
Obrigado...

Desculpe, correção da pergunta anterior. Após uma cirurgia a laser utilizando o método Lasik, em quanto tempo a visão se estabiliza????

Ao anonimo de 24 de setembro

Apos o lasik TEORICAMENTE o grau nao deve mais evoluir. Isso depois de uns 30 ou 60 dias de recuperaçao inicial

Dr. Renato,
Boa noite.
Eu já operei as duas vistas em 1999 porque tinha miopia e astigmatismo. Eu tinha 27 anos nesta época. O médico autorizou a cirurgia dizendo que o grau já estava estabilizado. Em 2004, quando fiz o último exame, tinha 1,25 de astigmatismo no olho esquerdo e 1,75 de miopia no olho direito, ou seja, houve um aumento dos graus. Hoje, sinto que a minha visão do olho direito está pior. Há como operar de novo? Existe essa possibilidade?
Obrigada pela atenção,
Viktória

Viktoria

Pode operar sim. Vai depender da espessura e da curvatura que sua cornea ficou depois da 1a cirurgia.
Mas é possivel

Ok, Dr. Renato,
Muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo seu trabalho aqui neste blog.
Abraços,
Viktória

Bom dia DR. Renato.
Fiz cirurgia refrativa há cinco dias, tinha miopia e astgmatismo, somando 2 graus em cada olho.
Logo depois da cirurgia, o médico me disse q eu não deveria ter " apertado " o olho com eu fiz, pois no segundo olho, fiquei nervosa.Mas me examinou e disse que tudo correu bem. A cirurgia foi feita na sexta feira, na segunda feira estive no consultório do médico ele novamente me examinou e disse que estava tudo bem, porém, qdo me pediu pra olhar as letras com o olho direito, eu não enxerguei.Pois o olho direito esta com a visão toda embaçada.
È possível que o fato de eu ter " apertado " o olho direito, que foi o primeiro a ser operado, enquanto era feita a cirurgia no esquerdo, e por esse motivo ter ficado com alguma sequela ??
O médico tb falou algo sobre " enrugar o flap".
Estou preocupada, pq mesmo sendo só 5 dias de cirurgia, o olho esquerdo já no segundo dia estava perfeito.
O senhor tem alguma opinião ??
Obrigada!!

PS: O site é muito bom!!

BOM DIA dr RENATO.
Estive no consultório do oftamologista hoje novamente, pois a minha visão do olho direito parece estar pior.
Ele me examinou e disse q tenho " estrias"( rugas ) no olho, e amanhã farei uma intervenção para alisar novamente.
Nas pesquisas que fiz, até em trabalhos de faculdade sobre o assunto, obtive a informação que isso ocorre em 6,4% dos caso aproximadamente, porém não encontrei resposta sobre a solução para este problema.
Quanto de chance tenho de ficar com a visão perfeita novamente? Estou muito insegura, confesso que já me arrependi....
O médico falou tb que talvez tenha q colocar uma lente protetora, pra eu usar por uns dois dias.
Algum comentário que me deixe mais tranquila ?
Obrigada !!

Boa tarde !!

Me chamo Silvana(41 anos)e operei a 6 anos de hipermetropia 1,25 cada olho, porém agora voltou no olho direito 1.25, já fiz os exames só gostaria de saber se existe algum problema em realizar novamente o procediemtno, se isso poderá me apresetar problems no futuro.
Deste já agradeço

Jaque

Eu já vi casos semlehantes...
As estrias do flap deixam a visão turva e o tratamento é levar para o centro cirurgico, levantar o flap, alisa-lo e reposiciona-lo
É bem possivel que a sua visão fique tao boa quanto a do outro olho.
Nao perca a esperança. Seu medico parece estar tomando a medida correta

Silvana

Se os exames estiverem ok, nao tem problema de operar novamente não

ABç

Dr. Renato, o flase de luzes pode ser efeito pós cirúrgico PRK? fiz a minha em julho deste ano, tenho 49 anos e após dois meses da mesma começaram a surgir os flashes. Minha médica, para prevenir solicitou exames minuciosos de retina. Foi detectado através da ultras. da retina pequenas alterações que a médica especialista em retina, considerou normal, e já estou utilizando o colírio flase tears, além do optive que já usava. Está tudo bem como está, ou devo me prevenir mais ainda (óculos, etc)?
Agradeço se me ajudar, fiquei meio temerosa.
Obrigada

Ao anonimo acima

Os flashes são decorrentes de alterações na retina e não da cirurgia em si
O exame mostrou alteraçoes que NAO precisam de tratamento entao é só esperar
O colirio que vc usa se chama FRESH tears e é um lubrificante
Está tudo correto

Dr Renato, quanto tempo, aproximadamente, leva do dia da primeira consulta a fim de fazer a cirurgia até o dia da cirurgia em si? No caso, quanto tempo leva para realizar todos os pré exames e, caso possibilitado de fazer a cirurgia, executá-la?tem uma idéia em dias, semanas?
muito obrigado.

Boa tarde Dr. Renato.
Fiz a intervenção para " alisar o flap" na sexta feira ( 01/10 ) , ontem, segunda feira (04/10) estive no consultório do meu médico para a retirada das lentes terapêuticas. Infelizmente minha visão continua do mesmo jeito " borrada ".
Estou tendo muita dificuldade para usar o computador.
Poderia me responder algumas questões por favor ? Pois meu médico só sabe dizer : fique tranquila, foi tudo bem, esta tudo certo, lembre-se de trabalhar com os dois olhos sempre.
* Há possibilidade dele ter retirado o flap, no caso de não ter sido possível alisá-lo, e por isso usei as lentes protetoras? Nesse caso , então a minha recuperação será mais demorada, como nas cirurgias PRK ?
* Segundo ele, ele alisou e ficou perfeito, e fez tudo o que podia ser feito. Se essa visão borrada for uma sequela da cirurgia, há algo que possa ser feito ? {óculos, ou lentes ? )
Estou muito deprimida com essa situação, já marquei consuslta com um outro oftalmologista para uma segunda opinião, mas infelizmente ele não é especialista nesse tipo de cirurgia; por isso peço a sua opinião.

Obrigada !
Jaque.

Esqueci de mencionar, que no dia seguinte ao procedimento de " alisar o flap" senti muita dor no olho.
Agradeço a atenção doutor..

Resposta ao anonimo

O tempo vai depender de voce e da clinica aonde voce for examinado
Se tiver pressa, dá para fazer tudo até na mesma semana. Os resultados dos exames saem na hora

por favor, identifique-se da proxima vez

Jaque

Acho dificil ele ter tirado o flap sem te falar. è possivel mas bem improvavel. Nesses casos de alisar o flap, é normal colocar lente de contato para evitar que o flap se desloque.
Continue com os colirios e tenha esperança
Sim, se for necessário, talvez um oculos ou uma LC melhore a sua visão

Bom dia DR. Renato.
( eu novamente..rs )
As sequelas da cirurgia refrativa são devidas à que ?
Falta de cuidado no pós operatório? Mal manuseio da máquina do laser? Erro médico? Problemas do organismo de cada pessoa?
Posso cobrar algo do meu médico, no caso de ter realmente ficado com sequelas ? Nem que seja o dinheiro de uma vista, de volta?
De acordo com as coisas que ele me disse, a culpada fui eu por enrugar o flap.
Obrigada novamente pela atenção. Hj vou ver outro oftalmo, depois posto o diagnóstico dele.

Ah, se for necessário um óculos ou lente pra melhorar minha visão, qualquer oftalmo pode me receitar ? Ou é preciso procurar um especialista em cirurgia refrativa ?

Olá Doutor Bom dia!!

- É possivel fazer os exames pré operatórios de manhã e a tarde operar, caso eu seja um bom candidato à cirurgia?
- Pode ser feito os dois olhos no mesmo dia, sem problemas?
- Caso após a cirurgia restem alguns graus, é possível usar lentes de contato novamente?
- Tenho 9.0 graus de miopia, com este grau é possível operar?
- Minha consulta está marcada para dia 19/10, em Joinville - SC, gostaria de saber se existem boas referência desta clínica (Laser Ocular).

É muito importante e esclarecedor esta iniciativa...

obrigada...

Bila

JAque

é um pouco disso tudo que voce mencionou
Qualquer cobrança por suposto erro médico vai acabar parando na justiça
Sim, qualquer médico pode te passar o óculos mas o ideal é que seja o médico que te operou

Fabiola

- Até é possivel fazer os exames pré operatórios de manhã e operar de tarde. Mas me parece muito precipitado.
- Eu nao gosto de operar os 2 olhos no mesmo dia mas alguns médicos fazem isso
- É possivel usar lentes de contato depois da cirurgia refrativa sim
- 9 graus de miopia é um pouco alto para cirurgia a laser mas dependendo da sua córnea pode ser possivel
- Não conheço a clinica então não posso opinar
- Boa sorte

Bom dia Dr. Renato.
Estive ontem em outro oftalmologista ( o que me receitava óculos antes de fazer a cirurgia.)
Ele fez tentativas para um " suposto óculos ", mas não obteve um bom resultado. Examinou, e me disse ser quase imperceptível pra quem examina, que uma de minhas córneas esta um pouco menos transparente que a outra. Como uma manchinha...e que talvez com o uso dos colírios essa manchinha regrida com o tempo, talvez um mês, três ou um ano.
Me acoselhou a ligar pro médico que me operou, quando terminar o prazo dos colírios que ele me receitou, para que ele veja a necessidade da continuidade dos mesmos ou a troca de algum.
Vou aguardar então, até a próxima segunda feira, que é o prazo final dos colírios ( VIGADEX E FRESH TEARS ).
Tb disse que talvez fosse bom eu fazer outra tomografia da córnea, para ver se há ainda alguma irregularidade na curvatura, infelizmente esse oftalmo não possuía o aparelho para este exame.
Além de esclarecer dúvidas, continuo postando pois sei que as pessoas buscam informações, e é quase um alívio encontrar algum depoimento com características semelhantes.
A pergunta é, o doutor já viu caso semelhante? Que tenha ficado com essa manchinha e que ela tenha regredido lentamente com o tempo ? Nesse caso esses colírios são os ideais ?
Muito obrigada,
Parabéns pela iniciativa.!

Boa tarde! meu pai tem miopia e usa u oculos de 24 graus, gostaria de saber quais as possibilidades de cura. obrigada

Lucinha

seu pai tem um grau muito alto
A unica opçaõ seria uma tecnica chamada faco refrativa, que no fundo, é uma cirurgia de catarata com implante de lente intraocular
Mesmo assim, precisa de uma boa avaliação antes pois pode ser arriscado

Boa tarde!!
Já fiz todos os exames pre-operatorios para a cirurgia refrativa, só estou confusa quanto ao método, pois fui em um medico ele me indicou o prk e fui em outro para ter uma segunda opnião e ele me indicou o lasik, ambos falaram que estou apta a operar pois minha cornea tem as micras necessarias, e meu grau estabilizou ( OD: 5,75 de miopia e 0,50 de astigmatismo,OE: 5,30 de miopia e 0,50 de astigmatismo). Na opnião do Dr. qual seria o melhor metodo no geral? Gostaria mt de saber sua opnião, pois lendo suas respostas o Dr me passou confiança e sei q vai indicar o q vai ser melhor para o meu caso.

Andryelle

Muito dificil essa escolha, ainda mais nao vendo seus exames...
Todas as tecnicas tem seus pontos negativos e os positivos. Ambas sao bem seguras
Eu geralmente opto pelo PRK, mas te aconselho a operar com o medico que te passou mais segurança. que te deu mais atençao etc... e nao pelo metodo em si.
Boa sorte

Obrigado pela resposta Dr Renato. Realmente fiquei bem na dúvida, pq lendo sobre os métodos, o lasik parece ser mais tranquilo o pos operatorio e tbm apresenta bom resultados, por isso estranhei o medico que fui indicar a prk, mas vejo que hj varias pessoas voltaram a fazer o prk, minha cornea tem 575 micras, e tenho mais e miopia conforme descrito na postagem anterior, e ja estou com 26 anos.Mas quero me sentir segura e fazer o metodo que sera melhor para mim no geral, independente da dor , por isso queria uma 3 opniao rsrs.

Boa noite Dr. Renato.
Fiz a cirurgia RK para correção da miopia a um mês atrás... A visão a noite para longe ainda está um pouco embaçada.Geralmente a visão estabiliza em quanto tempo? Obrigado !!

Boa tarde Dr. Renato

Fiz a cirurgia refrativa Lasik em 02/Out para corrigir miopia de 5 graus cada olho. Meu olho direito ficou perfeito, mas o esquerdo ficou com rugas no flap e enchergava pessimamente. Me submeteram a uma intervenção cirurgica em 8/Out para repará-lo, porém meu médico amputou o flap dizendo que ele não serveria mais. Estou hoje no 8° dia dessa intervenção, estou seguindo corretamente as medicações, mas continuo não enchergando nada bem com o olho esquerdo, tenho a visão embaçada, dupla e a noite mal posso caminhar pois de tão ruim a visão noturna...estou desesperada! O oftalmo diz pra eu ficar tranquila que minha visão vai ficar tão boa quanto a outra, mais gostaria de saber do Sr. se realmente é normal amputar o flap, se a recuperação é tão demorada assim mesmo, e se eu realmente vou voltar a enchergar normalmente?

Agradeço sua atenção doutor!!

Rita

Depois de amputar o flap a recuperaçao é um pouco lenta mesmo
mas se nao houve nada além do relatado, provavelemente sua visao ficará normal

Gustavo Martins

Caro doutor Renato

Tenho 27 anos, 5.0 de miopia no esquerdo e 4.25 no direito. Nos últimos 2 anos o grau aumento 0.5. Isso é considerado grau estável? Caso não seja, quanto tempo devo operar? A miopia para de crescer ou só Deus sabe?

Abraços

Gustavo

Só Deus sabe quando o grau para de aumentar
Mas 0,5 grau em 2 anos dá para considerar que está estavel

Gustavo Martins

Muito obrigado doutor e que Deus lhe abençoe e, tomará, que a minha miopia pare de crescer. Abraços.

Marcus;

Boa noite Dr. Renato.
Fiz a cirurgia RK para correção da miopia a um mês atrás... A visão a noite para longe ainda está um pouco embaçada.Geralmente a visão estabiliza em quanto tempo? Obrigado !!

Marcus

Nao tenho experiencia com a cirurgia de RK pois é uma tecnica antiga e que quase nao é feita mais.
Voce fez RK (ceratotomia radial) ou PRK (a laser) ?
Mas 1 mes é pouco tempo mesmo para a cirurgia a laser
Tenha paciencia e converse com seu médico

Marcus

Boa tarde Dr. Renato.
Foi a ceratotomia radial que eu fiz devido os graus serem bem baixos (1 grau em cada olho)...
Muito obrigado pela resposta Dr. Renato.

Dr. Renato
Fiz cirurgia Lasik em 10 de setembro p.p. e notei desde os primeiros dias que minha visão estava dupla. Após cerca de dez dias, a visão dupla começou a oscilar, desaparecia e voltava ao longo dos dias. Ultimamente, ele não oscila mais, fica ruim o dia todo. Li na internet vários comentários de pessoas que também tiveram este problema, porém nenhuma delas relatou como ficou a visão ao final do período de recuperação, com sou sem visão dupla.
Gostaria de saber qual é a causa da visão dupla; se é normal acontecer; se costuma desaparecer e em quanto tempo; e se há uma solução para ela caso seja uma possível sequela neste tipo de cirurgia.
Obrigada pela atenção.

Ao anonimo acima

Realmente depois desse periodo já nao era para estar tao ruim assim
Se vai melhorar totalmente ou nao, vai depender do que estiver ocorrendo e do tratamento que será feito.
Te sugiro voltar ao médico que te operou e questionar isso que voce colocou

Boa noite, Dr Renato
Tenho 33 anos e há 5 anos uso óculos, para correção de miopia e astigmatismo. Recentemente, no dia 22/10/10 fiz uma consulta( tonometria/ fundoscopia) com o meu médico e o mesmo me solicitou exames de paquimetria e ceratoscopia, pois devido há anos usando óculos, pretendia trocá-los para lentes de contatos.Fiz o teste alérgico cutâneo com a lente rígida. E após sentir uma sensação horrível... de areia nos olho, principalmente no olho esquerdo. Resolvi optar por fazer a correção cirúrgica já que pelos exames realizados, o médico disse que eu poderia fazer.

Os resultados do exame de Ceratoscopia seguem abaixo:
*OLHO DIREITO:
MERIDIANOS:
3mm:
k1= 43,57 D @ 152°
k2= 44,72 D @ 62°
AVG= 44,14 D
Cyl= -1,14 D ax 152°
5mm:
k1= 43,48 D @ 153°
k2= 44,58 D @ 63º
AGV= 44,03 D
Cyl= -1,11 D ax 153º
7mm:
k1= 43,32 D @ 156°
k2= 44,45 D @ 66°
AVG= 43,83 D
Cyl= -1,13 D ax 156º

SIM-K:
K1= 43,45 D @ 150 P=0,64
K2= 44,57 D @ 60° p=0,74
Cyl= -1,12 D ax 150°
AGV= 44,06 D

PUPILA:
0=5,21mm

LIMBO:
HVID= 11,70mm

AVALIAÇÃO DE CERATOCONE:
AK=44,89D AGC=0,00D SI=1,12D KPI= 0%
Quadro não compatível com ceratocone.

ÍNDICES CERATOREFRATIVOS:
Astigmatismo: Assimetria:
CyL 3mm=-1,14D ax 152º 43,85D ax 147 p= 0,73
CyL 5mm=-1,11D ax 153° 44,18D ax 327 LSA=0,57D
Poder refrativo/Pupila SAI=0,35D SD=0,46D
44,09D

*OLHO ESQUERDO:
MERIDIANOS:
3mm:
k1= 41,71 D @ 11°
k2= 43,45 D @ 101°
AVG= 42,57 D
Cyl= -1,74 D ax 11°
5mm:
k1= 41,77 D @ 10°
k2= 43,36 D @ 100º
AGV= 42,60 D
Cyl= -1,59 D ax 10º
7mm:
k1= 41,64 D @ 7°
k2= 43,27 D @ 97°
AVG= 42,46 D
Cyl= -1,62 D ax 7º

SIM-K:
K1= 41,87 D @ 11° P=0,80
K2= 43,42 D @ 101° p=0,85
Cyl= -1,54 D ax 11°
AGV= 42,65 D

PUPILA:
0=5,46mm

LIMBO:
HVID= 12,00mm

AVALIAÇÃO DE CERATOCONE:
AK=44,08D AGC=0,00D SI=-0,19D KPI= 0%
Quadro não compatível com ceratocone.

ÍNDICES CERATOREFRATIVOS:
Astigmatismo: Assimetria:
CyL 3mm=-1,74D ax 11º 42,08D ax 338 p= 0,85
CyL 5mm=-1,59D ax 10° 42,82D ax 158 LSA=0,75D
Poder refrativo/Pupila SAI=0,75D SD=0,48D
42,54D

Diante desses resultados acima, pergunto ao Sr. Dr. Renato:
1º) QUANTO TENHO REALMENTE DE MIOPIA E ASTIGMATISMO EM CADA OLHO?
2º) QUAL DOS MÉTODOS CIRÚRGICOS LASIK OU PRK O Sr. COM TODA SUA EXPERIÊNCIA ME RECOMENDARIA E POR QUE?
DESDE JÁ AGRADEÇO...
OBRIGADA!

Lany

O blog não é uma consultoria médica e nem um consultorio virtual
Pelos dados que voce passou não dá para saber o seu grau
Eu prefiro PRK do que Lasik mas em alguns casos faço o Lasik. Depende muito, mas em geral, prefiro o PRK

Boa noite, Dr. Renato.
Me desculpe pelas perguntas que fiz anteriormente, sei que o blog não é nenhuma consultoria médica e muito menos um consultório virtual. Desde já, prometo não fazê-las mais.

Obrigada!!

Olá! Gotária de saber qual melhor forma ou se existe alguma cirugia: tenho 12ºOE e 19ºOD. Cansei de oculos. Grato.

Anonimo

para quem tem 12 e 19 graus de miopia a unica opçao de cirurgia é implante de lente fácica.
Leia no texto acima maiores explicações sobre essa cirurgia

Olá, Dr. Renato!

Fiz a cirurgia refrativa, em Recife, pelo método PRK, há mais ou menos um mês. Minha visão ainda oscila um pouco. Em certos momentos, experimento a quase perfeição visual, mas em outros percebo a vista um pouco embaralhada. Isso acontece principalmente com a tela do computador.

É normal? Eu tinha miopia e astigmatismo. Pode ser que o astigmatismo não tenha sido completamente corrigido? Quando é que terei certeza do sucesso ou insucesso da cirurgia? Pelas informações que já tive, meu médico foi meio liberal quanto ao pós-cirúrgico. Disse que após a retirada da lente eu poderia fazer de tudo e que só precisaria pingar os colírios por mais uns 10 dias. Eu segui isso. Pratiquei esportes poucos dias depois de ter retirado a lente e deixei de pingar os colírios após 10 dias. Senti muito pouco incômodo após a cirurgia e minha única preocupação é se vou ficar 100%.

Desde já, obrigado!

Ao anonimo acima

Sim, essa flutuaçao da visao é normal. provavelmente só depois de 3 meses isso vai melhorar

Fiz a cirurgia LASIK dia 27/10 tinha 6 graus de miopia no olho direito e 4.50 no esquerdo, tô enxergando legal de perto mas de longe tá tudo embaçado, é assim mesmo? tô angustiada será que tenho que fazer novamente para corrigir isso? minha consulta está marcada para daqui a 10 dias com o Dr. Wantan Laércio em Fortaleza

Fiz a cirurgia LASIK dia 27/10 tinha 6 graus de miopia no olho direito e 4.50 no esquerdo, tô enxergando legal de perto mas de longe tá tudo embaçado, é assim mesmo? tô angustiada será que tenho que fazer novamente para corrigir isso? minha próxima consulta está marcada para 10 dias estou impaciente pode me esclarecer isso?

Olá, Dr Renato! Gostaria de parabeniza-lo pelo espaço para esclarecimentos de dúvidas.

Estou com as seguintes dúvidas:
É possível que se realize as atividades normais como trabalhar e assistir aula em quanto tempo?

Quantos graus podem sobrar em uma pessoa com 8 graus de miopia.

Quanto ao tempo que deve ser aguardado para realizar o retoque do grau que não foi corrigido na primeira cirugia.

Obrigado pela atenção!

Rodrigo

Meu nome é Fausto Soares Maciel moro em Cuiabá-Mato Grosso,em 2008 me submeti á cirurgia de correção refrativa á laser no CBCO em Goiânia,só que sobrou uma quantidade significativa de dioptrias e minha córneas ficou com uma espessura fina o que deixa arriscado um novo procedimento á laser para correção,então gostaria de checar a possibilidade ficar livre de lentes de contato e de óculos,lentes me incomodam de mais mesmo sendo gelatinosas não me adapto muito bem mais á elas e óculos não gostaria de voltar á usar,inclusive nem uso depois da crirurgia á alser.Possuo ambliopia no olho direito portanto ele pra mkim não representa uma grande diferença com grau corrigido ou não,restaram dois graus de astigmatismo e 4 de miopia no olho esquerdo (olho bom) e 4 graus de miopia e astigmatismo no olho amblíope,penso que se for viável um implante de lente não faria sentido colocar lente monofocal nos dois ohos deixando um para longe e outro para perto já que no olho amblíope diferença nenhuma isto faria pra mim,estou correto?Se sim há a possibilidade de um implante de lente multifocal no olho "bom"?

Fiz a lasik a 6 dias mas ainda estou com a visão turva e de perto as vezes tbm fica turva, qual o prazo para se saber se será preciso retoque , tinha 4,75 de miopia e 3 de astigmatismo.

Ao anonimo de 1 de novembro

Isso deve ser transitorio.
aguarde a consulta com seu médico para ele ver se tem algo errado

Rodrigo

1 -Já é possivel trabalhar e estudar na 1a semana pós cirurgia
2 - Com 8 graus, é possivel até zerar totalmente
3 - eu normalmente só faço retoque após 3 meses da primeira cirurgia. mas outros colegas fazem o retoque mais cedo

Fausto

implantar lentes monofocais nao fazem sentido. A nao ser que voce nao se incomode de usar oculos para perto
A opçao e implantar lentes multifocais
Mas sinceramente se fosse eu, nao faria nada.
Vai que aconteça algo errado no seu olho bom? O outro já é ambliope...
Essa cirurgia não é isenta de riscos.

Ao anonimo do dia 2

o prazo é de 3 meses

JOSÉ LUIZ

FIZ A CIRURGIA A 13 DIAS NOS DOIS OLHOS..FIZ P/ MIOPIA 1,8 GRAU... ESTOU NOTANDO QUE VEJO A IMAGEM DE LONGE C/UMAS SOMBRAS(e por isso ss imagens nao fica nitida) AMBAS NOS DOIS OLHOS E TAMBEM LUZ NOTURNA COMO FAROL DE CARROS FICA UMAS ESTRELAS ENORMES.ISSO É NORMAL ....E COM O TEMPO PODE SUMIR ESTAS IMAGENS??? E SE FOR NORMAL QUAL O TEMPO MÁX P/ ESTABILIZAR...
obs.um detalhe estou encergando muito bem de perto sendo que eu tinha 2,7 graus .

Jose Luiz

Isso se chama "glare" e geralmente melhora com o tempo. Em média, 2 a 3 meses para estabilizar

OLÁ...SÓ UMA INFORMAÇÀO SE POSSIVÉL DR RENATO PORQUE OCORRE A FORMAÇÃO DE CLARE? NO MEU CASO SÓ OCORRE DE LONGE GRATO JOSÉ LUIZ

Olá Dr Renato, boa noite!! Tenho 7 graus de miopia em cada olho, estável há uns 4 anos... uso lentes de contato há 7!!! Qual valor da espessura da córnea é recomendado pra cirurgia??? Tenho uma consulta daqui 3 semanas, estou evitando o uso das lentes, estou usando apenas nos finais de semana.. isso ajuda??? Muito obrigada!!
Abraços, Patricia! =)

Olá Dr. Fiz a consulta e os exames e o médido me recomendou fazer o PRK, que como meu grau é alto, não suportaria fazer um retoque. Vi muitas pessoas reclamando do PRK, por ter um pós operatório doloroso. Quanto tempo para que eu execute minhas tarefas diárias normalmente? Trabalho como programador de sistemas, quanto tempo em média terei que me ausentar do trabalho?
Obrigado!

Saudações Doutor Renato, primeiramente obrigado por sanar tantas dúvidas.
Tenho 40 anos, meu OD é plano,
gostaria de saber se posso fazer a correção
através da cirugia no olho esquerdo
pois tenho miopia e astigmatismo embora baixo grau, não sinto bem com óculos.
OD Esférico +0,50 Cilindro -1,25 Eixo 152º
Desde já agradeço.
Sandro De Assis.

Correção...
OE Esférico +0,50 Cilindro -1,25 Eixo 152º
Sandro De Assis.

Dr. Renato,

Fiz cirurgia de miopia utilizando o método lasik, no dia da revisão a médica ue me operou falou que o flap tinha enrugado, ela reposicionou o flap e colocou uma lente terapêutica, acontece que na revisão desse procedimento ela falou que estava enrugado ainda, e que teria que ir desenrugar novamente só que agora no centro cirúrgico. Esse procedimento não é arriscado? Estou muito preocupada pq é segunda vez que ela vai fazer isso.
Grata.

Jose Luiz

Isso que voce tem se chama Glare e é um fenomeno transitorio
Geralmente melhora com alguns meses
As vezes seu medico pode passar alguns colirios para amenizar os sintomas

Patricia

Voce deve ficar pelo menos 3 (ideal 5) dias sem usar lentes antes da consulta para fazer os exames
A espessura ideal para cada caso depende do seu grau. Seu médico medirá os 2 e te dirá se está compativel

Rodrigo

Muito dificil dizer isso...varia de pessoa para pessoa. Alguns ja levam uma vida normal com 1 semana. Outros ficam com sintomas por mais de 1 mes
Mas usando os colirios direitinho, acho que em 10 dias já está muito bom

Sandro

Seu grau é baixo e como voce já tem 40 anos tambem começará a apresentar presbiopia (vista cansada) o que dificulta a cirurgia
Mas é possivel, precisa fazer uma avaliação com um bom cirurgiao

Dr. Renato fiz a refrativa com o metodo lasik há 12 dias retornei ao oftalmo com 8 dias ele ele falou que o olhou direito ainda estava com 1,50 graus de astigmatismo, e pediu que aguardasse até completar 90 dias pra decidir se vai reaplicar o laser novamente, gostaria de sua opnião foi um erro médico?

Ao anonimo acima

O processo é esse mesmo. Se sobrar algum grau tem que esperar em torno de 3 meses para fazer um novo procedimento
erro médico? Claro que nao.

Obrigada Dr.
O uso da lente não diminui a espessura da córnea???

DR RENATO FIZ CIRURGIA LASIK NOS DOIS OLHOS MIOPIA UM C/ 2 GRAUS O OUTRO C/ 1,9 GRAU...ESTOU NOTANDO QUE EM AMBOS OLHOS TEM UMA SOMBRA NAS IMAGENS SOMENTE DE LONGE(ENTÃO NA VERDADE EU VEJO 4 IMAGENS 2 NORMAIS E AS REPECTIVAS SOMBRAS)ISSO NÃO ME DA NITIDÊZ NAS FRAZES LIDAS EMBOLA TUDO) FIZ A CIRURGIA A 20 DIAS ISTO É NORMAL...E ESTOU NOTANDO MUITA DIFERENÇA DE UM OLHO P/ O OUTRO C/ RELAÇÃO AS IMAGENS PODE OCORRER ISSO TBEM...GRATO

anonimo

tudo isso é normal no começo e deve melhorar com o tempo. Caso contrario, converse com o seu cirurgiao sobre isso

Olá Dr. Renato
Fiz a cirurgia no dia 09/11 e no dia 10/11 retornei e ele me disse que foi um sucesso.
No dia 11 retornei ao trabalho, mas tinha um pouco de poeira. To enchergando bem mas está embassada. Será que aconteceu algo?

Olá Dr Renato
Fiz a cirurgia no olho esquerdo semana passada na segunda (08/11/2010) e no dia seguinte no olho direito (09/11/2010). Hoje uma semana após ainda sinto dificuldades para enxergar, as vezes fica embaçado e de longe tb. Isso é normal??vai ficar bom???em quanto tempo?

Ao anonimo acima

A sua cirurgia está muito recente e essa variaçao de visao é normal
Se seu médico disse que está tudo certo nao ha pq ter medo

Boa tarde Doutor,

Minha mãe fez Lasik à 15 dias e me disse que está enxergando umas bolinhas pretas, sombras e tá com a visão um pouco embaçada. Isso é normal? Com o tempo a visão volta ao normal?

Curio

Isso é normal sim
As bolinhas pretas podem ser descolamento do vitreo
Leia o texto a seguir e peça para ele avisar o medico dela desses sintomas

http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

(copie e cole na sua barra de endereços)

Ola ..
Dr. uso lentes de contato a mais de 10 anos, não são gelatinosas pois para mim elas nao servem são aclilicas. E eu gostaria de operar pois me sinto muito mal , elas me atrabalham ate mesmo no trabalho e no meu dia a dia e quanto aos oculos nao enchergo com eles como enchergo com a lente, com os oculos enchergo tudo com raios e ainda embasado .

OD-Esf -0,50 Cil-4,00 Eixo 135
OE-Esf -1,00 Cil-2,25 Eixo 70

Sera que poderei operar ?
Mesmo que venha usar oculos mas desde que venha a enchegar com eles

obrigada aguardo contato

Olá Dr.

Fiz a cirurgia refrativa no dia 26 de agosto, tinha algo em torno de 3 graus de astigmatismo com um pouco de miopia também, minha vista não normalizou até hoje, tenho constante dor de cabeça, e enxergo mal principalmente fontes de luz, como se estivesse duplicado, isto é normal? Quanto tempo leva em média para que o grau zere totalmente?

Obrigado desde já!

Glauber

Isso se chama Glare e é normal nos primeiros meses
Se persistir consulte seu medico para ele ver se tem algo que possa fazer para melhorar

Andreia Lopes

Já respondi a sua pergunta em outro tópico. Voce postou no mesmo dia a mesma pergunta em dois topicos diferentes

http://www.medicodeolhos.com/2010/04/como-medir-o-grau-de-oculos-certo-para.html

Bom dia doutor. Meu nome é Marcelo.
Tenho 31anos sou diabetico tipo 1 e tenho uma miopia medida em máquina de 5.0 graus em cada olho. Sou usuario de lente de contato gelatinosa a bastante tempo e gostaria de saber se isso influi nos exames pre-operatorios já que minha paquimetria deu um resultado bom para a cirurgia mas minha cornea mostrou ser um pouco irregular na topografia. Meu fundo de olho está oK! Poderia me consultar com o senhor posteriormente? Meu e-mail é mpajak@ig.com.br

Boa tarde Dr. Renato - meu nome é Rose - tenho miopia e astimatismo - ha 20 anos fiz cirurgia lasic eximer laser, para correção de miopia OD 13, OE 11 e + 2 aplicações de PTK para corrigir residuos. Hoje tenho 49 anos, OD 6,5, OE 5,0. Minha oftalmo sugere facorefrativa com implante de lente corrigindo os 2 problemas, uma vez que a corne esta totalmente plana e não há outra forma de correção. Me aconselharia ? Obrigado.

Marcelo

Nem a diabetes e nem o uso de lentes vao influenciar na cirurgia
Mas se a curvatura da cornea é irregular, talvez a cirurgia nao deva ser indicada
Consulte outros colegas para ter mais de 1 opiniao

Rose

Se a sua visao com oculos está boa eu ficaria assim. Nao operaria
mas se a visao nao fica nitida com o oculos ai a opçao é a facorrefrativa
Se for só por vaidade ou por nao gostar de usar oculos... Eu nao faria a cirurgia. Só se for porque o oculos nao dá uma visao boa

Sergio
Bm dia. Fiz a cirurgia de miopia ha 20 anos e ficou otimo. Hoje com 44 anos apareceu hipermetropia perto e longe: Para Longe: OD= +1,50 e OE= +0,50 / Para Perto: OD: +3,00
OE: +2,00. O sr. acha recomendavel uma nova cirurgia a laser? Grato

Olá novamente doutor,existe lentes implantáveis capazes de corrigir astigmatismo corneano?

Doutor, sou Marcelo.
Primeiramente parabens pelo trabalho, demonstração clara criacao de valor para a sociedade.
Bom...9dias apos a cirurgia refrativa, tenho percebido que ao acordar minha visao fica muito embaçada..se recuperando ao longo do dia...sabes me dizer se isso é normal??? Obrigado

Sergio

É possivel mas precisa fazer os exames pre operatorios
Só se tudo estiver bem certinho, vale a pena operar

Fausto

Existem sim. Sao as chamadas lentes facicas tóricas

Marcelo

Isso é normal e transitorio
fique tranquilo

OLA DR RENATO, FIZ CIRURGIA DE MIOPIA (LASIK) O OLHO direito ESTA PERFEITO, ja O ESQUERDO SINTO Q NAO ZEROU . FIZ A 4 DIAS, É NECESSARIO RETOQUE?OBRIGDA.

Doutor Renato é o Fausto novamente,o médico que consultei disse para mim com essas plavras quando o perguntei sobre lentes tóricas que poderiam corrigir meu astigmatismo: "Lentes tóricas não corrigem nada de astigmatismo",ué,se são feitas para corrigir isso pq ele me diz tal coisa?!.Fiquei desconfiado.

Boa tarde Dr. Renato. Fiz cirurgia a laser na passada segunda feira, dia 22, mas ainda vejo tudo turvo, embaçado... Fui ontem a uma consulta e o médico mandou continuar com as gotas 5 vezes por dia e colocar uma especie de lagrima artificial a cada hora, pois diz que o facto de ver assim tem a ver com o olho estar seco... Será que vou recuperar totalmente? tinha cerca de 4 graus de astigmatismo e alguma hipermetropia...Estou com receio que possa não ter corrido assim tão bem quanto o médico disse...
Desde já agradeço o seu esclarecimento.

PATRICIA

Boa tarde Dr Renato!! Vim hj de uma consulta com oftalmo especialista em cirurgia refrativa! Meus exames estão bons.. e ele me indicou PRK!! Tenho 6,5 graus de em cada olho!!
Lendo seu blog percebi que o senhor indica a PRK na maioria dos casos!! Mas as pessoas reclamam muito do pós operatório... gostaria de saber as vantagens desse método. Obrigada, Patricia!

Maquiagem

Só tem 4 dias que voce operou! tenha paciencia... espere o resultado final

Fausto

Nao entendi nada do que o seu médico falou.
Nao concordo com essa afirmação dele

Wylma

Tem pouco tempo que voce operou
Isso pode ser normal
Se o olho está seco, atrapalha um pouco a cicatrizacao
Mantenha o tratamento e tenha paciencia e esperança

Patricia

A grande vantagem é que é um metodo mais seguro.
Depois de algum tempo (meses, anos) voce nem vai lembrar do incomodo dos primeiros dias mas vai estar bem mais segura de nao acontecer nada que prejudique sua visao
O Lasik tambem é bastante seguro, mas em graus mais altos como o seu, eu prefiro o PRK (e muito dos grandes nomes da cirurgia refrativa no Brasil tambem preferem)

OBRIGADA DR, MAS OUTRA PERGUNTA, QUANTOS DIAAS A "FLAP" COLA NA LASIK MIOPIA. ? OBRIGADA

Obrigada Dr, fiquei mais tranquila!! Estou querendo fazer a cirurgia há uns 4 anos, e agora deu certo!! Mas os comentários das pessoas me deixam com um pouco de receio.. rs.. Dá pra zerar o grau com a cirurgia???

Patricia

Dá sim. Essa é a intençao. Mas se chegar perto já tá bom

Obrigada Dr. Renato.
Espero que seja realmente normal, mas hoje já é sabado e ainda vejo igual ao que via na terça, turvo, embaçado... Não consigo deixar de me preocupar... Quanto tempo depois dessas cirurgias pode levar até ver tudo normal? Desculpe o incómodo... e mais uma vez obrigada!

Dr. Renato, sou André tenho 24 anos. Há alguns anos que planejo fazer cirurgia para correção de miopia. Porém, nos últimos dois anos meu grau subiu: era 3,0 OD e 3,0 OE, com um ano passou a ser: 3,5 OD e 3,5 OE, e agora está com: 4,0 OD e 4,5 OE. É normal aumentar assim?

Dr. Renato,
após a cirurgia pelo método PRK, em quantos dias o paciente está liberado para correr sem que isso cause prejuízos à recuperação?
Obrigado.

Wylma

o tempo varia muito entre as pessoas

Só seu medico pode te dar um posiçao mais concreta

André

mesmo já com 24 anos esse aumento de grau é normal

Espere seu grau estabilizar para operar

Ciro

Só correr nao tem muito problema. Acho que em alguns dias, talvez menos de 1 semana, já seja possivel correr

Olá Doutor,o Fausto novamente falando,então,estranhei a afirmação do médico também.No Brasil atualmente vêm sendo feito implantes com lentes multifocais tóricas ou não?Sabe me dizer se existem médicos aqui no Brasil utilizando já a Acrysof IQ Restor Multifocal Toric?

Fausto

Nao sei se essas lentes já estao disponiveis no Brasil
Mas se tiverem, qualquer bom cirurgiao de catarata pode fazer o implante. A tecnica cirurgica nao muda.

Ola Dr, quero fazer a cirurgia lasik, mas tenho duvidas de que o grau possa voltar eu tenho astigmatismo OD 1,75 OE 1,50. Sera que depois de anos pode voltar? e o Sr. conhece o pessoal da CEOf de Porto Velho?

Dr. fiz a cirugia a 1 mês e 6 dias, do olho direito estou bem, porém o olho esquerdo, tanto de perto qto meia distância ou longe está ruim, zerou minha miopia, só que agora estou com hipermetropia e astigmatismo, tenho visão dupla a meia distância e a longa distância vejo td borrado, fiz exame de topografia e o laser não atingiu td a área, será que tenho chance de enxergar bem novamente no período de 3 meses, o será que só mediante o retoque? fiz lasik.
obrigada

DR. Renato, Bom Dia!
fiz a cirurgia para correção de mipoia e astigmatismo nodia 30/11/10
o olho direito está ótimo, porém o esquerdo a visão está um pouco embaralhada, percebo isso principalmente ao ler. no dir. tinha 5,00 de miopia e 0,25 de astigmatismo e no esq 4,75 de miopia e 1,25 de astigmatismo. Qdo o grau de astigmatismo é maior em um dos olhos a recuperação é mais lenta?
Sei q faz pouco tempo q fiz a cirurgia, mas como o olho dir. está ótimo fiquei preocupada... a recuperação não é igual nos dois olhos?
desde já agradeço.
Gisele

Olá Dr. Finalmente fiz a tão esperada cirurgia! Fiz a PRK msm, o pós operatório não foi tão ruim quanto eu achei que fosse ser. Operei o OD dia 01/12, e hj diria que minha visão melhorou 90%, com algumas variações durante o dia. É normal ficar assim no começo?? Por quanto tempo?? Já posso lavar o cabelo e o rosto como antes?? Tenho medo de entrar água, sabão ou esfregar os olhos...
Obrigada!!!

Olá Dr. Fiz a lasik no dia 01/12 tinha 8 graus de miopia e 1,5 de astigmatismo. No 4 dia apos a cirurgia estou com a sensação que a visão está um pouco pior q nos outros dias. Parece q ainda tem 1 a 2 graus. Qdo assisto tv fica um pouco sem foco. Isso pode ser pq a cirurgia e recente? Rodrigo

Dirceu

O grau pode voltar sim.
Nao conheço essa clinica mas sei que em Porto Velho a oftalmologia cresceu muito nos ultimos anos, com equipamentos de ponta

Michelli

é possivel que melhore mas pelo que voce relata talvez só com retoque mesmo
Só esperando os 3 meses para avaliar melhor

Gisele

O astigmatismo nao muda o tempo de recuperaçao
Aguarde a recuperaçao e pergunte ao seu medico se está tudo bem ou se saiu algo fora do previsto

Patricia

Isso é normal e pode durar de 1 a 3 meses
Pode lavar o cabelo sem problemas

Rodrigo

Sua cirurgia é muito recente e tudo que voce disse é normal e esperado

Se seu medico disser que está tudo bem pode ficar tranquilo

Dr. Renato
Obrigada
Mas a visão dupla do olho esquerdo está ruim, pois fica td borrado, vou aguardar, mas estou preocupada.
Estou usando óculos, mas nenhum grau está dando certo.

Olá Dr Renato

Gostaria de saber se o Dr opera tb estrabismo?pois realizei uma cirurgia de correção e meu olho esquerdo que foi operado esta bem vermelho, com sangue no canto do olho proximo ao nariz. Por quanto tempo ele permanece assim??Realizei ela no sábado (04-12) sendo que o resultado foi o esperado. Ele esta no lugar certinho como o direito. A uncia coisa que ele ainda ta bem feio, com o sangue dentro.

Obrigada

Giselle

Nao se preocupe, isso é normal
esse sangramento é decorrente da cirurgia, já que o musculo é muito vascularizado
Essa vermelhidao pode durar até 1 mes mas nao representa nada. O importante é que o olho está no lugar certo

Bom Dia!

Dr Renato operei os dois olhos de miopia e astigmatismo, no dia 30/11, com o olho direito já consigo enxergar bem mas com o esquerdo ainda não.... é normal um olho se recuperar antes do outro?

Boa noite. Também operei Astigmatismo dia 01/12/2010, e com o olho Esq enxergo melhor !! Com o direito pior....Exemplo, uma placa de carro a 50 metros consigo ver normalmente letras e números. Já como O Direito só vejo os q tem 7 dígios sem conseguir decifrar.. O mesmo em leitura com letras miudinhas, com o Esquerdo enxergo e leio, já com o Direito vejo embaçado. A médica q me operou só fala q minha visão tá perfeita. Mas como o olho é meu só eu sei o que vejo.
Fiz exame com outro médico e ele disse q meu olho Esq é dominante. E com o tempo ( 1 mês ou 2 ) já estarei enxergando melhor. Ando confuso e cheio de dúvida. O que o Dr. Poderia me dizer a respeito disso ???

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Dr, fiz o retorno com o médico e ele disse que sobrou um resíduo de 0,5 de miopia, só que tenho a impressão que o grau é maior. Isso é normal?
Disse tbm que tenho 0,5 de astigmatismo mais isso não tem importância.

Faz uma semana que fiz a cirúrgia, é possível que esse 0,5 seja zerado?

Obrigado!

Dr, fiz o teste com o óculos de um colega meu que tem 1,75 de miopia e parece que ficou bom. Não entendo pq o médico me disse que tem somente 0,5. Outra coisa que achei estranha, minha consulta anterior em outro oftalmo eu tinha 8 de miopia e ontem o médico que me operou me disse que estava com 7.

Drº, pelo amor de Dues me responde essa pergunta..

tenho um campionato de paintball pra jogar Domingo agora, só que fiz um operação de estrabismo dia 06/12 e o campeonato é dia 12/12,são 6 dias de repouso, posso correr jogar esse campeonato com 6 dias de operação? só vou correr.. posso até colocar um tampão no olho operado por conta da poeira, o que vc diz?

grato André luiz

Olá Dr tudo bem? Fiz a cirurgia refratária no dia 30/11 e um dos olhos esta praticamente 100%. O outro olho me deu muito trabalho, doeu durante uns 5 dias com aquela sensação de cisco no olho. No sexto dia isto parou mas porem da pra ver um pequeno corte e parece q nao esta bem formada ainda. Isto é normal? Nesta parte do olho realmente a visaão está um pouco embasada quanto tempo terei certeza se não terei problemas com isto. Pq em comparação com o outro olho, ele não ta 100%. Desde já agradeço!

Giselle Falcao

sim, isso é normal..até porque o grau de um olho nunca é igaul ao do outro, e os outros dados da cornea tamebm

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 261   Recentes› Mais recentes»